Sistemático: Edição 1199 – 15/04/2004


Notícias



ENTREGA DO RELATÓRIO DEPARTAMENTAL FOI RECORDE

Encerrado o prazo para entrega do Relatório Departamental à CPPD, foi constatado recorde de processos protocolados.

A CPPD definiu o dia 31 de março de 2004 como prazo limite para entrega dos relatórios departamentais de 2003, gerados a partir dos sistemas INA e Opus.

São esperados em 2004 exatos 93 relatórios, sendo 88 de departamentos acadêmicos, 1 de unidade acadêmica (FALE), 3 de Escolas de ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante (Escola Fundamental do Centro Pedagógico, Coltec e TU) e 1 do campus da UFMG em Montes Claros (NCA).

Em junho de 2003, quando do encerramento do prazo para a entrega do Relatório Departamental de 2002, 49,5% dos relatórios haviam chegado à CPPD dentro do prazo estabelecido. Este ano este número foi batido, já que foram protocolados na CPPD, até a data limite estabelecida, 57 relatórios, ou seja, 60,6%.

Comparando-se as Unidades Acadêmicas, percebe-se que o ritmo de entrega dos relatórios não é homogêneo, mas é institucionalmente gratificante verificar que, em várias delas, todos os Departamentos conseguiram cumprir o prazo previamente estabelecido. Veja alguns percentuais discriminados:

– Cumpriram 100% de entrega no prazo as seguintes Unidades: Ciência da Informação; Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Música; Direito; Farmácia; Odontologia; ICEx; IGC; Letras; NCA; e Escola Fundamental do Centro Pedagógico.

– Cumpriram mais de 70% de taxa de entrega no prazo as seguintes Unidades: ICB; FAFICH; FAE; FACE; e Belas Artes.

NCA JÁ CONTA COM NOVO LINK DE DADOS A 256Kbps

Conforme foi divulgado na última edição de O Sistemático, o CECOM está executando processo de renovação das contratações de links de comunicação de dados que permitem a conexão das unidades remotas localizadas em Belo Horizonte e do NCA, em Montes Claros, ao Campus da Pampulha.

A primeira novidade deste processo ocorreu nesta segunda-feira, 12 de abril, quando o NCA passou a utilizar a sua nova conexão, que passa a ser feita através de provedor local da cidade de Montes Claros, via link de rádio de 256Kbps.

Com esta conexão ativa, a DRC executará atividades de roteamento de rede, ao longo do mês de abril, que permitirão o desligamento do antigo link que serve o NCA. Este desligamento, além da melhoria do serviço, permitirá uma economia mensal de cerca de R$1.300,00.

Nesta quinta-feira, 15 de abril, o CECOM estará executando processo de pregão, no qual serão contratados novos links para as demais unidades localizadas no centro de Belo Horizonte. A expectativa é de que haja boa competição entre as empresas fornecedoras, o que permitiria uma redução nos preços dos serviços, que atualmente são contratados da Telemar.

SERVIDORAS DE REDE LOCAL DA REITORIA E BU ESTÃO COM NOVOS DISCOS

Durante o último final de semana, aproveitando o feriado da semana santa, o CECOM realizou a troca dos discos dos servidores que atendem às redes locais dos prédios da Biblioteca Universitária e da Reitoria, por outros de maior capacidade de armazenamento. Com isso, a rede desses locais ficou indisponível desde as 18 hs de quinta-feira, dia 8, quando foi disparada a salva dos arquivos dos discos antigos, até o sábado, dia 10, à noite, uma vez que a cópia dos arquivos para os novos discos é um processo demorado, devido à grande quantidade de arquivos existentes nos servidores. O serviço foi realizado por Aleixina Maria Lopes Andalécio, Márcio da Costa Viana e Jader Santos, da DAC.

Durante as atividades, foi constatado que, apesar de diversas orientações dadas anteriormente, alguns usuários continuam armazenando no servidor de rede arquivos desnecessários, de interesse particular, tais como músicas, filmes, pps, imagens etc. Isso, além de caracterizar o uso indevido de um recurso disponibilizado pela instituição para fins profissionais, sobrecarrega os servidores e torna muito mais demorado o processo de salva e recuperação dos arquivos, tanto em atividades como esta, executada em um feriado, quanto em atividades rotineiras executadas na administração do servidor. Tendo isso em vista, a DAC repassará às chefias dos diversos órgãos a relação de arquivos percebidos como indevidos, para esta seja checada e para que os responsáveis possam ser advertidos.

Este papel de controle dos recursos executados pelo CECOM é necessário, para que se possa garantir a adequada utilização dos recursos públicos investidos na infra-estrutura de TI da universidade. Além disso, entram em questão outros aspectos associados à existência destes arquivos na rede, tais como segurança do sistema e preservação de direitos autorais de terceiros.

POP-MG PROMOVE PALESTRAS

O PoP-MG vai ministrar palestras amanhã, dia 16, com a seguinte programação:

– 13:00 – Videoconferência. Palestrante: Rodrigo Almeida Gonçalves.
– 13:40 – QoS em Linux. Palestrante: Marcus Vinícius Gonçalves Cesário.
– 14:20 – IPv6. Palestrante: Pollyana do Amaral Ferreira.
– 15:00 – Intervalo.
– 15:20 – Firewall. Palestrante: Fernando Resende Coelho.
– 16:00 – NetFlow. Palestrante: Gustavo Eugênio Torres de Camargos.

Esses temas foram estudados pelos estagiários do PoP-MG como parte do Plano de Trabalho PoP-MG/RNP 2003. As palestras serão realizadas na sala 2077, no ICEx.

Do CECOM, estarão presentes assistindo às palestras: Adyr Rodrigues Nascimento, da DRC, e Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DAC.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE MARÇO
Os gráficos mostram, dia a dia, os números de mensagens trabalhadas e recusada durante o mês de Março de 2004:

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A cidade do Rio e Janeiro é candidata a eleição como sede dos Jogos Olímpicos de 2012. A página oficial da candidatura da cidade (http://www.rio2012.org.br) tem como forte argumento que os jogos seriam realizadas integralmente dentro dos limites da cidade-sede. Em tempos de violência…

– Com a popularização das câmeras digitais, a cada dia surgem novos dublês de fotógrafos. Os iniciantes e intermediários podem pegar as dicas na página http://www.fotoegrafia.com.br, além de endereços de cursos, exposições e concursos.

– Muito legal é a página Seguro Ouro Auto do Banco do Brasil (http://www.seguroouroauto.com.br). Lá, os motoristas de todo o País podem imprimir mapas e roteiros, obter a lista dos postos de vistoria credenciados pelo Detran, classificados por cidades, além de contar com estimativas como gasto de combustível e quilometragem. O usuário pode fazer várias consultas e escolher qualquer trajeto em território nacional. Uma coisa interessante é que não necessita de cadastro prévio. Para os usuários do Windows XP, que precisem do serviço de mapas, é necessário ter instalado o Java Virtual Machine (JVM), que permite executar Aplicativos Java em seu computador.

– Para o pessoal que gosta de corrida de cavalo, o Jockey Paulista transmite as corridas pela Web. As imagens da TV Jockey poderão ser vistas na página oficial do Clube, no endereço http://www.hcj.com.br.

– A página http://www.criancafazarte.com.br ensina as crianças a fazer muita arte. Ela foi criada pelo artista plástica e designer Tati Vitsic e traz vários joguinhos, historinhas ilustradas e curiosidades, que vão entreter a garotada.

– A página http://www.geobiologia.com.br tem a finalidade de divulgar a Geobiologia, a Medicina do habitat, e outras disciplinas afins que cuidam da harmonização de ambientes, tornando-os não somente agradáveis, mas também saudáveis. A geobiologia tenta relacionar aspectos geológicos, como falhas ou veios subterrâneos de água, com a saúde das pessoas. Ou seja, dependendo de onde sua casa fica, você pode ter uma tendência maior a adoecer. Eu, hein!

– Um maluco chamado Ian Fieggen diz que criou a técnica mais rápida para dar laço em cadarço. Para quem quiser economizar uns segundos por dia, a página http://www.fieggen.com/shoelace ensina o procedimento. (Site em Inglês)

– Linguine, Cappelletti, Rigatoni, Conchiglioni, Farfalle, Penne, Ravioli etc. Na página L’Enciclopedia della Pasta (http://www.archimedes-lab.org/pastashape.html), você encontrará mais de 150 formatos diferentes de massas italianas. Se você está afiado com o idioma Italiano, é uma boa pedida. (Site em Italiano)

– Cartões, trailers, jogos, informações sobre produções em cinema, DVD e vídeo, cartões virtuais… Tudo isso você encontra na página oficial da Disney no Brasil http://www.disney.com.br/index_flash.html. Uma página divertida para todos.

SENADORA TENTARÁ BLOQUEAR NOVO PRODUTO GOOGLE

ParágA Agência Reuters divulgou, no dia 13/04/04, a notícia “Senadora tentará bloquear novo produto da Google”, transcrita a seguir:

“A senadora Liz Figueroa, da California, está preparando um projeto de lei para bloquear o serviço gratuito “Gmail”, do Google, porque este incluiria publicidade nas mensagens pessoais, depois de examiná-los para detectar palavras-chave.
– Acreditamos que é uma absoluta invasão de privacidade. É como ter um enorme cartel na metade de sua casa – disse Liz em entrevista, por telefone, à Reuters, acrescentando que pedirá à empresa que reconsidere todo o produto.
No fim do mês passado, a companhia anunciou seus planos de lançar um serviço que ofereceria aos usuários 1 gigabyte de memória de armazenamente grátis, cem vezes mais dos que o oferecido por outros serviços gratuitos, como o Yahoo e a Microsoft.
No entanto, em troca de uma maior memória de armazenamento, os usuários aceitariam que a tecnologia do Google revisasse as mensagens para difundir anúncios escolhidos com base nas palavras-chave contidas nas mensagens. Um usuário que recebesse mensagens sobre o sintoma da gripe de um amigo, também receberia publicidade sobre remédios para combater a enfermidade.”

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou as seguintes notícias:

Programa em Linux vai converter texto em voz (05 de abril/2004) – O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) atualmente se dedica à criação de um programa leitor de telas baseado em Linux para deficientes visuais, o Tela Aberta, que vai converter o texto de sites da web em voz.
Na equipe de desenvolvimento do projeto estão 15 deficientes visuais, entre cegos e pessoas com baixa visão, que têm como missão criar um programa que permita o acesso de outras pessoas em igual situação à internet, caixas eletrônicos de bancos e outras plataformas tecnológicas.
O Tela Aberta foi demonstrado na 3ª Mostra de Soluções em Tecnologia da Informação e Comunicações Aplicadas ao Setor Público, que aconteceu entre os dias 30 de março e 1º de abril em Brasília, pelo analista Marcos Kinsky, coordenador do projeto.
Kinsky, que é cego, disse que o governo federal está organizando uma política federal para eliminar as barreiras tecnológicas para deficientes visuais e que a ABNT está editando normas que deverão ser adotadas por todas as páginas web públicas do país. E, para o canal de tevê a cabo da Radiobrás, o analista informou que o software estará pronto e disponível para o público até o final de 2005.

Conectiva desmente venda, mas busca capital (02 de abril/2004) – A Conectiva desmentiu, em comunicado, os boatos de que teria sido vendida ou interrompido suas atividades. Mas confirmou que está aberta a novos investimentos e novos sócios.
“Consideramos natural que uma empresa como a Conectiva (…) seja constantemente procurada por investidores potenciais, interessados em participar acionariamente da empresa. Isso não significa, porém, que algum dos acionistas atuais se retire”, diz no comunicado. “O mais provável, nessa situação, é que a empresa faça um aumento de capital com redistribuição das participações entre os sócios atuais e eventuais novos sócios”. Hoje, são donos da empresa o ABN, a Latintech e os sócios fundadores. A Intel Capital vendeu sua parte em meados de 2002.
A companhia explica que a entrada de novos investidores seria uma forma de consolidar e expandir sua atuação. A empresa desmentiu também que detenha o monopólio no fornecimento de software livre para a administração pública federal.
“Com o objetivo de evitar que dúvidas se transformem em novos boatos, a empresa informa que, em 2004, vai direcionar seus esforços para aperfeiçoar o produto e consolidar a atividade de treinamento”, segue a Conectiva em comunicado. “Durante o ano, pretendemos afinar a sintonia com os grandes players de TI, para atender à forte demanda existente por serviços e software de código aberto”.
A empresa lembrou que lançará, este ano, a versão 10 do sistema operacional Conectiva Linux e que pretende ampliar e atualizar sua linha de treinamento, principalmente por causa dos últimos avanços tecnológicos do Linux e da alta demanda por cursos na plataforma. Disse, também, que em 2004 vai priorizar as parcerias com integradores e fabricantes.

Confira o orçamento da União na web (26 de fevereiro/2004) – O governo federal decidiu liberar na web, pela primeira vez, a versão integral do orçamento feito pela União.
A missão é “dar publicidade aos atos oficiais”, nas palavras do diretor-geral da Imprensa Nacional, Fernando Tolentino de Sousa Vieira. O diretor disse também que o órgão está usando software livre para o recebimento de matérias para serem publicadas no Diário Oficial da União e no Diário da Justiça.
Segundo a Agência Brasil, o documento detalha todas as receitas e despesas da União e a íntegra da lei orçamentária – em papel, este documento tem 3 446 páginas. Para conferir, entre no site da Imprensa Nacional, em www.in.gov.br.

Sebrae faz jogo virtual para universitários (29 de março/2004) – O Sebrae Nacional dispara, na próxima quarta-feira, 31 de março, a quinta edição do Desafio Sebrae, um jogo virtual que simula a administração de uma empresa real, com o objetivo de estimular o empreendedorismo entre universitários.
A empresa que servirá de modelo do jogo este ano é uma fábrica de bolas de vôlei de praia, baseada na experiência da Pênalti. As equipes serão formadas por três a cinco estudantes, mas apenas dois deles poderão ter participado de edições anteriores do jogo.
As inscrições custam 25 reais por equipe e poderão ser feitas de quarta-feira até 11 de junho pelo site www.desafio.sebrae.com.br. Cada equipe receberá, em casa, um kit com o CD-ROM de instalação do jogo e um manual por participante.
A competição começa no dia 2 de agosto. A etapa final está prevista para novembro, em Brasília.

Phishing scam do BB promete sorteio de viagens (30 de março/2004) – Um novo phishing scam usa o nome do Banco do Brasil na tentativa de convencer a vítima a fornecer todos os seus dados bancários para concorrer a viagens para Fernando de Noronha e a títulos do banco.
O e-mail chega do suposto endereço bb@bb.com.br com o assunto “Mensagem Importante”. O texto: “O Banco do Brasil informa que está premiando seus correntistas especiais como você, com 800 viagens à Fernando de Noronha, com tudo pago pelo BB e direito à acompanhante. E mais, 1.000.000 em títulos do BB. Para saber se você foi mais um feliz premiado, verifique extrato de sua conta. Para a comodidade no seu acesso, o BB colocou o formulário ao lado.”. No tal “formulário ao lado” há espaço para a agência, conta, senha eletrônica e senha do cartão, além de botões para limpar e enviar os dados – diretamente para as mãos dos golpistas, é bom lembrar.
Quando a vítima preenche e envia seus dados, é mandada para o site www.albenga.com/login.asp, que se redireciona para o endereço www2.bancodobrasil.com.br. Depois, aparece a janela para a instalação de uma “ferramenta de segurança para navegação no Auto-Atendimento” e, na sequência, outra janela para a instalação do teclado virtual do banco – mas tudo faz parte do golpe.

IBM destina US$ 100 milhões para o Brasil (25 de março/2004) – A IBM vai investir 100 milhões de dólares, ou mais, no país. O dinheiro será gasto com a compra de empresas brasileiras ou na criação de novas áreas de negócios.
A informação, dada a jornais brasileiros de economia, foi confirmada pela assessoria de imprensa da IBM Brasil. A idéia é acelerar o crescimento no país; os investimentos serão feitos, principalmente, neste ano e em 2005. Neste período, também, a subsidiária brasileira pretende criar três mil novos empregos, boa parte deles na área de serviços.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no. 14, de 12/04/1984, publicou notícias sobre o treinamento de microcomputadores, o I Seminário Latinoamericano de Recursos Humanos para Informática, a participação de Sálvia Maria de Figueiredo Moreira no Encontro para Troca de Experiência da SUCESU/MG, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

CURSO G04 – FORTRAN
Teve início no último dia 10, no CECOM, o curso G04 – Fortran cujo objetivo é permitir aos alunos um aprofundamento nos conhecimentos da linguagem Fortran e também uma certa autonomia na manipulação do microcomputador S!D e do B6700.
O curso está sendo ministrado por Maria Manuela Martins Tavares Reyes, do Setor de Programação da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas para 22 alunos, usuários do CECOM, sendo na maioria alunos do curso de Engenharia Mecânica e Aeronáutica da UFMG.

CURSO B01 – WFL
O curso de WFL – Work Flow Language teve a sua data de realização alterada para o período de 25 a 27 de abril, no horário de 08:00 às 10:00, na sala 818 do CECOM.
A instrutora do curso vai ser Adriana Maria Cunha Melo Figueiredo e as inscrições estão sendo feitas no Setor de Treinamento e Divulgação do CECOM, sala 815.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: Como O Sistemático não saiu na semana passada, os parabéns atrasados para Nilson José Marinho Vale, no dia 10. E os parabéns para Rubens Crispim da Silva, no dia 18. Parabéns também para os ex-ceconianos: Benício Alves de Souza (LCC) e Nair Vieira Sales, no dia 10; André de Paula Dias Couto, no dia 12; Aline Serrão De Filippo, no dia 14; Alberto Henrique Frade Laender (DCC), no dia 20; Patrícia Aninger de Barros, no dia 21; e Wallace de Almeida Rodrigues, no dia 22.

DESPEDIDA: Rafael Braga Soares Righi, que saiu do CECOM no dia 31/03, enviou uma mensagem de despedida para todos:
“Estou escrevendo para comunicar a minha saída do CECOM. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos pelo apoio e pela atenção de vocês comigo nessa minha temporada no CECOM. Aprendi muito nesse um ano que eu aí trabalhei, um pouco com cada um. Abraços a todos e felicidades.”

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 29 de março, a Lelé trouxe um bolo e um Charlotte para o lanche da tarde, em comemoração ao seu aniversário ocorrido no dia 26/03. Como sempre, todos os funcionários e estagiários da DAA estiveram presentes saboreando o bolo, que foi um presente de sua sobrinha Beth, e o Charlotte, que foi um presente de sua irmã Naná. Vale lembrar que o refrigerante foi doado pelo Leão.

As fotos são de autoria de Antônio Lima.


O bolo e o Charlotte


Lelé e Alda. Ao fundo: Michele e Rubens.


Vamos cortar o Charlotte?


Dôra e Rosa.


Dôra, Elisângela, Rosa e Márcia.


Leão, Rosa e Lelé.