Sistemático: Edição 1192 – 12/02/2004


Notícias



BU AVANÇA NA MIGRAÇÃO PARA O PERGAMUM

Desde o final do mês de janeiro a Biblioteca Universitária iniciou a etapa de instalação do sistema Pergamum, que irá substituir o VTLS, tornando-se o responsável pela informatização dos processos de catalogação, consulta, reserva, empréstimo etc. realizados no manuseio do acervo bibliográfico da universidade.

As atividades em curso estão envolvendo as equipes da BU e CECOM, com o acompanhamento do consultor encarregado do projeto CTInfra 3, Paulo Couto Lessa.

No último final de semana as equipes do Setor de Automação da BU e da Divisão de Atendimento e Consultoria do CECOM encerraram os processos de backup e extração de dados da base VTLS, que está sendo migrada para o Pergamum. Esta semana estão sendo preparados processos similares na montagem do novo cadastro de usuários que, no Pergamum, passará a ter interfaces com as bases de dados de alunos e funcionários da universidade, simplificando o processo de identificação, cadastramento e atualização de dados dos usuários das bibliotecas.

Em paralelo a estas atividades estão sendo tomadas providências relacionadas à preparação da infra-estrutura de treinamento, que será aplicado na primeira quinzena do mês de março. O objetivo da BU é estar com o novo sistema já disponível no início do próximo semestre letivo, que ocorrerá em 15 de março.

PROPLAN E ATI APRESENTAM ANDAMENTO DO PROJETO CTInfra 3

Na última sexta-feira à tarde, em evento realizado na sala dos Conselhos, no quarto andar da Reitoria, e presidido pelo reitor em exercício, Prof. Marcos Borato Viana, a Proplan e a ATI apresentaram para representantes das unidades acadêmicas o andamento atual e próximos passos do projeto CTInfra 3.

Pela Proplan esteve presente o Pró-Reitor Prof. Ronaldo Tadeu Pena. Pela ATI estiveram presentes o Diretor de Tecnologia da Informação, Prof. Márcio Bunte de Carvalho e o Diretor do Centro de Computação, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca. A apresentação foi conduzida pelo consultor encarregado do projeto, Paulo Couto Lessa.

Na oportunidade, os presentes puderam obter esclarecimentos sobre os subprojetos que compõem o CTInfra 3, a saber:

– Aquisição de portais de segurança e fitas de detecção de livros para proteção do acervo das bibliotecas;

– Implantação do sistema Pergamum para gerência do acervo bibliográfico e ampliação do parque de computadores das bibliotecas setoriais;

– Reforma do telhado e pintura da B.U;

– Geração emergencial de energia elétrica para o ICB através da instalação de um gerador;

– Apoio ao Projeto Grude viabilizado com a instalação de novos servidores;

– Implantação da Rede de Dados UFMG com velocidade de transmissão a 1GB.

Cada subprojeto possui etapas já concluídas, outras em andamento e algumas em fase de análise de alternativas. Ao final da apresentação foi realizada uma prestação de contas dos recursos já investidos e apresentado o cronograma global do CTInfra 3, com expectativa de conclusão até o final de 2004.

CECOM CONTRATA NOVOS ESTAGIÁRIOS

O CECOM ampliou o seu quadro de estagiários, contratando neste início de ano os seguintes alunos:

– Allan Ibrahim Peron, do curso de Ciência da Computação, envolvido no projeto do Novo Sistema Acadêmico, lotado na DAS, desde o dia 15/01/04;

– Renato Vaz de Melo Espeschit, aluno do curso de Ciência da Computação, também envolvido no projeto do Novo Sistema Acadêmico, lotado na DAS, desde 15/01/04;

– Pedro Schettini Cunha, do curso de Administração, participando das atividades relacionadas às licitações e contratos preparados pela DAA, desde o dia 06/02/04.


Alan Ibrahim Peron


Renato Vaz de Melo Espeschit


Pedro Schettini Cunha

SAÍDA DO CECOM

Diarley Rone Silva, estagiário da Divisão de Atendimento e Consultoria, pediu demissão do quadro do CECOM no dia 10 de fevereiro. Diarley estava no CECOM desde maio de 2002, atuando sempre na DAC.


Informativo



GENTEWARE

Ela é bem risonha. Anda apressada pelo corredor do 8o. andar, preocupada com as chamadas intermináveis ao telefone geral da Universidade, o 3499-5000. A entrevistada da semana é a telefonista Tereza Cristina Andrade Oliveira, chamada por todos de Cristina. Muito alegre, sem saber como arranjar tempo para as fotos e para a entrevista, Cristina conversou com O Sistemático e contou a sua história na UFMG.


SIST:
Quando entrou para a UFMG?
CRISTINA: Entrei em 21 de outubro de 1992, através do concurso feito no final de 1989, quando concorri à vaga para telefonista.

SIST: Quem entrou junto com você? Como era a equipe da Telefonia?
CRISTINA: Na época, fiz provas com a Edir, Aeda, Diva, Selma e Márcia França. Mas como foram chamando seguindo a ordem de classificação do concurso, entrei junto com a Márcia França e outras telefonistas que, atualmente, se encontram em outras unidades da UFMG, como a Maria Aparecida, no ICEX, a Marilda, no Hospital das Clínicas, e a Ednéa, que infelizmente faleceu em janeiro de 2001. A equipe sempre foi unida, tanto que até nos dias de hoje sempre mantemos contato, umas com as outras. A telefonia era ligada ao Depto. de Manutenção, chefiada pelo Antônio Carlos Soares.

SIST: Quanto tempo ficou na Telefonia?
CRISTINA: Fiquei na telefonia até julho de 2002, quando fui para o Gabinete da Reitoria.

SIST: Você foi a primeira telefonista a vir para o CECOM. Como foi essa transferência?
CRISTINA: Em março de 2003, vim para o CECOM para atender novamente à Central 5000, que estava desativada. Fiquei muito sobrecarregada com tantas chamadas que pensei em pedir para voltar para o Gabinete. Mas colocaram a Maria Aeda Viveiros para trabalhar comigo e, então, decidi continuar como telefonista do PABX.

SIST: Como está sendo o trabalho? Está gostando de trabalhar no CECOM?
CRISTINA: Eu estou gostando muito de ser funcionária do CECOM por vários motivos. Tive muita atenção dos colegas, dos chefes de trabalho, o que me fez ter a certeza de que hoje estou trabalhando em um lugar que sempre gostaria de ficar. Aqui existe união, compreensão, além de todo o material que precisamos para ter um melhor atendimento.

SIST: Já está utilizando micro? Está pensando em fazer cursos de computação?
CRISTINA: Utilizo o micro para verificar notícias e acontecimentos na UFMG e do CECOM. Mas gostaria de fazer mais cursos de computação, porque sei somente o básico.

SIST: Como é a pequena equipe de telefonia?
CRISTINA: Me dou muito bem com as outras três telefonistas, principalmente por conviver com elas há mais de 10 anos, o que fez criar entre nós uma boa amizade.

SIST: Como é a correria para chegar aqui às 07:00?
CRISTINA: Apesar da correria para chegar às 07:00 no trabalho, uma vez que meus filhos estudam de manhã, gosto muito do horário. Já esquematizei toda a minha vida e tenho o horário da tarde para cuidar de meus filhos. Quando necessário, vendo roupas à tarde para ajudar nas despesas domésticas.

SIST: Você gosta de ser telefonista?
CRISTINA: Eu gosto muito da minha profissão porque gosto muito de me comunicar e ser útil às pessoas.

SIST: Saindo um pouco do trabalho, fale sobre a sua família e sua vida lá fora.
CRISTINA: Gosto muito da minha família e sempre que possível viajo e curto a natureza com meu marido Sérgio e meus dois filhos: Marcus, de 10 anos e Alexandre, de 9 anos.

SIST: Gostaria de fazer mais coisas nas horas restantes do dia?
CRISTINA: Hidroginástica e cursos de computação.

SIST: Gostaria de ter uma loja de roupas? Quando tudo começou?
CRISTINA: Sim. Tudo começou há 15 anos, vendendo roupas para as amigas.

SIST: Quer dizer alguma coisa para todos do CECOM?
CRISTINA: Estou muito feliz por estar trabalhando aqui, pois é um dos poucos lugares da UFMG em que existe amizade!

Agradecemos à Cristina pela alegria por estar entre nós e pelo tempo dispensado para a entrevista do Sistemático.


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas nesta semana:

– Após receber um e-mail contendo uma informação de um suposto vírus, conversei com o Fernando Frota, chefe da Divisão de Redes e Comunicação, e ele me pediu para procurar uma página e divulgar o endereço para que os leitores deste jornal posssam ficar bem informados. O mundo das lendas e pulhas virtuais da Internet é vasto e curioso. Existem as lendas que se estabelecem em páginas da web e as que vivem a percorrer as caixas de mensagens dos usuários. Em alguns casos, uma coisa leva à outra. Visite http://www.quatrocantos.com/lendas/index.htm.

– Muito boas são as técnicas usadas para criação de página para a Web. A riqueza do conteúdo do Magic Combo, apesar de ser em francês, é um exemplo de um excelente trabalho. Vá até http://www.roudoudou.fr.

– O Portal Educacional (http://www.educacional.com.br), com o acesso à versão eletrônica do Dicionário Aurélio, tem Oficina do Texto com Luiz Fernando Veríssimo, além de lançar em breve uma viagem virtual com o alpinista Waldemar Niclevicz.

– A Faculdade UVB (http://www.uvb.com.br) está aceitando inscrições para o ingresso na faculdade on-line. São 600 vagas por curso nas áreas de Administração, Marketing, Economia e Secretariado Bilingüe. No Rio, a UVB é representada pela Veiga de Almeida.

– O micro não desliga? O ZoneAlarm diz não ao ICQ? O Winzip comeu os diretórios? Deu tremedeira no monitor? O Excel não sabe mais calcular? O disco rígido não lê? Os atalhos não funcionam? O CD de áudio está mudo? Seu micro trava, exibe aquela conhecida tela azul com mensagem de erro e precisa ser reiniciado com frequência? Sumiram as barras de ferramentas do Word? Confira o Guia (http://www.contabil.pop.com.br/informatica/informatica.html) com 50 soluções para os problemas do PC.

– Apesar de ser em Inglês, a página insects (http://www.insects.org/) traz fotos ampliadas e as principais características de diversas espécies de insetos, incluindo borboletas, besouros, cigarras, gafanhotos, abelhas e formigas. O objetivo do site é fazer as pessoas apreciarem os insetos como criaturas interessantes e maravilhosas, desfazendo o estereótipo comum de bichos asquerosos. Destaque para a seção sobre borboletas e as belas estampas de suas asas.

– Você sabia que existem milhares de tipos de uvas, mas somente as classificadas como Vitis viníferas são ideais para a obtenção de um bom vinho? Essas e outras você vai encontrar no Especial de Vinhos em http://www.baldim.hpg.ig.com.br/. Conheça a história da bebida desde o início das civilizações e os países e regiões produtoras da atualidade, além de encontrar informações sobre como comprar, saborear e combinar perfeitamente vinho e comida. Aprecie com moderação.

HORÁRIO DE VERÃO TERMINA NO SÁBADO

O horário de verão, implantado em 19 de outubro do ano passado, termina à meia-noite do próximo sábado, dia 14 de fevereiro, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora. A medida foi adotada nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste (Goiás e Mato Grosso do Sul) do país. Neste ano, os estados de Mato Grosso, Bahia e Tocantins não foram atingidos.

MICROSOFT ALERTA PARA FALHA "CRÍTICA" NO WINDOWS

A agência Reuters divulgou, no dia 11/02/04, notícia da Microsoft sobre falha no Windows, transcrita a seguir:

“A Microsoft informou que uma falha “crítica” nas atuais versões de seu sistema operacional pode permitir que hackers invadam computadores pessoais e tenham acesso a informações importantes dos usuários.
Embora não haja relatos de computadores que tenham sido prejudicados pela falha, a maior produtora de softwares do mundo alertou que o Windows NT, Windows 2000, Windows XP e o Windows Server 2003 apresentam estes riscos. A Microsoft anunciou que a falha está em seu boletim mensal de segurança.
A empresa ofereceu atualizações dos sistemas para consertar o problema, que recebeu classificação de situação “crítica”.
– Isto afeta todas as (atuais) versões do Windows. Não sabemos de ninguém que já tenha sido afetado por isso até agora – disse Stephen Toulouse, gerente de programa de segurança do Security Response Center, da Microsoft.
Marc Maiffret, co-fundador da eEye Digital Security, empresa que descobriu a falha, criticou a Microsoft por ter levado mais de seis meses para encontrar uma solução para o problema.
A falha permite que hackers entrem em computadores pessoais, roubem ou apaguem documentos e executem programas suspeitos, disseram Maiffret e outros especialistas.
– Contatamos a Microsoft sobre estas vulnerabilidades há 200 dias, o que é insano. Mesmo as mais seguras redes Windows são vulneráveis a esta falha, que é muito única -disse.
A empresa afirmou que precisava de tempo para ter certeza da eficácia da correção, especialmente por causa do nível da vulnerabilidade que o problema gera.
Os usuários podem baixar a correção para a vulnerabilidade na página http://www.microsoft.com/securityou pelo link Windows Update do sistema operacional.
Na semana anterior, a Microsoft dispo-nibilizou um conserto para uma falha do Internet Explorer que poderia tornar o computador vulnerável a invasores. A empresa prometeu há dois anos tornar seus produtos mais seguros sob a iniciativa chamada “Computação Confiável” criada pelo chairman da empresa, Bill Gates.
Apesar disso, os computadores que usam o sistema operacional da empresa foram alvo de vários ataques importantes desde então, provocados por pragas eletrônicas como SQL Slammer, Nimda e SoBig.”



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no. 06, de 09/02/1984, publicou notícias sobre treinamento SID para a equipe de consultores do CECOM, visitas ao CECOM, cursos do Cenadem, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CONTRATAÇÃO DE PESSOAL
O Centro de Computação está contando com mais um funcionário no seu quadro, desde o dia 1o. de fevereiro. Trata-se do analista Luciano de Errico, que está atuando no Setor de Hardware da Divisão de Tecnologia e Suporte.
Antes de entrar para o CECOM, Luciano trabalhava no LTD – Laboratório de Técnicas Digitais do DCC/ICEx.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Márcio da Costa Viana, aniversariante do dia 18. E os parabéns para os ex-ceconianos: Antônio Roberto Lana Chaves, no dia 13; Newton José Vieira (DCC) e Cristiane Maria Nunes, no dia 14; Daniel Borges de Figueiredo Santos, no dia 15; Bráulio César de Oliveira, no dia 16; e Jane Marie Teichman, no dia 18.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático dá continuidade à publicação das fotos tiradas durante a Festa de Natal dos funcionários do CECOM, realizada no dia 18 de dezembro/03. As fotos são de autoria da Lelé.

Enquanto isso, a Redação continua aguardando o empréstimo de fotos antigas de ceconianos e ex-ceconianos.


Luísa, filha do prof. Márcio Bunte, e Lurdinha.

 


Josemar, Marina e Xina.

 


Josemar, Marcus Vinícius e Leonardo.

 


Gilmar, Luísa, Lucas, Lurdinha Frota e Joãozinho.

 


Maria Helena, Michele, Alexandre, Beth e Alda.

 


Thiago e Matheus.