Sistemático: Edição 1208 – 24/06/2004


Notícias



ALUNOS JÁ ESTÃO RECEBENDO GUIA DO FUNDO DE BOLSAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE

Durante esta semana, aproximadamente 30 mil guias de contribuição ao Fundo de Bolsas e recolhimento opcional das taxas destinadas ao DCE e aos DAs estão chegando às residências dos alunos de graduação e pós-graduação da UFMG. Desta forma, eles poderão tomar as providências necessárias antes do início do período de matrículas, que dependendo de cada curso, vai de 28 de junho a 13 de agosto.

É a segunda vez que, em ação conjunta que reúne a Fump, o DRCA e o CECOM, busca-se evoluir a sistemática de gestão e controle da contribuição ao Fundo de Bolsas, que é destinado à implantação dos programas assistenciais aos alunos carentes da UFMG.

Em comunicação feita aos alunos, e que acompanha as guias, o vice-reitor, Prof. Marcos Borato Viana, destacou o sucesso desta nova sistemática que possibilitou “em decorrência de sua maior comodidade e eficiência, uma melhoria no recolhimento da contribuição ao Fundo. Em consequência, a Fump ampliou o programa de bolsas de manutenção, com a possibilidade de atender mais 97 discentes de baixa condição econômica com bolsa integral”.

Para o primeiro semestre de 2004, foi implantado um novo sistema informatizado que trouxe muitas novidades, das quais as principais foram:
– entrega de boleto via correio;
– emissão alternativa do boleto via Web;
– integração de pagamentos com o sistema bancário;
– integração com a matrícula online no ICEx;
– tratamento de situações de isenção e liminares.

Após o encerramento do período de matrícula, referente ao semestre 2004/1, CECOM e DRCA revisaram os procedimentos e fatos ocorridos, relacionando aspectos que deveriam ser melhorados para o próximo semestre letivo. Tratados esses aspectos, as principais novidades implantadas foram as seguintes:
– substituição do boleto bancário pela guia, permitindo a eliminação da possibilidade de pagamento de valores diferentes do definido no código de barras;
– manutenção da possibilidade de opção do aluno pelo não pagamento de taxas de DCE e DA, com a impressão da guia via Web, onde é permitida esta parametrização;
– redução de custos, com a eliminação do envio da guia para a residência dos alunos que são possíveis formandos.

No CECOM, estiveram envolvidos nestas atividades os analistas Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e João Carlos Lages, os estagiários Allan Ibrahim Peron e Josemar Pereira dos Santos e o desenvolvedor externo Igor Campos Leal.

ATI APOIA MONTAGEM DE INFRA-ESTRUTURA PARA CONGRESSOS DE REITORES

No início do próximo mês de julho, a UFMG será sede de dois encontros internacionais de reitores. No dia 6 de julho, ocorrerá a XXXIX Reunião do Conselho de Reitores da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu. Nos dias 07 a 09 de julho, ocorrerá o II Congresso Euro-Latinoamericano de Universidades.

Durante a realização dos eventos, que estão sendo organizados pela DRI – Diretoria de Relações Internacionais, serão necessários serviços de apoio de redes de dados e voz, além do uso de recursos de informática. Nestes casos, a ATI estará presente, representada pelo CECOM, sendo as atividades de suporte à infra-estrutura gerenciadas pela analista Aleixina Maria Lopes Andalécio.

Na montagem dos ambientes que serão utilizados pelos congressistas, o CECOM está contando com o DPFO, que está responsável pelo projeto e execução da infra-estrutura elétrica e de rede que será necessária para a ligação dos equipamentos nos locais do evento, que serão o Auditório da Reitoria e o Conservatório.

Além disso, a ATI está tentando viabilizar a aquisição de equipamentos Wireless, que poderão ser usados para o fornecimento de serviços de comunicação de dados aos participantes, que vierem com notebooks apropriados, no interior e proximidades dos auditórios.

Nos dias em que o evento utilizar as instalações do Conservatório, o CECOM estará fornecendo serviço de plantão local, com o objetivo de solucionar, ou encaminhar solução, para possíveis panes nos serviços de rede de dados e telefonia ou mau funcionamento dos micros e impressoras.

MAIS UM CECONIANO É MESTRE EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO


Profa. Regina Maria Martelleto e Aleixina

O CECOM contava, em seu quadro de funcionários, com um Mestre em Ciência da Informação, o Vice-Diretor Gilmar Lima Guimarães. Agora, Aleixina Maria Lopes Andalécio, diretora da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria – também fez a defesa pública de sua dissertação do mestrado “O uso de ferramentas de tecnologia de informação e comunicação no desenvolvimento de pesquisa em Ciências Sociais: possibilidades e competências”, que ocorreu no dia 22 de junho, na Escola de Ciência da Informação.

A banca examinadora foi composta pelas professoras Regina Maria Martelleto (orientadora), Beatriz Valadares Cendon (ECI/UFMG) e Maria Beatriz Almeida S. Bretas (Fafich/UFMG), que aprovaram o trabalho.

Entre tantos amigos e familiares que estiveram presentes, estavam: prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho (ATI), Carlos Alfeu Furtado da Fonseca (CECOM), Ana Lúcia Ribeiro Diniz (DRCA), Simone Aparecida dos Santos (BU) e Anália das Graças Gandini Pont de Paula (BU).

CECOM PARTICIPA DE PROJETO DE INCLUSÃO SOCIAL

Numa parceria do CECOM/ProRH/CAC, foi criado o Projeto Inclusão Digital, com o curso de Informática Instrumental, destinado aos funcionários terceirizados da UFMG.

Mais de 200 funcionários da Atlan e Conservo se inscreveram. O primeiro curso, para o qual sorteados 10 participantes e 10 suplentes, foi realizado no período de 12 de abril a 17 de junho/04, no horário de 17:00 às 19:00, de segunda a quinta-feira, na Sala de Aulas do CECOM. Os instrutores da primeira turma foram Antônio Eustáquio Rodrigues e Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC.

Os funcionários que participaram dessa turma foram: Edna Santos Pereira (CP), Hudison Santana de Paula (BU), Joana Pereira Violete (Artes Cênicas), Kátia Rogéria Moreira (Creche), Liana Luiza da Silva (Odontologia), Patrícia Cristina do Nascimento (PCA), Regina Aparecida dos Santos (BU), Ronan Renato Ferreira Silva (Reitoria) e Ronan Veleziano Mape (Fae).

No último dia de aula, os alunos organizaram um lanche de confraternização com os instrutores Eustáquio e Eugênio, que contou também com a presença de Walter Alcântara de Matos Filho, do DRH, Helvécio Cossenzo Pinto e João Cloves Coelho, do CECOM, e Maria Helena Rodrigues Araújo, da Atlan.

Uma segunda turma já está participando do curso de Informática Instrumental, desde o dia 13 de maio. Os instrutores são Adyr Rodrigues Nascimento e Edir Cabral de Lacerda Ferreira, da DRC, que estão dando o treinamento nas dependências da OAP – Organização de Aposentados e Pensionistas da UFMG, na Praça de Serviços do Campus Pampulha, no horário de 12:00 às 13:00.


Kátia, Regina, Hudison, Maria Helena Rodrigues, Helvécio (CECOM), Patrícia, Joana, João Cloves (CECOM) e Edna


Kátia, Regina, Liana, Helvécio (CECOM), Patrícia, Joana, João Cloves (CECOM), Edna, Maria Helena (ao fundo), Ronan Renato e Walter (DRH)


Informativo



Genteware

Ele parece estar sempre feliz. Tem um sorriso bonito e, quando entra no CECOM, cumprimenta a todos, sempre alegre. O entrevistado da semana é Leonardo Botelho Fagundes, estagiário da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria.

SIST: Quando entrou para a UFMG? Por que escolheu Engenharia Química?
LEO: Eu fiz três vestibulares na UFMG, mas só passei no ano de 2002 para o curso de Engenharia Química. Bem, escolhi o curso de Engenharia Química, porque sempre gostei de química, e com estes dois anos de curso percebi que é muito mais que isso. Costumo falar que é a engenharia mais versátil que existe. Estou muito feliz, pois fiz a escolha certa.

SIST: Como e quando entrou para o CECOM?
LEO: Entrei no CECOM no dia 03 de novembro de 2003, para a DAC. Eu fiquei sabendo do estágio através do João Carlos, que é meu vizinho há mais ou menos 15 anos. Fiz entrevista com a Xina numa terça feira de manhã e já vim trabalhar na quarta.

SIST: Qual foi a sua expectativa quando entrou para o CECOM? Essa expectativa foi correspondida?
LEO: Quando entrei para o CECOM fiquei um pouco apreensivo, porque nunca tinha trabalhado profissionalmente na manutenção de computadores e no atendimento a clientes. Mas entrei com muita vontade de aprender e sempre tentei dar o melhor no trabalho. Todas as minhas expectativas foram superadas, principalmente no ambiente do CECOM que é fantástico.

SIST: Está gostando do estágio? Está aprendendo muito?
LEO: Simplesmente adorei o estágio. Aprendi muito na área de manutenção, rede e, principalmente, a estar relacionando com as pessoas, já que sempre estou em um andar diferente do prédio da Reitoria prestando os meus serviços.

SIST: Como é trabalhar na DAC? Como são os colegas de trabalho?
LEO: Trabalhar na DAC é muito bom. Todos são fantásticos. Eu quero citar todos aqui. No primeiro dia de trabalho, conheci o Tiago, que, além de ser meu professor no CECOM também é um grande amigo. O Marcus, o Diego e e Emerson também são pessoas maravilhosas e deixam o ambiente de trabalho bem engraçado. Não poderia me esquecer do Rafael e do Diarley, que também me deram muita força no início e do Juliano e Gladson que chegaram agora, mas já nos damos muito bem. Toda a DAC: Ana Paula, Márcia, Gerson, Renato, Jader, Márcio, Eugênio, Eustáquio, Xina e Leão foram sempre atenciosos e muito amigos.

SIST: Como é o seu relacionamento com o restante do CECOM?
LEO: Meu relacionamento com o restante do CECOM é ótimo, apesar de não conhecer todos como o pessoal da DAC. Sempre estamos nos cumprimentando e também costumo brincar com outras pessoas, como a Beth.

SIST: Ficamos sabendo que você vai sair do CECOM. O quê aconteceu?
LEO: É verdade. Foi muito inesperado. Eu tinha falado com a Xina que estava precisando tirar minhas férias para poder estudar mais. Durante este tempo participei de algumas palestras na escola de engenharia e mandei alguns e-mails para os professores. Uma professora respondeu me convidando para participar de um projeto relacionado com o meio ambiente, mais precisamente tratamento de água.

SIST: Vamos sair um pouco das coisas do CECOM. Vamos falar sobre você.
LEO: Nasci em Belo Horizonte mesmo. Minha família é a melhor do mundo e não é exagero falar assim, pois o relacionamento na minha casa é fantástico. Agradeço a Deus todos os dias por este presente que Ele me deu: a minha família. Tenho uma irmã, Izabela e um irmão Rafael.

SIST: Coisas que gosta de fazer.
LEO: Eu gosto de namorar, ir ao cinema, principalmente para ver filmes de suspense. Gosto também de ir a restaurante com música ao vivo. Além de jogar um vôlei de vez em quando, o que mais gosto é ir à igreja aos domingos. Freqüento uma igreja evangélica chamada Comunidade Evangélica da Pampulha, onde também participo da equipe de teatro.

SIST: O que pretende para o futuro?
LEO: É difícil falar sobre o futuro. Eu tenho certeza que Deus vai fazer a vontade Dele na minha vida e com certeza será a melhor.

SIST: Com a sua saída, quer dizer alguma coisa para todos do CECOM? Vai sentir saudades?
LEO: Gostaria de agradecer a todos, principalmente à Xina por ter me dado a oportunidade de estar aqui, ao João que sempre me falou sobre o estágio e também abriu as portas para mim, ao Tiago Alisson por ter me dado muito força no início. Por último, gostaria de deixar um versículo bíblico que tento fazer dele parte da minha vida : “Buscai primeiro o reino de Deus, e as demais coisas o Senhor lhe acrescentará.” Um abraço para todos e desde já sinto saudades.

Nós também vamos sentir saudades. Agradecemos ao Leo pela entrevista, e como ele só vai sair do CECOM no final do mês, vamos ainda compartilhar a sua alegria por mais uns dias.

 

PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS DO FESTIVAL DE INVERNO JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NO SITE DA UFMG

A UFMG oferece, este ano, no seu 36º Festival de Inverno 44 oficinas nas áreas de Artes Cênicas, Artes Plásticas, Literatura e Cultura, Mídia Arte, Música e Projetos Especiais.

O festival será realizado no período de 18 a 31 de julho de 2004, na cidade de Diamantina. Você pode conferir a programação em http://www.ufmg.br/festival.

Para se inscrever, o endereço é: http://www.fundep.ufmg.br.

Além das oficinas, em breve será anunciada uma programação cultural, com atrações diárias.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Uma página voltada para os empregadores, a Doméstica Legal (http://www.domesticalegal. com.br/index.asp) fala dos direitos e deveres dos empregados domésticos. Com várias dicas de leis trabalhistas, você fica por dentro de informações sobre afastamentos, contratação, cálculos de demissões, férias, 13º salário, fundo de garantia, além de poder imprimir folhas de rescisão. Pode consultar Tabela de Salários Mínimos, Tabela de INSS, Tabela de Imposto de Renda e Sindicatos.

– A Consul lançou uma página que permite a criação de seu próprio livro de receitas virtual. Você pode consultar as receitas do livro por: últimas receitas, tipo de prato, tipo de cozinha, tema, década ou receitas campeãs. Se preferir, faça uma busca por ingredientes ou selecione uma das sugestões de cardápio. Se você gosta de cozinha, vale a pena conferir em http://www.consul.com.br/consul/control/cs/br/s3/livroReceitaHome?action=apresenta.

– Conheça as histórias e tradições das Festas Juninas, nesta iniciativa da Yoki para manter viva a memória nacional. Muito legal, a página também fala sobre danças, simpatias, jogos, trajes, as comemorações juninas no Brasil e as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro, além das receitas de pratos típicos. O endereço é: http://www.festajunina.com.br/site/.

– Você faria um teste de alguns slogans que passaram pela TV? Então, teste a sua memória e aponte o seu navegador para http://www.terra.com.br/istoedinheiro/quiz/publicidade/slogan/ e veja os slogans publicitários que marcaram as últimas décadas. Você seria capaz de lembrar dos produtos que eles vendem? É fácil, pessoal. São só 30 slogans selecionados. Vamos lá, tente!

– O Rock in Rio Lisboa atraiu cerca de 385 mil espectadores e pelo jeito deverá se repetir em 2006 lá em Portugal. Em sua terceira edição, sendo a primeira fora do Brasil, o Rock in Rio reuniu grandes nomes da música mundial, como Paul McCartney, Sting, Gilberto Gil e Peter Gabriel. Fique por dentro de tudo que rolou em http://musica.terra.com.br/rockinriolisboa/.

– Na página Analogia (Star Estimator), em www.gabitus.com/eng/analogia, você pode comparar seu rosto com as fotos de celebridades. Envie sua foto e descubra com quais pessoas famosas você se parece. (Site em Inglês)

– O prof. dr. Dirceu Henrique Mendes Pereira é um dos pioneiros na utilização de métodos de reprodução assistida no Brasil. Médico especialista em ginecologia e obstetrícia pela Faculdade de Medicina da USP, seu trabalho nesse campo começou quando ainda nem se sonhava com clonagem. Embora atualmente os limites para a manipulação dessa técnica com seres humanos sejam sobretudo éticos, o médico não acha impossível que isso venha a ocorrer um dia. Por enquanto, ele frisa: “cabe à sociedade como um todo, e à comunidade científica em particular, debater o tema buscando estabelecer regras que atendam a um consenso bioético viável.” Co-autor de Na Rota da Cegonha – Um passe ao alcance da Fertilidade, livro que funciona como um manual esclarecedor para suas pacientes, o médico já foi presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (79/80), entidade que hoje continua representando, como secretário. No endereço http://www.sbrh.med.br/, ele fala sobre a infertilidade, comum a 15% da população, e suas soluções.

– A página http://www.fertstert.org/ é uma fiel cópia do jornal oficial da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, uma organização dedicada aos avanços da fertilidade. (Site em Inglês)

– Há vinte anos uma colaboração entre Steptoe, um ginecologista, e Edwards, um fisiologista, resultou no nascimento do primeiro bebê após a fertilização “in vitro” com transferência de embriões (FIV-TE). Esse relato representou o maior avanço do tratamento de infertilidade e, desde então, a FIV se tornou o melhor tratamento para alguns tipos de infertilidade, incluindo infertilidade devido a doença tubárea, endometriose, infertilidade sem causa aparente ou infertilidade envolvendo fator masculino. Veja em uma animação como o espermatozóide fecunda um óvulo. É muito legal para o aprendizado e educação dos filhos. O endereço é: http://www.abdelmassih.com.br/.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Na edição de O Sistemático no 1205, de 27/05/2004, foram publicadas as fotos das funcionárias da empresa Atlan, lotadas na Reitoria, participantes do curso de Informática Instrumental, na sala de aula do CECOM, no subsolo da Reitoria. No encerramento do treinamento, que foi realizado de 14 de julho a 14 de novembro de 2003, as participantes organizaram um almoço de comemoração, realizado no dia 10 de dezembro/03, que teve como convidados: Carlos Alfeu, Fernando Frota, Eugênio, Adyr, Eustáquio, Edir, Helvécio, Elza, Silmara (DSG) e Edson (PRA).

As fotos são de autoria de Antônio Lima e Lelé.


Eustáquio, Valéria, Nilcéia, Edir e Carlos Alfeu


Nilcéia, Rose, Edir, Frota e Valéria


Marlene, Maria Helena, Janaína e Márcia Martins


Helvécio, Elza e Frota


Edir, Valéria e Rose (de costas)


Carlos Alfeu e Eustáquio



Há 20 anos…

O Sistemático não circulou há 20 anos, devido à greve na UFMG.



Eventos



ENCONTRO JULINO

Os preparativos para o Encontro Julino, que vai ser realizado no dia 02 de julho, se encontram na reta final. Nem todos os funcionários confirmaram a presença na festa, sendo necessária o mais rápido possível para serem feitos os cálculos dos gastos.

O encontro vai ser realizado na residência do Rubens, no bairro Santa Mônica. Está sendo providenciado um mapa bem explicativo para que ninguém se perca no caminho.

Enquanto isso, a cesta de recebimento de componentes do prêmio do bingo, que se encontra na recepção do 8o. andar, só teve contribuição do Leão e da Vicentina. Segundo o Gilmar, ela está bem “pobrinha”!

A comissão organizadora da festa estará, neste fim-de-semana, fazendo os cálculos dos gastos e na segunda-feira, dia 28, estará repassando o valor da cota de cada participante.

Animem-se! Participem! Vamos fazer um Encontro Julino de dar inveja em quem não for! O importante vai ser a presença de cada um.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os aniversariante da semana: Carlos Roberto Alves Rodrigues, no dia 28; e Regina Helena Moura Brandi, no dia 1o de julho. E os parabéns para os ex-ceconianos: José João Teixeira, no dia 24; Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, no dia 25; José Eduardo Valle Santos (Zédu), Ángela Lage Ribeiro e Ambrósio Alves Moreira Filho, no dia 26; Vicente Tadeu Lopes Buono, no dia 28; e Jader de Freitas Batista (ICEx), no dia 1o de julho.

NOIVADO: Pedro Schettini Cunha, estagiário da DAA, e Priscila Alves Ferreira ficaram noivos no dia 12 de junho, Dia dos Namorados. Bem que ele ficou caladinho, mas a Alda enxergou a aliança bem reluzente na sua mão. Um grande abraço para os dois!