Sistemático: Edição 1191 – 05/02/2004


Notícias



SERVIÇOS DE TELEFONIA: ECONOMIZAR É PRECISO

Há vários anos as universidades federais sofrem para ajustar seus orçamentos anuais à realidade das despesas necessárias para manutenção de suas infra-estruturas. Os serviços de telefonia, tão necessários para a sustentação das atividades diárias da instituição, sejam estas acadêmicas ou administrativas, têm apresentado índices de reajuste tarifário elevados.

Além do aumento tarifário verificado nos serviços prestados pelas operadoras de telefonia, pode-se notar que, em função do crescimento das atividades na universidade, constantemente são instalados novos ramais telefônicos, o que amplia potencialmente a utilização dos serviços. Hoje, são cerca de 5 mil ramais distribuídos pelas unidades e órgãos da universidade.

Conforme tem sido veiculado na imprensa e divulgado internamente pela Reitoria, a UFMG vive grave crise orçamentária, decorrente do fato de que os percentuais de reajuste do orçamento não têm, nos últimos anos, acompanhado o crescimento dos custos.

Diante disso, uma série de restrições tornou-se inevitável. Entre elas, inclui-se a economia em gastos com telefonia.

Com o objetivo de racionalizar o uso e reduzir essas despesas na Administração Central, a Reitoria decidiu estabelecer restrições de privilégios para os ramais existentes. Desta forma, durante os dias 2 e 3 de fevereiro, foram reprogramadas as centrais telefônicas do Campus Pampulha.

Essa reprogramação buscou restringir a utilização de serviços de ligações para celulares, DDD e DDI, a apenas um ou dois ramais em cada órgão, conforme a natureza de suas atividades. Esta quantidade foi sujeita a ajustes, visando-se à efetiva implementação na rotina de trabalho da instituição.

A definição dos ramais a serem privilegiados, que não estariam com estas restrições, foi feita pela ATI, juntamente com a direção de cada órgão. Conforme informado pela Reitoria, as restrições poderão ser amenizadas ou intensificadas, conforme a economia alcançada se adapte, ou não, ao orçamento disponível.

No caso do CECOM, apenas dois ramais continuaram com os privilégios de ligações para celular, DDD e DDI. A diretoria enviou e-mail interno, orientando os funcionários sobre os procedimentos operacionais a serem observados na utilização e controle destes ramais.

Além desta medida, outros pontos que podem gerar economia com gastos de telefonia foram apresentados pela diretoria do Centro de Computação à Proplan e Gabinete. Gradativamente, cada alternativa relatada será avaliada e implantada, se necessário.

No início do mês de março, após ter sido processada a tarifação dos serviços de telefonia consumidos durante o mês de fevereiro, o CECOM estará divulgando à comunidade os resultados de economia alcançados.

RESULTADO DO VESTIBULAR AUMENTA ACESSO AO SITE DA UFMG

Durante cerca de uma semana, cobrindo os dias anteriores e posteriores ao momento de liberação do resultado da segunda etapa, a equipe da DAC acumulou dados que permitissem avaliar o volume de acesso feito aos quatro servidores que compuseram a infra-estrutura de atendimento ao site da universidade, no endereço www.ufmg.br.

O volume de hits ocorridos no dia 30 de janeiro, dia da divulgação do resultado da segunda etapa, foi cerca de 3,5 vezes maior que a média diária habitual. Vendo o gráfico abaixo, pode-se observar como o interesse pelos dados relacionados ao Vestibular incrementou o volume de acesso ao site.

 

 

Os hits acima indicados simbolizam acessos a imagens gráficas, textos html, aplicações de consulta a resultados e arquivos etc., sendo que uma única pessoa pode disparar diversos hits em um simples acesso a uma das páginas do site. Desta forma, o que vale na leitura do gráfico é, principalmente, a percepção do acréscimo de carga de consulta à infra-estrutura existente.

SAÍDAS DO CECOM

Os estagiários Leandro Souza Costa e Luciana Fujii Pontello, da Divisão de Redes de Comunicação, pediram demissão do quadro do CECOM no início de fevereiro.

Leandro iniciou o estágio no CECOM no dia 1o. de julho de 2002 e Luciana entrou no dia 14 de novembro de 2003.

CECOM CONTRATA NOVA ESTAGIÁRIA

A Divisão de Redes de Comunicação selecionou a aluna Carla Oliveira Bechelane, do curso de Ciência da Computação da UFMG, para ocupar uma das vagas de seu quadro de estagiários. Carla iniciou suas atividades no dia 02 de fevereiro.


Informativo



GENTEWARE

Nós o conhecemos desde que nasceu e, como o pai, veio também trabalhar no CECOM. O entrevistado da semana é Rafael Braga Soares Righi, estagiário da Divisão de Atendimento e Consultoria. Muito calado, discreto e tímido, e já com a cabeça raspada por ter passado em novo vestibular na UFMG, Rafael se dispôs a contar a sua história para O Sistemático.

SIST: Quando entrou para a UFMG?
RAFAEL: Como o calendário da UFMG estava atrasado, fiz o vestibular em janeiro de 2002 para o curso de Engenharia Elétrica. Passei na segunda chamada e comecei o curso em novembro daquele ano.

SIST: Como e quando entrou para o CECOM?
RAFAEL: Entrei para o CECOM em abril de 2003. A Xina havia falado do estágio no CECOM e quando deu para trabalhar e estudar e surgiu uma vaga, vim para cá.

SIST: Já tinha experiência com informática?
RAFAEL: Já tinha experiência, sim. Fiz o curso técnico no Cefet e estágio em uma loja de informática, a Protec Informática. O estágio foi muito bom e gostei bastante.

SIST: Lotado na DAC, qual o trabalho que desenvolve? Como foi o aprendizado?
RAFAEL: Principalmente dar suporte ao usuário, pessoalmente ou pelo telefone. Atuo na manutenção de software, hardware e de rede. Além da Reitoria, já dei suporte na Imprensa, no SAST e no ICB. No começo do estágio, a parte de rede não era o meu forte. Mas deu para pegar muita coisa e aprendi bastante. A cada dia que trabalho, aprendo mais.

SIST: Como é trabalhar na DAC?
RAFAEL: O ambiente é muito bom, os colegas de trabalho são ótimos.

SIST: Como são as pessoas que trabalham com você? Quais as pessoas mais chegadas?
RAFAEL: Eu me dou muito bem com os meus colegas de estágio. O Tiago, eu já conhecia, pois estudamos juntos no Cefet; o Diarley, também me dava bem com ele; o Ivan, o Emerson, o Gerson e o Márcio também. O Leonardo, que está há pouco tempo no CECOM, encontro pouco, mas também me dou bem com ele.

SIST: Você fez novo vestibular. Para qual curso e por que?
RAFAEL: Fiz vestibular para o curso de Geografia. Resolvi mudar pois a Engenharia Elétrica não correspondeu às minhas expectativas. Enquanto estava estudando, fiz uma pesquisa sobre outros cursos e Geografia me interessou. Como a opção de transferência era muito complicada, resolvi fazer um novo vestibular. Agora que passei, espero que o curso corresponda às minhas expectativas e me saia bem.

SIST: Pretende continuar no CECOM?
RAFAEL: Pretendo. Foi um dos motivos por ter feito novo vestibular e ficar aqui sem restrições.

SIST: Saindo um pouco das coisas do CECOM, vamos falar sobre você e sua família.
RAFAEL: Minha mãe, Elisa, é fucionária aposentada da UFMG. Trabalhou na Reitoria, Fafich e Letras, e mesmo aposentada trabalhou na locadora de vídeos do Cenex, da Letras. Meu pai, Renato, é funcionário do CECOM e está aqui desde 1974. E tenho uma irmã, a Clarisse, que terminou o 2o. grau e pretende fazer o vestibular da UFMG este ano.

SIST: O que gosta de fazer fora do CECOM?
RAFAEL: Gosto de sair com meus amigos, viajar e assistir a um bom filme.

SIST: O que está pretendendo para o futuro?
RAFAEL: Fazendo o curso de Geografia, pretendo me especializar na área de meio ambiente, preservação da natureza, dar consultoria. Nunca pensei em dar aulas, não tenho vocação para isto.

SIST: Quer dizer alguma coisa para todos do CECOM?
RAFAEL: Quero agradecer o apoio e a atenção que todos sempre me deram antes e depois que comecei a trabalhar aqui. Agradecer à Xina, que sempre me ajudou; ao Márcio e ao Eustáquio, pelo suporte; ao Gerson, ao meu pai e a todos com quem trabalho todos os dias.

Assim, conhecemos um pouco o Rafael. Agradecemos a ele pela conversa com O Sistemático e esperamos que ele continue no CECOM aprendendo cada vez mais.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas, esta semana:

– O maior evento do cinema acontecerá no dia 29 de fevereiro. É a entrega do Oscar 2004 que, este ano, teve maior indicação para os os filmes O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei e Mestre dos Mares. Na página http://www.oscar.com/, você encontrará uma lista completa de indicados, além da relação de ganhadores em anos anteriores. A página tem ainda um poster comemorativo dos 76 anos da academia de Hollywood. (Site em Inglês)

– Falando de Oscar 2004, o filme brasileiro Cidade de Deus, com 4 indicações (Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Fotografia e Melhor Roteiro Adaptado), já pode ser considerado um dos grandes vencedores do Oscar este ano. Mesmo que não traga as estatuetas, apesar de toda a torcida, já trouxe o reconhecimento internacional que mostra também o potencial do cinema brasileiro. Visite http://cidadededeus.globo.com/.

– Se você quer criar as suas próprias caricaturas ou outras,aponte seu navegador para a Mutant Digital (http://www.protozoo.com/mutant/en/online.html) e divirta-se prá valer. Misture Hitler com Bob Marley, Bush com Michael Jackson e outros. (Site em Inglês)

– Na página da Telemar tem um link no museu de telefones (www.telemar.com.br/museu/expofoto/index.html) com uma mostra de fotografias e exposições virtuais sobre o México. Com cores vibrantes, é retratado o seu povo com muita poesia. Não perca!

– Produzir arte ou comunicar-se através de imagens digitais e distribuí-las pelo mundo inteiro é cada dia mais fácil. Partindo disso, o Monitor Show (http://www.monitorshow.com) quer ser um pólo de divulgação das mais novas produções techie.

– Uma página com fotos maravilhosas é a Picture Gallery (http://planeta.terra.com.br/turismo/fotosdomaciel/). São dezenas de fotos da Alemanha, Peru, França e outros países.

– A página da Warnerbros (http://www2.warnerbros.com/web/music/home.jsp) tem várias opções para você assistir clips musicais. Trailler dos filmes, DVDs, Desenhos etc., você pode assistir no conforto do seu computador.

– Noções sobre os componentes do Sistema Solar (planetas, satélites, asteróides e cometas), estrelas e galáxias, destinadas a atualizar seus conhecimentos, você encontra em http://www.todooceu.com/. O material exposto é o que existe de mais atual à disposição da comunidade científica. Ele será expandido e atualizado à medida em que novo material se encontre disponível. Caso tenha alguma dúvida a respeito do material ou de outros assuntos astronômicos envie sua pergunta e receberá a resposta. Você também poderá sugerir que algum outro assunto astronômico seja explorado.

– Aqui, a injustiça rola solta. São várias denúcias todos os dias e na maioria das vezes ficamos sem saber como terminou a denúcia. Mas agora você pode pôr a boca na Web. Fique ligado e saiba tudo sobre o que rola em http://www.injustica.com/portal/.

– As notas de Real trazem animais estampados no verso, mas as antigas cédulas de cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, cruzado novo e cruzeiro real traziam as figuras de personalidades como Santos Dumont, Floriano Peixoto, Cecília Meireles, Rui Barbosa. Se você quiser revê-las, acesse a página http://www.notafilia.com/colecciones/billetes/brazil.htm e veja as imagens das cédulas brasileiras emitidas de 1961 a 2001, incluindo as cédulas de R$2 e R$20 e as notas plásticas de 10 reais. Além disso, você pode conhecer o dinheiro de cerca de 200 países.

– É assim que se escreve Adyrus no sistema binário, a linguagem dos computadores:
011000010110010001111001011100100111010101110011
Composta apenas por zeros e uns, a linguagem binária é ideal para essas máquinas, pois esses números podem ser representados por dois estados distintos de um dispositivo elétrico: ligado e desligado. Na página Binary – it’s digitalicious (http://nickciske.com/tools/binary.php) você pode converter textos comuns, em ASCII, para o sistema binário e vice-versa. Vale a pena conferir.

– Uma página muito interessante para quem gosta de ler poesia, crônica do momento etc. é http://www.ultratextos.com.br/. Vale a pena conferir os fatos curiosos e engraçados que abordam os principais temas da atualidade.

DONA-DE-CASA É CONDENADA POR MANDAR E-MAILS CONTRA EX-MARIDO

O jornal Diário de S.Paulo, de 03/02/2004, publicou a notícia Dona-de-Casa é condenada por mandar e-mails contra ex-marido, transcrita a seguir:

“Em uma decisão inédita, a Justiça condenou por injúria uma dona-de-casa de 60 anos que mandou 2.000 e-mails anônimos chamando o ex-marido – um empresário de São Paulo de 62 anos, que atua no ramo de informática – de “bandido” e “mentiroso”. Ela também pediu às pessoas para que não confiassem nele.
Segundo o advogado Cid Vieira de Souza Filho, que representou o empresário, a ex-mulher de seu cliente passou e-mails para amigos, clientes, fornecedores e concorrentes do seu ex-marido, fazendo acusações mentirosas e difamações.
– Ela causou imensos prejuízos morais e profissionais – disse.
Souza Filho afirmou que o primeiro passo foi procurar o provedor para identificar a autoria dos e-mails. Depois, pediu mandado de busca e apreensão, para recolher fitas e computadores da casa da ex-mulher do empresário. Em seguida a perícia provou a materialidade do crime, inclusive recuperando alguns e-mails já apagados, e aí foi aberta queixa crime.
O processo, desde a identificação da autoria até a divulgação da sentença judicial, levou três anos. O juiz Luís Augusto de Sampaio Arruda condenou a acusada a pagamento de 11 salários mínimos. Souza Filho havia pedido também condenação por difamação, mas o juiz não aceitou.
– Se o caso fosse nos Estados Unidos, a probabilidade de a mulher ser presa era grande. Mas, no Brasil, ainda se dá pouco valor à honra – lamentou o advogado.
A dona-de-casa disse que se sentiu prejudicada com a sentença e pretende recorrer da decisão.
– Tinha muitos documentos que nem tive chance de apresentar – lamentou.
Segundo ela, sua intenção não foi denegrir a imagem do ex-marido, mas “fazer um bem” à sociedade.
– Infelizmente, muitas coisas ficam ocultas neste país porque a gente não pode falar. Quem fala acaba virando o réu – criticou.
A acusada disse não ter se arrependido.
– Agi conscientemente, de acordo com os meus princípios.
O casal tem três filhos e seis netos, que preferiram ficar neutros na briga.”



Há 20 anos…

ParágrafoO Sistemático Ano VIII, no. 05, de 02/02/1984, publicou notícias sobre os seminários de informática do Instituto Brasileiro de Administração Municipal, o Shopping Show da Informática da Sucesu-MG o convite do casamento de Isabel Cristina de Oliveira e Marcionil Alves de Carvalho, no dia 04/02, e o comunicado dos calouros de 1984: Nair Vieira Sales (Matemática/UFMG), José Maria da Silva Bessa (Biblioteconomia/UFMG) e Eduardo José Tostes Barbosa (Engenharia Civil/Escola de Engenharia Kennedy). As notícias que se destacaram foram:

SAÍDA DO CECOM
Romildo Monte, chefe da Divisão de Tecnologia e Suporte, pediu demissão do Centro de Computação no dia 27 de janeiro.
Com a sua saída, após quase 10 anos de serviços prestados à Universidade, o Centro de Computação se priva de um ótimo colaborador e amigo.

RESPONSÁVEL PELA DIVISÃO DE TECNOLOGIA E SUPORTE
Com a saída de Romildo Monte do Centro de Computação, Eduardo Henrique Lima está respondendo interinamente pela chefia da Divisão de Tecnologia e Suporte.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Gildete de Jesus, aniversariante do dia 06. E os parabéns para os ex-ceconianos: Denise Spira Cardoso, no dia 06; Márcio Antônio do Carmo Ferreira, no dia 07; Maria Ivana da Mata Machado Fernandes, no dia 09; Alri Gonçalves de Oliveira, no dia 10; e Maria Alice Capobiango de Vascncelos, no dia 12.

CALOUROS DA UFMG: Os estagiários do CECOM, Rafael Braga Soares Righi e Tiago Alisson Xavier da Silva, foram aprovados no vestibular da UFMG, nos cursos de Geografia e História, respectivamente. O Sistemático, em nome de todos, envia um grande abraço para os dois.

OUTRO CALOURO: A ex-ceconiana Izilda Costa Chaves, em telefonema para a Redação, contou que seu filho, Felipe Chaves Ligório, foi aprovado no vestibular da UFMG para o curso de Veterinária. O Sistemático envia os parabéns.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Esta semana, O Sistemático publica mais uma série de fotos tiradas durante a Festa de Natal dos funcionários do CECOM, realizada no dia 18 de dezembro de 2003, em um sítio na Enseada das Garças, na Pampulha.

As fotos são de autoria da Lelé.


Adriana, Alexandre, Michele e Maria Helena.


Leandro, Luciana e Samuel.


Nilson, Daniel e Leandro.


Gilmar e Joãozinho.


Allan, Thiago, Josemar, Marcus Vinícius, Joaquim, Carlos Alfeu e Renato Espeschit.


Gilmar, Carlos Alfeu, Vítor e prof. Márcio Bunte.