Notícias
SISTEMA PERGAMUM JÁ ESTÁ EM USO
Desde o dia 11/03, o sistema Pergamum, que é o novo sistema responsável pela informatização do acervo bibliográfico da universidade, está sendo utilizado pela comunidade. Nestas primeiras semanas, estarão em andamento atividades relacionadas à parametrização e ajustes do novo sistema e acompanhamento da migração dos dados de usuários e movimentação do acervo vindos do sistema VTLS, que está em processo de desativação. O volume de dados manipulados para viabilizar o processo de migração é enorme, há diversos procedimentos operacionais a serem revistos e ajustados. Isto, às vezes, impõe alguns desconfortos temporários aos usuários. Mas tratam-se de aspectos normalmente vivenciados em migrações de sistemas deste porte. Há diversas atividades abertas simultaneamente na BU, no CECOM e na empresa SPC (desenvolvedora do Pergamum), todas voltadas para garantir que o desempenho do sistema seja adequado e que todas as suas funcionalidades estejam corretamente parametrizadas para o perfil de uso e o volume de acesso da comunidade da UFMG. Por enquanto, ainda não foi liberado o acesso via Web ao sistema. Esta parte continua temporariamente sendo atendida pelo VTLS, até o início da próxima semana. O acesso ao Pergamum está ainda restrito às bibliotecas setoriais.
|
|
LIBERADA "ITERAÇÃO 1" DO SISTEMA DE PATRIMÔNIO
Esta semana, a equipe desenvolvedora do novo sistema de controle patrimonial, denominado SICPAT, liberou para o DSG, órgão responsável pela gerência do patrimônio de bens móveis da universidade, a “Iteração 1” do sistema, composta por funcionalidades de apoio, consulta e relatórios básicos. Com esta liberação, o DSG poderá executar os testes desta iteração. O SICPAT tem previstas em seu crono-grama a liberação de outras 5 iterações, até a conclusão do desenvolvimento do sistema, que está previsto para o final do mês de agosto de 2004. Cada iteração é composta pelo atendimento de um conjunto de requisitos funcionais e não funcionais previstos no projeto. Os requisitos são agrupados conforme a seqüência lógica de suas funcionalidades e o grau de complexidade com relação ao sistema como um todo. Em média, cada iteração corresponde a um mês no cronograma de trabalho. Esta versão do projeto atenderá as principais funcionalidades previstas para o sistema, permitindo a total conversão do atual sistema ATM que é baseado no mainframe. A equipe responsável pelo projeto no CECOM, que é composta por Regina Helena Moura Brandi, Carlos Roberto Alves Rodrigues e Ronaldo Araújo Costa, está utilizando no desenvolvimento do SICPAT, projetado para utilização em ambiente cliente/servidor, uma adaptação da metodologia que o CECOM montou para desenvolvimento de sistemas em ambiente Web e arquitetura J2EE. Esta adaptação da metodologia está sendo realizada com a coordenação de Gilmar Lima Guimarães, vice-diretor do Centro de Computação.
|
|
DAC FAZ TREINAMENTO INTERNO DE WORD E EXCEL
Com o objetivo de aperfeiçoar e melhorar a qualidade do serviço interno do CECOM, a DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria, está promovendo, desde o dia 15 de março, um treinamento para funcionários do Centro. O treinamento, que vai até o dia 23/03, está tendo a participação de: – Curso de Excel: Alfredo Ventura dos Anjos, Antônio Carlos Soares, Elza Maria Guedes Rozinholi, Helvécio Cossenzo Pinto, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Márcio da Costa Viana e Rubens Crispim da Silva. – Curso de Word: Tereza Cristina Andrade Oliveira e Wilton Campos. Está também participando do curso de Excel a Diretora do Depto. de Registro e Contole Acadêmico, Ana Lúcia Ribeiro Dinz. As aulas estão sendo realizadas no horário de 13:30 às 16:30, na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo, e o instrutor é Eugênio Pacelli Pereira de Souza.
|
|
NOVO ESTAGIÁRIO NO CECOM
O CECOM contratou o estagiário Robson Nogueira Barreto, aluno do curso de Ciência da Computação da UFMG. Robson está lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação, desde o dia 08 de março/04.
|
Informativo
Genteware
SIST: Quando entrou para a UFMG? SIST: Quando entrou para o CECOM? Ficou sabendo do estágio através de quem? SIST: Em quais atividades esteve envolvida? SIST: Gosta do trabalho que faz? SIST: Qual o trabalho mais interessante em que esteve envolvida? SIST: Como é a equipe da DRC? Como é o entrosamento do grupo? SIST: Como é o seu entrosamento com as outras equipes do CECOM? Conhece muitas pessoas? SIST: Como está sendo o estágio para você? SIST: Saindo um pouco do trabalho, vamos falar um pouco sobre você. SIST: O que gosta de fazer fora do trabalho? SIST: O que pretende fazer no futuro? SIST: No final do mês você estará se desligando do CECOM. Por que vai sair? SIST: Quer dizer alguma coisa para todos do CECOM? Agradecemos à Aline pela entrevista e esperamos que ela não se esqueça mesmo desse período de estágio no CECOM. E que tudo o que ela aprendeu aqui sirva de base para a sua vida profissional e pessoal.
|
|
ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE FEVEREIRO
Os gráficos mostram, dia a dia, os números de mensagens trabalhadas e recusadas durante o mês de Fevereiro de 2004:
|
|
DICAS DE SITES INTERESSANTES
Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas: – Apesar de não ter achado graça, vale a pena conferir a página Clouds em http://www.tomandphil.nildram.co.uk/clouds/. Parece uma ótima terapia. Você verá a imagem de um gramado e nuvens passando no céu. Basta passar o mouse nas nuvens para que comece a chover e o campo, a florir. A idéia é cobrir o gramado com flores, das mais variadas cores e tamanhos. – O Shoptime (http://www.shoptime.com.br), que vende de tudo ou quase tudo, lançou a seção Show de Casa, que exibe a planta de uma casa. A cada ambiente visitado, sugem informações visuais de como montar cada espaço com produtos à venda na página. Entre e clique no link Show de Casa. – Sabe aquela coceira na cabeça e você vai logo ao médico? Pois é. E aí, você descobre que está infectado com vários parasitas. A garota Holly, que fez a consulta, recebe do doutor como receita um remédio para exterminá-los, mas ela fica com pena deles e decide ficar com os bichinhos. Como ela era sozinha, agora tem quatro “amigos”: o Dig-Dig, que vive na cabeça, fazendo alguns buracos; Tickles, que habita o estômago da garota e sente fome o tempo todo; Blinky, uma parasita muito fashion, que fica nos cílios; e Zzeezz, o dorminhoco que não sai da cama de Holly. Parece meio maluco, mas o importante é mostrar através das animações os cuidados que se deve ter para evitar de pegar parasitas e o grande mal que eles fazem à nossa saúde. Visite http://www.parasitepals.com. (Site em Inglês) – Olha, ser pai separado não é nada fácil mesmo. Falo por experiência própria. A página Pai Legal (http://www.pailegal.net/) procura ajudar quem vive nessa situação. São artigos que tratam de questões como guarda dos filhos, valor da pensão, como apresentar a namorada e muito mais. – A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática e aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir da 5ª série), Médio e Universitário. Em torno desta competição, a Sociedade Brasileira de Matemática, em estreita cooperação com o IMPA, elaborou um projeto que visa empregar competições matemáticas como veículos para a melhoria do ensino de Matemática no país, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as Ciências em geral. Veja em http://www.obm.org.br/. – Se você ligar na página http://e-pipoca.cidadeinternet.com.br/index_ie.htm, vai saber de tudo que rola nas salas de cinemas de algumas cidades. Vai viajar e vai perder aquele filme? Clique no link Em Cartaz e logo após na cidade em que você vai estar.
|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
||||
![]() |
![]() |
![]() Há 20 anos… O Sistemático Ano VIII, no. 11, de 15/03/1984, publicou notícias sobre o programa de treinamento do CECOM, visitas ao CECOM de alunos do curso de Administração da FACE/UFMG, inscrições ao Concurso Público e Ascensão Funcional da UFMG, a contratação de Adriana Lima Leonel, entre outras. A notícia que se destacou foi: NOVO BOLSISTA NO CECOM
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Eventos
SOCIAIS
ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Michele Marie Ribeiro Perpétuo, aniversariante de hoje, dia 18; Maximiliano Luís Souza Guimarães, no dia 19; Samuel de Freitas, no dia 20; Mário Magalhães Lara e Emerson Henrique Kfuri Pereira, no dia 22; e Robson Nogueira Barreto, no dia 24. E os parabéns para os ex-ceconianos: Rafael Alves de Souza, no dia 19; Maria Luciene Diniz Ferreira, no dia 20; e William Andalécio e Rômulo Vieira de Faria, no dia 24. FORMATURA: A colação de grau dos alunos do curso de Ciência da Computação da UFMG vai ser no dia 19 de março/04, às 20:00, no Auditório da Faculdade de Direito. Entre os formandos estão os ex-ceconianos Bruno Teixeira de Abreu e Augusto Pinho Gomes. Junto com o convite do CECOM, Bruno enviou a seguinte mensagem:
![]() ![]() Bruno Augusto
|
|
MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM
As fotos pertencem à memória recente do CECOM e foram tiradas no dia 04 de março/04, na comemoração do aniversário de Carlos Alfeu. Muitos ceconianos estiveram presentes à surpresa feita para o diretor do CECOM, cantando o Parabéns prá você. As fotos são de autoria de Antônio Carlos Souza Lima Junior.
|