Sistemático: Edição 1232 – 20/01/2005


Notícias



GRUPO TELEMAR VENCE PREGÃO DE SERVIÇOS DE DDD E DDI

Nesta terça-feira, dia 18, o CECOM realizou o pregão para contratação de serviços telefônicos de DDD e DDI. A disputa foi acirrada entre as empresas que participaram do processo. Estiveram presentes a Embratel (fornecedora atual), Telemar, TNL PCS S.A., Telefônica e CTBC.

As vencedoras foram a Telemar para o serviço DDD e a TNL para o serviço DDI, ambas pertencentes ao grupo Telemar. Elas passarão a prestar estes serviços para a universidade pelos próximos 24 meses.

A coordenação do processo esteve a cargo da DAA, com participação da diretora Márcia Regina Lemos, além da estagiária Arêssa Manúcia de Oliveira. O acompanhamento técnico foi realizado pela DRC, com a participação de Fernando Frota Machado de Morais e Antônio Carlos Soares.

Agora, a DAA providenciará a assinatura dos contratos e posterior ativação dos serviços. Em seguida, será feita a programação das centrais telefônicas para que a ligação através do “31” seja feita de forma obrigatória, independentemente do código de operadora discado pelos usuários da comunidade interna. Ao longo das próximas semanas informações a respeito serão repassadas para a comunidade.

Dados relacionados à economia financeira esperada serão informados posteriormente.

DRCA E ATI PREPARAM NOVIDADES PARA O REGISTRO ACADÊMICO

Este ano, os candidatos aprovados no Vestibular da UFMG contarão com uma novidade para efetuar seu registro na Universidade. Atendendo sugestão do Depto. de Registro e Controle Acadêmico, o CECOM desenvolveu sistema que permitirá ao calouro o preenchimento da ficha de registro acadêmico através da Internet, facilitando assim todo o processo, pois, no período do registro acadêmico, os calouros já terão disponíveis no DRCA os seus dados cadastrais, para conferência.

Além disso, durante o processo de Registro o LCC (Laboratório de Computação Científica) manterá serviço de distribuição de NIPs para os calouros. Isso permitirá que eles possam se inscrever no Grude tão logo tenham acesso a um computador, seja em casa, em locais de uso público, ou mesmo no CAID (Centro de Acesso à Informação Digital) que estará à disposição, no 4o andar do prédio da Biblioteca Universitária, com 60 pontos de acesso disponíveis.

Com esta distribuição dos NIPs integrada ao processo de Registro, o CECOM deixará de gerar para os calouros a antiga senha utilizada para acesso ao IAG, Avaliação de Disciplinas, Matrícula on-line e Pergamum. Os três primeiros serviços passarão a ser acessados pelos calouros através de sua senha no Grude. Quanto ao Pergamum, eles passarão a cadastrar senha específica quando forem receber sua carteira, por se tratar de sistema desenvolvido por terceiros, cuja integração ao Grude demandará outras ações futuras.

INA ESTÁ PRONTO PARA EMISSÃO DOS RELATÓRIOS DEPARTAMENTAIS

Em dezembro do ano passado o CECOM, a Proplan e a CPPD se reuniram para revisar as demandas relativas a alterações nas diversas partes que compõem o Relatório Departamental. As necessidades apontadas geraram atividades de desenvolvimento que ficaram a cargo de Maximiliano Luiz Souza Guimarães, da DAS.

A nova versão do módulo Relatório Departamental do INA foi publicada no dia 14/01/2005 e está disponível para que a comunidade acadêmica possa emitir as informações solicitadas pela CPPD. O prazo para entrega do Relatório Departamental em 2005, relativo às atividades docentes de 2004, se encerra em 28 de fevereiro.

As principais novidades implantadas foram as seguintes:

– Inclusão de súmulas para os seguintes relatórios: Bancas Acadêmicas/ Administrativas, Bancas de Exame de Pós-graduação e Comissões;
– Divisão do relatório súmula das Atividades Docentes em Grupo I, composto de Publicações, Produções e Orientações e Grupo II, composto de projetos, Participação em eventos e atividades administrativas.

IMPLANTADA GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO – GRU

Com a implantação da Guia de Recolhimento da União – GRU, o Centro de Computação está orientando toda a comunidade universitária sobre os novos procedimentros para ressarcimento de ligações telefônicas particulares.

O pagamento deve ser feito da seguinte forma:
1. Gerar Guia de Recolhimento (GRU) pela Internet, acessando o site www.tesouro.fazenda.gov.br
– clicar Portal SIAFI, à direita; clicar Guia de Recolhimento, à esquerda
– impressão – GRU simples, menu à esquerda
-efetuar preenchimento usando como código da unidade 153258, gestão 15229 e recolhimento 68888-6
– emitir a guia gerada.
2. A guia só pode ser quitada no Banco do Brasil (para pagamento em cheques deve ser gerada uma GRU para cada cheque).

O Atestado de Serviço, cujo modelo está disponível no site do CECOM (www.ufmg.br/dti/cecom/co_tele_atestados. shtml), juntamente com a Guia de Recolhimento devidamente quitada, deverá ser encaminhada para a Divisão de Apoio Administrativo do CECOM, 8o andar da Reitoria.

PROFESSOR MÁRCIO BUNTE INTEGRA NOVA DIRETORIA DA SUCESU

O diretor de Tecnologia da Informação da UFMG, Márcio Bunte de Carvalho, é o novo vice-presidente de Soluções Educacionais Universitárias da Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações – Sucesu. A eleição ocorreu no final de 2004 e a nova diretoria deverá cumprir mandato de dois anos.

Criada em 1968, a Sucesu é uma das mais ativas e influentes entidades nacionais de representação política de empresas e profissionais do setor de informática. “Com a nova gestão, queremos fortalecer o papel desses usuários”, explica Márcio Bunte. Além de participar de colegiados de federações internacionais, a Sucesu integra o Comitê Gestor de Internet no Brasil.

(Fonte: Boletim Informativo da UFMG, Ano 31, no 1468, de 13/01/2005)

CECOM INSTALA NOVO SERVIDOR DE APLICAÇÃO PARA VESTIBULAR

Desde a semana passada, encontra-se em funcionamento o novo servidor de aplicação adquirido pela COPEVE, e instalado pelo CECOM, para sediar os sistemas relacionados ao vestibular que são acessados através da Internet. Trata-se de um equipamento IBM com processador Intel Xeon de 3 GHz, 2 GBytes de memória e disco SCSI de 36 Gbytes. Apesar da instalação desse novo equipamento, o antigo servidor continuará sendo usado em conjunto com ele, o que trará maior agilidade às consultas realizadas. Assim, o resultado da segunda etapa, quando liberado, já poderá ser consultado de forma mais rápida pelos candidatos.

A instalação do servidor esteve a cargo de Márcio da Costa Viana e Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DAC.

BU REALIZA MANUTENÇÃO NO SISTEMA PERGAMUM

Hoje, quinta-feira, dia 20/1, a partir das 17 horas, o sistema Pergamum, que gerencia o acervo bibliográfico da UFMG, será desativado para manutenção, a ser realizada pela equipe do Setor de Automação da BU. O processo envolve a execução de uma salva de segurança dos dados armazenados pelo sistema, a qual será realizada por Antônio Eustáquio Rodrigues e Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DAC. Na manhã de sexta, dia 21, o sistema já deve estar funcionando normalmente.

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

O estagiário Diego Amadeu Duarte de Morais Santana, da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria – desligou-se do quadro do CECOM no dia 14 de janeiro/2005.

Diego entrou para o CECOM em fevereiro de 2004, lotado na DAC, onde permaneceu até a sua saída, exercendo funções de atendimento aos usuários do prédio da Reitoria.

PRIMEIRA EDIÇÃO DE 2005

Mais um ano. E hoje, O Sistemático retorna aos seus leitores com a primeira edição do ano de 2005. O “seu jornal do serviço” espera continuar recebendo a colaboração e o apoio de todos para seguir o caminho que vem fazendo há quase 28 anos, relatando toda a história ceconiana.

Feliz 2005! Com muito trabalho, muitos projetos, muitas realizações e muitas comemorações. E muitas notícias boas para serem publicadas.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE DEZEMBRO
Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de dezembro, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.186.171
44.143
1.455.473
2.685.787
3.976.416
6.662.203

As médias diárias durante o mês de dezembro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
38.264
1.424
46.951
86.638
128.271
214.910

 


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Todo semestre, o Senac oferece para os alunos do bacharelado de fotografia cinco bolsas, que financiam uma breve pesquisa, a ser realizada durante os meses letivos do período. Ao final do projeto, os alunos beneficiados põem o resultado do trabalho à disposição da faculdade, na biblioteca do Senac. Confira os trabalhos na página http://www.mosquitosite.com.br/index2.htm.

– Se você tem algum amigo na Web que seja estrangeiro e quer conhecer o Brasil de perto, mas procura dicas com você e seu Inglês não está afiado, não se preocupe. Cultura nacional e passeios turísticos é com Brazilmax (the hip gringo’s guide to Brazil) em http://www.brazilmax.com/.

– Quem quiser ajudar as vítimas do Sri Lanka, saiba que o país está recebendo ajuda a partir de seu consulado (http://www.consulanka.org.br)e de outras organizações que estão colaborando com as vítimas, como a Unicef Brasil (http://www.unicef.org/brazil/) e a Cruz Vermelha (http://www.redcross.org).

– Se você é chegado numa retrospectiva ou gosta de guardar as páginas para não perder as informações, visite restropectiva UOL e se ligue em tudo que aconteceu em 2004 em http://noticias.uol.com.br/ultnot/retrospectiva2004/.

– Gosta de fontes diferentes para seu trabalho? Fez um lindo desenho mas as fontes disponíveis não valorizam o trabalho? Então, aponte seu navegador para a página DaFont (http://www.dafont.com/) e baixe fontes free.

– Está procurando livros novos e usados, revistas, LPs, CDs e antiguidades em geral? Conheça o Trem das Sete. Navegue até http://sebotremdassete.com/loja/default.php e quem sabe você encontra algumas raridades.

– Mais do que um rico canal de informações, o Design Brasil (http://www.designbrasil.org.br/portal/index.jhtml) é um ponto de encontro na web para profissionais, estudantes, empresários, consumidores e interessados.

– O Interspectador é o primeiro canal a publicar novelas interativas na Internet. A novela dura mais ou menos 45 dias e, após seu fim, é substituída por outra com uma semana de intervalo. Cada capítulo termina em um conflito e a continuação passa a admitir duas possibilidades. O interspectador tem uma semana para assistir ao capítulo e votar na continuação que prefere. A mais votada será publicada. Bem-vindo e bom divertimento em http://interspectador.ig.com.br/.

– A infraero esta disponibilizando na internet o SIV – Sistema de Informação de Vôo – que para quem não sabe são as televisões que estão no saguão do aeroporto e informam partidas e chegadas. No SIV podemos visualizar, agora, via internet em tempo real o movimento de vôos de vários aeroportos administrados pela infraero. Vá até o endereço http://www.infraero.gov.br/pls/sivnet/siv.

– Estreou nos cinemas brasileiros o filme Alexandre. Ele é dirigido por Oliver Stone e o elenco é de primeira: Anthony Hopkins, Colin Farrel, Angelina Jolie e Val Kilmer. Não perca tempo e acesse a página oficial (http://alexanderthemovie.warnerbros.com/) e veja o trailer. Além disso, tem um jogo demo que você pode baixar em seu computador. (Site em Inglês) 1

COMO IR TRANQÜILO A COMPRAS NA WEB

O jornal Gazeta Mercantil publicou o artigo “Como ir tranqüilo a compras na web”, de autoria de Gastão Mattos(*), transcrito a seguir:

Neste fim de ano de 2004, no período de Natal, o comércio eletrônico deve ter movimentado mercadorias no valor de R$ 285 milhões no Brasil, de acordo com dados da consultoria e-bit. Esse total significa 40% a mais do que os R$ 204 milhões computados no mesmo período de 2003.
Cada vez mais pessoas estão aproveitando as vantagens de comprar pela internet – comodidade, possibilidade de fazer a sua encomenda a qualquer hora, tranqüilidade para pesquisar preços e condições, entre outras.
Essas vantagens incluem a segurança. Segurança? Sim. Se você tomar os cuidados básicos, comprar pela internet é tão ou mais seguro do que sair de casa e enfrentar o trânsito para chegar ao shopping.
Os números comprovam. Na imensa maioria dos casos, as fraudes na internet – relativamente poucas, diante do volume de operações realizadas diariamente pela rede – aconteceram porque o próprio consumidor deixou de seguir algumas precauções, muito semelhantes as que toma para fazer compras numa loja qualquer.
Vamos partir de um princípio: os trambiqueiros da rede não são gênios da eletrônica dedicados a disseminar dragões da maldade por inocentes computadores. Eles são os mesmos meliantes do mundo convencional e usam truques conhecidos para vender porcarias, cobrar sem entregar, distribuir cópias piratas ou mesmo material roubado.
E, especialmente, chegar a dados como número do seu cartão de crédito e senhas de suas contas bancárias, com os quais irão realizar operações capazes de prejudicar você, estabelecimentos financeiros e comerciais e, às vezes, gente que nada tem a ver com a história.
Então, o primeiro passo está aí. Só confie seus dados pessoais – e isso inclui RG, CPF, título de eleitor, além de senhas e dados dos cartões – a locais nos quais tenha absoluta confiança.
Por exemplo, digitar sua senha dentro da área protegida do site do seu banco é válido. Confiá-la a um link, que aparece numa mensagem vinda por e-mail, por mais bonito e comovente que seja o aspecto do fundo, não é.
A explicação está no fato de os bancos e outras grandes organizações que usam a internet tomarem medidas extremas para proteger suas áreas seguras. No combate aos dragões da maldade, os santos guerreiros também têm suas armas, e elas são muito sofisticadas. Eles têm programas, por exemplo, que acompanham a maneira como você usa seu cartão de crédito. Se aparecer uma compra ou uma série de compras fora do normal, eles vão pedir confirmação, pedindo, por exemplo, dados pessoais aos quais quem achou, clonou ou roubou seu cartão não tem acesso.
Fazer compras com cartões de crédito em lojas virtuais conhecidas é totalmente seguro. Nunca ocorreu um caso de fraude no Brasil com origem nesse tipo de operação.
Na ânsia de obter seus dados pessoais, no entanto, a bandidagem recorre a tudo o que pode. Isso inclui ofertas mirabolantes, prêmios magníficos, facilidades piramidais.
É o velho princípio do conto do vigário, lembra-se? O negócio é despertar a ambição da vítima.
Cuidado. Quando o milagre é demais, o santo desconfia. E, como na maior parte dos casos o outro lado não vê com quem fala, nem adianta lançar a desculpa de que o vendedor ficou encantado com seus belos olhos.
Não faça negócio com quem não se identifica, não tem políticas claras de segurança e privacidade e coloca exigências como pagamento adiantado.
Mas existem programas que podem rastrear seu computador e registrar uma compra que você fez, apanhando os dados para uso alheio, não é? Sim, eles existem. Mas, para funcionar eles precisam primeiro invadir a memória da sua máquina.
Nunca abra um anexo a uma mensagem sobre a qual você não se sente seguro. Desconfie principalmente de arquivos com extensão .com e .exe. E capriche nos seus sistemas de prevenção
Além do antivírus, mantenha em funcionamento um firewall e um programa anti-spam. Existem vários, que você pode pegar até gratuitamente nos sites e no seu provedor. E não se esqueça de mantê-los sempre atualizados.
Divulgar medidas simples de prevenção como estas é um dos objetivos do movimento internet segura, uma associação das maiores empresas e instituições ligadas à internet no Brasil _ AmericanExpress, Banco do Brasil, e-Consulting, Extra.com, Ipdi, Microsoft, Redecard, Serasa, Submarino e Symantec – e da qual sou coordenador.
Se tiver alguma dúvida ou quiser fazer alguma sugestão ou comentário sobre a segurança das operações financeiras na internet, entre em contato conosco pelo e-mail ademir@mla.com.br.
Fique tranqüilo para usar as enormes vantagens do comércio e das transações pela internet. Basta apenas, como em todas as coisas, agir com cautela e bom senso.

(*) Presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) e coordenador do Movimento Internet Segura.


PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nas últimas semanas, as seguintes notícias:

GSM ultrapassa CDMA no país (23 de dezembro/2004) – A tecnologia GSM conseguiu ultrapassar a CDMA, em novembro, em número de aparelhos em uso no país. São 18.754.117 contra 18.155.526. Mas a TDMA continua sendo a plataforma mais utilizada no país, embora venha perdendo cada vez mais espaço.
Fechamos novembro com 61,18 milhões de celulares ativos no Brasil, diz a Anatel.
Pelos dados fornecidos pela Agência, o GSM tem agora 30,65% do mercado brasileiro de telefonia móvel, contra 29,67% do CDMA. O TDMA, com 23 906 829 acessos, fica com uma fatia de 39,07% Já a tecnologia analógica, AMPS, tem apenas 0,61% do mercado, com pouco mais de 372 mil linhas ativas.
Segundo a 3G Americas, a vantagem do GSM sobre o CDMA se deve também ao fato de as operadoras de serviço móvel celular instaladas no Brasil, com exceção de uma, terem migrado suas licenças para a freqüência utilizada pela tecnologia GSM, ao invés da CDMA – Telemig e Amazônia Celular foram as adesões mais recentes. Dos 50 milhões de usuários da tecnologia GSM na América Latina, 18,8 milhões (38%) estão no Brasil.

Vendas online 2004 chegam a R$ 970 milhões (04 de janeiro/2005) – A venda de produtos e serviços pela internet em dezembro de 2004 totalizou 970,3 milhões de reais, um crescimento de 42% em relação ao ano passado. É o que revela o estudo da E-Consulting em parceria com a Câmara-e net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico). O montante equivale a 3,6% do varejo total do País.
Para 2005, a expectativa é que o número de compradores dobre, atingindo 8 milhões de pessoas. Em relação ao perfil dos consumidores, os responsáveis pelo estudo avaliam que a economia digital reflete de maneira distorcida o crescimento do País, concentrada nas classes mais abastadas, com ticket médio até vezes 20 vezes maior para lojas online em comparação ao offline. “O varejo online só terá expressão de massa no País quando for totalmente adotado pelas classes B e C, o que deve levar mais oito anos”, completa Daniel Domeneghetti, diretor da E-Consulting.
No detalhamento, o estudo mostra que o setor de automóveis totalizará cerca de 500 milhões de reais, 26,9% a mais que o mesmo período em 2003. Em turismo e bens de consumo, os valores são, respectivamente, 170,7 milhões e 257 milhões de reais.

Indústria movimenta R$ 139 bilhões na web em 2004 (10 de janeiro/2005) – A indústria brasileira negociou no ano passado 139 bilhões de reais em transações realizadas pela internet. A previsão para 2005 é de um crescimento de 9%, ultrapassando 150 bilhões de reais, revela uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de E-business
Além do crescimento do PIB em 2004, contribuíram para o crescimento do uso da internet pelo setor uma maior consciência das indústrias na utilização da tecnologia da informação, redução das barreiras culturais e da resistência às mudanças, conclui o estudo. Outro dado importante foi a adesão das pequenas e médias empresas à cultura digital.
Segundo a pesquisa, a Petrobras transacionou eletronicamente 96 bilhões de reais, 90% do total movimentado pela empresa. Em 2000, a companhia movimentou 60%. Redução do tempo de atendimento e dos custos foram os principais benefícios registrados pela empresa.
Outro exemplo é a Basf que passou de 262 milhões de reais em 2002 para 1,3 bilhão de reais em 2004. A redução de entrega dos materiais caiu de quatro dias para seis horas e foi registrada a redução de 98% no número de devoluções de materiais causadas por erros de digitação.

Governo quer estimular previdência online (11 de janeiro/2005) – Calcular aposentadoria e contribuições em atraso, conferir o calendário de pagamento de benefícios, consultar os vínculos empregatícios, atualizar o endereço de aposentados e pensionistas são alguns dos serviços que estão disponíveis no site da Previdência Social.
Com o objetivo de reduzir filas e agilizar o atendimento da população, a previdência está ampliando o número de serviços ao cidadão pela internet e investindo em campanhas para sua maior utilização. Além dos serviços já citados pelo site é possível requerer auxílio-doença, pensão por morte e salário-maternidade, informa a agência de notícias da Previdência Social.
No site existem informações referentes aos trabalhadores sem previdência, trabalhadores com previdência, e empregadores. Os que ainda não estão inscritos no sistema previdenciário podem saber o que é a Previdência Social, conhecer os benefícios oferecidos, e fazer a inscrição.
Já os empregadores podem também obter diversos tipos de serviços, tais como o cálculo de contribuições em atraso, cadastramento e atualização de dados de óbitos (serviço usado pelos cartórios), obter informações sobre regularização de obras, fazer matrícula no Cadastro Específico do INSS (CEI), e imprimir a Guia da Previdência Social (GPS). Também é possível fazer o pedido de Certidão Negativa de Débito (CND), documento prova a inexistência de débito nas contribuições destinadas à Seguridade Social. O site da Previdência Social é www.previdencia.gov.br.

IBM abre 500 patentes para código aberto (11 de janeiro/2005) – A IBM dá mais um passo em busca do mercado Linux e anuncia hoje a abertura de 500 de suas patentes aos desenvolvedores de código aberto.
Segundo a IBM, a liberação deste número de patentes pode ser considerada como a maior oferta da empresa com o objetivo de liberar sua tecnologia para o desenvolvimento de novas aplicações. As patentes liberadas já podem ser utilizadas por quem utiliza as diretrizes da OSI (Open Source Initiative), organização que estabelece mundialmente como código aberto softwares que podem ser modificados por programadores e que estão à disposição da comunidade de forma gratuita.
Em 2004, a IBM ficou em primeiro lugar no ranking de patentes dos Estados Unidos com 3,2 mil registros. A lista dos 500 programas abertos está disponível no site da IBM.

E-commerce cresce 47% em 2004 (12 de janeiro/2005) – O faturamento do comércio eletrônico em 2004 alcançou 1,75 bilhão de reais no ano passado, um crescimento de 47% em relação a 2003, informa um estudo divulgado hoje pelo instituto de pesquisas e-Bit.
Somente no natal, as vendas cresceram 39% em relação ao ano anterior, foram 284 milhões de reais contra 204 milhões. Os valores incluem venda de bens de consumo em B2C, com exceção de autos, passagens aéreas e leilão.
O crescimento dos valores está diretamente ligado a maior adesão de pessoas as compras pela internet. Entre os dias 15 e 23 de dezembro de 2004, aproximadamente 20% das pessoas que escolheram seus presentes na web estavam pela primeira vez comprando de forma virtual. Em 2003, eram 2,5 milhões de adeptos às compras virtuais e no ano passado esse número chegou a 3 milhões, crescimento de 20%.
No ranking dos produtos mais vendidos pela internet estão CDs, DVDs e vídeos com 29% da participação das vendas, em 2003 esta categoria também estava em primeiro lugar, com uma participação de 33%. O destaque foi para a adesão às compras de eletroeletrônicos que chegaram a 15% das vendas do Natal de 2004.
Para este ano a previsão é que o setor continue a crescer e venda cerca de 30% a mais do que em 2004. A estimativa é que o comércio eletrônico nacional termine 2005 com um faturamento de cerca de 2,3 bilhões de reais.

CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação semanal TI & GOVERNO, da Plano Editorial, divulgou notícias no dia 28/12/2004, sobre a primeira versão do e-ping e do software contra fraudes nas compras públicas, transcritas a seguir:

A primeira versão será publicada em janeiro – No final de janeiro, o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, espera publicar a primeira versão do e-Ping, o padrão de interoperabilidade do governo eletrônico. A partir daí, o Planalto definirá uma agenda dos serviços interoperáveis e começará o trabalho de integração dos grandes sistemas do setor público, como o Siafi, o Siape e o Siorg.

Software contra fraudes nas compras públicas – A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento vai implantar um sistema de datamining para cruzar todos os dados de compras do setor público e identificar eventuais desvios. Esse é um dos objetivos do grid de computação, em fase final de implantação, diz o secretário Rogério Santanna. A base dos aplicativos é o software livre Tamanduá, desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais. O sistema, explica, permite importar, inclusive da Internet, dados e cruzá-los. “Vou poder descobrir as regras de compras mais e menos eficientes utilizadas por determinados órgãos”, afirma. O sistema, segundo ele, vai informar o volume de compras de cada órgão, o percentual de compras sem licitação, a repetição de compras de um mesmo fornecedor e valores da compra comparados com a de outros órgãos. “Com esse sistema, consigo melhorar o processo de compras, eliminar fraudes e falcatruas”, diz Santanna. Embora o plano seja fiscalizar todos os contratos e compras do setor público, a ação deve começar com a área de tecnologia da informação.



Há 20 anos…

Nas edições de números 1 e 2 de O Sistemático Ano IX, foram publicadas notícias sobre a utilização de micros no subsolo, recebimento de publicações da Burroughs, mudanças físicas no 8o andar, o início da operação do equipamento do LCC – Laboratório de Computação Científica, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

IMPLANTAÇÃO DO TVA NO POLYMAX DA VETERINÁRIA
Encontra-se no Centro de Computação, desde o final do mês de dezembro, um microcomputador Polymax – modelo 201 DR, pertencente à Escola de Veterinária, para adaptação do software TVA 1800, desenvolvido pelo Setor de Software do CECOM.
Essa adaptação foi solicitada pela Escola de Veterinária e vai simplificar a ligação micro-Burroughs, uma vez que todos os micros do CECOM (Cobra, S!D, QI, Itautec) já utilizam este software.
(Ano IX, no 1 – 10/01/1985)

EXPANSÃO DA REDE DE COMUNICAÇÃO DO CECOM
O 8o andar da Reitoria conta agora com duas linhas de comunicação com o Burroughs, o que vai permitir até, o máximo, de 18 terminais ligados.
Por enquanto, estão instalados 8 terminais distribuídos pelas salas da Divisão de Tecnologia e Suporte e Divisão de Desenvolvimento de Sistemas.
Esse trabalho foi realizado pelo Setor de Hardware, com o apoio do analista Hélio Yoshida.
(Ano IX, no 2 – 17/01/1985)

PALESTRA SOBRE LTD
Hoje, pela manhã, o analista Carlos Alfeu Furtado da Fonseca apresentou na sala de aulas do CECOM uma palestra sobre LTD – Linguagem de Transcrição de Dados. A palestra foi realizada para os analistas, programadores e estagiá-rios do SAU – Setor de Apoio ao Usuário da Divisão de Tecnologia e Suporte.
(Ano IX, no 2 – 17/01/1985)



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: Os parabéns para os aniversariantes deste início de 2005: João Cloves Coelho, no dia 10; Djim de Andrade Martins, no dia 21; e Selma de Paoli Loureiro Damascena, no dia 26. Os parabéns para os ex-ceconianos: prof. João Carlos Pires Bauer (DCC), no dia 08; Rodolfo Sérgio Ferreira de Resende (DCC), no dia 12; Lindaura Rosa dos Santos (Fafich), no dia 14; prof. José Nagib Cotrim Árabe e Joaquim Lopes Júnior, no dia 15; Helen Lan Kwai Wah, no dia 16; Maria de Lourdes Moreira Braga (DSG) e Marli de Freitas Gomes, no dia 17; Simone Valéria Borges, no dia 18; Adriana Maria Cunha Melo Figueiredo, no dia 20; Geraldo Correia de Moura Baptista e Edson Barbosa Duarte, no dia 21; Ana Paula Lima Figueiredo e Renato Baumgratz Viotti, no dia 22; e Izilda Costa Chaves, no dia 26.

FORMATURA: A colação de grau dos formandos em Comunicação Social da UFMG foi realizada no dia 13 de janeiro, no Auditório do Colégio Monte Calvário. Entre os formandos, a ex-estagiária do CECOM, Aline Toledo Silva. O Sistemático, em nome de todos, envia os parabéns.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Como muitos funcionários do CECOM não se dispuseram a participar da Festa de Natal, a Redação de O Sistemático resolveu reunir todos num encontro na Sala de Café do 8o andar, oferecendo uma surpresa para cada um. O encontro foi realizado no dia 15 de dezembro, um dia antes da Festa de Natal do CECOM. Deu tudo certo, já que a participação foi maciça. Todos ganharam uma rosca doce, fabricação caseira da sobrinha da Lelé que, com identificação, provocou um rebuliço já que cada um tinha que encontrar a sua surpresa. As fotos são de autoria da Lelé.

A mesa com as surpresas

Mais uma visão da mesa

Cristina, Denise, Márcio Viana, Ana Paula, João Vítor, Igor, Michele, Diego, Marília e Regininha

Helvécio, Elza, Rubens e Alexandre

Todos procurando as suas surpresas, vendo-se Cristina, Denise, Igor, Márcio Viana, Márcia Regina e Selma, de costas

Xina ajudando o Gilmar a encontrar o nome dele

Beth. Ao fundo: Alda, Carlos Roberto, Maria Helena e Marília