Sistemático: Edição 1196 – 18/03/2004


Notícias



SISTEMA PERGAMUM JÁ ESTÁ EM USO

Desde o dia 11/03, o sistema Pergamum, que é o novo sistema responsável pela informatização do acervo bibliográfico da universidade, está sendo utilizado pela comunidade. Nestas primeiras semanas, estarão em andamento atividades relacionadas à parametrização e ajustes do novo sistema e acompanhamento da migração dos dados de usuários e movimentação do acervo vindos do sistema VTLS, que está em processo de desativação.

O volume de dados manipulados para viabilizar o processo de migração é enorme, há diversos procedimentos operacionais a serem revistos e ajustados. Isto, às vezes, impõe alguns desconfortos temporários aos usuários. Mas tratam-se de aspectos normalmente vivenciados em migrações de sistemas deste porte. Há diversas atividades abertas simultaneamente na BU, no CECOM e na empresa SPC (desenvolvedora do Pergamum), todas voltadas para garantir que o desempenho do sistema seja adequado e que todas as suas funcionalidades estejam corretamente parametrizadas para o perfil de uso e o volume de acesso da comunidade da UFMG.

Por enquanto, ainda não foi liberado o acesso via Web ao sistema. Esta parte continua temporariamente sendo atendida pelo VTLS, até o início da próxima semana. O acesso ao Pergamum está ainda restrito às bibliotecas setoriais.

LIBERADA "ITERAÇÃO 1" DO SISTEMA DE PATRIMÔNIO

Esta semana, a equipe desenvolvedora do novo sistema de controle patrimonial, denominado SICPAT, liberou para o DSG, órgão responsável pela gerência do patrimônio de bens móveis da universidade, a “Iteração 1” do sistema, composta por funcionalidades de apoio, consulta e relatórios básicos. Com esta liberação, o DSG poderá executar os testes desta iteração.

O SICPAT tem previstas em seu crono-grama a liberação de outras 5 iterações, até a conclusão do desenvolvimento do sistema, que está previsto para o final do mês de agosto de 2004. Cada iteração é composta pelo atendimento de um conjunto de requisitos funcionais e não funcionais previstos no projeto. Os requisitos são agrupados conforme a seqüência lógica de suas funcionalidades e o grau de complexidade com relação ao sistema como um todo. Em média, cada iteração corresponde a um mês no cronograma de trabalho.

Esta versão do projeto atenderá as principais funcionalidades previstas para o sistema, permitindo a total conversão do atual sistema ATM que é baseado no mainframe.

A equipe responsável pelo projeto no CECOM, que é composta por Regina Helena Moura Brandi, Carlos Roberto Alves Rodrigues e Ronaldo Araújo Costa, está utilizando no desenvolvimento do SICPAT, projetado para utilização em ambiente cliente/servidor, uma adaptação da metodologia que o CECOM montou para desenvolvimento de sistemas em ambiente Web e arquitetura J2EE. Esta adaptação da metodologia está sendo realizada com a coordenação de Gilmar Lima Guimarães, vice-diretor do Centro de Computação.

DAC FAZ TREINAMENTO INTERNO DE WORD E EXCEL

Com o objetivo de aperfeiçoar e melhorar a qualidade do serviço interno do CECOM, a DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria, está promovendo, desde o dia 15 de março, um treinamento para funcionários do Centro.

O treinamento, que vai até o dia 23/03, está tendo a participação de:

– Curso de Excel: Alfredo Ventura dos Anjos, Antônio Carlos Soares, Elza Maria Guedes Rozinholi, Helvécio Cossenzo Pinto, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Márcio da Costa Viana e Rubens Crispim da Silva.

– Curso de Word: Tereza Cristina Andrade Oliveira e Wilton Campos.

Está também participando do curso de Excel a Diretora do Depto. de Registro e Contole Acadêmico, Ana Lúcia Ribeiro Dinz.

As aulas estão sendo realizadas no horário de 13:30 às 16:30, na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo, e o instrutor é Eugênio Pacelli Pereira de Souza.


Na primeira fila: Elza, Alfredo e Leão. Atrás: Rubens, Antônio Carlos e Helvécio. Ao fundo: Wilton e Cristina.

NOVO ESTAGIÁRIO NO CECOM

O CECOM contratou o estagiário Robson Nogueira Barreto, aluno do curso de Ciência da Computação da UFMG. Robson está lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação, desde o dia 08 de março/04.


Informativo



Genteware

Esta é mais uma entrevista de despedida, pois ela estará se desligando do CECOM no final do mês. Ela fala baixinho, parece ser tranqüila e tem um sorriso tímido. A entrevistada da semana é Aline Serrão De Filippo, estagiária da DRC – Divisão de Redes de Comunicação que, mesmo com uma gripe tremenda, se dispôs a conversar com O Sistemático e contar a sua história no CECOM.

 

SIST: Quando entrou para a UFMG?
ALINE: Entrei na UFMG no segundo semestre de 2002 para cursar Ciência da Computação. Nunca soube que curso escolher, nem ao certo qual área seria. Esta decisão foi bastante difícil, tendo certeza apenas da área de exatas. Hoje, gosto do curso e acho que foi a melhor escolha que poderia ter feito.

SIST: Quando entrou para o CECOM? Ficou sabendo do estágio através de quem?
ALINE: Em junho de 2003 comecei a estagiar no CECOM. Fui comunicada que estava sendo aberta uma vaga na DRC e procurei me informar a respeito. Conversei com o Frota, que me apresentou o CECOM e as atividades nas quais me envolveria. E me interessei.

SIST: Em quais atividades esteve envolvida?
ALINE: Estou ligada à manutencão da rede de dados da UFMG.

SIST: Gosta do trabalho que faz?
ALINE: Gosto do que faço, pois tem sido uma boa oportunidade para aprender sobre redes, configuração de servidores e roteadores e até mesmo sobre Linux.

SIST: Qual o trabalho mais interessante em que esteve envolvida?
ALINE: As tarefas foram igualmente interessantes, não tendo nenhuma que se sobressaisse às outras.

SIST: Como é a equipe da DRC? Como é o entrosamento do grupo?
ALINE: A equipe da DRC é ótima, estando sempre alegre e prestativa. Os colegas estão sempre dispostos a ajudar no que for preciso. Foi muito bom trabalhar com eles!

SIST: Como é o seu entrosamento com as outras equipes do CECOM? Conhece muitas pessoas?
ALINE: Como fico somente no subsolo da Reitoria, conheço somente o pessoal da telefonia e os outros estagiários.

SIST: Como está sendo o estágio para você?
ALINE: Como já havia dito, tem sido uma experiência boa, tanto para um aprendizado técnico como também profissional.

SIST: Saindo um pouco do trabalho, vamos falar um pouco sobre você.
ALINE: Eu sou de Viçosa, tendo nascido e morado lá até antes de vir para a UFMG. Tenho muitas saudades de lá, pois é onde moram meus pais e muitos amigos.

SIST: O que gosta de fazer fora do trabalho?
ALINE: Eu adoro praticar esportes, apesar de não ter muito tempo livre para isso. Procuro estar sempre lendo um livro para relaxar a mente, além de ir frequentemente ao cinema.

SIST: O que pretende fazer no futuro?
ALINE: Ainda não sei o que fazer depois que eu formar. É uma questão que tenho sempre pensado a respeito e ainda não consegui me decidir.

SIST: No final do mês você estará se desligando do CECOM. Por que vai sair?
ALINE: Tenho ficado muito cansada com o estágio pela manhã e aulas à tarde. Pretendo me dedicar mais aos estudos e levar uma vida menos estressante.

SIST: Quer dizer alguma coisa para todos do CECOM?
ALINE: Gostaria de agradecer a todos por este período agradável e produtivo que tive aqui no CECOM. Sempre lembrarei dessa experiência!

Agradecemos à Aline pela entrevista e esperamos que ela não se esqueça mesmo desse período de estágio no CECOM. E que tudo o que ela aprendeu aqui sirva de base para a sua vida profissional e pessoal.


ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE FEVEREIRO

Os gráficos mostram, dia a dia, os números de mensagens trabalhadas e recusadas durante o mês de Fevereiro de 2004:

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Apesar de não ter achado graça, vale a pena conferir a página Clouds em http://www.tomandphil.nildram.co.uk/clouds/. Parece uma ótima terapia. Você verá a imagem de um gramado e nuvens passando no céu. Basta passar o mouse nas nuvens para que comece a chover e o campo, a florir. A idéia é cobrir o gramado com flores, das mais variadas cores e tamanhos.

– O Shoptime (http://www.shoptime.com.br), que vende de tudo ou quase tudo, lançou a seção Show de Casa, que exibe a planta de uma casa. A cada ambiente visitado, sugem informações visuais de como montar cada espaço com produtos à venda na página. Entre e clique no link Show de Casa.

– Sabe aquela coceira na cabeça e você vai logo ao médico? Pois é. E aí, você descobre que está infectado com vários parasitas. A garota Holly, que fez a consulta, recebe do doutor como receita um remédio para exterminá-los, mas ela fica com pena deles e decide ficar com os bichinhos. Como ela era sozinha, agora tem quatro “amigos”: o Dig-Dig, que vive na cabeça, fazendo alguns buracos; Tickles, que habita o estômago da garota e sente fome o tempo todo; Blinky, uma parasita muito fashion, que fica nos cílios; e Zzeezz, o dorminhoco que não sai da cama de Holly. Parece meio maluco, mas o importante é mostrar através das animações os cuidados que se deve ter para evitar de pegar parasitas e o grande mal que eles fazem à nossa saúde. Visite http://www.parasitepals.com. (Site em Inglês)

– Olha, ser pai separado não é nada fácil mesmo. Falo por experiência própria. A página Pai Legal (http://www.pailegal.net/) procura ajudar quem vive nessa situação. São artigos que tratam de questões como guarda dos filhos, valor da pensão, como apresentar a namorada e muito mais.

– A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática e aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir da 5ª série), Médio e Universitário. Em torno desta competição, a Sociedade Brasileira de Matemática, em estreita cooperação com o IMPA, elaborou um projeto que visa empregar competições matemáticas como veículos para a melhoria do ensino de Matemática no país, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as Ciências em geral. Veja em http://www.obm.org.br/.

– Se você ligar na página http://e-pipoca.cidadeinternet.com.br/index_ie.htm, vai saber de tudo que rola nas salas de cinemas de algumas cidades. Vai viajar e vai perder aquele filme? Clique no link Em Cartaz e logo após na cidade em que você vai estar.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no. 11, de 15/03/1984, publicou notícias sobre o programa de treinamento do CECOM, visitas ao CECOM de alunos do curso de Administração da FACE/UFMG, inscrições ao Concurso Público e Ascensão Funcional da UFMG, a contratação de Adriana Lima Leonel, entre outras. A notícia que se destacou foi:

NOVO BOLSISTA NO CECOM
O CECOM está contando com mais um bolsista em seu quadro. Trata-se de Mário Magalhães Lara, aluno do curso de Engenharia da UFMG. Ele iniciou o estágio ontem no Setor de Programação da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Michele Marie Ribeiro Perpétuo, aniversariante de hoje, dia 18; Maximiliano Luís Souza Guimarães, no dia 19; Samuel de Freitas, no dia 20; Mário Magalhães Lara e Emerson Henrique Kfuri Pereira, no dia 22; e Robson Nogueira Barreto, no dia 24. E os parabéns para os ex-ceconianos: Rafael Alves de Souza, no dia 19; Maria Luciene Diniz Ferreira, no dia 20; e William Andalécio e Rômulo Vieira de Faria, no dia 24.

FORMATURA: A colação de grau dos alunos do curso de Ciência da Computação da UFMG vai ser no dia 19 de março/04, às 20:00, no Auditório da Faculdade de Direito. Entre os formandos estão os ex-ceconianos Bruno Teixeira de Abreu e Augusto Pinho Gomes. Junto com o convite do CECOM, Bruno enviou a seguinte mensagem:

“Caros amigos ceconianos,
Obrigado pela oportunidade de conviver com vocês e aprender também! Apesar de rápida, minha passagem por aí foi inesquecível para mim. Um grande abraço!”


O Sistemático, em nome de todos, envia os parabéns aos dois.

          
Bruno                                                       Augusto

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos pertencem à memória recente do CECOM e foram tiradas no dia 04 de março/04, na comemoração do aniversário de Carlos Alfeu. Muitos ceconianos estiveram presentes à surpresa feita para o diretor do CECOM, cantando o Parabéns prá você.

As fotos são de autoria de Antônio Carlos Souza Lima Junior.


O Parabéns prá você com Carlos Alfeu, Gilmar, Dôra, Frota e Rubens.

 


Vamos cortar o bolo?

 


Alda e seu pedaço do bolo.

 


Rubens, Timé, Elizângela e Michele.

 


Timé, Carla, Lelé, Michele e Xina. Ao fundo: Denise, Alda e Beatriz.