Sistemático: Edição 1215 – 12/08/2004


Notícias



UFMG RECEBE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DE e-PING E SOFTWARE LIVRE

O Governo Federal criou documentos de padronização do Governo Eletrônico e de Software Livre, que serão discutidos em Audiências Públicas na UFMG, no dia 16 de agosto. Com a realização dos eventos, pretende-se recolher contribuições para a consolidação da versão 1 do documento e-Ping (Padrões para Interoperabilidade do Governo Eletrônico) e da versão 1 do Guia Livre de Software.

A audiência do Guia Livre – Referência de Migração para Software Livre do Governo Federal contará com a presença de Nazaré Bretas, diretora substituta do Depto. de Integração de Sistemas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; de Renato Martini, Diretor do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI/PR), do Dr. Marcos Borato, Vice-Reitor da UFMG, e de representante do Projeto Software Livre de Minas Gerais (PSL-MG). O evento está marcado para o horário de 09:30 às 12:00, no Auditório 3 do ICEx.

Na parte da tarde, no mesmo auditório, no horário de 14:00 às 18:00, será realizado o evento da e-Ping – Padrões de Interoperabilidade do Governo Eletrônico. Estarão presentes Rogério Santanna, Secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SLTI/MP); de Antônio Sérgio Borba Cangiano, Diretor do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro); de Renato Martini, Diretor do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI/PR), e de Rogério Machado Xavier, Coordenador do Comitê Constituinte da e-Ping.

Informações adicionais podem ser consultadas nos sites: http://www. governoeletronico.gov.br/guialivre e http://www.eping.e.gov.br.

 

CECOM IMPLANTA SERVIÇO DE VPN PARA CONEXÃO DO NCA À REDE UFMG

Em 12 de abril deste ano, o NCA passou a utilizar sua nova conexão à rede UFMG, que passou a ser feita através de provedor local da cidade de Montes Claros, via link de rádio de 256Kbps. Em seguida, com o desligamento do antigo link, uma linha interurbana dedicada, além da melhoria do serviço, com a elevação da velocidade de comunicação de dados e maior disponibilidade do serviço, foi possível gerar uma economia mensal de cerca de R$1.300,00.

Entretanto, para que esta solução de mais qualidade e custo menor, fosse efetivamente considerada como definitiva, era necessário que a DRC – Divisão de Redes de Comunicação – do CECOM concluísse os testes de montagem de uma VPN, que é uma rede privada virtual, implantada usando-se meios físicos de terceiros. Estes testes e sua análise de viabilidade, foram feitos ainda em abril, antes do desligamento do link antigo.

Implantada a VPN, o NCA, apesar de estar conectado a partir da rede física do provedor local, pode contar com endereços IP da rede UFMG para identificar sua rede e, desta forma, acessar páginas Web externas e serviços internos à universidade como se todo o caminho de rede pertencesse à UFMG.

Com este serviço, o acesso às bases de dados que exigem segurança por IP (exemplo: portal Capes, Intranet Administrativa) e que restringem o acesso a endereços iniciados por “150.164” podem ser utilizadas normalmente.

Para consolidar o recurso de VPN, a ATI e a Proplan investiram recursos do projeto CTInfra 3 adquirindo três equipamentos. Um deles foi instalado no NCA, em julho, durante a visita feita pelo diretor da DRC, Fernando Frota Machado de Morais, que também coordena este projeto. O segundo, que conecta o NCA à rede UFMG, foi instalado esta semana no CECOM, substituindo o equipamento que sustentava provisoriamente a VPN. Já o terceiro está reservado para ser deslocado para o Instituto Casa da Glória, em Diamantina, aonde também está sendo negociado contrato para prestação de serviços de comunicação de dados com provedor local.

Para viabilizar a nova forma de conexão do NCA à rede UFMG participaram também os estagiários Carolina Lauriano da Silva e Fernando Iran Fonseca de Souza, da DRC, e o funcionário Frederico Augusto Guimarães Pereira do Lago, do Núcleo de Ciências Agrárias.

 

LCC INSTALA PROTEÇÃO CONTRA VÍRUS EM E-MAIL

Nesta quarta-feira, 11/08, o LCC instalou uma proteção contra vírus de e-mail no servidor mail2.grude.ufmg.br, uma das máquinas que atua como interface entre os sistemas de e-mail tradicionais e o Lotus Notes. Até agora, todas as mensagens que chegavam para o sistema Lotus Notes passavam pelo sistema antivirus geral da UFMG, sobrecarregando o sistema e causando atrasos na entrega de mensagens. Com a mudança, as mensagens internas à UFMG serão entregues diretamente ao sistema Notes, agilizando a comunicação da UFMG. O LCC vai acompanhar o desempenho do equipamento e, após um período de testes e ajustes, implantará a solução nos outros servidores que executam a mesma tarefa. A implantação do sistema antivírus foi efetuada por Daniel Borges de Figueiredo Santos e Fernando Vollu Cyríaco, apoiados por Fernando Frota Machado de Morais, da Divisão de Redes de Comunicação do CECOM.

 

UFMG INAUGURA A NOVA SEDE DA FACULDADE DE FARMÁCIA

Vai ser no dia 27 de agosto, a inauguração da nova sede da Faculdade de Farmácia, no Campus da Pampulha, obra integrante do Projeto Campus 2000. A data coincide com o aniversário da escola.

 


Informativo



Genteware

Nos primeiros meses de estágio, ele era sério até demais. Talvez a timidez o deixasse assim. Com o passar dos dias, aprendeu a sorrir, participando de todas as atividades da divisão, principalmente das conversas. Muito compenetrado em seu trabalho, muito educado, ele é Pedro Schettini Cunha, estagiário da Divisão de Apoio Administrativo, o entrevistado da semana.

SIST: Quando entrou para a UFMG e para qual curso?
PEDRO: Teoricamente, entrei para a UFMG no segundo semestre de 2001, pois o curso de Administração Diurno não tem turmas que começam no primeiro semestre. Como a UFMG entrou em uma longa greve que durou mais de seis meses, tive longas férias de um ano, e só comecei as aulas em 2002. Escolhi esse curso pois achava que meu perfil era mais ou menos o de um administrador e queria desenvolver mais as habilidades necessárias para essa profissão.

SIST: Como ficou sabendo do estágio no CECOM? Quando isso aconteceu?
PEDRO: Eu fiquei sabendo da vaga de estágio no CECOM em fevereiro deste ano, através da bolsista de Iniciação Científica do Professor Reynaldo. Na época, eu era bolsista de Iniciação Científica do Professor Luciano Zille. Quando procurei o Carlos Alfeu, ele pediu para eu vir conversar com a Márcia Lemos, com quem eu fiz a entrevista e fiquei sabendo mais detalhes de como eram as atividades deste estágio. No mesmo dia, ela confirmou que eu entraria e eu comecei na semana seguinte.

SIST: Quando entrou para o CECOM?
PEDRO: Comecei no dia 06 de fevereiro de 2004, lotado na Divisão de Apoio Administrativo.

SIST: Qual o tipo de trabalho em que esteve envolvido desde que entrou?
PEDRO: Desde que entrei, estive envolvido com os processos de licitação e contratação do CECOM, desde a elaboração até o acompanhamento da execução dos serviços ou recebimento dos produtos contratados. As pessoas com quem estou mais envolvido durante as tarefas são a Márcia e a Alda e, muitas vezes, também tenho que trabalhar com a Beth e com o Rubens.

SIST: O estágio está correspondendo às suas expectativas?
PEDRO: Sim. Não é em qualquer lugar que um estagiário tem a possibilidade de se envolver na elaboração e acompanhamento de contratos e lidar com compras de grande vulto como as que acontecem no CECOM. Além disso, em cada processo aparece um problema diferente e sempre temos que descobrir novas formas de resolvê-los.

SIST: Gosta do trabalho que faz?
PEDRO: Gosto. Depois que comecei a fazer um trabalho sobre a estrutura de tarefas da DAA, está sendo ainda melhor, pois posso usar o que faço aqui como trabalho para entregar na Faculdade. Este trabalho esteve parado no último mês, porque muitas pessoas andaram tirando férias, e a Márcia pediu para eu priorizar as licitações que estavam um pouco atrasadas. Ela deve querer retomá-lo por esses dias.

SIST: Como foi participar da última licitação do CECOM? Você já havia participado de algo desse tipo?
PEDRO: Esse foi o primeiro Convite que eu participei, mas também já participei de um Pregão. Essas são as etapas finais de um processo bem longo que começa muito antes, e o bom é que eu estou envolvido desde o começo, quando o Carlos Alfeu decide que o CECOM é que vai realizar a compra.

SIST: Como é trabalhar na DAA? Como são os colegas de sala?
PEDRO: É muito bom trabalhar na DAA. Todo mundo é muito prestativo e, de vez em quando, conversamos sobre coisas da nossa vida fora do trabalho. A cada dia nos conhecemos um pouquinho mais.

SIST: Como é o seu relacionamento com o restante do CECOM?
PEDRO: Eu ainda não conheço todo mundo das outras divisões, mas quando tenho a oportunidade converso com as pessoas para conhecê-las. No dia-a-dia de trabalho é mais difícil, mas na copa durante o horário de almoço e nos eventos do CECOM fica mais fácil.

SIST: Você gosta de participar dos eventos do CECOM?
PEDRO: Sim, é sempre um momento bom de descontração e todo mundo participa. Quando está todo mundo junto é que dá para perceber como o CECOM tem muita gente. Espero ainda participar de muitos eventos aqui.

SIST: Já falamos demais do trabalho. Vamos agora lá para fora. Vamos falar sobre você, sua família e o noivado.
PEDRO: Meu pai se chama Alexandre e minha mãe Eleonora, funcionária da UFMG. Tenho só um irmão, que é mais novo e se chama Lucas e ainda está fazendo colégio. Fiquei noivo da Priscila em junho. Nosso casório não é contado em meses, mas sim no nível que temos que alcançar na poupança, ou seja, vai demorar um pouco, e também vai depender de quando vamos ter uma boa fonte de renda, que seja um pouco maior e mais constante.

SIST: Coisas que gosta de fazer.
PEDRO: Gosto de passear no parque das Mangabeiras, dançar forró, e alugar filmes para assistir, principalmente porque são bons programas para se fazer a dois. Gosto também de jogar RPG, de vez em quando, e ir em botecos para bater papo com meus amigos.

SIST: O que pretende fazer quando se formar?
PEDRO: Primeiro, quero trabalhar durante um tempo porque especialização na minha área, para ser bem aproveitada, depende de uma certa experiência de trabalho. Não pretendo seguir carreira acadêmica, por isso seria um pouco precipitado fazer mestrado agora.

SIST: Quer dizer alguma coisa para todos do CECOM?
PEDRO: Quero mandar um abraço para todos do CECOM e espero conhecer todos durante este período que estiver por aqui, pois estarei me formando no meio do ano que vem. Sei que um ano passa rápido, mas aproveitarei bastante desta experiência.

Agradecemos ao Pedro pela entrevista e esperamos que ele nunca se esqueça do período de estágio no CECOM e dos amigos que está fazendo aqui.

 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Divertida é a área que foi destinada para as crianças no portal Yahoo. São brincadeiras educacionais só para a criançada, no endereço http://www.smartkids.com.br/. Mas você também pode acessar a página em http://br.criancas.yahoo.net/. São jogos educacionais divididos por idade, receitas fáceis de seguir, desenhos para colorir, curiosidades, cartões para enviar para os amigos, brincadeiras para imprimir e outros. Vale a pena conferir!

– Uma página completa que vai deixar você por dentro de tudo que rola na área da educação é o O Portal Educacional (http://www.educacional.com.br/). Voltada para os adolescentes do ensino médio, sempre traz alguma novidade e muitas informações sobre as olimpíadas.

– Visitei a página do fabricante Long Jump (http://www.longjump.com.br/) e babei. Como na minha época não tinha tantos brinquedos legais, fiquei impressionado com a linha de brinquedos da Long Jump, que é bem extensa. São máquinas fotográficas e relógios infantis, maquiagens, patins, eletrônicos, infláveis, bonecos e bonecas diferenciadas, artigos esportivos, games, entre outros.

– Amor à música, técnica e sensibilidade, tudo isso Maximiliano Santiago tinha. Este excelente guitarrista teve a atenção de Steve Vai, que teceu vários elogios a este excelente músico. Infelizmente, ele morreu de câncer aos 21 anos, no fim de 2001. Contudo, os amigos e familiares se juntaram para lançar em CD as gravações de Max. Ouça algumas gravações em MP3 para você sentir como ele era bom mesmo em www.maximiliano santiago.com.

Reality Clock (http://www.realityclock. com/) traz estatísticas atualizadas em tempo real sobre os mais variados assuntos como separações, divórcios etc. (Site em Inglês)

– Uma página recheada de dicas para quem utiliza ou pretende utilizar o Dreamweaver, da Macromedia, ferramenta para o desenvolvimento de sites é a DWOnline (http://www.dwonline.com.br/). São artigos, fórum de discussões, dicas sobre o software e outros assuntos como: PHP, HTML, ASP, banco de dados e CSS.

– O Letras é uma ótima página para você pegar aquela letra de música e cantar direitinho. Com 90.826 músicas de 7.945 artistas é letra para ninguém parar de cantar certinho. Faça consulta ao artista, em ordem alfabética, ou mesmo uma busca por palavra-chave, com trechos do título da música, do nome do artista ou da própria letra. Mas se você gosta de músicas internacionais, tem uma seção de letras traduzidas. Veja tudo isso em http://letras.terra.com.br/.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, no início de agosto, as seguintes notícias:

Sai novo pacote de correções para o IE (02 de agosto/2004) – A Microsoft publicou novo pacote cumulativo de correções para o Internet Explorer. Essa atualização inclui todos os patches anteriores e corrige três novas brechas de segurança no IE.
O novo pacote, que tem o número MS04-025, afeta todas as versões mais recentes do Windows, do 98 ao XP e ao 2003 Server, plataformas que utilizam o IE nas versões 5.x e 6.x. As três novas vulnerabilidades corrigidas pelo pacote são consideradas críticas pela Microsoft e permitem a execução remota de código na máquina do usuário. O arquivo de correção para as várias plataformas afetadas está disponível no endereço http://info.abril. com.br/download/2315.shl.

IBM libera 500 mil linhas de código para a Apache (03 de agosto/2004) – A IBM anunciou, no dia 03/08, a liberação de meio milhão de linhas de código para a Apache Software Foundation. A intenção é tornar o desenvolvimento de aplicações em Java, base de sua plataforma WebSphere, mais atraente.
A IBM está liberando para a Apache o “Derby”, cópia do banco de dados relacional Cloudscape. É uma das maiores transferências de propriedade intelectual para iniciativas do software livre que já se teve notícia – segundo o jornal The New York Times, o patrimônio doado pela Big Blue está avaliado em 85 milhões de dólares (este foi o valor pago pela Cloudscape em 1999 quando a empresa foi comprada pela Informix – que, por sua vez, foi adquirida em 2001 pela IBM por um bilhão de dólares).
“Ao contribuir com software para a comunidade do código aberto, a IBM espera acelerar a inovação nas aplicações Java, que por sua vez criarão novas oportunidades de negócios baseadas em uma grande variedade de soluções, incluindo aquelas que usam bancos de dados embarcados e aquelas para pequenas empresas”, diz a companhia. “Estamos reforçando nosso compromisso com a comunidade Java, que abrange mais de seis milhões de desenvolvedores em todo o mundo”.
O projeto inicialmente fica nas mãos da Apache Incubator, que vai inspecionar o código para garantir sua conformidade aos padrões de licenciamento da organização e a integridade das linhas fornecidas, bem como, formatar como esse código será oferecido aos desenvolvedores.

Mozilla vai pagar US$ 500 por bug encontrado (05 de agosto/2004) – A Mozilla Foundation resolveu premiar os usuários que encontrarem problemas sérios de segurança no navegador que leva seu nome.
Sob a supervisão de um comitê interno, que vai avaliar a gravidade dos problemas reportados, cada bug valerá 500 dólares em dinheiro para quem identificá-lo. O programa, batizado como Mozilla Security Bug Bounty Program (Programa Mozilla de Recompensa por Bugs de Segurança), será custeado pela Linspire (a ex-Lindows) e pelo empreendedor de internet Mark Shuttleworth.
“Identificar vulnerabilidades em um software requer uma vigilância constante, e prevenir que elas venham a se tornar problemas pede dedicação para que providenciar respostas rápidas e efetivas seja possível. O projeto Mozilla criou uma comunidade de usuários e desenvolvedores que são apaixonados por segurança de computadores e que constantemente nos dão feedbacks sobre nosso software. O Programa Mozilla de Recompensa por Bugs de Segurança busca encorajar ainda mais o foco desta comunidade na consciência sobre segurança”, explica a fundação.

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no 20, de 09/08/1984, publicou notícias sobre as atividades executadas pelo Setor de Treinamento e Divulgação em seu primeiro ano de existência, o 4º SEMICRO, a elaboração do Programa de Treinamento para o 2º semestre, entre outras. A notícia que se destacou foi:

GENTE NOVA NO CECOM
Rogério Soares Pinheiro é o mais novo funcionário do Centro de Computação, tendo sido transferido da Prefeitura da UFMG. Ele se encontra em treinamento no Setor de Apoio ao Usuário. Desejamos-lhe boas vindas!



Eventos



SOCIAIS

Aniversários: "O Sistemático" envia os parabéns para Maria Auxiliadora dos Santos, no dia 12; e Marcelo Novaes Machado, no dia 14. Os parabéns para os ex-ceconianos: David Lan Kwai Pan, no dia 16, Izaías Marques de Oliveira, no dia 17; e Heitor Mota Belisério de Moraes, no dia 18.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos pertencem à memória fotográfica do CECOM bem recente. Foram tiradas pelo Leão, no dia 30 de Julho de 2004, na despedida de Adriana Aparecida de Melo. Suas colegas e amigas promoveram um lanche com direito a presentes e flores. Muitos ceconianos estiveram presentes à despedida. Só não teve discurso!

 


Samuel e Adriana


Thaís (sobrinha da Beth), Bruna, Max e Timé


Xina entregando um presente para Adriana.
Ao fundo: Elizângela, seu filho Lucas e Rosa


A felicidade da Adriana com o livro que ganhou de presente da Xina


Adriana e Beth, que deu flores de presente. Ao fundo: Carlos Roberto,
Lucas e Rosa


Matheus, filho da Beth, presenteou Adriana com flores.
Ao fundo: Gladston, Carlos Alfeu e Lucas


Ana Paula, Juliano, Marcos Vinícius, Tiago, Emerson, Samuel,
Gladston e Carlos Alfeu


Emerson, Samuel, Carlos Alfeu, Lucas, Elizângela e Rosa


Raimundo, Lucas, Adriana, Beth, Matheus e Xina


Xina, Max e Bruna


Frota. Ao fundo: Raimundo, Lucas e Xina


Tiago, Emerson, Gladston e Marcus Vinícius( de costas)