Sistemático: Edição 1224 – 21/10/2004


Notícias



CECOM ATUALIZA SERVIDOR WEB QUE SEDIA SUA PÁGINA

Dando  prosseguimento  ao  processo  de atualização de seus servidores de processamento, o CECOM substituiu,  na última  semana,  o computador que sedia a página https://www.ufmg.br/dti/cecom/. Com o aumento da capacidade de processamento será possível também realizar a migração do serviço de FTP. Foram atualizados o sistema operacional e os programas que controlam os serviços disponíveis neste equipamento.

Com esta atualização, ocorreu uma melhoria de desempenho no atendimento aos usuários externos dos serviços do CECOM e também em serviços executados pelo CECOM para uso interno, como a monitoração dos servidores administrativos, que foi ampliada para incluir servidores e equipamentos utilizados na Rede UFMG, e o gerenciamento de algumas listas de discussão de uso restrito.

Na implantação do novo servidor atuaram Fernando Frota Machado de Morais, da DRC, e Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DAC.

OI VENCE PREGÃO DE TELEFONIA CELULAR

Conforme foi divulgado anteriormente pelo Sistemático, diversas unidades acadêmicas solicitaram à administração central, e esta à ATI, que fosse estruturado processo licitatório para a contratação de serviço de telefonia móvel (celular) a ser utilizado por suas diretorias.

Então, o CECOM realizou o processo licitatório, no formato de pregão, no dia 14 de outubro passado. Foram licitadas linhas de celulares, com os respectivos aparelhos.

Estas linhas estão destinadas à Copeve, ao HC e as seguintes unidades acadêmicas: Arquitetura, Belas Artes, Ciência da Informação, Enfermagem, Engenharia, Veterinária, FACE, Farmácia, Letras, Medicina, ICEx e IGC.

Ainda há a possibilidade de serem acolhidas demandas apresentadas pelas demais unidades, que venham a se interessar pelo serviço.

Na conclusão da disputa ocorrida entre as empresas que participaram do processo, encerrados os lances realizados para a redução dos custos das propostas, foi vencedora a empresa Oi que, para vencer, deu desconto de cerca de 35% sobre a proposta inicial.

Nas próximas semanas, após a homologação do processo e assinatura do contrato, o CECOM enviará, às unidades relacionadas acima, informações relacionadas ao uso e tarifação deste serviço, cuja responsabilidade pelo pagamento das contas futuras será de cada unidade solicitante, não havendo, por parte da administração central, comprometimento de recursos para tal.

LCC ORIENTA USUÁRIOS SOBRE HORÁRIO DE VERÃO

A cada ano, a vigência do horário de verão tem sido definida, pelo governo, em períodos diferentes. No ano passado, ele teve início no terceiro domingo do mês de outubro e terminou no segundo domingo de fevereiro. Este ano, a pedido do TSE, este período foi alterado para iniciar em 02 de novembro (primeira terça-feira de novembro, feriado de finados) e terminar no terceiro domingo de fevereiro (dia 20 de fevereiro). Entretanto, o sistema operacional dos microcomputadores da rede local das unidades administrativas pode estar configurado para utilizar o período usado no ano passado, assumindo que ele teve início no domingo, dia 17 de outubro.

Para a maioria dos usuários, isso não representa qualquer problema. Entretanto, aqueles que utilizam a agenda do Notes podem ter os horários de compromisso alterados indevidamente.

O LCC disponibilizou em sua página (http://www.lcc.ufmg.br) roteiro de configuração para o Horário de Verão 2004-2005. Basta informar 2004-2005 no campo Procura, para encontrar o documento.

MORRE O EX-REITOR MARCELLO DE VASCONCELLOS COELHO

Faleceu, no dia 19 de outubro, o ex-reitor da UFMG, Marcello de Vasconcellos Coelho. O corpo foi velado no saguão da Reitoria, e o enterro foi realizado na quarta-feira, dia 20, no cemitério Bosque da Esperança.

Nascido em João Pessoa, na Paraíba, no ano de 1930, o médico Marcello de Vasconcellos Coelho foi reitor da Universidade, de 1969 a 1973. À época com 39 anos, era o mais novo dirigente do país à frente de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Durante sua gestão, foi aprovado, pelo Conselho Universitário, o plano diretor que possibilitou a construção, no campus Pampulha, de unidades como o Instituto de Ciências Biológicas (ICB), a Biblioteca Central, o Centro Pedagógico e o Colégio Técnico.

No cargo de reitor, o professor Marcello de Vasconcellos Coelho também foi responsável por anexar a Escola de Educação Física à Universidade e, em 1971, pela fundação do Centro de Computação (CECOM). Entre as obras de sua gestão, destaque para a inauguração do prédio da Biblioteca Universitária no campus Pampulha, e a criação do Centro Esportivo Universitário (CEU). (Fonte:http://www.ufmg.br/online/arquivos/000850.shtml)


Informativo



Genteware

Ele é calado, muito risonho, prestativo e, como um bom mineiro, só conversa com quem conhece. Segundo o Frota, ele é o mais mineiro dos estagiários, pois além de ser assim, nasceu em Montes Claros. Ele é Fernando Iran Fonseca de Souza, estagiário da DRC (Divisão de Redes de Comunicação) que, esta semana, é o entrevistado de O Sistemático.

SIST: Quando entrou para a UFMG?
IRAN: Entrei para a UFMG no segundo semestre de 2000, no curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Fiz o curso profissionalizante de Processamento de Dados no segundo grau, na Escola Técnica de Montes Claros, e resolvi fazer um curso superior dentro da área de tecnologia da informação. Tentei vestibular por dois anos consecutivos, aqui na UFMG, na UFOP e na Unimontes. Na Unimontes, tentei Odontologia, mas só por tentar mesmo.

SIST: Quando e como entrou para o CECOM?
IRAN: Entrei para o CECOM em maio deste ano, por indicação de Frib (Rodrigo), que estava saindo para ir fazer estágio no CRC, do DCC. Pensei na possibilidade de ocupar a vaga dele. Na ocasião, eu é que estava trabalhando no CRC. Foi praticamente uma troca de estagiários. Já estava há tempo demais por lá e queria “mudar de ares”. Depois de fazer a entrevista com o Frota, aguardei alguns dias e comecei a trabalhar no CECOM.

SIST: Você já conhecia os outros estagiários da DRC?
IRAN: Só conhecia a Natália, que veio do CRC também, mas já tinha encontrado com o Robson antes, algumas vezes. Acho que eu estava por aqui no dia em que o Robson foi contratado. Desci ao subsolo com o Frib e o Robson estava conversando com o Frota. Na saída, como ele e o Frib estavam indo fazer um trabalho no PCA, eu os acompanhei até a entrada do ICEx.

SIST: Como é trabalhar na DRC? Como é a equipe de estagiários?
IRAN: Trabalhar na DRC é bom, o trabalho é muito mais tranqüilo que no CRC e nos dá tempo de procurar novos conhecimentos, ligados ao estágio ou não. Esses dias eu estava olhando algumas coisas sobre transmissão de vídeo pela rede, com o Adyr. A equipe de estagiários também é muito boa. Todos se relacionam muito bem dentro e fora do estágio. Aqui fiz novos amigos.

SIST: Qual o trabalho que vocês fazem?
IRAN: O trabalho principal é administrar a rede. Verificar tráfego na rede, bloquear máquinas com vírus, máquinas mandando SPAM ou com atividade suspeita, zelar pela segurança da rede e também configurar equipamentos, atender aos usuários e alguns trabalhos nas centrais telefônicas.

SIST: Está gostando do estágio? Ele está correspondendo às suas expectativas?
IRAN: Estou gostando do estágio sim, que atendeu bastante às minhas expectativas. Gostei de conhecer a estrutura da rede da UFMG, que é uma coisa que deve ser difícil de ver por aí, até em empresas grandes. Gostei também do ambiente amigável, bem menos estressante que o estágio que fazia antes.

SIST: Como é o relacionamento com toda a equipe da DRC?
IRAN: Mantenho pouco contato com a equipe. Me relaciono mais com o pessoal das salas vizinhas à dos estagiários. Mas os que eu conheço são todos boa gente.

SIST: Como é trabalhar no subsolo? Vocês ficam bem separados do restante do CECOM. Como é isso?
IRAN: Eu acho legal trabalhar no subsolo. Quando comecei a mexer com informática, imaginei que poderia ficar trabalhando meio escondido. O chato é não ter muito contato com todos da equipe. Estou devendo umas visitas ao oitavo andar, e o pessoal de lá é muito simpático.

SIST: Vamos sair das coisas do CECOM e falar sobre a sua vida lá fora.
IRAN: Nasci em Montes Claros, no norte de Minas. Meus pais se chamam Antônio Carlos e Marlice, sou o mais velho de quatro irmãos, que são: Danilo Eduardo, Cyro Rafael e Antônio Carlos. Estou em BH desde 2000, quando passei no vestibular. Quando vim para cá, morava no Centro com uns amigos, que também vieram de Montes Claros e passaram na UFMG. Moro aqui atualmente com meu irmão Danilo, que está fazendo Engenharia Metarlúrgica na UFMG.

SIST: Sempre vai a Montes Claros rever a família?
IRAN: Sempre que posso vou a Montes Claros, nos feriados prolongados e nas férias. Fui nesse último feriado, mas fazia bem uns seis meses que não ia lá. Ficou complicado ir para lá, passagens caras, estradas ruins… E, além da família, ficaram poucos amigos meus por lá.

SIST: Coisas que gosta de fazer.
IRAN: Gosto de viajar, ir ao cinema, passar um bom tempo com minha namorada, sair com os amigos, ler, jogar video-games, estudar idiomas diferentes. Bom, ultimamente não tenho jogado nem estudado idiomas. Também desenhava quando era mais novo, mas parei. Qualquer dia ainda volto a desenhar.

SIST: Seus planos para o futuro. Quando se formar quer se especializar em qual área?
IRAN: Meus planos atuais são um pouco diferentes. Vou prestar vestibular para um curso novo, o Bacharelado em Sistemas de Informação, que acho que tem mais relação com o que quero. Devo tentar uma pós-graduação, mas não aqui na UFMG. Além dos planos acadêmicos, ainda gostaria de conhecer outros países, em especial o extremo oriente, viajar bastante, morar num lugar mais tranqüilo, aprender coisas novas, que não tenham relação com computadores.

SIST: Quer dizer alguma coisa para todos do CECOM?
IRAN: Não sei direito o que dizer. Tenho gostado muito de trabalhar aqui, conhecer pessoas novas. Um abraço a todos do CECOM.

O nosso abraço também para o Iran, agradecendo pela entrevista dada ao Sistemático. Esperamos que ele consiga tudo o que deseja.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Quebra-cabeças, jogos de tabuleiro, jogos infantis, jogos para grupos, jogos de rua etc. Tudo isso só para você se divertir a vontade com os jogos antigos em http://www.jogos.antigos.nom.br/. Leia também sobre regras de jogos de cartas, dados e dominó, além de outros como Senat, Marel, Tábula, Jogo Real de Ur, Tablut, Gamão, Xadrez, Batalha Naval, Dicionário, Jogo da Velha. Não perca tempo e conheça a seção Programa de Jogos Clássicos, que oferece vários arquivos de jogos para download.

– Nada como uma boa página de humor para se divertir. A página Izolita (http://www.izolita.com.br/animacao.htm) tem uma coletânea de animações em Flash para você. Se não estiver com tempo para assistir a todas, baixe as animações para seu computador e assista mais tarde.

– Você conhece as diversas variedades de borboletas? Precisa de foto para fazer um trabalho escolar ou mesmo para conhecer melhor esta espécie? Então, não perca tempo e aponte o seu navegador para a página http://www.butterflyschool.org e conheça tudo sobre elas.

– Sabe aquelas páginas da Web que não servem para nada? Uma delas é http://holdthebutton.com. Pois é, esta aqui tem um botão escrito Hold (segure). Dê um clique nele e mantenha o botão do mouse pressionado. Segundo a página, o recorde é de quase 7 dias. Eu, heim? Sete dias com dedo no mouse? Bem, tenho mais coisa para fazer na vida.

– Se todos os cidadãos do mundo pudessem votar nos candidatos a presidentes dos EUA, em quem você votaria? Segundo a página, o John Kerry ganharia com 87% dos votos e o Bush, The bad old, venceria em 10 países. Cruzes! Dê o seu voto em http://www.betavote.com.

– Se você é fã de telenovelas e se lembra da atriz Lucélia Santos, conheça toda a sua carreira de atriz, além de várias fotos desde o seu aparecimento na TV. Vá até http://www.arquivoluceliasantos.com.

– O médico Alexandre Feldman, especializado em cefaléia, tem uma página na Web (http://www.enxaqueca.com.br) que trata do assunto que, para algumas pessoas, é um verdadeiro pesadelo. Deixe a dor de lado, tire suas dúvidas por e-mail, e aprenda como evitar e tratar dessa doença.

– Fique por dentro das profissões para você escolher melhor o curso que vai fazer. Já está no ar o Guia de Profissões (http://www.universiabrasil.net/preuniversitario/), produzido pelo Portal de Educação. Na página, você irá conhecer as tendências, a realidade e as características das principais carreiras. Leia também sobre a descrição de 100 cursos universitários, como Moda, Artes, Medicina e Física Biológica. O guia estará disponível, também, no canal Pré-universitário.

– Fico pensando como seria um beijo ISO9000. Só que o assunto é sério. A Sociedade Brasileira de Periodontologia, através da dentista Fernanda Freitas, decidiu mostrar aos jovens que beijar pode sim ser perigoso quando o assunto é saúde bucal. Três de cada quatro brasileiros sofrem de doenças periodontais, que atacam as gengivas e são uma das principais causas de perdas de dentes no País. É, antes de beijar alguém, peça o atestado bucal. Saiba mais em http://www.fernandafreitas.com.br.

PRORH PUBLICA EDITAL DO PROGRAMA BOLSA DE ENSINO SUPERIOR

As inscrições para as bolsas de auxílio à realização de curso superior, destinadas aos servidores técnicos e administrativos da UFMG, estão sendo realizadas desde o dia 18 de outubro, no Depto. de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Unidade Administrativa III. As inscrições podem ser feitas até o dia 22/10, no horário de 8:30 às 11:30 e 13:30 às 17:00 horas.

O Programa de Incentivo à Capacitação em Nível Superior apresenta duas modalidades de implementação que atenderá, de forma diferenciada, os servidores matriculados em instituição privada e os servidores matriculados em instituição pública. Os servidores que estudam em instituições públicas, também deverão fazer sua inscrição.

A bolsa de incentivo à realização de curso superior de graduação em instituição pública será concedida a todos os servidores matriculados nessas instituições.

Aos servidores matriculados em curso superior de graduação em instituição privada, será oferecido um total de 23 (vinte e três) bolsas de estudo a serem distribuídas no segundo semestre de 2004,

A seleção dos candidatos às 23 bolsas, ocorrerá através de sorteio público, a se realizar na sala 2 do Depto. de Desenvolvimento de Recursos Humanos da UFMG – Unidade Administrativa III, no dia 27/10/2004, às 11:30 horas.

Serão sorteados também 23 suplentes, a serem chamados rigorosamente na ordem de sorteio, a fim de preencher as vagas resultantes de desistência ou impedimento de algum dos 23 primeiros contemplados.

Em caso de desistência ou impedimento de recebimento da bolsa para os servidores matriculados em instituição de ensino privada, sorteados no dia 27/10/2004, a PRORH chamará os suplentes sorteados até a data limite de 12 de novembro de 2004.

SEMPRE UFMG LANÇA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE LIVROS

O programa Sempre UFMG, vinculado à Diretoria de Cooperação Institucional, promove, entre os dias 25 e 27 de outubro, a 1ª Campanha de Doação de Livros Sempre UFMG. A campanha pretende recolher obras de literatura nacional e internacional, em língua portuguesa, para todas as idades, entre alunos, ex-alunos, professores, pessoal técnico e administrativo da Universidade e sociedade em geral.

As obras serão doadas a bibliotecas da UFMG e à Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. Esta redistribuirá os livros, prioritariamente, às bibliotecas municipais de cidades dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, cujos índices de Desenvolvimento Humano (IDH) são dos mais baixos de Minas Gerais.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, no início de mês, as seguintes notícias:

Red Hat compra tecnologia do Netscape (01 de outubro/2004) – A distribuidora de Linux Red Hat anunciou ontem que comprou por 23 milhões de dólares as tecnologias de gerenciamento e identificação do usuário do Netscape, que pertenciam à AOL.
Com o acordo, a Red Hat deve incorporar o Netscape Directory Server e o Netscape Certificate Management System aos seus produtos num prazo de até um ano, informa o The Inquirer.

Mozilla Firefox 1.0 sai agora em português (04 de outubro/2004) – Com todas as funcionalidades do programa em inglês, a Mozilla Foundation liberou a versão beta em português do seu browser.
O Firefox traz uma série de facilidades que no Internet Explorer só são conseguidas por meio de plug-ins. Na instalação padrão, automaticamente já ficam disponíveis a barra de busca do Google e um dispositivo bloqueador de pop-ups.
Para navegar em vários sites simultaneamente existe a opção de abrir novas janelas, ou então a navegação por abas carregando conteúdos em segundo plano.

QUADRILHA QUE DESVIAVA DINHEIRO PELA INTERNET É PRESA

O Globo, de 20/10/2004, publicou notícia sobre “Quadrilha que desviava dinheiro pela internet é presa”, transcrita a seguir:

A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira, 50 pessoas acusadas de desviar dinheiro de contas bancárias pela internet. Até o final do dia, a polícia pretende prender outras 20 pessoas envolvidas no esquema.
Pelos cálculos da PF, o prejuízo causado aos bancos, estatais e privados, pelo grupo é de R$ 80 milhões. Entre os bancos mais visados pela quadrilha estão a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, HSBC, Bradesco, Unibanco e Itaú.
Grande parte dos presos tem menos de 25 anos. Wellington Patrick Borges, Paulo Oliveira Braga e Satiro Kiquchi são os principais suspeitos de chefiar a organização.
De acordo com as investigações da PF, os hackers mandavam e-mails aleatoriamente para correntistas que usavam a internet para fazer movimentação bancária. Ao abrir a mensagem, a quadrilha passava a ter acesso aos dados pessoais dos correntistas, sem que eles soubessem. Com as informações, os criminosos passavam a acessar a conta como se fossem o próprio titular, fazendo transferências e pagando contas.
As prisões, que fazem parte da Operação Cavalo de Tróia II, foram efetuadas em Fortaleza, Belém, São Luís entre outras.

MAIS DE 10 MIL VÍRUS DE COMPUTADOR FORAM DETECTADOS SÓ ESTE ANO

O Globo, de 20/10/2004, publicou a notícia “Mais de 10 mil vírus de computador foram detectados só este ano”:

Segundo a Trend Micro, só este ano já foram detectados mais de 10 mil vírus de rede, alguns com alto potencial destrutivo, como o Sasser. A empresa aponta estudos que revelam grande diferença entre o que se investe na proteção contra os vírus e cavalos-de-tróia e o que se perde por causa deles.
Recente pesquisa do Aberdeen Group mostrou que as empresas gastam em média US$ 2 bilhões por ano para investigar e desenvolver patches (“remendos”) de segurança contra as vulnerabilidades encontradas em suas redes de computaores. E, em 2003, o prejuízo das empresas superou os US$ 13 bilhões de dólares devido aos vírus, de acordo com análise da Trend Micro/Computer Economics.



Há 20 anos…

Nas edições números 29 e 30 de O Sistemático do ano de 1984, foram publicadas notícias sobre a transferência de um microcomputador S!D do CECOM para o Depto. de Engenharia Térmica, o remanejamento de Marcelo Novaes Machado para a Divisão de Núcleos Computacionais no Hospital das Clínicas, o recebimento de 1 microcomputador QI-800 com 2 unidades de disquetes, a alocação de Fernando Frota Machado de Morais e Marcos Aurélio Nunes de Morais no Setor de Análise da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, o retorno de Benjamin Pinto Neto após acidente automobilístico, a entrevista de José Eduardo Valle Santos na seção Um Pouco de Nós, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

NOVO FUNCIONÁRIO DO CECOM
O Centro de Computação está com um novo funcionário em seu quadro desde o dia 1o. de outubro.
Trata-se de João Cloves Coelho, Auxiliar de Processamento, lotado no Setor de Controle de Produção da Divisão de Produção
.
(Ano VIII, no. 29 – 11/10/1984)

DIRETORA GERAL DESPEDE-SE DO CECOM
Maria Miriam Arruda Salvador solicitou ao Reitor da UFMG sua demissão do cargo de Diretora Geral do Cento de Computação, fato comunicado ontem em reunião com todos os funcionários do CECOM.
Maria Miriam ocupou a direção geral do CECOM no período de agosto de 1980 a outubro de 1984. …
(Ano VIII, no. 30 – 18/10/1984)

CONVITE
O prof. Cid Veloso, Diretor do Hospital das Clínicas da UFMG enviou convite ao Cento de Computação para participar da solenidade de inauguração do Núcleo de Computação de Saúde do Hospital das Clínicas e do início do funcionamento do Laboratório de Hemodinâmica do Setor Radiológico do Hospital, ambos com equipamentos adquiridos através do CEDATE. …
(Ano VIII, no. 30 – 18/10/1984)



Eventos