Sistemático: Edição 1207 – 17/06/2004


Notícias



BU ORGANIZA O CADASTRO DE USUÁRIOS PERGAMUM

Desde o mês de março de 2004, a comunidade universitária conta com um novo sistema que informatiza os procedimentos relativos à administração e utilização de seu acervo bibliográfico. Trata-se do Pergamum, sistema desenvolvido no Brasil, que ganha rapidamente, em sua carteira de clientes, cada vez mais instituições universitárias, bibliotecas públicas e de empresas.

Para permitir que a utilização do sistema ocorresse de maneira rápida e o mais transparente possível para os usuários da Universidade, a Biblioteca Universitária e o CECOM realizaram um trabalho de preparação do novo cadastro de usuários, que contou com a utilização da base antiga, existente no VTLS, e o cruzamento de dados com os sistemas cadastrais da UFMG, nos quais encontram-se informações relativas a funcionários (docentes e técnicos e administrativos) e alunos (graduação e pós).

Este trabalho permitiu a ampliação do controle de dados dos usuários, eliminando-se pontos de fragilidade existentes no cadastramento do VTLS e garantindo-se a devida integração com as bases institucionais.

Agora, BU e CECOM se preparam para o desenvolvimento de um novo sistema, que automatizará o interfaceamento entre o Pergamum e as demais bases, permitindo que modificações de dados relativas a funcionários e alunos sejam replicadas diariamente na base de usuários da BU. Este sistema começará a ser desenvolvido em agosto deste ano, sendo implantado ainda no próximo semestre.

Entretanto, como há a necessidade frequente de consulta a dados cadas-trais, para que a equipe da BU possa eliminar as situações de inconsistência de dados importados do VTLS, o CECOM criou, no sistema INA, um perfil de consulta específico para a equipe da BU, agilizando assim o processo de conferência dos dados. Esta funcionalidade auxiliará a equipe da BU durante os próximos meses, sendo substituída, pelo sistema de integração das bases durante o próximo semestre.

DISTRIBUIÇÃO DE CLIENTE PERGAMUM SERÁ AUTOMATIZADA

Conforme é do conhecimento dos leitores de O Sistemático, o sistema Pergamum foi implantado em março desse ano, para gerenciar o acervo bibliográfico da UFMG. Como o sistema de bibliotecas da UFMG tem muitas características peculiares, várias adaptações estão sendo feitas no Pergamum para refleti-las, o que faz com que a freqüência de liberação de novas versões do sistema ainda seja alta, devendo diminuir ao longo do tempo.

Um dos problemas decorrentes disso é a necessidade de atualização dos programas que são executados nas estações clientes do sistema, que são aquelas que ficam distribuídas e localizadas nas bibliotecas setoriais.

Isto, em muitas vezes, causa a necessidade de deslocamento de membros da equipe responsável pela implantação do sistema até o local. Caso este processo seja feito pela equipe da biblioteca setorial, mesmo com a existência de documentação para execução, nem sempre é atividade simples de ser executada por boa parte das pessoas envolvidas. Ou seja, independentemente de uma situação, ou de outra, há grande dependência da intervenção humana, o que pode acarretar erros que poderiam ser evitados.

Para aperfeiçoar e agilizar o processo de atualização, o CECOM pesquisou e testou alternativas para automatização dessa tarefa, optando pelo uso do RSYNC, software livre para transferência rápida de arquivos. Foram criados scripts para automatização do processo e produzidas orientações para os responsáveis pelas atualizações. A partir de agora, sempre que houver uma atualização de versão, este fato será comunicado pela BU às bibliotecas setoriais por e-mail, bastando, então, a execução do processo automatizado de atualização em cada estação cliente.

As atividades executadas no CECOM, de pesquisa e implantação da solução, estiveram a cargo de Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DAC.

CECOM INICIA PROCESSO INTERNO DE AVALIAÇÃO

Na reunião de diretoria do último dia 07 de junho, foi aprovado o cronograma de execução, para o 1o. semestre de 2004, do processo interno de avaliação que o CECOM promove semestralmente. O processo prevê o envolvimento direto de todos os funcionários através de auto-avaliações e de avaliações realizadas pelas chefias. Também os usuários são consultados através de ques-tionários próprios, enviados via e-mail, sendo as suas críticas e sugestões avaliadas e retornadas ao final do processo de cada semestre. Nessa avaliação, a aplicação do questionário aos usuários selecionados e sorteados está prevista para ser feita até o dia 24/06. O retorno àqueles que responderam ao questionário será feito no período de 07 a 09/07.

CECOM PROMOVE TREINAMENTO EM INFORMÁTICA

Teve início na segunda-feira, dia 14, o treinamento de Word II – Turma 4, promovido pelo CECOM em parceria com a ProRH, para funcionários da Universidade.

O treinamento, que será encerrado no dia 22 de junho, está sendo realizado na Sala de Aulas 2 do CECOM, no subsolo da Reitoria, no horário de 08:30 às 11:30, com a presença dos funcionários: Cid Antônio Morais Júnior (Instituto de Ciências Biológicas), Geralda Auxiliadora de Oliveira (Escola de Engenharia), Geraldo Magela de Senna (Pró- Reitoria de Administração), Kaiser Bruno Cardoso Pimenta (Escola de Odontologia), Ludmila Vieira Rodigues (Teatro Universitário) e Maria Bernadete de Assis Moreira (Escola de Engenharia). O instrutor está sendo Antônio Eustáquio Rodrigues, da DAC.

CECOM CONTRATA NOVO ESTAGIÁRIO

O CECOM está contando, desde o dia 1o. de junho, com o estagiário Roberto Simone Maciel Júnior, aluno do curso de Ciência da Computação da UFMG. Ele está ocupando a vaga de Renato Vaz de Melo Espeschit, que se desligou do quadro em abril último.
Roberto está lotado na Divisão de Aplicativos e Sistemas, trabalhando na equipe de desenvolvimento do novo Sistema Acadêmico.

 


   


Informativo



MAIS UM ANIVERSÁRIO DE O SISTEMÁTICO

Há 27 anos… Precisamente no dia 16 de junho de 1977 saía a primeira edição do jornal semanal do Centro de Computação, O Sistemático. Ainda sem o nome que o acompanharia nessa trajetória, o jornal publicou o documento de sua criação com o concurso para a escolha do nome. No cabeçalho da 1a. edição havia um ponto de interrogação. E assim, Cleuza Maria Bento (QQ) ganhou o concurso e batizou-o de O Sistemático, além de datilografá-lo anos a fio.

Como em todos os anos, a Redação vem agradecer a todos aqueles que colaboraram e continuam colaborando para que o jornal do CECOM saia todas as semanas. Agradecer também o carinho e a dedicação de muitos, como também aos ex-ceconianos que não o esqueceram e fazem questão de enviar e-mails, telefonar e comentar as suas notícias.

A Redação nunca vai parar de agradecer e espera que sempre tenha muitas notícias, muito trabalho, muitos projetos, muitas comemorações. O Sistemático só não gosta de notícias ruins.

Para aqueles que não o conheceram desde o seu início, existe uma coleção completa do jornal no CIT – Centro de Informações Técnicas – e na sua Redação para consulta.

O Sistemático espera estar presente no cenário ceconiano enquanto o CECOM existir.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Quem assistiu ao desenho Procurando Nemo deve ter se perguntado quais os tipos de peixes que deram origem aos personagens Nemo, Marlin e Dory. Se você está curioso, vá até a página de Greg Pryor, professor do Departmento de Zoologia da Universidade da Flórida (http://www.pixar.com/feature films/nemo/index.html). Além disso, você poderá conhecer outras espécies marinhas que também fazem parte do desenho animado em http://www.zoo.ufl.edu/gpryor/naming.nemo. html. Veja o peixe luminescente que perseguiu Marlin e Dory em http://www.zoo.ufl.edu/gpryor/anglerfish.html. (Site em Inglês)

– Nestes tempos, nada melhor do que entender de política. Conheça a história da República do Brasil e veja quantos presidentes já tivemos. Lá são relatados os principais fatos relacionados a cada governo que tivemos, desde 1889, como a Política dos Governadores, a fundação da Companhia Siderúrgica Nacional, o “Milagre Econômico”, a Revolta da Chibata, a Lei da Anistia, o Plano Verão e a Coluna Prestes. Vá até http://elogica.br.inter.net/crdubeux/historia.html.

– Você gosta de cantar ou está procurando a letra de alguma canção? Pare de andar de página em página e aponte seu navegador para a página Letras de Músicas (http://www.letrasdemusicas.com.br/). Você vai encontrar mais de 70 mil letras, algumas delas cifradas ou traduzidas, organizadas em ordem alfabética por artista, título da música e nome do álbum. Você pode pesquisar até mesmo por um trecho da letra.

– Para quem trabalha com desenvolvimento de páginas, o PHP Local (http://www.phplocal.com/) é um portal voltado a quem quer aprender e ensinar a linguagem PHP. A página oferece scripts prontos, artigos, downloads do PHP e de editores, além de um fórum para troca de experiência entre os usuários dessa linguagem gratuita de programação para Internet.

– Se você quer fazer uma aventura, o Mapa Aventura é uma boa página para você trilhar os caminhos do ecoturismo. Visite http://www.mapaventura.com.br.

– Fique por dentro do basquete mundial e saiba de tudo que rola no mundo do basquete na página “Brazilian Basketball Heart” (http://www.bbheart.com.br). É uma excelente fonte de notícias e estatísticas.

– Se você está pensando que a palavra cardume só se refere a peixe, está redondamente enganado. É mais uma página para os independentes catarem sem o aperto dado pela gravadoras. Aqui toca de tudo sem se importar com o estilo. Ouça músicas das bandas Bangalafumenga e Jimi James. Se quiser comprar cd e consultar a agenda de shows… Veja em http://www.selocardume.com.br.

– Para a criançada se divertir, aí vai uma página cheia de jogos, tirinhas, animação, quadrinhos e papéis de parede com os personagens da Turma do Sapo em http://sapobrothers.virgulinha.terra.com.br/.

– Para a garotada, o blog é uma espécie de diário para Web. Lá elas ou eles contam seus segredinhos para todo mundo. Se você já é um blogueiro, confira algumas dicas para incrementar seu endereço em http://www.coisasfowfax.blogger.com.br.

– Sites que tentam desmistificar as lendas que circulam na Internet são populares pelo mundo afora. Faltava apenas um que decifrasse as nossas picuinhas nacionais, o que http://www.quatrocantos.com/lendas/ faz em grande estilo. Estão lá boatos envolvendo desde o presidente até participantes do BBB.

– Visite o endereço http://www.belohorizonte.com.br/appletBH_pt.html e veja a cidade de Belo Horizonte do alto, como se estivesse em um avião. Você pode selecionar as várias regiões da cidade com suas ruas e trajetos, além de identificar pontos importantes da cidade. O site mostra ainda fotografias do solo e revela curvas de nível.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nas últimas semanas, as seguintes notícias:

Ligações para 0300 ficarão mais baratas (28 de maio/04) – A Anatel vai submeter à consulta pública documento que altera as normas de cobrança das ligações feitas pelos códigos 0300. As chamadas passarão a ser locais e os custos serão divididos entre a empresa detentora do código e o usuário.
De acordo com o presidente da Anatel, Pedro Jaime Ziller de Araújo, as tarifas do 0300 – hoje fixadas em R$ 0,67 na telefonia celular e R$ 0,29 na telefonia fixa – terão custo de ligação local, não importa se a chamada é interurbana ou se a rede usada é fixa ou móvel.
O custo da ligação, a partir de um telefone fixo, passa a ser de R$ 0,12. Na telefonia móvel, esse valor será de cerca de R$ 0,29 por minuto.
As empresas detentoras de código 0300 – 1500 atualmente – também pagarão à operadora de telefonia. A tarifa será local, se a ligação for feita da cidade em que está localizada a empresa. No caso de recebimento de interurbanos, os custos representarão 75% da tarifa máxima cobrada por chamada de longa distância nacional (DDD), excluído o custo da ligação local.
No caso de órgãos públicos, os consumidores continuarão arcando sozinhos com os custos das ligações para números iniciados com o código 0300.
A proposta da Anatel fica em consulta pública entre os dias 7 de junho e 19 de julho deste ano.

Sasser liderou ataques em maio (01 de junho/04) – O Sasser lidera a lista dos piores vírus que contaminaram os computadores em todo o mundo no mês de maio último, segundo levantamento da Sophos, especializada em software de segurança corporativa.
Responsável por 51,1% das ocorrências, o Sasser propagou-se com muito mais velocidade do que o segundo colocado na lista, o Netsky e suas variantes. A razão estaria nas próprias características do Sasser, que só precisa que o usuário se conecte à Web para se instalar no sistema e então usá-lo como plataforma para atacar outras máquinas conectadas à rede mundial.
A empresa de software antifraude e anti-spam diz que a quantidade de pragas detectadas no mês de maio foi a maior já registrada num único mês desde dezembro de 2001. Ao todo, a empresa analisou 959 novos vírus nesse mês.
Além do Sasser e do Netsky – cujas variantes ocupam da segunda à oitava posição do ranking – aparecem na lista o Sober-G e o Bagle-AA.

Medida da Anatel amplia áreas para tarifa local (03 de junho/04) – A Anatel aprovou regulamento que amplia a abrangência das áreas em que o usuário paga tarifas locais para telefonia fixa. A medida trará economia de R$ 6,1 milhões mensais para os usuários de todo o país, segundo a agência.
O novo regulamento define como área local a região geográfica contínua do município ou do conjunto de municípios que constituíam as chamadas “áreas conurbadas”.
Em São Paulo, por exemplo, as ligações feitas entre os 18 milhões de habitantes de 39 municípios serão cobradas como ligações locais, e não mais como interurbanas.
Com a simplificação da sua configuração, as áreas locais foram reduzidas de 7,6 mil para cerca de 5.360, segundo a Anatel. A agência diz que a medida beneficiará 90% dos 39 milhões de telefones fixos ativos atualmente no país, e não descarta a possibilidade de estender os novos critérios para a telefonia celular.
As operadoras de telefonia fixa têm agora os seguintes prazos, vigentes a partir da publicação no Diário Oficial da União (DOU), para se adequarem às novas regras: 60 dias para configurarem como área local a área geográfica do município, 90 dias para o conjunto de municípios, e 180 dias para áreas com continuidade urbana.
A previsão para divulgação do documento no DOU é dia 7 deste mês.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Dando continuidade à publicação das fotos tiradas por Patrick Nicácio em março de 2002, desta vez, ele deixou para a Memória Fotográfica do CECOM imagens da sala dos estagiários da Divisão de Atendimento e Consultoria e de João Paulo Rodrigues da Costa, na época, menor da Cruz Vermelha, lotado na Divisão de Apoio Administrativo. Nem precisa contar que todos eles gostavam muito de serem fotografados.

A foto de Patrick foi tirada por Esdras.


João Paulo


Esdras


Patrick


Matheus



Há 20 anos…

O Sistemático não circulou há 20 anos, devido à greve na UFMG.



Eventos



ENCONTRO JULINO

Os funcionários do CECOM já foram consultados sobre a presença no Encontro Julino, que vai ser realizado no dia 02 de julho, na residência do Rubens. Alguns já confirmaram a presença e muitos deixaram para confirmar depois. A confirmação deve ser feita o mais rápido possível.

Entre as sugestões encaminhadas à Comissão Organizadora, foi acatada a realização de um bingo com vários brindes. Um deles pode ser uma cesta de guloseimas. Para que isto aconteça, vai ser colocada uma cesta na recepção do 8o andar para recebimento das contribuições. Podem ser biscoitos, doces, chocolates, sucos, refrigerantes etc.

Após a confirmação do número de participantes, a comissão vai divulgar o valor da contribuição de cada um para a realização do encontro.

Não vai ser uma Festa Junina, mas um encontro para um bom bate-papo regado a cerveja e caldos quentes numa noite fria!

Não deixem de participar!


Leão, Lelé e Ronaldo na Festa Junina do CECOM de 2002
SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para os ex-ceconianos: Rainer Brockerhoff, no dia 06; Maria Tereza de Melo Carvalho, no dia 08; Marco Antônio Vasconcelos, no dia 10; Aléxia Loureiro Araújo, no dia 12; Antônio Carlos Cortez e Silva, no dia 13; Maria Lúcia Valadares e Siva, no dia 14; e Adriana Lima Leonel, no dia 15. Os parabéns (em dia) para: Carlos Farina, hoje, dia 17; Maria Aparecida Faria (Nina), no dia 18; Vicente Joel Prates Cordeiro Valadares, no dia 20; Celso de Souza Lima e Marcos Aurélio Nunes de Morais, no dia 22; Maria Tereza Gonçalves Diniz, no dia 23; e José João Teixeira, no dia 24.

DEFESA DE DISSERTAÇÃO: Aleixina Maria Lopes Andalécio estará fazendo a defesa pública de sua dissertação do mestrado, cujo tema é “O uso de ferramentas de tecnologia de informação e comunicação no desenvolvimento de pesquisa em Ciências Sociais: possibilidades e competências”, no dia 22 de junho/04, às 09:30, no Auditório Azul, na Escola de Ciência da Informação.