Sistemático: Edição 1197 – 25/03/2004


Notícias



CONCURSO DAS IFES RECEBEU UM TERÇO DAS INSCRIÇÕES VIA WEB

A UFMG está utilizando sua estrutura operacional para viabilizar a realização do concurso público destinado à ocupação de vagas nas diversas Instituições Federais de Ensino Superior sediadas em Minas Gerais. A coordenação está sendo feita pela Copeve em apoio à ProRH.

O processo de inscrição contou com a possibilidade de realização das inscrições através do método tradicional, com o preenchimento de formulário próprio, além da alternativa de inscrição via Internet.

Para a entrada de dados das inscrições realizadas em formulário, foi utilizado o moderno processo de leitura através da tecnologia de ICR, sendo usados softwares e equipamentos adquiridos no ano passado pela Copeve. Por este processo, ainda em fase final de conclusão, inscreveram-se cerca de 23.200 candidatos.

Através da Internet foram realizadas exatas 11.728 inscrições, o que equivale a cerca de um terço do total de inscrições realizadas no concurso.

No CECOM, a responsabilidade do processamento do concurso está a cargo da mesma equipe que se dedica aos concursos vestibulares, e que é coordenada por João Carlos Lages, diretor da DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas.

DRCA IMPLANTA NOVO REGISTRO PARA REGISTRO EM DISCIPLINAS ISOLADAS

Através de circular enviada esta semana, para todas as seções de ensino e secretarias dos colegiados de cursos, o DRCA oficializou a implantação do novo serviço para registro e matrícula de alunos em disciplinas isoladas de cursos de graduação e pós-graduação.

Visando automatizar esse processo e simplificar a tramitação de documentos foi desenvolvido, pela equipe da DAS, um serviço de geração de boletos bancários com o devido cadastramento de alunos, que passa a fazer parte do sistema de “Gerência do Fundo de Bolsas” que havia sido implantado no início de 2004.

O novo serviço veio ao encontro do desejo manifestado pelos usuários de buscar um processo mais ágil e eficaz, tendo em vista que a matrícula em disciplina isolada acontece depois do semestre iniciado, num curto espaço de tempo.

As principais características deste serviço são:
– geração automática do boleto;
– geração automática dos números de Registro Acadêmico;
– impressão de boletos pelo DRCA ou pelo ofertante da disciplina;
– possibilidade de impressão dos boletos já com os dados pessoais do aluno;
– cadastramento dos alunos para Registro Acadêmico, pelo próprio ofertante;
– controle do processo de pagamento;
– exportação dos dados cadastrados diretamente para a base de dados do sistema acadêmico, pelo DRCA.

Neste semestre, para evitar problemas na implantação do sistema, foi adotado o procedimento de se emitir os boletos diretamente no DRCA, que os remeterá às unidades via malote.

O sistema de “Gerência do Fundo de Bolsas” está disponível para acesso no site do CECOM em https://www.ufmg.br/dti/cecom/aplic_gebolsas.shtml. Atuaram no desenvolvimento do serviço de registro em disciplinas isoladas o analista João Carlos Lages e o estagiário Joaquim Lopes Júnior.

COMUNIDADE ACOMPANHARÁ RESTITUIÇÕES DE USO DE SERVIÇOS TELEFÔNICOS

Esta semana, o CECOM alertou a comunidade universitária para a importância de se observar o correto recolhimento das restituições de ligações telefônicas feitas por interesse particular. Esta situação está prevista na Portaria no. 248, de 31 de janeiro de 2002, que regulamenta na universidade o uso de serviços de telecomunicações.

Para viabilizar o acompanhamento destas situações, o CECOM envia, mensalmente, às unidades e órgãos, os relatórios de tarifação de seus respectivos ramais. Estes relatórios são analisados, sendo identifica-das as ligações de interesse particular, cujo valor é recolhido através de depósito identificado em conta corrente no Banco do Brasil. Os recursos obtidos são destinados ao pagamento de contas telefônicas.

Os procedimentos operacionais que envolvem estas ações são informados pelo CECOM em https://www.ufmg.br/dti/cecom/co_tele_atestados.shtml.

Como novidade, a partir do próximo mês, as planilhas de tarifação de serviços de telefonia enviadas às unidades e órgãos passarão a conter uma coluna na qual será mostrado o total ressarcido por cada local no mês anterior. Com isso, pretende-se dar maior transparência e publicidade ao processo. O acompanhamento deste processo no CECOM está a cargo de Márcia Regina Lemos, diretora da Divisão de Apoio Administrativo, Maria Auxiliadora dos Santos, Alda Batista e Rubens Crispim da Silva.

CECOM SE ORGANIZA PARA APOIAR PROGRAMA DE TREINAMENTO DA PRORH

Desde 1999, a ATI tem parceria com a Pró-reitoria de Recursos Humanos para a realização de treinamentos básicos em informática. O programa da ProRH, hoje respaldado pelo projeto PROGRID, conduzido por aquela Pró-reitoria, terá neste primeiro semestre de 2004 cursos e turmas distribuídos de meados de março até o final de junho.

Para viabilizar a alocação de instrutores no programa, o responsável no CECOM pela gerência do treinamento, Eugênio Pacelli Pereira de Souza, cadastrou os seguintes instrutores participantes, além dele próprio: Rogério Soares Pinheiro, Helvécio Cossenzo Pinto, Edir Cabral de Lacerda Ferreira, Alfredo Ventura dos Anjos, Elza Maria Guedes Rozinholi, Márcio da Costa Viana e Antônio Eustáquio Rodrigues.

Para que as atividades de participação no programa de treinamento não comprometam as outras atividades e projetos em curso no CECOM, a diretoria definiu limites individuais de horas para as quais os instrutores serão alocados. Além disso, a escala de instrutores deverá ser negociada entre o gerente do treinamento e as respectivas diretorias de divisão.

CECOM IMPLANTA NOVO SISTEMA DE FREQÜÊNCIA EM ABRIL

Em setembro do ano passado foi iniciado no CECOM um processo, do qual participaram as diretorias de divisão, quando foram revistos e adequados, à luz da legislação vigente, os dizeres da norma interna de frequência do Centro de Computação, que estava inalterada desde 1995 e não estava mais condizente com as atividades hoje executadas.

Com o apoio do Departamento de Pessoal foi revisto o texto da norma, que observou obediência às determinações externas. A nova norma foi discutida e aprovada pela Diretoria em 22 de setembro de 2003, estando desde então disponível para consulta na Intranet do CECOM.

Para adequar o controle interno a seus dizeres, foi desenvolvido na DAS um novo sistema, com funcionalidades mais modernas e facilidades de consulta e acompanhamento. Este sistema foi desenvolvido pelo estagiário Josemar Pereira dos Santos, com a coordenação do analista João Carlos Lages.

Já testado pela DAA, o sistema será implantado em 1o. de abril próximo e poderá ser consultado por todos os funcionários do Centro de Computação via Web.

APRESENTAÇÃO DE NOVO HARDWARE PARA LEITURA DE FORMULÁRIOS

A empresa DataRomel (Romel Comercial Ltda.) estará realizando hoje, dia 25, na sala de aula 1 do CECOM, uma apresentação de um novo hardware para leitura de formulários que engloba tanto a tecnologia OMR (Optical Mark Reader) quanto a ICR (Intelligent Character Recognizer). Este novo hardware é produzido pela empresa norte-americana NCS Pearson, a mesma que produz as leitoras OMR Opscan.

A apresentação acontecerá no período de 16:30 às 17:30 e estará a cargo de Samuel Josias Ross, diretor da DataRomel. Pelo CECOM, estarão participando: Gilmar Lima Guimarães, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Márcio da Costa Viana, Ronaldo Araújo Costa, João Carlos Lages, Rogério Soares Pinheiro, Mário Magalhães Lara, Raimundo Natalino Chaves, Helvécio Cossenzo Pinto e Elza Maria Guedes Rozinholi.

DCF PROMOVE TREINAMENTO SOBRE ISSQN

O Departamento de Contabilidade e Finanças/PROPLAN, em parceria com a PBH, está realizando, nos dias 25 e 26, treinamento sobre ISSQN.

O objetivo é treinar o servidor da área contábil no atendimento à legislação municipal na eficácia das retenções e informações no sentido inclusive de evitar penalidades tributárias para UFMG junto à PBH.

O treinamento está sendo realizado na Sala de Aulas 2 do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, no horário de 08:30 às 17:00. Os instrutores da PBH são: Frederico George da Fonseca e Edgar do Carmo Ferreira.

Representando o CECOM, está participando do treinamento a funcionária Alda Batista, da DAA.


Informativo



Genteware

Ele é de uma simpatia, um sorriso bonito, muito educado. Nunca deixa de cumprimentar as pessoas no corredor ou em sua sala. O entrevistado da semana é Marcus Vinicius Duarte Teixeira, estagiário da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria, que contou um pouco da sua história no CECOM.

SIST: Quando entrou para a UFMG? Por que escolheu o curso de Ciência da Computação?
MARCUS VINICIUS: Entrei no segundo semestre de 2002 para o curso de Ciência da Computação. Quando prestei vestibular, estava em dúvida em fazer Automação ou Computação, já que uma área que me chamava muita atenção era a robótica. Comparando as disciplinas dos cursos optei por computação, já que tinha uma noção do conteúdo de suas disciplinas por ter feito o curso técnico de Informática Industrial no CEFET-MG. O curso técnico foi um fator determinante na escolha do curso, já que permitiu-me conhecer a área e tomar gosto pela mesma.

SIST: Como ficou sabendo do estágio no CECOM? Quando isso aconteceu?
MARCUS VINICIUS: Fiquei sabendo do estágio por anúncio do DCC que, por meio de e-mail, divulga ofertas de estágio e emprego para os alunos de Computação. Entrei para o CECOM em junho de 2003.

SIST: Como foi o início do estágio no CECOM?
MARCUS VINICIUS: Foi um pouco difícil, uma vez que não conhecia as duas ferramentas com as quais ia trabalhar: Linux e Oracle. Entretanto, com o apoio do Helinho, da Xina, do Leão e do Emerson, consegui uma base legal para prosseguir mais independente.

SIST: Em quais trabalhos já esteve envolvido na DAC? Tem aprendido muito no estágio?
MARCUS VINICIUS: Estive envolvido nos cursos ministrados pela Xina sobre Oracle, dando apoio à infra-estrutura do curso; e manuntenção de banco de dados em geral. Aprendi muito, já que na maioria das vezes que me solicitavam algo obtinha a solução por meio da pesquisa.

SIST: Qual o trabalho mais interessante em que participou na DAC?
MARCUS VINICIUS: Na recuperação do sistema SisFrota.

SIST: Como é a equipe da DAC? Quais as pessoas mais chegadas?
MARCUS VINICIUS: É uma equipe muito boa para trabalhar. Todos são bem humorados e solícitos. Tenho mais contato com os estagiários: Emerson, Leonardo, Thiago, Rafael e Diego. Além deles, o Estáquio e o Leão.

SIST: Como é o seu entrosamento com a turma? E com o restante do CECOM?
MARCUS VINICIUS: Sinto-me muito bem com todos da DAC. Das outras divisões do CECOM o mesmo, apesar de só encontrá-los na sala do café e no “bom dia” da porta da minha sala.

SIST: Você gosta de trabalhar no CECOM? Por que?
MARCUS VINICIUS: Gosto sim, pelas pessoas com quem trabalho, pela confiança depositada em mim, pela atividade que exerço e pela oportunidade de conciliar os estudos e o estágio na área.

SIST: Como é o seu dia-a-dia? Como é essa correria? Ou não é correria?
MARCUS VINICIUS: Sempre haverá correria. Caso contrário, que graça teria? Saio de casa às 7:30 e chego ao CECOM às 8:00. Saio às 12:00 para almoçar e depois ir para a aula às 13:00.

SIST: Você já tinha trabalhado em algum outro lugar?
MARCUS VINICIUS: Já trabalhei numa empresa que desenvolve sistemas de gestão escolar e educacional, na área de treinamentos e testes dos sistemas.

SIST: Vamos sair um pouco das coisas do CECOM. Como é a sua vida lá fora ?
MARCUS VINICIUS: Nasci em Belo Horizonte e sempre morei aqui. Meu pai, Cristóvão, trabalha com manutenção de máquinas; minha mãe, Maria, é aposentada pela Escola de Veterinária da UFMG; e meu irmão, mais velho, Júlio, que adora desenho e teatro, vai prestar vestibular para Belas Artes no fim do ano.

SIST: Coisas que gosta de fazer.
MARCUS VINICIUS: Gosto muito de participar na minha Paróquia (São Sebastião e São Vicente), fazer retiros espirituais, ir ao cinema, dançar (músicas que não denigrem o ser humano), assitir eventos esportivos como Olimpíadas, Panamericanos, e quando o Brasil está na final Copa do Mundo. Gosto também de jogos eletrônicos. É claro que tudo isso acompanhado de meus amigos.

SIST: O que pretende para o futuro?
MARCUS VINICIUS: Pretendo continuar estudando, talvez uma engenharia, ou pós-graduação. Gostaria de fazer Psicologia, apenas para crescimento pessoal. No trabalho, gostaria de me envolver em pesquisa, talvez lecionar. Na minha vida pessoal pretendo dar continuidade aos meus trabalhos na igreja.

SIST: Quer dizer alguma coisa para todos do CECOM?
MARCUS VINICIUS: Que Deus abençoe a todos para que a família ceconiana seja sempre um marco de união e trabalho na vida das pessoas que por ela passaram. Muito obrigado.

Agradecemos ao Marcus pelas palavras, pela presença dele no CECOM e pela amizade. Desejamos que ele consiga realizar todos os seus projetos e que nunca se esqueça de todos nós.

PUBLICADO EDITAL DE BOLSA DE ENSINO SUPERIOR

Foi publicado o edital do Programa de Incentivo à Capacitação em Nível Superior – Pics, também conhecido como Bolsa Ensino Superior, que consiste em uma ajuda no financiamento de curso superior. Serão sorteadas 10 (dez) bolsas entre os servidores inscritos até o dia 26/03/04.

Esse programa foi lançado pela ProRH, através do PROGRID, para ajudar os servidores da UFMG no pagamento de mensalidade em instituições de ensino particulares. Os benefícios vão até o final do curso de graduação. O Programa possui ainda uma outra modalidade: servidores que cursam graduação em qualquer instituição pública também poderão ser beneficiados. No caso da UFMG, o servidor sorteado receberá ajuda para pagar a Contribuição para o Fundo de Bolsas.

Acesse a página da UFMG e saiba mais sobre o Programa, em http://www.ufmg.br/prorh.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Sabia que os planos de saúde estão entre os principais motivos de queixa nos Procons do país? O registro na Agência Nacional de Saúde Suplementar é exigido de todas as empresas que comercializam planos de saúde. Se você vai aderir a algum plano, para sua segurança, visite a página ANS (http://www.ans.gov.br/portal/site/home/index.asp) e verifique se a sua operadora ou aquela que você deseja contratar está devidamente registrada, para evitar problemas no futuro.

– Uma página que traz foto, descrição e informações detalhadas sobre diversas espécies ameaçadas de extinção e protegidas pelo mundo é o arkive (http://www.arkive.org/). Lá você encontrará mamíferos, peixes, anfíbios, répteis, plantas, pássaros e até fungos. Vale a pena conhecer. (Site em Inglês)

– O capitão da Seleção Brasileira Penta-campeã, Cafú, criou uma Fundação (http://www.fundacaocafu.org.br/novo_site/index.asp) que desenvolve uma série de programas e projetos que utilizam prioritariamente o esporte e as atividades artísticas como instrumento para o estímulo do raciocínio e da criatividade das crianças e adolecentes. Você pode contribuir com a fundação de várias maneiras: realizando doações em dinheiro, doando materiais, se tornando um voluntário, arrematando os produtos no leilão ou até mesmo divulgando a página. Você irá sempre encontrar algo de seu interesse: uma camiseta ou uma chuteira autografada do seu ídolo, por exemplo. Quem não gostaria de ter uma camiseta da selação autografada pelo Cafu, com dedicatória e entregue pelas mãos dele mesmo?

– Uma revista que aposta na criatividade é a Designers (http://www.revistadesign.com.br). Na segunda edição on-line, os destaques são: matéria sobre editoração de livros infantis e uma discussão sobre se designer precisa saber ilustrar.

– O Instituto Nacional de Câncer está com a sua página reformulada. Ela agora contém áreas voltadas para públicos distintos: o cidadão, o profissional de saúde e o gestor de saúde, além de informações sobre a doença e um guia antitabagismo. Visite o endereço http://www.inca.gov.br/.

– O repórter Geneton Moraes Neto coloca na rede a sua página. Dono de um currículo impressionante, ele entrevistou três astronautas que pisaram na Lua e duas sobreviventes do Titanic. Na página tem também entrevistas com Nelson Rodrigues e Paulo Francis, entre outras. Vale a pena conferir o endereço http://www.geneton.com.br/.

– Existe uma empresa especializada em colocar luzes e pisca-piscas em roupas e com a preocupação de combinar perfeitamente as luzes com cada tipo de roupa. Assim, você pode ser a principal figura de uma festa com a roupa cheia de luzes. Aponte seu navegador para a página http://www.enlighted.com/ e escolha o seu modelito. (Site em Inglês)

– Sabe aquela vontade que sentimos quando estamos executando uma tarefa no computador e ele começa a dar erro ou trava? Dá vontade de socar a CPU, vídeo, mouse etc? Agora, você pode fazer isso virtualmente. Na página http://www.inicia.es/de/Turbo_J/metele.html você destrói o PC em minutos. Para consertar o estrago, basta clicar na opção “reparar”. (Site em Inglês)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no. 12, de 23/03/1984, publicou notícias sobre entrega de justficativas e abonos, participação do CECOM na 1a. Olimpíada Sucesu-MG, reforma da cortadora Laurenti, treinamento sobre microcomputadores, entre outras. A notícia que se destacou foi:

G01 – CURSO DE INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Termina hoje, às 19:30, o curso de Introdução à Computação ministrado pelo programador Marco Aurélio Nunes de Morais.
O curso tem como participantes professores, funcionários administrativos e pesquisadores dos seguintes departamentos/órgãos: Depto. de Contabilidade, Depto. de Administração, Escola de Veterinária, Diplan, DRCA, Depto. de Pessoal, Biblioteca Central, ICB, Face, Geociências, DP e CECOM
.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Maria José (Lelé) Cortezzi, amanhã, dia 26; Renato Vaz de Melo Espeschit, no dia 29; e Alda Batista, no dia 31. E os parabéns para os ex-ceconianos: Ilka Ildefonso Ramos, Maria do Perpétuo Socorro Almeida Siqueira Lopes (Help) e Eduardo Moreira da Costa, no dia 26; Augusto Pinho Gomes e Anderson Borboleta de Lima, no dia 27; Célio Casemiro de Sousa, no dia 30; Milton Pifano Soares Ferreira e Maria Eugênia Melo da Cunha, no dia 31; Hélio Teixeira da Costa e César de Almeida Correia, no dia 1o de abril. Com mil desculpas, O Sistemático envia os parabéns atrasados para Bruna Costa e Silva, da Squadra, que aniversariou no dia 22.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Michele Marie Ribeiro Perpétuo completou 18 anos no dia 18 de março e a comemoração foi realizada no dia 17, com direito a bolo de nozes, pudim, pão de queijo e refrigerantes. Aproveitando o Parabéns para Michele, todos cantaram também para o Samuel, que completou 17 anos no dia 20/03. O CECOM em peso esteve presente à comemoração.

As fotos são de autoria de Antônio Carlos Souza Lima Júnior.


O bolo de nozes



A surpresa da Michele, com Carlos Alfeu, Samuel, Tiago e Leonardo


O Parabéns prá você com Gilmar, Márcio Viana, Igor e Bruna.


Parabéns prá você



Samuel


Michele cortando o bolo. Ao fundo: Prof. Márcio Bunte e Frota.


Ronaldo e Elza


Rubens, Ana e Pedro


Michele e Carlos Alfeu