Sistemático: Edição 1200 – 22/04/2004


Notícias



CECOM OBTÉM 40% DE ECONOMIA NA CONTRATAÇÃO DE LINKS DE DADOS

Conforme vem sendo divulgado nas últimas edições de O Sistemático, o CECOM está executando processo de renovação das contratações de links de comunicação de dados que permitem a conexão das unidades remotas localizadas em Belo Horizonte e do NCA em Montes Claros, ao Campus da Pampulha.

A primeira novidade havia ocorrido no dia 12 de abril, quando o NCA passou a utilizar a sua nova conexão, feita através de provedor local da cidade de Montes Claros, via link de rádio de 256Kbps.

Na última quinta-feira, 15 de abril, o CECOM executou processo de pregão, no qual foram contratados novos links para as demais unidades localizadas no centro de Belo Horizonte. Conforme era esperado, houve grande disputa entre as empresas fornecedoras, o que permitiu uma boa redução nos preços dos serviços. A vencedora do processo foi a Telemar, que já vinha fornecendo estes serviços para a universidade.

A redução de gastos gerada em todo o processo, somando-se a economia obtida no pregão, à economia obtida na substituição do link do NCA, foi de cerca de R$68mil a-nuais. Com isso, houve uma redução em termos nominais de 40% com relação aos gastos de 2003.

Além desta economia, foi possível melhorar a qualidade de serviço do NCA, que passou da velocidade de 64Kbps para 256Kbps e da Arquitetura, que passará nas próximas semanas de 256Kbps para 512Kbps.

Durante o decorrer deste ano, caso exista disponibilidade financeira, será avaliada a elevação da velocidade de outras unidades. Até lá, a DRC – Divisão de Redes de Comunicação do CECOM tem ficado alerta quando ao uso indevido da rede, já que quedas de desempenho em alguns locais tem sido provocados pelo uso de tráfego p2p, gerado quando há compartilhamento de recursos entre máquinas, principalmente para trocas de música, filmes etc. Estas situações, que prejudicam seriamente os usuários das unidades remotas, são repassadas aos administradores de rede nos locais, para que estes orientem os usuários ou tomem outras medidas cabíveis.

Em paralelo a estas ações, a ATI está estudando alternativa para montagem de uma infra-estrutura própria da UFMG para substituir a solução atual, que depende da contratação de serviço de empresas terceiras. Esta alternativa, que seria viabilizada com recursos do CT Infra3, poderá elevar as velocidades atuais da conexão das unidades do centro de Belo Horizonte para até 1GB, ou seja, equivalente à obtida no Campus da Pampulha.

CECOM SIMPLIFICA INFRA-ESTRUTURA DE SERVIDORES

Hoje, no mercado de Tecnologia da Informação, uma das principais expressões usadas é a “consolidação de servidores”. O objetivo é agrupar recursos em um número menor de servidores de processamento, permitindo a redução de custos com manutenção de hardware, software e, principalmente, recursos humanos na administração da infra-estrutura.

Dentro desta linha, a DAC vem realizando atividades para simplificar a infra-estrutura existente no subsolo da Reitoria. Aproveitando os ganhos de gerência obtidos com a implantação de serviços de correio através do Grude, estão sendo desativados os antigos servidores Linux que mantinham serviços de correio para a Imprensa e o DSG. Em seguida, será a vez da desativação dos equipamentos similares que servem à UA2 e UA3, que serão agrupados no servidor Terra. Ao final, serão desativados 4 equipamentos e seus ambientes de software.

Outra ação neste sentido está sendo feita com relação ao servidor de rede local da Imprensa. Em função do baixo número de usuários, apenas 35, e da expansão recente da capacidade de disco do servidor que atende à Biblioteca Universitária, será possível unificar estes dois ambientes. Desta forma, os serviços disponibilizados pela rede Novell a estes dois locais serão viabilizados pela mesma infra-estrutura de software e hardware.

Estas atividades estão a cargo de Antônio Eustáquio Rodrigues e Márcio da Costa Viana.

CECOM PARTICIPA DE CURSO ORACLE

Dando continuidade ao processo de capacitação da equipe da DAC na administração de banco de dados Oracle, Aleixina Maria Lopes Andalécio, diretora da divisão, estará participando do curso Oracle 9i: Fundamentos II. O curso será oferecido pela Casa de Software, no período de 26 a 30 de abril, e será repassado, posteriormente, aos demais integrantes da equipe.

EDIÇÃO No. 1200 DE O SISTEMÁTICO

Hoje, está saindo a edição de número 1200 de O Sistemático. É uma boa marca para um jornal semanal de um Centro de Computação. Será que algum dia vamos fazer parte do Guiness Book Brasil? Realmente, é muita pretensão… Mas gostaríamos muito de conseguir chegar à marca 2000 sem atropelos.

No dia 16 de junho de 2004, O Sistemático completará 27 anos de existência. Já deveria ter chegado à marca do 1400, mas com feriados, greves, e às vezes férias, ele deixou de ser editado. Nos últimos anos, a Redação tem tentado não deixar de editá-lo, mesmo nessas ocasiões, para que ele não perca a sua seqüência e não deixe seus leitores sem as notícias do CECOM.

Vamos continuar mantendo firme esse propósito e logo poderemos estar comemorando as edições 1300, 1400, 1500, e por aí afora. Como será o mundo quando O Sistemático completar a edição 2000? Será que ainda vão existir jornais? Será? Enquanto isso não acontecer, estaremos aqui, comunicando, avisando, informando, dando furos, não deixando nunca de relatar o nosso trabalho na UFMG.

NOVA ESTAGIÁRIA NO CECOM

Desde o dia 22 de março, o CECOM está contando com a estagiária Carolina Lauriano da Silva, aluna do curso de Ciência da Computação da UFMG. Carolina está lotada na DRC – Divisão de Redes de Comunicação.


Informativo



Genteware

Ele é tímido, calado, muito educado, de uma boa vontade extrema. Está sempre pronto a fazer seu trabalho, a pesquisar e, quando conta algum caso, sabemos de antemão que está relacionado à fotografia e aviões, que são a sua paixão. Ele é um gênio-estagiário, no sentido exato, ao contrário da Efigênia, a gênia-estagiária bem maluca do programa Zorra Total. O entrevistado da semana é Antônio Carlos de Souza Lima Júnior, estagiário da DAA, que contou um pouco a sua história no CECOM.

SIST: Quando entrou para a UFMG?
ANTÔNIO: Entrei para a UFMG no primeiro semestre de 2001, para o curso de Comunicação Social. Antes, eu já ficava aqui no campus, pois fiz o ensino médio no COLTEC, lugar que amo e tenho muita saudade.

SIST: Por que escolheu Comunicação? Qual a área?
ANTÔNIO: Escolhi Comunicação pensando em ser jornalista, mas no meio do curso acabei mudando e hoje faço a habilitação de Relações Públicas.

SIST: Quando veio para o CECOM?
ANTÔNIO: Eu vim para o CECOM em julho do ano passado. A Aline estava de saída e precisavam de alguém para o lugar dela. Ela me indicou e me interessei pelo trabalho, já que eu já mexia antes, como hobby, com construção de sites. Fui entrevistado, “foram com a minha cara” e aqui estou até hoje.

SIST: Como foi a sua adaptação ao CECOM?
ANTÔNIO: Minha adaptação foi ótima. Foi meu primeiro trabalho e achei que tudo correu de maneira positiva. O pessoal ajudou bastante e com muita boa vontade. Pude conhecer como é o ambiente de trabalho, saber lidar com prazos, ordens, hierarquia e tudo mais que vou precisar lidar para o resto da vida em um ambiente de trabalho, em qualquer tipo de empresa ou órgão.

SIST: Quais os trabalhos em que esteve envolvido nesses meses todos? Gosta do trabalho? O que esse trabalho trouxe para você?
ANTÔNIO: A minha função principal aqui é a manutenção do site do CECOM, no que diz respeito ao layout, elaboração das páginas, padronização, alterações que normalmente me são passadas pelas divisões e principalmente pelo Carlos Alfeu, que sempre busca manter todas as informações completas e atualizadas. Além disso, ajudo a Lelé no Sistemático, fazendo as fotos, lendo e relendo os textos e colocando a versão da internet no ar toda sexta. Gosto muito do trabalho, que me trouxe um aprendizado adicional ao que eu já sabia de construção de sites e programação visual. E, sejamos francos, é muito bom também ganhar uma graninha no final do mês fazendo uma coisa que a gente gosta!

SIST: Como é o seu dia a dia?
ANTÔNIO: Meu dia a dia é confuso, até porque cada semestre tenho um horário diferente e mais maluco. E nisso o CECOM é muito bom, porque me dá flexibilidade. As vezes, em um dia tenho aula de manhã e de noite, aí no outro só a tarde.. Isso é ruim e inclusive motivo pelo qual muita gente da Comunicação perde outras oportunidades de estágio para os alunos da PUC, UNI-BH etc. É uma rotina que cansa, mas acaba valendo a pena!

SIST: Como é trabalhar na DAA? Como é o seu relacionamento com a equipe?
ANTÔNIO: O trabalho aqui é muito legal. Todas as pessoas são educadas, gentis e sempre me senti bem aqui, o trabalho flui de uma maneira muito boa, com coleguismo e amizade, mas sem perder a seriedade que faz a coisa andar. Meu relacionamento com todos é muito bom, sempre que posso estou conversando com as pessoas, apesar de eu ser meio calado, tímido em alguns momentos. Meu contato maior é com as pessoas que ficam na minha sala, a Alda, Beth, Lelé, Márcia, o Pedro, Rubens e o Samuel.

SIST: Como é o seu relacionamento com os outros funcionários do CECOM?
ANTÔNIO: O CECOM, convenhamos, é meio grandinho pra se conhecer todo mundo com detalhes em menos de um ano e acabei demorando um pouco para conhecer todos. E sempre aparece gente nova, especialmente entre os estagiários. Como sempre fico no 8º andar, tenho pouco contato com o pessoal do subsolo, só mesmo quando precisamos ir lá embaixo fazer alguma foto para o Sistemático, mas tanto lá quanto aqui todo mundo me trata muito bem!

SIST: Você gostou de ser o fotógrafo do Sistemático? (Dá para rir bastante das acrobacias para as fotos saírem no Sistemático!!!)
ANTÔNIO: Nossa, foi muito legal! A câmera tem suas restrições, então a gente tem que se virar! Fotografar sempre de perto, tirar várias fotos para depois escolher alguma e às vezes até voltar e pedir para as pessoas fazerem nova pose!

SIST: Saindo um pouco das coisas do CECOM, vamos falar sobre você.
ANTÔNIO: Nasci e moro com meus pais, aqui em BH mesmo. Tenho um irmão e uma irmã, filhos do primeiro casamento de meu pai, ambos já são mais velhos e moram sozinhos. Minha mãe, Geralda, é agente de viagens, meu pai, Antônio Carlos, é agrônomo aposentado, meu irmão, Bruno, é formado em Comércio Exterior e minha irmã, Júnia, em Administração de Empresas e Nutrição.

SIST: Coisas de que gosta.
ANTÔNIO: Além do “normal” de todo mundo da minha idade (ter amigos, sair, namorar, ouvir música etc.), tenho desde criança uma paixão muito forte por aviões. Acho que isso veio da minha mãe, que sempre esteve ligada à área. É uma paixão antiga e pretendo me dedicar mais à ela muito em breve… Enquanto isso, me contento com minha coleção de fotos de aviões, que me fez também descobrir a fotografia em si, como um hobby muito legal.

SIST: Você estará se formando agora em junho. O que pretende fazer?
ANTÔNIO: Como eu disse, tenho uma forte ligação com a aviação. Pretendo seguir nessa área, apesar de estar me formando em um curso que aparentemente não tem muita relação com o vôo. Paralelamente, estou fazendo curso para Comissário de Vôo, terminando-o em agosto. Depois disso, pretendo tentar emprego em alguma companhia aérea. Se eu tiver oportunidade, pretendo também fazer o curso de Piloto. A Comunicação foi um curso legal e que me fez crescer, mas creio que eu acabe não exercendo a profissão, apesar de querer sempre me reciclar e adquirir conhecimento.

SIST: Quer dizer alguma coisa para todos do CECOM?
ANTÔNIO: Quero agradecer ao CECOM pela oportunidade de ficar aqui por quase um ano, aprendendo a trabalhar em equipe, conhecendo e colaborando com o trabalho do Centro e completando minha formação acadêmica e pessoal! Gostei muito do convívio com o pessoal e infelizmente terei de sair daqui no final do mês para poder me dedicar integralmente à minha monografia. Sentirei saudades e vou procurar sempre acompanhar o cotidiano do CECOM através do Sistemático e, quando possível, dar uma passada no 8° andar da Reitoria para reencontrar o pessoal!

Agradecemos ao Antônio pela entrevista, que está sendo uma despedida do CECOM. Desejamos muito êxito em seus projetos e gostaríamos de dizer que vamos sentir saudades do gênio-estagiário.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyr, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Há algumas semanas, eu falei sobre a AnimamundWeb 2003. Veja a página de uma das finalistas desenvolvida pela Nauta Design (http://www.nautadesign.com.br/pascoa2003). Vale a pena conferir o que se pode fazer com o Flash, uma animação perfeita, com detalhes, com efeitos sonoros e rápida para carregar.

– Até 1603, as coroas da Inglaterra e da Escócia eram separadas. Após essa data foram unidas e permanecem juntas até hoje no Reino Unido. Essas e outras informações você encontra no The British Monarchy (http://www.royal.gov.uk/output/Page1.asp). É a página oficial da monarquia britânica, onde você vai encontrar todos os reis e rainhas da Inglaterra, da Escócia e Reino Unido. Não é só isso. Lá você também vai conhecer as cerimônias, símbolos da realeza mais famosa do mundo, além de lugares como St Jame’s Palace, Windsor Castle, Buckingham Palace, The Queen’s Gallery. (Site em Inglês).

– Você já ouviu falar de Antônio das Bestas, Dedé da Mulatinha? Eles são músicos que fazem das ruas o seu palco. O projeto “O som das ruas” vai produzir minidocumentários sobre esses artistas. Na página http://www.somdarua.com.br, além de história de dezenas de músicos, há espaço para você indicar algum que conheça. Não deixe de ouvir o Black Donkey que canta forró em Inglês. Som na caixa, ou melhor, no micro. Escolha a região e se divirta.

– Um Blog muito legal é da Marina W. (http://www.blowg.pixelzine.com/). Além de outros assuntos, tem uma frase muito legal: “nunca te vi sempre te e-mail” Esta é a Marina W.

– Curiosidade no linguajar. Pairam dúvidas e existem duas versões. A primeira nos dá conta de que a expressão vem de “esculpido em (mármore de) Carrara”. A segunda versão afirma vir de “esculpido e encarnado”. Ressalta que a etimologia popular “pode alterar quer a forma quer o significado de uma palavra pela conexão errada que estabelece com outro termo, com o qual tenha semelhança fonética”, como no exemplo sugerido para designar semelhança entre pessoas: de “esculpido em Carrara” passou a “cuspido e escarrado”. Há outra velha teoria de que esta expressão seria a corruptela de “esculpido e encarnado”, as duas colocações se referem à época denominada Barroca séc. XVII, onde datam algumas suntuosas construções jesuítas, beneditinas, franciscanas e carmelitas, em que os artistas em suas obras detalhavam santos. Antenor Nascentes, contudo, chama a atenção para o fato de que, tanto em Inglês como em Francês, o verbo cuspir (spit e cracher, respectivamente) também indica essa idéia de semelhança – o que significa que mestre Nascentes não concorda com aquela hipótese. E nós? Vamos ter de ficar entre as duas. Faça um tour por Olinda e saiba mais na página http://www.olindatur.com/.

– No Atlas Geográfico Escolar impresso e na versão multimídia, você encontrará mapas do mundo, seus continentes e mapas do Brasil em diversos temas como: político, físico, climas, população, economia, indicadores sociais entre outros.Vale a pena conferir o endereço http://www.ibge.gov.br/.

– Especializado em captar histórias e situações supostamente reais e com muito humor, você encontrará uma infinidade de pérolas divididas por temas e por profissões. Não deixem de conferir as transcrições de interrogatórios feitos por policiais, advogados e juízes portugueses. Visite http://www.estranhomasverdade.com/primeira.php.

– Além de piadas, a página http://www.piadasonline.com.br/ reúne um dos maiores acervos dos vídeo e áudios mais engraçados que circulam ou circularam pela web. São boas gargalhadas que você dará visitando esta página. Uma das tantas piadas, tem como título: O velho e o Punk.
“O velho senta-se no ônibus de frente para um punk. O punk tinha um cabelo comprido com mechas verde, azul, amarela e vermelha. O velho fica olhando para ele, e ele fica olhando para o velho. O punk, já ficando meio invocado, pergunta ao velho:
– O que foi, vovô, nunca fez nada diferente quando jovem?
O velho responde:
-Sim, eu fiz. Quando fui jovem fiz sexo com uma arara. E estou pensando: será que você é meu filho?. (Por Mauricio J. Borges)

– Muito engraçada são as patentes encaminhadas ao governo britânico, mas que dificilmente serão atendidas. Acesse a página http://www.patent.freeserve.co.uk e veja uma extensa lista de patentes concedidas. Os detalhes técnicos e fotos de protótipos impensáveis ilustram a seção. Tem cada coisa de doido! (Site em Inglês)

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou as seguintes notícias:

BNDES dá R$ 1,2 milhão à empresa de software (08 de abril/2004) – Saiu o primeiro financiamento da nova versão do Prosoft, Programa para o Desenvolvimento da Indústria Nacional de Software e Serviços Correlatos: o BNDES entregou 1,2 milhão de reais à Powerlogic Consultoria e Sistemas.
Com o dinheiro, a companhia de Nova Lima (MG) desenvolverá uma nova linha de produtos para o mercado de portais corporativos. O projeto, que tem valor total de 2,1 milhões de reais, inclui a criação de canal de vendas e ações de apoio e divulgação. Deverá estar concluído em 24 meses, conta a Agência Brasil, com previsão de criar 35 empregos diretos. O apoio do BNDES corresponde a 57% do investimento total.
Este ano, o BNDES pretende investir, via Prosoft, 100 milhões de reais, mas o valor pode ser aumentado conforme a demanda. Segundo a Agência Brasil, a nova versão do Programa tem três modalidades de fomento ao setor de informática: Prosoft-Empresa, Prosoft-Comercialização e Prosoft-Exportação.

Embratel rebate oferta do consórcio (12 de abril/2004) – A Embratel reuniu um estudo feito pela Boston Consulting Group e a opinião de oito juristas e economistas em um documento que tenta mostrar ao governo a ilegalidade de sua venda à Calais, consórcio formado por Brasil Telecom, Telemar, Telefônica e Geodex.
O documento foi enviado nesta segunda-feira, dia 12, à Anatel, ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e à Secretaria de Direito Econômico (SDE). É uma resposta ao documento enviado às autoridades há algumas semanas pelo consórcio, que reuniu o de-poimento de outros especialistas (como o ex-presidente da Anatel, Renato Navarro Guerreiro) para sustentar sua oferta de 550 milhões de dólares pelo controle da Embratel.
Segundo a operadora, o material reunido demonstra “a insustentabilidade econômica e financeira” da proposta de desmembramen-to apresentada pelas concessionárias locais. “O documento deixa claro o risco a que a concessão do serviço público prestado pela Embratel estaria sujeita”, diz a empresa em comunicado. Assinam pareceres contrários ao negócio especialistas como o ex-ministro da Justiça e ex-secretário da SDE Paulo de Tarso Ramos Ribeiro; o ex-conselheiro da Anatel Mário Leonel Neto; Armando Castelar Pinheiro, que foi chefe do departamento econômico do BNDES; e os ex-conselheiros do Cade Afonso Arinos de Mello Franco Neto e Neide Teresinha Malard.

Senador pede “pausa” na venda da Embratel (13 de abril/2004) – O senador Hélio Costa (PMDB-MG), vice-presidente da Comissão de Educação do Senado, propôs a suspensão temporária da venda da Embratel até que o Congresso Nacional examine as propostas para o controle acionário da empresa.
O requerimento do senador será votado na próxima reunião da comissão (no dia 20) e depois encaminhado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), onde será analisado nos próximos 60 dias por uma subcomissão especial.
Segundo a Agência Brasil, Costa decidiu pedir a suspensão do processo por causa das dúvidas que surgiram na audiência pública que aconteceu na manhã do dia 13. O Senado marcou esta audiência para examinar a aquisição da operadora pela Telmex por um valor 190 milhões de dólares inferior à proposta feita pelo consórcio Calais, composto pela Telemar, Brasil Telecom, Telefônica e Geodex.
Ainda de acordo com a Agência Brasil, os presidentes da Anatel, Pedro Ziller, e da CVM, Luiz Leonardo Cantidiano, informaram à comissão que não poderiam julgar se a compra da Embratel está sendo feita dentro das leis de mercado. O negócio ainda depende da decisão da corte de falências de Nova Iorque, que foi adiada do dia 13 para o dia 27 de abril.
José Roberto Souza Pinto, da Embratel, disse na reunião que o consórcio Calais pretende “esquartejar” a empresa para enfraquecê-la e conseguir o monopólio do setor de telefonia do país, com 90% de domínio. Já o argumento de defesa da compra usado pelo vice-presidente da Telmex, José Formoso Martinez, é o de que a aquisição se dará à vista e com recursos próprios – e não com verbas públicas, como pretendem os concorrentes.

IBGE mostra mapa da exclusão digital – em 2002 (13 de abril/2004 ) – O IBGE divulgou hoje a Síntese de Indicadores Sociais 2003, que inclui as informações mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio. A PNAD mostra que o computador estava presente em apenas 16,3% dos domicílios brasileiros – mas os dados são referentes ao ano de 2002.
Do total de casas equipadas com computador, segue a pesquisa, 12% tinham acesso à internet. Por outro lado, os telefones fixos estavam presentes em 60,2% dos domicílios do país. E quase 90% das casas brasileiras tinham televisão em cores.
Por regiões, a penetração do computador nas casas brasileiras é maior no Sudeste (estava em 20,5% das residências em 2002), seguido pelo Sul (19%) e pelo Centro-Oeste (14,6%). No Sudeste, 15,4% dos computadores domésticos tinham, na época, conexão com a web.

Falso e-mail do BB promete “e-mail banking” (14 de abril /2004) – O mais novo phishing scam que usa o nome do Banco do Brasil para enganar os internautas diz que o BB agora oferece o “BB E-Mail Banking”, que seria um meio “seguro” para o cliente efetuar suas movimentações bancárias.
Mas o link leva o leitor a um endereço totalmente suspeito que não tem nada a ver com o site verdadeiro do Banco do Brasil: http://212.78.204.20/mailbank/bb (este endereço foi o oferecido na mensagem que chegou aqui à INFO, mas pode variar de uma mensagem falsa para outra).
O e-mail chega pelo falso remetente bb@bb.com.br com o assunto “BB Internet E-Mail Banking”. Confira o texto deste phishing scam, com todos os erros de praxe – quase no final, ele ainda tenta enganar o internauta com a mensagem (esta verdadeira) de que o BB “não envia e-mail sem a permissão do cliente”:
“A forte e consistente política de investimentos em tecnologia (R$ 2,1 bilhões investidos nos últimos cinco anos) tem permitido ao O Banco do Brasil a constante melhoria na qualidade de seus produtos e serviços O Banco do Brasil agora está oferecendo aos seus clientes o BB E-Mail Banking de acesso gratuito*. Que facilita você realizar suas movimentações bancárias mas seguras através do Internet E-mail Banking com total segurança e com certificado digital que lhe da a total confiança nas suas transações bancárias.
Tenha total segurança durante suas movimentações bancárias. Você acessa a internet todos os dias para ler seu e-mail. Logo, seria prático inteligente receber informações da sua conta, como saldos extratos e lançamentos também por e-mail. já imaginou você poder efetuar um resgate, aplicação ou pagamento de contas através de um atalho e mais: informações e dicas exclusivas de investimento, além dos principais índices financeiros, cotações, fundos e ações.
Atenção: O BB não envia e-mail sem a sua permissão. Porém, devido a uma grande ocorrência de fraudes e o fato de levarmos algum tempo para atualizarmos nossos registros, estamos disponibilizando, via e-mail, um novo certificado de segurança, que garante maior conforto em suas transações. Acesse o bb.com.br para sua segurança.
Clientes que cadastrarem no BB Internet E-Mail Banking até o dia 30 de Abril podem ganhar prêmios sorteios mensais de R$ 50 MIL”.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no. 15, de 18/04/1984, pubicou notícias sobre treinamento de microcomputadores, curso de utilização do Sistema Freqüência para usuários do DP, curso Operação do Burroughs para técnicos da equipe de Operação do CECOM, a ida de Gilmar Lima Guimarães para a chefia do Setor de Análise da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, entre outras. A notícia que se destacou foi:

NOVOS MICROS
Na semana passada, o Centro de Computação passou a contar com mais 3 equipamentos COBRA TD200 que, em breve, serão convertidos para COBRA 305.
Como 305, estes micros permitem o uso do SPM que é o sistema operacional recentemente liberado pela COBRA, equivalente ao CPM e permitindo compatibilidade com os outros micros do CECOM.
Com essa aquisição, em breve, o CECOM vai ampliar seu parque de micros.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos aniversariantes da semana: Wallace de Almeida Rodrigues, no dia 22; Christiano Gonçalves Becker (DCC), no dia 23; Beatriz Josephina Perrela e Paulo César Cortez Júnior, no dia 25; Cleto Boechat Véo (LCC) e Tânia Cristina Teixeira (Peré), no dia 26;Filipe José Leão Corrêa, Maria Miriam Arruda e Wilca Maria Luzilene Souza e Silva, no dia 28; e José Tuédes de Resende, no dia 29.