Sistemático: Edição 1225 – 28/10/2004


Notícias



DSG INICIA PROCESSO DE DIVULGAÇÃO E PREPARAÇÃO PARA O SICPAT

O projeto de desenvolvimento do novo Sistema de Controle Patrimonial, o SICPAT, continua em andamento. Após uma grande reavaliação da estrutura de dados e dos controles originalmente previstos, as equipes do DSG e do CECOM estão atuando fortemente no intuito de liberar a primeira versão do sistema em janeiro/2005. O objetivo é que os tombamentos e baixas do próximo ano, mesmo os do início do ano, já sejam todos realizados no novo sistema.

No último dia 20/10, o DSG promoveu uma reunião no auditório da Escola de Belas Artes com os responsáveis pelas quarenta e duas UGs (Unidades Gestoras) da UFMG. Nesta reunião, o DSG debateu e esclareceu diversos aspectos referentes ao processo atual de inventário e o CECOM apresentou a nova estrutura de locais que o SICPAT irá adotar. Também foi repassado a cada responsável de UG, um disquete contendo uma estrutura a ser preenchida com os dados de locais relativos à sua UG.

Cada responsável deverá avaliar, na sua Unidade Gestora, a melhor forma de preenchimento da tabela, de forma a retratar a hierarquia para melhor localização dos bens.

Depois de preenchido, o disquete deverá ser devolvido ao CECOM para carga do sistema.

Outra reunião aconteceu, no dia 21/10, com a presença de dois auditores do TCU, além de representantes do DSG, CECOM e também do auditor geral da UFMG. Os auditores do TCU estavam interessados em conhecer aspectos do novo sistema e apresentarem a sua visão institucional de um efetivo controle patrimonial. A reunião foi bastante proveitosa ficando o DSG e o CECOM responsáveis por estudar a melhor forma de implementar as suas sugestões na versão 2 do sistema, o que deverá ocorrer ao longo de 2005.

 

CECOM APRESENTA ARTIGO NO SIMPÓSIO MINEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

O CECOM estará apresentando amanhã, dia 29, no primeiro Simpósio Mineiro de Sistemas de Informação – SMSI, o artigo A mudança de paradigma no desenvolvimento de sistemas: o caso do Centro de Computação da UFMG, de autoria de Aleixina Maria Lopes Andalécio, Gilmar Lima Guimarães e Igor Campos Leal.

A apresentação está prevista para as 14:00, no auditório Ágata do MinasCentro, e será realizada pelo vice-diretor do CECOM, Gilmar Lima Guimarães.

ANIVERSÁRIOD DO CECOM

No próximo dia 04 de novembro, o Centro de Computação estará completando 34 anos. É a data em que saiu a Portaria no 569, de 04/11/1970, criando o Centro de Computação em substituição ao antigo Centro de Processamento de Dados, que existia desde 1967.

Os parabéns para todos os ceconianos e ex-ceconianos.

PRORH DIVULGA CRONOGRAMA DE CURSOS DE INFORMÁTICA

A ProRH está divulgando o cronograma dos cursos de informática oferecidos para os meses de outubro, novembro e dezembro de 2004. A programação dos cursos, realizados em parceria com o CECOM, é a seguinte:

Curso
Turma
Período
Horário
Local
Informática Instrumental
9
20/10 a 26/11/2004
08:30 às 11:30
SAT
Informática Instrumental
10
03 a 24/11/2004
13:30 às 16:30
SAT
Word II
6
04 a 12/11/2004
8:30 às 11:30
HCL
Word II
7
18 a 26/11/2004
13:30 às 16:30
HCL
Lotus Notes
2
06 a 08/12/2004
13:30 às 16:30
Arquitetura

FERIADO

O dia 1º de novembro de 2004 será considerado ponto facultativo, em comemoração ao Dia do Servidor Público.

Como o dia 1º vai cair na segunda-feira e o dia 02, Finados, é feriado, um bom fim-de-semana prolongado para todos!


Informativo



Genteware

Ele não é de conversar muito, é sério, formal e quando entra no CECOM cumprimeta a todos. Segundo seus colegas de sala, ele é brincalhão, sociável e dedicado ao trabalho. O entrevistado da semana é Gladson de Oliveira, estagiário da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria.

SIST: Quando entrou para a UFMG? Por que escolheu Geografia?
GLADSON: Entrei para a UFMG em 2002, logo após a greve. Comecei a estudar para o vestibular em agosto de 2001 e aproveitei o período de greve para caprichar nos estudos. Foi meu primeiro vestibular, fato que me deixa orgulhoso, pois menos de 1/5 da minha turma foram de marinheiros de primeira viagem. Escolhi Geografia porque queria saber mais sobre o mundo em que vivo e as populações que o habitam, queria estudar a lógica da ocupação humana do planeta. Estou muito satisfeito com os resultados. Quero avançar meus conhecimentos nas áreas de Geoprocessamento e Geografia Ambiental.

SIST: Como e quando entrou para o CECOM?
GLADSON: Comecei no CECOM em maio deste ano, através do contato com o Thiago, que é meu vizinho de bairro e colega de Ciências Humanas. Ele me falou sobre a vaga e eu mandei meu currículo para a Xina que me chamou para trabalhar.

SIST: Como um estudante de Geografia veio parar no CECOM?
GLADSON: Bom, durante o ensino médio fiz Processamento de Dados no Colégio Brasileiro. Gosto muito de informática, porém detestei programar. A partir disso, fiz alguns cursos de manutenção de micros, de internet etc. Não quis continuar a trabalhar com programação, mas a afinidade com um computador persiste. Lembra do Geoprocessamento?

SIST: Como está sendo o estágio na DAC? Está correspondendo à sua expectativa?
GLADSON: Trabalhar na DAC é muito bom, principalmente por causa do companheirismo. Tenho aprendido bastante e espero estar contribuindo com o meu trabalho.

SIST: Como são os colegas de divisão? Como são os colegas de sala (os estagiá-rios)? Como está sendo a convivência naquela sala?
GLADSON: Os colegas da DAC são legais e parceiros, sempre prontos a nos ajudar quando precisamos. É bom poder contar com a ajuda da Xina e cia., pois ninguém sabe tudo. O trabalho em equipe é mais difícil de se desenvolver, porém os resultados são muito melhores. Aqui na sala 833 é uma peãozada danada, só tem carregador de piano, mas peão também é gente, e pode até ser gente boa também. Brincadeiras à parte, o pessoal aqui é muito bacana, desde a turma da manhã (Diego, Ricardo e Marcus) até os da tarde (Cídiney, Thiago e Emerson).

SIST: Como está sendo o seu dia a dia, com estágio e estudos?
GLADSON: Esta é a parte dolorosa. Tenho ficado muito ocupado, quase não tenho tempo de estudar fora do horário de aula. Moro em Contagem e perco muito tempo em trânsito no deslocamento casa-UFMG-casa. Cerca de 4 horas do meu dia fica perdido dentro do ônibus. Mas estou tentando me acostumar a dormir menos.

SIST: Quais os trabalhos que os estagiários da DAC desenvolvem? Como é trabalhar com os usuários?
GLADSON: Bom, nosso trabalho é reparar máquinas com problemas de acesso à rede, à internet, erros do Windows, e-mail que não abre, remoção de vírus, instalação de impressoras, computadores e monitores que não ligam (às vezes porque o usuário não ligou o cabo de energia!), e ouvir as reclamações dos usuários.

SIST: Você conhece todos os funcionários do CECOM?
GLADSON: Acho que sim. Só não consigo guardar o nome nem da metade.

SIST:
Saindo um pouco das coisas do CECOM, vamos falar um pouco sobre você.
GLADSON: Nasci em BH, porém sempre morei em Contagem. Meus pais são divorciados. Fui criado pela minha avó Margarida dos sete aos 16 anos. A partir de então, fui morar com meu pai Gersi no bairro Tropical em 1995. Lá, vivem comigo dois dos meus irmãos: o Kellerson (23 anos) e a Melissa (9). Com minha mãe Conceição têm mais três, Gisele (14), Leonardo (10) e Gislaine (8).

SIST: Coisas que gosta de fazer.
GLADSON: Ir ao cinema ou alugar dvd’s, adoro assistir filmes nos fins de semana. Ir a shows de rock, ouvir música em casa num churrasco com os amigos. Ler sobre Geografia Física, Cartografia, Economia, Filosofia e Sociologia. Jogar basquete e vôlei, ir ao teatro e visitar minha família.

SIST: Planos para o futuro.
GLADSON: Terminar a graduação no final de 2005, fazer mestrado em Sensoriamento Remoto no INPE, em São José dos Campos e doutorado na França ou Alemanha, adqüirir minha casa, casar, ter um carro, morar sozinho. Não necessariamente nesta ordem.

SIST: Quer dizer alguma coisa para todos do CECOM?
GLADSON: Obrigado pelo ótimo ambiente de trabalho que todos vocês proporcionam.

Obrigada ao Gladson pela entrevista e por ele estar entre nós, aprendendo bastante e gostando do CECOM.

ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE SETEMBRO

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em http://cecom.ufmg.br/se_redes.shtml.
No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contém vírus.

No mês de setembro, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.353.309
32.264
1.598.664
2.984.237
4.224.581
7.208.818

As médias diárias durante o mês de setembro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
45.110
1.075
53.289
99.475
140.819
240.294


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Muito legal é a iniciativa de contar a história da Coca-Cola no Brasil. Em Coca-Cola Advertising History in Brazil (http://www.jipemania.com/coke/) você vai encontrar centenas de anúncios veiculados no Brasil desde 1890. Vale a pena conferir e quem sabe você vai se lembrar de alguns anúncios? A página tem os slogans em Português e várias outras informações.

– Ontem, dia 27 de outubro, tivemos um eclipse total da lua, espetáculo imperdível e que merece ser apreciado em local com perspectivas visuais favoráveis, com um céu bastante claro. O Guia Monte Verde lançou uma matéria especial e um manual de observação com a descrição de cada uma de suas fases. O próximo eclipse total visível no Brasil só acontecerá em 2007. Apesar de já ter passado, aponte seu navegador para a página http://guiamonteverde.com.br/especial/eclipse04.html e veja o diagrama do eclipse.

– Se você encontra animações interessantes na web e não consegue gravá-las para vê-las depois porque são feitas em Flash, conheça Flash Saving Plugin (http://www.softcities.com/Flash-Saving-Plugin/download/11944.htm). Ele é um software (programa) que habilita o Internet Explorer a salvar arquivos do Flash na web (.SWF).

– Cultural pernambucano com notícias sobre música, cinema e literatura. No Vitrolaz (http://vitrolaz.uol.com.br/) você também encontra matérias, artigos, comentários de jornalistas, entrevistas, enquetes e outras informações sobre a cena cultural local, nacional e mundial.

– No Salão do Automóvel em São Paulo encontramos carros maravilhosos com recursos de filmes de James Bond. Mas na página “Transportation Futuristics” tem galerias também de aviões, helicópteros, navios e trens. Tem também alguns transportes esquisitos. Veja em http://www.lib.berkeley.edu/news_ events/exhibits/futuristics/index.html.

– Criada em 1997, a Alfabetização Solidária já atendeu cerca de 4 milhões de brasileiros em 2.010 municípios, situados em mais de vinte estados do país. A missão da entidade é reduzir as taxas de analfabetismo de cidadãos a partir dos 15 anos, além de desencadear a oferta pública de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esses alvos têm sido regularmente atingidos, com reflexos positivos que se estendem a toda a comunidade atendida. Recentemente, com a intenção de estreitar a interlocução e a interação entre educadores, pesquisadores, empresas, instituições de ensino superior, demais organizações e profissionais interessados na pesquisa da área de EJA, a Alfabetização Solidária criou o Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos – Cereja. Conheça todo o trabalho em http://www.cereja.org.br/.

– Na posse de suas terras, documentadas, Antônio de Souza Guimarães cultivou e desenvolveu a Fazenda do Cercado durante muitos anos. Morrendo, a propriedade passou aos descendentes e, com as sucessivas heranças, as terras foram sendo divididas, parte delas transferidas a terceiros. Dâmaso da Costa Pacheco desenvolveu durante muitos anos a Fazenda Barreiro, cuja propriedade passou depois para o Major Cândido José dos Santos Brochado (Dâmaso Pacheco era compadre do Major Cândido Brochado). A família Brochado descendia de portugueses que se estabeleceram no Rio de Janeiro no século passado. Segundo Abílio Barreto, essa família era das mais antigas do Curral Del-Rei. Conheça toda a história e tudo sobre o Barreiro no Guia Barreiro (http://www.guiabarreiro.com.br/), que tem também culinária, cinema, empregos, imóveis, localização etc.

ProRH DIVULGA RESULTADO DO SORTEIO DAS BOLSAS DE GRADUAÇÃO

A ProRH divulgou as listas dos servidores sorteados, titulares e suplentes, no Programa de Incentivo à Capacitação de Nível Superior, Bolsa de Graduação.

Os titulares deverão comparecer ao DRH/SAT no período de 08 a 10 de novembro, para assinatura do Termo de Compromisso e entrega dos documentos.

As listas estão afixadas no flanelógrafo do 8º andar.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nos últimos dias, as seguintes notícias:

Polícia apreende falsificações de suprimentos HP (15 de outubro/2004) – A Polícia Militar desbaratou uma quadrilha que falsificava suprimentos da HP na região de Maringá, no Paraná.
A investigação policial levou os oficiais a uma gráfica suspeita de imprimir rótulos falsos. No local a polícia encontrou embalagens falsificadas com a marca HP, bem como matrizes de impressão. Três pessoas foram presas.
A ação interditou produtos e embalagens que poderiam gerar o equivalente a mais de um milhão de dólares no mercado brasileiro.

Chinês queria registrar o filho com o nome @ (15 de outubro/2004) – Um chinês tentou registrar seu filho com o nome @, mas foi impedido porque o símbolo não pode ser traduzido para o mandarim, como determina a lei.
Segundo o jornal Beijing Morning Post, citado pelo site The Register, o pai alegou que o caractere é comum em teclados. Para sorte do garoto, o argumento não foi aceito.

Intel cancela versão mais rápida do Pentium 4 (15 de outubro/2004) -A Intel anunciou ontem (14) que está cancelando os planos de uma versão mais rápida do Pentium 4. O lançamento do novo chip já havia sido adiado do final deste ano para o início de 2005.
Segundo a empresa, o cancelamento foi motivado pela transferência de recursos para projetos de maior demanda, informa o jornal The New York Times.

Fapesp cria site com dados para pesquisadores (18 de outubro/2004) – A Fapesp lançou hoje (18) o Fapesp.Indica, um site que reúne informações para a produção e análise de indicadores de ciência e tecnologia.
O banco de dados está dividido em três áreas. A primeira é a Indica.Org, com informações sobre instituições, programas, portais e serviços de informação que produzem estatísticas, documentos técnicos ou indicadores. Há links para mais de 2,3 mil entidades, entre elas 1,2 mil de outros países.
A segunda área é a Indica.Bib, uma base de dados que contém registros bibliográficos das principais publicações, documentos técnicos e bases de dados on-line. Oferece links para cerca de 700 fontes documentais, informa a Agência Fapesp.
A terceira é a Indica.Tab, um banco com acesso direto a uma seleção de tabulações relativas a indicadores de ciência e tecnologia. São mais de 650 tabelas e gráficos cobrindo temas como recursos financeiros e humanos, produção científica, patenteamento e transferência de tecnologia.

Google salva refém australiano no Iraque (19 de outubro/2004) – Um jornalista australiano seqüestrado no Iraque foi libertado depois que os seqüestradores confirmaram sua identidade fazendo uma busca no Google.
Jonh Martinkus foi capturado em Bagdá no sábado (16), tornando-se o primeiro australiano a ser mantido como refém no Iraque desde o início da invasão americana.
Os seqüestradores concordaram em soltá-lo caso fossem convencidos de que ele não trabalhava para a CIA, informa a BBC News.
Sua identidade foi confirmada após uma busca no Google – ainda não se sabe se pelo seu site pessoal ou o de sua editora – e o jornalista foi libertado. Seu retorno à Austrália estava previsto para hoje.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, nº 31, de 25/10/1984, divulgou notícias sobre o XVII Congresso Nacional de Informática, seleção de pessoal para trabalhar no Vestibular de 1985, a entrevista de Mariinha, na seção “Um Pouco de Nós”, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CURSO NA FACE
Teve início no último dia 22, na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, um curso sobre Uso do Editor de Texto (SCRIPSIT) do CP-500, para funcionários da faculdade.
Rômulo Chaves Mendes, do Centro de Computação, que está prestando seus serviços à Face, é o professor desse curso, que terá a duração de duas semanas
.



Eventos



RIFA PARA FESTA DE NATAL

Esta semana, tiveram início os preparativos para a Festa de Natal dos funcionáros do CECOM, com o lançamento da rifa de uma cesta de biscoitos. Todos do CECOM foram notificados e uma cesta de recolhimento das contribuições se encontra próxima à recepção do 8o andar. Até o momento, somente a Lelé e a Beth é que contribuíram.

A Comissão Organizadora da festa solicita a ajuda de todos na venda das rifas e, para isto, vai entregar para cada funcionário um lote com 10 números. O sorteio está marcado para o dia 11 de novembro.

Quanto à festa, a data e o local ainda não foram definidos, devendo ocorrer nos próximos dias.

O Sistemático vai divulgar nas próximas semanas notícias sobre a festa. Aguardem!

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para: Gilmar Lima Guimarães e Vicentina Maria Queiroz, no dia 1º de novembro; o CECOM, no dia 04; e Josemar Pereira dos Santos, no dia 11. Os parabéns para os ex-ceconianos: Nilza Magalhães Lara, amanhã, dia 29; Ângelo de Moura Guimarães e Helton Fábio de Matos (DCC), no dia 03; Euclídia Leopoldina de Macedo Vale (Editora), no dia 04; Rafael Braga Soares Righi, no dia 05; Efigênio Vieira Ataíde, Marcelo Caetano Batista e Maria Tereza Camargos Diniz França, no dia 07; Benjamin Pinto Neto (Imprensa), no dia 11.