Sistemático: Edição 1190 – 29/01/2004


Notícias



INA TRARÁ NOVAS FUNCIONALIDADES PARA PERFIS DE USUÁRIOS ESPECÍFICOS

Na última terça-feira, dia 27, em reunião realizada no CECOM, a coordenadora do sistema INA, Profa. Zélia Maria Oliveira Falcão de Almeida, e os membros da equipe desenvolvedora, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Maximiliano Luiz Souza Guimarães, definiram as atividades a serem desenvolvidas para a disponibilização, no sistema, de novas funcionalidades para o primeiro semestre de 2004.

A principal novidade será a implantação de funcionalidades, mais consolidadas e agrupadas, para a utilização de perfis de usuários específicos.

O primeiro perfil a ser tratado será o da SODS e Gabinete da Reitoria, que deve ser liberado no início do mês de março. Até o final de fevereiro será definido qual o próximo perfil a ser implantado. Este perfil, a ser escolhido, sairá da seguinte relação, não ordenada: câmaras de Pró-reitorias acadêmicas, Copeve, CPPD, secretaria de unidades, colegiados de graduação e pós-graduação e secretaria de departamentos.

 

NÚMERO DE PROTOCOLOS PARA CURSOS DA UFMG BATE RECORDE DE PEDIDOS

Normalmente, nos meses de maio e outubro, a UFMG recebe pedidos para ocupação de vagas remanescentes, através de reopção, rematrícula, transferência e obtenção de novo título. Com o calendário defasado, os pedidos foram recebidos no período de 19 a 21 de janeiro, para ingresso no 1o. semestre de 2004.

Segundo o Depto. de Registro e Controle Acadêmico, houve um considerável aumento de candidatos na procura por cursos da UFMG, por dois motivos fundamentais: a imprensa deu muito destaque ao processo, sem entretanto, se preocupar em prestar todas as informações necessárias. Este fato provocou uma correria de pessoas que não atendiam aos requisitos básicos exigidos pela UFMG, provocando enormes filas, principalmente no último dia de atendimento. Além disso, há que se destacar também o crescente aumento no número de cursos e faculdades novas sendo criados em todo o país.

O DRCA recebeu 2.530 protocolos para ocupação de 272 vagas, sendo que normalmente os pedidos não ultrapassam 1.500 por semestre. Desta vez, o curso de Medicina ofereceu 1 vaga para obtenção de novo título, recebendo 297 pedidos. Outros cursos mais procurados nesta modalidade foram Psicologia, Letras, Filosofia e Direito.

No caso de transferência, os cursos de Direito e Medicina foram os mais procurados, com 297 e 177 pedidos, respectivamente, seguindo-se Fisioterapia, Engenharia Civil, Letras e Pedagogia.

Já no processo de reopção, foram 35 pedidos para o curso de Medicina e 44 pedidos para o curso de Direito.

Além da surpresa do número de protocolos, o DRCA se deparou com mais de 1 tonelada de papel em suas dependências. Isto tudo porque cada processo exige documentação específica e extensa.

A equipe do DRCA se preparou para receber os processos mobilizando todo o departamento. No recebimento dos processos, todos foram conferidos e carimbados. Agora, está sendo feita nova conferência de toda a documentação, separando os processos por modalidade e curso. Os processos já estão sendo encaminhados aos Colegiados de cada curso para análise, segundo critérios próprios. O trabalho de envio do material deve ser encerrado até 10 de fevereiro.

O prazo máximo para divulgação do resultado pelos colegiados de cada curso é 05 de março.

A nova triagem dos documentos

Os processos no DRCA

O corredor do DRCA

LCC ALERTA SOBRE NOVO VÍRUS

Nos últimos dias, várias pessoas da UFMG receberam avisos automáticos de webmasters e gerentes de rede de companhias dizendo que seus computadores estão infectados.

Segundo comunicado do LCC, ao receber este tipo de mensagem, deve-se observar que é uma mensagem automática, gerada por um programa anti-spam ou anti-virus, não sendo mensagem gerada pela gerência de rede da UFMG.

Isso está ocorrendo pois os vírus que estão percorrendo a rede fazem o seguinte:
1 – Infectam uma máquina desprotegida
2 – Acessam o Address Book da vítima, colhendo vários endereços de e-mail
3 – Enviam, indiscriminadamente, várias mensagens para estes endereços de e-mail, contendo o vírus.

Um detalhe interessante é que o remetente dessas mensagens são endereços colhidos no address book também.

Portanto, um computador infectado que contenha aaa@ufmg.br e bbb@ufmg.br, como endereços guardados no address book, envia mensagens para aaa@ufmg.br como se fosse bbb@ufmg.br.

Isso não quer dizer que o remetente (bbb@ufmg.br) está infectado. Mas alguns programas automáticos de anti-virus enviam mensagens para bbb@ufmg.br dizendo que sua máquina está infectada.

Recebendo alguma mensagem, com anexos .pif .zip .cab .exe até de pessoas conhecidas, mas com o conteúdo da mensagem em inglês, com frases sem nexo, a única maneira de descobrir exatamente qual máquina está infectada é descobrir de onde a mensagem partiu, e não o remetente da mensagem.

Sempre que alguma máquina da rede UFMG é infectada, a gerência de rede do CECOM é notificada e os suportes locais das Unidades Administrativas e Unidades Acadêmicas são acionados para providenciarem a limpeza do equipamento.

O LCC solicita atenção a estas informações e calma aos usuários que estão recebendo avisos de máquina infectada.

Para saber mais detalhes dos vírus, visitem http://rabiola.grude.ufmg.br/gerus/noticias.nsf/LCC%20-%20SUPORTE? OpenView&Count=1000 e mantenham sempre o anti-virus e o Windows atualizados.


Informativo



GENTEWARE

Quando ele ri, ri mesmo! Assim é Tiago Alisson Xavier da Silva, estagiário da Divisão de Atendimento e Consultoria. Muito educado, sempre pronto para atender as pessoas, Tiago conquistou, com a sua simpatia, muitas pessoas ao longo desses meses de estágio no CECOM. Convidado pelo Sistemático, ele se prontificou a contar a sua recente história ceconiana para todos.

SIST: Como e quando entrou para o CECOM?
TIAGO: Precisando fazer estágio, distribuí vários currículos na UFMG, em quase todos os prédios do campus. Não deixei só por conta do Setor de Bolsas da Fump a procura de estágio. Queria um serviço como o que já fazia antes, como manutenção de computadores. Fiquei sabendo da vaga no CECOM, conversei com a Xina e então, ela me chamou para a Divisão de Atendimento e Consultoria. Entrei para o CECOM no dia 09 de abril de 2003.

SIST: Foi o seu primeiro emprego?
TIAGO: Não. Já tinha feito estágio na Procedata, Danone e Coperhard. Nos dois primeiros, trabalhei com computadores e dava suporte aos usuários.

SIST: Qual foi a sua expectativa em relação ao CECOM?
TIAGO: Pensei que seria bom, porque iria fazer algo que já estava acostumado. E realmente está sendo bom trabalhar com usuário, atender aos seus pedidos, além de dar manutenção e resolver as dúvidas. Correspondeu à expectativa. Gosto daqui por isto, pois tenho muito contato com as pessoas.

SIST: Você é aluno de qual curso?
TIAGO: Faço o curso de Engenharia de Minas e estou cursando matérias do 3o. período.

SIST: Como é trabalhar na DAC?
TIAGO: Temos liberdade para perguntar as coisas. Todos ajudam a desenvolver o trabalho, com muita boa vontade. É um aspecto muito positivo. Existe um roteiro para o estagiário desenvolver o seu trabalho. Então, ele chega e se adapta rapidamente ao serviço.

SIST: Gosta do trabalho que faz? Espera aprender muito no CECOM?
TIAGO: Gosto. Ainda vou aprender muito. Tenho sempre oportunidade de aprender alguma coisa. Sempre surge algo novo. Surgem dúvidas e a gente tem sempre a quem recorrer, como o Márcio, o Renato, o Eustáquio, o Eugënio e o Gerson.

SIST: Você fez novo vestibular na UFMG para outra área. Por que?
TIAGO: Fiz vestibular para o curso de História porque quero ser professor, quero dar aulas. Vou abandonar a Engenharia. Antes de entrar para a UFMG, queria cursar Engenharia Elétrica. Quando entrei para a Universidade, percebi que poderia fazer outro curso e deu para descobrir realmente o que eu quero.

SIST: Pretende continuar no CECOM?
TIAGO: Pretendo ficar no CECOM.

SIST: Fez muitas amizades no CECOM?
TIAGO: Muitas. As pessoas mais chegadas estão na divisão em que trabalho.

SIST: Saindo um pouco do trabalho, vamos falar sobre você e sua família.
TIAGO: Nasci em Belo Horizonte e moro em Contagem, no Bairro Tropical, que fica mais perto de Betim. Em casa, somos seis pessoas: meu pai, Gaspar; minha mãe, Lenir, e os irmãos Lucas, Juliana e Vanessa. Sou o caçula. O Lucas é formado em Matemática; a Juliana cursa Pedagogia pela PUC/MG; e a Vanessa acabou de se formar no Cefet.

SIST: Conta um pouco sobre a viagem que faz de sua casa para a UFMG.
TIAGO: Para chegar ao CECOM por volta das 08:00, tenho que sair de casa às 06:00 ou 06:30. Demoro 1 hora para chegar ao centro da cidade e de lá pego o ônibus para a UFMG, chegando aqui por volta de 08:00. Isto se tudo der certo! Já à noite, para retornar para casa, é mais complicado. Tenho que pegar o ônibus no centro e ele demora mais. Tem dia que demoro demais para chegar em casa. Se saio por volta das 21:30, é arriscado chegar em casa à meia-noite. Por isto é que, quando estou na correria do semestre, prefiro ficar estudando aqui no campus.

SIST: Fora do CECOM, o que gosta de fazer?
TIAGO: Gosto de cantar. Pertenci ao Coral do Cefet e quando vim para a UFMG, larguei o coral. Agora, se eu passar no vestibular para História, pretendo retornar ao coral. Gosto também de acampar, ir para o mato, de preferência a Serra do Cipó. E gosto de namorar.

SIST: Tem alguma coisa para dizer para todos do CECOM?
TIAGO: Gosto muito do ambiente, da equipe do CECOM. Até hoje foi o melhor ambiente de trabalho em que estive.

Agradecemos ao Tiago pela conversa. Foi bom contar para todos quem é esse menino que passa rápido no corredor do 8º. andar, sempre pronto a atender alguém, seja no CECOM ou nos outros andares da Reitoria. E sempre sorrindo.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Toda essa onda de construir uma base na Lua e mandar homens a Marte tem fascinado muita gente. Se você é ligado neste assunto e que saber a cronologia dos fatos, é só apontar o seu navegador para http://vsm.host.ru e viajar prá valer. Esta página lembra o tempo em que os russos competiam com os americanos, com fotos e modelos 3D das espaçonaves. Disponível em Inglês e Russo.

– Lembro-me de que na época do computador Facom, de médio porte, o pessoal imprimiu uma foto de Jesus, feita em código ASCII. Hoje, existem programas que fazem esse trabalho e eu já usei um. Scott Blake fez algo parecido, só que com códigos de barra. Vá até http://www.barcodeart.com/art/art.html e veja muita informação e brincadeiras. (Site em Inglês)

– Eu, heim! Nunca ouvi falar em filmes de dez segundos. E não é que tem filmes de dez segundos de duração? Se você quiser assistir a alguns filmes e conhecer os vencedores do concurso nessa categoria é só acessar a página www.tensecondfilms.com.

– Para quem gosta de baixar notícias, sons e jogos para seu celular ou palmtop, existem opções em páginas nacionais como o SeliG (http://www.selig.com.br). A TIM ficou de fora e anuniciou para breve a sua disponibilização.

– O cinema nacional ganhou dois grandes aliados – a assessoria de imprensa e o portal da Ólhuz Filmes – especializados na divulgação de notícias do dia-a-dia da produção cinematográfica brasileira (http://www.artbr.com.br/olhuzfilmes/). A idéia de concentrar num único endereço informações sobre o que acontece nos bastidores das produções de cinema, antes de sua estréia, pretende algo comumente feito pelos grandes estúdios, a disseminação no imaginário da platéia de uma expectativa prévia em relação à história que está sendo elaborada. Trata-se de um marketing estratégico que condensa sonhos, aguça a curiosidade e amplifica em muito o impacto do lançamento do filme nas telas de cinema.

– Muito boa é a página sobre artes gráficas, a Dusso (http://www.dusso.com),do artista Yanick Dusseault, que assinou a produção de arte de filmes como Piratas do Caribe, O Exterminador do Futuro 3 e a trilogia O Senhor dos Anéis. Tem vários trabalhos pessoais e algumas demonstrações digitais feitos para Hollywood, sendo a maoria feita para a saga Tolkien. (Site em Inglês)

– Se você gosta de trabalhos gráficos, acesse a página Concept Art (http://www.conceptart.org) e GFX Artist (http://www.gfxartist.com).

– É… Na web tem de tudo. Imagina você que tem página que trata do significado da letra do seu nome (http://alonegirls.tripod.com/vrl/id15.html). Mas não é só isso. Faça o teste dos símbolos para ver como você leva a vida e ainda tem roupas de acordo com os signos, dicionário com significado de sonhos e muito mais. Encontrei, dentre tantas, uma frase muito bonita: “A coisa mais importante do mundo é amar alguém; a segunda é ser amado e a terceira é que as duas primeiras aconteçam ao mesmo tempo.” (Anônimo)”

– A McDonald’s lançou uma página (http://www.comendoeaprendendo.com.br)que ensina a comer com equilíbrio. Você encontrará assuntos como obesidade, curva do crescimento infantil, nutrição, índice de massa corpórea (IMC), queima de calorias com atividades físicas, entre outros. Mas como não poderia deixar de ser, mostra uma lista com todos os seus produtos. Confira a tabela de calorias, que é de assustar. Uma idéia legal já que ela contrinbui com algumas calorias.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na primeira quinzena de janeiro, as seguintes notícias:

Adobe enterra o PageMaker (09 de janeiro/2004) – Depois de 18 anos no mercado, o PageMaker, aplicativo que difundiu a editoração eletrônica, sai de cena para dar lugar ao InDesign.
A Adobe já confirmou que não tem planos para lançar novas versões do PageMaker. Em seu lugar, ela está oferecendo aos usuários o InDesign CS PageMaker Edition.
Essa nova versão do InDesign inclui vários recursos adicionais que proporcionam compatibilidade com o PageMaker e facilitam a migração.
Lançado em 1985 pela Aldus, o PageMaker provocou uma revolução na industria editorial. Com ele, tornou-se possível, pela primeira vez, produzir uma revista ou jornal inteiramente no micro.
O software estimulou as vendas dos primeiros modelos da linha Macintosh, da Apple, e também das recém-surgidas impressoras a laser.
Em 1995, dez anos após o lançamento do primeiro PageMaker, a Aldus foi comprada pela Adobe, que continuou desenvolvendo o aplicativo até 2001, quando foi liberada a versão 7.
Nos Estados Unidos, usuários do PageMaker podem fazer o upgrade para o InDesign CS PageMaker Edition por 349 dólares. O preço para o Brasil ainda não foi divulgado.

Cuba aumenta controle sobre a internet (12 de janeiro/2004) – A partir do próximo final de semana, entrar na web será muito mais difícil para os cubanos. Só os cidadãos previamente autorizados poderão navegar na rede mundial em suas residências.
A nova lei libera o acesso doméstico, discado e com linha telefônica normal, apenas para funcionários públicos, oficiais do partido e médicos. A operadora local, Etecsa, disse que é possível identificar, tecnologicamente, por quem o acesso está sendo feito e impedir a navegação por pessoas que não pertençam a estes determinados grupos.
O aviso foi dado aos internautas pelo provedor de internet da Etecsa, o E-net – mas o acesso ao site não é autorizado para quem não mora no país.
A BBC conta que o governo cubano defendeu a nova lei garantindo que ela vai proteger seus cidadãos contra o roubo de senhas e outras ações maliciosas ou mesmo do simples uso não autorizado ou fraudulento de determinados serviços.
Cuba possui um outro serviço telefônico, cobrado em dólar, que por lei deveria ser o único usado pelos cubanos para o acesso doméstico à internet. Como os cidadãos não têm acesso livre à esta moeda, no entanto, a grande maioria acabava pegando contas web emprestadas ou compradas no mercado negro, diz a BBC.
As alternativas para os cubanos são comprar cartões de acesso à internet da própria Etecsa ou então usar o serviço, com controle de navegação, nas escolas ou no trabalho.

Kodak decreta extinção das câmeras 35 mm (13 de janeiro/2004) – É isto mesmo: por causa do sucesso das câmeras digitais, a Kodak vai acabar com as câmeras analógicas que usam filmes de 35 mm, as mais comuns do mercado.
Segundo comunicado da empresa, estas câmeras sairão de linha nos Estados Unidos, Canadá e Europa Ocidental já no final deste ano. “Vamos focar nossos investimentos em fotografia nas oportunidades que ofereçam um retorno rápido e atrativo, e reduzir os gastos nas áreas de retorno insatisfatório”, disse o vice-presidente sênior Bernard Masson.
Por enquanto, a decisão vale só para estes mercados – tanto que seis novos modelos estão previstos para chegar ainda este ano na China, Índia, Leste Europeu e América Latina.
A Kodak vai dar fim também ao Advanced Photo System (APS), aquele sistema para fotos mais largas também conhecido como Advantix. Esta decisão vale para todo o mundo, porque, para ser bem claro, o sistema nunca emplacou. No caso do APS, os filmes continuarão a ser produzidos “enquanto houver demanda”.

Novell completa aquisição da SuSE Linux (13 de janeiro/2004) – A Novell completou no dia 13 a aquisição da SuSE Linux, anunciada em novembro, por 210 milhões de dólares em dinheiro.
A conclusão do negócio cumpre as exigências para que a IBM possa realizar o investimento de 50 milhões de dólares prometido à Novell também no último mês de novembro.
Com a aquisição, a Novell passa a vender oficialmente a distribuição da SuSE – com seu nome original – e a prestar serviços de suporte técnico global, consultoria e treinamento na plataforma. A SuSE Linux vira uma unidade comercial de produtos da empresa, e terá mantida sua atual estrutura dentro da Novell, com os técnicos das duas empresas trabalhando em conjunto. O ex-CEO da SuSE, Richard Seibt, passa a responder como presidente da nova divisão.
“Estamos nos comprometendo ao código-fonte aberto, não a um produto que estamos vendendo”, garantiu, em comunicado, o presidente e CEO da Novell, Jack Messman, citando também a aquisição do Ximian. “Queremos otimizar essas capacidades (dos desenvolvedores incorporados pelas aquisições) em nossos esforços de desenvolvimento em toda a linha de produtos”.

Banda larga tem 1,1 milhão de usuários no país (14 de janeiro/2004) – A internet rápida já é usada por 1,1 milhão de brasileiros. O número foi verificado no ano passado e divulgado pelo estudo Brazil Broadband Markets and Technologies, da IDC.
Estão contabilizados neste levantamento os usuários das tecnologias XDSL, cable modem, FWA, satélite e 1xEV-DO. Segundo a IDC, o número só não é maior porque as características sociais, políticas e econômicas do Brasil limitaram o acesso à banda larga.
Mesmo assim, foi verificado que existe no país uma demanda pelo serviço. Mas para que ela seja atendida, é necessário que alguns fatores como preço de acesso, custo de PCs e oferta de entretenimento se adaptem ao mercado local.
O setor corporativo também não ficou de fora. A IDC constatou que a aceitação da banda larga nas empresas aumentará porque algumas operadoras priorizarão o segmento vertical de prédios comercial.

Caso Lexmark leva Europa a investigar cartuchos (15 de janeiro/2004) – Uma nova ação aberta pela recicladora de toners Static Control nos Estados Unidos vai fazer com que a Europa volte a investigar os altos custos e as práticas de mercado para os suprimentos de impressoras na região.
A União Européia confirmou ao The Wall Street Journal que está acompanhando de perto o caso reaberto pela Static Control Components, que acusa a Lexmark de impedir que seus cartuchos para impressoras laser sejam reciclados e vendidos depois a preços mais baixos. A pequena empresa familiar do interior da Carolina do Norte fabrica um chip que permite a recarga dos toners e é vendido para empresas de remanufatura.
Os europeus, diz a matéria, gastaram aproximadamente 4,8 bilhões de dólares com toners em 2003, segundo a consultoria CAP Ventures. Cerca de 25% dos 40,5 milhões de cartuchos comprados eram reciclados, que muitas vezes apresentam custos até 40% mais baixos. Por isso, as fabricantes de impressoras acabam adotando diversos métodos e tecnologias para que seus suprimentos não sejam reaproveitados.
A União Européia já havia aberto uma investigação sobre o assunto em meados de 2002, mas o processo foi congelado. O diretor para assuntos de competição de mercado da EU, Mario Monti, disse ao WSJ que o processo da Static Control pode trazer toda a documentação necessária para que a investigação seja reaberta.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no. 04, de 26/01/1984, publicou notícias sobre o programa de treinamento do CECOM, a aplicação do treinamento da equipe do Setor de Apoio ao Usuário para o Depto. de Engenharia Térmica da UFMG, cursos do Cenadem, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

SAÍDA DO CECOM
O operador Cáudio Antônio Mussi deixou de pertencer ao quadro de funcionários do CECOM desde o dia 06 de janeiro.
Cláudio Mussi integrava a equipe do Setor de Operação da Divisão de Produção.

REMANEJAMENTO DE PESSOAL
Benício Alves de Souza vai ser remanejado para o Setor de Operação da Divisão de Produção do CECOM. Atuamente, Benício está lotado no Setor de Digitação.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: O Sistemático envia os parabéns para: Márcia Maria Fernandes França, no dia 02. E os parabéns para os ex-ceconianos: Mariângela Fontes Figueiredo, no dia 30; João Eduardo de Resende Dantas, no dia 1º de fevereiro; Afonso Correia Domingues, Mauro Siqueira Lopes e Maria Clarice de Carvalho Lima, no dia 02; e Marcos Augusto dos Santos, no dia 03.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A Festa de Natal dos funcionários do CECOM foi realizada no dia 18 de dezembro de 2003, em um sítio na Enseada das Garças, região da Pampulha. Como muitos esperavam, não choveu e todos aproveitaram muito bem a festa, participando do churrasco, nadando e jogando futebol e peteca. Segundo comentários ouvidos durante a festa, tudo ocorreu como o esperado, com a alegria dos participantes e seus familiares.

As fotos são de autoria da Lelé e da Maria Helena.


Tudo organizado para receber os ceconianos

 


A mesa de frutas

 


Ana Luísa, Luiz Gustavo, Paulo Henrique e Maria Helena

 


Luiz Gustavo, Ana Luísa, Paulo Henrique e Lelé

 


Cristina, Beth e Adriana

 


Márcia França, Alexandre, Michele e Maria Helena