Sistemático: Edição 1227 – 18/11/2004


Notícias



CECOM PREPARA IMPLANTAÇÃO DE "DIPLOMAS LEGAIS"

Hoje, dia 18, em reunião realizada no CECOM, da qual participaram Luiz Eduardo Corrêa Pereira (Proplan), Sônia Maria Rocha Moreira e Lídia Francisco de Faria (Departamento de Administração de Pessoal), Michele Rios Eugênio (Gabinete) e Cláudia Serrano Monteiro Barros (SODS), Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Maximiliano Luiz Souza Guimarães (CECOM) foram traçadas as atividades finais para a implantação do sistema de “Diplomas Legais”.

Este novo sistema, cuja base de dados é totalmente integrada ao INA (Informações Acadêmicas) e ao SIORC (Controle de Órgãos Colegiados) permitirá o registro padronizado de diversos atos administrativos, que são os “Diplomas Legais”, tais como portarias, pareceres, editais, resoluções, ofícios etc. Através do sistema, é possível editar modelos de documentos que, quando utilizados para preenchimento, buscam diretamente nas bases corporativas os dados cadastrais e contratuais de docentes, técnicos e administrativos e discentes e agilizam a elaboração e controle dos atos, com numeração seqüencial controlada para cada órgão.

Desta forma, diversos lançamentos de dados do INA, feitos pelos departamentos acadêmicos, passarão a ser desnecessários, já que as informações serão originadas do SIORC e do DIPLEGAL, nome de batismo do novo sistema. O Departamento de Pessoal, em suas atividades de publicação de documentos na Imprensa Oficial, passará a extrair dados do DIPLEGAL, transmitindo-os diretamente para Brasília.

Conforme foi acertado na reunião de hoje, DAP, DRH, Gabinete, SODS e PJ, que foram os usuários que participaram do projeto e desenvolvimento do sistema, utilizarão o sistema em ambiente de testes a partir da próxima semana e até o final do ano. No dia 3 de janeiro de 2005, primeiro dia útil do ano, o DIPLEGAL entrará em funcionamento. Até lá, o CECOM e a Proplan estarão preparando as etapas de divulgação do sistema para a comunidade universitária e o programa de treinamento. Devem ser oferecidas cerca de 100 vagas, cuja ocupação será definida por DAP, DRH, Gabinete, SODS e PJ, distribuídas em turmas oferecidas nos dias 9 e 10 de dezembro. No dia 14 de dezembro serão montadas turmas específicas para o DAP, que deve ser o principal usuário do novo sistema.

Com a implantação do sistema no início de 2005, em 30 de dezembro de 2004 será desativado o módulo PAD01, único remanescente do sistema PIAPE, o que permitirá a retirada de mais um serviço do mainframe. Os dados existentes no PAD01 serão extraídos e inseridos no DIPLEGAL, para fins de histórico, apesar de serem documentos que não terão o mesmo conteúdo de informações previsto para o novo sistema.

O sistema de Diplomas Legais foi desenvolvido pelo funcionário Maximiliano Luiz Souza Guimarães, da DAS.

PROGRAD FAZ SEMINÁRIO PARA DISCUTIR NOVAS NORMAS ACADÊMICAS

Durante esta semana, do dia 17 ao dia 19 de novembro, a Prograd está promovendo, em São João Del Rey, um seminário no qual estão sendo analisadas e discutidas as novas normas acadêmicas da graduação. Estas novas normas ainda serão analisadas em diversos fóruns da universidade, tais como colegiados de cursos, câmara da graduação, CEPE e, finalmente, Conselho Universitário, e buscam, dentre outras questões, regulamentar a implantação da flexibilização curricular. As normas atuais já estão em vigor desde 1990 e já não mais condizem com a realidade atual do ensino universitário.

Em São João Del Rey estão se reunindo, sob a coordenação da Pró-reitora de Graduação Cristina Helena Rocha Augustin, pessoas vinculadas à Câmara da Graduação, Setor Acadêmico da Prograd, Coordenadores de cursos, DRCA e CECOM. Representando o CECOM, está presente o vice-diretor Gilmar Lima Guimarães, gerente do projeto do novo sistema acadêmico da Pós-graduação. Além de tomar conhecimento das discussões em curso, a presença de Gilmar visa coletar dados para o planejamento de atividades de projeto e desenvolvimento do novo sistema da graduação, a ser iniciado em 2005.

Um novo sistema implantado para a graduação permitirá que, em futuro breve, seja desativado o sistema atual, que reside no mainframe e é o principal impedimento para que este equipamento seja desativado.

A consolidação das novas normas é condição básica para a construção do novo sistema, que utilizará a mesma estrutura metodológica e tecnológica e do sistema da pós-graduação, já em fase final de desenvolvimento, sendo totalmente construído para acesso via Web.

EVENTO DIVULGA INFORMAÇÕES SOBRE METAFRAME E THIN CLIENT

A empresa Net Service apresentou em Belo Horizonte, no dia 1o de novembro, novidades sobre o Metaframe 3.0 e outros produtos da Citrix, como Password Manager, Conferencing Manager e Secure Access Manager. O ambiente Metaframe é utilizado pelo CECOM para tornar disponíveis na Web, sistemas e serviços desenvolvidos para ambiente Windows.

Além disso, foi apresentada a solução Thin Client, da FIC, empresa sediada em Santa Rita do Sapucaí. Trata-se de um microcomputador sem partes móveis (disco, ventiladores etc.) e com fonte externa, o que reduz muito o custo e a ocorrência de problemas, tornando-o adequado para uso em locais inóspitos e organizações descentralizadas que utilizam redes para interligação de unidades.

Para demonstrar a utilização conjunta das soluções Metaframe/Thin Client, foi apresentado o caso de sucesso da adoção dessa plataforma pela Drogaria Araújo.

Estiveram presentes ao evento, representando o CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Aleixina Maria Lopes Andalécio.

CECOM PARTICIPA DE TREINAMENTO DA EXTREME

A TeleAlpha Comercial Ltda., que é a fornecedora de serviços de manutenção das centrais de telefonia da universidade, está modificando seu portfólio de produtos e serviços. Uma das mudanças diz respeito à comercialização e manutenção de equipamento de rede da empresa Extreme. Dentro deste programa de realinhamento empresarial, ela está promovendo, hoje e amanhã, um treinamento técnico sobre configuração de equipamentos de rede fabricados pela Extreme.

O CECOM está participando do treinamento com o funcionário Márcio da Costa Viana, da DAC, e há um grande interesse nas informações que serão transmitidas, já que há equipamentos Extreme dentre os novos produtos adquiridos pela UFMG, via CTInfra 3, para instalação do novo backbone com velocidade de 1 Giga.

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

Com o término de contrato, o estagiário Fernando Iran Fonseca de Souza, da Divisão de Redes de Comunicação, se despediu do CECOM no dia 03 de novembro.
Iran entrou para o CECOM em maio deste ano, lotado na DRC, onde permaneceu até a sua saída.

NOVO ESTAGIÁRIO NO CECOM

Com a saída de Fernando Iran Fonseca de Souza, o CECOM contratou o aluno Guilherme de Souza Pimentel, do curso de Administração da UFMG.

Guilherme iniciou o estágio no dia 16 de novembro, lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Após a reeleição de Bush, vários protestos aconteceram no mundo. Como na Web não poderia deixar de ser diferente, que tal redesenhar e criar uma face mais adequada para o presidente dos Estados Unidos? Vá até http://uk.download.yahoo.com/ne/fu/attachments/buildabetterbush.htm.

– Na cidade de Oregon, USA, a Art in Public Places. Inc. leva às ruas de Bend uma verdadeira galeria de arte ao ar livre. Esculturas nas ruas, praças e outros locais públicos, atraindo turistas de todo o mundo. Conheça as várias obras e informações sobre os artistas que as criaram em http://www.artinpublicplaces.org/index_site.php.

– Com a moda de álbuns de fotos virtuais,você tem, gratuitamente, um espaço para deixar seus álbuns e visualizá-lo em qualquer lugar. O espaço é para até 10 MB para suas imagens e é uma ótima opção para quem quer mostrar suas fotos para os amigos e familiares. Organize as imagens em pastas e subpastas e, se você quiser, ainda pode ativar um guestbook para os visitantes deixarem mensagens e comentários sobre as fotos. Veja tudo isso em http://www.fotki.com/.

– Conheça a revista sobre informação jurídica. A Infojur (http://www.infojur.com.br/index.php) é uma revista indicada aos estudantes de direito e a todos aqueles que querem estar informados sobre tudo o que acontece no meio político. São notícias, links do mundo jurídico, artigos, indicações de leituras, dicionário de termos em vários idiomas, enquetes, além dos currículos dos atuais ministros.

– O Mundo Adolescente (http://www.mundoadolescente.com.br/)é uma página voltado para os jovens. Passe lá e fique ligado na cultura, entretenimento e informações sobre temas diversos que interessam aos adolescentes.

– Se você gosta de música latina, não perca a oportunidade de ouvir os balanços latinos. No Batanga (http://www.batanga.com) você encontra todo tipo de estilo musical produzido por latinos. Ouça rock clássico e alternativo. Tem os Mariachi e Norteño.Vale a pena conferir!

– O CONPET foi instituído por decreto federal em 1991, como Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural. Seu principal objetivo é incentivar o uso eficiente destas fontes de energia não renováveis no transporte, nas residências, no comércio, na indústria e na agropecuária. Para ser implementado, seguiu as mesmas diretrizes do PROCEL – Programa Nacional de Racionalização da Produção e do Uso de Energia e, assim como este, é conduzido pelo Ministério de Minas e Energia.Veja em http://www.conpet.gov.br/.

– Eles lutaram contra a ditadura militar. Participaram da campanha O Petróleo É Nosso e das manifestações pelas Diretas Já. Foram às ruas com suas caras pintadas, pedindo o impeachment do presidente Fernando Collor. A história do Brasil não seria a mesma se não fosse a atuação dos estudantes. Leia em http://www.mme.org.br/main.asp.


PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, no início do mês, as seguintes notícias:

Governo pretende publicar orçamento na web (05 de novembro/2004) – A Controladoria Geral da União (CGU) promete lançar até o final do mês um portal no qual o cidadão poderá acompanhar a destinação dos recursos do governo federal.
A informação foi divulgada hoje, dia 5, pelo ministro Waldir Pires, durante um debate realizado pela TV Câmara, informa a Agência Brasil.
A iniciativa faz parte das ações de combate à corrupção no governo. Hoje, a cada 100 reais de dinheiro público desviado por esquemas de corrupção, apenas 1 real é recuperado.

Projeto altera regras para internet e tevê a cabo (08 de novembro/2004) – A Câmara dos Deputados analisa um projeto de lei do deputado Luiz Piauhylino (sem partido-PE), que altera as regras de propriedade e a programação de internet e da tevê a cabo no Brasil.
O projeto inclui a tevê a cabo e os sites brasileiros nas mesmas regras que hoje valem para a propriedade de empresas jornalísticas e de radiodifusão, restrita a brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos e pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras, com sede no país.
Além disso, pelo menos 70% do capital total e do capital votante devem pertencer, direta ou indiretamente, a brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos.
A extensão dessa limitação à internet impedirá que as empresas que exploram os serviços de telefonia fixa e móvel continuem prestando o serviço de provimento de acesso à internet, informa a Agência Câmara.
Pela proposta, também estão sob as regras de nacionalidade brasileira os gestores das atividades empresariais, os responsáveis editoriais e os responsáveis pelas atividades de seleção e direção de programação.
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Operadora de telefonia GVT chega a SP, Rio e BH (08 de novembro/2004) – A operadora de telefonia GVT, de código 25, chegou ontem (7) às cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte prometendo oferecer preços mais baixos do que os concorrentes.
A operadora entra no mercado dessas três capitais cobrando 25 centavos por minuto nas chamadas DDD para telefones fixos e 17 centavos por minuto nas ligações internacionais para 25 países (preços sem impostos).
Acordos de faturamento com as concessionárias locais – Telefônica e Telemar – garantem que o consumidor receba as informações referentes ao uso do 25 na mesma conta da sua operadora local.

SORTEADAS AS CESTAS DA RIFA DE NATAL

Com o objetivo de angariar fundos para a Festa de Natal do CECOM, foi rifada uma cesta de biscoitos, montada com a colaboração dos funcionários. As doações foram tantas que foi possível a montagem de duas cestas. No dia 11 de novembro, foi realizado o sorteio da rifa, com a presença de Fernando Frota, Xina, Márcia Lemos, Rosa (ATI), Lelé, Robson, Dante, Ronaldo, Alexandre e Samuel, que tirou os números premiados.

O primeiro número sorteado foi o 25, adquirido pela Vicentina, que recebeu a cesta no 1 na maior euforia. A cesta número 2 saiu para o cupom 85, vendido pela Xina para a profa. Cristina Augustin.

A Comissão Organizadora da Festa de Natal do CECOM agradece novamente a todos que contribuíram com as cestas como também àqueles que venderam as rifas.

A rifa foi um sucesso!

Quanto à Festa de Natal, o local já foi agendado, a data foi marcada para 16 de dezembro e a contribuição de cada um está sendo estudada.

Maiores informações na próxima edição de O Sistemático.


As duas cestas sorteadas


Samuel sorteando os números. Ao fundo, Frota e Rosa


Vicentina recebendo a cesta nº 1


Xina entregando a cesta nº 2 para a profa. Cristina Augustin



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no 34, de 16/11/1984, publicou notícias sobre o programa de treinamento do CECOM, programas de treinamento da Fundep e Compucenter, inscrições de candidatos a bolsistas, entrevista de José Arcênio da Silva na seção “Um Pouco de Nós”, entre outras. A notícia que se destacou foi:

DIRETOR GERAL DO CECOM
O prof. João Carlos Pires Bauer assumiu, no último dia 12, em caráter pró-tempore, o cargo de Diretor Geral do Centro de Computação.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Fernando Frota Machado de Morais, aniversariante de hoje, dia 18; Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, no dia 20; e Igor Campos Leal, no dia 22. Os parabéns para os ex-ceconianos: Solange Guimarães e Renato Mintz, no dia 19; José Monteiro da Mata (DCC), no dia 22; Alex Alves de Souza e Nei Renato Koetz, no dia 24; Paulo César de Oliveira e José Lopes de Siqueira Neto, no dia 25.

VISITA: Aproveitando a vinda à Belo Horizonte, Eduardo Henrique Lima, atualmente na Universidade Federal da Bahia, esteve no dia de hoje visitando o CECOM. Veio matar as saudades.

SAÍDA: Bruna Costa e Silva está se despedindo do CECOM, deixando um abraço para todos.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Na edição de hoje, O Sistemático publica fotos do CECOM – Ano 10, repassadas pela Bel, da Editora. A semana de comemoração dos 10 anos do Centro de Computação da UFMG aconteceu no período de 09 a 13 de março de 1981. Na época, a diretora do CECOM era Maria Miriam Arruda Salvador, Romildo Monte era chefe da Divisão de Produção, Bauer era Assessor de Planejamento do CECOM, Leão era chefe do Setor de Sistemas de Computação e Gilmar, Xina e Jader Santos eram recém contratados da UFMG, lotados no CECOM.

A comissão organizadora do CECOM – Ano 10 foi composta por Maria José Cortezzi (coordenadora), Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, Regina Antônia Diniz Siqueira e Aldemar Lopes de Souza.


Frota, Xina e Dimas. Ao fundo: Viotti, Miriam, Edu e William


Lelé


Conseguimos identificar Efigênio, Aldemar e Monteiro


Zédu


Leda, do DRCA, e Bauer


Milene, aluna do DCC, visitando um estande e Helen entre duas colegas


Vicentina recepcionando visitantes