Sistemático: Edição 1211 – 15/07/2004


Notícias



CECOM PROMOVE LICITAÇÃO DE EQUIPAMENTOS

A ATI, através do CECOM, estará realizando, no dia 26 de julho/04, às 14:30, na Sala de Reuniões do subsolo do prédio da Reitoria, abertura do processo de licitação, na modalidade de Convite 001/2004.

A licitação, com recursos do Convênio UFMG/Casa Civil/ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação)/Projeto CTC (Comunicação e Trabalho Cooperativo Especificação e Avaliação de Ferramentas), visa a aquisição de equipamentos de informática, no caso, microcomputadores para serem utilizados como servidores e como clientes, além de switch.

A elaboração da licitação está sob a responsabilidade de Márcia Regina Lemos e Pedro Schettini Cunha, da DAA – Divisão de Apoio Administrativo.

O objeto da licitação teve a especificação feita pelo prof. Wagner Meira e Robert Pereira Pinto, do DCC – Depto. de Ciência da Computação.

O edital se encontra disponível para consulta pelas empresas interessadas no site do CECOM, no endereço https://www.ufmg.br/dti/cecom/.

 

CECOM REALIZA MANUTENÇÃO EM SERVIDORES

A partir das 14:00 deste sábado, dia 17, será realizada manutenção em alguns dos servidores que ficam hospedados no CECOM.

No servidor Pergamum, serão instalados dois discos de 72 Gb cada, adequando-o ao padrão dos servidores de banco de dados administrados pelo CECOM (1 disco para dados, 1 disco para Archives e 1 disco para salva de segurança). No servidor Lua, será adicionado mais um disco, triplicando a sua capacidade de armazenamento de dados.

Com isto, estarão indisponíveis os seguintes serviços prestados pelo CECOM: sistema de gerenciamento do acervo bibliográfico da UFMG e o site da UFMG (http://www.ufmg.br).

O trabalho está a cargo dos funcionários Antônio Eustáquio Teixeira e Emerson Henrique Kfuri Pereira.

 

INSCRIÇÕES AO VESTIBULAR 2005 COMEÇAM NO PRÓXIMO DOMINGO

A partir do próximo domingo, 18 de julho, estarão abertas as inscrições para o Vestibular 2005 da UFMG. Os interessados podem se inscrever pela internet, de 18 a 22 de julho, ou através dos Correios, de 19 a 23 de julho. As provas da primeira etapa do concurso acontecem nos dias 27 e 28 de novembro, em Belo Horizonte, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Governador Valadares, Lavras, Montes Claros, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba e Viçosa. A segunda etapa será realizada, de 10 a 16 de janeiro de 2005, apenas em Belo Horizonte e em Montes Claros. O manual do candidato custa R$ 15,00 e a taxa de inscrição é de R$ 95,00.

No dia 5 de julho, a Comissão Permanente do Vestibular divulgou a relação dos candidatos isentos do pagamento da taxa de inscrição no Vestibular 2005. O benefício se destina às pessoas que comprovam, através do envio da documentação exigida pela Universidade, a impossibilidade de arcar com a despesa. Para este concurso, foram deferidos 18.553 pedidos, que representam 63% do total de inscritos. Desse total, 12.755 candidatos receberam isenção total e 5.798 isenção parcial, correspondente a 50% do valor da taxa. A lista está disponível no endereço eletrônico da Copeve (www.ufmg.br/copeve). (Fonte: Site da UFMG)

 

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

O estagiário Allan Ibrahim Peron, lotado na DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas, pediu demissão do quadro do CECOM no início do mês de julho.

Allan estava no CECOM desde outubro de 2002, quando veio, através da Empresa Júnior, fazer parte da equipe de desenvolvimento do Novo Sistema Acadêmico. Em janeiro de 2004, foi contratado como estagiário do CECOM, trabalhando com a mesma equipe, até a sua saída.

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Colaborações da semana:

– Uma dica muito interessante é http://www3.ingresso.com.br/. Nele você compra, on-line, ingressos para festas, cinemas etc. nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Patos de Minas, Uberlândia, Uberaba, Campinas, Caxias do Sul, entre outras. (Dica enviada pelo Gecomob)

– Se você quer viajar de ônibus, saindo da Rodoviária de Belo Horizonte, e não sabe os horários, visite o endereço http://www.pbh.gov.br/rodoviaria. Você vai ficar sabendo, além dos horários de partida, as empresas que oferecem o percurso procurado, o tipo de ônibus, os preços das passagens, distância a percorrer, duração da viagem e plataforma de embarque. (Dica da Dôra)

 

  BOLSA PRÉ-VESTIBULAR RECEBE INSCRIÇÕES

Serão abertas, no dia 19 de julho, as inscrições para a Bolsa Pré-Vestibular, um dos programas de desenvolvimento da Pró-Reitoria de Recursos Humanos. A bolsa consiste em uma ajuda mensal para os servidores que freqüentam cursos pré-vestibulares e é distribuída através de sorteio.

As inscrições serão recebidas até o dia 23 de julho e o sorteio está marcado para o dia 29/07, no Depto. de Desenvolvimento de Recursos Humanos, na Unidade Administrativa III.

Maiores informações poderão ser obtidas no endereço: www.ufmg.br/prorh/programas_bolsapre.shtml.

CENTRO PEDAGÓGICO PROMOVE CONCURSO DE FOTOGRAFIA

O Núcleo de Artes do CENEX do Centro Pedagógico está recebendo inscrições, desde o dia 1o de julho, para o Concurso de Fotografia “A Escola sob o nosso olhar” aberto para toda a comunidade escolar: alunos, professores, funcionários e pais/responsáveis.

Serão duas categorias: alunos e professores/funcionários/pais e cada interessado poderá inscrever uma foto de sua autoria, cujo tema é a Escola Fundamental do Centro Pedagógico. O tema escolhido poderá ser um local ou uma situação.

A inscrição é gratuita e deverá ser feita no CENEX/CP, com o devido preenchimento da ficha de inscrição. Cada inscrito será o responsável pelos custos de sua fotografia (máquina, filme, revelação e ampliação) e as fotos deverão ser entregues no tamanho 20 X 25 cm, sem moldura, pois o Núcleo de Artes fará uma moldura padrão para que elas sejam expostas. As fotos deverão ter um título e o prazo máximo para inscrição é o dia 15 de agosto de 2004.

Serão premiadas as 3 fotos de cada categoria que obtiverem maior votação da Comissão Julgadora.

Todas as fotos inscritas no concurso serão expostas, no período de 20 de agosto a 03 de setembro, na Biblioteca do CP/UFMG.

 

FUNCIONAMENTO DO CIRCULAR INTERNO SOFRE ALTERAÇÃO NO PERÍODO DE FÉRIAS

De acordo com o calendário escolar, no período de 17 de julho a 15 de agosto, o Circular Interno – Campus Pampulha, vulgo branquinho, estará atendendo à comunidade universitária de acordo com o quadro de horários de férias. O itinerário e os horários (correspondentes à linha C) também podem ser consultados no site da UFMG, em http://www.ufmg.br/servicos/onibus.shtml.

O retorno ao horário normal ocorrerá a partir do dia 16 de agosto de 2004.

Horário: Manhã – 06:20 – 07:00 – 07:50 – 08:35 – 09:35 – 10:20 – 11:05 – 11:50
Tarde – 12:35 – 13:20 – 14:05 – 14:50 – 15:50 – 16:50 – 18:00

Itinerário
: Belas Artes – Letras – Ciência da Informação – Fafich – Praça de Serviços – Biblioteca Central – Ciências Biológicas – Reitoria – Unidade Administrativa III (Laboratório de Química/DP/DRH) – Unidade Administrativa II (Fisioterapia/Terapia Ocupacional/DPFO/ SAST/FUNDEP) – CEU – Veterinária – Educação Física – Odontologia – Veterinária – Farmácia – Setorial II – Física – Engenharia Elétrica (CPDEE) – Energia Nuclear (CNEN) – Mecânica – Colégio Técnico – Química – Ciências Exatas – Geociências – Almoxarifado Central (Setorial I) – Faculdade de Educação – Centro Pedagógico – Creche – Belas Artes.

As dúvidas, sugestões ou reclamações poderão ser encaminhadas à Divisão de Transportes, através dos ramais 4601 e 4606 ou para o e-mail: strans@dsg.ufmg.br.

 



Há 20 anos…

O Sistemático não circulou há 20 anos, devido à greve na UFMG.

 



Eventos



36º FESTIVAL DE INVERNO SERÁ ABERTO NESTE DOMINGO

O 36º Festival de Inverno da UFMG será aberto neste domingo, dia 18, em Diamantina, Minas Gerais, com espetáculos de teatro, dança, shows musicais, mostras de cinema e vídeo, estrelados por artistas brasileiros e internacionais.

A solenidade de abertura, presidida pela reitora da UFMG, profa. Ana Lúcia Gazzola, será às 17:30, no auditório do Instituto Casa da Glória. Em seguida, o grupo musical Cariúnas faz o show Mistura Brasil, às 18:30, no teatro anexo.

A programação cultural prossegue à noite, com a abertura da exposição Arte, ensino e sociedade – Bichinho: uma sociedade transformada pela arte, às 20:00, na Casa de Chica da Silva. Encerra a agenda do dia o espetáculo Poderia ser Rosa, que a Cia. de Dança do Palácio das Artes apresenta no pátio externo da antiga cadeia da cidade.

Confira a programação de eventos do 36º Festival de Inverno da UFMG no site da UFMG (www.ufmg.br/festival/noticias), que terá ainda lançamentos de livros, palestras, encontros com escritores e uma série de eventos paralelos promovidos pela Secretaria Municipal da Cultura de Diamantina e por grupos e artistas locais. (Fonte: Site da UFMG)

 

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Marcus Vinicius Duarte Teixeira, aniversariante do dia 22. E os parabéns para os ex-ceconianos: Ivan Pereira Prado e Kátia Lisboa Macedo, no dia 18: Simone Lopes de Moura e Adelaide Maria Coelho Baeta, no dia 19; Márcio Benedito Baptista, no dia 20; Luiz Fernando Costa e Fátima Daniel de Sales, no dia 21.

GESTÃO ESTRATÉGICA: A solenidade de encerramento do curso de Espe-cialização em Gestão Estatégica, do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da UFMG, foi realizada no dia 10 de julho, no Minascentro. Entre os alunos de Gestão de Pessoas, estava a ex-ceconiana Maria das Graças Santa Bárbara, lotada na Editora da UFMG.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Encontro Julino do CECOM de 2004 foi realizado no dia 02 de julho, na residência do Rubens e Gardênia, em Venda Nova. Os ceconianos que compareceram gostaram bastante do encontro que, além dos caldos e da cerveja, teve um bingo muito engraçado. Muitas fotos foram tiradas pela Lelé e pela Elza e, logo mais, algumas serão publicada no Sistemático. As fotos dessa semana são de autoria da Lelé.


Máira, Max e Samuel


Joãozinho e Emerson


Lelé e a feliz ganhadora do Bingo principal, Adriana


Alda, Matheus, Emerson, Camila e Eliane Pawlowski


Ana Gabriela, filha do Rubens e Gardênia


Lelé e Alda


Joãozinho e a vontade de ganhar a cesta


Rubens, Gilmar e Joãozinho


Gilmar, Emerson e Marcelo Bassoli


Sérgio, Marcos, Adriana, Beth e Emerson


A cozinha da festa com Gilmar, Elza e Tatá