Sistemático: Edição 1217 – 26/08/2004


Notícias



CECOM PREPARA-SE PARA REALIZAÇÃO DE INVENTÁRIO DE BENS MÓVEIS

Conforme divulgado na última edição de O Sistemático, todas as unidades da universidade, sob a coordenação do DSG, estão iniciando a execução do inventário físico de bens móveis de 2004 da UFMG.

O trabalho de inventário no CECOM terá a participação de todas as divisões, sob a coordenação da DAA – Divisão de Apoio Administrativo, e terá as seguintes etapas:

– Levantamento físico realizado pelos responsáveis pela guarda: de 19 de agosto a 30 de outubro;
– Ajustes no levantamento e emissão de novos Termos de Tombamento: de 01 a 15 de novembro.

Durante estas etapas, a equipe da DAA necessitará do apoio dos responsáveis de cada divisão do CECOM. Cada chefe de divisão será responsável pela guarda de seus bens. Todos os bens deverão ser localizados, identificados, relacionados e receberão etiquetas para indicar que passaram pelo processo de inventário. Para que tudo isso possa ser feito, é imprescindível a participação dos usuários dos bens, auxiliando a DAA, se necessário, na localização dos itens.

PERGAMUM RECEBE INVESTIMENTO E AMPLIA ESPAÇO PARA ARMAZENAMENTO

Em fevereiro desse ano, a UFMG adotou o sistema Pergamum para controle de seu acervo bibliográfico. Para isso, foi adquirido e instalado um servidor, utilizando o gerenciador de banco de dados Oracle, que recebeu o mesmo nome do sistema. Devido ao grande volume de dados armazenados pelo sistema, os discos existentes no servidor já estavam se mostrando insuficientes para atender às demandas de salva de segurança e registro das alterações efetuadas no banco de dados.

Buscando solucionar este problema, a ATI providenciou a aquisição de dois novos discos para esse servidor, os quais foram instalados e configurados no último sábado (21/08). Com isso, o servidor Pergamum passou a contar com a infra-estrutura de disco padrão dos demais servidores de SGBD gerenciados pelo CECOM, ou seja, um disco para os dados, um para o registro de alterações e outro para a salva de segurança.

A execução dos serviços de manutenção esteve a cargo dos funcionários Emerson Henrique Kfuri Pereira e Antônio Eustáquio Rodrigues, da DAC, e contou com o apoio de Paulo Couto Lessa, da ATI, responsável pela aquisição dos discos.

PM COMEMORA 40 ANOS DE SUA ÁREA DE RH

A Diretoria de Recursos Humanos da Polícia Militar de Minas Gerais (DRH/PMMG) comemorou na última semana 40 anos de sua existência.

Na oportunidade, o Centro de Computação da UFMG, na pessoa de seu vice-diretor, Gilmar Lima Guimarães, foi homenageado como importante órgão colaborador daquela diretoria.

O CECOM, há mais de 10 anos, mantém parceria com o Centro de Recrutamento e Seleção da DRH/PMMG, através da prestação de diversos serviços de apoio ao processamento de dados dos processos de seleção de pessoal da PMMG.

ADMINISTRADOR DE REDES DA DIREITO PARTICIPA DE ATIVIDADES DA DRC

A administação de redes das unidades da UFMG envolve atividades que exigem conhecimentos sobre sistemas Linux e redes. Buscando aprimorar-se nessa área, Rodrigo de Oliveira Sá, administrador de redes da Faculdade de Direito, está participando das atividades da DRC desde a última segunda-feira, dia 23.

Rodrigo está comparecendo ao CECOM no turno da manhã e acompanha as atividades dos estagiários da divisão. Ele iniciou suas atividades na Escola como auxiliar de agente de informática, quando ainda era bolsista da Cruz Vermelha e seu treinamento incluiu cursos oferecidos pelo CECOM e “Projeto e Implantação de Redes”, oferecido pelo ICEx, através da FUNDEP.

TEM INÍCIO HOJE A V REUNIÃO ANUAL UFMG JOVEM

Tem início hoje, dia 26, a V Reunião Anual UFMG Jovem, com dezenas de atividades voltadas para o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Profissionalizante, Professores, e ainda com a Feira de Materiais Educacionais, todas com acesso livre e gratuito.

As atividades serão realizadas no Centro Pedagógico, Colégio Técnico, Faculdade de Educação e Praça de Serviços.

A programação completa do evento, que será encerrado no dia 28/08, pode ser acessada através do endereço www.ufmg.br/jovem.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES
Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Baixe agora um exclusivo game de luta com os heróis do anime Cavaleiros do Zodíaco. Seiya, Shiriu, Hyoga e Shun estão esperando por você!!! O endereço é: http://fliperama.ig.com.br/.

– Uma página divertida onde você pode brincar para valer é Scholastic (http://www.scholastic.com/harry potter/home.asp). São jogos para as crianças sobre Harry Potter, além de ser recheada de bichinhos. Bom para a criançada que é fã do menino bruxo. É só clicar nos links. (Site em Inglês)

-Você já ouviu falar do basquete de escritório? É um jogo muito legal e você ficará algumas horas plugado para ver se acerta a lixeira. É um ótimo passatempo e você irá se divertir pra valer. Vá até http://www.sticky.tv/game/cyrkam_airtos/index.html.

– Este é um projeto que visualiza o mapa do mundo que muitos tolos no mundo imaginam. Se você puder ver este mapa confortavelmente, você é definitivamente um tolo como algumas pessoas da Europa ou Estados Unidos que falam que a capital do Brasil é Buenos Aires. Veja tudo isso em http://www.zen-style.com/.

– Se estiver pensando em fazer uma tatuagem ou usar os símbolos chineses nas roupas, visite a página http://www.chinese-symbols.com. São dezenas de símbolos para todos os momentos de sua vida.

– Adoro ir ao cinema, mas eu não sabia que tinha Festival Internacional de Cinema Infantil. A segunda edição é uma seleção especial de filmes. Serão exibidos 10 filmes em salas de nove cidades brasileiras, no período de 24 de setembro a 5 de dezembro. Veja em http://www.festivaldecinemainfantil.com.br.

– O projeto Power é um conceito artístico, uma mistura de rock com música eletrônica – neste caso, o Drum’n’Bass especificamente. A idéia surgiu do cantor Vinny (voz/baixo) que, em seguida, resolveu montar uma banda para dar início ao projeto, chamando Renatinho Ribeiro (voz/guitarra), Diego Andrade (bateria) e Rodrigo Kuster (samplers/teclados). O selo T-Rec também foi integrado ao time, viabilizando o CD. Escolhido o repertório, com hits como Is This Love, Jammin’ e Waiting in Vain, entre outros, começou o processo de produção e gravação. O lançamento do CD Power Bob será em julho de 2004. Além de Bob Marley, o projeto Power, com seu conceito inovador, terá seqüência com produtos como Power Police e Power Led. Visite o endereço: http://www.t-rec.com.br/menu.htm.

– O Plano Nacional de Educação estabelece que Estados e municípios devem elaborar os seus próprios planos de educação. Os planos também estão entre as metas do Marco de Ação de Dakar, acordo internacional que define as diretrizes da educação para mais de 150 países. Vá até http://www.campanhaeducacao.org.br/.

– Na página The National Anthems (http://www.thenationalanthems.com) você vai encontrar as bandeiras e hinos de 192 países e 45 nações. É só clicar no país desejado e conhecer o hino. Uma frase que tem em todas as páginas do site é: “Make love, not war!” Pense nisso!!

– Os efeitos especiais propiciados pelo Snap Show (http://www.snapshow.com.br/), consistem em uma nova modalidade em decoração com balões de látex, utilizando estrutura própria com redes específicas. A decoração contém jogo de luzes e varredura luminosa por controle eletrônico, desenvolvidos especialmente para decorar e comandar um grande show, no melhor momento de sua festa, estourando balões em sequências programadas por um processo eletrônico patenteado, lançando chuva de prata, confetes, neve, brinquedos, apitos, papel picado, pétalas de rosas, inclusive sorteando brindes e tudo o mais que a imaginação permitir. Para contratar, é só ligar (31) 3452-7391 e falar com Milton Castelo. Vale a pena conferir!!

– Você clica no endereço http://istoe.terra.com.br/gentedinamica/aniversario/index.asp: vai aparecer um campo onde você escreve o seu nome e a data em que nasceu. Em seguida, clique em “consultar” e… tcham! Aparecem as principais notícias que eram manchete quando você nasceu, os filmes que estavam em cartaz e as músicas que eram sucesso! Divirta-se!!! (Dica de Maria Helena, da DAA)

– Esta vale a pena guardar. Entre no site http://www.indekx.com e clique sobre a bandeira do país que desejar. Depois, clique no jornal de sua preferência. Terá a edição do referido jornal atualizada. Tem jornais de 29 países ao redor do mundo e vários jornais do Brasil. (Dica de Adalberto Hempfling, do IGC)


DESLIGAMENTO DE ENERGIA NA UFMG NOS DIAS 6 E 7 DE SETEMBRO

Nos dias 06 e 07 de setembro, a CEMIG efetuará manutenção na rede de média tensão da UFMG. Esta intervenção será feita em função de sérios riscos de curto-circuito na citada rede.

O desligamento ocorrerá no dia 06, no horário de 07:30 às 13:30, e no dia 07, no horário de 09:30 às 13:30, nas seguintes unidades: Posto de Gasolina, Imprensa Universitária, Assufemg/Pelego’s/Sames, Escola de Música, Central de Manutenção/DPFO, DSG, Escola de Belas Artes, Escola de Artes Cênicas, Divisão de Transportes (DITRA), Horto/Áreas Verdes.

NÚMERO DE ASSINANTES DE BANDA LARGA QUASE DOBRA EM UM ANO

O Globo Online divulgou, no dia 19/08/2004, notícia sobre “Número de assinantes de banda larga quase dobra em um ano”, transcrita a seguir:

Encerrado o primeiro semestre deste ano, Telemar, Telefônica e Brasil Telecom tinham juntas 1,3 milhão de assinantes do serviço por banda larga. Em comparação com os seis primeiros meses de 2003, esse número representa um aumento de 96%, de acordo com levantamento feito pela corretora Fator. Se depender das operadoras, esse número deve subir ainda mais rapidamente. De acordo com a analista da Brascan Roberta Kosaka, essas operadoras estão destinando boa parte de seus investimentos à ampliação da oferta de acesso rápido à internet, o ADSL.
– A assinatura de um acesso por banda larga é, em média, três vezes mais cara que a assinatura de uma linha convencional e tem uma margem de lucro maior. Como toda infra-estrutura da rede já está pronta, o investimento necessário para expandir a oferta é relativamente pequeno – diz Roberta.
A analista ainda explica que, dessa forma, a operadora troca a receita variável dos pulsos do acesso convencional, tipo dial-up, por uma receita fixa. O serviço ainda seria importante na fidelização do cliente, garante a analista. Uma vez instalado, ele ajudaria a proteger a carteira de clientes diante de um eventual concorrente, a Embratel, por exemplo. Essa empresa também deve receber bons aportes da Telmex, sua nova controladora, e entrar na disputa pela transmissão de dados em alta velocidade.
Para Roberta, a elevada taxa de crescimento de banda larga ocorre porque se trata de um serviço novo, com uma base de clientes ainda pequena. A tendência é uma redução da taxa de crescimento, em um prazo de dois anos.
– Por ser um serviço caro e por ter a limitação de precisar de um computador para funcionar, o ADSL nunca terá a mesma penetração que a telefonia móvel, por exemplo – afirma a analista.
De qualquer forma, ela estima que as receitas de ADSL possam representar de 10% a 12% do faturamento das operadoras em longo prazo. É pensando também nisso que as empresas de telefonia estão aumentando a oferta do produto em sua área de cobertura. Em alguns países, como a Coréia do Sul, a penetração deste tipo de serviço é de 80%, afirma Wellerson Leite, diretor de banda larga da Telemar.
– No Brasil, ela está em torno de 3%. Ainda há muito espaço para crescer – afirma o executivo, acrescentando que a área é prioritária para a empresa.
De acordo com ele, uma parcela significativa dos investimentos da empresa será destinada a este segmento. Em junho, a operadora tinha 345 mil assinantes de banda larga, número 306% maior do que o registrado em junho de 2003. Segundo Leite, este número agora está próximo dos 400 mil e deve chegar a 450 mil, até o final do ano.
– O crescimento tanto pode vir de um aumento da renda quanto da maior oferta do produto. A meta é fechar 2004 oferecendo o produto em cerca de 160 cidades – afirma.
Na Brasil Telecom, o serviço já está presente em 600 cidades. No começo do ano, estava disponível em cerca de 300.
– Apostamos na expansão para manter o crescimento do segmento, que é prioritário para a empresa – afirma Ildeu Borges, gerente de banda larga da operadora.
O balanço da Brasil Telecom informa que, em junho, a empresa tinha 383 mil assinantes de banda larga, praticamente o dobro em comparação com o mesmo mês de 2003. Em São Paulo, o serviço banda larga da Telefônica tem 30% do mercado de internet, de acordo com dados da empresa. O número de assinantes aumenta em média 50% ao ano. Em junho, eles somavam 605,5 mil. Este mês, a operadora já conta com 640 mil assinantes. A previsão é chegar em dezembro com 825 mil clientes, 70% superior ao de 2003.
De acordo com a corretora Fator, a operadora deve investir R$ 1,4 bilhão em 2004 e este montante será basicamente direcionado ao aumento de capacidade dos serviços de ADSL, longa distância e de valor adicionado, como linhas inteligentes.
Entre as empresas de TV por assinatura, Net e TVA são as principais fornecedoras de acesso por banda larga. Em junho deste ano, cada uma tinha, respectivamente, 131 mil e 25 mil assinantes. Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Televisão por Assinatura mostrou que o segmento alcançou 269.861 assinantes em junho deste ano, 33% a mais do que em dezembro passado. Hoje, ele já responde por 5% do faturamento das TVs por assinatura.
Além de apostar no crescimento da banda larga, até junho de 2005, as tevês por assinatura vão agregar mais serviços ao produto principal, como o voz sobre IP, que tendem a ser no futuro um concorrente direto da telefonia fixa convencional. No lugar de acoplar o telefone à rede da operadora de telefonia fixa, o consumidor poderá ligar seu telefone ao cabo da tevê. Com isso, a tarifa, que é cobrada por minuto hoje, poderá ser transformada num valor fixo.

ESCOLA DE MÚSICA OFERECE CURSOS DE MUSICOTERAPIA

A Escola de Música da UFMG vai oferecer, a partir de setembro, os seguintes cursos de musicoterapia:

1) “Musicoterapia na Neurologia – uma abordagem multidisciplinar”: Destinado a profissionais e estudantes da área da Saúde: Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Educação Física e Medicina
Matrículas: até 13/09/2004 na FUNDEP, fone: 3499-4220. Início e término das aulas: de 14/09/04 a 21/12/2004. Horário: terças-feiras, das 18:30 às 21:30. Carga Horária: 51h/a. Professores: Cybelle Loureiro (Musicoterapia na Neurologia), Jussara Fernandino (Sensibilização Musical) e Marilene Trotta (Oficina de Performance).
O curso ainda oferece 3 seminários (datas a marcar), com professores das áreas da saúde e música.

2) “Musicoterapia na Educação Especial: uma abordagem interdisciplinar” – Módulo II: Destinado a profissionais e estudantes das áreas da Educação, da Música e Saúde: professores, profissionas na área da saúde, estagiários na Pré-Escola e Ensino Fundamental interessados na “Utilização da Música na Escola” e para instrumentistas e educadores musicais interessados na “Iniciação e Educação Musical Especial”. Professora: Cybelle Loureiro, Bacharel em Música; Musicoterapeuta pela Universidade de Iowa, EUA.
O curso ainda oferece 3 seminários (datas a marcar), com professores das áreas da saúde e música.
O Módulo II não tem inscrição. Matrículas: até 06/09/2004, na FUNDEP. Horários: Quartas-feiras, das 18:30 às 21:30. Início e término das aulas: de 08/09 a 15/12/2004.

Maiores informações poderão ser obtidas no Cenex da Escola de Música da UFMG, telefone 3499-4715, ou na FUNDEP, telefone 3499-4220.

CLASSIFICADOS

Vende-se filhotes da raça Labrador, com pedigree. Fêmeas e machos, pretos e chocolate. Pai campeão. Tratar com Denise, através do telefone 9903-3633.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, nº 22, de 23/08/1984, publicou notícias sobre inscrições ao curso Cobol do Facom, encerramento do curso de Fortran oferecido aos alunos de Engenharia Mecânica e Aeronáutica da UFMG, visitantes no CECOM e a seção “Um Pouco de Nós” com a morte do operador Reinaldo Duarte Barcellos, entre outras. A notícia que se destacou foi:

PROGRAMA DE TREINAMENTO DO CECOM
O treinamento que vai ser oferecido aos funcionários do Setor de Controle de Produção já está com data marcada, sendo que a programação é a seguinte:
. CP/M – Sistema Operacional do S!D 3000. Instrutor: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca. Carga horária: 4 horas.
dias: 27/08 – de 9 às 11 h
29/08 – de 13 às 15 h
. Editor de Textos – Instrutor: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca. Carga horária: 8 horas.
dias: 31/08 – de 13 às 15 h
03/09 – de 9 às 11 h
05/09 – de 13 às 15 h
06/09 – de 9 às 11 h
. TVA – Instrutora: Aleixina Maria Lopes Andalécio.
A data do TVA ainda não foi confirmada.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Maria Beatriz de Souza Pereira Prado, no dia 28; Elizângela de Souza Prado, no dia 1º de setembro; e Edir Cabral de Lacerda Ferreira, no dia 02. Os parabéns para os ex-ceconianos: Francimara Teixeira Garcia, no dia 29; André Maurício Lopes da Gama Cerqueira e Mércia Aparecida Lemos, no dia 31.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático já publicou algumas fotos da 2a Caravana da Coragem (Edição 1108 – 25/04/2002), a segunda viagem dos ceconianos, organizada no dia 17 de junho de 1990, ao sítio da Nilza e do Lara, localizado no povoado de nome Costa, depois da cidade de Pará de Minas. A saída ocorreu no Terminal JK, num ônibus fretado para a aventura. Para que todos se lembrem, lá estiveram: Leão e família, Euclídia e filhos, Adriana Leonel e Clarinha, Zédu e família, João e família, Bárbara e Marcelo, Xina e Marina, Cantídio, Alexandre Castor e namorada, Jacó e Lelé, Carlinhos e Valéria, Rogério e Nize, William, Lurdinha, Beatriz Perrela, Regininha e Renatinha, Mário, Gila e sua avó, D. Delourdes.

As fotos são de autoria da Lelé e da Nilza.


Zedú e sua filha Emília posando ao lado da faixa da Caravana da Coragem


Emília, filha do Zedú


Isa, tia da Tânia, e Lelé. Ao fundo, Clarinha, filha da Adriana Leonel


Marcelo e Bárbara


Cantídio e a quantidade de laranjas que apanhou no
pomar


Renatinha (filha da Regininha), Clarinha (filha da Adriana Leonel)
e Emília (filha do Leão)


Uma pose na hora de ir embora: Zedú, Lelé, D. Delourdes (avó da Gila),
Gila, Joãozinho, Ana Flávia, Kássia e Mariozinho


A dona do sítio, Nilza