Sistemático: Edição 1223 – 07/10/2004


Notícias



DRC APURA ESTATÍSTICAS DE ACOMPANHAMENTO DE SERVIÇO

A DRC, Divisão de Redes de Comunicação do CECOM, recebe diariamente solicitações de serviço relacionadas a manutenção da infra-estrutura das redes de voz e dados da universidade. Para atendê-las, a DRC conta com uma equipe reduzida que têm os seguintes papéis:
– um gerente;
– dois funcionários para apoio técnico e administrativo;
– quatro técnicos de telefonia;
– cinco estagiários.

Além da equipe, há terceiros, que prestam serviços sob contrato e que complementam as atividades desenvolvidas pela Divisão.

Todas as solicitações de serviço que dão entrada na DRC são registradas em um sistema, com interface Web, denominado RT (Request Track). O RT é um software de uso gratuito que foi parametrizado para uso na Divisão. Ele permite que os serviços sejam separados em categorias e administrados de forma organizada pela gerência e pelos executores das atividades, possibilitando a documentação de todas as atividades e decisões relativas a cada pedido.

Entretanto, o RT se restringe a registrar dados. Para dar melhor tratamento estatístico a estes dados e transformá-los em informações que ajudem na tomada de decisões relacionadas às atividades da divisão, a funcionária Edir Cabral de Lacerda Ferreira, com o apoio de Eugênio Pacelli Pereira de Souza na programação de macros Excel, montou uma planilha completamente parametrizável, que amplia as possibilidades de análise gerencial dos dados. O trabalho teve orientação de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Fernando Frota Machado de Morais.

Através deste trabalho, é possível se definir, com mais clareza, as demandas de recursos humanos da equipe, os momento de pico de serviço ao longo do ano, situações que exigem tratamento especial e contratação externa de serviços, nível de retenção de serviços por período etc.

Além disso, é também possível à equipe dar maior transparência à realização de suas atividades e mostrar, para seus usuários, a real carga de trabalho pela qual é responsável.

Abaixo, para que se possa ter uma dimensão do volume de trabalho da DRC, são mostrados dois gráficos de um ano completo, no caso, o ano de 2003.

Vale lembrar que foram coletados e trabalhados dados de abril de 2002 a agosto de 2004.

Além de O Sistemático, os dados coletados pela DRC passarão a ser publicados no site do CECOM, junto com outros indicadores de desempenho disponíveis em https://www.ufmg.br/dti/cecom/co_numeros.shtml.

Solicitação de Serviços de Redes de Dados

Solicitação de Serviços de Rede de Voz

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

O estagiário Pedro Schettini Cunha pediu demissão do quadro de estagiários no dia 1o. de outubro.

Pedro entrou para o CECOM no dia 06 de fevereiro deste ano, lotado na Divisão de Apoio Administrativo. Na DAA, ele participou de atividades relacionadas às licitações e contratos preparados pela divisão.

 

NOVA ESTAGIÁRIA NO CECOM

Na vaga de Pedro Schettini Cunha, o CECOM contratou, a partir de hoje, dia 07 de outubro, Arêssa Manúcia de Oliveira, aluna do curso de Administração da UFMG.

Arêssa já iniciou suas atividades na DAA – Divisão de Apoio Administrativo – e vai participar de atividades como novas licitações, contratos, permissões de uso e contatos com fornecedores.

 


Informativo



Genteware

Certa vez, me peguntaram quem era o Juliano. Respondi que era fácil reconhecê-lo, pois era o estagiário que quando ria fechava os olhos. E não é que é mesmo?

Esta semana, Juliano riu bastante ao ser convidado para ser o entrevistado de O Sistemático e contar a sua história de estagiário da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria e da DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas.

SIST: Quando entrou para a UFMG? Foi a primeira vez que fez vestibular?
JULIANO: Entrei para UFMG em setembro de 2003. Fiz vestibular para o curso de Ciência da Computação. Engraçado é que nunca planejei fazer este curso. No dia da inscrição (não sei porque) é que decidi fazer Computação. No ano anterior, tentei o curso de Medicina na UFMG, mas não consegui a vaga. Ainda é cedo para avaliar se eu fiz uma boa decisão ou não, mas posso dizer que estou gostando do meu curso.

SIST: Como e quando entrou para o CECOM?
JULIANO: Fiquei sabendo do estágio no CECOM através do Programa de Bolsa Trabalho da FUMP. Então, liguei para a Xina, diretora da DAC, e agendei uma data para a entrevista. Na ocasião, fui muito bem recebido pela mesma e tive o prazer de trabalhar com ela. Fui contratado em abril deste ano para a DAC e, atualmente, estou em fase de treinamento na Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS), coordenada pelo Johnny.

SIST: Como foi trabalhar na DAC? Como era o trabalho desenvolvido pelos estagiários?
JULIANO: Trabalhar na divisão da Xina foi muito legal. Existe um clima de trabalho em equipe intenso. Meu trabalho consistia basicamente em esclarecer dúvidas de usuários e resolver problemas com relação ao uso de recursos de informática da UFMG, além de zelar pela segurança na rede e uso adequado de tais recursos por parte dos usuários.

SIST: Como era a equipe da DAC?
JULIANO: É uma turma bastante entrosada e envolvida com a tarefa de dar suporte e consultoria aos usuários da UFMG. Foi muito gratificante poder trabalhar com a equipe da DAC. O sucesso do trabalho da divisão se deve à forma como tal trabalho é conduzido. Quando a gente não “dava conta do serviço” sempre aparecia alguém mais experiente ou conhecedor do assunto para colaborar e ensinar a resolver o problema.

SIST: Como e quando aconteceu o seu remanejamento para a DAS?
JULIANO: Encontrei com a Xina na entrada da reitoria e ela me comunicou sobre uma vaga que havia surgido para a DAS. Fiquei então de conversar com o Johnny e, nesta conversa, foi acertado o meu remanejamento. O Johnny me pediu para indicar dois colegas de curso. Além do meu remanejamento, foram contratados o Djim e o Gustavo, que são novatos no CECOM.

SIST: Como você está no novo local de trabalho?
JULIANO: Até dezembro deste ano, eu, o Djim e o Gustavo estaremos em treinamento na DAS. O treinamento está sendo ministrado pelo diretor da divisão, o Johnny, e consiste basicamente em introduzir os conceitos de análise de dados, banco de dados Oracle, linguagem SQL, ferramentas de desenvolvimento de softwares usadas atualmente pela DAS, entre outros assuntos. Está sendo muito produtivo o treinamento, que conta ainda com a participação do Marcus (DAC) e do Vinicius (COPEVE). Após o treinamento, espero ter conhecimentos para desempenhar bem as minhas tarefas nesta nova etapa no CECOM.

SIST: Está gostando das novas atividades? O que espera desse novo trabalho?
JULIANO: Estou de fato gostando das novas atividades. Desde que entrei no curso, esperava uma oportunidade de conhecer esta importante área da Ciência da Computação (o desenvolvimento de software). Espero aproveitar bem esta oportunidade e, ao mesmo tempo, contribuir com toda a equipe envolvida nos vários projetos da DAS.

SIST: O estágio no CECOM está correspondendo às suas expectativas?
JULIANO: Sim, está correspondendo até mais do que minhas expectativas iniciais. É muito interessante para mim poder lidar com o mundo real, o que nem sempre acontece no curso.

SIST: Já se entrosou com a equipe da DAS?
JULIANO: Ainda não totalmente, mas isto é só uma questão de tempo. Algumas pessoas já conhecia de vista.

SIST: Como está o seu dia a dia? É muita correria?
JULIANO: Praticamente, fico o dia todo na UFMG. Na parte da manhã venho para o CECOM e à tarde tenho aula no ICEx até às 18:20h de segunda a quinta. É muita correria mesmo! Não posso falar o contrário! Entretanto, é bastante gratificante e isto é o que importa.

SIST: Vamos sair das coisas do CECOM e falar sobre você.
JULIANO: Sou do Nordeste de Minas. Nasci em Águas Formosas, MG. Antes de vir para Belo Horizonte em 2002, morava em Governador Valadares. Meus pais moram no interior. Atualmente, moro em uma espécie de “república em família”, com minhas irmãs.

SIST: Coisas que gosta de fazer.
JULIANO: Adoro ir ao cinema ver um bom filme (os filmes brasileiros têm sido uma boa alternativa). Às vezes, vou ao clube e adoro viajar.

SIST: O que espera para o futuro?
JULIANO: Espero concluir o curso de Ciência da Computação e ser um bom profissional na área, além (é claro) de ser muito feliz, pois no final das contas é isto que importa.

SIST: Quer dizer alguma coisa para todos do CECOM?
JULIANO: Posso dizer que o clima de trabalho do CECOM é um exemplo a ser seguido por muitas empresas, principalmente quando o assunto é relações humanas. As pessoas que aqui trabalham são pessoas acolhedoras e atenciosas. Estão envolvidas com o trabalho (individualmente muitas das vezes) mas sabem da importância de compartilhar as dificuldades e os resultados com todo o grupo. Vejo que, mesmo com a hierarquia presente em qualquer empresa, as pessoas têm ampla liberdade para dialogar com as demais sem muitas restrições. Isto é muito importante. Ao contrário da visão externa de que há muita burocracia no setor público, posso afirmar que nestes meses que estou trabalhando aqui pude perceber exatamente o contrário.

Agradecemos ao Juliano pela entrevista e esperamos que ele continue aproveitando ao máximo o estágio no CECOM, sempre sorrindo.

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA NO DIA 2 DE NOVEMBRO

O horário de verão começará no primeiro minuto do dia 2 de novembro, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora, e irá até o dia 20 de fevereiro de 2005.

A medida afeta o Distrito Federal e dez estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Técnicos do governo trabalhavam com a data de 17 de outubro para o início do horário de verão, mas o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Sepúlveda Pertence, solicitou ao governo que a data fosse adiada para não atrapalhar o segundo turno das eleições municipais, marcado para o dia 31 de outubro.(Fonte: O Globo, Globo Online, 04/10/2004)

DICAS DE SITES INTERESSANTES

– O site http://s1.yousendit.com/ foi criado com o intuito de enviar algum e-mail com anexo de até 1 Gb para para alguém. A vantagem é que, ao invés de enviar o arquivo em anexo, ele envia somente a sua mensagem e o link para a pessoa baixar o arquivo quando puder ou desejar.
O site é muito útil para não encher a caixa postal de ninguém e para quem não tem uma internet rápida em casa, pois pode-se baixar o arquivo no horário desejado. (Dica da Bruna Costa e Silva)

Sites tentam conquistar o mundo infantil – Páginas especiais para crianças trazem jogos, figuras para colorir e servem como uma extensão da programação infantil da TV.

Em UOL Crianças (crianças.uol.com.br), além de dezenas de jogos on-line, as crianças podem acessar seções como Lição de Casa (que traz dicionários, tradutores e informações sobre as datas mais importantes do calendário nacional e internacional) e Novidades (que publica notícias com uma linguagem mais simples e acessível para as crianças).

Os visitantes mirins também contam com o site iGuinho (iguinho.ig.com.br), um portal com jogos, animações e desenhos para colorir. A turma de bonecos Zuzubalândia (iguinho.ig.com.br/zuzu.estudio.html) é um dos destaques do iGuinho.
Além de serem tema de jogos, os personagens protagonizam uma divertida paródia de revista de celebridades e atuam em vídeos e fotonovelas.

O portal Terra tem uma seção para crianças estrelada pelos personagens da Disney em www.terra.com.br/criancas/disney e uma página especial dedicada ao Dia das Crianças (www.terra.com.br/criancas/diadascriancas2004) que traz dicas de passeios e atividades.

Os canais pagos especializados em desenhos animados também estão presentes na rede e podem servir como extensão da programação diária.
Na página do canal Cartoon Network (www.cartoonnetwork.com.br), por exemplo, é possível participar de votações para escolher quais desenhos serão exibidos na programação.

Outros canais que têm versões para internet são o antigo Fox Kids, que agora se chama Jetix (www.jetix.com.br), o Nickelodeon (www.nickbrasil.com.br), o Disney Channel (www.disney.com.br/DisneyChannel) e o Discovery Kids (www.canalkids.com.br/parceiros/discovery), sendo que este último está em fase de construção. Programas da TV aberta também têm seus próprios sites, como a Ilha Rá-Tim-Bum (www.ilharatimbum.com.br) e o TV Globinho (tvglobinho.globo.com), da Rede Globo. (Fonte: Folha Informática, 06/10/2004)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no. 28, de 04/10/1984, publicou notícias sobre a palestra do prof. Ângelo de Moura Guimarães no CECOM, o curso WFL Avançado e Utilização de Fitas Magnéticas, abono de faltas por motivo de prova escolar, a entrevista de Iracema na seção “Um Pouco de Nós”, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CANDE
Será feita nesta sexta-feira, dia 05, uma apresentação sobre o “CANDE”, para analistas, programadores e bolsistas do CECOM e comunidade usuária interessados no assunto ou que tenham alguma dúvida.
O instrutor será João Carlos Lages, chefe do Setor de Programação da Divisão de Desenvovimento de Sistemas, e a aula será realizada no horário de 08:00 às 10:00, na sala 818 do CECOM.
As inscrições deverão ser feitas no Setor de Treinamento e Divulgação do CECOM, sala 815.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: Com mil desculpas, “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para Jader Santos, aniversariante do dia 05. E os parabéns, em dia, para Adyr Rodrigues Nascimento, no dia 11; e Ana Paula Fonseca de Almeida, no dia 13, como também para os ex-ceconianos: Jorman Bernardino Soares, no dia 11; e Mário Fernando Montenegro Campos (DCC), no dia 14.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos pertencem à memória fotográfica do CECOM bem recente. O aniversário da Rosa, secretária da ATI, foi no dia 30 de setembro e para não passar em brancas nuvens, algumas pessoas cantaram o Parabéns prá você em torno dos bolinhos de queijo e de baunilha. Pela cara da Rosa, foi uma surpresa.

As fotos são de autoria de Alexandre Fonseca.

Os bolinhos de queijo e de baunilha

Xina e Rosa

Carlos Alfeu, Rosa e Lelé

O Parabéns prá você com Xina, Carlos Alfeu, Rosa, Lelé e Timé

Carlos Alfeu, Michele e Rosa

Vamos cortar os bolos?

Lelé e Rosa

Xina e Rosa