Sistemático: Edição 1185 – 11/12/2003


Notícias



LCC VAI PROMOVER ENCONTRO DE REESTRUTURAÇÃO DO GRUDE

O LCC estará promovendo, no dia 19 de dezembro, um encontro sobre as novidades do projeto de reestruturação dos servidores remotos do Grude. O encontro será realizado a partir das 09:00, no auditório 4 do ICEx, e serão mostradas as novas configurações dos servidores de e-mail das unidades remotas e propostas as datas para as mudanças.

Esta reestruturação está sendo viabilizada com a aplicação de recursos do Projeto CTInfra 3 e visa aumentar em qualidade e quantidade a capacidade de atendimento da infra-estrutura do Grude.

Estarão presentes ao encontro todos os suportes locais de informática do Grude das unidades e departamentos da UFMG, além do CECOM e LCC.

DRC PREPARA SEGUNDA ETAPA DE ATUALIZAÇÃO DA CENTRAL TELEFÔNICA

No último sábado, 06 de dezembro, foi executada a etapa de instalação dos itens de hardware (módulos e placas) que irão compor o novo GS, que é o coração do sistema de telefonia do Campus Pampulha. Também foi providenciada a atualização do firmware das placas existentes.

Para que o processo seja concluído, resta a etapa de instalação da nova versão do software, que está agendada para o próximo sábado, dia 13 de dezembro.

Com a conclusão do processo de atualização será viabilizado o uso de novas tecnologias, como ramais IP, e as expansões que ocorrerão com a vinda de novas unidades para o Campus Pampulha nos próximos anos. Este investimento está sendo realizado através de recursos de infra-estrutura previstos no projeto Campus 2000.

As atividades estão envolvendo técnicos da empresa TeleAlpha e a equipe da DRC.

CECOM ENFRENTA PROBLEMAS OPERACIONAIS NA REDE ADMINISTRATIVA

O esquema de backup de segurança dos arquivos armazenados nos servidores que atendem à rede administrativa (Reitoria, BU, Imprensa, CECOM, UA2 e UA3), prevê a salva em fita de todos os arquivos existentes, em cada um deles, durante o final de semana.

Ao longo da semana, são salvos apenas os arquivos modificados desde a última salva completa, uma vez que o grande volume de dados armazenados não permite uma salva completa todas as noites, já que são necessárias cerca de 21 horas para esse processo, que utiliza um servidor com duas unidades de fita DLT, cada uma com capacidade de gravar até 80 Gb em uma única fita.

No dia 2/12, terça-feira da semana passada, as duas unidades de fita apresentaram problemas, tornando impossível a salva dos arquivos modificados. Uma das unidades foi recuperada, em caráter precário, mas a outra precisou ser enviada para manutenção.

No dia 4/12, quinta-feira, ocorreu um grave problema no disco principal do servidor UA3, provocando a interrupção de seu funcionamento. Este problema pode ter ocorrido durante a forte tempestade que caiu na Pampulha na madrugada daquele dia.

Na tentativa de tornar o servidor disponível o mais rapidamente possível, o CECOM, através da equipe técnica da DAC, reinstalou nele os discos que haviam sido retirados anteriormente, no dia 8/11, quando havia sido feita a instalação de novos discos, com maior capacidade, uma vez que os antigos já estavam quase saturados.

Para permitir o uso de arquivos mais recentes, foram copiados para os discos reinstalados os arquivos que haviam sido alterados durante a segunda-feira e salvos em fita na noite de 1/12, já que não havia sido feita a salva nos dias seguintes, 02 e 03/12, por causa do problema ocorrido nas unidades de fita DLT.

A seguir, foi disparada a volta de arquivos da salva geral feita na semana anterior, dia 28/11, mas a unidade remanescente não conseguiu efetuar a leitura da fita, tornando impossível sua utilização.

Para minimizar a perda de informações pelos usuários, foi instalado, durante o final de semana e feriado, um novo disco no servidor, com o sistema operacional e a parte de rede, para o qual foram copiados os arquivos da salva integral do dia 21/11 e aplicadas as modificações feitas nos arquivos até o dia 27/11, bem como as modificações feitas nos dias 1 e 5/12. Apesar desses esforços, foram perdidas as alterações ou criações de arquivos feitas nos dias 28/11 e 2 e 3/12.

Como apenas uma das unidades de fita DLT está em uso, o que por si só configura um funcionamento não adequado, a DAC enviará orientação aos usuários para que providenciem uma salva de segurança de seus arquivos em discos locais, até que seja adotada uma solução definitiva para o problema.

DAC REFORÇA EQUIPE DE ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS

Durante o ano de 2003, a equipe técnica da DAC sofreu redução de quantitativo de seu pessoal, causada por situações de aposentadoria, licença médica e transferência interna de pessoal para reforço da equipe da DRC.

Alternativas para reposição destas perdas têm sido tratadas pelas Diretorias do CECOM e da Divisão. Sejam elas viabilizadas pela recomposição de quadros, adequações de funções ou pela geração de novas oportunidades para os funcionários atuais.

Um passo nesse sentido foi dado com a chegada da funcionária Ana Paula Fonseca de Almeida. Ela está exercendo funções de atendimento aos usuários, desde o início desta semana, passando a compor a força de trabalho da Operação de Rede, onde estará ao lado de Gerson Edson Machado de Sousa e Márcia Maria Fernandes França.

Ana Paula estava lotada na Pró-reitoria de Recursos Humanos e está na universidade desde 1991. Sua transferência para o CECOM foi motivada pelo seu interesse em buscar novas oportunidades e se envolver com atividades desafiadoras.

Ana Paula na Operação de Rede

INFORMÁTICA JÚNIOR DA UFMG EMPOSSA NOVA DIRETORIA

A posse dos novos diretores da gestão 2003/2004 da empresa Informática Júnior da UFMG foi ontem, dia 10, em cerimônia realizada no auditório 3 do ICEx. O presidente da empresa, Renato Vaz de Melo Espeschit, empossou o novo presidente eleito para o próximo biênio, Renato Sacramento Horta Moreira.

Na cerimônia, os ex-diretores receberam placas. Entre eles, Allan Ibrahim Peron e Renato Vaz de Mello Espeschit.

No CECOM, Allan e Renato continuam desenvolvendo suas atividades na equipe técnica que está construindo o novo Sistema da Pós-Graduação.

FUNCIONÁRIAS DA ATLAN CONCLUEM CURSO NO CECOM

Numa iniciativa dos funcionários do CECOM, Eugênio Pacelli Pereira de Souza, Adyr Rodrigues Nascimento, Edir Cabral de Lacerda Ferreira e Antônio Eustáquio Rodrigues, foi oferecido um curso de Informática Instrumental, no período de 14 de julho a 14 de novembro, para funcionárias da empresa Atlan, lotadas na Reitoria. O curso, de nível básico, ofereceu noções de Windows, Word, Excel e Internet, e seu objetivo foi dar oportunidade a essas pessoas a ter o seu primeiro contato com a área. As aulas foram realizadas no horário do almoço, na sala de aulas do CECOM, no subsolo.

O curso contou com a participação de: Márcia Cristina da Silva, Márcia Martins Campos, Maria Helena Rodrigues de Araújo, Marlene Maria de Jesus Oliveira, Nilcéia Alves Pessoa, Rose Meire de Oliveira Afonso, Valéria Elisa dos Santos e Vanessa Cristina Dias da Silva.

As participantes organizaram um almoço de comemoração de conclusão do curso, realizado ontem, dia 10, que teve como convidados Carlos Alfeu, Fernando Frota, Eugênio, Adyr, Eustáquio, Edir, Helvécio, Elza, Silmara (DSG) e Edson (PRA).

Valéria, Marlene e Rose Meire

Maria Helena

Márcia Martins

Nilcéia e Márcia Cristina


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES
Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Quer se fazer ouvir? Compartilhe sua mensagem com o mundo. Expresse suas esperanças; seus interesses, os pessoais e os políticos. Inscreva-se no projeto “Alô Mundo” (http://www.helloworldproject.com/) e transforme-se em parte de uma experiência colaborativa global. Escolha o idioma e mande a sua mensagem.

– Notícias, informações quentinhas e atualizadas você encontrará na página o portal POP (http://www.pop.com.br). Além disso, fechou parceria com o hotels.com, um dos maiores de viagens e reservas, e agora passa a oferecer pacotes turísticos, reservas de passagens e outras comodidades para o planejamento das férias.

– Uma página muito legal e com informações para a galera é o canal jovem de entretenimento (http://www.sobrecarga.com.br). Vídeo, DVD, shows pelo mundo da música e muito mais.

– Fãs do camundongo Mickey vão adorar a página que a Disney preparou para celebrar os 75 anos do roedor. Com downloads de vídeos, papel de parede, jogos, grafites feitos por diversos artistas, entre outras. Ligue o som e viage por este mundo mágico de Walt Disney em http://www.disney.com.br/mickey.

Cheque seu Cheque (http://ij.ig.com.br/chequeseucheque.html) para dar segurança às suas transações comerciais! Para fazer uma consulta, os dados necessários sobre o cheque são: CPF/CNPJ do emitente, número do banco, número da agência, número da conta corrente (incluindo o dígito) e número do cheque (incluindo o dígito). O serviço é pago e a tabela de preços consta no final da página.

– Você já assistiu alguma competição de Skate? Eu acho super legal e me divirto até com aquelas manobras radicais. Mas como todo esporte, eles tem sua própria linguagem. Clique no dicionário do skate em http://www.rioskatejam.com.br/ e aprenda tudo sobre o papo que rola. Outra coisa legal são as fotos pra lá de radicais. Vale a pena conferir.

– O Planeta Celular (http://www.planetacelular.com.br) é uma página voltada para telecomunicações que está aos poucos entrando na área cultural. Além disso, traz dicas de como carregar o seu celular entre outras. Veja esta: Normalmente, as baterias do aparelho que você compra vem descarregadas. É muito importante que a primeira carga seja dada seguindo as instruções do manual do usuário. Quando for recarregar a bateria, observe o tempo de cada tipo de carregador. Depois de recarregá-la, desligue a tomada do transformador. Se possível, ligue o carregador em um estabilizador de tensão, o mesmo que é usado em computadores. Uma tensão estável aumenta a vida útil do carregador e da bateria.

– Arrastando traços de rostos tirados da obra do pintor Picasso, você pode criar formas que lembram os quadros dele. Como o que vale é a intenção, visite o endereço http://www.mrpicassohead.com.


PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, no início de dezembro, as seguintes notícias:

19 milhões de isentos declararam via web (01 de dezembro/2003) – Até sexta-feira, quando encerrou o prazo para a declaração de isento, 19 048 061 contribuintes mandaram seus documentos para a Receita Federal via internet.
No total, a Receita recebeu 55,5 milhões de Declarações Anuais de Isento – o resultado é 15,6% maior do que o de 2002, quando 48 milhões de contribuintes entregaram a DAI. Mesmo assim, a Receita anunciou que vai cancelar, no final de janeiro de 2004, oito milhões de CPFs de pessoas que deixaram de preencher o documento nos anos de 2002 e 2003.
As casas lotéricas foram as preferidas pelos contribuintes para a entrega do DAI – por elas, foram enviados 32,23 milhões de documentos, ou 58% do total. A internet aparece em segundo lugar seguida, de longe, pelas agências dos Correios.

Pagamos R$1,02 bi com cartão em compras online (01 de dezembro/2003) – Em 2003, 85% das compras feitas na internet foram pagas com cartão de crédito, uma movimentação de 1,02 bilhão de reais. No total, gastamos 1,2 bilhão de reais na web de janeiro a novembro.
Os números, divulgados hoje (dia 1º) pela Credicard, foram apurados pela própria administradora de cartões de crédito, em conjunto com a e-Bit e o Ibope e-Ratings.com e com dados também das sete principais emissoras de cartões do país. E se referem apenas aos produtos de consumo, sem levar em conta automóveis e passagens aéreas adquiridos via internet e os leilões online.
Hoje, o tíquete médio do internauta brasileiro é de 245 reais, contra os 230 reais de 2002; um aumento de 7% – impulsionado principalmente pelos eletroeletrônicos, na opinião do presidente da Credicard, Roberto Lima. É bastante superior também ao tíquete médio das compras com cartão de crédito no mundo real, que gira em torno dos 165 reais.
O crescimento do total gasto na web é ainda maior: 33%, uma vez que gastamos 900 milhões de reais em compras virtuais no ano passado. Hoje, o consumo online representa aproximadamente 1,2% do total de transações efetuadas com cartão de crédito no país; um volume total (estimado) de 82,7 bilhões de reais, e 0,3% do consumo efetuado no país. “Hoje, a cada 100 reais gastos no país, 1,2 real são pela internet. Ainda é um valor pequeno, mas a taxa de crescimento é extremamente elevada”, acredita Lima.
Como parâmetro, este ano os americanos vão gastar 45 bilhões de dólares na internet, mas este valor representa apenas 0,6% do total de consumo nos Estados Unidos.
Para 2003, a Credicard espera um faturamento de 14,3 bilhões de reais, 25% a mais do que no ano anterior – o valor leva em consideração os resultados da Credicard, da Redecard e da empresa de compensação Orbitall. A empresa terá ao final do ano 6,1 milhões de cartões emitidos sob as bandeiras Visa, Mastercard e Diners Club, com gasto médio mensal de 195,4 reais – 20% superior à média de mercado (de 165 reais/mês, já citada acima).
No ano que vem, a empresa conclui sua transformação em uma instituição financeira, que poderá oferecer serviços ligados ao cartão – como, por exemplo, títulos de capitalização, seguros, concessão de crédito pessoal e crédito direto ao consumidor e empréstimo parcelado a pequenos e médios estabelecimentos, entre outros. Não está nos planos da Credicard, no entanto, a abertura de agências.

Embratel faz planos para banda larga via Vésper (03 de dezembro/2003) – A Embratel anunciou que a aquisição da Vésper vai acelerar seus planos para oferecer telefonia local e serviços de acesso a internet em banda larga nas regiões onde a operadora atua.
O que significará uma alternativa para as tecnologias ADSL, cabo, rádio e Wi-Fi para os internautas de São Paulo e do Norte e Nordeste do país. A cobertura da Vésper abrange, ao todo, 17 estados.
Em comunicado, a Embratel afirma que terá condições de “aumentar, economicamente, o escopo de seus serviços locais provendo linhas individuais para pequenas empresas e clientes residenciais”. Diz também que pretende fazer investimentos na rede CDMA da Vésper em várias cidades brasileiras para a oferta de banda larga e outras soluções de voz e dados.
Segundo a Embratel, a receita da Vésper neste ano de 2003 será de 400 milhões de reais.

Windows 98 e Office 2000 somem de vez no dia 15 (08 de dezembro/2003) – A Microsoft vai dar um fim definitivo em uma série de produtos antigos na próxima segunda-feira, dia 15. A lista inclui o Windows 98, o Office 2000, o SQL Server 7 e o NT Workstation, entre outros.
Estes produtos são os que vinham com a máquina virtual Java já instalada. Como a Sun proibiu judicialmente, em 2001, a Microsoft de oferecer qualquer tipo de atualização para o plug-in, as versões mais recentes dos programas da companhia não trazem o recurso, que deve ser baixado na web pelo usuário em outros sites (como no da própria Sun, por exemplo) caso de necessidade.
Em outubro passado, a Microsoft soltou um comunicado dizendo que o suporte ao Java Virtual Machine seria mantido, por um acordo entre as duas companhias, até o final de setembro de 2004. Mesmo assim, a empresa optou por oferecer já um programa de migração para versões mais recentes aos usuários. O que significa que, a partir do próximo dia 15 (a data foi divulgada em sites como o TheRegister e o MSNBC) não será liberado mais nenhum download de atualização e/ou correção para os produtos citados no começo do texto – que, a propósito, não fazem mais parte do portfólio de programas à venda da empresa.
O link para o programa de migração da Microsoft é www.microsoft.com/mscorp/java.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Encerrando a publicação de fotos do evento comemorativo da edição 1000 de O Sistemático, mais alguns momentos do encontro de ceconianos e ex-ceconianos no dia 03 de setembro de 1999.

As fotos são de autoria de Renato Righi.

No próximo ano, a Redação de O Sistemático aguarda a colaboração de todos com o empréstimo de fotos antigas tiradas no CECOM.

Carlos Alfeu, Mariângela, Xina e Marcelo

Lelé e Carlos Alfeu. Ao fundo: Xina e Mariângela.

Lindaura, Jader Santos e Paulo César

Leão, Izilda e prof. Clarindo

Ismênia conversando com Paulo Marciano, Bessa e Laura

Iremar e Alri



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 46, de 16/12/1983, publicou notícias sobre a participação de funcionários do CECOM no curso de MUMPS, oferecido pela SISCO em BH, apuração do vestibular do Colégio Técnico, nova distribuição de telefones no CECOM, Festa de Natal do CECOM, inscrições na Creche da UFMG, entrevista de Romildo Monte na seção “Um Pouco de Nós”, entre outras.



Eventos



FESTA DE NATAL DO CECOM

Os preparativos para a Festa de Natal dos funcionários do CECOM se encontram na reta final. A festa vai ser realizada no dia 18 de dezembro, com um churrasco de confraternização na Enseada das Garças, região da Pampulha. O mapa do local da festa vai ser distribuído na terça-feira, dia 16.

A Comissão Organizadora da festa solicita aos funcionários que ainda não confirmaram a presença nem efetuaram o pagamento da contribuição, que o façam até amanhã, sexta-feira, na parte da manhã.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Aleixina Maria Lopes Andalécio, no dia 17. E envia também os parabéns para os ex-ceconianos: Sálvia Maria de Figueiredo Moreira e José Arcênio da Silva, no dia 14; Eduardo José Tostes Barbosa e José Caetano Pinto, no dia 17.