Sistemático: Edição 1230 – 09/12/2004


Notícias



PROGRAMA DE TREINAMENTO DO SISTEMA DE DIPLOMAS LEGAIS SOFRE MUDANÇA

Está sendo implantado o sistema de “Diplomas Legais”. Este novo sistema, cuja base de dados é totalmente integrada ao INA (Informações Acadêmicas) e ao SIORC (Controle de Órgãos Colegiados) permitirá o registro padronizado de diversos atos administrativos, que são os “Diplomas Legais” tais como portarias, resoluções, pareceres etc.

Conforme divulgado na semana passada, em O Sistemático, será oferecido um programa de treinamento para a utilização do sistema. Entretanto, as datas anunciadas serão mudadas.

No dia 14 de dezembro serão montadas turmas para o DAP, que deve ser o principal usuário do novo sistema. Entretanto, nestas turmas serão também incluídos funcionários do Gabinete e da SODS.

Já as turmas previstas para os dias 9 e 10 de dezembro foram suspensas e devem ser remarcadas após a realização do treinamento previsto para o dia 14 de dezembro.

As demais informações detalhadas na edição de O Sistemático da semana passada continuam mantidas.

DIRETORIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROMOVE TREINAMENTO

Nesta quinta e sexta-feira, dias 9 e 10 de dezembro, estará sendo promovido pela DAI – Diretoria de Avaliação Institucional, um treinamento para formação de Agentes de Verificação das Informações das IFES.

Este treinamento será realizado na Biblioteca Universitária e terá a participação de outras instituições. Estarão presentes: o CEFET-MG, a UFSJ, a FAFEID, a UFOP, a UFV e a UFU.

Pela UFMG participarão funcionários da Prograd e PRPG. O CECOM também estará presente. Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Gilmar Lima Guimarães comparecerão com o objetivo de verificar questões relacionadas aos sistemas acadêmicos da universidade, em funcionamento e sendo desenvolvidos.

NOVO PRÉDIO DO DPFO VAI SER INAUGURADO

Está marcada para amanhã, dia 10, às 08:30, a cerimônia de inauguração da nova sede do Depto. de Planejamento Físico e Obras (DPFO) da UFMG. O prédio está localizado em frente ao Horto Florestal, no Campus Pampulha.

SAÍDA DO CECOM

A estagiária Carolina Lauriano da Silva, da DRC – Divisão de Redes de Comunicação – , pediu demissão do quadro do CECOM no dia 30 de novembro.

Ela entrou para o CECOM em abril de 2004, ficando na DRC até a sua saída.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Um simples gesto que ajuda as mulheres a terem acesso a Mamografia Digital Gratuita. Você pode salvar vidas. Divulgue esta idéia. Vá até http://www.cancerdemama.com.br/.

– Com muita satisfação, a Controladoria Geral da União disponibiliza, aos brasileiros, este Portal da Transparência (http://www.portaldatransparencia.gov.br/), na execução dos compromissos democráticos do Governo do Presidente Lula. Trata-se do mais abrangente banco de informações, aberto à população, sobre o uso que o Governo Federal faz do dinheiro que arrecada em impostos: o seu dinheiro. Estão aqui relacionados os gastos em educação, saúde, segurança, entre outros, realizados em seu município, na sua cidade, seja diretamente pelo Governo Federal, ou por meio de convênios ou repasses aos estados, prefeituras, organizações não-governamentais e fundações.

– O transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros, no Brasil, é um serviço público essencial, responsável por uma movimentação superior a 140 milhões de usuários/ano. A Agência Nacional de Transportes Terrestres é o órgão competente pela outorga de permissão e de autorização, para a operação desses serviços, por meio de Sociedades Empresariais legalmente constituídas para tal fim. Esta consulta permite listar quais as linhas e respectivas empresas de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros que passam por uma determinada localidade. Veja o site http://www.antt.gov.br/transp/secao_uma_ localidade.asp.

– Para quem gosta da brincadeira do amigo oculto, ficou mais fácil fazer o sorteio. Aponte seu navegador para a página Amigo Secreto (http://www.amigosecreto.com.br), cadastre toda a turma e crie seu próprio grupo. O sorteio pode ser virtual e ainda envia mensagem oculta para seu grupo.

– Família é família em qualquer religião. O Ministério Cristão de Apoio à Família é uma instituição cristã-evangélica pró-família, sem fins lucrativos. Organizada em 07 de março de 1997, constituída de um Conselho Administrativo, composto de 9 membros, renovado anualmente, e de um Diretor Geral escolhido pelo Conselho. Saiba mais em http://www.clickfamilia.org.br.

– Relaxe!! Respire fundo!! Agora, acesse a página http://www.playwithyourmind.com/ e tente entender as regras do jogo e fazer o óbvio, que é jogar. Alguns são tão complicados que levam horas. (Site em Inglês)

– Nas igrejas, nos bairros e comunidades, nos grupos de auto-ajuda e nos clubes, nas associações culturais e esportivas, nas instituições sociais e nas empresas, um número imenso de pessoas se ajudam umas às outras e ajudam a quem está em situação mais difícil. Ainda que não se chamem a si mesmos de voluntários. Ao doar sua energia e sua generosidade, os voluntários estão respondendo a um impulso humano básico: o desejo de ajudar, de colaborar, de compartilhar alegrias, de aliviar sofrimentos, de melhorar a qualidade da vida em comum. Compaixão e solidariedade, altruísmo e responsabilidade são sentimentos profundamente humanos e são também virtudes cívicas. Consulte o endereço http://www.portaldovoluntario.org.br/site/.

– Este serviço comunitário tem como objetivo auxiliar 83 milhões de brasileiros que querem ser voluntários a encontrarem uma entidade ou causa de seu interesse e ajudar mais de 4.850 entidades a encontrarem voluntários. Não deixe de visitar a página em http://www.voluntarios.com.br/.

– O grupo de comunicação alemão Deutsche Welle liberou o resultado da escolha do melhor Blog. O Blog que ganhou segundo lugar foi “Por um punhado de Pixel” de um brasileiro, que mora nos EUA.Visite o endereço http://www.nemonox.com/ppp/.


DIVULGADA RELAÇÃO DAS CHAPAS PARA AS ELEIÇÕES NA UFMG

A CAC – Coordenadoria de Assuntos Comunitários – divulgou a relação das chapas inscritas e homologadas para as eleições para os órgãos colegiados e comissões permanentes da UFMG. As eleições serão realizadas no dia 15 de dezembro e, também no Hospital das Clínicas, no dia 14/12.

A relação está afixada no flanelógrafo do 8o andar, perto da sala do café.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nas últimas semanas, as seguintes notícias:

Governo expõe aplicação dos recursos na web (29 de novembro/2004) – A Controladoria Geral da União (CGU) colocou no ar o Portal da Transparência, onde promete informações detalhadas sobre o que é feito com os recursos públicos federais.
A idéia não é só dar ao cidadão o direito à informação sobre o que é feito com o seu dinheiro pago em impostos, mas também ajudar no combate à corrupção. No portal estão relacionados os gastos em educação, saúde e segurança, entre outros, realizados em cada cidade brasileira diretamente pelo Governo Federal ou por meio de convênios ou repasses aos estados, prefeituras, organizações não-governamentais e fundações. Entram no ar primeiro informações sobre programas como o Bolsa Família, o Bolsa Alimentação e o Auxílio Gás, com a relação nominal de todos os beneficiários e quanto cada um recebeu.
Segundo a Agência Brasil, são 80 milhões de registros no ar e mais 60 milhões serão acrescentados até o final do ano. Na próxima fase, o portal ganhará um sistema de busca avançada específico para pessoas com algum conhecimento técnico, como pesquisadores, estudiosos de finanças públicas ou organizações não-governamentais.
O endereço do portal é www.portalda transparencia.gov.br.

Profissão de analista terá debate na Câmara (29 de novembro/2004) – A profissão de analista de sistemas será tema de uma audiência pública que a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática promove nesta quinta-feira, dia 2.
O debate discorrerá sobre o Projeto de Lei 815/95, que regulamenta a profissão, e sobre o Projeto de Lei 6640/02, de autoria do deputado José Carlos Coutinho (PFL-RJ), que apensado ao primeiro, cria o Conselho Federal e os conselhos regionais de Informática. Segundo a Agência Câmara, a audiência requerida pelos deputados Vanderlei Assis (PP-SP) e Jamil Murad (PCdoB-SP) começa às 10 horas, no plenário 13.

22,5 milhões de isentos declararam via web (01 de dezembro/2004) – Dos 56,5 milhões de declarações de isento do Imposto de Renda 2004, 22,5 milhões foram entregues via internet.
A web ficou atrás das lotéricas na preferência dos cidadãos: elas receberam 29,7 milhões de documentos. Atrás vierem as agências dos Correios (3,1 milhões) e o telefone (632 mil). O número total de declarações recebidas superou em seis milhões a expectativa da Receita Federal.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no 37, de 06/12/1984, publicou notícias sobre a Carteira de Identidade Funcional, a contratação do programador Antônio Carlos Cortez e Silva, a criação do Centro Piloto da Informática na Educação, programa de treinamento do CECOM, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

CURSO ADMINISTRAÇÃO DE DADOS
O analista Efigênio Vieira Ataíde, da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, vai participar nos dias 17, 18 e 19 de dezembro, do curso Administração de Dados, que vai ser promovido pela Sucesu-MG em sua sede em Belo Horizonte.

REMANEJAMENTO DE PESSOAL
Lindaura Rosa dos Santos, do Setor de Digitação da Divisão de Produção, foi remanejada, a partir do dia 03 de dezembro, para a Divisão de Núcleos Computacionais/Hospital das Clínicas.



Eventos



UFMG COMEMORA NATAL COM PROGRAMAÇÃO CULTURAL

A UFMG preparou uma programação especial para as comemorações de Natal deste ano. Nos dias 13, 15, 17 de dezembro (segunda, quarta e sexta-feira) acontecerão apresentações culturais, na Praça de Serviços, às 12:30, para as comunidades acadêmica e externa.

No domingo, dia 19, é a vez do Museu de História Natural e Jardim Botânico receber as atrações especiais, que terão início às 9:00 com a abertura do Presépio do Pipiripau. A programação do Museu faz parte da quarta edição do projeto Domingo no Campus, promovida pela DAC, ProRH, UFMG Jovem, CAC e Fundep, com apoio da Nossacoop.

Essa é a primeira vez que o evento se realiza fora do campus Pampulha. O objetivo é dar um caráter itinerante ao Domingo no Campus, expandindo-o para outras unidades da Universidade, para que pessoas da comunidade externa conheçam e participem das atividades.

O Domingo no Campus no Museu contará com oficinas, exposição da Rede de Museus, espetáculos teatrais e diversões para crianças. Também farão parte do evento, a Feira de Arte, Artesanato e Alimentação dos Servidores da UFMG e Colaboradores da Fundep e a apresentação da Orquestra Mineira de Violas. As atividades no Museu encerram-se às 16:00.

Os eventos da programação de Natal no campus Pampulha são gratuitos e abertos a toda a comunidade. Para o Domingo no Campus, no Museu de História Natural e Jardim Botânico, será cobrada entrada de R$ 3,00, com gratuidade para menores de cinco anos e maiores de 65, funcionários da UFMG com a carteira funcional e colaboradores da Fundep com bottom. O Museu fica à avenida Gustavo da Silveira, 1035, bairro Santa Inês. Outras informações pelos telefones 3499-4427 e 3499-4428.

Programação
Dia 13 de dezembro – Praça de Serviços
Show com o grupo “Copo Lagoinha” (MG)
Grupo de samba e choro que faz releituras de grandes compositores da música brasileira.

Dia 15 de dezembro – Praça de Serviços
Concerto com o Ars Nova – Coral da UFMG

Dia 17 de dezembro – Praça de Serviços
Show com a Orquestra Mineira de Violas. O grupo apresenta músicas sertanejas de raiz.

Dia 18 de dezembro – Museu de História Natural e Jardim Botânico: Feira de Arte, Artesanato e Alimentação dos Servidores da UFMG e Colaboradores da Fundep
15:00 – Epetáculo teatral Sereno da Madrugada – a Folia dos Mascarados, com o grupo Oficina de Peripécias Teatrais.

Dia 19 de dezembro – Museu de História Natural e Jardim Botânico: 9:00 – Abertura do Presépio do Pipiripau – Abertura da exposição da Rede de Museus, Feira de Arte, Artesanato e Alimentação dos Servidores da UFMG e Colaboradores da Fundep.
de 10:00 às 15:00 – Oficinas: A Pequena Aranha Marrom, Plantas Aromáticas e Medicinais, Confecção de Papéis Artesanais, Qualidade de Vida.
Eventos Culturais: Espetáculo de Bonecos, Espaço de Brincadeiras, Orquestra Mineira de Viola.

(Fonte: Site da UFMG: http://www.ufmg.br/online/arquivos/001120.shtml)

FESTA DE NATAL DO CECOM

Está marcada para o dia 16 de dezembro, na próxima semana, a Festa de Natal dos funcionários do CECOM. A comissão organizadora da festa está recolhendo a contribuição de cada participante, faltando ainda muitos funcionários para confirmarem a presença.

A festa vai ter início às 12:00, com um churrasco de confraternização. A comissão espera que a chuva dê uma trégua e no dia esteja um belo dia, com muito sol.

O mapa do local da festa já está pronto e será distribuído na próxima semana.

Quanto à ornamerntação do CECOM, o subsolo foi enfeitado pela Elza, que faz esse trabalho todos os anos. No 8º andar, só está faltando o Papai Noel inflável, cuja presença já foi reclamada. Logo, ele estará junto à arvore de luzes e cores.

Agora, é esperar pela festa e torcer para que tudo dê certo.

Um detalhe da lareira do 8o andar

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Cláudia Galinkin, aniversariante de hoje, dia 09. Os parabéns para os ex-ceconianos: Sálvia Maria de Figueiredo Moreira e José Arcênio da Silva, no dia 14.

SAÍDA DO CECOM: Elizângela de Souza Prado pediu demissão do CECOM, após 7 anos trabalhando na recepção do 8o andar. Ela enviou e-mail de despedida para todos, deixando o agradecimento por tudo o que aprendeu nesses anos e um feliz Natal e próspero Ano Novo. Com a sua saída, está sendo contratada Cristina Maria de Queiroz.

FORMATURA: Vai ser amanhã, dia 10 de dezembro, às 19:00, no Auditório III do ICB, a solenidade de formatura do curso de Física da UFMG. Entre os formandos os ex-estagiários do CECOM, Esdras Viggiano de Souza e Wagner Patrick Junqueira de Souza Coelho Nicácio.

Esdras

Patrick


E-MAIL RECEBIDO: Adriana Aparecida de Melo enviou e-mail dizendo que tem rcebido o jornal do CECOM e que está saudosa dos ceconianos. O Sistemático agradece e envia um abraço.


MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 18 de novembro, Fernando Frota teve uma comemoração agradável do seu aniversário. Os estagiários da DRC prepararam uma surpresa com direito a bolo, salgadinhos e refrigerantes, na pequena sala do café da divisão. Entre estagiários e ex-estagiários, estiveram presentes além de Antônio Carlos Soares: Lelé, Xina, Márcia Lemos, Alda e Alexandre. As fotos são de autoria de Alexandre Fonseca, Robson Barreto e Luciana Fujii.

Xina, Frota e Carla

Frota lendo o cartão de aniversário, Guilherme e Lelé

A alegria do Frota com a surpresa

Carolina, Luciana Fujii e Carla

Luciana Fujii, Carla e Frota

À frente: Robson e Heitor. Atrás: Rodrigo, Carla, Dante, Frota e Carolina