Sistemático: Edição 1188 – 15/01/2004


Notícias



UFMG DIVULGA RESULTADO FINAL DE CONCURSO PÚBLICO

Está sendo divulgado hoje, dia 15, a classificação final dos candidatos habilitados no Concurso Público da UFMG/2003, promovido para o preenchimento de vagas nos cargos de Assistente Social, Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico (em 24 especialidades), Nutricionista e Técnico em Enfermagem. Durante o mês de dezembro passado e no início deste mês, o Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos procedeu minuciosa análise e avaliação dos títulos apresentados por mais de 240 candidatos dos 1.202 habilitados anteriormente nas etapas de provas e recursos.

As atividades de processamento de dados deste concurso estiveram a cargo dos analistas Ronaldo Araújo Costa, da DAS, e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, da DAC.

Este resultado final pode ser conferido pela Internet no site www.ufmg.br.

CECOM MONTA INFRA-ESTRUTURA PARA CORREÇÃO DAS PROVAS DO VESTIBULAR 2004

O CECOM encerrou nesta quarta-feira, dia 14/01, a implantação física da infra-estrutura necessária para que a equipe de correção de provas realize os lançamentos das notas das provas dos candidatos da segunda etapa do Vestibular de 2004. A correção das provas e o lançamento das notas estão sendo realizados nas dependências do Colégio Técnico (COLTEC). Ao todo, foram instalados 36 microcomputadores cedidos pelo DRH, BU e CECOM, distribuídos em 3 salas.

Em todos os equipamentos foram instalados o cliente ORACLE e o software Vestibular 2004, desenvolvido pela Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS) do CECOM.

A equipe de infra-estrutura do CECOM continuará à disposição da COPEVE até o final dos trabalhos. Esta equipe está formada por Márcio da Costa Viana, Emerson Henrique Kfouri Pereira, Thiago Gabriel Diniz e Joaquim Lopes Júnior.

CECOM INICIA INSTALAÇÃO DE REDES NA FAE

Na última segunda-feira, dia 12, a DRC iniciou o processo de migração de ramais telefônicos do prédio antigo da FAE, que será reformado, para a nova sede. O novo prédio da FAE é o primeiro construído no Campus Pampulha que conta com cabeamento estruturado, uma técnica de construção de redes que permite o uso das tomadas ou para conectar um computador ou um aparelho telefônico. A função de cada ponto (tomada de rede) é feita em um armário a partir da definição dos usuários. Embora prático, o sistema não permite adaptações e dificulta o uso de “extensões telefônicas” ou mesmo o aumento de pontos de rede em uma sala. A rede de dados do novo prédio foi montada inicialmente com um equipamento fornecido pelo CECOM e está sendo configurada pelo administrador da rede da unidade, Wilton Soares Ribeiro.

CECOM ENCERRA PROCESSO INTERNO DE AVALIAÇÃO

Com o retorno aos usuários das questões levantadas nos questionários de atendimento, o CECOM encerrou, nesta semana, o processo interno de avaliação relativo ao 2o. semestre de 2003. Esse processo acontece semestralmente e tem como primeiro objetivo avaliar o desempenho profissional do corpo técnico administrativo do CECOM, bem como levantar as críticas, sugestões e comentários de seus usuários. A partir de então, ações visando a melhoria na consecução dos serviços são planejadas e executadas no semestre seguinte.

No âmbito da avaliação de seus profissionais no período, o técnico Márcio da Costa Viana foi quem obteve o melhor resultado individual. O resultado individual é obtido a partir das avaliações da diretoria de divisão, do próprio funcionário, dos colegas de divisão, dos colegas do CECOM, da diretoria do CECOM e dos usuários. Como prêmio, Márcio recebeu uma cesta comemorativa que lhe foi entregue pela diretora de sua divisão, Aleixina Maria Lopes Andalécio.

Márcio Viana e Xina

CECOM ATUALIZA SISTEMA DE TARIFAÇÃO DE LIGAÇÕES TELEFÔNICAS

No último trimestre de 2003, o CECOM desencadeou uma série de ações visando preparar o sistema telefônico do Campus Pampulha para a chegada das unidades que estão saindo da região central da cidade. Estas ações, em vias de serem concluídas, farão com que as mais recentes tecnologias de telefonia e convergência voz/dados possam ser utilizadas e permitirão a expansão do número de ramais, além da anexação da central telefônica da Escola de Engenharia, quando ocorrer a mudança desta escola.

A central telefônica do Campus Pampulha, fabricada pela Ericsson, utiliza o modelo MD110 e foi instalada em 1992. Apesar da idade, ela ainda é o topo de linha dos PABX deste fabricante. Por razões de custo de infraestrutura, ela foi distribuida em cinco prédios: FAFICH, Reitoria, ICB, ICEx e Escola de Veterinária. Cada um destes prédios atende às edificações próximas. Os módulos instalados em cada prédio têm a capacidade de funcionar de maneira individual, o que significa que, quando ocorre algum problema na interconexão destes módulos, os ramais de cada um conseguem falar entre sí.
A primeira intervenção visou exatamente melhorar a conexão entre os módulos, que é feita através de um equipamento chamado “GS”, instalado na Reitoria. O “GS” anterior já estava ultrapassado e sem condições de ser expandido ou atualizado, o que estava inviabilizando a atualização do sistema operacional da central e a futura anexação dos módulos que atualmente compõem o sistema de telefonia da Escola de Engenharia, quando esta unidade se mudar para a Pampulha.

Atualizado o “GS” foi possível fazer a atualização do sistema operacional, que envolveu a troca de algumas placas e expansão da memória do equipamento. Esta atualização possibilitou a conexão da central à rede de computadores e a tornou apta a disponibilizar os mais recentes serviços de telefonia e caminhar rumo à convergência voz/dados, já que até março será possível usar telefones IP ou até mesmo computadores funcionando como ramais. Embora a relação custo/benefício deste tipo de uso não seja muito favorável quando comparado ao custo/benefício da simples expansão da rede de telefones, existem situações específicas nas quais este uso se justifica, como, por exemplo, quando se tem a necessidade de instalar rede de dados e comunicação em locais distantes.

Externamente à central, foi atualizado o programa que emite as “contas telefônicas” internas. A nova versão do programa, além de contar com um banco de dados mais robusto, oferece algumas facilidades como a emissão de relatórios não apenas em impressoras, mas também armazenados em arquivos e em diversos formatos de documento, além de possibilitar o envio dos relatórios através de e-mail para os usuários que gerenciam o uso e custos da telefonia em cada unidade ou órgão da Universidade. Estes relatórios são utilizados para rateio de despesas e verificação dos valores que devem ser reembolsados à Universidade, quando se tratarem de ligações sem finalidade institucional.

A última atualização efetuada foi a troca do “coletor de bilhetes”, equipamento que fica ligado à central telefônica recebendo e armazenando todas as informações sobre as ligações efetuadas. O novo equipamento permite uma transferência mais rápida dos dados e conta com o triplo de memória do coletor antigo, o que diminui as chances de perda de dados. Mantida a média atual de ligações e considerando-se o volume de ligações das unidades que deverão se mudar para o Campus Pampulha, o novo coletor deverá ser capaz de armazenar aproximadamente 36 horas de dados sem efetuar nenhuma transferência para o programa de tarifação. A substituição do coletor e atualização do programa foi efetuada pela Divisão de Redes de Comunicação.

SISTEMA DE CONTROLE DA FROTA SOFRE PERDA DE DADOS

No dia 8 de janeiro, ocorreu um problema de falta de espaço no servidor de banco de dados Oracle de testes do CECOM, onde estão instalados vários bancos de teste, inclusive o utilizado pelo sistema de controle da frota de veículos que é usado pelo DSG e que ainda não havia sido implantado em ambiente de produção. Esta falta de espaço levou à queda de todos os bancos ali existentes.

Ao ser resolvido o problema da falta de espaço, foi feita a tentativa de colocar de novo os bancos em uso, quando começou a ser solicitada a recuperação somente do banco do sistema de controle da frota. Para isso, o Oracle exigia a presença de um arquivo de log de novembro. Nos arquivos de log são registradas todas as alterações feitas nos bancos, mas os de novembro não existiam mais, pois essas informações são mantidas pelo período de um mês.

Na sexta-feira, dia 09/01, e na segunda-feira, dia 12/01, foram executados, pela equipe técnica da DAC, todos os procedimentos normais de volta de cópias de segurança do referido banco, mas o resultado foi sempre o mesmo: ao tentar ativar o banco, era solicitada a sua recuperação.

Na terça-feira, dia 13/01, um técnico de uma empresa de suporte em banco de dados Oracle, a Casa de Software, esteve no CECOM para auxiliar na tentativa de recuperação do banco, mas também não conseguiu resolver o problema. Assim, a única alternativa foi remover totalmente a definição do banco de dados e criá-lo novamente, a partir de uma cópia que havia sido feita no dia 14/11/2003. Com isso, foram perdidas, de forma irrecuperável (a não ser pela reinserção manual) todas as alterações feitas desde essa data.

O gerenciador de bancos de dados Oracle mantém as alterações feitas nos bancos em arquivos temporários, só as tornando definitivas quando o banco é “tirado do ar”, o que, no caso dos bancos mantidos pelo CECOM, é feito semanalmente, para realização da salva de segurança em fita magnética. O que foi possível levantar através de pesquisas é que o banco de controle da frota (apenas ele), por um motivo não identificado, não estava sendo tirado do ar nessa ocasião, apesar disso ser solicitado ao gerenciador. Esta é uma situação inusitada, que será, inclusive, reportada à Oracle, uma vez não ocorria qualquer mensagem de erro para chamar a atenção para o fato.

Portanto, para voltar à situação de antes do problema, o DSG precisará lançar novamente as alterações perdidas, de forma manual, o que implicará em alta carga de trabalho para aquele órgão. Assim que isso for feito, o CECOM providenciará uma salva extra do banco, por segurança. Também serão alterados os procedimentos automatizados de salva, para permitir um melhor acompanhamento dos resultados, prevenindo futuros problemas.

Este fato serve para lembrar que computadores e sistemas estão sempre sujeitos a falhas e que é imprescindível o aperfeiçoamento de mecanismos e procedimentos de segurança, especialmente de salva e recuperação de dados.


Informativo



ÔNIBUS INTERNO CIRCULA COM HORÁRIO DE FÉRIAS
No período de 10 de fevereiro a 15 de março, o Circular Interno – Campus Pampulha, (o branquinho), estará atendendo à comunidade universitária em horários definidos para as férias. O itinerário e os horários (correspondentes à linha C) são os seguintes e também podem ser consultados no site da UFMG, no endereço http://www.ufmg.br/servicos/onibus.shtml.

Horário: Manhã – 06:20 – 07:00 – 07:50 – 08:35 – 09:35 – 10:20 – 11:05 – 11:50
Tarde – 12:35 – 13:20 – 14:05 – 14:50 – 15:50 – 16:50 – 18:00

Itinerário: Belas Artes – Letras – Ciência da Informação – FAFICH – Praça de Serviços – Biblioteca Central – Ciências Biológicas – Reitoria – Unidade Administrativa III (Laboratório de Química/DP/DRH) – Unidade Administrativa II (Fisioterapia/Terapia Ocupacional/DPFO/ SAST /Fundep) – CEU – Veterinária – Educação Física – Odontologia – Veterinária – Farmácia – Setorial II – Física – Engenharia Elétrica (CPDEE) – Energia Nuclear (CNEN) – Mecânica – Colégio Técnico – Química – Ciências Exatas – Geociências – Almoxarifado Central (Setorial I) – Faculdade de Educação – Centro Pedagógico – Creche – Belas Artes.

O retorno ao horário normal ocorrerá a partir do dia 16 de março de 2004.

Dúvidas, sugestões ou reclamações poderão ser encaminhadas à Divisão de Transportes, através dos ramais 4601 e 4606 ou para o e-mail: dtrans@dsg.ufmg.br.


ESCOLA DE MÚSICA DA UFMG RECEBE INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE EXTENSÃO

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – FUNDEP/UFMG – receberá, a partir do dia 02 de fevereiro, as inscrições para a seleção aos cursos de extensão em música no primeiro semestre de 2004, oferecidos pela Escola de Música da UFMG. Neste semestre, são oferecidas vagas nas seguintes áreas:

Instrumentos e Canto – curso que tem como objetivo formar e atualizar instrumentistas e cantores. Neste semestre, há vagas para os seguintes instrumentos: Canto, piano, violão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, fagote, saxofone, harpa, trompa, trompete, trombone, tuba, bombardino e percussão. A seleção constará de entrevista e execução de uma peça livre, à escolha do candidato, nível de iniciante. A taxa de inscrição é de R$18. O valor do curso é de 5 parcelas de R$148.

Musicalização Infantil – programa de extensão permanente que visa musicalizar o aluno através de vivências lúdicas e musicalmente abrangentes. Busca promover a sensibilização, criação e expressão através da música integrada a outras formas de manifestação artística. As matrículas já estão abertas e custam R$55 e a mensalidade, R$73. Fone para informações: 3344-2088.

Percepção Musical/Canto Coral – visa o desenvolvimento da capacidade de apreciação, criação e interpretação musicais, através da prática de música em conjunto, treinamento auditivo, leitura, notação, técnica vocal, repertório coral e teoria musical. O curso é estruturado em seis módulos, sendo que, no primeiro módulo, são admitidos candidatos sem conhecimento de música. A partir do Módulo II, é avaliado o conhecimento prévio do aluno. A taxa de inscrição é de R$18 e as mensalidades serão pagas em 5 parcelas de R$62.

Musicalização pelo Método Kodaly – propõe dar continuidade ao processo de aquisição da linguagem musical, utilizando basicamente as ferramentas de voz, corpo e ouvido e treinar a leitura e o ditado musical via solfejo relativo. Aberto aos interessados com e sem conhecimento musical. A seleção constará de entrevista e teste individual. A taxa de inscrição custa R$18.

Notação Musical no Computador – propõe introduzir/treinar os músicos – copista, performer, educador ou pesquisador – na utilização das modernas tecnologias disponíveis para a leitura musical ao computador, com o programa Finale, da Coda Music Tecnology. É necessário que os interessados tenham conhecimento básico da teoria para a notação musical e conhecimento elementar do funcionamento do computador com o programa Microsoft Windows. A taxa de inscrição é de R$18 e as mensalidades serão pagas em 4 parcelas de R$100.

Mais informações e inscrições na FUNDEP, em dois endereços: Praça de Serviços da UFMG, loja 7, à av. Antônio Carlos, 6627, campus Pampulha, ou no Conservatório UFMG, à av. Afonso Pena, 1534, Centro, fone: 3499-4220 e e-mail: praca@fundep.ufmg.br e home-page: www.fundep.ufmg.br.




Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no. 02, de 12/01/1984, publicou notícias sobre a conclusão dos trabalhos da primeira etapa do Vestibular de 1983 da UFMG, o início da leitura das provas do Vestibular da Universidade Federal da Bahia, o treinamento prático da equipe de consultores para os microcomputadores SID, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

REMANEJAMENTO INTERNO
O analista André Maurício Lopes da Gama Cerqueira, chefe do Setor de Programação, foi remanejado para o Setor de Software da Divisão de Tecnologia e Suporte do CECOM.
André Maurício está no Setor de Software desde o dia 02 de janeiro, onde já iniciou as suas novas atividades.

REMANEJAMENTO DE PESSOAL
O funcionário Lino Alves Campolina, do Setor de Serviços Gerais do Centro de Computação, foi remanejado, a partir do dia 02 de janeiro, para o LCC – Laboratório de Computação Científica, que está em funcionamento no Depto. de Física da UFMG.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: O Sistemático envia os parabéns para Joaquim Lopes Júnior, aniversariante de hoje, dia 15. E os parabéns para os ex-ceconianos: prof. José Nagib Cotrim Árabe, no dia 15; Helen Lan Kwai Wah, no dia 16; Maria de Lourdes Moreira Braga e Marli de Freitas Gomes, no dia 17; Ilza Maria Morais Diniz e Simone Valéria Borges, no dia 18; Adriana Maria Cunha Melo Figueiredo, no dia 20; Geraldo Correia de Moura Baptista e Edson Barbosa Duarte, no dia 21; Renato Baumgratz Viotti e Ana Paula Lima Figueiredo, no dia 22.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 17 de dezembro, o lanche da tarde no 8o. andar foi bem festivo com a comemoração do aniversário da Xina. Ela trouxe torta de frango, bolos e refrigerantes, e convidou todos do CECOM. Como ninguém recusa convite para comemorações, quase todos os ceconianos estiveram presentes ao lanche. Ninguém queria perder o Parabéns prá você para a Xina.

As fotos são de autoria da Lelé.

Xina cortando a torta. Ao fundo: Diogo, Max e Luciana.

A mesa com a torta e os bolos

Igor, Diogo, Xina, Frota e Luciana

Igor, Frota, Xina e Marina

Xina e Diogo