Sistemático: Edição 1187 – 08/01/2004


Notícias



COMEÇA A SEGUNDA ETAPA DO VESTIBULAR 2004 DA UFMG

Começa hoje, dia 08 de janeiro, e vai até o dia 14, a realização das provas de segunda etapa do Vestibular de 2004 da UFMG, nas cidades de Belo Horizonte e Montes Claros.

Serão 11.166 candidatos aprovados na primeira etapa, disputando as 4.594 vagas oferecidas nos 59 cursos de graduação. A prova de hoje, Redação, é obrigatória para todos os candidatos, independentemente do curso escolhido.

A correção das provas ocorrerá nas dependências do Colégio Técnico (COLTEC), onde a COPEVE e o CECOM estão montando a infra-estrutura necessária para que a Equipe de Correção efetue o lançamento das notas dos candidatos. Serão instalados cerca de trinta e cinco microcomputadores cedidos pela Biblioteca Central (BC), Departamento de Administração de Pessoal (DAP) e CECOM.

A previsão do término para a correção das provas e o lançamento das notas é no início de fevereiro, devendo o resultado final do vestibular ser lançado até o dia 05/02/2004.

 

CECOM PERDE O OPERADOR DE REDE BESSA

O que dizer quando perdemos alguém com quem convivemos por mais de 30 anos? Ficamos mudos, não conseguimos pensar direito, não conseguimos nos expressar. Mil coisas passam pela nossa mente. Perdemos o Bessa. Ele morreu no dia 28 de dezembro de 2003, após 1 ano lutando contra um câncer.

José Maria da Silva Bessa, ou simplesmente Bessa, nasceu em 1955 na cidade de Dores do Indaiá, no Triângulo Mineiro, no dia de São José. Vindo de uma família de 13 filhos, tem uma irmã, Sandra, que trabalha no DP. Seus irmãos Alvarina, Sônia e José Antônio (já falecido) também foram funcionários da UFMG. Bessa era casado com Márcia e deixou três filhos: Nathália, Rogério e Henrique. Começou a trabalhar aos 15 anos, quando veio para a Universidade, em 1970. Começou como office-boy, na Proplan, e depois foi para a antiga Seção de Ensino, atual DRCA. Em dezembro de 1972, passou em um concurso da UFMG, e procurou um lugar para trabalhar à noite, pois havia passado no Colégio Técnico. Assim, veio para o CECOM, trabalhar na Divisão de Operação, no horário de 18:00 às 00:30. Se interessou pelo trabalho e começou a aprender o serviço de Operação. Fez outro concurso na UFMG e, em 1976, após concurso interno no CECOM, passou a ocupar o cargo de Operador de Computador. Quando foi criada a Operação de Rede, passou a fazer parte da equipe, que pertencia à Divisão de Controle e Processamento, no subsolo. Depois, a OPR passou a fazer parte da Divisão de Atendimento e Consultoria, e Bessa veio para o 8º andar. Era um trabalho do qual gostava e que ele dizia que se encaixava no seu perfil. Gostava de lidar com as pessoas. Tinha aquela maneira diferente de atender ao telefone na Operação de Rede.

Em sua entrevista ao Sistemático, publicada na seção Gentewarwe, de 10/02/2000, Bessa disse que o CECOM fazia parte da sua história, um local agradável. Aliás, a Universidade, para ele, era um local agradável de se trabalhar.

Muito místico, gostava de conversar sobre o assunto. Praticava Tai-chi-chuan e durante algum tempo fez parte do Coral da UFMG, Vozes do Campus. Gostava de cantar, e como! Além disso, ainda arranjava tempo para participar do colegiado das escolas dos filhos e da Associação do Bairro Santa Mônica. Em casa, tinha um mini jardim zoológico e um mini pomar.

Em dezembro de 2003, quando o CECOM estava sendo decorado para as festas de final de ano, surgiu a idéia de homenageá-lo montando a árvore de CDs quem, em 2001, ele mesmo montou na entrada do 8º andar. A "árvore do Zé" estava lá e, como já se encontrava hospitalizado, a Xina levou O Sistemático para ele ficar sabendo da novidade. E isto foi importante para ele. A árvore de CDs sempre será lembrada como sua árvore. E ele sempre será lembrado como aquele colega que cantava pelos corredores, que gostava de brincar e que apesar de um mau humor temporário, voltava sempre a ser risonho.

Perdemos a pessoa, o colega, o amigo. Fica registrada a sua vida no CECOM.

PRIMEIRA EDIÇÃO DE 2004

Hoje, O Sistemático retorna aos seus leitores, com a primeira edição do ano de 2004.

O jornal do CECOM espera continuar recebendo a colaboração e o apoio de todos os seus leitores, seguindo o mesmo caminho que trilha há quase 27 anos, contando e recontando a história ceconiana de todos nós.

Um feliz 2004 para todos, com muito trabalho, muita esperança, muita disposição, muitos projetos. E muitas alegrias para todos nós.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE DEZEMBRO
Os gráficos mostram, dia a dia, os números de mensagens trabalhadas e recusadas durante o mês de dezembro de 2003:

 

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, no mês de dezembro, as seguintes notícias:

BrT, Telefônica e Telemar podem comprar Embratel (12 de dezembro/2003) – Telemar, Brasil Telecom e Telefônica fizeram uma oferta conjunta para comprar a Embratel da MCI, sua atual controladora.
Os interessados na operadora foram apresentados no dia 11/12, em Nova York, ao banco Lazard LLC and Weil, contratado para cuidar do negócio. Se essa proposta for aceita pela MCI, serão três empresas no páreo pela aquisição da Embratel: a Telos, grupo de pensão dos funcionários da Embratel, a Telmex e esse novo consórcio.
A Telefônica confirmou fazer parte do grupo (composto também por Telemar, Brasil Telecom e grupos de investimentos) que apresentou a proposta preliminar para a aquisição do bloco de controle da Embratel. "A Telefônica tem confiança de que a forma pela qual está participando deste processo é absolutamente aderente ao marco regimental brasileiro", declarou a operadora.
Por enquanto, a única manifestação da MCI sobre a proposta foi de que "é muito cedo para dar um parecer".
No Brasil, o ministro das comunicações Miro Teixeira foi quem comunicou a iniciativa ao governo. A agência reguladora não dará parecer enquanto a MCI não informar oficialmente o aceite da proposta.

Spam pode fazer empresas desistirem do e-mail (15 de dezembro/2003) – Se a onda de spams piorar, como prevêm os especialistas, 42% das empresas de pequeno e médio porte americanas podem abandonar de vez o uso do e-mail na comunicação corporativa.
É o que diz um estudo feito pela InsigthExpress, a pedido da Symantec, com 500 empresas dos Estados Unidos. O levantamento aponta ainda que 50% dos entrevistados pensam em mudar todos os endereços corporativos, e que 56% desejam adotar sistemas de filtragem de e-mails em seus servidores para forçar a pessoa que precisa entrar em contato com a empresa a passar por um processo de aprovação. E 32% das empresas já investiram em listas negras para diminuir o número de mensagens indesejadas em suas redes.
Um outro estudo, divulgado durante a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento, mostra que o Brasil é o quarto país em volume de spam, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Reino Unido. Aqui, são geradas 4,9% de todas as mensagens indesejadas do mundo, mas os Estados Unidos ganham de lavada, sendo responsáveis por 58,4% do total mundial de spams.

Sai a versão do Vírtua para empresas (17 de dezembro/2003) – A NET Serviços lançou, no dia 17/12, no mercado a versão corporativa do Vírtua, seu provedor de banda larga via cabo. O Vírtua Empresas chega em duas velocidades de acesso: 600 Kbps e 1 Mbps.
O foco do novo Vírtua são as pequenas e médias empresas, profissionais liberais e escritórios domésticos. O serviço é oferecido na área de atuação do Vírtua (São Paulo, Campinas, Sorocaba, Santos, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Brasília e Belo Horizonte), com promessa de oferecer a mesma velocidade tanto para o download quanto para o upload.
Na versão de 600 Kbps, custa 199,90 reais mensais; na versão de 1 Mbps, a mensalidade sai por 399,90 reais. Os preços não incluem o valor do provedor de conteúdo – mas, nesta época de lançamento, a instalação é gratuita.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no. 1, de 05/01/1984, publicou notícias sobre a participação de funcionários do CECOM na aplicação de provas do Vestibular da UFMG de 1984, a renovação de códigos dos usuários para 1984, o treinamento da equipe de consultores nos microcomputadores SID, os novos manuais do Setor de Documentação, entre outras. A notícia que se destacou foi:

TREINAMENTO NA ENGENHARIA
Atendendo à solicitação do Depto. de Engenharia Térmica da Escola de Engenharia da UFMG, a equipe do Setor de Apoio ao Usuário do CECOM está realizando um curso de Programação de Computadores e Linguagem Fortran, cujo objetivo é o nivelamento/aprimoramento da turma de pós-graduação na utilização da linguagem Fortan do IBM-1130.
O responsável pela parte teórica do curso é o analista Luiz Henrique Loureiro dos Santos e o acompanhamento da parte prática está a cargo da programadora Cláudia Machado Valente.
O curso teve início hoje no prédio AG da Escola de Engenharia e seu término está previsto para o dia 31 de janeiro.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: "O Sistemático" envia os parabéns para João Cloves Coelho, aniversariante do dia 10 e Joaquim Lopes Júnior, no dia 15. E os parabéns para os ex-ceconianos: prof. João Carlos Pires Bauer, hoje, dia 08; Rodolfo Sérgio Ferreira de Resende (DCC), no dia 12; Lindaura Rosa dos Santos (Fafich) e Luiz Flaviano dos Santos, no dia 14; e José Nagib Cotrim Árabe (Fundep), no dia 15.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 23 de dezembro/03, Rosa, secretária da ATI, preparou uma surpresa para o prof. Márcio Bunte, aniversariante do dia 24, com sorvetes, tortas, pão de queijo, patês e refrigerantes. Muitos ceconianos estiveram presentes e aproveitaram para cantar o Parabéns prá você também para o Raimundo, aniversariante do dia 25.

As fotos são de autoria de Antônio Lima.


Rosa e prof. Márcio Bunte


Prof. Márcio Bunte


Beth, Michele, Mário, Matheus, Maria Helena, Denise, Beatriz, Max e Marcus Vinícius


Beth, Helvécio e Raimundo


Leonardo, Samuel, Renato Righi e Michele


Diogo (de costas), Carlos Alfeu, Leão e Mário