Sistemático: Edição 1193 – 19/02/2004


Notícias



UFMG REALIZA REGISTRO ACADÊMICO E MATRÍCULA DE CALOUROS

Durante esta semana, de 16 a 20 de fevereiro, o DRCA está recepcionando, no saguão do prédio da Reitoria, os 4.594 calouros que estão fazendo seu registro acadêmico na universidade. Como no ano passado, o registro acadêmico e a matrícula dos calouros estão sendo realizados de forma unificada, o que evita que os calouros tenham que se deslocar para as unidades acadêmicas para completarem o processo. Uma das novidades deste ano, criada com o objetivo de reduzir o tempo médio de espera na fila, foi a implantação da nova escala de atendimento aos diversos cursos, distribuindo-os ao longo da semana por dias e horários específicos, com a média de atendimento de 900 calouros por dia.

Com o apoio do CECOM, o DRCA está colecionando dados estatísticos relacionados ao processo, com o objetivo de evoluir a qualidade no atendimento e planejar adequadamente a capacidade da infra-estrutura utilizada. Na próxima edição de O Sistemático, estas informações serão publicadas. Nas atividades desta semana, a equipe, coordenada pela diretora do DRCA, Ana Lúcia Ribeiro Diniz, está contando com 25 atendentes, entre funcionários e estagiários, trabalhando com 21 microcomputadores, além de 10 impressoras.

Durante esta recepção, os calouros também passam pelo processo de identificação de digitais, realizado pela equipe da Copeve, que visa confrontar as impressões colhidas nos dias de prova com as do dia do registro. Este ano, o processo também conta com o apoio do CECOM. Em função disso, foi possível conhecer melhor seus detalhes e introduzir uma simplificação que permitiu reduzir o tempo de atendimento ao calouro. Isso foi possível com a inclusão do número de inscrição no Vestibular na ficha de recibo entregue ao calouro ao final do registro, o que agilizou a coleta das impressões digitais.

Outra novidade, introduzida por sugestão do DRCA, está sendo a distribuição da senha do aluno para acesso às informações acadêmicas, que estão disponíveis em http://urano.cecom.ufmg.br/iagWeb/. Esta senha, anteriormente, deveria ser obtida pelos calouros nas seção de ensino de seu curso.

Todo esse trabalho de recepção aos calouros foi organizado pelo DRCA, que conta, além do CECOM, também com a Copeve, a Cooperação Institucional, a Fump e o DCE.

Pelo CECOM, diversas pessoas estiveram envolvidas em tarefas relacionadas ao registro acadêmico. Foram elas: Raimundo Natalino Chaves e Denise Cristina de Assis Moreira, da DAS, os desenvolvedores externos Vinícius Bozzi Nonato, Igor Campos Leal, Diogo Freitas Duarte Magalhães e os funcionários e estagiários da DAC, Antônio Eustáquio Rodrigues, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Márcio da Costa Viana, Jader Santos, Eugênio Pacelli Pereira de Souza, Leonardo Botelho Fagundes, Tiago Alisson Xavier da Silva e Rafael Braga Soares Righi.

CECOM FECHA INDICADORES DE DESEMPENHO DE 2003

Anualmente, o CECOM acompanha a evolução de seus principais indicadores de desempenho, que são extraídos das estatísticas de uso de seus sistemas e serviços. As informações coletadas pela equipe da DAC são organizadas e publicadas no site do Centro de Computação. O endereço direto para consulta destas informações é o https://www.ufmg.br/dti/cecom/co_numeros.shtml.

Nesta página é apresentada, em forma gráfica, a evolução destes indicadores. Estão disponíveis informações relativas a :

– total de usuários cadastrados no mainframe;
– número de pontos de acesso ligados ao mainframe via TCP/IP;
– recordes de transações em sistemas do mainframe e volume de acesso por ano;
– consultas às informações acadêmicas dos alunos de graduação, incluindo:
– volume total de acesso;
– número de acessos por aluno;
– média de acessos por aluno.
– total de servidoras no parque computacional mantido no subsolo da Reitoria;
– total de micros conectados na rede administrativa;
– total de usuários cadastrados na rede administrativa;
– volume de atendimento aos usuários por telefone;
– total de solicitações de serviço atendidas para usuários da rede administrativa;
– atividades de manutenção e serviços esporádicos relacionados aos sistemas de informação;
– total de vagas oferecidas em programas de treinamento.

A cada ano, novos indicadores são incluídos neste acompanhamento, enquanto outros que perdem sua utilidade são abandonados. O objetivo deste processo de coleta e análise de dados é manter registros históricos da evolução dos serviços e sistemas do CECOM, dando condições de que o planejamento de ações futuras possa se basear em informações seguras e na experiência acumulada.

NOVO ESTAGIÁRIO NO CECOM

O CECOM contratou o estagiário Diego Amadeu Duarte de Morais Santana, do curso de Engenharia de Minas da UFMG, para ocupar a vaga deixada por Diarley Rone Silva. Diego iniciou suas atividades no dia 11 de fevereiro na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria.


Informativo



GENTEWARE

Tímido, sorridente, calmo, muito simpático. Quando ele passa no corredor, nunca deixa de cumprimentar as pessoas e está sempre de bom humor. Quem é ele? É o estagiário Josemar Pereira dos Santos, da Divisão de Aplicativos e Sistemas, que O Sistemático escolheu para ser o entrevistado da semana.

SIST: Quando você entrou para a UFMG? Como escolheu o curso?
JOSEMAR: Entrei para a UFMG no segundo semestre de 2001, no curso de Ciência da Computação. Eu nunca tive vocação significante para nenhuma profissão, mas escolhi Ciência da Computação por ser um curso que contém na grade curricular Matemática e Física, matérias que tive facilidade de aprender durante o ensino médio. Além disso, o curso dá boas oportunidades de trabalho e pode ser concluído em apenas quatro anos.

SIST: Como e quando entrou para o CECOM?
JOSEMAR: Entrei para o CECOM em junho de 2003. Fiquei sabendo da vaga por meio do Thiago Gabriel, estagiário da DAS, que me passou o e-mail do João Carlos, diretor da divisão. Enviei um e-mail para o João me oferecendo para trabalhar e ele marcou uma entrevista. Fui entrevistado e pouco tempo depois fui chamado para trabalhar no CECOM.

SIST: Quem entrou junto com você? Já conhecia alguém do CECOM?
JOSEMAR: Entrei no CECOM na mesma época do Joaquim, Aline e o Marcus Vinicius, lotados, respectivamente, na DAS, DRC e DAC. Quando entrei, conhecia apenas o Thiago Gabriel e os colegas de sala Allan e Renato, que trabalham no Sistema Acadêmico.

SIST: Como está sendo trabalhar no CECOM? Está gostando? Está aprendendo muito?
JOSEMAR: Está sendo muito bom trabalhar no CECOM, pois o estágio tem acrescentado muito profissionalmente e pessoalmente. Com a orientação do João Carlos e com a ajuda dos funcionários da DAS, tenho aprendido muito sobre a ferramenta de trabalho para fazer as aplicações que a divisão desenvolve para os vários setores da UFMG, além de estar tendo uma noção do funcionamento e administração de um órgão público.

SIST: Você conhece todos os funcionários e estagiários do CECOM? Como é o seu relacionamento na DAS? Como é o seu relacionamento com todos?
JOSEMAR: Tem sido muito bom o convívio com os funcionários e os estagiários do CECOM. Na DAS, o relacionamento com o pessoal tem aumentado diariamente. Infelizmente, ainda não conheço todos os estagiários e funcionários do CECOM, principalmete aqueles que trabalham no subsolo.

SIST: Como é o seu horário para trabalhar e estudar?
JOSEMAR: Normalmente, trabalho na parte da manhã. Durante a parte da tarde assisto às aulas das disciplinas em que estou matriculado e o tempo que me sobra, vou para a biblioteca estudar sozinho ou com os colegas.

SIST: Quando se formar, pretende se especializar em qual área?
JOSEMAR: Ainda não sei, pois o curso oferece muitas áreas, e eu só conheço algumas no momento. Entretanto, estou achando muito interessante trabalhar com banco de dados.

SIST: Saindo um pouco das coisas do CECOM, vamos falar sobre você.
JOSEMAR: Nasci em Belo Horizonte e moro com a minha mãe e minhas irmãs. Estudei sempre em escolas públicas e da 5a. a 8a. série no SENAI, onde fiz o curso profissionalizante de Eletroeletrônica.

SIST: O que gosta de fazer?
JOSEMAR: Os amigos me dizem que sou muito paciente e observador. Gosto muito de praticar esportes, fazer caminhada com os amigos, ou até mesmo sozinho, em lugares onde se pode admirar a natureza, descansar a mente e cansar o corpo.

SIST: Sonhos.
JOSEMAR: Desejo me formar o mais rápido possível, para poder trabalhar como um profissional formado em Ciência da Computação e conquistar definitivamente a minha independência econômica, além de trabalhar numa área da profissão em que eu mais identifico. Além disso, quero muito ajudar as minhas irmãs a conquistar uma vaga na universidade pública.

SIST: Quer dizer alguma coisa para todos do CECOM?
JOSEMAR: Quero dizer que é muto bom trabalhar no CECOM, onde encontrei pessoas que lidam com franqueza com os problemas interpessoais, transformando o ambiente de trabalho familiar e sem ressentimentos. Que todos continuem amigos e aumentando a fraternidade e a solidariedade dessa grande família chamada CECOM.

Agradecemos ao Josemar pela palavras e esperamos que o CECOM contribua muito para a sua vida profissional. Esperamos também que ele conquiste tudo o que deseja.


EDIÇÃO DA PRÓXIMA SEMANA

Devido ao Carnaval, O Sistemático não vai circular na próxima semana, retornando no dia 04 de março.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– No monitor de um computador as cores são definidas por RGB (vermelho, verde e azul), que são expressas em valores hexadecimais. A página Color Toy (http://www.defencemechanism.com/color/color_toy_fr.htm) permite fazer diversas combinações e ver na hora a cor resultante e seu respectivo código. É muito útil para quem quer construir um site ou precisa de outras aplicações. A página desenvolvida em Flash é muito interessante.

– Você se lembra de Água Viva, O Vigilante Rodoviário, Pantanal, Anos Rebeldes, Dona Beija, Locomotivas, Os Imigrantes, Hilda Furacão e outros? A página Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/) tem uma relação completa das séries e novelas exibidas desde a década de 60 em diversos canais, como Globo, Bandeirantes, SBT e Manchete. Os dados são detalhados e incluem data de exibição, número de capítulos, autor, elenco e trilha sonora com as capas dos discos.
Reclame Aqui! (http://www.reclameaqui.com.br/) é o espaço do consumidor na Internet. Aqui, você pode exercer sua cidadania expressando sua reclamação quanto a atendimento, compra, venda, produtos e serviços. O sistema de reclamações é aberto a qualquer cidadão que preencha corretamente o cadastro no site. Sem qualquer custo, a reclamação é publicada e um aviso é encaminhado via e-mail à parte reclamada, caso a empresa tenha seu Serviço de Atendimento ao Cliente Cadastrado no Reclame Aqui. As empresas poderão, sem custo e a qualquer tempo, publicar resposta à reclamação do cidadão, bastando apenas estar cadastradas no site.

– A Coleção Mundo da Criança, lançada nos anos 50, foi transformada pela Delta em uma publicação multimídia que você pode conhecer nessa página. Com download gratuito para conhecer os jogos e histórias, você vai encontrar também protetores de tela e papéis de parede. Para quem tem crianças na família, vale consultar http://www.mundodacrianca.com/. Veja o clique Aquarela (http://www.mundodacrianca.com/novidades.htm), no fim da página. É lindo e com música de Toquinho.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na semana passada, as seguintes notícias:

Surge a terceira versão do verme MyDoom (09 de fevereiro/2004) – As empresas de segurança lançaram no dia 09/02, um alerta para o surgimento de novo verme associado ao MyDoom. Trata-se do Doomjuice, também conhecido como MyDoom.C. A praga não se dissemina por e-mail e ataca somente máquinas já contaminadas com o MyDoom.A e B.
O MyDoom.C varre a internet à procura de sistemas já infectados pelas versões originais do MyDoom. Ao localizar uma máquina vulnerável, ele a invade e cria uma cópia de si mesmo no arquivo intrenat.exe, além de instalar vários outros arquivos no sistema.
Assim como o MyDoom.B, o objetivo do Doomjuice é usar as máquinas invadidas para promover um ataque de negação de serviço ao site da Microsoft. Segundo a Panda Software, as características da nova praga permitem supor que seu autor seja o mesmo das duas versões anteriores.

Fraude online cresceu 275% em dois anos no país (10 de fevereiro/2004) – De acordo com o Comitê Gestor, o número de fraudes cometidas pela internet no país cresceu 275% entre os anos de 2002 e 2003.
Pelas contas do Comitê, acontecem 4,8 mil casos mensais de ataques e golpes na web brasileira – o mais comum, como era de se esperar, é clonagem de páginas de bancos. Os internautas, geralmente, recebem um comunicado falso em nome do banco (os phishing scams, que em tradução livre significa pescaria de dados) que os induz a digitar suas informações bancárias ou do cartão de crédito em uma página criada exclusivamente para roubar estes dados dos correntistas.
A falta de uma legislação específica no país sobre crimes virtuais, aliada à democratização do acesso à internet, é vista como um dos principais fatores para o aumento alarmante do número de golpes, segundo o especialista em segurança e CEO da Pulso Tecnologia Claudio Almeida Prado. “O aumento de golpes ocorre de forma exponencial quando se tem a percepção de impunidade. Assim, dotar a legislação de mecanismos que possibilitem, entre outros, o rastreamento de mensagens (registros de operações nos provedores), a punição às tentativas de ataques, à violação de privacidade, e a tipificação das diversas modalidades de crimes eletrônicos é fundamental para o continuo desenvolvimento da internet”, acredita o especialista.

Mais uma quadrilha de scammers é presa no país (11 de fevereiro/2004) – No dia 10/02, investigadores da 7ª Delegacia de Florianópolis prenderam mais uma quadrilha que clonava sites de bancos no país. As quatro pessoas presas – todas gaúchas – desviaram mais de cinco milhões de reais de contas bancárias de brasileiros só em Florianópolis.
De acordo com os investigadores, o bando atuava também na Bahia, em Curitiba, Porto Alegre e São Paulo. As investigações prosseguem agora para descobrir o montante total roubado pela quadrilha, que clonou sites do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e BBV.
Foram presos em uma casa na praia de Canasvieiras (Florianópolis) Josué Fausto Serdeira, sua esposa, Rita de Cássia Nicolau Serdeira, Carlos César Gonçalves (o Romano) e Carlos Augusto Koheller. A polícia apreendeu no local um PC, vários aparelhos de televisão e cerca de 10 celulares dos mais variados modelos, entre outros equipamentos. No momento da prisão, os criminosos tentaram subornar os policiais oferecendo 200 mil reais.
Os homens já foram mandados para o presídio de Trindade (5ª DP); Rita de Cássia aguarda uma vaga em presídio feminino. Eles foram indiciados por formação de quadrilha, estelionato, fraude, furto e porte ilegal de armas. A polícia procura agora o cracker do grupo, a pessoa que cuidava da parte tecnológica dos golpes, que é um menor de idade – tem 17 anos.
Em Florianópolis, a quadrilha praticava os golpes há pelo menos oito meses, dizem os investigadores. O esquema era o de phishing scam: depois de criar páginas falsas dos bancos, os golpistas atraiam os correntistas por e-mail para estes sites, onde deveriam fornecer número da conta e senha. Quem caiu no golpe acabou roubado pelo bando.
O curioso foi como os investigadores da 7ª DP chegaram à quadrilha: por causa da alta rotatividade de carros importados no local, que levou a polícia a desconfiar que naquela casa deveria haver algum esquema ligado a roubo de veículos. As investigações duraram cerca de dois meses, e o verdadeiro golpe foi descoberto através de escuta telefônica.

MasterCard mudará sistema para compras virtuais (11 de fevereiro/2004) – A partir de março, a MasterCard começa a mudar a forma como seus usuários pagarão as compras feitas na internet e pelo telefone: entra no ar o sistema Mastercard SecureCode.
A promessa é acabar de vez com o medo de quem ainda não se sente seguro de comprar pela internet e pelos outros meios que dispensam o contato físico. Hoje, no Brasil, apenas 15% dos internautas compram na web, um universo estimado (pela MasterCard) em 2,5 milhões de pessoas.
O SecureCode funcionará assim: quando optar pelo MasterCard na hora do pagamento, o consumidor online abrirá automaticamente uma nova tela, em ambiente seguro, onde deverá digitar os seis primeiros números do seu cartão de crédito. O sistema de autenticação do comprador, que aparecerá na segunda tela, vai variar de banco para banco – mas, segundo o diretor de e-commerce e e-business da Mastercard, Marcelo Leite, deve ser alguma coisa baseada no esquema agência + conta corrente + senha de internet.
Para quem possui smart card (cartão com chip) da MasterCard, o SecureCode será um pouco mais sofisticado, com direito a leitor pessoal de cartões: o MasterChip, que tem o tamanho aproximado de uma calculadora.
Quando digitar os seis primeiros números do cartão no sistema de pagamento seguro, automaticamente o banco reconhecerá aquele cartão como um cartão com chip. O SecureCode, então, vai pedir ao consumidor que insira o cartão no MasterChip e digite, no aparelho, sua senha. Este procedimento vai gerar um código criptografado randômico que deve ser digitado na loja virtual para validar a compra – esta será a única informação passada à loja virtual a partir deste ponto do processo, conta Leite. Nada mais de digitar o número inteiro do cartão e aquele código de segurança.
O SecureCode simplificado funcionará apenas na internet. Já o SecureCode Chip vai ser adotado também nas vendas de passagens aéreas, de agências de turismo e nas compras por telefone. “Era uma demanda dos usuários. Ainda existem muitos consumidores mais conservadores, que entram no internet banking e pesquisam preços na web mas depois pegam o carro e vão ao shopping comprar. Estas pessoas – um público muito grande – pediam alguma coisa física que desse mais segurança e confiança para começarem a comprar na web”, conta o executivo. “As pessoas ainda têm receio de digitar o número do cartão de crédito e pedem algo que impeça o uso deste cartão por terceiros, como a assinatura no mundo real”.
O sistema, que começou a ser desenvolvido há cerca de um ano e meio, deve ser adotado pelas maiores lojas virtuais, agências de turismo, empresas aéreas e estabelecimentos que vendem por telefone logo de cara – mas a adoção maciça, acredita Leite, será gradativa. Segundo o executivo, a infra-estrutura já está pronta em quatro mil estabelecimentos, sendo 1 110 deles virtuais.
O MasterChip vai custar aproximadamente 25 reais. De acordo com o executivo, os bancos é que vão definir a forma de venda do aparelhinho – como, por exemplo, se o pagamento será parcelado ou se será descontado na fatura do cartão.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Realmente, esta foto faz parte da memória do CECOM, do século passado. A autora da foto é a Beth, que encontrou essa preciosidade guardada entre papéis da década de 70. Alguém se lembra do pequeno corredor que existia do outro lado, com portas pivotantes que serviam de anteparo ao sol? O corredor dava acesso à Biblioteca, à sala da Documentação, à sala dos desenhistas e ao Setor de Treinamento e Divulgação. Era engraçado esconder-se dos outros e entrar na sala vizinha! E mais engraçado ainda entrar de repente e assustar os vizinhos! Isto tudo aconteceu por volta de 1978 até o final da década de 80.

Após uma reforma, as portas pivotantes foram retiradas, o corredor do fundo sumiu e as salas ganharam mais espaço até as janelas do fundo.

Quem são os protagonistas da foto abaixo? Não reconhecem? Acreditem: Dôra e Rubens. Boas recordações com bastante casos para contar. E rir!



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no. 7, de 16/02/1984, publicou notícias sobre o curso de Pascal, treinamento SID, responsáveis pelo SAU e Setor de Software, entre outras. A notícia que se destacou foi:

VISITA À MAGNESITA
Ontem, dia 15, o analista Hélio Yoshida, assessor da Divisão de Produção, esteve em visita ao CPD da Magnesita, juntamente com o pessoal da SID.
A finalidade dessa visita foi a de apresentar o software de comunicação desenvolvido pelo Setor de Software do CECOM.
Os visitantes foram recebidos pelos analistas Luiz Carlos Campos e Sílvio de Castilho Lages, ex-ceconianos que, na oportunidade, acompanharam e mostraram todas as instalações do CPD.
Foi marcada uma demonstração para a próxima semana quando a SID deverá colocar uma máquina para essa finalidade na Magnesita, sendo que o equipamento se encontra atualmente no CECOM para testes.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Tiago Alisson Xavier da Silva, aniversariante do dia 1º de março; e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, no dia 04. E os parabéns para os ex-ceconianos: Mário Luis Terenzi, hoje, dia 19; Hélio Yoshida e Aline Toledo Silva, no dia 20; Blair Bianchini, no dia 25; Maria das Graças (Mariinha) Melo e Almada, no dia 27; e Erliene Duque Loubaque, no dia 04.

 

CARNAVAL