Sistemático: Edição 1221 – 23/09/2004


Notícias



ARTIGO DO CECOM É ACEITO PARA APRESENTAÇÃO NO SMSI 2004

O artigo “A mudança de paradigma no desenvolvimento de sistemas: o caso do Centro de Computação da UFMG’’, de autoria de Aleixina Maria Lopes Andalécio, Gilmar Lima Guimarães e do consultor Igor Campos Leal, foi aceito para apresentação no SMSI 2004 – Simpósio Mineiro de Sistemas de Informação. O simpósio vai ser realizado de 28 a 29 de outubro de 2004, no Minascentro, numa promoção da SBC – Sociedade Brasileira de Computação, delegacia de Minas Gerais e tem como objetivo promover debates sobre Sistemas de Informação.

Segundo os autores, o artigo descreve a experiência de adoção de uma nova metodologia para desenvolvimento de sistemas realizada pelo Centro de Computação da UFMG, com o uso de interface Web e orientação por objetos.

O limite para envio da versão final dos artigos é o dia 08 de outubro de 2004.

DAC INVESTE EM TREINAMENTO SOBRE REDES SEM FIO

Com o aumento da demanda por comunicação sem fio (wireless) em eventos realizados na UFMG, o CECOM optou por preparar sua equipe na implantação de redes desse tipo.

Para atingir esse objetivo, Antônio Eustáquio Rodrigues, Márcio da Costa Viana e Emerson Henrique Kfuri Pereira, funcionários da DAC, estarão participando do curso de Redes Wireless Lan, que será oferecido no período de 30 de setembro a 02 de outubro, pelo Instituto Online, em Belo Horizonte.

CECOM VISITA A UNICAMP

O vice-diretor do CECOM, Gilmar Lima Guimarães, coordenador do projeto do novo Sistema de Registro e Controle acadêmico, estará no dia 29 de setembro visitando a Unicamp.

O objetivo da visita é poder conhecer a experiência da Unicamp nos aspectos relacionados com o desenvolvimento do sistema Acadêmico daquela Universidade; construção de metodologia para desenvolvimento em ambiente Web; definição de estrutura de segurança de aplicações Web complementar ao LDAP; e contratação de recursos humanos externos para composição da equipe de projeto.

Estas são questões vivenciadas hoje no CECOM e, para as quais, a troca de experiências é muito importante, tanto para a UFMG como para a Unicamp.

Gilmar Guimarães será recebido por Luiz Eduardo Buzato, Superintendente do Centro de Computação da Universidade de Campinas.

BOLETIM DA UFMG COMEMORA 30 ANOS

O Boletim da UFMG vai comemorar 30 anos com uma exposição no saguão da Biblioteca Central. A abertura da exposição está marcada para as 14:00 do dia 27 de setembro.

O Boletim surgiu com o nome de Boletim Informativo da Reitoria, sendo publicado o número 1 no dia 27/09/1974, com a seguinte apresentação:

“Tendo em vista a necessidade de centralizar todas as informações da Reitoria e dos órgãos de deliberação no âmbito da UFMG em um único veículo (problema, aliás, bastante citado nos relatórios do “Programa Docente” e do “Programa dos Funcionários”), o reitor Eduardo Osório Cisalpino criou, através da Ordem de Serviço no 270/74, de 18 de setembro último, este “Boletim Informativo”, que passa a ser editado semanalmente pelo Gabinete do Reitor. As informações aqui divulgadas serão consideradas de caráter oficial, sendo obrigatório o cumprimento de suas determinações. Serão veiculadas através do BI as resoluções e decisões do Conselho Universitário, do Conselho de Curadores, da Coordenação de Ensino e Pesquisa, Conselhos Integrantes da CEP, além de atos, portarias, ordens de serviço, normas e resoluções do Reitor e departamentos vinculados à Reitoria. …
Foi de importância fundamental na criação do BI a necessidade de se eliminar o grande número de circulares e informes distribuídos pelos diversos órgãos da Reitoria, que facilitavam o extravio de informações importantes para professores, alunos e funcionários da UFMG. …
Para que os objetivos do Boletim sejam plenamente atingidos, faz-se necessário que ele seja afixado nos quadros de avisos de todas as unidades, departamentos, órgãos, ao alcance de todos os funcionários, professores e alunos. Esta afixação deverá ser providenciada pelos respectivos diretores e chefes. Uma medida que pode trazer, a médio e longo prazos, bons resultados é a coleção de todos os números do BI, uma vez que este conterá decisões importantes sobre a vida da Universidade.”

Pensando assim, a Redação de O Sistemático e o CIT – Centro de Informações Técnicas do CECOM colecionaram nesses 30 anos todos os números do Boletim.

O Sistemático parabeniza a Diretoria de Divulgação e Comunicação Social da UFMG.

 

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

Marcelo Bassoli Campos, estagiário da Divisão de Apoio Administrativo, pediu demissão do quadro do CECOM no último dia 13.

Marcelo foi contratado no dia 1o. de maio deste ano, atuando na DAA como Webdesign, responsável pela manutenção e atualização da página do CECOM na Internet e junto à Redação de O Sistemático.

NOVO ESTAGIÁRIO NO CECOM

Com a saída de Marcelo Bassoli Campos, o CECOM contratou Alexandre Francisco Fonseca de Morais, aluno do curso de Comunicação Social da UFMG para ocupar a vaga.

Alexandre iniciou o estágio no dia 21 de setembro, lotado na Divisão de Apoio Administrativo, e vai atuar junto à Redação de O Sistemático e na manutenção do site do CECOM.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE AGOSTO

Desde o mês de abril/04, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em http://cecom.ufmg.br/se_rdes.shtml.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contém vírus.

No mês de agosto, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.374.216
37.105
1.183.180
2.594.501
4.057.079
6.651.580

 

As médias diárias durante o mês de agosto foram os seguintes:


Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
44.330
1.197
38.167
83.694
130.874
214.567

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Um outro sistema de busca que você pode instalar na barra de ferramente é o A9 (http://a9.com/-/search/home.jsp?nocookie =1). Ele é o sistema de busca da Amazom.com. Este serviço da Amazon tem opção para armazenar os favoritos no servidor do A9; e o Diary, com espaço para comentários das páginas visitadas.

– A página http://www.bttfsubliminar.kit.net/ apresenta um estudo interessante e que é usado pela mídia para nos fazer acreditar que precisamos de um determinado produto e, com isso, acabam manipulando as nossas mentes. Vale a pena conferir!

– A World Wild Life (www.worldwildlife.org/amazonkids), que é uma organização, levou recentemente seis jovens estudantes para uma expedição na Amazônia. Na página tem várias fotos lindissímas e as excursões são feitas para desenvolver a idéia de preservação. (Site em Inglês)

– Antigamente, quando eu comprava um LP de música em vinil, ficava admirando a capa. A cratividade era grande e com a chegada dos CDS os desenhos diminuíram de tamanho e a observação fica limitada. Confira na página www.pixagogo.com/7180565202 os antigos discos de jazz da famosa gravadora Blue Note.

– Quem não curtiu, nos anos 80, os vídeo clipes das bandas e artistas internacionais de maior sucesso na época? Starship, Duran Duran, Tears For Fears, Genesis, Wham!, Erasure, Depeche Mode.. A página “Favorite 80s Music Videos” (http://www.inthe80s.com/musicvideos/index.shtml) tem comentários sobre diversos vídeos. (Site em Inglês)

– Viaje ou faça um passeio virtual pelo Antigo Continente. A página “Europe Travel” (http://europe.worldtraveltips.net/) tem informações gerais sobre cada país, como capital, fuso horário, população, clima, idioma e moeda, além de mapas e dicas de viagem. Não se perca!

– “Os atos nada valem se não servirem a um objetivo maior”. Arthur não foi apenas uma lenda, foi um homem de verdade: alguém que se sacrificou para ser um líder e conquistou o direito de ser chamado de rei. Entre os cavaleiros, Arthur é o que tem um sentido de justiça, um sentido de responsabilidade para intervir e transformar o mundo num lugar justo. Vale a pena conferir a página http://www2.uol.com.br/bvi/reiarthur/main.html e assistir o trailler. As imagens são lindas.

– A Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Página_principal) é uma enciclopédia livre e gratuita, feita por pessoas como você em quase 80 idiomas. O seu conteúdo pode ser modificado e distribuído livremente, desde que sejam respeitadas algumas regras simples.

– Muito legal é a página infantil www.meninomaluquinho.com.br que tem informações sobre as datas comemorativas, Profissão do Dia e também tem as famosas tirinhas com as Histórias do Menino Maluquinho e sua turma, piadas, frases do dia, brincadeiras e figuras para você usar como papel de parede e enfeitar o seu computador.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nas últimas semanas, as seguintes notícias:

Bug do JPEG afeta Windows e Office (14 de setembro/2004) – Um bug no processamento de imagens JPEG permite a invasão da máquina do usuário. O problema afeta várias versões do Windows: XP e Server 2003. Afeta também os aplicativos da MS que manipulam figuras JPEG.
A Microsoft soltou nesta terça-feira uma correção para esse bug, conhecido como “a vulnerabilidade do JPEG”. O usuário pode ser levado a um site com uma figura defeituosa. O erro no processamento causa um estouro de memória e abre a máquina do usuário.
Entre os aplicativos afetados pelo bug do JPEG estão os programas do Office, além de Project e Visio. No entanto, versões do Windows como 98, Me, 2000 e 2003 Server com Service Pack 1 não sofrem o problema.

IBM libera código de reconhecimento de voz ( 15 de setembro/2004) – A IBM liberou uma parte do código de seu sistema de reconhecimento de voz para dois grupos de software livre, Apache e Eclipse, com a intenção de acelerar o desenvolvimento de aplicações de voz.
“Queremos estimular o aparecimento de novas aplicações baseadas em voz tornando mais fácil e atraente para os desenvolvedores criarem e adicionarem recursos de reconhecimento de voz baseados em padrões abertos”, justificou a IBM, acrescentando que a iniciativa vai ajudar a “dar fim à guerra das especificações proprietárias e competitivas”.
Para a Apache Software Foundation, a Big Blue liberou os RDCs (Reusable Dialog Components); para Eclipse Foundation, vai doar ferramentas para a edição de tags baseados nos padrões da W3C. Estes códigos foram avaliados em 10 milhões de dólares.
Os RDCs são componentes de programas de voz para gerenciamento de funções básicas como data, horário, moedas e localidades (principais cidades, estados e códigos postais). Um programa de reconhecimento de voz pode usar múltiplos RDCs para se aumentar sua funcionalidade. Eles são usados como tags em páginas JSP (Java Server Page), explica a IBM Research, para permitir o desenvolvimento dinâmico de aplicações de voz – e estão presentes no VoiceXML 2.0. “Com a disponibilidade dos RDCs para a comunidade do software livre, diversos componentes de voz trabalharão juntos, independente do desenvolvedor que os tenha criado”, declarou a companhia.
Há poucas semanas, a IBM fez outra doação de código à Apache: a de parte do banco de dados Cloudscape.

Proposta anti-spam da Microsoft leva mais um “não” (15 de setembro/2004) – A IETF – Internet Engineering Task Force, grupo que determina padrões técnicos para a web, entrou para a lista de entidades que não aprovaram o projeto da Microsoft para combate ao spam, o Sender ID.
A Apache Software Foundation e a Debian Project também falaram “não” ao sistema.
O TheRegister conta que IETF explicou que não poderia aprovar uma tecnologia “totalmente coberta” por patentes. Na verdade, como a Apache e a Debian (e talvez algumas outras entidades que ainda não se manifestaram sobre o assunto), a IETF também se incomoda com o fato de que não será possível transferir ou sub-licenciar a tecnologia para desenvolvedores de plataformas abertas. Tradicionalmente, padrões de internet só costumam ser aceitos se forem livres de restrições.
Outra questão levantada pela entidade é que as patentes da Microsoft para o Sender ID ainda não se tornaram públicas. Tudo o que se sabe sobre a tecnologia até agora é que ela vai ser um sistema para verificar se a mensagem realmente foi enviada por quem diz tê-la enviado, através da autenticação de domínios.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no. 26, de 20/09/1984, publicou notícias sobre XVII Congresso Nacional de Informática, 5o ENESI, 1a. Jornada da Primavera, convênio Assufemg/Irmãos Nasser, entrevista de Wang Kui Ying na seção “Um Pouco de Nós”, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

DEMONSTRAÇÃO NA MAGNESITA
Representantes do Setor de Software do CECOM estarão amanhã, dia 21, na Magnesita, para uma demonstração das rotinas de transmissão e recepção e do programa TVA desenvolvidos no próprio setor.
Essa demonstração foi solicitada ao CECOM pela S!D.

PALESTRA SOBRE DMS
Adriana Maria Cunha Melo Figueiredo apresentou, nos dis 04 e 15 de setembro, palestra sobre DMS para o pessoal do Setor de Software da Divisão de Tecnologia e Suporte do CECOM. O objetivo da palestra foi dar uma visão geral do DMS, repassando para os demais funcionários do setor os seus conhecimentos.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Gino Ottoni Durante, no dia 29; e Rosa Amélia dos Santos, no dia 30. Os parabéns para os ex-ceconianos: Janer Olinto de Andrade, no dia 26; Antônio Carlos Souza Lima Júnior, no dia 27; e Aléxia Maria Müller de Gouveia, no dia 29.

BEBÊ PARA BREVE: Rubens e Gardênia encomendaram um irmãozinho para a Ana Gabriela, que deve nascer no mês de março de 2005. O Sistemático, em nome de todos, envia as felicitações.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos são bem recentes e retratam o primeiro dia do Programa de Treinamento para os novos estagiários do CECOM, realizado nos dias 09 e 10 de setembro. Nesse dia, o diretor Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, fez uma apresentação geral do Centro. Em seguida, foi a vez do vice-diretor, Gilmar Lima Guimarães, fazer a apresentação do Novo Sistema Acadêmico. O programa de treinamento dos novos estagiários teve como objetivo mostrar as atribuições do CECOM, atividades e projetos, assim como procedimentos e métodos de trabalho.

As fotos são de autoria da Lelé.


Carlos Alfeu em sua apresentação


Djim, Roberto e Juliano


Djim, Robson, Vinicius (da Copeve) e Ricardo


Roberto, Juliano e Carlos Alfeu


Gustavo e Djim, à frente. Robson e Ricardo, ao fundo.


Carlos Alfeu