Sistemático: Edição 1222 – 30/09/2004


Notícias



CECOM REORGANIZA E AMPLIA AMBIENTE DOS SERVIDORES DE PROCESSAMENTO

Ao longo dos últimos meses, o CECOM realizou diversas atividades de reorganização do ambiente onde estão instalados os servidores de processamento dos principais serviços e sistemas da universidade.

O espaço físico que acolhe estes equipamentos está localizado no subsolo do prédio da Reitoria, em espaço gerenciado pela Divisão de Controle do Processamento (DCP).

As atividades realizadas envolveram, em diversos momentos, além da equipe da DCP, profissionais das divisões de Atendimento e Consultoria (DAC) e Redes de Comunicação (DRC), além do Laboratório de Computação Científica.
Dentre as principais ações realizadas destacam-se:
– consolidação de serviços e servidores para reduzir o parque total de equipamentos;
– ampliação da infra-estrutura elétrica e de comunicação de dados;
– montagem de novas bancadas para os equipamentos;
– remoção de equipamentos e itens em desuso;
– organização dos racks que mantêm os equipamentos de rede;
– instalação de equipamentos para ampliar redundância do Grude;
– revisão da identificação dos equipamentos instalados;
– revisão de procedimentos operacionais habituais e do Plantão.

Estas melhorias foram fundamentais para evoluir a administração dos recursos existentes e garantir a qualidade da área de produção do CECOM, que mantém disponíveis para uso diversos serviços e sistemas. Hoje, com funções diversas, são exatos 45 servidores, mantendo informações relativas a sistemas corporativos (mainframe, cliente/servidor e web), sistema de bibliotecas, serviços de rede local das unidades administrativas, aos serviços de correio e agenda do Grude, suporte à rede UFMG e páginas institucionais.

Para completar este processo, o CECOM analisou as principais demandas de ampliação previstas, bem como algumas limitações existentes, e está investindo em melhorias nos equipamentos atuais e aquisição de outros novos. Os objetivos deste novo passo, que acontecerá nos próximos meses, são:
– definir servidor específico para os serviços de impressão dos sistemas Web, que usam o software Crystal Reports;
– atualizar e consolidar os serviços de FTP, página e correio do próprio CECOM, em uma servidora única;
– adquirir novo servidor de banco de dados, migrando a atual para funções de backup dos servidores de BD existentes (UFMG, Pergamum e Vestibular);
– ampliar a disponibilidade e segurança do serviço de antivírus e anti-spam;
– adquirir novo servidor para ampliar a capacidade de atendimento aos sistemas Web.

UNIDADES ACADÊMICAS PARTICIPARÃO DE PREGÃO DE TELEFONIA CELULAR

Diversas unidades acadêmicas solicitaram à administração central, e esta à ATI, que fosse estruturado processo licitatório para a contratação de serviço de telefonia móvel (celular) a ser utilizado por suas diretorias.

Desta forma, o CECOM montou o processo licitatório em questão que, no formato de pregão, será aberto em 14 de outubro. São 70 linhas de celulares, com os respectivos aparelhos que serão utilizados em comodato.

Participam do processo, além de unidades acadêmicas, a Copeve e o HC. As unidades acadêmicas relacionadas a seguir se pronunciaram anteriormente, em consulta feita pelo Gabinete da Reitora, como interessadas em participar. As demais unidades, caso queiram modificar sua posição, podem solicitar ao CECOM que as incluam. Porém, esta inclusão está sujeita aos limites quantitativos licitados.

As unidades acadêmicas, incluídas no processo licitatório até o momento, são: Arquitetura, Belas Artes, Ciência da Informação, Enfermagem, Engenharia, Veterinária, FACE, Farmácia, Letras, ICEx e IGC, além da Copeve e HC.

Posteriormente, o CECOM enviará às unidades informações relacionadas ao uso e tarifação deste serviço, cuja responsabilidade pelo pagamento das contas futuras será de cada unidade solicitante, não havendo, por parte da administração central, comprometimento de recursos para tal.

ICP-EDU: DISSEMINANDO A CERTIFICAÇÃO DIGITAL NO ÂMBITO ACADÊMICO

Em 2003, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e que conecta milhares de computadores em mais de 800 instituições em todo o país, lançou uma chamada pública para financiamento de projetos, que apresentassem soluções viáveis para a implantação de uma infra-estrutura capaz de dar suporte ao uso de assinaturas digitais no cotidiano das universidades.

O meio acadêmico foi um dos segmentos mais beneficiados com o advento da tecnologia e conta com um tráfego digital constante de informações críticas, como emissão de diplomas, históricos escolares, certificados, pareceres, revisões e resultados de pesquisas e provas. Para que essa evolução seja instituída com sucesso, ela terá que garantir o uso seguro desses novos meios eletrônicos.

Assim, o desafio é contar com tecnologias que garantam a confidencialidade, integridade e autenticidade desses sistemas e uma das tecnologias que começa a ser utilizada no universo acadêmico brasileiro é a chamada Infra-Estrutura de Chaves Públicas (ICP).

Atendendo à chamada pública, um grupo de trabalho, coordenado pelos professores Daniel Santana, Ricardo Dahab, Ricardo Custódio e Jeroen van de Graaf, este último da equipe do LCC – Laboratório de Computação Científica, que reúne dez pesquisadores, entre professores e alunos, de três universidades do país: UFSC, Unicamp e UFMG, apresentou o projeto GT ICP-EDU, que foi selecionado.

Mais detalhes sobre o trabalho desse grupo podem ser vistos em http://www.modulo.com.br/index.jsp?page=3&catid=7&objid=3306&pagecounter=0&idiom=0.


Informativo



Genteware

Ela é a Cinderela ao contrário. Por que? É só contar a história do sapatinho que todos vão concordar. Ela tem um sorriso muito bonito, é uma graça. E, por incrível que pareça, muito tímida. Mesmo dizendo que não sabia o que contar, Carolina Lauriano da Silva, a Carol, estagiária da DRC – Divisão de Redes de Comunicação -, se dispôs a ser a entrevistada da semana de O Sistemático.

SIST: Quando entrou para a UFMG?
CAROL: Eu entrei para a UFMG em setembro de 2003. Fiz o vestibular logo que me formei no Ensino Médio do Colégio Santo Antônio, e ainda bem que consegui passar na primeira vez. Decidi fazer computação, por causa da minha grande afinidade com essas maquininhas, com as quais convivi desde que nasci, por ter um irmão programador. Apesar de ter pensado em seguir carreiras como Veterinária ou Economista, acabei decidindo fazer Ciência da Computação mesmo, após muita reflexão (e uni-duni-tê).

SIST: Como e quando entrou para o CECOM?
CAROL: Entrei para o CECOM em abril de 2004, quando estava no segundo período do curso. A estagiária Aline iria sair e, então, o Frota, após receber a indicação, entrou em contato comigo e marcou a entrevista.

SIST: Como é fazer parte da equipe da DRC?
CAROL: Gosto muito de trabalhar aqui na DRC, pois aproveito, aprendo e me divirto muito, enquanto trabalho.

SIST: Qual o trabalho que desenvolve na DRC?
CAROL: Trabalho com o monitoramento da rede da UFMG. A equipe é responsável pela segurança e o bom funcionamento da rede.

SIST: Gosta do trabalho que faz? Esperava algo além?
CAROL: Gosto muito do trabalho que desenvolvo aqui na DRC. Gostei muito da área de redes, bem mais do que esperava. Penso na possibilidade de continuar trabalhando com redes no futuro.

SIST: Como são os colegas de trabalho? Existe muita união entre os estagiários da divisão?
CAROL: Os estagiários da divisão são muito unidos. Por passarmos várias horas juntos, nós todos ficamos muito amigos. Além de trabalhar, na hora do lanche, fazemos pipoca e nos divertimos muito. Ficamos, às vezes, fora do horário do expediente, no período de férias, para isso.

SIST: Como é o relacionamento com os funcionários da divisão?
CAROL: Temos muito contato com o restante dos funcionários da DRC. É muito agradável passar os dias aqui com eles, pois eles sempre têm alguma coisa nova , de assuntos no geral, para nos ensinar, ou algum caso engraçado para nos contar.

SIST: E com o restante do CECOM?
CAROL: Por ficarmos no subsolo, temos muito pouco contato com o resto do CECOM (oitavo andar). Mas sempre que possível, costumo “visitar” o oitavo andar, para me integrar melhor com todos funcionários.

SIST: Você já participou dos eventos do CECOM?
CAROL: Ainda não tive a oportunidade de participar de nenhum evento do CECOM. Mas assim que for possível, pretendo participar!

SIST: Você tem um caso engraçado ocorrido no CECOM?
CAROL: Não me lembro de nenhum. (N.R.: Mas, nós ficamos sabendo do caso do sapatinho e vamos contar. A Carol ganhou um sapato novo da mãe e como mora perto da UFMG, veio, a pé, trabalhar. No meio do caminho, o pé começou a doer. Quando chegou à Reitoria, já não estava aguentando mais caminhar. Ao chegar no subsolo, a Edir a acudiu com um tanto de band-aid, que não adiantou nada. Resultado: teve que retornar em casa para trocar o sapato. É ou não é a Cinderela ao contrário?)

SIST: Conta um pouco sobre você.
CAROL: Nasci em Dores do Indaiá e mudei para Belo Horizonte em 2000, para cursar o Ensino Médio em alguma escola boa e ter mais chances de passar no vestibular (porque na minha cidade, por ser muito pequena, só existiam escolas públicas na época). Estudei nos colégios Santo Antonio e Santo Agostinho. Tenho três irmãos, dois homens e uma mulher, e cada um mora num lugar diferente. Meu pais, Manoel e Arlete, continuam morando em Dores do Indaiá, junto com um de meus irmãos, o Halisson. Meu irmão mais velho, Emerson, que é “da área”, mora em Brasília e minha irmã, Manuela, mora aqui em BH também.

SIST: Planos para o futuro.
CAROL: Pretendo me formar (esse é o primeiro passo) em 2007 e, assim que tiver oportunidade, mudar para a Europa e trabalhar por lá, pois gosto muito daquele continente. Pretendo continuar trabalhando com computação, só que ainda não tenho certeza sobre qual área pretendo seguir (redes, desenvolvimento etc.).

SIST: Quer dizer alguma coisa para todos do CECOM?
CAROL: Eu gostaria de agradecer a todos a boa recepção que tive aqui , fazendo com que me sentisse em casa. E, apoiando a idéia do Robson, podíamos marcar um lanche para colocar a conversa em dia .

Agradecemos à Carolina pela entrevista e esperamos que esse lanche saia mesmo, em breve. O Sistemático espera que ela aprenda muito no estágio e nunca se esqueça do CECOM como o seu primeiro passo profissional.


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguntes dicas:

– Assista no seu micro os comercias de todo o mundo e aqueles que você não esqueceu. Mas, se você for um usuário cadastrado, pode escolher os mais recentes comerciais e pela lista dos assistidos. O mais baixado é um comercial de uma cerveja brasileira, com mais de 27 mil downloads! Veja tudo isso em http://www.publitv.com/.

– 27 de setembro: Dia da Música Popular Brasileira, instituído por Getúlio Vargas em 1939. Bem, eu não sabia disso e para comemorar este dia tem uma página especial (http://www.mpb.net/ ) que trata só de música brasileira. Ouça novas músicas das bandas e saiba informações sobre os grandes da MPB com link para a página oficial.

– Fique ligado. Dia 3 de outubro é dia de eleição. A página do Tribunal Superior Eleitoral,TSE, tem diversas informações para que tudo corra bem nestas eleições. Se você for justificar, veja qual é o procedimento, confira estatísticas do eleitorado e a relação de candidatos em todo o país. Aproveite e conheça o Divulga2004, a ferramenta oficial disponibilizada pela Justiça Eleitoral para a Divulgação dos Resultados das Eleições deste ano. Se tiver alguma dúvida sobre a situação do seu título ou local de votação (Serviço OnLine), não deixe de visitar a página http://www.tse.gov.br/.

– A Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca (http://www.abpo.com.br/) criou um serviço bem interessante, chamado Click Mau Hálito. Com ele, você pode chamar a atenção de um amigo, parente ou conhecido que sofre do problema, sem precisar se identificar, evitando possíveis constrangimentos. A pessoa não apenas recebe o aviso, mas também recebe orientação acerca de seu distúrbio e, assim, poderá buscar tratamento clínico adequado. A página traz informações sobre a halitose e dicas gerais para um hálito agradável.

– Uso da crase, concordância, prefixos e sufixos, colocação pronominal, figuras de linguagem, regência, ortografia, além de informações envolvendo fonética, morfologia, sintaxe, semântica e estilística podem ser encontados na página Português. Conheça um um pouco mais sobre a história da nossa língua em http://www.portugues.com.br/.

– Quer contar uma história de ninar para o seu filho(a)? Visite a página www.contandohistoria.com/ que tem várias histórias como Chapeuzinho Vermelho e Maricota, a Vaca Vaidosa, além de fábulas. Mas se você quiser, pode escrever a sua própria história.
– Notícias, tutoriais, apostilas, fontes e material para download é com o Flashcombr (http://www.flashcombr.com.br/Site/). A página oferece ainda dicas de jogos e um fórum de discussão, entre outros recursos.

– Após a tragédia do dia 11 de setembro, foram criadas várias páginas a respeito do assunto. A página www.projectrebirth.org mostra o trabalho de renascimento do espaço onde ficavam as duas torres. (Site em Inglês)

CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação semanal TI & GOVERNO, da Plano Editorial, divulgou notícia no dia 28/09/2004, sobre compras eletrônicas, transcrita a seguir:

Estudo mostra economia de 73%: Estudo da Fapesq (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) revela que o uso do pregão eletrônico reduz em 73% o custo do setor público com processos de compra. No processo tradicional, o governo gasta R$ 1,237 mil para fazer uma compra sem licitação (até R$ 8 mil). São gastos com tempo de trabalho dos funcionários, com telecomunicações, papel, publicações e demais custos administrativos, explicou Florência Ferrer, pesquisadora da Fapesp, que apresentou o estudo na semana passada, em Brasília, durante o Conip. Já o custo processual de uma licitação é de R$ 5,4 mil. O processo de compra por carta-convite, por exemplo, exige 80 assinaturas, contou ela. Se for adotado o sistema de compra eletrônica, os valores caem de R$ 5,4 mil para R$ 1,4 mil e de R$ 1,2 mil para R$ 561,00. O estudo compara dados das compras tradicionais com resultados da Bolsa Eletrônica de Compras, utilizada pelo governo do Estado de São Paulo. Muitas vezes os gastos com publicação no Diário Oficial e outros jornais superam o valor da compra, reconheceu o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna. Com o uso da certificação digital e a reformulação da 8.666, a Lei de Licitações, as empresas poderão fazer a habilitação online e se livrar da burocracia para vender para o governo. A intenção, segundo ele, é obrigar o uso do pregão eletrônico para compra de bens e serviços. O processo tradicional seria uma exceção.

ELEIÇÕES 2004

Neste domingo, dia 03 de outubro, serão realizadas as eleições municipais.
Não perca a chance de participar! Seu voto é muito importante!

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 17 de maio de 2002, o CECOM montou, no saguão da Reitoria, a infra-estrutura que seria utilizada pelo DRCA, no processo de registro inicial dos calouros aprovados no Vestibular de 2002. A infra-estrutura contou com 20 microcomputadores e 10 impressoras, envolvendo o trabalho de dez profissionais e estagiários da DAC para a montagem dos equipamentos. O registro acadêmico dos 4422 classificados para os 56 cursos de graduação da UFMG foi realizado, pela primeira vez, de forma automatizada.

A equipe da DAC foi, também, responsável pelo plantão de acompanhamento do processo durante toda a semana de 20 a 24 de maio.

As fotos são de autoria de Renato Righi.

Eustáquio na montagem dos micros

A infra-estrutura de micros montada no saguão da Reitoria

O parque de equipamentos disponível para o registro de calouros

Márcio Viana testando o equipamento

Roberto, do DRCA

Uma visão do saguão



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no. 27, de 27/09/1984, publicou notícias sobre a palestra Metodologias para Desenvolvimento de Sistemas, apresentada por Ángelo de Moura Guimarães, a saída de Adriana Maria Cunha Melo Figueiredo, a movimentação de mobiliário no CECOM, a entrevista de André Maurício Lopes da Gama Cerqueira na seção “Um Pouco de Nós”, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

UFMG RECEBE ITAUTEC
Foi instalado ontem, no CECOM, um microcomputador Itautec I-7000 com 2 unidades de disco e 1 impressora, que foi doado à UFMG pelo MEC, com o objetivo de aperfeiçoar o sistema de elaboração do orçamento da universidade. Doação semelhante foi feita a várias outras universidades federais.
A unidade recebida pelo CECOM foi instalada no Setor de Software para testes e treinamento.

NOVOS BOLSISTAS NO CECOM
O Centro de Computação está contando com três novos bolsistas em seu quadro desde o início da semana. São eles: Cristiane Maria Nunes, lotada na Divisão de Tecnologia e Suporte; Carlos Gonçalves da Cruz e Luiz Flaviano dos Santos, lotados na Divisão de Desenvolvimento de Sistemas. Todos eles são alunos do curso de Ciência da Computação da UFMG.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Rosa Amélia dos Santos, secretária da ATI, que está aniversariando hoje, dia 30; Alexandre Francisco Fonseca de Morais, no dia 1o. de outubro; Paulo Inácio Sobrinho, no dia 03; e Thiago Gabriel Diniz, no dia 04. Os parabéns para os ex-ceconianos: Allan Ibrahim Peron e João Carlos Bretas Leite, no dia 1o.; Geraldo José Coelho Ribeiro, no dia 02; Patrícia Lúcia Pereira Ferri, no dia 03 (Biblioteca Universitária); Rosilene Terra Zeferino, no dia 04; e Igor de Carvalho Ferreira, no dia 06.

DIA DA SECRETÁRIA: Hoje, dia 30 de setembro, é o Dia da Secretária. Os parabéns para Michele e para a Rosa, não se esquecendo de Elizângela e Marília, recepcionistas do 8o. andar.