Sistemático: Edição 1198 – 01/04/2004


Notícias



UNIVERSIDADE CONTRATARÁ NOVOS LINKS DE DADOS EM ABRIL

Para garantir capilaridade à Rede UFMG, permitindo a conexão das unidades remotas localizadas em Belo Horizonte e do NCA em Montes Claros, ao Campus da Pampulha, o CECOM mantém contrato com a empresa Telemar. O contrato atual, vigente há dois anos, já foi licitado através da modalidade Pregão e, hoje, tem um custo mensal para a UFMG de R$ 15.771,16.

No próximo dia 15 de abril, o CECOM estará executando novo processo de pregão, no qual serão contratados novos links, desta vez por período de um ano, permitindo a continuidade do serviço para as unidades do centro. A expectativa é de que haja boa competição entre as empresas fornecedoras deste serviço, o que permitiria uma redução dos preços atuais.

Duas novidades estão previstas na contratação do serviço atual. A Escola de Arquitetura, em função do crescimento de uso da rede na unidade, terá sua velocidade ampliada de 256K para 512K. Já o NCA será retirado do contrato, pois sua conexão passará a ser feita através de provedor local da cidade de Montes Claros, via link de rádio de 256K. Está previsto para o mês de abril o início do funcionamento deste novo link que, além da melhoria do serviço, permitirá uma economia mensal de cerca de R$1.300,00.

Após estas modificações, que devem estar implantadas até o final do mês de maio, a topologia da Rede UFMG ficará conforme indicado no quadro abaixo.

DIRETOR DA ATI VIAJA PARA O JAPÃO

Nomeado pela SEED – Secretaria de Educação a Distância do MEC, o prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, diretor de Tecnologia da Informação da UFMG, está viajando hoje, dia 1o. de abril, para o Japão.

Márcio Bunte vai permanecer no Japão até o dia 11 de abril, verificando no pólo estabelecido na cidade de Nagoya a existência de condições da oferta do curso de Administração ministrado pela Faculdade de Administração de Brasília, na modalidade a distância.

SAÍDAS DO CECOM

Aline Serrão De Filippo, estagiária da DRC – Divisão de Redes de Comunicação – pediu demissão do quadro do CECOM ontem, dia 31 de março. Aline entrou para o CECOM em junho de 2003, ficando na DRC até a sua saída.

Ontem, também, foi o último dia de estágio de Rafael Braga Soares Righi, da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria. Rafael entrou para o CECOM em abril de 2003 e sempre trabalhou na DAC.


Informativo



Genteware

Ele é muito sério, conversa pouco, mas nunca deixa de cumprimentar a todos no corredor. Parece tímido e todas as vezes que pode, participa das comemorações do CECOM. O entrevistado da semana é Renato Vaz de Melo Espeschit, estagiário da Divisão de Aplicativos e Sistemas, que parou um pouco com o trabalho para contar a sua história no CECOM.

SIST: Quando entrou para a UFMG? Por que escolheu Ciência da Computação?
RENATO: Nunca tive dons para a área de informática, mas sempre me interessei. Gostava de matemática e física no segundo grau e por isto queria fazer um curso da área de exatas. Juntando as duas coisas, prestei o vestibular 2001 para Ciência da Computação. Entrei no primeiro semestre de 2001, mas logo me assustei com o ritmo do curso e por isto resolvi trancar o semestre e começar tudo de novo do segundo semestre de 2001. O que foi uma ótima escolha e me permitiu adaptar melhor a correria entre trabalho, Informática Júnior e universidade.

SIST: Quando e como entrou para a Informática Júnior?
RENATO: Entrei na Informática Júnior no início de sua reativação (no início de 2001, logo quando entrei para o curso), fui convidado pelo amigo Diego Lopes Nogueira para participar de um projeto e aceitei. Antes disto, a Informática Júnior esteve desativada por alguns anos. Meu interesse por empreender, trabalhar em grupo, tomar decisões em equipe, sempre foi grande e a proposta da Informática Júnior combinava com os meus propósitos. No segundo semestre do mesmo ano, entramos com uma nova gestão, 2001/2002, e nesta fui Diretor de Marketing. Na gestão passada, 2002/2003, fui eleito Diretor Presidente e nesta última gestão, 2003/2004, participo do Conselho Administrativo, junto com o Allan. Durante este tempo, tivemos muitos projetos, muitos problemas para resolver, muita coisa para criar, que somaram em experiências positivas, complementando o aprendizado científico adquirido no curso.

SIST: Quando e como veio para o CECOM?
RENATO: O CECOM contratou a Informática Júnior, no segundo semestre de 2002, para completar a equipe de desenvolvimento do Sistema Acadêmico com estagiá-rios. Nesta época, eu, o Allan Peron e o Bruno Texeira viemos para o projeto. A proposta era muito interessante, devido à tecnologia utilizada (Java), pela dimensão do projeto e pela forma como ele deveria ser desenvolvido (análise, previsões, estudos de casos, implementação, trabalho em equipe etc.). Na época, estudávamos na IJúnior um processo de desenvolvimento de software para a empresa, o que teve bastante influência da experiência adquirida no CECOM.

SIST: Como foi esse trabalho? Como era a equipe?
RENATO: No início, ficamos um tempo para estudar a tecnologia mais a fundo e adaptar aos padrões do projeto. Depois, iniciamos o Projeto Acadêmico. Durante este tempo, desenvolvemos também o Sistema de Consulta de Informações dos Alunos de Graduação (IAG), que foi uma ótima oportunidade de colocar em prática muito do que pretendíamos. Nos projetos desenvolvidos e em desenvolvimento estamos sempre em contato com o grupo da Squadra, inicialmente composto pelo Vinícius, Lucas, Luís Carlos e Lincoln e hoje pelo Vinícius, Igor e Bruna, sendo que o Diogo saiu há pouco tempo. Também tivemos muito contato com o pessoal da análise do Projeto (Raimundo, Beatriz, Denise e Mário), principalmente no projeto IAG. Amolamos todos estes citados com dúvidas sobre os sistemas, mas eles estiveram sempre prestativos e compreensivos.

SIST: Você e o Allan foram contratados como estagiários do CECOM. Quando isto aconteceu e por que aconteceu?
RENATO: No final de 2003, o CECOM nos contratou. A Informática Júnior mudou o estatuto, que não permitia a participação de diretores em qualquer forma de renda a partir da empresa júnior. Já havíamos passado muito do aprendizado aqui adquirido para a empresa e o plano de carreira do CECOM é mais interessante a longo prazo. Então, chegamos a um acordo entre o CECOM, IJunior, eu e o Allan.

SIST: Como está sendo o trabalho agora? Mudou alguma coisa? Está envolvido no desenvolvimento de qual sistema?
RENATO: Apenas o contrato mudou, a participação no projeto continua a mesma.

SIST: Você se adaptou ao CECOM? Como é o seu relacionamento com a equipe da DAS? Quais as pessoas mais chegadas?
RENATO: Tenho um ótimo relacionamento com toda a equipe da DAS e do CECOM em geral. Tenho um contato maior com o grupo de Desenvolvimento do Sistema Acadêmico (Squadra) e com o pessoal da análise no desenvolvimento do IAG. Também tenho muito contato com os outros estagiários do DAS, pois estudamos juntos (Thiago, Josemar e Joaquim). Este é o grupo de maior contato, mas todos do CECOM, sem exceção, se tornaram grandes amigos.

SIST: Como é o seu relacionamento com o restante do CECOM? Conhece muitos funcionários e estagiários?
RENATO: Acredito que hoje, conheço a maioria dos funcionários do oitavo andar. Semprei fui muito bem recebido aqui no CECOM, sempre que precisei de alguma ajuda em outra divisão, todos receberam muito bem. Gosto do clima que todos os dias vejo aqui.

SIST: Você participa dos encontros do CECOM? Acha importante essa participação?
RENATO: Procurei participar de todos, mas alguns não foram possíveis, devido ao horário ser junto com outros compromissos. Acho importantíssimas estas confraternizações para o vínculo de amizade entre os colegas de trabalho, como visto aqui no CECOM.

SIST: Vamos sair um pouco das coisas do CECOM. Vamos falar sobre você.
RENATO: Nasci em Belo Horizonte e a vida toda morei aqui perto, no bairro Caiçara. Moro com meus pais (Fernando e Mariza) e o meu irmão (Eduardo), que se formou em Medicina este ano e foi morar no interior de Minas (em Corinto).

SIST: Coisas que gosta de fazer lá fora.
RENATO: Gosto de sair com os amigos, namorar e praticar esportes. Gosto muito de viajar, mas a greve desde o início do curso não permitiu este prazer nos últimos anos.

SIST: Quando vai se formar? O que pretende fazer após a formatura?
RENATO: Pretendo me formar no primeiro semestre de 2005. Ainda não tenho certeza do que vou fazer após formar. Tenho alguns planos, mas tudo está sendo realizado no tempo certo.

SIST: Encerrando a entrevista, quer dizer alguma coisa para todos do CECOM?
RENATO: Agradeço a simpatia de todos. Espero que as amizades aqui conquistadas durem para sempre e estejamos sempre em contato! Um grande abraço e obrigado pela oportunidade de aprendizado.

Ao final da entrevista, descobrimos que o Renato está se desligando do CECOM esta semana. Foi então, uma despedida. Agradecemos ao Renato pelas suas palavras e desejamos muito êxito no seu próximo trabalho.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Quer ficar por dentro de tudo sobre carro? A página WebMotors (http://www.webmotors.com.br) tem ofertas de veículos novos e usados, test-drives, relação de oficinas e assistência 24 horas e outras novidades automobilísticas.

– A Páscoa é a principal festa cristã, na qual todos os anos se comemora a ressureição de Jesus Cristo. É a partir dessa data que todas as outras datas do calendário são estabelecidas. De acordo com a crença do cristianismo, Jesus foi crucificado e sepultado numa sexta-feira e ressuscitou na madrugada de domingo. Daí, a comemoração da data no primeiro domingo depois da primeira lua cheia do outono (no hemisfério Sul). Dois dias antes do domingo é a Sexta-Feira Santa e no domingo que antecede a Semana Santa é o domingo de Ramos, quando se celebra a entrada de Jesus em Jerusalém. Quarenta dias antes é a Quarta-Feira de Cinzas e, portanto, 43 dias antes, o Carnaval. Visite o endereço http://www.odia.com.br/sites/pascoa2004.

– O gás natural é um combustível fóssil encontrado em rochas porosas no subsolo, podendo estar associado ou não ao petróleo. Sua formação resulta do acúmulo de energia solar sobre matérias orgânicas soterradas em grandes profundidades, do tempo pré-histórico, devido ao processo de acomodação da crosta terrestre. É composto por gases inorgânicos e hidrocarbonetos saturados, predominando o metano e, em menores quantidades, o propano e o butano, entre outros. Gostou? Então, acesse a página http://www.gasenergia.com.br/portal/port/index.jsp e encontre outras informações e até a cotação do dia. Vale a pena!

– A edição 2004 do maior evento brasileiro sobre fotografia, que será em agosto, já tem sucesso garantido. Com o “Convergência Tecnológica”, a feira já teve 65% de seu espaço vendido. Se você é ligado em fotografia e quer participar, não perca a oportunidade. Visite a página http://www.photoimage brazil.com.br e fique sabendo como se inscrever.

– Ao longo da história, mudanças tecnológicas e jurídicas têm sido responsáveis por várias transformações do setor financeiro. O desenvolvimento e popularização de cartões de crédito provocaram fortes mudanças na área de financiamento ao consumidor. A flexibilização do câmbio no Brasil apresentou novos riscos e oportunidades para os participantes desse mercado. Uma nova transformação está em curso hoje. O desenvolvimento da tecnologia de securitização de ativos financeiros, acoplado a mudanças na regulamentação que trata dos níveis mínimos de capital de instituições financeiras, está causando uma transformação de fundamental importância para o mercado internacional de crédito. No Brasil, a queda das taxas de juros e dos “spreads” de crédito poderá comprometer a remuneração sobre o capital alocado pelos bancos. A transferência parcial ou total do risco de crédito será uma conseqüência natural. Veja o endereço http://www.uqbar.com.br/index.html.

– Você sabe o quê dizer a expressão latina “Actus debet interpretari ut aliquid operetur, non ut sit inanis et inutilis”? Não? E a expressão “Ad impossibilia nemo tenetur”? Bem, eu sei porque já vi o significado. A página http://www.soleis.adv.br tem informações sobre os códigos; leis por assunto; índice das leis federais, catalogadas por ano, com registro das revogadas e com remessa para o texto integral quando relacionada a um tema constante deste site; decretos-leis e decretos com texto no site; súmulas por assunto; prazos judiciais; pesquisa de jurisprudência e movimentação processual; emendas constitucionais; leis complementares; súmulas por assunto; links para os sites dos Tribunais Superiores, Tribunais de Justiça, Ministério Público, Procuradorias, Executivo, Legislativo, OAB, Associações e muitos outros Órgãos; procurados; concursos; loterias; registro de telefones 0800 de utilidade pública; datas comemorativas; dias santificados; pesquisa de multa de trânsito; situação do CPF; Certidão de Tributos Federais; Saldo do FGTS; Veículos Roubados; Valor e 2º via da conta da Telemar; Consulta ao contracheque de Servidor Federal; e Cep.

– O Tangram é um jogo antigo Oriental, constituído por sete peças (também conhecidas por tans): 5 triângulos de tamanhos diferentes, 1 quadrado e 1 paralelogramo. O objetivo deste jogo é conseguir fazer uma determinada forma, usando as sete peças. Um mensageiro deveria levar uma pedra de jade, de formato quadrado, ao imperador. Mas, no caminho a pedra partiu-se em sete pedaços. Preocupado, o mensageiro foi juntando as sete peças, a fim de remontar o quadrado. Enquanto tentava resolver o problema, o mensageiro criou centenas de formas de pessoas, animais, plantas, até conseguir refazer o quadrado. Vá até http://www.geocities.com/tania1974pt/.

– Uma boa página de variedades para quem curte cinema, vídeo, quadrinhos, televisão e música é a Omelete (http://www.omelete.om.br/omelete.asp). Além dos artigos e matérias sobre cultura, tem resenhas e trailers para quem quer conhecer as novidades do cinema. Vale a pena conferir.

– Se você está a fim de fazer uma tatuagem e não quer ficar naquela mesmice, uma ótima dica é viajar pela página http://www.supernovasite.com/ e ver as dezenas de idéias. São vários desenhos e até eu fiquei empolgado e vou fazer uma tatuagem. Depois eu conto onde fiz.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no. 13, de 29/03/1984, publicou notícias sobre o curso de Introdução à Computação, 3a. Exposição de Tecnologia em Computação e 4o. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação em Viçosa, curso de WFL – Work Flow Language, III Simpósio sobre Banco de Dados, reforma do subsolo, entre outras. A notícia que se destacou foi:

NOVA MEMÓRIA DO B6700
Está instalada, desde a última terça-feira, a nova memória do Sistema B6700, construída na Universidade de Brasília, e funcionando ainda em testes para correção de possíveis problemas.
Atualmente, o B6700 está com 2.4 MB de memória, podendo, na próxima semana, estar com 2.8 MB. Brevemente, o B6700 deverá estar operando com sua capacidade máxima de 3.2 MB, uma vez que mais memória está sendo construída na UnB para ser instalada no Burroughs da UFMG.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Elizabeth Gomes Oliveira Clementino, no dia 03; Eugênio Pacelli Pereira de Souza, no dia 05; e Denise Cristina de Assis Moreira, no dia 08. Os parabéns para os ex-ceconianos: Hélio Teixeira da Costa e César de Almeida Correia, hoje, dia 1o. de abril; prof. Wilson de Pádua Paula Filho (DCC) e Werner Streitwieser, no dia 05; Eduardo Jaime Quirós Batres (UFViçosa) e Miriam Lúcia dos Santos Jorge, no dia 07.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Em comemoração aos aniversários da Michele, no dia 18, e do Samuel, no dia 20, a turma da DAA resolveu organizar um almoço especial, que contou com as presenças dos ex-ceconianos Hélio Teixeira e João Paulo Costa. O almoço teve arroz da Gardênia, spaghetti da Beth, molho de ovo e moela com baroa da Timé, supremo de frango da Lili, feijão especial da Tatá, salada da Rosa, sorvetes da Alda e da Márcia, e refrigerates do Leão. Nem precisa falar que todos comeram muito bem e que ainda sobrou para o dia seguinte!

As fotos são de autoria da Lelé e do Leão.


A mesa ainda não estava pronta.

 


Rubens, Márcia, Michele, Timé, Rosa, Beth, Lelé, Alda, Hélio e Samuel.

 


Michele, João Paulo e Beth.

 


Rubens, Márcia e Michele.

 


Rubens e Márcia. De costas: Lelé, Beth, Xina, Michele e Samuel.

 


Rubens, Márcia e Michele.

 


Helinho

 


Beth, Alda e João Paulo

 


Leão e o sorvete.