Sistemático: Edição 1203 – 13/05/2004


Notícias



PROSSEGUE PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DE SERVIDORES

Conforme vem sendo divulgado em O Sistemático nas últimas semanas, o CECOM está realizando um processo de “consolidação de servidores”, gerando uma simplificação da infra-estrutura de equipamentos existente no subsolo do prédio da Reitoria.

O objetivo é agrupar recursos em um número menor de servidores de processamento, permitindo a redução de custos com manutenção de hardware, software e, principalmente, recursos humanos em sua administração.

Esta semana mais um equipamento foi desativado. Desta vez foi o servidor de rede local da Imprensa. Em função do baixo número de usuários, apenas 35, e da expansão recente da capacidade de disco do servidor que atende à Biblioteca Universitária, foi possível unificar estes dois ambientes. Desta forma, os serviços disponibilizados pela rede Novell a estes dois locais estão sendo viabilizados, desde a última segunda-feira, pela mesma infra-estrutura de software e hardware.

As atividades de migração e unificação dos dois ambientes estiveram a cargo de Márcio da Costa Viana e Jader Santos, da DAC. Para reduzir o desconforto para os usuários nesta mudança as atividades foram realizadas durante o último final de semana.

"FUNDO DE BOLSAS" E "DISCIPLINAS ISOLADAS" VIRAM SISTEMAS SEPARADOS

Ao longo do último trimestre de 2003 e do primeiro trimestre de 2004, o CECOM projetou, desenvolveu e implantou, em apoio ao DRCA, o sistema de gerência das contribuições ao “Fundo de Bolsas”. Com o sucesso obtido na administração da emissão, entrega e pagamento dos boletos das contribuições e sua interface com o processo de matrícula online mantido pela equipe do Prof. Antônio Otávio, no DCC/ICEx, foi possível ao DRCA e à equipe da DAS perceber que solução equivalente poderia ser adotada para a reorganização do serviço de registro e matrícula de alunos em disciplinas isoladas dos cursos de graduação e pós-graduação.

Assim, visando automatizar esse processo e simplificar a tramitação de documentos foi desenvolvido, dentro do sistema de gerência do “Fundo de Bolsas”, um serviço de geração de boletos bancários com o devido cadastramento de alunos matriculados em disciplinas isoladas.

O novo serviço veio de encontro ao desejo manifestado pelos usuários de buscar um processo mais ágil e eficaz, tendo em vista que a matrícula em disciplina isolada acontece depois do semestre iniciado, num curto espaço de tempo.

Entretanto, esta idéia, que foi realizada e implantada em curto espaço de tempo, mostrou que o processo de gerência da matrícula em disciplina isolada merecia um tratamento mais amplo e específico. Desta forma, durante o mês de abril, a estrutura do sistema de gerência do “Fundo de Bolsas” foi revista, sendo dela separadas diversas funcionalidades e criado o novo sistema de “Disciplinas Isoladas”. Os dois sistemas estão disponíveis para utilização, desde a semana passada, no site do CECOM.

Atuaram no desenvolvimento do serviço de registro em disciplinas isoladas o analista João Carlos Lages e o estagiário Joaquim Lopes Júnior.

SISTEMA DE ALMOXARIFADO SOFRE ALTERAÇÕES

O CECOM, a Syst Internacional e o DSG estão envolvidos, desde o início de abril/04, no reprocessamento dos dados do Sistema de Almoxarifado do projeto SICCA, referente ao período de 2002 a 2004.

Nesse reprocessamento estão sendo verificados valores médios, totais e a quantidade de materiais no arquivo de histórico, que gera relatórios de anos anteriores.

Foram feitas comparações entre os dados do sistema e os relatórios entregues ao Depto. de Contabilidade e Finanças, efetuando o fechamento mês a mês de todo o período considerado.

Devido a esse trabalho, o sistema ficou inacessível para o usuário em algumas ocasiões, principamente durante essa semana. Contudo, amanhã, dia 14, o sistema já estará totalmente liberado.

Além do reprocessamento, foram executados acertos, ajustes e melhorias no sistema. No momento, está sendo discutida a implementação de novos controles que permitirão um fechamento mensal e anual com maior segurança.

O trabalho está sendo realizado por Janaína Dias, da Syst, Fernando de Souza Guimarães, do DSG, e Regina Helena Moura Brandi, do CECOM.


Informativo



Genteware

Ele é muito sorridente e conversa pouco. Anda sempre apressado no corredor do CECOM e nunca deixa de cumprimentar a todos. O entrevistado da semana é Joaquim Lopes Júnior, estagiário da DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas, que se prontificou a contar a sua história ceconiana.

SIST: Quando entrou para UFMG?
JOAQUIM: Entrei para a UFMG em 2002. Optei por entrar no segundo semestre, pois havia feito o curso técnico de Informática Industrial no CEFET-MG e ainda precisava de algumas horas de estágio para concluí-lo. Acredito que comecei a decidir minha carreira quando escolhi fazer Informática no CEFET. Apesar de inicialmente não conhecer direito a área, comecei a gostar e resolvi dar continuidade à carreira fazendo Ciência da Computação.

SIST: Como veio para o CECOM?
JOAQUIM: Eu fazia estágio no DCC, mas não gostava muito do serviço que fazia lá. Aí, uma vez vi uma mensagem no newsgroup de empregos do DCC que dizia que estavam contratando estagiário para trabalhar com Administração de Banco de Dados Oracle. Então, me interessei e na ocasião fui entrevistado pelo Helinho. Ele acabou contratando o Marcus Vinícius e, sei lá como, meu currículo foi parar na mão do Johnny, que me enviou um e-mail convidando para uma entrevista. Conversamos e, na semana seguinte, comecei a trabalhar com desenvolvimento de sistemas na DAS. Junto comigo, entraram o Josemar (DAS), o Marcus Vínicius (DAC) e a Aline (DRC).

SIST: Qual foi a sua expectativa quando veio para o CECOM?
JOAQUIM: Muito boa. Logo que entrei, fiquei sabendo que estaria envolvido com projetos importantes no meio acadêmico. Além disso, participei de um treinamento dado pelo Johnny, que foi decisivo para fixar os conhecimentos em programação e banco de dados, além de conhecer as ferramentas e os padrões de desenvolvimento de aplicativos do CECOM.

SIST: Trabalhando na DAS, quais os trabalhos em que esteve envolvido?
JOAQUIM: Desde que entrei aqui, estou trabalhando no Sistema de Gerenciamento de Contribuição ao Fundo de Bolsas – GerCFB. Mais recentemente, comecei a trabalhar com o Controle de Cadastramento em Disciplinas Isoladas-CadIsol. Ambos estão em fase final de desenvolvimento e estarão encerrados até o final deste mês.

SIST: Qual foi o melhor trabalho?
JOAQUIM: O GerCFB, sem dúvida. Além de ter me proporcionado maior aprendizado por ser mais complexo, esse trabalho me fez crescer muito no que diz respeito a entender e atender às necessidades dos usuários, pois pude ter contato direto com os mesmos, além de participar de reuniões e decisões importantes para o projeto junto com o Johnny.

SIST: Como é trabalhar na DAS?
JOAQUIM: É muito fácil trabalhar na DAS. Sempre que preciso de alguma coisa tem alguém para ajudar, além de ter total flexibilidade de horários, quando preciso viajar ou estudar para as provas de fim de semestre. Há também uma ótima estrutura de equipamentos e ferramentas para desenvolvimento de aplicativos. Tudo isso faz com que o ambiente de trabalho na DAS seja o melhor possível.

SIST: Como é o seu relacionamento com a equipe?
JOAQUIM: Tirando as provocações do chefe cruzeirense, tudo é ótimo (hehe). Brincadeiras à parte, tenho um ótimo relacionamento com todos da DAS, principalmente com o Josemar, o Thiago, o Johnny, o Max e o Rogério, que são os que tenho mais contato.

SIST: Como é o seu relacionamento com o restante do pessoal do CECOM?
JOAQUIM: Tudo ótimo. O pessoal daqui é bem tranquilo. Já trabalhei com pessoas de outras divisões no vestibular e em outros concursos e sempre foi muito agradável.

SIST: Nesses meses, você participou das festas do CECOM? O que achou desses encontros de confraternização?
JOAQUIM: Só fui à festa de Natal. Eu estava mesmo com bastante vontade de ir e ainda fizeram muita propaganda que não dava para perder. Foi muito bom. O lugar era bem legal, tudo estava bem organizado. Me diverti muito.

SIST: Saindo um pouco do trabalho, vamos falar sobre você.
JOAQUIM: Sou natural de Ponte Nova/MG. Vim morar com minha querida avó aqui em Belo Horizonte aos 14 anos. No fim do mesmo ano, meus pais se mudaram para cá também e eu fiquei morando com eles. Depois morei um tempo sozinho e, atualmente, moro só com a minha mãe. Tenho duas irmãs e um irmão. Uma das minhas irmãs também mora aqui em BH.

SIST: Coisas de que gosta.
JOAQUIM: Namorar, sair, viajar, jogar bola e quando posso, gosto de passar os dias frios dentro de casa vendo televisão e comendo porcaria.

SIST: Quando se formar, pretende atuar em qual área?
JOAQUIM: Acho que vou continuar na área de sistemas mesmo. Se tiver oportunidade, gostaria de exercer funções de consultor ou gerente de projetos, mas até lá tenho muita coisa para aprender. Acho que vou tentar ser empresário também.

SIST: Quer dizer alguma coisa para todos do CECOM?
JOAQUIM: Gostaria de agradecer a todos pela receptividade e boa vontade que sempre tiveram em me ajudar. Desculpem-me se alguma vez fiz alguma coisa que não tenham gostado. O pessoal do CECOM é bem-humorado e eu acredito que isso é decisivo pra se ter sucesso na vida. E mais uma vez, obrigado!

Agradecemos ao Joaquim pela entrevista, pela sua presença no CECOM e esperamos que ele consiga realizar os seus projetos em breve.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Mais um serviço na Web para revelação de fotos, com digitalização (Scanner) em alta resolução (300 DPI), filmes, slides convencionais de todos os tipos, incluindo APS, 135, coloridos ou Preto & Branco. Segundo o site, suas melhores imagens serão preservadas de modo seguro e organizado. São oferecidas condições de preço e qualidade imbatíveis para trabalhos editoriais. Além de ampliar as fotos, a NetPhoto grava suas imagens em alta resolução em CD-ROMs com instrumento de busca (Windows) e com foto-índice na capa para rápida localização das imagens. Quem quiser conferir pode ir até http://www.netphoto.com.br/.

– Muito legal é a página com letreiro para você enviar por e-mail. É só fazer o seu, escrever o que quiser e mandar para qualquer e-mail. Uma idéia legal da página Letter James (http://www.letterjames.de/). Se você quiser, gravam suas mensagens em embalagem de ovo de páscoa, capa de revista, rótulo de vinho e anúncio de estação de metrô. É simples. Pague e escolha o seu! (Site em Inglês e Alemão)

– O filme 2001, Uma Odisséia no Espaço foi inovador quando foi lançado. Ganhou o Oscar de Efeitos Especiai e foi indicado também em outras categorias. O diretor do filme é Stanley Kubrick. Se você é fã do filme, vale a pena conferir a página kubrick2001, A Odisséia no Espaço Explicada (http://www.kubrick2001.com/2001.html), onde a história é comentada passo a passo. Eu assisti e gostei. (Site em Inglês e Português)

– Para quem gosta de fazer Home Page e quer usar recursos diferentes daqueles que andam por aí, o CSS (Cascading Style Sheets), é um padrão de formatação para páginas web proposto pelo W3 Consortium (uma espécie de comitê que define os padrões de programação para a WWW). Evidente que vai além das limitações impostas da já cansada HTML padrão. O CSS permite uma melhor formatação dos atributos de uma home page como: tamanho, cor das fontes, espaçamento entre linhas e caracteres, além de utilizar camadas (layers). Quem quiser conhecer melhor esse ótimo recurso não pode deixar de visitar este Tutorial. São várias dicas e exemplos. Vá até http://www.codigo fonte.com/css/.

– Conheça a página do NetHistória (ISSN 1679-8252), que publica trabalhos de historiadores, universitários e interessados pela História, desde que relacionados ao conteúdo histórico do site. É uma ótima página para quem quer ficar por dentro da história. O endereço é http://www.nethistoria.com/.

– Nada melhor do que encontrar soluções simples para resolver problemas do cotidiano em http://www.fazfacil.com.br/. Coisa do tipo: tirar manchas de roupas, manutenção e dicas de decoração, reformas etc. Você vai aprender a lidar melhor com encanamento, DVD, eletricidade e pintura, entre outras coisas. Aproveite e consulte os vários dicionários e não perca o fio da meada no idioma.

– O que têm em comum o escritor americano Elmore Leonard, a coleção Artemídia e os pesquisadores A.C.Gomes de Matos e João Máximo? Foram todos reunidos pela Rocco na página http://www.faroesteartemidia.com.br/ que comemora os cem anos do western, gênero que tem conquistado milhares de fãs ao redor do mundo com suas diligências, mocinhos e bandidos sob o sol quente do Oeste selvagem.

– A Web também dá prêmios. O Google e a BBC foram os grandes vencedores do Webby Awards, versão 2004, conferido anualmente pela Academia Internacional de Artes e Ciências Digitais. A página de buscas levou o troféu nas categorias “Melhores Práticas” e “Melhor Serviço”, enquanto a BBC ficou com os prêmios de melhor site de notícias, ensino e informação esportiva. A loja musical online iTunes, da Apple, ganhou nas categorias comercial e de música. O Webby Awards (http://www.webbyawards.com/main/webby_awards/nominees.html) deste ano foi marcado por um grande número de sites não americanos que chegaram à final, entre os quais o francês www.colette.fr – melhor site de moda – e o japonês www.raku-gaki.com, que venceu na categoria de melhor página pessoal. É só conferir. (Site em Inglês)

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou as seguintes notícias:

Vimos o e-paper da Philips (28 de abril/2004) – Walter Duran, diretor e presidente do conselho da Philips, mostrou pela primeira vez para o público em geral – em um evento interno da Editora Abril – o e-paper, papel digital criado pela empresa em parceria com a E ink.
O modelo apresentado é um protótipo da primeira versão da tela, ainda rígida e em preto-e-branco, que usa o sistema de tinta imantada e uma tela de plástico fosco para proporcionar ao usuário a mesma experiência de leitura que é oferecida por um papel de verdade. A tela não brilha, e independente da posição o usuário pode ler o que há nela. Duran contou que a versão flexível deve sair em um ano, um ano e meio, e que versões coloridas e com formato maior devem estar prontas em até três anos.
A Philips não tem planos de vender o e-paper por aqui, mesmo porque uma estratégia destas dependeria muito de investimentos dos provedores de conteúdo. Por enquanto, ele será vendido apenas no Japão e nos Estados Unidos, pelas mãos da Sony, que lançou em março o leitor de papel digital LIBRIé.

Parque de diversões “etiqueta” criancinhas (29 de abril/2004) – O parque temático Legoland, que fica na Dinamarca e é um dos maiores da Europa, está usando etiquetas inteligentes para ajudar os adultos a monitorar os passos das criancinhas.
É uma espécie de projeto-piloto que usa o que os críticos da etiqueta inteligente mais temem: um chip que monitora pessoas. Só que, para os pais, é uma indiscutível boa causa.
O serviço, opcional, é alugado durante a visita ao parque e custa cerca de 6 dólares. O kit inclui etiquetas que funcionam com tecnologia Wi-Fi (802.11b) e radiofreqüência (RFID), que são embutidas em pulseirinhas de plástico usadas pelas crianças. O aluguel também dá direito a um mapa da Legoland.
Graças ao chip e à teia de fibra óptica instalada no parque, as pulseirinhas “conversam” com os telefones celulares dos pais que, quando querem saber onde estão os filhos, enviam uma mensagem de texto ao serviço que rastreia os pequenos visitantes. Em poucos segundos, recebem a resposta. Se a criança sai do parque, o celular do pai toca e os aparelhos dos seguranças do lugar também.
O projeto é assinado pelas empresas Bluesoft (que oferece a tecnologia sem fio) e KidSpotter, responsável pelo software que integra as plataformas celular e Wi-Fi.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no. 18, de 10/05/1984, publicou notícias sobre a entrega ao DP do resultado do Concurso Público e Ascensão Funcional ao cargo de Agente Administrativo, oferecimento dos cursos Cobol do Facom, Operação do Sistema Burroughs 6700 e CANDE, a coordenação de um grupo de estagiários da FACE por Rômulo Chaves Mendes, entre outras. A notícia que se destacou foi:

VISITA À QUARTZIL
Na quinta-feira passada, dia 03 de maio, o Reitor da UFMG, prof. José Henrique Santos, esteve visitando a Quartzil Informática para conhecer os primeiros resultados do convênio firmado no ano passado entre a Quartzil e a UFMG, através do Centro de Computação.
Além do Reitor da UFMG, estavam presentes: prof. Márcio Quintão Moreno, Pró-Reitor de Administração; prof. Hugo Luiz Sepúlveda, do Depto. de Engenharia Elétrica da UFMG; Maria Lisboa de Oliveira, Secretária Adjunta de Educação; Maria Míriam Arruda Salvador, Diretora Geral do CECOM; Eduardo Henrique Lima, Mário Luiz Terenzi, Luiz Ricardo de Faria e Silva e André Maurício Lopes da Gama Cerqueira, do CECOM; e, da Quartzil: Renato do Vale Dourado, Presidente; Francisco Viotti, Vice-Presidente; Márcio Pinheiro Figueiredo Rocha, Diretor Técnico; Rainer Brockerhoff e outros.
Houve uma demonstração do equipamento atualmente comercializado, QI 800, e logo após o grupo se dirigiu ao auditório onde o Presidente da Quartzil fez uma explanação inicial, ressaltando a importância de um convênio dessa natureza que trouxe bons resultados para ambas as partes e o interesse da empresa em dar continuidade ao trabalho. …



Eventos



UFMG REALIZA O III DOMINGO NO CAMPUS

O Programa UFMG Jovem, a Diretoria de Ação Cultural (DAC) e a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) da UFMG estarão realizando a 3ª edição do Domingo no Campus, no dia 16 de maio, de 09:00 às 15:00, na Praça de Serviços do campus Pampulha.

Na última edição, ocorrida em maio de 2003, duas mil pessoas entre professores, estudantes, servidores da UFMG e pais acompanhados de seus filhos, das comunidades vizinhas ao campus Pampulha, participaram das 26 atividades na programação.

Não percam!

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Paulo Nélio Lage Malvar, no dia 16; prof. Roberto da Silva Bigonha (DCC) e Eduardo Costa e Silva, no dia 19.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Antônio Carlos de Souza Lima Júnior, estagiário da DAA, desligou-se do CECOM no dia 30 de abril. Seus colegas de divisão organizaram uma reunião de despedida no dia 29, que teve bolos, rosca, pão de queijo e refrigerantes. A despedida contou também com a presença do Frota e do Leão.

As foto foram tiradas por Lelé e Leão.

Antônio e Frota


Michele, Antônio, Frota e Samuel


D ôra, Michele, Antônio e Frota


Antônio


Timé e Antônio


Alda, Antônio e Frota


Beth e Antônio


Lelé, Antônio e Frota


Leão, Antônio e Frota