Sistemático: Edição 1189 – 22/01/2004


Notícias



DRCA E FUMP RECEBEM NOVO SISTEMA PARA FUNDO DE BOLSAS

Durante os três últimos meses, em ação que envolveu o DRCA, a Fump, o ICEx (que se responsabilizou pela pré-matrícula via Web) e o CECOM, foi desenvolvido um novo sistema para gestão e controle das contribuições ao Fundo de Bolsas, gerido pela FUMP, e que é destinado aos programas assistenciais voltados aos alunos carentes da UFMG.

Este novo sistema amplia e efetiva os procedimentos executados pelo DRCA e pela FUMP, facilitando o gerenciamento das atividades relacionadas ao Fundo de Bolsas. Com ele, estes órgãos poderão evoluir seus controles de arrecadação e concessão de isenção da contribuição, que é paga semestralmente pelos alunos.

No CECOM, o projeto foi idealizado e conduzido por Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Gilmar Lima Guimarães e João Carlos Lages, contando nas atividades de desenvolvimento com os estagiários Joaquim Lopes Júnior, Renato Vaz de Melo Espeschit e Allan Ibrahin Peron.

As novidades principais introduzidas pelo sistema foram as seguintes:
entrega de boleto via correio: todos os alunos da graduação e pós-graduação receberam, na última semana em suas residências, boleto bancário para recolhimento da contribuição. Junto ao boleto seguiu comunicado do vice-reitor destacando a importância desta contribuição (veja notícia nesta página);

emissão alternativa do boleto via Web: os alunos que não receberam seus boletos por correio, ou que por qualquer outra razão queiram emitir 2a via, contam com a possibilidade da geração e emissão do boleto via Web. Este recurso foi incluído na aplicação que provê, aos alunos da graduação, informações relativas a seus dados acadêmico e que está disponível em http://urano.cecom.ufmg.br/iagWeb/. Já os alunos da pós-graduação tem serviço similar, liberado na página http://urano.cecom.ufmg.br/iapWeb/;

integração com o sistema bancário: para que seja facilitado o processo de contribuição dos alunos, o boleto gerado é aceito por toda a rede bancária do país. O recolhimento do pagamento dos diversos bancos é centralizado no Banco do Brasil que, ao final de cada dia, informa a quitação dos boletos gerados originalmente pela universidade;

integração com a matrícula on-line no ICEx: para garantir maior agilidade e confiabilidade na troca de dados entre os sistemas gerenciados pela UFMG, tanto o sistema, quanto a base de dados, são mantidos pela infra-estrutura da universidade existente no CECOM. Assim, durante o processo de pré-matrícula feito no ICEx, o sistema de lá “conversa” com os sistemas do CECOM e, em tempo real, checa se o aluno já realizou o pagamento do boleto, e se já efetuou a avaliação de disciplinas e docentes do semestre anterior, antes de prosseguir no processo de matrícula;

situações de isenção e liminares: a FUMP e o DRCA, agora de forma integrada, passam a controlar todas as informações referentes a concessão de isenções de contribuição ao Fundo, ou à liberação concedida por liminares judiciais. Hoje, cerca de 6.000 alunos são isentos da contribuição, após análise socioeconômica realizada pela Fump;

No desenvolvimento do sistema foram obedecidas as seguintes diretrizes técnicas:
funcionalidades de gerência: a parte gerencial do sistema, utilizada pela FUMP e DRCA, foi desenvolvida em ambiente cliente/servidor, em plataforma PowerBuilder. O sistema é acessado via Web, através do ambiente Metaframe;

emissão via Web: a parte do sistema utilizada pelos alunos foi desenvolvida em plataforma J2EE. O sistema é acessado via Web, através do ambiente WebSphere;

bases de dados: são integradas ao banco de dados do sistema acadêmico, que já incorpora os serviços da Avaliação da Graduação, do Diário, das Informações dos alunos de Graduação (IAG) e Pós-graduação (IAP) e do INA. O SGBD utilizado é o Oracle.

Apesar de já estar viabilizando todas estas funcionalidades como também o processo de matrícula deste semestre, que já se encontra em andamento, o sistema só será encerrado definitivamente no início do mês de março. Até lá, o módulo gerencial será enriquecido com funções de consulta e cruzamento de informações, sendo também gerada documentação relacionada ao seu uso.

VICE-REITOR DESTACA IMPORTÂNCIA DO FUNDO DE BOLSAS

Conforme citado em notícia desta página, todos os alunos da graduação e pós-graduação receberam, em suas residências, boleto bancário para recolhimento da contribuição ao Fundo de bolsas. Junto ao boleto, seguiu o comunicado reproduzido abaixo, de autoria do vice-reitor, Prof. Marcos Borato, destacando a importância desta contribuição.

“Caro(a) Aluno(a),

Você está recebendo o boleto da Contribuição ao Fundo de Bolsas – CFB – referente à matrícula do primeiro semestre letivo de 2004.

Conforme determinam o Estatuto e o Regimento da UFMG, a efetivação da matrícula está condicionada ao recolhimento dessa Contribuição, que é inteiramente destinada à assistência estudantil. Dela estão isentos, entretanto, os alunos que, de acordo com o estudo socioeco-nômico conduzido pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP), não têm condições para o seu pagamento. Alunos com decisão liminar concedida pela Justiça devem comparecer ao DRCA para esclarecimentos relativos à matrícula.

O Fundo é administrado pela FUMP que, desde 1929, se responsabiliza pela assistência estudantil na UFMG. Ao viabilizar programas de assistência aos estudantes, a Fundação assegura a permanência deles na Universidade, possibilitando-lhes usufruir da formação de qualidade que a UFMG oferece.

A assistência ao aluno de baixa condição socioeconômica é parte integrante da atuação da Universidade Federal de Minas Gerais e que, assim procedendo, evidencia, mais uma vez, o seu firme compromisso com metas solidárias e geradoras de inclusão. A UFMG está certa de, ao dar continuidade ao mais antigo programa de assistência estudantil da universidade pública brasileira, estar cumprindo plenamente suas funções enquanto universidade federal.

Marcos Borato Viana
Vice-reitor da UFMG”

ALUNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO GANHAM NOVO SERVIÇO DE INFORMAÇÕES

Durante este ano, será implantado o novo sistema acadêmico da Pós-graduação. Diversas novas funcionalidades estarão disponíveis, incluindo serviços especiais para os alunos dos diversos cursos da universidade.

Entretanto, para viabilizar a implantação do novo sistema do Fundo de Bolsas (vide matéria na primeira página) foi implantado um novo serviço de informações para os alunos da Pós-graduação. Este serviço temporário, com informações mais restritas que o disponível para os alunos da graduação, deverá ser substituído, ainda em 2004, por aplicação similar do novo sistema acadêmico. Ele está disponível na página http://urano.cecom.ufmg.br/iapWeb/ .

O serviço agora liberado atende solicitação antiga dos alunos da Pós-graduação. Principalmente daqueles que são ex-alunos da graduação e se acostumaram a contar com o serviço de consulta às informações via Web, cuja primeira versão foi implantada em 1997.

JADER SANTOS ASSUME NOVAS FUNÇÕES NA DAC

“Quem espera sempre alcança”. Esta talvez seja a melhor frase para representar o atual momento vivido pelo funcionário Jader Santos. Desde o início deste mês, ele foi transferido de suas funções anteriores na DCP para novas atividades na DAC. Jader começou no CECOM em abril de 1977, quando entrou como contínuo, através da Fundep. Em 1979, passou a ser Auxiliar de Serviços, atuando na Secretaria Administrativa, onde ficou 4 anos. Quando surgiu uma vaga na Digitação, ele fez um estágio no subsolo e, em janeiro de 1981, foi contratado pela UFMG, sendo lotado no Setor de Digitação. Em 1984, Jader teve a oportunidade de fazer um estágio no Setor de Operação e em junho de 1985 passou a ocupar o cargo de Operador. Fez parte da equipe da Operação até retornar ao 8º andar este mês.

Muito querido pelos usuários da DCP, Jader se destaca regularmente nos processos de avaliação interna, tendo sido premiado no processo de avaliação do primeiro semestre de 2000.

Há bastante tempo, Jader esperava por uma oportunidade de enfrentar novos desafios. Porém, a redução gradativa da equipe da DCP e sua competência e capacidade técnica, tornavam sua substituição uma questão complicada, acabando por adiar seus objetivos. Entretanto, com a redução da equipe da DAC em 2003, causada por diversos fatores, abriu-se a necessidade de remaneja-mento interno de pessoas entre as divisões e a oportunidade tão aguardada foi viabilizada.

Recém chegado ao 8º andar, Jader está se familiarizando com as novas atividades e o novo ambiente. Com uma diferença, porém, será difícil se acostumar: a temperatura ambiente, bem diferente dos controlados 18º do subsolo.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES
No seu retorno das férias, Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Uma publicação bem portuguesa é a Revista de Vinhos (http://www.revistadevinhos.iol.pt). Além das novidades e muitas informações, os apreciadores de vinho saberão combinar um bom vinho com a degustação. Todos os artigos da página saem na edição impressa. Utilize a ferramenta de pesquisa para saber o produto e ano de origem bem como o dicionário.

– O Restaurante Galeria Gourmet (http://www.galeriagourmet.com.br/) nasceu com a missão de ser a primeira Unidade do Grupo Porcão com uma marca nova e diferenciada. A tarefa não era fácil. Afinal de contas, a marca do Grupo Porcão é internacionalmente reconhecida pela excelência em gastronomia. Aliando a arte (o restaurante tem uma galeria com obras de artes de vários artistas) com uma culinária variada e de qualidade, o Galeria conquistou seu espaço no Rio de Janeiro.

– Parece estranho, mas em Lisboa/ Portugal, vai acontecer o Rock in Rio-Lisboa (http://rockinrio-lisboa.sapo.pt/). A data marcada é 29 e 30 de Maio e 04, 05 e 06 de Junho. Pode parecer apenas mais um festival de música, mas o Rock in Rio-Lisboa é muito mais. Tal como aconteceu no último Rock in Rio, no Rio de Janeiro/Brasil, o festival vai começar com 3 minutos de silêncio. Tudo isso para que o Mundo possa ouvir o silêncio de todos os que anseiam por um Mundo Melhor. Brown Junior, Metallica, Britney Spears, Ivete Sangalo, Sting e outros estarão lá.

– O Mercolux (http://www.mercolux.com.br/) além de ser um site de vendas é também um site didático com informações técnicas sobre iluminação em geral e equipamentos mais eficientes utilizados neste segmento. O site foi idealizado para atender a todos os usuários que necessitam de informações atuais sobre iluminação e eficiência energética, bem como, adquirir produtos deste segmento. Com uma visão focada em qualidade, oferece uma consulta orientada, repleta de informações significativas, que irão esclarecer dúvidas e auxiliar a evitar erros comuns que podem ocorrem no momento da especificação dos produtos ou na escolha e aquisição dos mesmos. Vale a pena conferir!

– Cultura e literatura são os asssuntos abordados pela ótima página O Caracol do Ouvido (http://www.dobrasdaleitura.com/index.html). Lá você vai encontrar, entre outras coisas, uma vitrine literária com lançamentos e resenhas, textos sobre folclore e cultura popular, informações sobre escritores e ilustradores de literatura para crianças e jovens, além de contos, lendas e fábulas.

– Você sabia que: “Os aditivos são substâncias colocadas nos alimentos, como conservantes, antioxidantes, estabilizantes e espessantes, corantes e aromatizantes?” Esta e outras informações do seu interesse e porque não falar dos direitos do consumidor, você encontra nesta ótima página. Ela poderá ser o ponto de apoio para quem ficou no prejuízo. Consulte o site http://www.fui logrado.com.br/.

– O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do Ministério da Educação, criou o Portal do Professor (http://www.portaldoprofessor.inep.gov.br/) especialmente para professores e outros profissionais do setor de educação, com notícias, artigos, entrevistas, dados estatísticos e links para biblioteca virtual.

– Agora, o pessoal que é ligado ao Rock vai ter todas as informações quentinhas sobre o que rola na área. O Global Rock (http://www.globalrock.net/) divulga o rock em geral, traz letras e traduções de músicas de várias bandas e oferece um espaço para divulgação de bandas novas ou independentes. E tem o Fórum do Rock, que é a área virtual onde os roqueiros podem trocar idéias e informações. São vários links com músicas, letras e bandas. Navegue por esta página e viaje pelo mundo da música.


SAI RESULTADO DA ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES PARA ÓRGÃOS COLEGIADOS

Nas eleições realizadas nos dias 16 e 17 de dezembro de 2003, foram eleitos para representação junto ao Conselho Universitário, Conselho de Curadores, Conselho de Diretores, Conselho Diretor da Moradia Universitária, Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD e Comissão Permanente de Pessoal Técnico – Administrativo – CPPTA, os seguintes servidores:

Conselho Universitário
– Representantes dos Técnicos e Administrativos (02 vagas): Mário Márcio Garofolo (Titular), do Hospital das Clínicas – Faturamento e Carlos Alberto Soares de Andrade (Suplente), da Proplan -DCF.
Rosângela Gomes Soares da Costa (Titular), da FAE – NETE e Márcio Flávio dos Reis (Suplente), do DSG – DITRA.

Conselho de Curadores
– Representantes dos Servidores Docentes (02 vagas): Marco Aurélio Romano Silva (Titular), do ICB – Farmacologia e Mário Fernando Montenegro Campos (Suplente), do ICEX – DCC.
· Só houve uma candidatura.

– Representantes dos Técnicos e Administrativos (01 vaga): Sônia Micussi Simões (Titular), da Escola de Engenharia – Secretaria Geral e André Benedito Moura Dalsecco (Suplente), da Faculdade de Odontologia – Pessoal.

Conselho de Diretores
– Representantes dos Servidores Técnicos e Administrativos (01 vaga): Eduardo de Albuquerque Palhares (Titular), da Escola de Enfermagem – Colegiado de Pós-Graduação e Antônio Fernandes Ribeiro (Suplente), da Biblioteca Universitária – DPD.

Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD
– Representante dos Professores Titulares (01 vaga): Não houve inscrição.
– Representante dos Professores Titulares (suplente) (01 vaga): Não houve inscrição.
– Representantes dos Professores Adjuntos (02 vagas): Não houve inscrição.
– Representante dos Professores Assistentes (suplente) (01 vaga): Não houve inscrição.

– Representantes dos Professores Auxiliares (02 vagas): Liliane Morais Amaral (Titular), da EEFTO – Terapia Ocupacional e Tânia Lúcia Hirochi (Suplente), da EEFTO – Terapia Ocupacional.
Só houve uma inscrição.

– Representantes dos Professores da Carreira de Magistério de I e II Graus (01 vaga): Rosilene Siray Bicalho (Titular), do Coltec – Biologia e Cleber Paulo Verdolin (Suplente), do Coltec – Biologia.

Comissão Permanente de Pessoal Técnico-Administrativo – CPPTA
– Representante dos Técnicos e Administrativos – Nível Superior (01 vaga): Wallace Santana Abreu (Titular), da Reitoria – CAC – e Maria Angélica da Silva (Suplente), da Unidade Administativa III – DRH.

– Representante dos Técnicos e Administrativos – Nível Médio (01 vaga): Maria do Carmo de Oliveira Silva (Titular), do Hospital das Clínicas – Pediatria e Míriam da Veiga Souza (Suplente), do Hospital das Clínícas – Cardiologia.

– Representante dos Técnicos e Administrativos – Nível Auxiliar (01 vaga): Edson Ferreira da Rocha (Titular), do Hospital das Clínicas – SND e Sônia Maria Gonçalves Brandão (Suplente), do Hospital das Clínicas – SND.

Conselho Diretor da Moradia Universitária
– Representante dos Técnicos e Administrativos (01 vaga): Eliane Cristina de Sousa (Titular), da Reitoria – Prpq e Rosângela Ferreira Santos (Suplente), da Reitoria – DRCA.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no. 03, de 19/01/1984, publicou notícias sobre o treinamento SID, seminários da Compucenter, o lançamento do livro de recordes e façanhas do CECOM, e na parte Sociais notas sobre a despedida de Romildo Monte, o nascimento de Izabela, filha de Helena e Avair Eustáquio, e o comunicado de casamentos de Helvécio e Regina e Isabel Cristina e Marcionil. As notícias que se destacaram foram:

NÚCLEO COMPUTACIONAL DA SAÚDE
Foi instalado no último dia 16, no Hospital das Clínicas da UFMG, o núcleo de computação da saúde da Divisão de Núcleos Computacionais do CECOM.
Esse núcleo irá desenvolver, inicialmente, sistemas administrativos para o Hospital.

TREINAMENTO INTERNO
Será realizada na próxima terça-feira, dia 4, às 09:00, uma aula de revisão do curso “Introdução à Computação”, promovido pelo Setor de Treinamento e Divulgação para o pessoal de apoio técnico administrativo do CECOM, DR, DRCA e DP.
Pretende-se, com essa aula, fazer uma avaliação do curso e do aproveitamento dos alunos
.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: O Sistemático envia os parabéns para os próximos aniversariantes: Selma de Paoli Loureiro Damascena, no dia 26 e Helvécio Cossenzo Pinto, no dia 28. E os parabéns para os ex-ceconianos: Ana Paula Lima Figueiredo e Renato Baumgratz Viotti, hoje, dia 22; Izilda Costa Chaves, no dia 26; Ismênia Carvalho Moreira e Margarida Maria Santos, no dia 28.

NENÉM PARA BREVE: Hyvelaine e Haroldo vão aumentar a família! E comunicam que, desta vez, vai ser um menino. Os parabéns do Sistemático.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Desta vez, apareceram mais fotógrafos durante a Festa de Natal do CECOM, realizada no dia 18 de dezembron de 2003. As máquinas fotográficas pertencem a MIchele e Rubens, que, gentilmente, liberaram as fotos para serem escaneadas. Os autores das fotos foram Lelé, Eustáquio e Rubens.

Na próxima semana, O Sistemático vai publicar mais fotos da festa.


Adriana, Clayton, Beth e Michele. Ao fundo: Márcia, Gardênia e Gerson.

 


Cristina, Michele, João Paulo, Adriana e Eustáquio. Ao fundo: Luísa, Gerson, Xina, Cristiana e Rodrigo.

 


João Paulo, Samuel, Michele, Matheus, Adriana e Alexandre.

 


Roxane, Michele e Matheus.

 


Ana Gabriela, filha do Rubens e da Gardênia.

 


Ana Gabriela na casinha de brinquedo.