Sistemático: Edição 1228 – 25/11/2004


Notícias



NCA RECEBERÁ NOVA CENTRAL TELEFÔNICA

A administração da universidade vem intensificando ações no sentido de consolidar e ampliar as atividades acadêmicas desenvolvidas no Campus Regional de Montes Claros. Em paralelo a isso, o CECOM vem executando diversas ações na busca da otimização do uso dos serviços de comunicação de voz e dados que estão sob a responsabilidade da ATI.

Desde abril deste ano, o NCA passou a utilizar uma nova conexão à rede UFMG, que passou a ser feita através de provedor local da cidade de Montes Claros, via link de rádio de 256Kbps. Com o desligamento do antigo link, uma linha interurbana dedicada, além da melhoria do serviço, com a elevação da velocidade de comunicação de dados e maior disponibilidade do serviço, foi possível gerar uma economia mensal de cerca de R$1.300,00. Através do novo link foi implantada uma VPN (Rede Privada Virtual), que permitiu ao NCA, apesar de estar conectado em rede física do provedor local, poder contar com endereços IP da rede UFMG para identificar sua rede e, desta forma, acessar páginas Web externas e serviços internos à universidade como se todo o caminho de rede pertencesse à UFMG.

Agora, é a vez da melhoria da infra-estrutura de telefonia. Atualmente, o NCA depende de uma central telefônica simples, operada por uma telefonista e com restrições de gerenciamento e atendimento à comunidade interna e externa.

Entretanto, esta situação mudará a partir do início de fevereiro de 2005. Até lá, CECOM e NCA estarão executando diversas ações para a instalação da nova central telefônica, um equipamento BP250 da Ericsson, equivalente em tecnologia aos utilizados na Arquitetura, Direito e FACE. Este BP250 era utilizado no prédio antigo da Faculdade de Farmácia e será transferido para Montes Claros após ser preparado e programado pela equipe da DRC. A diretoria do NCA já está cuidando da definição de quantidade, localização e distribuição dos ramais, além de suas respectivas categorias.

Com a implantação do BP250, o NCA poderá estabelecer as mesmas políticas de acesso e utilização dos serviços telefônicos já em prática em toda a universidade, além de contar com serviços digitais e de ligação direta a ramal, nos mesmos moldes do restante da comunidade universitária.

O equipamento atual do NCA, modelo Digivox, retornará a Belo Horizonte para avaliação e reutilização no sistema de telefonia. Hoje, dois equipamentos deste modelo estão em uso, no Conservatório e no Teatro Universitário.

GOVERNO FEDERAL VAI IMPLANTAR GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO – GRU

A partir de 1º de janeiro de 2005, todos os recolhimentos das receitas diretamente arrecadadas, devoluções de despesas e depósitos de diversas origens, serão feitos através da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Esta nova sistemática de arrecadação substituirá os depósitos diretos nas contas bancárias, de forma a permitir melhor controle dos valores ingressados e acesso às informações gerenciais. Isto vai possibilitar a identificação do depositante e reduzir custos com despesas bancárias.

Todas as pessoas que fazem ressarcimento à Universidade, tais como ligações telefônicas particulares, deverão utilizar a GRU. Posteriormente, o CECOM informará o código de recolhimento para esse fim.

Esta guia está disponível no site do Tesouro Nacional, no endereço http://www.tesouro.fazenda.gov.br, através do acesso ao portal SIAFI e, por ter código de barras, pode ser paga via auto-atendimento ou via Internet no site do Banco do Brasil.

FORMADA A EQUIPE DE DESEMBALAGEM DO VESTIBULAR 2005 DA UFMG

As provas da primeira etapa do Vestibular 2005 da UFMG começam neste sábado, dia 27 de novembro. Para as atividades de desembalagem das folhas de respostas dos candidatos, foi montada uma equipe pela Coordenadoria de Processamento, composta por três turmas.

Os horários das turmas são os seguintes:

Dia
Horário
Turma
27/11
20:00 – 23:00
A
28/11

08:00 – 13:00
13:15 – 18:15
18:30 – 23:00

B
C
A

29/11

08:00 – 12:30
13:00 – 17:30
18:00 – 22:30
B
A
C
30/11

08:00 – 10:30
10:30 – 13:00
B
C


A Coordenadoria de Processamento alerta a todos quanto à rigorosa observação dos horários de chegada, para não atrapalhar o andamento dos trabalhos.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Está sem nada para fazer? Não fique assim, não. A página Click Jogos tem centenas de games simples para você acessar em tempo real já que são feitos em flash. Para facilitar, os jogos são divididos entre os mais acessados e por categorias. Tem ação, aventura, clássicos, esportes, tiro, puzzle e até eróticos! Não fique sem fazer nada e se divirta em http://www.clickjogos.com.br/.

– A página http://evandrovieira.sites.uol.com.br/ foi criada com o objetivo de ensinar a fonética do Inglês americano, com uma abordagem interativa e inovadora. Vale a pena conferir!

– Fiz uma viagem no tempo quando acessei a página http://www.old-computers.com. Lembrei-me da primeira vez que vi um microcomputador. É uma fonte de pesquisa para matar as saudades do 386. São máquinas Amiga, entre outras antigas. Aproveite!

– Outra página que é boa para matar o tempo com joguinhos engraçados além de vídeos e animaçoes é a killsometime (http://www.killsometime.com/).

– A música do pequeno mamute é muito engraçada, assim como a música da Lhama, que você pode conferir no site http://home.karneval.cz/00000621/flash/thellamasong.swf.

– O uso de veículos elétricos está se intensificando mundialmente e o Brasil, embora um pouco mais atrasado, não está fora desse movimento. Veículos elétricos, quer sejam a bateria, híbridos, de célula a combustível ou de outras tecnologias, são energeticamente muito eficientes, emitem baixo ruído, pouca ou nenhuma poluição local, são confortáveis e possuem custos operacionais competitivos em seus nichos. Veja tudo isto em http://www.portalve.com.br/zpublisher/secoes/home.asp.

– Um Blog muito engraçado é do cartunista Allan Sieber (http://talktohim selfshow.zip.net/). Nesta página tem vários trabalhos feitos para jornais e revistas. Click no link filmes e divirta-se pra valer! O registro é obrigatório.

– Quem assistiu ao filme Kill Bill vol.2 pode ter ficado meio intrigado com o pequeno desvio que a história faz num momento crucial, só para mostrar em flash-back o treinamento da Noiva (aka Black Mamba), interpretada por Uma Thurman, com Pai Mei, um mestre chinês grosseiro e rigoroso, de longas madeixas, sobrancelhas e barbas brancas. Mimetizando a fotografia, os enquadramentos, os movimentos de câmera, os truques, cacoetes e “defeitos” especiais, característicos do gênero, Quentin Tarrantino fez, nesse pequeno capítulo da sua história, mais uma grande homenagem aos filmes de kung fu. Aprenda mais sobre a história do Kung Fu no site http://www.sobrecarga.com.br/node/view/3859%20%3CBR%3E.


PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nos últimos dias, as seguintes notícias:

Microsoft apresenta ferramenta de busca amanhã (10 de novembro/2004) – Depois de 18 meses de desenvolvimento, a Microsoft apresenta finalmente amanhã, dia 11, uma ferramenta de busca na internet, que vai competir por esse mercado com o Google.
A idéia da nova ferramenta é combinar busca na internet e anúncios. A companhia também está trabalhando numa tecnologia para localização de informações no desktop, informa o The Wall Street Journal.
A novidade significa que a Microsoft agora pode deixar de pagar ao Yahoo! pelo uso de seu mecanismo de busca. Uma porta-voz do Yahoo informou que o contrato da empresa de fornecimento de anúncios relacionados às buscas para o MSN não será afetado por esse lançamento da Microsoft.

Liberada a versão 7.0 do AVG Free Edition (11 de novembro/2004) – A Grisoft acaba de liberar para downloads a nova versão gratuita do antivírus AVG. A empresa deixará de oferecer suporte à versão antiga do software a partir de 31 de dezembro.
O Free Edition, destinado apenas a usuários domésticos, foi modificado e atualizado para incorporar os avanços mais importantes existentes na versão comercial do AVG 7.0.
Segundo a empresa, esta atualização é a mais ampla e significativa da história do antivírus. O mecanismo de atualização foi redesenhado para prover uma solução completa e simples de instalar, aliviando alguns problemas de lentidão.
A Winco, distribuidora da Grisoft no Brasil, estima que existam no país cerca de 3 milhões de usuários da versão 6.0 do AVG Free Edition, que deixa de ser atualizada no final do ano.

MEC libera,de graça, quase 1 000 livros na web (17 de novembro/2004) – O Ministério da Educação colocou ontem, dia 16, no ar o portal Domínio Público, que libera gratuitamente para alunos, professores, pesquisadores e internautas em geral cerca de mil obras literárias, artísticas e científicas.
O acervo inclui títulos nacionais e estrangeiros, entre poesia, romances, crônicas, obras sobre filosofia, história e ciências, além de teses e dissertações.
Só que, por causa da imensa procura, o site já saiu do ar. Quem entra no endereço www.dominiopublico.gov.br encontra o seguinte aviso: “Devido ao grande número de usuários, estamos providenciando o redimensionamento dos equipamentos.” Segundo a assessoria de imprensa do MEC, ainda não há previsão para o portal voltar a funcionar normalmente. A implementação, manutenção e administração do Domínio Público está nas mãos da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) que receberá, em 2005, um investimento de cinco milhões de reais para o projeto.
As obras colocadas na internet são de domínio público ou têm autorização legal de divulgação e exibição. Para compor o acervo, o MEC fechou parcerias com a Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo; Biblioteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional; Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Lingüística da Universidade Federal de Santa Catarina; eBooksBrasil; Project Gutenberg e Phoenix-Library.
O portal conta ainda com acervos de imagens, fonográfico e um multimídia, representados por fotografias documentais e registros da população; mapas populacionais, topográficos, políticos, históricos e geoeconômicos; registro fotográfico dos acervos dos museus de belas-artes e dos memoriais brasileiros; canções populares do Brasil; documentários sobre cultura, sociedade, economia e política; entrevistas com personalidades brasileiras ou estrangeiras; e filmes nacionais, entre outros itens.

CAC PROMOVE CAMPANHA DE NATAL

A Coordenadoria de Assuntos Comunitários deu início à uma campanha de doação de brinquedos e roupas para distribuição no Natal.

As doações podem ser entregues na CAC, localizada na entrada lateral do prédio da Biblioteca Universitária.

UFMG REALIZA A SEGUNDA FEIRA DE ARTE, ARTESANATO E COMIDAS

Estão abertas desde o dia 15 de novembro e vão ser encerradas em 3 de dezembro as inscrições para a Segunda Feira de Arte, Artesanato e Comidas dos servidores da UFMG e colaboradores da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – Fundep, que acontece nos dias 18 e 19 de dezembro. No dia 19, a feira acontece durante o Domingo no Campus. A Feira é uma realização da ProRH, UFMG Jovem, DAC e CAC e faz parte também do Programa de Ampliação de Renda do Servidor, uma das ações do Progrid, o Programa Integrado de Desenvolvimento da ProRH.

A segunda edição da feira acontecerá no Museu de História Natural, de 10:00 às 15:00.

As inscrições podem ser realizadas no site da ProRH (www.ufmg.br/prorh) até o dia 3 de dezembro.

A lista dos candidatos convidados a participar da feira será publicada no dia 06 de dezembro. No dia 08 de dezembro, estes candidatos serão chamados para apresentar uma amostra do produto que irão expor. No dia 10 de dezembro, somente os candidatos cujos produtos obtiveram avaliação positiva receberão instruções sobre como participar da Feira.

FUNCIONAMENTO DO CEU DURANTE O HORÁRIO DE VERÃO

Durante o horário de verão, o funcionamento do CEU, aos sábados, domingos e feriados, está sendo de 08:00 às 19:30 horas (sinal de encerramento às 19:00).



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no 35, de 22/11/1984, publicou notícias sobre a Festa de Natal do CECOM, seleção de bolsistas, a entrevista de Jane Marie Teichman na seção “Um Pouco de Nós”, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

CURSO DE GEMCOS
Os analistas Aleixina Maria Lopes Andalécio e Hélio Yoshida, do Setor de Software da Divisão de Tecnologia e Suporte do CECOM, estão participando de um curso de GEMCOS que a Burroughs está promovendo na Datamec.
O curso teve início no dia 20 e encerra amanhã, dia 23. Em dezembro, será apresentada a segunda parte, no período de 03 a 05.

CURSO INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Os participantes do curso G03 – Introdução à Computação do Programa de Treinamento do CECOM, que está sendo aplicado desde o dia 05 de novembro, poderão procurar a monitora do curso, Denise Cristina de Assis, para esclarecimentos do trabalho final.
O curso vai ser encerrado amanhã, dia 23.



Eventos



CECOM SE PREPARA PARA AS FESTIVIDADES DE DEZEMBRO


A lareira do CECOM

Nesta segunda-feira, os funcionários do CECOM, lotados no 8º andar, tiveram uma surpresa: o andar já se encontrava enfeitado para as festas de final de ano.

Este ano, foi preparada uma lareira, ornamentada com símbolos do Natal, como Papai Noel, boneco de neve, sinos, pé de meia, duende, frutas e presentes. Ao lado, a eterna árvore de Natal, toda de luzes e cores. A idéia é que a lareira, com seu fogo acolhedor, mantenha unida, ao seu redor, a “família” do local de trabalho. E assim, o espírito de Natal chegou ao CECOM.

Enquanto isso, a Comissão Organizadora da Festa de Natal continua com seus preparativos. A data de realização foi marcada para 16 de dezembro, no mesmo local da festa de 2003.

A lista de adesão vai começar a ser passada nos próximos dias para confirmação da presença. No início de dezembro, serão recolhidas a contribuição de cada um.

Como muitos podem ter se esquecido do local da festa, serão distribuídos mapas na semana da festa.

A comissão da festa agradece ao Haroldo, Márcia, Eustáquio (DPFO) e Rosa, pelo apoio na ornamentação do CECOM.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns aos ex-ceconianos: Paulo César Oliveira e José Lopes de Siqueira Neto, hoje, dia 25; Lino Alves Campolina, no dia 26; Frederico Torres Fonseca, no dia 27; Pedro Schettini Cunha e Maria Laura Baptista Rodrigues, no dia 28; Clélia Camargo Cardoso, no dia 29; prof. Ivan Moura Campos, no dia 1º de dezembro; Orlando Laboissière (Escola de Música) e Regina Antônia Diniz Siqueira (FaE), no dia 02.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais fotos enviadas pela Bel, da Editora, para a Memória Fotográfica do CECOM. No dia 28 de abril de 1983, foi comemorado o aniversário de Maria Miriam Arruda Salvador, na época Diretora Geral do CECOM. O Parabéns prá você ocorreu na sala da diretoria em meio a balões e bolo com velas. Muitos vão gostar de ser identificados nas fotos. Segundo a Bel, a autora das fotos é a Lelé, sem ter plena certeza.

Vicentina, Marcelo Novaes, Bárbara, Paulo Vianna, Gilmar, André, Denise Cristina, Kátia e Wang. À frente Lurdinha e Regininha

Denise, Kátia, Wang, Zédu, Miriam e Solange

Patrícia, Vicentina, Marcelo Novaes, Bárbara, Lurdinha, Regininha, Paulo Vianna e Gilmar

Bárbara (de costas), Lino, Carlinhos, Costinha, Luiz Ricardo, Evandro, Seu Zé, Eduardo Miguel e Joãozinho, à frente. Ao fundo, à esquerda: Cantídio e Francisco Cândido

Costinha, Luiz Ricardo, Evandro, Eduardo Miguel, Help e Mauro atrás da estante, e à frente o Joãozinho

Miriam, Solange, Cantídio, Francisco Cândido e Lino

Solange, Cantídio, Francisco Cândido e Bernadeth, de costas

Denise Spira e Zédu. Ao fundo: Bárbara, Paulo Vianna, Regininha e Gilmar