Sistemático: Edição 1231 – 17/12/2004


Notícias



SICPAT TEM DATA DE IMPLANTAÇÃO DEFINIDA

O projeto de desenvolvimento do novo Sistema de Controle Patrimonial – o SICPAT – teve sua última reunião do ano de 2004 realizada nesta terça-feira, dia 14/12. Das sete iterações previstas no projeto – uma iteração é um conjunto de funcionalidades do sistema – as quatro primeiras e mais complexas já estão implementadas e liberadas para o DSG efetuar os testes finais de aceitação. As outras três estão em desenvolvimento e até final de fevereiro/2005 estarão implementadas.

Com relação ao inventário atual, fechamento de 2004, e à conversão do atual sistema ATM para o SICPAT, ficou decidido:

– O novo sistema SICPAT entrará em produção oficial, em substituição ao atual sistema ATM, no dia 1o. de março de 2005.

– Todos os bens existentes no ATM, inventariados em 2004 ou não, serão migrados para o SICPAT.

– No SICPAT haverá indicação se o bem foi ou não inventariado, prevendo também a data em que o bem foi inventariado pela última vez.

– O sistema ATM estará em execução normal até o dia 20/12/2004. A partir de 21/12/2004 não mais estará disponível para aceitar qualquer tipo de atualização. O inventário de 2004, por determinação da Administração Central, também deverá encerrar no próximo dia 20.

– Entre 21 e 31/12, as unidades e o Departamento de Contabilidade e Finanças estarão efetuando o fechamento de 2004.

– Durante os meses de janeiro e fevereiro de 2005, o CECOM e o DSG farão a conversão das bases de dados do ATM para o SICPAT. O usuário que necessitar efetuar algum lançamento no ATM nesse período, deverá aguardar até 1º de março de 2005, quando então efetuará os lançamentos já no SICPAT.

– As Unidades Gestoras poderão continuar efetuando seus inventários e anotando os resultados em relatórios próprios. A partir de março de 2005 os dados poderão ser lançados no SICPAT.

– No período de 21/02 a 04/03/2005, o DSG e o CECOM darão treinamento do novo Sistema SICPAT para os responsáveis pelo patrimônio das Unidades Gestoras.

Participaram da reunião: Elizabeth Gonçalves Bastos (PRA); Fernando de Souza Guimarães e Jorge Luiz Domingues Dias (DSG); Regina Helena Moura Brandi e Gilmar Lima Guimarães (CECOM).

UFMG INICIA ATUALIZAÇÃO DO BACKBONE DA REDE UFMG

Esta semana, foram iniciados os serviços de atualização da infraestrutura da Rede UFMG, com a passagem de cabos de fibra entre os prédios do Campus Pampulha. Esta atualização visa levar a tecnologia Gigabit Ethernet (1000 Mbps) até os armários de distribuição da rede, dentro dos prédios. Hoje são utilizadas duas tecnologias: Gigabit ethernet entre os pontos principais da rede (ICEx, FAFICH, Escola de Veterinária e Reitoria) e Fast-Ethernet (100 Mbps) na distribuição para os outro prédios e até os armários internos.

A topologia de rede da Universidade pode ser conferida no site do CECOM no endereço serviços de rede.

As obras de passagem de fibra no Campus Pampulha devem terminar no início de janeiro/2005, ocasião em que serão iniciadas as obras no Campus Saúde. No início do próximo ano, também, a DRC deverá iniciar a instalação dos equipamentos com tecnologia Gigabit ethernet, já recebidos, nos prédios do Campus Pampulha que já contam com infraestrutura interna em fibra.

A última fase do projeto prevê pequenas interfências para complementar a rede em algumas unidades acadêmicas e a montagem de uma infraestrutura mínima de rede, em fibra, na Escola de Arquitetura, Escola de Belas Artes e Faculdade de Direito.

Todo este investimento está sendo possível com a utilização de recursos do Projeto CTInfra3.

DAP SOLICITA DOCUMENTOS PARA NOVO ENQUADRAMENTO

O DAP – Depto. de Administração de Pessoal solicita aos funcionários ativos e inativos e pensionistas que procurem a Secretaria de suas unidades/órgãos para abertura de processo para fins do novo enquadramento.

Deverá ser preenchido um formulário e anexados os certificados de escolaridade formal superior ao previsto para o ingresso no cargo e reconhecido pelo Ministério da Educação e dos cursos de capacitação.

Para os funcionários inativos, a titulação adquirida após a aposentadoria não é válida.

Os funcionários do CECOM devem procurar a DAA – Secretaria, munidos do original e cópia dos documentos, para preenchimento do formulário e assinatura na listagem de comprovação de abertura do processo.

O prazo final para abertura do processo e entrega no DAP é 17 de janeiro de 2005.

DRC ATUALIZA LINUX

A DRC atualizou o sistema instalado nos servidores de e-mail e www do Centro Pedagógico (CP) e do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). As versões do Linux instaladas nestas duas unidades já não contavam com atualizações de segurança disponibilizadas pela RedHat, distribuição utilizada como padrão pela DRC na montagem de servidores. No CP, além do Linux, foi instalado um servidor de banco de dados (MySQL), para utilização em uma aplicação local. No ICB, o sistema de webmail também foi substituído.

Todos os sistemas e pacotes instalados nas duas unidades são de uso gratuito. O serviço foi executado por Fernando Frota Machado de Morais e Robson Nogueira Barreto.

DCC EMPOSSA NOVO CHEFE

O novo chefe do Depto. de Ciência da Computação é o prof. Alberto Henrique Frade Laender, em substituição ao prof. Virgílio Augusto Fernandes de Almeida. O prof. Laender assumiu a chefia do DCC no dia 14 de dezembro, juntamente com a subchefe profa. Mariza Andrade da Silva Bigonha.

ÚLTIMA EDIÇÃO DO ANO

O Sistemático não vai circular nas duas próximas semanas, retornando na primeira semana de janeiro de 2005.

Sendo esta a última edição do ano, a Redação vem agradecer a todos, como faz todos os anos, pela contribuição de cada um no sentido de que O Sistemático esteja presente todas as semanas relatando os feitos ceconianos. Espera contar com a colaboração de todos os seus leitores em 2005.

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS!


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES
Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– São Paulo, julho de 2004: inspirada na obra de Câmara Cascudo, a frase “o melhor do Brasil é o brasileiro” simboliza o movimento lançado pela ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – e dirigido a toda a Nação com o objetivo de resgatar os níveis de auto-estima do brasileiro, que estão em baixa, e, nesse empuxo, aumentar seu patamar histórico, que nunca foi muito elevado (com raras exceções, como em momentos de grandes conquistas esportivas). Vá até http://www.aba.com.br/omelhordobrasil/.

– Você já viu uma página da Web gostosa? Não, não pense bobagem! É uma página que dá vontade de comer. Se fosse possível… Aponte seu navegador e veja o que a empresa Sadia tem para o seu natal e para o dia a dia. São cinco opções para a ceia, arrumando a mesa, escolhendo a bebida certa e outras dicas. Vá até lá e veja você mesmo em http://www.sadia.com.br/natal2004.

– Empregado, normalmente, enquanto não é chefe se comporta de uma maneira, e quando vira chefe é o diabo cobrando juros. Se você passa por isto e odeia o seu chefe, extravase as sua ira e aponte seu navegador para uma animação de muita violência e sangue.Pode não ser uma boa dica, só que isto acontece em várias empresas e no pensamento de cada um. Isto está em http://www.whackyourboss.com.

– Se você gosta de flauta e procura por partituras, acabou de encontrar uma página que se dedica a este instrumento. São vários meses de pesquisa em sites alemães e ingleses para reunir um grande acervo de partituras direcionadas a flauta-doce. Para quem estuda o instrumento é uma boa pedida. As partituras estão sendo editadas e há previsão de, pelo menos, duas atualizações por mês. Veja em http://www.flautadoce.com.br/.

– O Ministro da Educação, Tarso Genro, apresentou, no dia 14, aos senadores da Comissão de Educação do Senado Federal o anteprojeto da Lei de Educação Superior. Segundo o ministro, a proposta, que permanecerá aberta para o debate com a sociedade até 15 de fevereiro, tem quatro características: refinanciamento, expansão, qualidade e regulação das instituições públicas e privadas de ensino superior. A reforma universitária deverá tramitar no Congresso Nacional a partir de março. Veja mais em http://www.mec.gov.br/reforma/.

– O CTS dirige no Brasil o projeto Creative Commons, um projeto criado pelo Professor Lawrence Lessig, com sede na Universidade de Stanford. Mais de dez países já fazem parte do Creative Commons, tendo o Brasil sido pioneiro, juntamente com a Finlândia e o Japão. O CTS trabalhou ativamente na adaptação das licenças do Creative Commons para nosso ordenamento jurídico, tendo levado o Brasil a ser o país pioneiro no desenvolvimento das licenças CC-GNU GPL e CC-GNU LGPL, hoje utilizadas oficialmente pelo governo brasileiro para o licenciamento de software livre. Saiba mais em http://www.direitorio.fgv.br/cts/.


PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, no início de dezembro, as seguintes notícias:

Regulamentação de analistas gera controvérsias (03 de dezembro/2004) – A Comissão de Ciência e Tecnologia realizou ,no dia 2/12, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei 815/95 que regulamenta a profissão de analista de sistemas e cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Informática.
A audiência foi realizada para solucionar as dúvidas dos parlamentares sobre o tema, mas mostrou que a questão é ainda mais controversa do que se imaginava. Segundo a Agência Câmara, existem duas correntes bem definidas: aqueles que são contra a regulamentação profissional, a reserva de mercado e a restrição do acesso à informática; e aqueles que defendem a regulamentação como forma de preservar os profissionais, por meio da criação de conselhos reguladores e de um código de ética próprio. O deputado Vanderlei de Assis (PP-SP), relator da matéria, disse que será difícil encontrar um meio-termo para resolver o impasse.
Uma das preocupações seria uma provável redução do mercado de trabalho para os técnicos em computação, profissionais que não possuem diploma de nível superior. Os parlamentares também discutem o dinamismo do setor, com profissões que surgem e são extintas ao longo do tempo. Para os participantes, o conceito de analista de sistemas já está defasado e não abrange todas as funções exercidas por profissionais da informática, como os engenheiros de software e de redes. “Se essa lei tivesse sido aprovada na década de 80, nós teríamos regulamentado as profissões de perfurador de cartão, conferente de dados e classificador de dados, que não existem mais. A profissão de analista de sistemas está fadada a desaparecer a médio prazo”, declarou o coordenador do curso de computação do Uniceub, Centro Universitário de Brasília, Paulo Roberto Foina.
Já o coordenador do Curso de Sistemas de Informação do Unieuro, Centro Universitário Euro-Americano, João Francisco Guimarães, defende a regulamentação e acha inadmissível os trabalhadores do setor não terem um conselho profissional que os ampare. “A área de computação é pioneira em não aplicar a CLT, a maioria trabalha por contrato civil e autônomo, fica entregue à própria sorte”, disse, segundo a Agência Câmara. Mas concordou que o conceito de analista de sistemas está ultrapassado e que outros setores precisam ser incluídos.
Ainda segundo a Agência, Roberto da Silva Bigonha, diretor de regulamentação da profissão da Sociedade Brasileira de Computação, defendeu uma regulamentação diferente para o setor, de forma a não deixar a área de informática vulnerável à pressão de outros conselhos profissionais, como o de Engenharia.

Telefone fixo popular pode sair em abril de 2005 (06 de dezembro/2004) – O Aice, telefone popular formatado pela Anatel para funcionar com cartões pré-pagos, pode começar a ser vendido no país já a partir de abril do ano que vem. A informação foi dada ao jornal Agora São Paulo por Edmundo Matarazzo, superintendente de Universalização da Agência.
Aice é a sigla para Acesso Individual Classe Especial. A última documentação sobre o assunto publicada no site da Anatel, em setembro de 2003, diz que o projeto surgiu “da constatação, pela Agência, de que a oferta do padrão básico atual não oferecia alternativas a todos os segmentos da sociedade”. No texto, Matarazzo explicou que os domicílios espalhados pelo país que não possuem telefone representam “uma parcela de potenciais beneficiários dessa classe de serviço”.
Pela proposta, o assinante do Aice poderá fazer chamadas DDD, DDI, locais, para telefones móveis, receber ligações, realizar chamadas a cobrar e mesmo usar a linha para acessar a internet. Há planos ainda para usá-lo na substituição dos Telefones de Uso Público, os orelhões.
Segundo a Anatel, o Aice está previsto no novo Plano Geral de Metas para Universalização (PGMU), integrante dos contratos de concessão que foram assinados no ano passado pelas operadoras de telefonia fixa e que valem para o período de 2006 a 2025.
Ao jornal Agora, Matarazzo informou que o usuário poderá falar 25 minutos pelo custo de nove reais, sem pagar tarifas de habilitação, instalação e assinatura. As linhas Aice serão de uso exclusivo residencial e a Agência espera beneficiar 12 milhões de famílias com o novo sistema.

Idec perde na Justiça e assinatura básica continua (06 de dezembro/2004) – A Justiça negou, em segunda instância, o pedido de liminar feito pelo Idec em ação coletiva para o fim da cobrança de assinatura básica mensal pelas operadoras de telefonia fixa Telefônica, Brasil Telecom e Telemar.
A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, também é ré na ação aberta pelo Idec.
A decisão da desembargadora Alda Basto, do Tribunal Regional Federal, mantém a decisão do juiz Otávio Henrique Martins Port, da 9ª Vara da Justiça Federal em São Paulo, que no início de outubro negou o mesmo pedido do IDEC para o não pagamento da assinatura de telefonia fixa.
Segundo a Telefônica, no documento a desembargadora alega que sua decisão se deve “por entender válida e legítima a cobrança da tarifa relativa à assinatura mensal de linha fixa, bem como por não vislumbrar qualquer inconstitucionalidade ou ilegalidade na cobrança”. A decisão do TRF é válida para todo o território nacional.

Empresas não podem usar 0300 para reclamações (07 de dezembro/2004) – A Anatel proibiu, no dia 6/12, que as empresas usem telefones com o prefixo 0300 para o recebimento de reclamações de seus clientes.
As linhas 0300 são tarifadas, ou seja, o usuário paga para fazer sua reclamação, o que é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor. A Anatel fixou também nesta segunda-feira o valor do minuto de uso em 0,051 de centavo para ligações feitas de telefone fixo e de 60 a 67 centavos para chamadas por celular, uma redução, em alguns casos, de até 88%. Atualmente, a chamada por celular para números 0300 fica em mais de 70 centavos, com impostos, e por telefone fixo em 29 centavos, mais impostos.
Segundo a Agência Brasil, empresas aéreas, agências de viagens, empresas de tevê a cabo ou quaisquer outras que utilizem o 0300 para falar com o consumidor têm 120 dias para se adaptar à norma e 180 dias para resolver se continuarão a usar o serviço. Pedro Jaime Ziller, presidente da Anatel, defendeu que o prefixo gratuito 0800 é o que deve ser usado na prestação de serviços ao consumidor.
Lenovo compra divisão de PCs da IBM (08 de dezembro/2004) – A fabricante chinesa Lenovo vai pagar pelo menos 650 milhões de dólares em dinheiro e mais cerca de 600 milhões de dólares em ações pela divisão de computadores pessoais da IBM.
Com isso, a Big Blue se torna a segunda maior acionista da Lenovo, com 18,9% da companhia. Essa parte do acordo deverá ser renovada a cada três anos. Além disso, a Lenovo assumirá aproximadamente 500 milhões de dólares em compromissos financeiros firmados pela IBM.
O negócio deve ser finalizado no final do segundo trimestre de 2005, após a aprovação dos acionistas da Lenovo e das entidades regulatórias. A divisão de PCs da chinesa IIPC (International Information Products Company), que pertence à IBM e à Great Wall, também irá para as mãos da Lenovo – com exceção da produção de servidores eServer xSeries.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no. 38, de 13/12/1984, publicou notícias sobre o encerramento do programa de treinamento do ano, a festa de Natal do CECOM, o concurso de decoração de Natal do CECOM, a entrevista de Gino Ottoni Durante na seção “Um Pouco de Nós”, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

B6700 – SUBSTITUIÇÃO DE UNIDADES DE DISCOS
A Burroughs Eletrônica doou à UFMG 4 drives de discos magnéticos modelo 225 (87 MBytes para disco). Estas unidades substituirão as unidades de modelo 215 (50 MBytes para disco), que foram remanejadas da UnB e que desde a sua instalação na UFMG vem apresentando sérios problemas motivados pela incompatibilidade com o modelo do processador de E/S aqui instalado e pela falta de peças de reposição.
Assim, o CECOM passará a contar com um modelo único de unidades de discos removíveis (total de 12 drives modelo 225).

MANNESMANN DOA PANELAS DE DISCOS À UFMG
A Mannesmann está doando à UFMG 9 panelas de discos magnéticos (modelo 225), em virtude da substituição de suas unidades de discos por outras de fabricação nacional.



Eventos



FESTA DE NATAL DO CECOM FOI REALIZADA COM SUCESSO

A Festa de Natal dos funcionários do CECOM foi realizada ontem, dia 16, com um churrasco de confraternização. Mesmo com um número de participantes inferior aos anos anteriores, pelos comentários ouvidos hoje pela manhã, a festa foi um sucesso. O tempo ajudou com um dia de muito calor e muito sol. A festa foi realizada em um sítio localizado na Enseada das Garças, região da Pampulha, o mesmo local do ano passado.

A Comissão Organizadora da festa agradece a todos que participaram do evento com muita alegria e união.

Como foram tiradas muitas fotos, O Sistemático vai publicar, nas primeiras edições de 2005, as imagens que marcaram este encontro de Natal.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Aleixina Maria Lopes Andalécio, hoje, dia 17; prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, no dia 24; Raimundo Natalino Chaves, no dia 25; e Ronaldo Araújo Costa, no dia 03 de janeiro. Os parabéns para os ex-ceconianos: Eduardo José Tostes Barbosa e José Caetano Pinto, no dia 17; Esdras Viggiano de Souza e Dimas Afonso de Souza, no dia 22; Grace França Versiani, no dia 23; Sueli de Jesus Ferreira, no dia 25;Luís Diniz Ferreira, no dia 26; Romildo Monte e Matheus Moreira dos Santos, no dia 27; Cláudio Antônio Mussi, no dias 29; Carlos Ferreira de Vasconcellos, no dia 30; Pedro Luiz Caetano Filho e José Antônio de Faria (DCC), no dia 1o. de janeiro; Rodrigo Cazeta, no dia 02; Luiz Antônio Soares, no dia 03; e Luiz Henrique de Araújo Vecchio, no dia 06.

NOVO FUNCIONÁRIO: Iniciou suas atividades no CECOM, em 1o. de dezembro/2004, o funcionário Emerson Henrique Kfuri Pereira, contratado a partir do Concurso Público realizado pela UFMG no 1o. semestre desse ano. Emerson está lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria do Centro de Computação onde executará atividades de suporte ao ambiente de serviços e sistemas do CECOM. Ele foi estagiário na própria DAC de janeiro de 2003 a abril de 2004.

FORMATURA:
A solenidade de formatura dos alunos do Ensino Médio – 2004 da Funec – Unidade Pampulha vai ser realizada hoje, dia 17, às 19:30, no Teatro Municipal de Contagem. Entre os formandos está Samuel de Freitas, do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, lotado no CECOM.

MENSAGEM DA ATI E CECOM PARA TODOS

Árvore de Natal do CECOM de 2001 Foto: Renato Righi Arte: Alexandre Fonseca