Sistemático: Edição 1186 – 18/12/2003


Notícias



CECOM DIVULGA ESTATÍSTICAS DE ACESSO AO RESULTADO DO VESTIBULAR

Durante cerca de uma semana, cobrindo os dias anteriores e posteriores ao momento de liberação do resultado da primeira etapa, a equipe da DAC acumulou dados que permitissem avaliar o volume de acesso feito aos três servidores que compuseram a infra-estrutura de atendimento ao site da universidade, no endereço www.ufmg.br.

O volume de hits ocorridos no dia 10 de dezembro, dia da divulgação do resultado, foi cerca de 3 vezes maior que a média diária habitual. Vendo o gráfico abaixo, pode-se observar como o interesse pelos dados relacionados ao Vestibular incrementou o volume de acesso ao site.

Os hits acima indicados simbolizam acessos a imagens gráficas, textos html, aplicações de consulta a resultados e arquivos etc., sendo que uma única pessoa pode disparar diversos hits em um simples acesso a uma das páginas do site. Desta forma, o que vale na leitura do gráfico é, principalmente, a percepção do acréscimo de carga de consulta à infra-estrutura existente.

DRC CONCLUI ATUALIZAÇÃO DA CENTRAL TELEFÔNICA

No último sábado, 13 de dezembro, foi executada a última etapa da atualização tecnológica do GS, que é o coração do sistema de telefonia do Campus Pampulha. Esta etapa constituía-se na instalação da nova versão do software responsável pelo fun-cionamento e controle da central telefônica.

Devido à execução do processo, algumas programações, tais como redirecionamentos de chamadas, foram perdidas. Para reativá-las basta, com o telefone fora do gancho, teclar a sequência *21#. Outras discas de programação e utilização do serviço de telefonia estão disponíveis em https://www.ufmg.br/dti/cecom/co_tele_uso.shtml.

Com a conclusão do processo de atualização a DRC poderá testar o uso de novas tecnologias, como ramais IP, além de ter condições de receber as expansões de ramais que ocorrerão com a vinda de novas unidades para o Campus Pampulha nos próximos anos.

As atividades realizadas foram feitas por técnicos da empresa TeleAlpha e da equipe da DRC. Veja abaixo o mapa atual das centrais telefônicas da universidade.

PUBLICADA A APOSENTADORIA DE HÉLIO TEIXEIRA

Foi publicada no dia 27 de novembro de 2003, no Diário Oficial da União, a aposentadoria do analista Hélio Teixeira da Costa, após 26 anos trabalhando no Centro de Computação da UFMG.

Hélio entrou para o CECOM, como programador, em 1977, através de concurso público. Em dezembro de 1978, passou para o cargo de Analista de Sistemas. Ocupou cargos de chefia na área de manutenção, desenvolvimento, na Divisão de Suporte Técnico e na Divisão de Atendimento e Consultoria.

Com a sua aposentadoria, o CECOM se priva de um grande profissional, amigo e colega. A sua alegria, as suas risadas e os inumeráveis casos engraçados de Manhuaçu, marcaram a sua passagem pelo CECOM.

 


Informativo



MENSAGEM DA ATI E DO CECOM PARA TODOS
“Deixar a sua luz brilhar no pão de todo dia
Deixar o seu amor crescer na luz de cada dia…”

Milton Nascimento

Permita que, nesse novo ano, seu coração irradie luz e amor àqueles que fazem parte do seu dia-a-dia. São nossas atitudes que transformarão o mundo e contribuirão para que os sonhos de paz universal se tornem realidade.


Presépio – Autora: Lelé – Foto: Renato Righi – Arte: Xina

MENSAGEM DE O SISTEMÁTICO

Hoje, está sendo publicada a última edição do ano de 2003. O Sistemático agradece todo o apoio recebido e deseja Boas Festas para seu leitores e amigos. E espera receber no ano de 2004 o mesmo apoio e a mesma alegria dos últimos 26 anos.

Feliz Natal e um Ano Novo cheio de esperanças e realizações! E muitas notícias!

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyr, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A gravata é utilizada por milhões de pessoas no mundo todo. Homens, em sua grande maioria. E, apesar de caracterizar as pessoas que trabalham em escritórios, lojas ou outros serviços cujo uniforme a inclua, a gravata é uma forma que a pessoa tem para expressar sua individualidade. Cada pessoa usa a gravata com uma determinada estampa, produzida com um material específico e com o nó feito de certa maneira. Aqueles que têm conhecimento sobre este acessório elegante do nosso vestuário podem certamente levantar dados da personalidade de alguém apenas observando a gravata que este usa. Para alguns especialistas, as gravatas são uma maneira do homem expressar sua individualidade. O homem é a gravata que usa. Veja em http://www.gravatas.com.br/gravatas/index.htm.

– Sem dúvida, um dos maiores humoristas do Brasil, Millôr Fernandes, já se chamou Milton Fernandes, como é explicado na página http://www2.uol.com.br/millor/home.htm. Lá você pode encontrar vários de seus trabalhos, como as “Fábulas Fabulosas”, frases e charges e traz também a biografia de Millôr e, claro, fala de sua participação no jornal O Pasquim. “O Ministério da Justiça estuda para saber quanto custa um preso. Eu gostaria de saber quanto custa um solto”. Coisas do Millôr. Vale a pena conferir.

– Revista digital sobre cinema (http://www.contracampo.com.br/), produzida por Ruy Gardnier e Eduardo Valente, é uma ótima dica para quem se interessa pelo assunto. Você fica sabendo tudo que rola no meio cinematográfico e ainda tem artigos, críticas, entrevistas e um espaço para os comentários dos leitores. Nessa edição, a página é dedicada ao Festival do Rio 2003 e à 27ª Mostra de São Paulo 2003. Confira!

– Apesar de ser uma página em Inglês,o projeto de conservação da vida selvagem em todo o mundo, “Field Trip Earth” (http://www.fieldtripearth.org/) é responsável por um excelente trabalho que vem realizando. Além de animais, como os ursos pretos dos Apalaches, os carnívoros do Sri Lanka e os elefantes de Camarões, há também uma área onde os especialistas respondem a várias perguntas. Clique no link Media Gallery e veja as fotos. Muito legal.

– Para quem é chegadinho em música “independente”, vale a pena conhecer esse programa da Rádio Pernambuco (http://www.coquetelmolotov.com.br/), que abre espaço para artistas que não têm vez na grande mídia. A página fala sobre novas bandas e traz, entre outras coisas, artigos, entrevistas mp3 de algumas bandas.

– Se você não for fazer nada neste fim de ano, a Web pode ser uma boa forma de se divertir. Uma página legal com joguinhos é a do Arcade (http://www. flasharcade.com). Usando os recursos do software Flash, você encontrará centenas de jogos que podem ser baixados ou jogados on-line. Todos rápidos e leves com novas versões para os clássicos, como Tetris, e alguns títulos originais. (Site em Inglês)

– Se você quer incluir um site na Web e não quer usar nenhum aplicativo para desenvolver a sua página, então não perca tempo e vá até o Free Web Templates (http://www.freewebtemplates.com). Tem várias páginas prontinhas e desenhadas para você com alguns presentinhos de Natal para os dublês de webdesigner. Escolha o modelo entre as linguagens usadas (html, dhtml, Flash, entre outras) e os elementos gráficos como banners, bottons, clipart e papéis de fundo. Para quem quer fazer o seu Blog… (Site em Inglês)

MENSAGEM DE AGRADECIMENTO

Regina Helena Moura Brandi, em nome de sua família, agradece todo o carinho e apoio que os colegas e amigos do CECOM deram por ocasião da morte de seu pai, Antônio Brandi.

E disse que “foi muito importante para nós as manifestações de solidariedade naquele momento e que nós nunca esqueceremos. Obrigada.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 47, de 22/12/1983, publicou notícias sobre a X Conferência Latinoamericana de Informática, Festa de Natal do Centro de Computação, expediente na Reitoria nos dias 23 e 30 de dezembro, mensagens de Natal recebidas pelo CECOM e a entrevista de Dilma Trivelli Pimenta Sandrin na seção “Um Pouco de Nós”. A notícia que se destacou foi:

RESPONSÁVEL PELA DIVISÃO DE TECNOLOGIA E SUPORTE
Durante as férias de Romildo Monte, chefe da Divisão de Tecnologia e Suporte do CECOM, Eduardo Henrique Lima estará respondendo pela chefia da divisão. O período de férias de Romildo Monte será de 26 de dezembro/83 a 14 de janeiro/84.



Eventos



FESTA DE NATAL DO CECOM SERÁ REALIZADA HOJE

Será realizada hoje, dia 18, a partir das 12:00, a Festa de Natal dos funcionários do CECOM. O churrasco de confraternização será no Clubinho, localizado à Av. Francisco Negrão de Lima no. 77, Enseada das Garças, na região da Pampulha. O mapa já foi distribuído para os participantes.

A Comissão Organizadora aguarda a presença de todos que confirmaram a participação na festa e espera que tudo dê certo, com um dia de bastante sol e muita alegria.

CECOM SE PREPARA PARA O NATAL 2003

Agora, o CECOM está todo enfeitado para o Natal deste ano. A decoração do subsolo ficou por conta da Elza e o 8o. andar está, este ano, com duas árvores de Natal. A árvore de CDs é uma réplica da que José Maria da Silva Bessa montou em dezembro de 2001. É a “Árvore do Zé”, em sua homenagem. A outra, feita em tiras de palha, e toda iluminada, reproduz a simplicidade do nascimento de Jesus Cristo e sua trajetória na Terra. E para alegria de muitos, perto da árvore de palha está o Papai Noel do CECOM, que não pára um minuto no lugar.

O Papai Noel do CECOM

A árvore de palha

A decoração do corredor do 8o. andar

A árvore do Zé

Os enfeites da entrada do subsolo

Mais um detalhe dos enfeites do subsolo

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os últimos aniversariantes do ano e os primeiros de 2004: prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, no dia 24; Raimundo Natalino Chaves, no dia 25; e Ronaldo Araújo Costa, no dia 03 de janeiro. Os parabéns para os ex-ceconianos: Esdras Viggiano de Souza e Dimas Afonso de Souza, no dia 22; Grace França Versiani, no dia 23; Sueli de Jesus Ferreira, no dia 25; Luiz Diniz Ferreira, no dia 26; Romildo Monte e Matheus Moreira dos Santos, no dia 27; Cláudio Antônio Mussi, no dia 29; Carlos Ferreira de Vasconcellos, no dia 30; José Antônio de Faria (DCC), no dia 1o. de janeiro; Luiz Antônio Soares, no dia 03; e Luiz Henrique de Araújo Vecchio, no dia 06.

AGRADECIMENTOS: Os agradecimentos a todos aqueles que colaboraram no trabalho da decoração do 8o. andar e na organização da Festa de Natal: Haroldo, Rubens, Vicentina, Xina, Rosa, Beth, Alda, Márcia, Samuel e Maria Helena.