Sistemático: Edição 1219 – 09/09/2004


Notícias



CECOM APRESENTA EXPERIÊNCIAS EM WORKSHOP DO POP-MG

O Ponto de Presença da Rede Nacional de Pesquisas em Minas Gerais (POP-MG) realizou, nos dias 2 e 3 de setembro, um “Workshop em Administração de Redes de Computadores e Internet”. O evento aconteceu no Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e contou com o apoio do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (CAIS/RNP), do Laboratório de Computação Científica (LCC/UFMG) e do Centro de Computação (CECOM/UFMG).

Fernando Frota Machado de Morais, da Divisão de Redes de Comunicação, apresentou a experiência da UFMG com um serviço centralizado de controle de vírus em e-mails e bloqueio de SPAMS, assim como os procedimentos que são adotados para adequar os programas de compartilhamento de arquivos às normas da RNP e às necessidades institucionais.

Estavam presentes ao workshop representantes da maioria das instituições federais de educação superior em MG.

TEM INÍCIO PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA NOVOS ESTAGIÁRIOS DO CECOM

Teve início hoje, dia 09, o treinamento que o CECOM está promovendo para os novos estagiários, com o objetivo de mostrar as suas atribuições, atividades e projetos, assim como procedimentos e métodos de trabalho.

O treinamento, previsto para dois dias de duração, teve hoje a presença de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, diretor do CECOM, que fez uma apresentação geral do Centro. Em seguida, o vice-diretor Gilmar Lima Guimarães, fez a apresentação do Novo Sistema Acadêmico.

Amanhã, dia 10, estão previstas as apresentações de Aleixina Maria Lopes Andalécio, João Carlos Lages e Fernando Frota Machado de Morais.

Estão participando do treinamento os estagiários: Djim de Andrade Martins, Gustavo Moreira da Fonseca, Juliano Dantas Santos, Robson Nogueira Barreto, Roberto Simone Maciel Júnior, Ricardo José dos Santos Neto, Cidiney José da Silva, Gladson de Oliveira, Pedro Schettini Cunha e Vinicius Henrique Aguiar Silva Teixeira, da Copeve.

Ao longo dos próximos meses, às terças e quintas-feiras, pela manhã, será feito pela DAS, um programa de treinamento específico para seus estagiários. Dele também participarão Vinicius Teixeira, da Copeve, e Marcus Vinicius Duarte Teixeira, da DAC. O treinamento irá de 16/09 a 18/12/2004.

CECOM FAZ VERIFICAÇÃO DE ARQUIVOS

O CECOM vai implantar um sistema de salva em fita dos arquivos do servidor www.ufmg.br, onde ficam residentes as páginas da UFMG e dos órgãos da Administração Central, visando oferecer maior segurança aos usuários desse servidor.

Como a salva em fita é um processo demorado, e esse servidor tem uma carga muito grande de arquivos, foi feita uma rápida verificação no seu conteúdo e observada a existência de vários arquivos obsoletos, como arquivos relativos a páginas e imagens que já deixaram de ser usadas, arquivos para download que não têm mais utilidade e outras situações similares.

A DAC, então, enviou mensagem solicitando a todos os órgãos que possuem código para manutenção de página nesse servidor que verifiquem os arquivos existentes na área sob sua responsabilidade e providenciem a remoção daqueles que não são mais úteis. Caso seja necessário manter arquivos por uma questão histórica, eles devem ser salvos em CD e removidos do servidor.

A implementação da salva está a cargo de Emerson Henrique Kfouri Pereira.

NOVO ESTAGIÁRIO NO CECOM

Com o remanejamento, no dia 31/08, de Juliano Dantas Santos, da DAC- Divisão de Atendimento e Consultoria para a DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas, o CECOM contratou o estagiário Ricardo José dos Santos Neto, do curso de Biblioteconomia da UFMG para ocupar a vaga.

Ricardo iniciou as atividades de atendimento e suporte aos usuários na DAC no dia 02 de setembro.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES
Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O maracujá é uma boa fonte de carboidratos. Contém vitaminas A e C, além de vitaminas do complexo B. É rico em minerais como cálcio, fósforo e ferro. Se você gosta da fruta, navegue até a página http://www.maracuja.com.br/ e se delicie com diversas receitas, informações sobre o cultivo, aplicações medicinais e tudo o mais. Além disso, você encontrará cartões e papéis de parede. Vale a pena conferir.

– Nada melhor do que um texto caprichado para uma boa apresentação. O Mundo Digital do UOL (http://noticias.uol.com.br/mundodigital/ultimas/2003/11/14/ult8u770.jhtm) ensina alguns truques que facilitam o uso do Word para conseguir melhores resultados. Se você precisa de um bom editor de texto conheça o OpenOffice (http://www.openoffice.org), que é totalmente gratuito, disponível também em Português do Brasil. O pacote é completo e vem com processador de texto, planilha de cálculos, editor HTML, editor vetorial e editor de apresentação. (Site em Inglês)

– Fique ligado sobre tudo que rola no mundo em vários idiomas. Em http://www.indekx.com/, você acessa os jornais de quase 30 países. Basta escolher e clicar na bandeira.

– Saiba quem é quem nas Olimpíadas que acabaram e só voltam a acontecer daqui a quatro anos. Confira o quadro de medalhas de todas as edições dos Jogos Olimpícos, além da página Quem Ganhou (http://www.quemganhou.com.br/), que tem a lista completa dos campeões e vices do Campeonato Brasileiro de futebol, da primeira e da segunda divisões; dos campeões de vôlei e basquete daqui e da Europa; dos vencedores da Fórmula 1 de Motovelocidade; e até dos campeões do Super Bowl.

– Você já viu cabeça de bacalhau? Algumas pessoas dizem: “Você é igual cabeça de bacalhau, sabe que existe e nunca vê”. É assim mesmo, a página que trata do assunto tem várias receitas e fala tudo sobre este peixe, mas não tem foto da cabeça do bacalhau. Bem, sendo assim, confira a página http://www.bacalhaudanoruega.com.br/ que vale a pena.

Uma página legal e que facilita a vida de quem trabalha com instalação de software e hardware é a Simply the best. Bastante completa e com diversas áreas diferentes. A página oferece links completos. Drivers, scripts, sons, ferramentas de busca, fonts etc. você encontrará nesta página. Não se esqueça de ir em Fonts (http://simplythebest.net/fonts). Lá tem tipografias de todos os tipos para baixar e é quase tudo de graça. (Site em Inglês)

– A Broto Legal Alimentos foi criada pela determinação da empresa em lançar produtos inovadores. Inquestionavelmente, esta é uma decisão que parte da consolidação do sucesso do Feijão Broto Legal, que formou junto ao público uma imagem irretocável pela sua qualidade. Tudo começou na década de 70, na cidade de Campinas/SP, com o início das atividades da “Cereais Corcovado” que, neste primeiro momento, comercializava feijão a granel, in natura. Visite http://www.brotolegal.com.br/.

– A locadora Blockbuster (http://www.blockbuster.com.br/) tem informações sobre todos os lançamentos do mês além de trailers dos filmes, notícias cinematográficas, área multimídia com wallpapers e webcards. Veja também a galeria de fotos dos principais títulos do mês e ainda fazer uma busca rápida por filmes do mesmo ator, diretor, gênero ou distribuidora.

– Crie uma carinha divertida com traços na Crazy Mania (http://www.crazymania.com.br/mundojovem/carinhas/). Escolha um amigo e envie para ele, por email, a carinha que você criou, com olhos, cabelos, queixos, bigodes etc. É muito divertido e a criançada vai adorar.

– Afinal, o que é a Maçonaria? Esta pergunta é feita diariamente por milhares de pessoas espalhadas pelos quatro cantos do mundo, quer sejam maçons ou não. Na verdade, pouco se sabe sobre a origem da maçonaria que se perde na origem da história ocidental. O grande marco conhecido, que formatou a maçonaria como ela é hoje, foi o humanismo Francês. Veja isto em http://www.aminternacional.org/.

– As informações sobre saúde contidas no site http://www.reyataz.com.br/ são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre médico e paciente. Todas as decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características exclusivas de cada paciente. O texto faz uma referência a Aids que se alastra pelo mundo. Vale a pena conhecer.

– “Ora, não se irrite!” Pois é, falar é fácil… Mas quem não consegue seguir esse conselho? Não importa. Também a irritação e a raiva têm sua utilidade. Basta que a gente aprenda a lidar com elas. Uma publicação interessante com informações importantes está em http://www2.uol.com.br/vivermente/, com links para a revista alemã Gehim & Geist.

– Se você é chegado em Tarô, Xamanismo, Astrologia e quer fazer uma consulta ao vivo, acesse a página Otimiscos (http://www.otimisticos.com.br/home/index.asp) e saiba tudo. Consulte o seu horóscopo.

– Acupuntura no corpo ou na orelha pode ser realizada com muitos instrumentos, por exemplo, agulha, dedo, calor, semente, ímã, eletricidade, luz colorida e até raio laser. O mais importante é seguir os princípios da Filosofia Chinesa: alcançar o equilíbrio entre as polaridades Yin e Yang. Através de simples massagens na orelha, muitos problemas de saúde podem ser aliviados. Acesse http://www.guiadobuscador.com.br.


SUCESU FAZ CHAMADA DE TRABALHOS PARA EVENTO EM 2005

A SUCESU-Nacional – Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações realizará, no período de 30 de março a 01 de abril de 2005, o SUCESU 2005 – Congresso Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação, no Ouro Minas Palace Hotel. Já está sendo feita a chamada de Trabalhos Técnicos e Científicos, Palestras e Tutoriais para o evento, cujas instruções encontram-se afixadas no flanelógrafo do 8o. andar ou podem ser consultadas no endereço http://www.sucesu2005.com.br.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na última semana, as seguintes notícias:

País faz concurso de programação em software livre (30 de agosto/2004) – Será lançado oficialmente no final da tarde desta terça-feira, dia 31, o Prêmio SOL, primeira edição do Concurso Nacional de Programação em Software Livre.
Durante o anúncio será feita a apresentação do regulamento provisório do concurso. A competição, com sete categorias de software, é aberta a qualquer cidadão residente no Brasil. A versão definitiva do regulamento sai no dia 7 de setembro, primeiro dia de inscrições.
Os vencedores serão escolhidos pelos internautas – que já podem entrar no endereço www.premiosol.com.br para ajudar na escolha das cores para a logomarca do Prêmio. O concurso é organizado pela Via Forum e pelo jornalista Fabricio Rocha em parceria com o ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação); Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Universidade Federal de Minas Gerais; Câmara dos Deputados; SUCESU-DF; Universidade Católica de Brasília; Tecnisys; Agência Click; IOS; Utah; New Trend; e Brisa.

IBM e governo levarão Linux às escolas públicas (01 de setembro de 2004) – A IBM e o governo federal assinaram um acordo de cooperação para a capacitação dos Núcleos de Tecnologia de Educação para levar aos alunos da rede pública de ensino o conhecimento sobre software livre.
O anúncio foi feito na terça-feira (31) no lançamento do CDTC – Centro de Difusão Tecnológica e Conhecimento, criado pela companhia em parceria com o Instituto Na-cional de Tecnologia da Informação (ITI). A primeira iniciativa deste Centro, conta a Agência Brasil, será apoiar a informatização de escolas com o uso de software livre – a estimativa é que, até o final do ano, cerca de 700 professores, técnicos e alunos dos Núcleos de Tecnologia de Educação (NTE) tenham sido treinados por técnicos da IBM em todas as capitais brasileiras.
Os interessados receberão informações “conforme o grau de interesse”, explicou o presidente do ITI, Sérgio Amadeu, ressaltando que a idéia não é impedir o uso de software pago. Mas Amadeu informou que, com a iniciativa, o governo terá uma economia imediata de 1,1 mil reais por PC – este seria o custo de aquisição de programas proprietários. “O Ministério da Educação poderá adquirir um maior número de computadores para as escolas públicas”, sugeriu.
O CDTC, sediado na Universidade de Brasília (UnB), permitirá o desenvolvimento de projetos específicos para treinar funcionários públicos em plataformas abertas e dará suporte a projetos de desenvolvimento colaborativo.

1 em cada 10 PCs terá problema com SP2, diz estudo (01 de setembro de 2004) – Um estudo feito pela AssetMetrix, uma consultoria de integração canadense, mostra que 10,3% dos PCs baseados em Windows terão problemas com o pacote de atualização para a versão XP do sistema operacional, o Service Pack 2 (SP2).
A consultoria diz ter entrevistado mais de 300 companhias para chegar a esta conclusão – e, pelo levantamento, o problema sobe para 12% quando levadas em consideração as empresas de pequeno porte com menos de 100 máquinas em operação. Diz, ainda, que as empresas entrevistadas com maior índice de incompatibilidade poderão ter problemas em 60% do parque instalado.
O SP2 inclui recursos rígidos de segurança para evitar o download de arquivos suspeitos que, nos testes feitos pela Microsoft e por empresas que já haviam instalado a atualização, geraram problemas de acesso a programas como antivírus, games e até mesmo produtos da própria Microsoft.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no. 24, de 06/09/1984, publicou notícias sobre convênio CECOM/Quartzil, programa de treinamento do CECOM, VII Congresso Regional de Informática, XVII Congresso Nacional de Informática, a entrevista de Isabel Cristina de Oliveira na seção “Um Pouco de Nós”, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CURSO EM SÃO PAULO
No período de 10 a 14 de setembro, o CENAFOR estará oferecendo em São Paulo um curso sobre Familiarização do computador Itautec I7000 para Universidades Brasileiras. Como representantes da UFMG, estarão participando do curso: Gilmar Lima Guimarães, chefe do Setor de Análise do Centro de Computação; Fernando Alfredo Costa, Diretor do Depto. de Contabilidade e Finanças, e José Alves Pereira Gaia, da Pró-Reitoria de Planejamento.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Rogério Soares Pinheiro, no dia 11; e Diego Amadeu Duarte de Morais Santana, no dia 13. Os parabéns para os ex-ceconianos: Elidimar Sérgio Soares, hoje, dia 09; Rodrigo Fontes Ribeiro e Aloísio Furbino Gualberto, no dia 10; Maria Lúcia Adorno, no dia 12; Aldemar Lopes de Souza (DPFO) e Arnaldo José de Oliveira, no dia 13.

RETORNO AO CECOM: Após quase dois meses de licença médica, Maria Beatriz de Souza Pereira Prado retornou esta semana às suas atividades no CECOM.

PAI CORUJA : Bruno, filho de Nize e Rogério Soares Pinheiro, recebeu medalha como Atleta Revelação 2004 do Futsal Mirim do Minas Tênis Clube. A entrega da medalha ocorreu no dia 28 de agosto, no Minas Náutico, em Alphaville.

Bruno entre os técnicosTaveira e Daniel