Sistemático: Edição 1226 – 11/11/2004


Notícias



DSG DARÁ TREINAMENTO DA NOVA VERSÃO DO SICCA

No período de 29/11 a 06/12 próximo, o DSG, com apoio do CECOM, realizará treinamento referente à nova versão do sistema SICCA – Módulo Almoxarifado, para toda a comunidade de almoxarifes da UFMG. Os representantes dos 28 almoxarifados serão distribuídos em duas turmas – uma pela manhã e outra à tarde – cujas aulas serão dadas na sala de treinamento da ProRH, localizada junto ao prédio da Imprensa Universitária.

A nova versão do módulo Almoxarifado implementa, além de melhorias nas funcionalidades já existentes, os procedimentos para fechamento mensal que, doravante, passarão a ser de utilização obrigatória. Assim, para que um almoxarifado possa ter o movimento de um mês lançado, é necessário que o procedimento de fechamento do mês anterior tenha sido executado satisfatoriamente. O DSG divulgará previamente o cronograma de fechamento mensal para que todos os almoxarifados possam cumpri-lo sem transtornos.

TU JÁ ESTÁ USANDO NOVA REDE INTERNA

Desde o primeiro semestre do ano, o CECOM está realizando atividades que visam garantir melhor infra-estrutura para o Teatro Universitário. O primeiro passo foi dado na reorganização da telefonia no TU, que recebeu uma pequena central telefônica que atendia anteriormente ao Setor de Contencioso Judicial da PJ, na Faculdade de Direito. Com isso, foi possível reorganizar as linhas Telemar ali existentes.

O segundo passo foi dado com a contratação de um link de comunicação de dados, com velocidade de 200Kbps, que passou a interligar o TU diretamente ao Campus Pampulha. Isso também permitiu a redução dos gastos de telefonia do Teatro com o uso de acesso discado.

Esta semana foi dado o terceiro e último passo. Após atividades de cabeamento executadas pela equipe do DPFO, o técnico Renato Machado Righi e o estagiário Cidiney José da Silva, da DAC, executaram a montagem final da rede interna, de modo a permitir o acesso à Internet pelos micros lá localizados.

Desta forma, duas ações poderão ser agora executadas, reduzindo custos com a infra-estrutura gerenciada pelo CECOM. Das sete linhas telefônicas diretas contratadas da Telemar, em uso no TU, três serão desativadas. Com relação às quatro restantes, uma está reservada para o aparelho de fax e as demais estão conectadas à central telefônica. Além disso, será possível desativar o serviço de linha discada mantido pelo CECOM, ficando seu uso restrito às atividades de suporte das equipes internas da DRC e DAC. Estas últimas ações serão executadas pelas equipes da DAA e DRC.

CECOM PARTICIPA DE EVENTO DA IBM

A empresa IBM promoveu na última sexta-feira, dia 05, o evento técnico (technical briefings) "Construindo Aplicações com a Plataforma IBM para Desenvolvimento de Software". Como o CECOM já utiliza produtos da IBM em seu ambiente de desenvolvimento, o evento se mostrou bem proveitoso pois permitiu uma atualização em novas versões e ferramentas tecnológicas recentemente lançadas e que estão em sintonia com projetos de sistemas que implementam interfaces baseadas na Web. O evento aconteceu no ICEx e, representando o CECOM, estiveram presentes: Raimundo Natalino Chaves, Igor Campos Leal, João Vitor Lacerda Guimarães e Gilmar Lima Guimarães.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE OUTUBRO

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em http://cecom.ufmg.br/se_redes.shtml.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contém vírus.

No mês de outubro, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.308.272
47.578
1.347.896
2.703.746
4.081.399
6.785.145

 

As médias diárias durante o mês de outubro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
42.202
1.535
43.481
87.218
131.658
218.876


FERIADO

COMO O FERIADO DE 15 DE NOVEMBRO, PROCLAMAÇÃO
DA REPÚBLICA, VAI CAIR NA SEGUNDA-FEIRA,
UM BOM FIM-DE-SEMANA PROLONGADO PARA TODOS.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Uma página muito legal é a Ciberarte (http://www.ciberarte.com.br/). Quem gosta de arte vai se deliciar com as arte em todas as suas formas. Completo, com mostras de artistas nacionais em vários campos (literatura, fotografia, artes plásticas, quadrinhos, charges, vídeo, cinema e animação), é um passeio virtual que vale a pena conferir. Só um detalhe: todas as obras são produzidas especialmente para o mundo virtual.

– Eu hein! Para quem gosta de casos estranhos, a página do Estronho (http://www.estronho.com.br/) conta lendas e tudo mais que vai além da imaginação. A página prende a atenção durante muito tempo, com suas imagens e sons esquisitos, além de contos, piadas, charges, montagens, lendas, esquisitices de pessoas famosas, e outros links. Participe através de enquetes, murais ou enviando as suas próprias histórias assustadoras.

– Você já assisitiu o desenho japonês Yu Yu Hakusho? Quer conhecer a história e saber das novidades que rolam ou vão rolar? Aponte seu navegador para http://www.henshin.com.br/ e boa viagem para mundo infantil Japonês. Informações, matérias, fóruns, enquetes e curiosidades, além de histórias e personagens de diversas revistas, como A princesa e o cavaleiro, Bastard, Chobits e outras.

– A revista Bestiário (http://www.bestiario.com.br/), em seu oitavo número, traz contos inéditos de 240 autores, alguns dos mais respeitados contistas brasileiros, hispano-americanos e portugueses, totalizando 264 textos publicados.Também têm espaço garantido autores novos e promissores na coluna intitulada “Vitrine Literária” e autores esquecidos em espaço denominado “Em busca do autor perdido”. A revista oferece ainda textos críticos e teóricos, resenhas e traduções inéditas. Confira!!

– Não perca a oportunidade de conhecer a página Videopoesia (http://www.ciclope.art.br/). A Videopoesia, ou poesia para ser vista na tela, surgiu praticamente junto com o surgimento do cinema, nas experimentações com a nova linguagem. Depois, com o surgimento do vídeo, ela teve novo impulso. Com a computação gráfica voltada para produção de vinhetas e animações eletrônicas para vídeo, que se estabeleceu fortemente na década de 80, abriu-se ainda mais o espaço para a palavra em movimento, associada ou não a áudio.

– Conheça as cidades históricas do Brasil, com fotos maravilhosas, em http://www.cidadeshistoricas.art.br.

– Ilusão de ótica é uma idéia super legal! Se você quer fazer um teste de ilusão de ótica, vá até a página Cool Optical Illusion (http://www.coolopticalillusions.com) e divirta-se. São mais de 50 imagens.

Bregapop (http://www.bregapop.com) é uma página de estilo musical do estado do Pará. Se quer conhecer, aponte seu navegador, ouça e dê boas gargalhadas. Alguns nomes de bandas são bem estranhos: Mais Bis, Mega Pai D’Égua, Jacksom & Cia e muitas outras. Além das histórias, tem dezenas de músicas para você ouvir. Eu, por exemplo, cliquei na banda Bakanas é Show e escolhi o link MP3 e logo depois a música A calcinha. Tem link para outros ritmos. É muito divertido.

– Baixe fotos no endereço http://www.sxc.hu para ilustrar o seu trabalho. É um banco de dados com mais de 115 mil fotos e é de graça. Veja todas as fotos online.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nas últimas semanas, as seguintes notícias:

Falta proteção a computadores domésticos
(25 de outubro/2004) – Um estudo realizado pela America Online e a National Cyber Security Alliance mostra que 80% dos computadores domésticos americanos estão infectados por spyware e cerca de 20% por vírus.
A pesquisa ouviu 329 adultos que têm acesso à internet por meio de conexão discada ou banda larga em 22 cidades, nos meses de setembro e outubro. Técnicos analisaram os computadores, informa o jornal The New York Times.
Cerca de 77% dos pesquisados acreditavam estar muito seguros ou razoavelmente seguros em relação às ameaças online. Um resultado surpreendente: 67% deles não estavam com o antivírus atualizado.
O estudo mostra também que dois terços de todos os usuários de computador pesquisados não tinham firewall em seus computadores e mais da metade não sabia o que é o firewall e nem como funciona.

Yahoo! e Adobe juntam forças para criar ferramenta (25 de outubro/2004) – O Yahoo! e a Adobe anunciaram hoje (25) um acordo para a criação de uma barra de ferramentas conjunta.
A nova ferramenta terá antispyware, bloqueador de pop-ups e o sistema de busca do Yahoo!, informa o the Inquirer.
No futuro, vai oferecer também a opção de converter páginas de HMTL em arquivos do tipo PDF. Com o acordo, a Adobe deve incluir a ferramenta de busca do Yahoo! no Acrobat Reader.

Microsoft prepara software rival do Google Desktop (26 de outubro/2004) – A Microsoft pretende apresentar até o final do ano um sistema de busca no desktop que deve rivalizar com a ferramenta lançada há menos de duas semanas pelo Google.
O mercado desse tipo de ferramenta de busca está cada vez mais disputado, despertando o interesse de grandes companhias como Google, AOL e Yahoo, além de várias empresas menores.
A Microsoft anunciou que está desenvolvendo seu software de busca no desktop durante uma conferência para analistas financeiros, informa a BBC News.
John Connors, da Microsoft, afirmou que uma versão beta da ferramenta deve estar disponível para download até o final deste ano.

Google compra empresa de mapeamento digital (27 de outubro/2004) – O Google anunciou hoje (27) a compra da Keyhole, que possui um banco de dados com imagens de satélite do mundo inteiro no qual é possível navegar via internet.
A aquisição é vista como parte da estratégia do Google de ampliar as possibilidades de seu serviço de busca. A tecnologia da Keyhole, fundada em 2001, permite aos internautas visualizar imagens de satélite com uma ferramenta de zoom que, em alguns casos, chega a detalhar imagens de ruas.
O Google já anunciou uma redução no preço do software Keyhole 2 LT de 69,95 para 29,95 dólares, com direito a um ano de licença. O site oferece uma opção de teste gratuito do programa por sete dias.

Linux é viável, diz estudo do governo britânico (28 de outubro/2004) – Um estudo do governo britânico concluiu que o uso do Linux pode aumentar a vida útil dos equipamentos e limitar o número de servidores necessários para rodar programas.
Segundo Office of Government Commerce, órgão responsável pelo estudo, a adoção do Linux resultaria numa economia significativa para o governo, informa a BBC News.
China, Japão e Coréia do Sul já concordaram em trabalhar juntos para desenvolver uma versão asiática do Linux. Os governos da Alemanha e da França adotaram esse sistema operacional nos últimos meses.

Mozilla ganha mercado; Internet Explorer perde (03 de novembro/2004) – O Mozilla e o Firefox aumentaram sua participação no mercado dos browsers em outubro, enquanto o Internet Explorer, da Microsoft, perdeu espaço.
As informações fazem parte de um estudo conduzido pela WebSideStory, empresa de análises de internet. A pesquisa é baseada na análise de tráfego de sites muito visitados, como Walt Disney, Best Buy, Liz Claiborne e Sony.
De acordo com o estudo, tanto o Mozilla quanto o Firefox, ambos da Mozilla Foundation, contavam com 3% do mercado em outubro, totalizando 6%, contra 5,2% em setembro. Já a participação do Internet Explorer caiu de 93,7 % em setembro para 92,9% em outubro, informa a newsletter do especialista Paul Thurrott.



Há 20 anos…

Nas edições de números 32 e 33 de O Sistemático do ano de 1984, foram publicadas notícias sobre o XVII Congresso Nacional de Informática, seleção de pessoal para trabalhar no Vestibular de 1985, a saída do programador Geraldo Batista da Cunha, as entrevistas de Renato Machado Righi e Maria Beatriz de Souza Pereira Prado na seção “Um Pouco de Nós”, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

NOVOS FUNCIONÁRIOS DO CECOM
A UFMG contratou, a partir de hoje, para o Centro de Computação os seguintes programadores: David Lan Kwai Pan, Denise Cristina de Assis, Kátia Lisboa Macedo e Mário Magalhães Lara.
Todos eles pertenceram ao Quadro de Bolsistas do CECOM e agora estão lotados no Setor de Programação da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas.
(Ano VIII, nº 32 – 01/11/1984)

INFORMÁTICA 84
Teve início nessa segunda-feira, dia 05, no Rio de Janeiro, o XVII Congresso Nacional de Informática. O CECOM esteve presente no início da semana no congresso e principalmente na Feira Internacional de Informática com os funcionários: Gilmar Lima Guimarães, Hélio Teixeira da Costa, Maria de Lourdes Moreira Braga, Regina Helena Moura Brandi e Luiz Ricardo de Faria e Silva. …
(Ano VIII, nº 33 – 08/11/1984)



Eventos



MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Quem se lembra do CECOM – Ano 10? Foi uma semana de comemoração dos 10 anos do Centro de Computação da UFMG, com estandes no saguão da Reitoria, visitas programadas para estudantes ao Sistema Burroughs 6700, palestras, exibição de um audiovisual da história do CECOM e coquetel. Quando nos lembramos dos preparativos, temos muitas histórias engraçadas para contar. A semana de comemoração ocorreu no período de 09 a 13 de março de 1981.

As fotos desta semana foram encontradas pela Bel (Editora) em sua casa e repassadas para a Redação de O Sistemático. Mas ela não se lembra do autor das fotos.

Na próxima semana, serão publicadas mais fotos do CECOM – Ano 10.

Dilma Sandrin em conversa no saguão

Alunos consultando os terminais, vendo-se a Bel no meio do grupo, de chapéu

Antônio Alfredo, Evandro, Xina, Gecomob e Farina

Paulo Vianna e Gecomob. De costas: Antônio Alfredo e Helinho

Vicentina na recepção do evento. Ao fundo: Leão e Dimas

Denise Spira, Viotti, Bauer e Míriam. De costas: Willian e Edu.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Josemar Pereira dos Santos, hoje, dia 11; Márcia Regina Lemos e Gustavo Moreira da Fonseca, amanhã, dia 12; e Fernando Frota Machado de Morais, no dia 18. Os parabéns para os ex-ceconianos: Benjamin Pinto Neto, hoje, dia 11; Danilo Pinheiro Soares Guimarães, no dia 13; Cyntia Guimarães de Carvalho, no dia 14; Valmir Costa Cruz, no dia 15; Marco Túlio da Silva, no dia 16; e Maria Cristina Lima Borges, no dia 18.

SORTEIO DA RIFA: Vai ser realizado hoje, dia 11, às 16:00, na Sala do Café do 8o andar, o sorteio da rifa de uma cesta de biscoitos. A rifa foi organizada com o intuito de angariar fundos para a Festa de Natal do CECOM. A comissão da festa agradece a todos que colaboraram com a cesta e com a venda das rifas.