Sistemático: Edição 1218 – 02/09/2004


Notícias



ATI RECEBE VISITA DE CONSULTORAS DA OFICINA DE COOPERACIÓN UNIVERSITARIA

Estiveram em visita à UFMG, na última sexta-feira e na segunda-feira desta semana, as consultoras María Rimblas Mira e Luisa Fernanda Prado Herdoiza, ambas da empresa Oficina de Cooperación Universitaria. A primeira atua na matriz, sediada em Madrid, na Espanha, e a segunda, na filial, sediada em Bogotá, na Colômbia.

As consultoras apresentaram os produtos da empresa, que possui diversos clientes na Espanha e na América Latina. O foco de seus produtos é a gestão de sistemas de informação em ambiente universitário. A empresa é propriedade de um consórcio de universidades públicas espanholas, com atuação no mercado internacional há dez anos.

Na visita à UFMG elas foram recebidas pela ATI e tiveram também a oportunidade de conhecer a experiência em sistemas e tecnologias da informação da universidade, principalmente no que se relaciona à gestão acadêmica. Durante sua estada, cumpriram uma agenda de atividades das quais participaram o Diretor de Tecnologia da Informação, Prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, os diretores do CECOM e LCC, respectivamente, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho. Além de Gilmar Lima Guimarães e João Carlos Lages, da equipe do CECOM, e Jeröen Antonius Maria van de Graaf e Wilton Speziali Caldas, da equipe do LCC.

María Rimblas e Luisa Fernanda

DAC ATUALIZA SISTEMA OPERACIONAL EM EQUIPAMENTOS DA REDE ADMINISTRATIVA

Ultimamente, tem aumentado muito o número de infecções por vírus em equipamentos da Rede Administrativa, o que geralmente está relacionado com a falta de aplicação das atualizações do Windows e da execução periódica de antivírus.

Visando minimizar a ocorrência deste tipo de problema, a equipe da DAC realizará, nas próximas semanas, um “mutirão” no prédio da Reitoria, durante o qual será verificado se os computadores ligados à rede estão com a versão atualizada do Windows e disparada a execução do antivírus. Aproveitando a ocasião, serão executados também alguns procedimentos complementares, como a atualização das informações sobre os equipamentos (hardware e software), acerto do ambiente operacional, identificação dos computadores e outros.

Esse processo teve início na última semana, pelo sétimo andar do prédio. À medida de sua evolução, os demais órgãos serão comunicados, com antecedência de uma semana, da data prevista para início da revisão em seus micros.

Como o processo demanda algum tempo em cada micro da rede, a DAC solicita a colaboração de todos na liberação do equipamento para a execução dessas atividades, as quais trarão maior segurança tanto para os usuários quanto para a administração da rede.

POP-MG PROMOVE SEMINÁRIO PARA CLIENTES

O POP-MG está promovendo, nos dias 02 e 03 de setembro, Workshop em Administração de Redes de Computadores e Internet. É um evento de caráter técnico, com o objetivo de capacitar os profissionais dos clientes do POP-MG, além de possibilitar uma troca de experiências e um estreitamento no relacionamento. O público-alvo são os técnicos que já detêm conhecimentos básicos de TCP/IP, administração de redes e sistemas computacionais.

A programação e demais detalhes do evento estão na página do POP-MG: http://www.popmg.rnp.br/eventos/wksp2004/index.html.

Representando o CECOM, estão presentes: Fernando Frota Machado de Morais, Antônio Eustáquio Rodrigues, Márcio da Costa Viana, Emerson Henrique Kfuri Pereira, Carolina Lauriano da Silva, Dante Grapiúna de Almeida, Fernando Iran Fonseca de Souza, Nathália Cristina Martins e Robson Nogueira Barreto.

DAS REORGANIZA EQUIPE DE ESTAGIÁRIOS

Após quase dois anos de estágio e em funções de desenvolvimento junto à DAS, Thiago Gabriel Diniz foi remanejado para a equipe de desenvolvimento do novo sistema acadêmico, e passa a trabalhar com o ambiente Java. Com esta transferência, a DAS está reestruturando seu quadro de estagiários com a contratação de Djim de Andrade Martins e Gustavo Moreira da Fonseca, além do remanejamento de Juliano Dantas Santos, que estava lotado na DAC, exercendo atividades de atendimento e suporte aos usuários. Os três são alunos do 3o. período do curso de Ciência da Computação e, juntamente com Josemar Pereira dos Santos, comporão o quadro de estagiários da DAS. A partir da próxima semana inicia-se a fase de treinamento para a formação dos mesmos como desenvolvedor em ambiente C/S, com futura transferência para o ambiente Java. Além dos três novos estagiários, estarão participando da fase de treinamento, Vinicius Henrique Aguiar Silva Teixeira, da COPEVE e Marcus Vinicius Duarte Teixeira, estagiário da DAC. Este treinamento, que vai englobar conceitos de análise de dados, orientação a objeto, banco de dados, ferramenta CASE e ambiente de desenvolvimento utilizando biblioteca de classes, está a cargo de João Carlos Lages, Maximiliano Luiz Souza Guimarães e Josemar Pereira dos Santos.

Gustavo, Djim e Juliano

Thiago e Josemar

CECOM FARÁ PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA NOVOS ESTAGIÁRIOS

Com os objetivos de conhecer o CECOM com suas atribuições, atividades e projetos, nivelar expectativas relacionadas ao estágio e aprender procedimentos e métodos de trabalho, será iniciado, na próxima quinta-feira, 09 de setembro, um programa de treinamento dos novos estagiários do CECOM.

No caso dos estagiários que iniciarão atividades na DAS, Divisão de Aplicativos e Sistemas, o treinamento se estenderá nas semanas seguintes deste mês.

A carga horária prevista do treinamento será de 6 horas, distribuídas em 2 dias:

· Primeiro dia: 09/set/2004, quinta-feira, sala 2, subsolo, de 9:00 às 12:00.
1. Apresentação geral do CECOM (estrutura administrativa e informações gerais sobre funcionamento do CECOM e específicas sobre o estágio). Responsável: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca. Tempo previsto: 1 h.
2. Apresentação do novo Sistema Acadêmico (atividades principais e projetos em andamento). Responsável: Gilmar Lima Guimarães. Tempo previsto: 1 h.
3. Apresentação da DAC (atividades principais e projetos em andamento). Responsável: Aleixina Maria Lopes Andalécio. Tempo previsto: 1 h.

· Segundo dia: 10/set/2004, sexta-feira, sala 2, subsolo, de 9:00 às 12:00.
4. Apresentação de infra-estrutura de rede e ambiente de trabalho padrão do CECOM (mostrar servidores, descrevendo cada um; mostrar esquema de login e mapeamento; programas utilizados). Responsável: Aleixina Maria Lopes Andalécio. Tempo previsto: 1 h.
5. Apresentação da DAS (atividades principais, tecnologias utilizadas e projetos em andamento). Responsável: João Carlos Lages. Tempo previsto: 1 hora.
6. Apresentação da DRC (atividades principais, tecnologias utilizadas e projetos em andamento). Responsável: Fernando Frota Machado de Morais. Tempo previsto: 1 h.


Informativo



Genteware

O entrevistado da semana tem um nome que, como ele mesmo disse, é a união do nome todo do pai com, egoísticamente, um da mãe. O pai se chama Amadeu Morais Santana e a mãe, Maria Duarte de Azevedo Morais Santana. Daí, ele é Diego Amadeu Duarte de Morais Santana, estagiário da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria. Ele parece sério. Parece! Quando dá risada é que vemos como ele é um gozador.

SIST: Quando entrou para a UFMG? Por que escolheu o curso de Engenharia de Minas?
DIEGO: Bom, entrei para UFMG no segundo semestre de 2001, mas devido a greve, comecei em janeiro de 2002. Foram longos esses meses de espera. Afinal, estava ansioso para começar o meu curso. Sempre estive em contato com a mineração e eu era um dos poucos que defendia e entendia a necessidade de minerar, mesmo com o estereótipo de que mineração “destruía” a natureza. Nunca pensei em outro curso que eu pudesse fazer. Foi uma escolha bem pensada e certa.

SIST: Como ficou sabendo do estágio no CECOM? E quando entrou para o CECOM?
DIEGO: Entrei para o CECOM, mais precisamente na DAC, no dia 12 de fevereiro desse ano no lugar do Diarley, por intermédio do Tiago. Foi ele quem me falou que estavam precisando de estagiário por aqui e, como eu tinha alguns cursos nessa área, resolvi tentar. Então, marcaram minha entrevista com o Eustáquio.

SIST: Sendo aluno de Engenharia de Minas, por que optou por fazer estágio na área de informática?
DIEGO: Hoje em dia é impossivel tomar a informática como uma área isolada, já que na mineração a utilizamos desde o desenvolvimento de softwares à automação de máquinas, e acredito que o que eu aprender por aqui, será usado um pouco mais à frente

SIST: O estágio está correspondendo às suas expectativas? Como é trabalhar na DAC?
DIEGO: Claro. É muito bom trabalhar com esse pessoal. É extremamente notável o ambiente familiar no trabalho, o que torna a convivência com as pessoas cada vez melhor. Cabe aqui ressaltar pessoas como Ana Paula, Gerson, Eustáquio, Xina, Tiago, Leonardo (que já saiu da DAC) que são pessoas fáceis de se relacionar e tornam o “clima” do trabalho excelente.

SIST: Qual o tipo de trabalho que desenvolve? Você gosta do trabalho que faz?
DIEGO: Aprendo muito por aqui e trabalho com manutenção de micros e atendimento a usuários. Estes são muitos! Tem sido muito legal a convivência, cada um com uma bagagem diferente e aprendo mais com eles do que eles comigo.

SIST: Como é a sala dos estagiários da DAC? Dá para dividir as mesas e os micros?
DIEGO: Perfeitamente. Inclusive, não só dividimos as mesas e micros, como o bom humor do dia a dia também. A turma é gente boa e e todos são bons de serviço. A união prevalece na nossa sala, é um ajudando o outro o tempo todo!

SIST: Como é o relacionamento com os colegas de trabalho? Como é o relacionamento com os funcionários das outras divisões?
DIEGO: Tento me relacionar da melhor forma possível, não tenho absolutamente nada a me queixar com relação a ninguém. São todos especiais e acreditem, até riem das minhas piadas. Salve, salve Ana Paula, Gerson, Eustáquio, que é cruzeirense (mas um dia ele toma jeito) e os meninos da minha sala.

SIST: Você participa dos eventos do CECOM? Ou ainda não teve oportunidade de participar?
DIEGO: Tenho o tempo um pouco corrido, o que faz com que eu não esteja muito presente nos eventos do CECOM. Mas acredito que não faltarão oportunidades!

SIST: Vamos sair das coisas do CECOM. Vamos falar sobre você.
DIEGO: Sou daqui de Belo Horizonte mesmo, tenho uma familia maravilhosa, meu pai se chama Amadeu e tem uma empresa de representações; minha mãe, se chama Maria Duarte e faz o trabalho mais difícil, que é cuidar da gente! Tenho duas irmãs: Juliana, que é mestre e engenheira química, e Carolina que faz mestrado e é formada em Letras, atualmente professora no Pitágoras. As duas são casadas e meus cunhados, coincidentemente, se chamam Reinaldo, e são como irmãos para mim! Minha família é tudo que eu tenho!

SIST: Coisas que gosta de fazer.
DIEGO: Tocar violão é uma terapia pra mim. Quando estou tocando, esqueço do “mundo”. Já toquei em bares à noite, mas hoje em dia, não tenho muito tempo para isso não, apesar de ser maravilhoso o entrosamento com as pessoas.Adoro sair com minha namorada pelos “vinhos à noite”, viajar. Sempre que posso estou, na estrada, adoro cachoeiras e sempre vou para a roça.

SIST: Quais os planos para o futuro?
DIEGO: Estudar, estudar. Acredito que meu futuro é conseqüência do que vivo hoje. Portanto, me dedico ao máximo que posso.

SIST: Quer dizer alguma coisa para todos do CECOM?
DIEGO: Obrigado por permitirem que eu aprenda com vocês! Continuem com esse ambiente saudável e familiar no trabalho, pois tornam as coisas mais fáceis e melhores. No mais, estou aí para o que der e vier! Contem comigo e um abraço a todos!

Agradecemos ao Diego pela entrevista e esperamos que ele continue com todo esse astral. Esperamos que o CECOM seja um marco na sua vida profissional.

CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação semanal TI & GOVERNO, da Plano Editorial, divulgou notícias no dia 31/08/04, sobre licitações e software livre, transcritas a seguir:

Pronto o projeto que muda a 8.666: O projeto de alteração da Lei de Licitações, a 8.666, está em fase final de análise pela consultoria jurídica do Ministério do Planejamento. A expectativa é que o ministro Guido Mantega possa encaminhar, nos póximos dias, a proposta ao Palácio do Planalto, que a remeterá ao Congresso Nacional, disse Rogério Santana, secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento. Segundo ele, a proposta do governo prevê o uso da certificação digital e ampliação dos meios eletrônicos para as compras governamentais. O projeto prevê, por exemplo, que todas as modalidades de licitação possam ser feitas por pregão eletrônico e que a publicação em meio eletrônico, desde que certificada digitalmente, substitui a publicação no Diário Oficial. O goveno quer ainda criar um Cadastro Nacional de Preços, a ser administrado pela União, para orientar os processos de compra e inverter as fases da licitação: ao contrário do que é hoje, todas as empresas poderão apresentar propostas na licitação. Posteriormente, será feita a habilitação. O projeto prevê ainda o estabelecimento de critérios diferenciados para as micro e pequenas empresas.

Edição de decreto com política de uso divide o governo que assina acordo para difusão da tecnologia: O governo reuniu-se, no dia 30, com representantes da Softex, Fenainfo e Assespro em busca de um consenso para a implantação da política de software livre na administração pública federal. Consenso que ainda não existe dentro do próprio governo. Há duas semanas, por exemplo, o Ministério da Ciência e Tecnologia publicou edital de licitação para contratação de licenças da Microsoft. A concorrência foi cancelada depois de gestões do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), coordenador do Comitê Técnico de Implementação do Software Livre, junto ao primeiro escalão do MCT. Para evitar desencontros como esse, o comitê vai sugerir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a edição de um decreto estabelecendo prioridade para o uso do software livre. O problema é que o governo se divide também em relação ao decreto: uma corrente, liderada por Sérgio Amadeu, presidente do ITI, quer estabelecer normas para o uso de programas não-proprietários. Outra, mais ligada à Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, acha desnecessário o decreto. Para Sérgio Rosa, diretor do Serpro, é preciso criar normas e dar transparência à política de software livre, daí a necessidade do decreto. O interesse do governo, garante Rosa, é estimular o desenvolvimento de aplicativos pelas empresas nacionais. Mas esses produtos têm que ser produzidos sobre sistema operacional em software livre. O apoio ao desenvolvimento de software, que já ganhou programas específicos de financiamento, está na pauta da reunião do dia 31/08 do Conselho Nacional de Política Industrial. Será discutida uma proposta de política tributária para software, serviços de informática e computadores, em estudo a vários meses, com redução de tributos.
Numa clara demonstração de que, apesar de escorregões como o do MCT, o software livre tem apoio firme do governo, o ministro da Casa Civil, José Dirceu, e o presidente da IBM Brasil, Rogério Oliveira, assinam hoje, dia 31, em Brasília, acordo de cooperação para a criação de um centro de difusão de tecnologia e conhecimento, baseado em padrões abertos. A parceria visa a capacitação de técnicos e professores no uso de software de código aberto e envolve também a UnB, que terá um centro de referência para suporte. A solenidade de assinatura contará também com a participação do ministro da Educação, Tarso Genro.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no. 23, de 30/08/1984, publicou notícias sobre o Programa de Treinamento do CECOM, a preparação do Concurso da UFMG, a contratação de Geraldo Batista da Cunha como programador, a contratação de Ricardo Yokoyama e Luís Fernando Terenzi como estagiários, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CONCURSO RESIDÊNCIA MÉDICA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS
Na última segunda-feira, dia 27, foram emitidos, no CECOM, os resultados finais do Concurso Residência Médica do Hospital das Clínicas da UFMG. O concurso, que contou com 315 candidatos, teve a sua 1a. etapa realizada no dia 14 de agosto e a 2a. etapa, constituída por provas específicas e entrevista, realizada no período de 20 a 27 de agosto.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Edir Cabral de Lacerda Ferreira, hoje, dia 02; e Renato Machado Righi, no dia 08. Os parabéns para os ex-ceconianos: Cláudia Machado Valente, no dia 03; Leandro Souza Costa e Vânia Márcia Paiva Pacheco, no dia 04; Laertes Junqueira, no dia 05; Paulo Vianna Affonso e Hélio Chachan, no dia 07; prof. Henrique Pacca Loureiro Luna (DCC), no dia 08; e Elidimar Sérgio Soares, no dia 09.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos dessa semana pertencem ao álbum da Festa de Natal do CECOM de 1999, realizada no dia 16 de dezembro, numa casa na Alameda dos Jacarandás, perto do Colégio Santa Marcelina.

As fotos são de autoria de Renato Righi.


Renata e Iremar


Marina e Lú


Marcelo, Bárbara e Júlia


Adriana


Paulo César e Haroldo


Haroldo, seu pai Sr. Carlos e sua irmã Isabel


A disputa no videokê


A disputa no videokê com Débora e Natália


Elza e Beth