Sistemático: Edição 1201 – 29/04/2004


Notícias



UFMG PROMOVE ENCONTRO UNIVERSIA

Foi realizado hoje, dia 29, na parte da manhã, na Sala das Sessões, no 4o andar da Reitoria, o Encontro Universia – UFMG.

No início da reunião, a senhora Maria Voivodic apresentou o portal Universia; em seguida, foram destacadas atividades em andamento na UFMG que podem interessar a esse portal, segundo avaliação da Reitora, em seus contatos com o Universia; e, finalmente, houve um pequeno debate com o objetivo de se identificarem maneiras de ampliar, ainda mais, as atividades desenvolvidas em conjunto por ambas as entidades.

As atividades em andamento, apresentadas pela UFMG, foram:
– Atividades da Extensão – prof. Edison José Corrêa;
– CESPE – prof. Mauro Braga;
– Inova – Dra. Nizete Araújo, da CT⁢
– Centro Cultural – profa. Regina Helena A. Silva;
– Projeto Portadores de Necessidades Especiais – profa. Elizabeth Spangler;
– Bancop – prof. Osvaldo Carvalho.

O Universia, cujo endereço é http://www.universiabrasil.net/, é um portal que procura divulgar informações para a comunidade universitária e no Brasil já são 60 universidades que dela fazem parte. A UFMG é fundadora do portal e faz parte do seu Conselho Diretor.
O portal Universia tem várias iniciativas com a Universidade e uma delas é o financiamento de dois laboratórios para inclusão digital, que vão ser instalados no prédio da Biblioteca Central. Esses laboratórios serão inaugurados na segunda quinzena do mês de maio.

Também estiveram presentes à reunião o prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, Diretor de Tecnologia da Informação, que organizou o evento, e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, diretor do CECOM.

LIBERTAS BR FAZ APRESENTAÇÃO NA UFMG

Tendo em vista a dificuldade de instalação do Linux, foi criado o projeto Libertas, com o objetivo de ajudar o usuário na instalação e configuração do software livre em seu ambiente de trabalho. Vários órgãos da administração municipal e do governo do estado já estão usando o Libertas como plataforma para configuração do Linux.

Na sexta-feira, dia 23, a equipe do projeto Libertas esteve, no ICEx, fazendo uma apresentação, para que a ATI avalie a possibilidade de usá-lo como padrão em ambientes de laboratórios de alunos da UFMG.

Estiveram presentes à apresentação feita pelo prof. Wagner Meira Júnior, o Diretor de Tecnologia da Informação, prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, o diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, o diretor do LCC, prof. Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho, Gilmar Lima Guimarães, Fernando Frota Machado de Morais, Aleixina Maria Lopes Andalécio e João Carlos Lages, todos do CECOM, além do pessoal do LCC.

DAC CONTINUA PROCESSO DE SIMPLIFICAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA DE SERVIDORES

Conforme divulgado na última edição de O Sistemático, o CECOM está realizando um processo de “consolidação de servidores”, gerando uma simplificação da infra-estrutura existente no subsolo do prédio da Reitoria. O objetivo é agrupar recursos em um número menor de servidores de processamento, permitindo a redução de custos com manutenção de hardware, software e, principalmente, recursos humanos em sua administração.

Esta semana, novos equipamentos foram desativados. Aproveitando os ganhos de gerência obtidos com a implantação de serviços de correio através do Grude, foram desativados os antigos servidores Linux que mantinham serviços de correio para a UA2 e UA3, que foram agrupados no servidor Terra. Na semana anterior já haviam sido desativados os servidores da Imprensa e DSG.

Estas atividades, realizadas pela equipe da DAC, estão a cargo de Antônio Eustáquio Rodrigues e Márcio da Costa Viana.

PJ RACIONALIZA INFRA-ESTRUTURA DE TELEFONIA

Em mais uma ação visando racionalizar o uso dos serviços de telefonia, o que resultará também em economia de recursos financeiros e maior possibilidade de administração de recursos, o CECOM e a PJ modificaram a infra-estrutura telefônica que atende à unidade da PJ existente na Faculdade de Direito.

Os ramais existentes, que eram atendidas até então por uma pequena central PABX, alimentada por 4 linhas diretas da Telemar, foram substituídos por ramais da central telefônica existente na Faculdade de Direito, que é administrada pelo Centro de Computação. Essa modificação eliminará custos relacionados à assinatura das linhas usadas pela PJ, à tarifação das ligações internas à Faculdade, que são gratuitas, e permitirá a implantação de maior controle de recursos de cada ramal.

A pequena central, que foi desativada, será transferida para o Teatro Universitário, aonde organizará as 7 linhas Telemar atualmente existentes, reduzindo-as para talvez 3 linhas, e permitindo a distribuição interna de ramais. Neste caso, não será possível obter ganhos de controle de recursos de cada ramal. Entretanto, serão reduzidos os custos relacionados à assinatura das linhas e eliminados os gastos com ligações entre ramais do TU. Esta etapa será iniciada no mês de maio.

Todas estas tarefas estão a cargo da equipe da DRC.

NOVO ESTAGIÁRIO NO CECOM

O CECOM está contando com mais um estagiário em seu quadro. Trata-se de Juliano Dantas Santos, aluno do curso de Ciência da Computação da UFMG.
Juliano está lotado na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria desde o dia 22 de abril.


Informativo



Genteware

Apesar de ocupar uma função em que tem que falar muito e com muitas pessoas, ela é calada. Muito séria, discreta, é difícil conseguir arrancar um sorriso dela. Mas, se conversar um pouquinho, ela sorri. A entrevistada da semana é Maria Aeda Viveiros, telefonista, lotada na DAA – Divisão de Apoio Administrativo, e que se mostrou muito tímida ao ser convidada pelo Sistemático.

SIST: Quando entrou para a UFMG? Por que escolheu a função de Telefonista?
AEDA: Fiz o concurso público para a UFMG no final de 1989 e comecei a trabalhar em janeiro de 1990. Escolhi a função de telefonista por causa da carga horária, que é de 30 horas semanais. Com meio período livre, posso me dedicar a outras atividades.

SIST: Quem entrou junto com você? Já conhecia alguém que trabalhava na UFMG?
AEDA:
Junto comigo entraram a Edir, que também é do CECOM, a Vilma, que atualmente está no Gabinete, a Jusssara, hoje lotada no CP, e a Karen, da Faculdade de Farmácia. Quando entrei, não conhecia ninguém que trabalhasse aqui.

SIST: Como era a equipe de Telefonistas?
AEDA:
Nós éramos 12 telefonistas e trabalhávamos no subsolo da Reitoria. Estávamos lotadas no DM. A equipe se dava muito bem, e sentimos muito quando tivemos que nos separar.

SIST: Como e quando veio para o CECOM?
AEDA:
Vim para o CECOM em setembro do ano passado, logo que foi reativada a Central Telefônica da UFMG.

SIST: Qual foi a sua primeira impressão do CECOM?
AEDA:
A primeira impressão que tive do CECOM foi de uma equipe unida. Esta impressão ainda perdura.

SIST: Como é a equipe de Telefonistas do CECOM? O trabalho continua o mesmo?
AEDA:
A equipe de telefonistas do CECOM é formada por pessoas que trabalham juntas há mais de 10 anos. Por este motivo, nos tornamos um pouco irmãs. E não faz diferença se eu e a Cristina trabalhamos de manhã e a Selma e a Diva trabalham à tarde, a amizade é a mesma. Quanto ao tabalho em si, este tem sofrido algumas mudanças para melhor. O CECOM tem nos dado condições de melhor informar à comunidade, e isso é importante.

SIST: O que é ser uma telefonista na UFMG?
AEDA:
O trabalho de uma telefonista é desgastante não só na UFMG como em qualquer outro lugar. Não faz diferença. Estamos lidando com o público e isto é muito complicado. Muitas pessoas só tiram suas máscaras quando estão do outro lado da linha. Por isto, temos que atender arrogantes, desesperados, mal educados etc. Em compensação, do outro lado da linha também existem pessoas educadíssimas. E o interessante que pudemos notar ao longo destes anos (creio que falo também por minhas colegas), é que aqueles aos quais chamam de “classe baixa” , são os mais educados. Daí, entende-se que educação se recebe em casa, na família. Ela independe da situação financeira ou grau de escolaridade.

SIST: Quando veio para o CECOM, você fez alguns cursos de computação. Quais foram? Pretende fazer mais cursos?
AEDA:
Depois que entrei para o CECOM fiz o curso de PowerPoint, que tem me ajudado bastante. Pretendo fazer outros cursos, assim que surgir a oprtunidade.

SIST: O que esperava quando veio para o CECOM?
AEDA:
Esperava trabalhar em paz. E estou trabalhando em paz.

SIST: Você se adaptou facilmente? Como é o seu relacionamento com a equipe do CECOM?
AEDA:
Sim. Adaptei-me facilmente. Meu relacionamento com a equipe do CECOM, apesar de ainda não ter conversado com todos, é muito bom. Aliás, é fácil ter um bom relacionamento no CECOM. A julgar pelo semblante, todos aqui parecem ser boa gente. E olha, a pessoa que não é “boa praça” , seu semblante o denuncia, porque o rosto corresponde ao que está dentro do coração.

SIST: Saindo um pouco do trabalho, vamos falar sobre você. Quem é Aeda? Fale também sobre sua família.
AEDA:
A Aeda é a sexta filha de uma família de 10 irmãos, sendo cinco homens e cinco mulheres. O meu pai, Jesus já tomou para si. A minha mãe mora no interior, numa cidade muita tranqüila, que é Santo Hipólito, perto de Corinto, onde nasci. Os meus irmãos são todos casados e oito deles moram aqui. Somos muito unidos e sempre que podemos nos encontramos no final de semana para um churrasco.
Quanto a mim, acho que me definiria da seguinte forma: muito calada (sou adepta do Provérbio que diz: “o calar é ouro e o falar é prata”), esteta e com tendência ao perfeccionismo. Apesar de todos me acharem calma, confesso que não sou (falo isto para vergonha minha). Enfm, um temperamento fleumático com resquícios do melancólico e do colérico, dominado por Deus.

SIST: Coisas que gosta. Coisas que gosta de fazer fora do seu horário de trabalho.
AEDA:
Sou evangélica e fora do meu horário de trabalho gosto de dar aulas e lidar com crianças. Sou professora e diretora de um Seminário Bíblico em Belo Horizonte e outro em Matozinhos. Neles, leciono Hermenêutica Bíblica, História de Israel, Geografia Bíblica, História da Reforma da Igreja Cristã dentre outras. Coordeno também equipes de trabalho com crianças e adolescentes. Temos um seminário infantil, onde as crianças aprendem a Palavra de Deus, na sua linguagem. Ali, tentamos juntos com Jesus, resgatar os valores perdidos ou trocados, principalmente os familiares.
Quando sobra tempo, vou à minha estufa, em Vespasiano, onde produzo cogumelos medicinais. Atualmente, meu irmão cuida de tudo para mim.

SIST: O que pretende fazer no futuro?
AEDA:
Em outubro, iria estudar Geografia Bíblica em Israel durante um mês. Este projeto teve que ser adiado por causa da Intifada. A maioria das aulas seriam ministradas em terrritórios palestinos, o que seria um risco devido à atual situação na região (os palestinos não são os riscos e sim, os terroristas). Mas, o projeto foi apenas adiado, não cancelado. Creio que breve estarei indo para lá, tão logo Deus permita.

SIST: Tem alguma coisa para dizer para todos do CECOM?
AEDA:
Que o Senhor Jesus abençõe a vida de cada um, e obrigada por terem me recebido tão bem. Um abraço a todos.
Agora, todos conhecem um pouco mais a Aeda. Agradecemos pela entrevista e pela sua simpatia. E desejamos que o seu trabalho aqui continue sendo tão importante quanto o seu trabalho lá fora.


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyr, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:
– Normalmente, temos que comprar alguma edição de revista fora do país para saber das coisas dos grandes classicos do cinema americano. Agora, ficou mais fácil. Na página “ReelClassics” (http://www.reelclassics.com/), você fica por dentro de tudo, além de ouvir diálogos dos clássicos, trechos de músicas e os cartazes do lançamento dos filmes. Quem é que não se lembra de CasaBlanca, Lawrence das Arabias, entre outros? E os musicais, os atores e atrizes? Apesar da página ser em Inglês, vale a pena conferir e dar uma voltinha ao passado.

– Já está virando uma mania tirar fotos com câmeras digitais. Bem, se você pudesse fazer um poster seria muito legal, não é? Pois bem. Agora, você tira a sua foto, escolhe o tamanho e envia para uma página da Web. Ele cria um arquivo PDF para você imprimir e montar. Vá até http://homokaasu.org/rasterbator. (Site em Inglês)

– Confesso que não sabia que macaco desenhava. Você acredita que o animal pode desenhar? E desenha. Na página “great-apes” (http://www.great-apes.com/ape Paintings.htm) tem pinturas feitas por macacos. (Site em Inglês)

– Com objetivo de permitir a troca de idéias entre usuários, o Linux Clube (http://www.linuxclube.com.br/) é onde todos podem se ajudar. Há páginas tutoriais, artigos, documentação, notícias, dicas, livros, papéis de parede e muito mais. Imperdível para quem usa ou pensa em usar software livre.

– Inaugurado em 1970, com a finalidade de difundir a ciência da Astronomia, o Planetário (http://www.rio.rj.gov.br/planetario/) ampliou suas instalações para 12.000m2 de área construída, a partir de setembro de 1998, com a inauguração do Espaço Museu do Universo. Esta conquista deveu-se à necessidade de atendimento a um público crescente, principalmente o escolar.

– Após os conflitos dos cintas-largas em Rondônia, o problema indígena no Brasil volta a ser destaque no cenário nacional. Todos os jornais divulgaram as notícias. Como nada fica de fora da Web, foi lançado um portal para troca de informações com muitos dados sobre os índios, como estimativas da população indígena em 1500 e hoje: http://www.webciencia.com/09_indios.htm.

– As riquezas minerais amazônicas ainda inexploradas sempre foram uma tentação para empresas e garimpeiros, não importando se localizam-se ou não em reservas indígenas. A corrida pelo ouro, mais intensa nos anos 80 – época da emblemática Serra Pelada, no Pará – , continua a incomodar índios e moradores da floresta. Hoje, com o ouro valendo menos da metade do que em épocas passadas (passou de US$ 600 a onça para cerca de US$ 280), outros minérios, como diamante, ametista, tantalita, cassiterita e mesmo argila são a razão de muitos conflitos. Visite o endereço http://www.aesetorial.com.br/ext/cadernos/mineracao/meio8.htm.

– Jornais e revistas já trouxeram muitos artigos que demonstravam atitudes brutais de indígenas contra brancos, mais especificamente portugueses, onde contavam as cenas chocantes da brutalidade com que os índios acabaram com os brancos em séculos passados. Certa revista mostrava a vontade de um padre de beatificar os massacrados. Veja isso em http://www.geocities.com/Athens/Crete/2467/.

– Há cinco anos, Paulo Humberto Porto Borges desenvolve projeto de documentação fotográfica junto aos povos indígenas Guarani que habitam o território brasileiro nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso. O objetivo deste projeto documental é registrar e, dessa forma, preservar, ainda que apenas imageticamente, culturas minoritárias que encontram-se em uma intensa dinâmica de reelaboração cultural e física. devido ao intenso contato com a sociedade não-indígena. Veja tudo isso em http://www.highrisemarketing.com/djweb/historia/.

– Dica Google: Quando fizer uma procura para resolver um problema, inclua “re:” nos valores pesquisados. Exemplo: re: mplayer radeom 9000 gentoo. Com isso, vamos obter as possíveis respostas para algumas perguntas relacionadas a este problema. (Colaboração de Leonardo S. R.)

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou as seguintes notícias:

Para Senado, assinatura de telefone pode acabar (15 de abril/2004) – A Comissão de Legislação Participativa (CLP) do Senado aprovou no dia 14, a proposta para dar fim à cobrança de assinatura básica da telefonia fixa e celular.
A sugestão, de autoria da Associação Comunitária de Chonin de Cima (Acocci, de Governador Valadares/MG), modifica a Lei Geral de Telecomunicações. Segundo a Agência Senado, o relator da matéria, senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), acatou a justificativa da associação de que a medida ajudará a manter o acesso dos usuários de baixa renda aos serviços telefônicos.
Com a alteração, as operadoras do serviço telefônico fixo comutado e dos serviços móveis só poderão cobrar pelo que foi efetivamente consumido pelo usuário – ou seja, as chamadas feitas ou recebidas no sistema a cobrar -, ficando vedada a cobrança de qualquer outro valor referente à assinatura mensal ou taxas semelhantes.
De acordo com a associação, é muito grande hoje o número de consumidores que ficam inadimplentes por não conseguirem pagar as contas telefônicas, situação que se agrava com o desemprego e o achatamento salarial. Além deste motivo, disse a Acocci, as empresas cobram a assinatura básica do consumidor quer ele use ou não o serviço que é posto à sua disposição.
Segundo a Agência Senado, o fato de a proposta ter sido aprovada pela Comissão, no entanto, ainda não faz com que ela se torne efetiva. A sugestão seguirá agora para leitura no Plenário, para depois se tornar um Projeto de Lei.

GO bane obrigação de provedor para banda larga (16 de abril/2004) – Desde o dia 15, os usuários goianos dos serviços Turbo, da Brasil Telecom, e TurboNet, da GVT, não estão mais obrigados a assinar um provedor de internet para entrar na banda larga.
A determinação do juiz federal Jesus Crisóstomo de Almeida atende ao pedido feito pelo Procon de Goiás, que também solicitou que as duas operadoras fossem obrigadas a indenizar “por danos materiais do valor já pago, em dobro, e por danos morais” os atuais usuários.
Tanto a Brasil Telecom quanto a GVT e a Anatel contestaram os pedidos do Procon goiano, baseando seus argumentos na Lei Geral das Telecomunicações. Mesmo assim, o juiz rejeitou as preliminares e ainda contestou a legitimidade passiva da Anatel – que obriga as operadoras de telefonia fixa a se manterem afastadas dos chamados serviços adicionais de banda larga.
Assim como outros juízes brasileiros em julgamento de casos semelhantes, também Crisóstomo de Almeida determinou que a obrigatoriedade de contratação de um provedor de conteúdo pelo usuário dos links para acesso rápido à web constitui venda casada de produtos. Levantou, também, o fato de ser possível entrar na banda larga sem a necessidade técnica de se usar um provedor.
Ao final do parecer, o juiz determina que Brasil Telecom e GVT não só estão impedidas de cancelar o link de acesso caso os usuários desistam de assinar um provedor como ainda devem informá-los sobre o fim da obrigato-riedade. A multa diária para o descumprimento é de 100 mil reais.
A íntegra do parecer e os argumentos apresentados pelo Procon, pelas operadoras e pela Anatel podem ser conferidos no site da Abusar.org.

Sony cria DVD de papel com tecnologia Blu-ray (16 de abril/2004) – A Sony e a Toppan Printing, que é um dos maiores nomes japoneses da área de impressão, apresentaram na quinta-feira em Tóquio um DVD criado com papel. O disco usa a tecnologia Blu-ray e tem capacidade para armazenar 25 GB de dados.
Segundo a Toppan, o projeto começou há cerca de um ano e 51% do disco é composto por papel. O anúncio oficial do disco de papel, que ainda é apenas um protótipo, será feito na Optical Data Storage 2004, feira que acontece entre os dias 18 e 21 em Monterey (Califórnia).
A tecnologia Blu-ray e sua capacidade de gravar mais de duas horas de programação com alta resolução já estão bem difundidas mundialmente. A novidade aqui fica mesmo por conta do material aliado às técnicas de impressão. Segundo as duas empresas, que garantem que o novo disco terá um excelente sistema de proteção dos dados, uma das maiores vantagens do DVD de papel é que ele poderá ser facilmente destruído pelo usuário – basta uma tesoura – e até mesmo reciclado, o que trará muitos benefícios para o meio-ambiente.
Sony e Toppan vão dedicar suas próximas pesquisas à criação de um processo de produção em massa do novo disco.

Xerox: transistor de plástico é quase realidade (16 de abril/2004) – A Xerox disse estar bem próxima de transformar em realidade a fabricação de transistores feitos de plástico ao invés de silício, o que vai reduzir bastante o custo do produto.
A impressão no plástico usará um novo tipo de processo, com a chamada “tinta semicondutora”, que usa baixas temperaturas e pode ser realizada em ambientes abertos. Os circuitos de plástico, mais leves e flexíveis que os atuais, poderão ser usados inicialmente em dispositivos como monitores de tevê e de computador, diz a Xerox.
A pesquisa para a impressão dos condutores e isolantes elétricos está sendo desenvolvida por cientistas da Xerox no Canadá e no PARC, em Palo Alto (Califórnia). O sistema, acredita a empresa, será “tão fácil quanto imprimir jornais”.

Telmex sobe oferta pela Embratel para US$400 mi (22 de abril/2004) – A MCI e a Telmex assinaram no dia 21/04, um acordo que sobe de 360 milhões para 400 milhões de dólares – em dinheiro vivo – o valor de compra da Embratel.
Mesmo assim, o montante ainda é 150 milhões de dólares inferior à oferta feita pelo Calais Participações, consórcio que reúne as três principais operadoras brasileiras.
O acordo entre Telmex e MCI inclui o pagamento antecipado de 50 milhões de dólares, quantia não reembolsável se o negócio não for aprovado pela justiça americana, pela Anatel e pelo Cade. Os honorários da transação foram definidos em 12,2 milhões de dólares.
A empresa pediu uma audiência para 26 de abril com a Corte de Falências de Nova York para a aprovação dos honorários estipulados. No dia seguinte, dia 27, a Corte de Falências decide se aprova ou não a venda da Embratel para a Telmex.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no 16, de 26/04/1984, publicou notícias sobre mudanças de salas no 8o andar e os cursos Operação do Sistema Burroughs 6700, utilização do Sistema Freqüência, Linc, e características do COBOL 80 do treinamento de Microcomputadores, entre outras. A notícia que se destacou foi:

SISTEMA DE APURAÇÃO DE PONTO DO CECOM
Desde o mês de março/84, o Setor de Serviços Gerais está contando com um novo sistema de apuração de ponto dos funcionários do CECOM, implementado em LPS no COBRA 305.
O Setor agora é o único responsável pelo processamento de todo o sistema, desde a entrada de dados (ponto e abonos) até a emissão dos relatórios: individual, levantamento de ocorrências e freqüência, levantamento por divisão/setor e resumo geral da freqüência.
O novo sistema permite que a apuração do ponto seja realizada em um tempo bem menor que o anterior (executado no Sistema Burroughs) e apresenta um novo lay-out nos relatórios.
Além da apuração de freqüência dos funcionários, este sistema apura também a freqüência dos bolsistas e pessoal de folha, antes não executados pelo antigo sistema, sendo previsto para breve também a inclusão do pessoal de turno.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: José Tuédes de Resende, hoje, dia 29; Paulo Eduardo Rocha Brant, no dia 1o de maio; Sérgio Maurício de Oliveira (LCC) e Paulo Sérgio Moura Brandi, no dia 04; Iremar Nunes de Lima, Cristina Campos Brasil da Fonseca e Reuber Luiz Neves Koury, no dia 05.

NASCIMENTO: Nasceu João Vítor, na terça-feira, dia 27, filho de Hyvelaine e Haroldo Alves. O Sistemático, em nome de todos, envia as felicitações.