Sistemático: Edição 1205 – 27/05/2004


Notícias



MÓDULO DE ALMOXARIFADO DO SICCA TERÁ FECHAMENTO MENSAL

No último dia 14 de maio, o módulo de almoxarifado do SICCA foi liberado com alterações que visaram a introdução de melhorias e acertos no sistema. Entretanto, a partir de estudo realizado pela equipe do DSG, e apoiado pelo CECOM, novas melhorias serão em breve inseridas no sistema. Neste caso, serão tratados aspectos que visam um maior controle de lançamento de dados e emissão de relatórios do sistema.

A proposta, elaborada pelo DSG, foi apresentada em reunião na última segunda-feira, da qual participaram Maria das Graças Fernandes Araújo, Pró-reitora adjunta de Planejamento, Marcos Eustáquio de Oliveira Murta, Auditor Geral, Macilene Gonçalves de Lima, Diretora do Departamento de Contabilidade e Finanças, Jorge Luiz Domingues Dias, Fernando de Souza Guimarães, Gilberto Soalheiro Matos, da equipe do Departamento de Serviços Gerais, além de Edna Lúcia Gelmini, diretora do DSG. Pelo CECOM, estiveram presentes Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Gilmar Lima Guimarães e Regina Helena Moura Brandi.

O foco principal da proposta, aprovado por todos na reunião, é o de introduzir um processo de fechamento mensal dos almoxarifados das unidades na universidade, dentro de um cronograma que permita maior confiabilidade aos dados e melhor organização dos procedimentos operacionais.

Tal implantação permitirá um melhor acompanhamento das tarefas por parte do DCF e DSG e eliminará a sobrecarga de trabalho que vem ocorrendo nos últimos meses do ano. A adaptação do sistema para acolher esta novidade deverá ocorrer ainda neste semestre.

DAC REALIZA TROCA DE DISCOS DO SERVIDOR DA UA2

No último sábado, dia 22, foi encerrada uma série de melhorias realizadas nos servidores de arquivo da rede local administrativa, com manutenção realizada no servidor UA2, que atende ao DPFO, Campus 2000 e Sast. Os discos desse servidor, de 36 GB, foram substituídos por outros de 72 GB, uma vez que o servidor vinha apresentando problema de falta de espaço. Para aumentar a tolerância a falhas, foi implantado o espelhamento dos discos, utilizando características do próprio sistema operacional Netware da Novell.

Com essas medidas, todas os servidores de arquivos da rede administrativa estão operando com tolerância a falhas, sendo que também os servidores Reitoria e Bu tiveram sua capacidade de armazenamento aumentada.

As atividades envolvidas foram realizadas por Jader Santos, Márcio da Costa Viana e Aleixina Maria Lopes Andalécio, da Divisão de Atendimento e Consultoria.

ATENDIMENTO AO 5000 GANHA SERVIÇO DE CONSULTA A RAMAIS

Desde ontem, as telefonistas que atendem o ramal 5000, e que são lotadas na DAA, contam com novo serviço de apoio à consulta de ramais da universidade.

A equipe da DRC implantou um serviço de consulta que acessa, navegando pela estrutura hierarquizada da universidade, a base de ramais cadastrados no sistema de telefonia. Esta consulta agilizará o fornecimento de informações à comunidade externa, evitando o manuseio de documentos impressos que podem ficar rapidamente desatualizados.

Esta base de dados de ramais foi organizada pela DRC, ao longo do ano passado, em atividade que envolveu a checagem de todas as informações mantidas na divisão. Outra vantagem deste trabalho foi possibilitar a agilização e simplificação do fornecimento de informações a terceiros, tais como, o CEDECOM, que é o órgão responsável pela elaboração do catálogo telefônico em papel, e empresas que fornecem catálogos telefônicos ao público em geral.

CECOM E LCC VISITAM HELPDESK DA WAY BRASIL

Na manhã desta sexta-feira, dia 28/05, Aleixina Maria Lopes Andalécio, do CECOM, e Daniel Borges de Figueiredo Santos, do LCC, visitarão a Way Brasil, empresa mineira de comunicações controlada pela Infovias, pertencente ao grupo CEMIG, que oferece serviços de TV a cabo e Internet banda larga via cabo. O objetivo da visita é conhecer o serviço de helpdesk oferecido pela empresa, que pode servir como referência para futuras melhorias no atendimento telefônico dos dois órgãos.

A visita foi organizada por Erik Fonseca, da Way Brasil.

DAA INICIA PROJETO PARA MELHORIA DE PROCESSOS

A DAA iniciou levantamento de suas atividades, na tentativa de melhorar os processos e alcançar melhores resultados.

Inicialmente, foi realizada uma reunião com a equipe, no dia 06 de maio, quando foi distribuído um questionário para levantamento de atribuições e para conhecer os interesses pessoais no desenvolvimento de novas atividades na divisão.

Esta é a primeira fase do processo. Após análise dos questionários e das atribuições, será realizada nova reunião para apresentar à equipe os resultados e propostas de melhorias.

O trabalho está sendo desenvolvido pela diretora da divisão, Márcia Regina Lemos, juntamente com o estagiário Pedro Schettini Cunha. Esse trabalho será utilizado, também, como relatório final de estágio de Pedro Schettini, que é aluno do curso de Administração da UFMG.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES
Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Muito interessante é a página do e-gov (http://www.e.gov.br). Lá você encontrará todas as informações e serviços prestados pelo Governo Federal. Aproveite e observe bem os links da página. Com alguns cliques, você vai para o Siapent, INSS, Legislação e Normas etc. São muitos os links para você navegar.

– Um joguinho feito em Flash é o Kill Bill (http//www.kill-bill.cz/game/index.php). Apesar do sangue que rola, é bem feito e você usa o teclado para se livrar dos bandidos. O grupo Crazy 88 (são 88 samurais) é que são os bandidos.

– Apesar de não tocar guitarra, “babei” quando entrei na página http://www.frettedamericana.com e vi algumas que são vendidas. A Fretted Americana é especializada em comercializar guitarras clássicas e cada uma mais linda do que a outra. Os preços? Quem quiser comprar vai ter que poupar algumas dezenas ou centenas de reais. (Site em Inglês)

– O joguinho online “Crimson Room” fez um grande sucesso na internet. O objetivo era escapar de um quarto trancado. Parece simples, mas o jogo é bem complexo. Agora, saiu a continuação: “Viridian Room” (www.fasco-cs.com/works/viridian/index_e.html). A idéia é a mesma: fugir de um quarto trancado. Só que agora você não está sozinho e a companhia é bastante macabra. Este é mais difícil que o anterior e confesso que só ganhei trapaceando.

– Para quem aprecia a cerveja e gosta de informações a respeito da loira gelada, existe um banco de dados na Web, Oxford Bottled Beer Database (http://www.bottledbeer.co.uk). Já tem cadastradas 2.045 cervejas de 68 diferentes países. E o Brasil está presente, só que várias cervejas ainda não foram cadastradas. Os biriteiros (gíria comum usada no Rio de Janeiro) podem mandar a avaliação de uma cerveja que eles incluem no banco de dados. (Site em Inglês)

– É complicado procurar aquela foto no meio de um diretório cheio de arquivos de imagens. Para abrir todas, você pode usar um visualizador de imagens chamado Irfan View (http://www.irfanview.com/). É um programa de apenas 630 KB que não requer instalação. Basta copiá-lo para um diretório qualquer. Ele trabalha com os formatos mais comuns de imagens e ainda oferece recursos como zoom e slide show. O melhor disso é que o software é gratuito e você ainda pode baixar uma atualização para que ele rode em Português de Portugal. (Site em Inglês)

– A escritora britânica Joanne Kathleen Rowling, autora da saga literária do bruxo Harry Potter, já tem uma página na Web onde revela dados de sua vida e pistas sobre o futuro do jovem mago. Você escolhe o idioma (Inglês, Francês, Italiano ou Espanhol) e fica sabendo de tudo. Visite http://www.jkrowling.com.

– A Rosemary, da PRPG, me enviou uma dica. Se você gosta de ópera, não perca a oportunidade de assistir uma no Palácio das Artes. Turandot é uma ópera em três atos de autoria do italiano Giacomo Puccini. A estória se passa na China Imperial, onde uma princesa obriga seus pretendentes a responder a três enigmas. Quem fracassa é condenado à morte. Mas a chegada do Príncipe Calaf pode mudar os rumos da história. Veja mais em http://www.palaciodasartes.com.br/turandot/indexa.html.

– “Raramente vimos alguém fracassar tendo seguido cuidadosamente nosso caminho. Os que não se recuperam são pessoas que não conseguem ou não querem se entregar por completo a este programa simples, em geral homens e mulheres que, por natureza, são incapazes de ser honestos consigo mesmos.” É assim que o alcoólicos anônimos vem trabalhando. Vá até http://www.alcoolicosanonimos.org.br/.

– Se para nós ocidentais uma imagem pode invocar infinitos conceitos e pode ser descrita por um grande número de palavras, para a cultura chinesa e, em parte, para a japonesa, as palavras são imagens e os conceitos têm sua primeira visualização no momento em que são escritas. Desde o século IV d.C., a caligrafia na China foi considerada a arte visual por excelência, também superior à pintura, e existe uma estreita conexão entre essas duas artes. Isto e muito mais em http://www.japaoonline.com/pt/. Torne-se membro e receba novidades do Japão online.

– Em http://www.wendelsantos.com/sistema/index.php, além de trazer dicas e muito conteúdo sobre a Física para os estudantes testarem seus conhecimentos, tem simulados interativos. Você pode ainda baixar as provas de Física dos vestibulares das universidades federais e da UPE, de 1992 a 2004.

– O cenário político brasileiro, principalmente nos meses que antecedem às Eleições 2004 é um canal de notícias do setor, reunindo em um só lugar o que foi divulgado nas principais agências de notícias do País. Veja em http://www.votebrasil.com.br.

– Quer ficar por dentro do esporte nacional e internacional? Se ligue, ou melhor, aponte o seu navegador para a espnbrasil (http://www2.uol.com.br/espnbrasil/index.shtml) e fique por dentro de tudo.

– A Walt Disney divulgou um pôster e um banner de Os incríveis (The Incredibles), animação desenvolvida em computação gráfica pelo Pixar Animation, o mesmo estúdio dos consagrados Procurando Nemo, Monstros S.A. e Toy Story. A aventura mostrará uma família de super-heróis aposentados tentando viver tranqüilamente no subúrbio, mas que é forçada a voltar ao trabalho quando surge uma nova e terrível ameaça ao planeta. Vá até http://www.falhanossa.com/.

– A Cavalera (http://www.cavalera.com.br/) lançou uma nova personagem, a Jéssica. Na festa da marca em São Paulo, na semana passada, na loja dos Jardins, o tema era “Jéssica Quer Cantar”, uma brincadeira de concurso de dança. Mas o engraçado é que a Jéssica existe. Ela é uma estagiária da empresa e chegou lá supertímida a ponto de as pessoas acharem que ela não conseguiria se soltar na festa que levou seu nome. A meiga não só se soltou como dançou na vitrine e queria contar com a banda Transistors. Agora, Jéssica está loura e montada. E pelo jeito gostou da brincadeira: “Eu adoro a Lovefoxxx, mas acho que sou mais romântica”, diz “rivalizando” com a nova diva do underground, vocalista do Cansei de Ser Sexy.

– Uma página muito bonita feita só para crianças é o Smiliguido (http://www.smilinguido.com.br/novidades.php). Tem jogos, downloads, além de um visual muito bonito.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou as seguintes notícias:

Celulares já passam dos 50 milhões no país (17 de maio/04) – Somente nos dez primeiros dias de maio, período em que se comemorou o Dia das Mães, as vendas de telefones celulares ultrapassaram um milhão de unidades.
Os dados foram divulgados pelo vice-presidente e conselheiro da Agência Na-cional de Telecomunicações (Anatel), Antônio Carlos Valente, durante o Fórum de Telecomunicações para o Sistema Financeiro, realizado na quinta-feira, dia 13, em Brasília.
Isso significa que o número de telefones celulares em uso no país já ultrapassou a casa dos 50 milhões, uma vez que o último levantamento oficial, de março deste ano, indicava um total de 49,1 milhões de clientes.
De acordo com Valente, até o fim do ano o serviço de telefonia celular vai atingir o maior contingente de usuários de serviços públicos identificáveis do país, superando os consumidores de energia elétrica. Entre as principais razões para a expansão, segundo ele, está a modalidade de pagamento pré-pago, utilizada hoje por 78% do total de usuários da planta móvel.
Por tecnologia, o mercado brasileiro de telefonia celular está dividido da seguinte forma: TDMA, com 50,7%; CDMA, com 29,9%; GSM, com 18,3%; e AMPS (analógica), com 1,2%. Entre as operadoras, a liderança está com a Vivo, com 45,15% do mercado. Em seguida, vem a Claro, com 20,43%; a Tim, com 17,92%; a Oi, com 8,36%; a Telemig Celular, com 7,28%, a Algar, com 0,70%; e a Sercomtel Celular, com 0,16%.

Conectiva fecha todas as filiais no país (18 de maio/04) – A Conectiva, empresa especializada em desenvolvimento e distribuição do sistema operacional Linux, fechou todas as suas filiais no País, passando a atuar unicamente por meio de representantes.
De acordo com Jaques Rosenzvaig, CEO da Conectiva, a empresa alterou radicalmente o seu modelo de negócios em fevereiro último, segundo ele por motivos estratégicos. Atualmente, a empresa mantém representações em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre, além da sede em Curitiba.
O executivo descarta que a decisão da Conectiva tenha relação com uma eventual desaceleração dos negócios ou do mercado. “De fevereiro para cá, fechamos cinco grandes contratos, e estamos prontos para lançar o Conectiva Linux 10, cuja versão Beta já está disponível”, diz Rosenzvaig.
No mês passado, a empresa chegou a divulgar comunicado em que respondia aos rumores sobre uma eventual venda ou interrupção de atividades. “Consideramos natural que uma empresa como a Conectiva, com capacitação tecnológica ímpar no desenvolvimento do Linux, seja constantemente procurada por investidores potenciais, interessados em participar acionariamente da empresa. Isso não significa, porém, que algum dos acionistas atuais se retire”, diz o comunicado.
O CEO da Conectiva aproveita para informar que pessoas interessadas em instalar em seus computadores a versão prévia do Conectiva Linux 10 poderão fazê-lo sem custos no próximo dia 22, por ocasião do Install Fest, evento realizado em 19 cidades brasileiras.

Scam do Banco do Brasil ganha novas versões (18 de maio/04) – O fictício gerente do Banco do Brasil que se denomina Marcelo da Souza Franco continua distribuindo variações de falsos e-mails em nome da instituição bancária.
Uma das versões do phishing scam traz iscas bem mais atraentes: 30 Fords Eco Sport Zero Km, um por dia, que seriam sorteados a partir de 30 de maio. O golpe se completa quando o internauta desavisado acessa o link indicado, posicionado abaixo de uma imagem do automóvel.
Erros grosseiros de gramática deixam evidente a falsificação. “O Banco do Brasil, vem agradecer a todos os clientes que vem fazendo deste banco, o banco mais importante do Brasil, Já somos o número 1, em satisfação e segurança, Estamos honrrado por você cliente, confiar e acreditar em nossos serviços, ficamos contentes e alegres por saber que nosso trabalho não tem sido a toa.”. E por aí vai.

Vermes antigos trazem novas ameaças (19 de maio/04) – Nos últimos dias, vermes antigos reaparecem como novas ameaças. É o caso das pragas MyDoom.K, LovGate.W e Sober.G, todas com grau de risco médio-baixo.
O MyDoom.K é nova versão de um verme que causou furor no final de janeiro e em fevereiro deste ano. O MyDoom.A chegou a ser classificado com grau de risco 4 numa escala de 5 pontos. A versão atual chega como um arquivo executável anexado a uma mensagem.
O invasor se auto-envia a todos os endereços que consegue coletar nas máquinas afetadas. Além de causar degradação de performance na rede, desativa programas de segurança e deixa a máquina aberta para controle remoto.
O LovGate.W corresponde a uma reencarnação do LovGate.A, descoberto em fevereiro de 2003. Também se autodistribui para endereços de e-mail roubados nas máquinas invadidas, destrói arquivos executáveis e desativa antivírus. Também se propaga via drives de rede local e pelas redes de compartilhamento de arquivos.
O terceiro verme, Sober.G, teve sua primeira aparição em outubro do ano passado. A versão G tem motor SMTP próprio para enviar e-mails aos endereços que captura nos sistemas invadidos.

BRASILEIROS SUPERAM AMERICANOS EM HORAS DE NAVEGAÇÃO NA INTERNET

O Globo Online de 21/05/2004 publicou a notícia “Brasileiros superam americanos em horas de navegação na Internet”, transcrita a seguir:

“Os brasileiros superaram os americanos em horas de navegação na internet em domicílio, em abril, pela primeira vez desde que o Ibope/NetRatings iniciou as medições no país. Os brasileiros que têm internet em casa ficaram em média 13 horas e 43 minutos navegando na web, enquanto que os americanos usaram a rede por 13 horas e 21 minutos. O número de usuários no Brasil, no entanto, ainda é muito inferior ao dos Estados Unidos: são 11,9 milhões brasileiros contra 143 milhões americanos.
Segundo o diretor de Marketing e Serviços de Análise do Ibope/NetRatings, Marcelo Coutinho, o aumento do tempo de navegação no país se explica pelo crescimento do acesso à banda larga e da familiaridade do internauta com a web.
– O usuário de banda larga é mais ativo e gasta mais tempo na internet. Além disso, as pessoas passam a utilizar mais a rede à medida que vão se familiarizando – diz.
O tempo de navegação era de 7 horas 50 minutos em setembro de 2000 e cresceu 24,5% nos últimos 12 meses. Na medição realizada em 12 países, o Brasil aparece pelo segundo mês consecutivo como o país com maior percentual de usuários em sites governamentais, principalmente em função da entrega das declarações do Imposto de Renda."

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No ano passado, numa iniciativa dos funcionários do CECOM, Eugênio, Adyr, Edir e Eustáquio, foi oferecido um curso de Informática Instrumental para funcionárias da empresa Atlan, lotadas na Reitoria. As aulas foram realizadas no período de 14 de julho a 14 de novembro, no horário do almoço.

Como não podia deixar passar, O Sistemático registrou as alunas na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo da Reitoria. Neste dia, a única aluna ausente era Maria Helena Rodrigues Araújo, responsável pela limpeza do 8o. andar.

As fotos são de autoria de Antônio Lima.


Marlene, Nilcéia, Márcia Martins e Márcia Cristina

 


Rose

 


Marlene

 


Márcia Martins

 


Eugênio, um dos instrutores

 


Uma visão da sala



Há 20 anos…

O Sistemático não circulou no final do mês de maio e nos meses de junho e julho de 1984, devido à greve na UFMG.



Eventos



EXPOSIÇÃO MÁRIO SEGUSO, 50 ANOS DE BRASIL

Vai ser aberta amanhã, dia 28 de maio, às 19:00, no Espaço Expositivo da Reitoria, a Exposição Mário Seguso, 50 anos de Brasil, numa realização da Diretoria de Ação Cultural da UFMG. A mostra estará aberta no período de 29 de maio a 9 de julho de 2004, de segunda a sexta, de 8:00 às 16:00.

ENCONTRO JULINO

Como todos já estão sabendo, está sendo organizado um Encontro Julino, no dia 02 de julho, em substituição à tradicional Festa Junina do CECOM. A Comissão Organizadora vai passar a lista de adesão e recolhendo sugestões para o encontro, que será realizado na residência do Rubens.

Participem!

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Gerson Edson Machado de Sousa e Antônio Carlos Soares, no dia 1o. de junho; e Tereza Cristina Andrade Oliveira, no dia 03. Os parabéns, também, para os ex-ceconianos: Walter Guerra (LCC) e Ana Maria da Rocha, no dia 28; Avair Eustáquio, no dia 29; Alcy Penido de Souza, no dia 31; Cleuza Maria Bento (QQ) e Cantídio Lelis Pereira, no dia 02 de junho; Paulo Marciano de Oliveira, Regina Célia Teixeira e Maria Aparecida da Silva, no dia 03.