Sistemático: Edição 1214 – 05/08/2004


Notícias



UNIFESP VISITA UFMG PARA CONHECER EXPERIÊNCIAS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

No mês passado, quando Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, diretor do Centro de Computação, e Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho, diretor do Laboratório de Computação Científica, estiveram presentes em Curitiba, no Paraná, o 5o. Encontro de Diretores de Órgãos de Tecnologias da Informação e Comunicação das IFES, representando a UFMG, diversos dirigentes de outras universidades mostraram o interesse de conhecer as soluções de TI adotadas pela UFMG.

Com este objetivo, foram recebidos na última terça-feira, 03 de agosto, pelo Prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, diretor de Tecnologia da Informação, Rafael Vinicius Daré Giusti, Neide Tomoko Nishidomi Torigoe, Marco Antônio Grecco Ribeiro e André A. Prado.

Em seguida, em visita ao CECOM, eles obtiveram de Carlos Alfeu e Gilmar Lima Guimarães, informações relacionadas ao desenvolvimento de serviços e sistemas de informação, em seus diversos ambientes, tendo sido destaque o projeto do novo sistema acadêmico da pós-graduação, em fase final de desenvolvimento. O aspecto de maior interesse dos visitantes foi o processo de autenticação feito via LDAP, no Grude, complementado pelo processo de autorização, implantado no ambiente do servidor de aplicações Web, no CECOM.

Dando prosseguimento, o Prof. Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho foi com os visitantes ao LCC, quando eles tiveram a oportunidade de conhecer com mais detalhes a experiência da UFMG na organização e administração de recursos com tecnologia LDAP.

TELEMIG CELULAR FAZ PROMOÇÃO PARA DDD DENTRO DE MINAS GERAIS COM "14"

Desde o início desta semana, os clientes da Telemig Celular tem que escolher o código de seleção de prestadora para as chamadas de longa distância, devido à migração da companhia para as regras do Serviço Móvel Pessoal. Com o objetivo de manter a promoção feita pela empresa, na qual o custo da chamada interurbana, dentro de Minas Gerais, é igual ao de uma ligação local, a Telemig Celular firmou acordo com a Brasil Telecom, controlada pelo mesmo grupo, que opera com o código “14”. Ambas as empresas são comandadas pelo banco Opportunity e como há restrições da Anatel quanto a adoção de códigos diferentes, por duas empresas controladas pelo mesmo grupo, o “14” foi adotado.

Desta forma, a Divisão de Apoio Administrativo do CECOM alerta os usuários de celulares institucionais, para que não deixem de observar este fato, ao usarem o serviço de DDD a partir de outras localidades no interior do Estado, já que este serviço é prestado pela Telemig à UFMG.

DAC ATUARÁ NOVAMENTE PARA CONTER ABUSOS

A conclusão do backup de dados dos servidores Novell das redes administrativas foi comprometida neste final de semana. Calculado para ser armazenado em até três fitas, o serviço solicitou uma quarta fita no último processamento. A razão disso, conforme está sendo verificado pela DAC, é a existência de inúmeros arquivos de interesse exclusivamente particular armazenados nos servidores, consumindo muitos Gigabytes de área, acrescidos de procedimentos incorretos de uso dos diretórios, com arquivos guardados de forma redundante ou equivocada.

Para regularizar a situação a DAC, está verificando o conteúdo das áreas alocadas para os órgãos e removendo os arquivos claramente identificados como indevidos (músicas, filmes etc.). Em caso de dúvida quanto a esta identificação dos arquivos, o responsável pelos mesmos é contatado, para verificá-los e providenciar a remoção, quando possível.

Vale lembrar que esse tipo de utilização do espaço em disco caracteriza o mau uso de um recurso público, disponibilizado pela instituição exclusivamente para fins profissionais, além de sobrecarregar os servidores e tornar muito mais demorado o processo de salva e recuperação dos arquivos.

MODIFICAÇÕES NA RECEPÇÃO DO CECOM

A funcionária Adriana Aparecida de Melo pediu demissão do quadro do CECOM no dia 02 de agosto.

Adriana era recepcionista no CECOM, cargo que ocupou de outubro de 2001 até o final de julho/04. Anteriormente, ela pertenceu ao quadro do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, no período de maio de 1998 a outubro de 2000, lotada na Secretaria da Diretoria do CECOM.

Para a sua despedida, foi organizado um lanche, no dia 30/07, que contou com a presença de muitos ceconianos. Além disso, ela deixou um e-mail para todos dizendo: …“Obrigada a todos que compareceram, por mais momentos para “tricotar”, por todos os abraços, por todas as palavras de apoio, de carinho, enfim, por tudo. Vou sentir muita saudade daquela mesa (e se aquela mesa um dia resolver falar… sei não… :)) Vou sempre me lembrar de tudo que vivi aqui, com muito carinho, porque acho que é só o aprendizado e a parte legal que vale a pena lembrar, isso é o mais importante.

Com a saída de Adriana, Marília Pereira Martins assumiu a função de recepcionista. Ela iniciou o seu trabalho no dia 02 de agosto.


Informativo



INTRODUÇÃO AO DNS (DOMAIN NAME SERVICE)

Vários usuários procuram o CECOM com dúvidas sobre como os computadores conseguem se identificar e conversam através da Internet. Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC, encontrou, na Internet, o artigo “Introdução ao DNS (Domain Name Service)”, em http://www.revista.unicamp.br/infotec/internet4-1.html, de autoria de Rubens Queiroz de Almeida, Gerente da Divisão de Serviços à Comunidade do Centro de Computação da Unicamp. Foram selecionados alguns trechos do artigo, transcritos a seguir:

Você já parou para pensar como o seu computador é bem relacionado? No seu browser Web, basta digitar o nome de qualquer computador existente na Internet, que instantaneamente a conexão é efetuada. Seu computador conhece todos eles. Mas como isto é possível? A Internet já possui milhões de computadores conectados. Como pode ele conhecer e conversar com todos eles?

O segredo está no DNS, ou Domain Name Service. Este é o protocolo que torna possível que qualquer computador encontre qualquer outro dentro da Internet em questão de segundos (ou muito menos do que isto). O seu computador pessoal faz uma pergunta a um outro computador que por sua vez se encarrega de encontrar a informação que você precisa, também fazendo perguntas a outros computadores.

Mas vamos voltar um pouco mais no tempo, aos primórdios da Internet. Naquele tempo, existiam poucos computadores na Internet (que nem se chamava Internet ainda). Além de existirem poucos computadores, as pessoas que cuidavam destes computadores também se conheciam. E existia uma lista contendo os nomes de todos os computadores existentes. Esta lista na verdade não continha apenas nomes. Ela conti-nha linhas relacionando nomes com números. Isto porque os computadores não se comunicam através dos nomes que possuem e sim por meio de números que lhes são atribuídos. Os chamados números IP (de Internet Protocol, você já deve ter ouvido falar de TCP/IP, não?). Mas é muito difícil memorizar números, nós seres humanos nos lembramos muito mais facilmente de nomes. O que é mais fácil, lembrar-se que o servidor Web da Unicamp atende pelo nome de www.unicamp.br ou que o seu número IP é 143.106.80.11? Como os computadores só se conhecem pelo número, criou-se um mecanismo que permitiu a tradução do nome, usado pelos seres humanos que operam os computadores, para o número que os computadores usam em sua comunicação. E começamos com a lista.

A lista era mantida por uma entidade central, que cuidava da distribuição de números aos computadores que se ligavam à Internet. Sempre que um novo computador era adicionado à lista, a nova lista atualizada era distribuída aos administradores dos computadores ligados à Internet. Desta forma, cada computador conseguia se comunicar com todos os demais. Bastava olhar em sua lista. A Internet era então uma típica cidade do interior, todos se conheciam diretamente e os novatos eram apresentados a todos que já faziam parte da comunidade.

É claro que nem tudo dura para sempre. A Internet foi invadida por todos os tipos de pes-soas e se tornou uma comunidade virtual, um espelho do mundo real. E o velho esquema de manter a listinha, contendo os nomes de todos os computadores passou a não ser mais viável. Afinal de contas, qual computador tem o poder de consultar uma “listinha” de alguns milhões de linhas sempre que precisasse enviar alguma coisa para outro computador na Internet? Precisou-se inventar uma outra maneira de fazer com que os computadores se encontrassem, mesmo sem possuir a tal listinha (que já nem era mais listinha).

Foi então que inventaram o DNS. Com o DNS, abolia-se a centralização da informação. Não existe mais um computador na Internet que conheça todos os demais. O que aconteceu foi que a autoridade sobre a informação foi diluída. Desta forma, não existe mais um dono da verdade, a informação está distribuída por milhares de computadores, que conhecem muito bem apenas alguns computadores. Tomemos o exemplo da Unicamp. Nós temos aqui um computador que tem uma lista de todos os computadores conectados à Internet dentro da Universidade. Qualquer computador na Internet que queira achar algum computador dentro da Unicamp tem que perguntar a este computador. E, desde que o computador procurado exista, ele fornece a informação solicitada. Mas e como chegar até a Unicamp? Novamente não é difícil descobrir. Os projetistas do DNS na verdade nada mais fizeram do que imitar a vida real. Imagine que você esteja em uma cidade grande e deseja chegar até um determinado bairro. Você pára alguém na rua e pergunta: “Como faço para chegar até o bairro X?”. O seu interlocutor não sabe, mas te diz para ir até determinado lugar e perguntar novamente. E lá vai você perguntando, até que chega em alguém que sabe lhe dizer onde se encontra o local que está procurando.

A tradução de nomes em números na Internet funciona exatamente da mesma forma. Você configura o seu computador com o nome do servidor de nomes local. E é ele quem vai fazendo as perguntas para você, até obter uma resposta. A resposta pode ser o número IP do computador com o qual você quer se comunicar ou uma negativa, dizendo que o computador procurado não existe.

Mas para entender melhor tudo o que foi dito, vamos analisar o nome de um computador. Vejamos o nome obelix.unicamp.br. Dá para ver que o nome é composto de quatro componentes:
obelix + unicamp + br + “.”

Isto mesmo, quatro componentes. Embora não pareça, o “.”, que a maioria de nós nem se lembra de digitar quando escreve o nome de um computador (e muitos de nós nem mesmo sabemos que este ponto existe) representa o domínio de mais alto nível na hierarquia de nomes de computadores. Então no nome de computadores, a hierarquia mais alta fica à direita, ao passo que a mais baixa fica à esquerda. Isto é fácil de se visualizar. O “.” contém os servidores de nomes de mais alto nível, que possuem apontadores para os computadores de nível imediatamente inferior, os domínios geográficos, aos quais pertencem o Brasil (br), Japão (jp), Canadá (ca), Portugal (pt) e todos os demais países. Neste mesmo nível situam-se os domínios com (entidades comerciais), net (de comunicações), org (organizações), edu (educação), gov (governo) e mil (militares). Os domínios de segundo nível apontam para os domínios de terceiro nível. A Unicamp, por exemplo, está dentro do Brasil. Dentro do servidor de nomes do domínio br existe uma referência ao servidor de nomes da Unicamp, que conhece todos os computadores do domínio unicamp.br.

Agora vamos ver a situação em que alguém deseje encontrar o computador acme.com.br. Ele primeiro faz a pergunta ao seu servidor de nomes local. Este servidor de nomes não conhece o computador acme.com.br. O que faz então? Pergunta a outro, neste caso, aos servidores do domínio “.”. Estes servidores de nomes também não conhecem o computador acme.com.br, mas analisando o nome descobrem que este computador está dentro do Brasil (br) e instruem o servidor de nomes local a perguntar aos servidores do domínio br. E lá vai o nosso servidor de nomes perguntar aos servidores do domínio br onde está acme.com.br. Eles (servidores do domínio br) também não sabem, mas sabem que tal computador, se existir, está dentro da empresa chamada Acme. E novamente instruem o servidor de nomes local a perguntar aos servidores de nomes da Acme. Desta vez a resposta é definitiva. O computador acme.com.br existe e o número IP correspondente é 200.200.20.1. Acabou a busca. Não foi tão difícil assim. Para localizar o computador acme.com.br, dentre os milhões existentes na Internet, foram necessárias apenas quatro perguntas. Antes que vocês saiam procurando o computador acme.com.br, ele não existe. Utilizei este nome aqui apenas para ilustrar o conceito.

Agora, quando é usado o DNS? Sempre que você usar um programa que usa o nome de um computador, o DNS entra em ação. Você está mandando uma mensagem eletrônica para queiroz@unicamp.br. O DNS tem que descobrir para você qual o número IP do computador que recebe mensagens destinadas ao domínio unicamp.br. Você está acessando o servidor Web da Disney. Lá vai o DNS novamente buscar a tradução do nome www.disney.com para um número IP. Chat, FTP, e mil outras coisas que você se habituou a usar na Internet, todos fazem uso do DNS.

Agora você já deve ter visto a importância do DNS no uso dos recursos da Internet. Por isto mesmo não se esqueça que a sua configuração correta é muito importante. A não ser que você saiba de cor o número IP de todos os computadores da Internet, o que é pouco provável. Afinal de contas nem o seu computador consegue fazer isto e ele é muito melhor do que você para memorizar coisas.


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Muito divertido é ver os comerciais antigos que marcaram as nossas vidas. São antigos jingles em preto e branco, que vocês terão a oportunidade de assistir. Para os mais jovens é uma boa oportunidade de ver como eram as propagandas naquela época de pouco recurso computacional mas com muita criatividade. Além dos comerciais, tem histórias dos canais de TV. Vale a pena conferir e se divertir acessando o endereço http://sampa3.prodam.sp.gov.br/ccsp/tvano50/apre.htm.

– A Microsoft lançou uma página (http://www.microsoft.com/brasil/pequenasempresas/default.mspx) que é voltada para as pequenas empresas e conta casos de sucesso, dicas de como iniciar um negócio, além de saber administrá-lo. Aponte seu navegador para esta página e se prepare para ser um jovem empreendedor ou pelo menos que você seja uma pessoa bem sucedida profissionalmente.

– Uma idéia legal em que você pode postar vídeos, músicas e fotos é o videolog.tv. Navegue por esta página e veja o que tem de informação e música para você. O endereço é http://www.videolog.tv.

– Se você é daqueles que gosta de fotografia digital e precisa de um organizador, aproveite a oportunidade e baixe o Picasa (http://www.picasa.com/content/download.php). Ele foi comprado pelo Google, que agora o disponibiliza de graça para download. A empresa Picasa também é responsável pelo programa P2P de troca de imagens e arquivos. Não perca as fotos, organize-as. (Site em Inglês)

– Apesar de ser em Inglês, Cores em Movimento (http://www.mariaclaudiacortes.com) é uma página muito legal e um trabalho interessante. Você escolhe a cor desejada e um boneco faz um monte de movimentos, que são acompanhados por uma música. Muito legal para a meninada e para quem é um estudioso das cores. Vale a pena conferir!

– Fala-se muito em jogos olímpicos. Será que todos nós sabemos da história e a meninada só assiste sem saber como tudo começou? Agora, o Canal Kids (http://www.canalkids.com.br/esporte/atenas) tem um endereço para a garotada ficar por dentro de toda a história dos jogos, repleta de animações e com explicações legais.

– Se você é chegado em fazer testes pela Web, vá até a página Interney.net (http://www.interney.net/testes/) e escolha o teste que quer fazer. Teste o seu vocabulário, se é ciumento(a), sua popularidade etc. São testes para todos os gostos.

– Gosta de Física? Se gosta ou quer saber mais, visite a página http://www.adorofisica.com.br e você encontrará links que abordam os fenômenos físicos que ocorrem. Por exemplo: por que a nossa voz é diferente na gravação? Por que o céu é azul, o pôr-do-sol é vermelho e as nuvens são brancas? Como os peixes sobrevivem nos lagos congelados? Estes e outros assuntos você pode conferir na página.

– Sabe aqueles joguinhos dos anos 90? Baixe todos eles livremente e jogue prá valer. São pobrezinhos nos efeitos, mas são legais. Visite http://www.freelunchdesign.com/games.shtml. (Site em Inglês)

CEMIG FAZ MANUTENÇÃO NA REDE ELÉTRICA DO CAMPUS

No dia 08 de agosto de 2004 (domingo), a CEMIG efetuará manutenção na rede de média tensão da UFMG. Esta intervenção é em função de sérios riscos de curto circuito na citada rede e é de caráter inadiável. O desligamento ocorrerá nos seguintes horários e unidades:

Instituto de Ciências Biológicas: de 9:00 às 12:00
Reitoria: de 9:00 às 15:00
Unidade Administrativa 2: de 9:00 às 15:00
Unidade Administrativa 3: de 9:00 às 15:00
Posto de Gasolina: de 9:00 às 15:00
Imprensa Universitária: de 9:00 às 15:00
Assufemg/Pelego’s/Sames: de 9:00 às 11:00
Escola de Música: de 9:00 às 11:00
Central de Manutenção/DPFO: de 9:00 às 11:00
DSG: de 9:00 as 11:00
Escola de Belas Artes: de 9:00 às 11:00
Escola de Artes Cênicas: de 9:00 às 11:00
Divisão de Transportes (DITRA): de 9:00 às 11:00
Horto/Áreas Verdes: de 9:00 às 11:00.

PRORH FAZ SORTEIO DE BOLSA PRÉ-VESTIBULAR

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos realizou, no dia 29 de julho, o sorteio dos funcionários (titulares e suplentes) no Programa de Apoio aos Servidores Técnicos e Administrativos para Preparação a Curso Superior (Bolsa Pré-Vestibular). Entre os sorteados titulares figuram as funcionárias Eliane Pawlowski Oliveira Araújo (ex-ATI) e Lindaura Rosa dos Santos (ex-CECOM). A funcionária do CECOM, Márcia Maria Fernandes França, da DAC, está na lista dos suplentes.

Os 100 primeiros sorteados devem comparecer ao DRH/SAT- Unidade Administrativa III, até amanhão, sexta-feira, dia 06/08, apresentando os seguintes documentos: cópia do certificado de conclusão do nível médio; cópia legível (frente e verso) do contracheque, emitido pelo SIAPE, do mês de junho/04; recibo original do comprovante de matrícula em curso pré-vestibular; e atestado do curso pré-vestibular escolhido, no formulário disponível no site da PRORH.



Há 20 anos…

O Sistemático não circulou há 20 anos, devido à greve na UFMG.



Eventos



MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Esta semana, "O Sistemático" publica outras fotos tiradas durante o Encontro Julino do CECOM, realizado no dia 02 de Julho de 2004, na casa do Rubens. As fotos dessa semana são de autoria da Elza.

A Redação comunica que o álbum de fotos da festa está pronto e se encontra à disposição dos interessados.


Os donos da casa, Rubens e Gardênia


Matheus e Adriana


Gilmar, Elza e Emerson


Eliane Pawlowski e Paulo Sérgio


Beth e Cristina


O Bingo


Márcia, Xina, Matheus e Beth. De costas, os filhos da
Cristina: Marcos e Alexandre


Ana Gabriela, filha do Rubens e Gardênia


Cristina, Sérgio, Marcos e Alexandre


Eliane, Camila, Rubens, Max, Gilmar, Emerson, Eustáquio e Márcia


Um brinde com Joãozinho e Gilmar


Cristina e Selma

 

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: "O Sistemático" envia os parabéns para Maria Auxiliadora dos Santos, no dia 12. E os parabéns para a ex-ceconiana, Isabel Cristina de Oliveira (Editora), no dia 11.