Sistemático: Edição 1212 – 22/07/2004


Notícias



CECOM DISPONIBILIZA INFRA-ESTRUTURA PARA INSCRIÇÕES AO VESTIBULAR 2005

As inscrições ao Vestibular 2005 da UFMG, via Internet, foram liberadas no último domingo, dia 18. Desde então, foram recebidas cerca de 16.000 inscrições através desse serviço.

Para atender de forma satisfatória aos candidatos, foi instalado um servidor exclusivo para as inscrições, um potente equipamento com dois processadores Xeon de 2.6 GHz e 2 Gb de memória, que está respondendo por dois dos links de acesso à aplicação de inscrição. Um outro equipamento está respondendo pelo terceiro link, o que garante a disponibilidade em agilidade do serviço.

A instalação do servidor foi executada pelo técnico Márcio da Costa Viana, da DAC. O ambiente da aplicação foi instalado e configurado por João Carlos Lages, da DAS, e Arnon Gonçalves Cardoso, da Vetta Tecnologies Ltda.

O serviço de inscrição, via Internet, estará disponível até a meia-noite de hoje, dia 22.

INOVA É INTERLIGADA À REDE ADMINISTRATIVA

Na semana passada, os setores administrativos da INOVA, incubadora de empresas de base tecnológica pertencente à UFMG, foram conectados à Rede Administrativa gerenciada pelo CECOM.

A Rede Administrativa conecta os órgãos da Administração Central e oferece um ambiente controlado para armazenamento de arquivos, além de serviços como execução de salva de segurança, recuperação de arquivos e suporte ao ambiente operacional (Novell Netware, Windows e programas que compõem o padrão da rede). Como a Inova, que fica localizada no Anexo ao Setorial II, campus Pampulha, é vinculada à Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CT&IT), sua ligação a essa rede vai aumentar sua integração aos demais órgãos administrativos.

As atividades necessárias à conexão da Inova foram realizadas pelos técnicos Márcio da Costa Viana e Renato Machado Righi, da DAC.

SIMPÓSIO MINEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FAZ CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

O SMSI 2004 – Simpósio Mineiro de Sistemas de Informação, que vai ser realizado de 28 a 29 de outubro de 2004, no Minascentro, é um evento promovido pela SBC – Sociedade Brasileira de Computação, delegacia regional de Minas Gerais e tem como objetivo promover debates sobre Sistemas de Informação, com a participação de profissionais da academia e da indústria. O evento será composto de sessões técnicas com apresentação de artigos, painéis de discussões, minicursos e palestras.

O foco do evento será a área de Sistemas de Informação, que se caracteriza por ser multidisciplinar e envolver tanto a dimensão organizacional quanto a dimensão tecnológica. Assim, o Comitê do Programa do SMSI 2004 está convidando autores a submeter trabalhos de pesquisa, resultados experimentais e desenvolvimentos que incluam tópicos da lista a seguir e correlatos:

– Tecnologias para gestão de informação e conhecimentos
– Planejamento e projeto de sistemas de informação
– Organização e tratamento da informação, metadados e ontologias
– Sistemas de informação gerenciais e analíticos
– Sistemas de informação na Web
– Sistemas de recuperação de informação
– Memória organizacional
– Comércio eletrônico
– Bibliotecas digitais
– Sistemas de informação em medicina
– Sistemas de informação geográficos
– Avaliação e uso de sistemas de informação.

A submissão de trabalhos será exclusivamente eletrônica. Os autores devem usar o link “submissão de artigos” do site, em http://www.smsi2004.cotemig.com.br, para a submissão dos trabalhos. Os artigos podem ser escritos em português ou inglês, exclusivamente nos formatos PDF ou PS (Postscript). O texto deve conter no máximo 12 páginas, incluindo resumo (e abstract), figuras, diagramas, bibliografias e anexos. A formatação do texto deve seguir o padrão da SBC, disponível em http://www.sbc.org.br/templates.

A data limite para submissão de artigos é 07 de agosto/2004. A comunicação dos resultados está marcada para 18/09/2004, e o envio da versão final dos artigos é o dia 08/10/2004.

O SBSI contará com palestras, apresentações de seções técnicas, painéis de discussão e mini-cursos. Os painéis serão focados na discussão de temas relacionados a Sistemas de Informação. Dois painéis compõem a programação do evento:

– O primeiro trata das questões relacionadas ao perfil profissional esperado de um profissional de SI e suas oportunidades no mercado de trabalho;

– O segundo painel traz questões relacionadas a caracterização de uma política de divulgação e esclarecimento à Sociedade sobre cursos de SI.

Os mini-cursos têm por objetivo proporcionar qualificação em temas de interesse na área de sistemas de informação. Através dos mini-cursos, alunos, profissionais de empresas e membros da comunidade em geral poderão atualizar-se em determinados temas ou mesmo adquirir uma introdução a tópicos de interesse em SI para futuro aprimoramento. Os mini-cursos do SMSI 2004 serão divulgados no final do mês de julho, juntamente com a programação completa do evento.

Entre os integrantes do Comitê de Programa, estão representando a UFMG: Marcello Peixoto Bax (coordenador), da Escola de Ciência da Informação; Angelo Moura Guimarães, Arnaldo de Albuquerque, Camillo Jorge Santos Oliveira, Roberto da Silva Bigonha, Sérgio Vale Aguiar Campos e Wagner Meira Júnior, todos do DCC; Wilton Caldas, do LCC; Renato Rocha Souza e Ricardo Rodrigues Barbosa, da Escola de Ciência da Informação.

2a. COMEMORAÇÃO DO TRABALHO ADOLESCENTE NA UFMG

A Pró-reitoria de Recursos Humanos vem desenvolvendo esforços no sentido de aperfeiçoar os procedimentos de gestão do trabalho adolescente na UFMG, particularmente aquele realizado pelos menores contratados mediante Convênio com a Cruz Vermelha Brasileira.

Os esforços nesse sentido resultaram na elaboração do Programa de Promoção e Orientação ao Trabalhador Adolescente (PORTA), que sinaliza a premência de novas orientações que reafirmem a inclusão social como uma das linhas essenciais que norteiam as ações da UFMG em geral e da PRORH, em particular.

Como parte integrante dessas ações, será realizado no dia 09/08/2004 o 2º Dia do Trabalho Adolescente na UFMG, evento promovido pela PRORH, com o apoio da Imprensa Universitária e do Centro Esportivo Universitário, dentre outros.

A programação da 2ª Comemoração do trabalho Adolescente na UFMG é a seguinte:
Programação da manhã (9:00 às 12:00):
– Abertura Oficial;
– Lanche;
– Apresentações de grupos de dança.

Programação da tarde (12:00 às 17:00):
– Almoço;
– Recreação/Atividades Desportivas.

Entre os menores participantes, estará presente ao encontro Samuel de Freitas, do Centro de Computação.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES
Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Você já pegou carona alguma vez na vida? Tem alguma dúvida ou tem algo a nos contar? Um espaço em http://www.caronas.com.br/ foi reservado para você nos contar tudo o que deseja. Compartilhe conosco suas experiências.

– Um jogo legal para a criançada é do Bob Esponja, disponível para ser jogado on-line em http://www.shockwave.com/sw/content/sbcollapse. A meninada vai se divertir prá valer com este jogo.

– Quer viajar e não sabe para onde? Navegue até a página Hotel Desconto (http://www.hoteldesconto.com.br) e escolha um destino para passar as férias. Você traça o seu caminho, escolhe o hotel, o número de quartos e preço. Depois disso, é só viajar. Tem diária a partir de R$ 40,95 com quarto duplo. É só escolher a cidade.

– Esta dica é para o Rogério, do CECOM, e outros peladeiros. Crie um grupo e cadastre seus amigos. Você poderá marcar uma pelada e deixar que o peladeiro avise a sua galera. Depois, cada um acessa o site e se confirma para a pelada. Você nunca mais vai precisar ficar ligando para 20 pessoas. E ainda, é possível guardar as informações de artilharia, criar um ranking de pontuação para o seu grupo, ter uma lista completa da sua galera, com e-mail e telefone, e muito mais em http://peladeiro.com.br/.

– Para quem quer concorrer ao prêmio Jovem Cientista: “O problema da fome no Brasil não é recente e afeta milhões de famílias de norte a sul do país. Segundo dados do IPEA, uma em cada quatro crianças vive sob o risco da fome. E quando falamos em fome, não estamos relacionando apenas à falta de comida, mas principalmente, à falta de alimentação adequada. De acordo com pesquisa realizada pela ONU, uma em cada dez crianças brasileiras ingere por dia cerca de 20% a menos do mínimo de calorias recomendado.” O endereço é: http://www.cnpq.br/sobrecnpq/premios/pjc2003/.

– As páginas do Portal eduKbr, em http://www.edukbr.com.br/, são coordenadas por educadores experientes, a serviço de professores e jovens de todo o Brasil. Navegue gratuitamente e alimente seu conhecimento diário, trocando informações, pesquisando e aprendendo.

– Eu sou flamenguista desde … que nasci! Mas o blog dedicado ao alvinegro é merecidamente um trabalho muito legal. Atualizado com as últimas notícias sobre o Botafogo, tem fotos legais dos jogos, entrevistas, cartazes dos Botafoguenses apaixonados.Veja tudo isto em http://vestiarioalvinegro.blogger.com.br.

– Se estiver a fim de assistir a alguns “music videos” ou escutar músicas Flamenca, Rock Progressivo etc pela web, uma boa oportunidade é a página SoundClick, em http://www.soundclick.com/.

– O Hall da Fama dos palhaços está com uma página na Web, em http://www.theclownmuseum.org. Na verdade, a idéia é fazer um museu virtual. Tem vários palhaços que vemos na TV, Cinema etc. Até o Bozo está lá. (Site em Inglês e Francês)

– O Imaginário Pernambucano em http://www.imaginariopernambucano.com.br/ é um projeto de extensão da UFPE, que tem como objetivo potencializar os valores identitários das comunidades produtoras de artesanato, promover o associativismo e possibilitar que a atividade se firme enquanto meio de vida sustentável. Em 2001, o projeto teve como primeiro desafio atuar na comunidade quilombola de Conceição das Crioulas. A ação foi pautada na valorização da cultura, na identificação das potencialidades da região e no reconhecimento das habilidades e competências de seus moradores.

– Se você não tem nada para fazer e gosta de jogar, vá até http://www.atrativa.ibest.com.br. Alivie o stress, não fique por aí sem saber o que fazer e vá jogar um pouquinho.

– Será que você consegue se livrar da bola? Vá até http://www.geocities.com/clownstaples/swf/ballonstring.swf.


PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou as seguintes notícias:

Scam fala que internauta tem dívida com a Embratel (19 de julho/2004) – A Embratel também caiu na “boca” dos scammers: um novo e-mail falso que está circulando na web tenta enganar a vítima ao falar que ela está em dívida com a operadora.
Quando clicar no link oferecido pelo scam, o internauta inicia o download de um arquivo executável suspeito, o cpf.exe, que pode ser um software espião.
O scam chega pelo endereço setor de cobranca@embratel.com.br (trata-se de um spoofing, ou seja, um endereço de e-mail falso) com o assunto “Embratel.com.br”. Ao contrário dos textos mais elaborados vistos ultimamente, o criador deste e-mail falso não teve o menor cuidado e a mensagem está repleta de erros de português e até de inglês. Confira:
A Embratel (empresas brasileiras de telecomunicações) lhe comunica, que você ainda não efetuo o pagamento de sua conta. A sua fatura que se encontra em debito em nosso sistema e mês.
março de 2001.
Se você efetuol o pagamento desconsiderar! Para confirma seu endereço nº do telefone e seu cadastro, click no linck contas em atrasso e faça o donwloads.
Contas em atrasso!
Estamos lhe comunicando que o não pagamento da fatura, seu nome ira para o (sistema serasa).
prefira o 21 da embratel!!!
(Embratel) Setor de cobranças!>
embratel21@danol.com.br”

O link para o download do arquivo suspeito estava hospedado no UOL, no endereço http://wekslem.sites.uol.com.br/disco_virtual/faturas/cpf.exe.

Somos mais que o dobro de americanos no Orkut (19 de julho/2004) – Nesta tarde de segunda-feira, dia 19, 44,48% dos usuários do Orkut, que exige convite para entrar, são brasileiros. Temos mais que o dobro de usuários na comunidade virtual que os Estados Unidos.
Mesmo assim, o programa dos americanos do Google continua dando detalhes de localização apenas dos usuários locais, que hoje representam 21,78% do total. O Irã aparece na terceira posição, com 6,06% dos usuários, seguido pela Índia, com 3,76%.
Alguns outros dados curiosos sobre os integrantes do Orkut – agora, levando em consideração dados mundiais: 53,78% têm entre 18 e 25 anos; 86,19% estão lá (entre outros interesses) para fazer novos amigos ou encontrar os antigos; 51,61% são – ou se dizem – solteiros; e 48,95% têm olhos castanhos. Aliás, 37,08% dos orkutianos consideram seus os olhos como a parte mais atraente do corpo.

Só os japoneses passam mais tempo na web que nós (20 de julho/2004) – Os brasileiros mantém o segundo lugar em horas navegadas na internet. Em junho, foram 13h05m – ficamos atrás apenas dos japoneses, que passaram 15h20m conectados.
Apesar do andamento dos projetos de inclusão digital espalhados pelo país, o número de internautas brasileiros que realmente navegaram na web se manteve estável no mês passado, na casa dos 11,7 milhões.
Um dos dados levantados pelo Ibope eRatings é que, em junho, passamos 20m38s (em média) conectados aos sites de telefonia celular – é praticamente a mesma média dos americanos (20m11s). Pelo estudo, 19,6% dos usuários ativos no período (2,3 milhões de pessoas) entraram em páginas como a da Vivo e a da Claro. Só os franceses entraram mais que nós nos sites das operadoras: 25,6% dos internautas domiciliares. Nestes endereços, buscamos principalmente informações e serviços como o envio de mensagens.
Os brasileiros também marcam forte presença nas comunidades virtuais: 55,2% dos internautas domiciliares (6,5 milhões de pessoas) entraram em páginas deste tipo em junho, diz o Ibope eRatings. Mais uma vez, aparecemos atrás apenas dos japoneses (onde o índice foi de 63,9%). O sociólogo Marcelo Coutinho, analista do instituto, acredita que entre as causas do sucesso deste tipo de site estão fatores estruturais – como a tendência de que os latinos são mais comunicativos que os anglo-saxões – e conjunturais, como a violência urbana e a falta de espaços públicos para o desenvolvimento de outras formas de sociabilidade, como praças e centros esportivos.

País é o 2º mais infectado pelo Bagle.AH,diz Trend (20 de julho/2004) – Já somos o segundo país mais atingido pela nova variante do Bagle, a AH. A Trend Micro diz que as infecções pelo verme cresceram 206% nas últimas 21 horas só no Brasil.
O Bagle.AH foi identificado na segunda-feira (19) pelas empresas de antivírus e está em alerta amarelo, o que significa risco médio. Como o verme se propagou rapidamente pelos computadores brasileiros, conta a Trend, ficamos atrás apenas dos Estados Unidos em número de infecções – e, no caso da variante AF, descoberta no final da semana passada, aparecemos na quinta posição.
Pela ordem, os países mais atingidos pelo Bagle.AH até agora são: Estados Unidos, Brasil, Canadá, Japão, França, Reino Unido, Taiwan, Alemanha, Chile e México.
Tanto a versão AF quanto a AH do Bagle usam mecanismos próprios de SMTP para se propagar por e-mail, e se espalham também nas redes de compartilhamento de arquivos, como o KaZaA – neste caso, procuram apenas arquivos locais que contenham a sílaba SHAR em seu nome e fazem uma cópia de si mesmos usando nomes pornográficos, como Porno pics arhive, xxx.exe ou Porno Screensaver.scr.
Para se livrar da praga, atualize seu programa de antivírus.



Há 20 anos…

O Sistemático não circulou há 20 anos, devido à greve na UFMG.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Marcus Vinicius Duarte Teixeira, hoje, dia 22; e Haroldo Alves, no dia 27. Os parabéns para os ex-ceconianos:José Eduardo Azevedo Carvalho (Zédu Desenhista), no dia 23; João Paulo Rodrigues da Costa, no dia 25; e Pedro Maia da Costa Ribeiro, no dia 29.

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL E JARDIM BOTÂNICO ABRE PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS

No período de 20 de julho a 1o. de agosto, o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG realiza o Programa Férias no Museu 2004, com exposições interativas, oficinas de máscaras, velas e bonsais, visita monitorada para reconhecimento das plantas medicinais e aromáticas, orientação sobre o preparo caseiro de medicamentos e chás, além de caminhadas nas trilhas da mata.

A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, nos horários de 9:00 às 12:00 e de 13:00 às 16:00; aos sábado e domingo no horário de 9:00 às 16:00. A taxa de entrada é de R$ 3,00 por pessoa e são isentos menores de cinco anos e maiores de 65 anos

Maiores informações através dos telefones 3461-5805 (durante a semana) e 3461-9258 (final de semana).

O endereço do museu é Rua Gustavo da Silveira 1.035 – Bairro Santa Inês. As linhas de ônibus que atendem ao museu são: 1804 – Makro/Boa Vista; 4802 – Pindorama/Boa Vista; 8001 – Ana Lúcia/BH Shopping; 8802 – General Carneiro/BH/Alvorada; 9105 – Sion/Nova Vista; 9205 – Nova Cintra/Nova Vista; 9207 – Santa Inês/Nova Cintra; 9402 – Santo André/Santa Inês; 9414 – Nova Vista/João Pinheiro; 9550 – Casa Branca/São Francisco

Confira a programação no site da UFMG, http://www.ufmg.br.