Sistemático: Edição 1234 – 03/02/2005


Notícias



UFMG PREPARA REGISTRO ACADÊMICO E MATRÍCULA DE CALOUROS

No período de 14 a 18 de fevereiro, o DRCA – Departamento de Registro e Controle Acadêmico – estará recepcionando, no saguão do prédio da Reitoria, os 4667 calouros aprovados no vestibular de 2005, que estarão fazendo seu registro acadêmico na universidade. Desde 2003, o registro acadêmico e a matrícula dos calouros são realizados de forma unificada, o que evita o deslocamento dos calouros para as unidades acadêmicas. A escala de atendimento aos diversos cursos, distribuindo-os ao longo da semana por dias e horários especí-ficos, prevê a média de registro de 900 calouros por dia. Para atendê-los, serão instalados, no saguão da Reitoria, 23 computadores e 5 impressoras a laser.

Conforme divulgado em edição anterior de O Sistemático, a ATI prepara duas novidades para este ano. Uma delas, desenvolvida pelo CECOM a pedido do DRCA, é o sistema que permitirá ao calouro o preenchimento da ficha de registro acadêmico através da Internet, facilitando assim todo o processo. Calouros que não têm acesso a computadores e Internet poderão fazer o preenchimento utilizando 5 computadores que serão instalados, a partir do dia 10/2, na sala vip, ao lado do auditório da Reitoria.

Outra novidade será a distribuição de folhas de NIPs para os calouros, serviço que estará a cargo do LCC – Laboratório de Computação Científica. Isso permitirá que os novos universitários possam se inscrever no Grude tão logo tenham acesso a um computador, seja em casa, em locais de uso público, ou mesmo no CAID (Centro de Acesso à Informação Digital) que estará à disposição, no 4o andar do prédio da Biblioteca Universitária, com 60 pontos de acesso disponíveis.

Todo esse trabalho de recepção aos calouros está sendo organizado pelo DRCA, que conta com a colaboração, além do CECOM, da Copeve, da Cooperação Institucional, da Fump, do LCC e do DCE. Pelo CECOM, diversas pessoas estão envolvidas em tarefas relacionadas à preparação do registro acadêmico: Raimundo Natalino Chaves, Mário Magalhães Lara e Denise Cristina de Assis Moreira, da DAS, os desenvolvedores externos Igor Campos Leal, Thiago Gabriel Diniz e Roberto Simone Maciel Júnior, e toda a equipe da DAC. Pelo LCC estão envolvidos Daniel Borges de Figueiredo Santos, Letícia Santos Neto, Eugênio Lisei e Fernando Guerra.

CECOM INCREMENTA SERVIÇO DE PLANTÃO

O CECOM busca, constantemente, a melhoria dos serviços que presta a seus usuários. Já há algum tempo, foram implementa-das duas medidas visando garantir a disponibilidade desses serviços: a criação do Plantão Extra-expediente e a implantação de um programa de acompanhamento de servidores, o Nagios. Informações sobre o serviço de Plantão estão disponíveis no site do CECOM, no endereço http://www.cecom. ufmg.br/se_plantao.shtml.

A partir dessa semana, essas duas medidas passam a funcionar de uma maneira mais integrada, pois o programa Nagios foi configurado para enviar, automaticamente, uma mensagem para o número de celular do plantão (9636.4009) , sempre que algum dos servidores críticos apresentar um problema que impeça sua utilização. Esta nova característica vai agilizar a identificação de problemas, pois eliminará a necessidade de que o plantonista seja acionado por um usuário, antecipando assim a busca pela solução e aumentando a disponibilidade dos serviços garantidos pelo Plantão.

Os servidores considerados críticos, e que estarão cobertos por este acionamen-to automatizado, são os que executam as seguintes funções: página da UFMG, banco de dados dos sistemas corporativos e do vestibular, verificação de spam e vírus em mensagens de correio, aplicações Web (acadêmicas e vestibular), controle do acervo bibliográfico e servidor de nomes de domínio.

A implementação dessa nova característica esteve a cargo de Emerson Henrique Kfuri Pereira e Márcio da Costa Viana, da DAC, com o apoio da diretora da Divisão de Apoio Administrativo, Márcia Regina Lemos.

DAA PREPARA REUNIÃO COM RESPONSÁVEIS POR PAGAMENTOS DE TELEFONES

O CECOM, através da DAA – Divisão de Apoio Administrativo, está organizando reunião com os responsáveis por acompanhamento de serviços telefônicos nas unidades/órgãos da UFMG.

O objetivo dessa reunião é informar à comunidade sobre os novos contratos firmados entre a UFMG e as prestadoras de serviços telefônicos, as novas formas de restituição de ligações particulares através da GRU – Guia de Recolhimento da União, esclarecimentos sobre atestados de serviços, entre outros assuntos.

A reunião está sendo programada para o horário de 14:30 às 16:30, nas seguintes datas:
– dia 23: órgãos da Administração Central
– dia 24: unidades acadêmicas do Campus Pampulha, Copeve, Imprensa e Fundep
– dia 25: unidades acadêmicas do Centro e NCA – Núcleo de Ciências Agrárias.
O convite a todos as unidades/órgãos estará sendo enviado após o Carnaval.

DAC FAZ REVISÃO DOS CÖDIGOS DA REDE ADMINISTRATIVA

Por uma questão de segurança, o CECOM realiza, periodicamente, uma revisão dos códigos cadastrados na Rede Administrativa, de forma a garantir que esses códigos reflitam a situação atual dos órgãos da Administração Central. Com esse objetivo, a DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria – enviou mensagem para os diversos órgãos usuários dessa rede, solicitando a verificação dos usuários da equipe local e de sua distribuição correta pelos grupos correspondentes aos setores de trabalho, além da relação dos usuários de correio Grude que constam no grupo do órgão.

O serviço está sob a responsabilidade de Gerson Edson Machado de Sousa, da Operação de Rede e maiores informações sobre o processo podem ser solicitadas à DAC, através do ramal 4009.

EDIÇÃO DA PRÓXIMA SEMANA

Devido ao Carnaval, O Sistemático não será editado na próxima semana, retornando no dia 17 de fevereiro.

Um bom Carnaval para todos! Caiam na folia, mas não se esqueçam de que na quarta-feira de cinzas tudo termina!


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE JANEIRO

As estatísticas deste mês começam a refletir as modificações efetuadas no sistema anti-spam no dia 22/01, conforme noticiado na edição no 1233, de 27 de janeiro/2005, de O Sistemático. A média de mensagens que entravam na UFMG, incluindo-se aí as mensagens “boas”, as identificadas como “SPAM” e as que continham vírus era cerca de 90.000 e-mails/dia, com uma rejeição diária de 138.000 conexões. Nos últimos 10 dias, a média diária de mensagens caiu para 55.000 e o número de conexões rejeitadas subiu para 252.800. A média de mensagens classificadas como SPAM caiu de 57.850 para 30.670. O aumento desproporcional no número de conexões rejeitadas se deve ao fato de que os vírus e trojans utilizados pelos spammers para infectar computadores e, a partir destes, enviar SPAMS, não têm sofisticação suficiente para perceber que não adianta bater, que não vamos deixá-los entrar.

No mês de janeiro, os números totais analisados pelo sistema foram:


Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
897.871
23.476
1.521.964
2.443.311
5.426..234
7.869.545

As médias diárias durante o mês de janeiro foram as seguintes:


Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
28.964
757
49.096
78.816
175.040
253.856

 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Uma idéia muito interessante é da Portfolios.com (http://www.portfolios.com/). Trata-se de um banco de dados de artistas, diretores de artes, designer e outros para facilitar a sua busca. Pena que este serviço não se aplica no Brasil!

– “A partir do aumento de voluntários em ONGs, observamos a necessidade do cadastro e escoamento dessas intenções de colaboração, bem como a sua qualificação, visando um melhor aproveitamento dela”. Entendeu o texto? Se não entendeu, é o seguinte: você se cadastra e apresenta uma idéia de projeto social e assim, você é apresentado para pessoas e instituições que têm idéias parecidas com as suas. Vale a pena conferir em http://www.irmaox.com/.

– Você que é chegado em um 0800 de Software, vou criar uma página com este nome. Aponte seu navegador para Tech Support Alert (http://www.techsupportalert.com/best_16_free_utilities.htm) e baixe o que você precisa. Lá você encontra Shareware e programa para avaliação.

– A página da Network Designers, voltada aos profissionais de rede, está no ar desde 1999. O IT Designers surgiu da necessidade de dar suporte à lista de discussão ITSM_BR que agora ganha a sua “sede própria.” Veja em http://www.itdesigners.com.br/news/.

– Olha! Não perca a oportunidade e visite a página do Taste (http://www.taste.com.br/news/home/default.asp). São várias dicas de gastronomia, bebidas e design para a sua casa. Uma página moderna e de ótimo bom gosto. Saiba tudo sobre a mostarda clicando no link gastronomia.

– Fique por dentro das praias mais badaladas, jogos online, charges e piadas e passe o carnaval tranqüilo só vendo a banda passar. Visite o endereço http://www.pepsi.com.br/.

– A Arte Digital constitui na internet um acervo multimídia sobre a herança histórica e natural do Brasil, em locais onde ela se encontra preservada. O site, no endereço http://www.cidadeshistoricas.art.br/, é parte de um grande projeto desenvolvido pela Ciclope desde 1995, que publica estas informações também em outros meios eletrônicos, como CD Roms, DVDs e vídeos. Todas as publicações associam informações artísticas e culturais e sobre patrimônio e meio-ambiente a informações de interesse para o turismo cultural e ecológico.

– O Cadê, ferramenta de busca, lançou a seção ferramentas de idiomas, que vai facilitar as buscas em outros idiomas, permitindo a tradução de páginas da Web integrada com as buscas. O endereço é http://cade.search. yahoo.com/language.

– Não perca a chance: Rio de Janeiro, de 8 a 17 de julho de 2005, e em São Paulo, de 20 a 24 de julho de 2005 vai acontecer o Anima Mundi (http://www.animamundi.com.br/), festival anual que desde 1993 traz ao público brasileiro uma seleção com os melhores filmes e vídeos nacionais e internacionais do mundo da animação. Uma variedade que sempre encanta o público adulto e infantil.

– Quer passar o tempo e esquecer o carnaval? É fácil. Vá até http://www.hurtwood. demon.co.uk/Fun/copter.swf. Só é preciso pilotar um helicóptero. É o seguinte: clique e segure o botão esquerdo do mouse para subir e solte-o para descer sem bater em nenhum dos obstáculos. O jogo é simples e lembra os tempos do Atari, mas é bem feito e divertido. Vale a pena!

– O Movimento Propaganda Sem Bebida (http://www.propagandasembebida. org.br/) é uma iniciativa da “Aliança Cidadã pelo Controle do Álcool”, articulação de entidades da sociedade civil, sem personalidade jurídica e sem fins lucrativos, que reúne igrejas, universidades, serviços de saúde, entidades de defesa do consumidor, entidades médicas, conselhos profissionais, sindicatos, ONGs que trabalham com dependência química, grupos de apoio e auto-ajuda, entidades de defesa de portadores de patologias, dentre outras.

CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo divulgou ,no dia 01/02/2005, a notícia sobre o compartilhamento de toda a rede de auto-atendimento do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, transcrita seguir:

O BB e a CEF vão compartilhar a rede – O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal iniciam, este mês, o compartilhamento de toda a sua rede de auto-atendimento, que passará a contar com uma marca própria a ser divulgada em breve. Segundo o vice-presidente de tecnologia do Banco do Brasil, José Luiz de Cerqueira César, foi instalado um piloto em Brasília, em dezembro, e a partir de meados deste mês as duas redes serão abertas em todo o país. Clientes do BB poderão, inclusive, usar as casas lotéricas para realizar transações. Cerqueira César esclarece que a sinergia não levará a uma redução drástica nos investimentos de automação bancária, já que a idéia é aproveitar a folga com a otimização da rede nos grandes centros para ampliar a cobertura para localidades onde não se justificava economicamente a instalação de uma ATM de forma isolada.

CEMIG PROGRAMA MANUTENÇÃO NO CAMPUS

A CEMIG efetuará desligamentos no Campus Pampulha nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2005. Os desligamentos serão realizados para manutenção nos disjuntores PVO e transformadores 13,8KV nas subestações das unidades. Os dias e horários para a manutenção são os seguintes:

– dia 12 de fevereiro (sábado):
Reitoria – desligamento às 8:00 e religamento às 10:30 e Biblioteca Central – desligamento às 12:00 e religamento às 14:30

– dia 13 de fevereiro (domingo):
ICB – Subestação K – blocos k, q, n, p, m, o, auditório 4 e auditório 3: desligamento às 8:00 e religamento às 10:30
ICB – subestação C – blocos c, f, a, g, j, auditório 1: desligamento às 10:00 e religamento às 12:00
ICB subestação E – blocos e, l, b, h, d, i, auditório 2: desligamento às 13:00 e religamento às 15:00.

UFMG PROMOVE PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA PARA SEUS FUNCIONÁRIOS

O Programa “Qualidade de Vida -ginástica no CEU”, destinado aos servidores da universidade, vai ter início este ano a partir de 14 de fevereiro, com as modalidades:
– Hidroginástica;
– Alongamento;
– Caminhada;
– Ginástica Localizada.
As aulas serão realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, nos horários de 11:40 às 12:40 e 17:30 às 18:30 e às terças e quintas-feiras nos horários de 11:40 às 12:40, no CEU – Centro Esportivo Universitário.
Outra modalidade que vai ser oferecida é Tai Chi Chuan, às segundas e quintas-feiras, na parte da manhã (6:45) e da tarde (17:00).
As inscrições devem ser feitas na CAC com apresentação de documentos (contracheque ou carteira da UFMG), até o dia 4 de fevereiro. No caso de Tai Chi Chuan, as inscrições podem ser feitas também diretamente com o professor.
O Programa Qualidade de Vida é promovido pela CAC, CEU e PRORH.

DICA ECOLÓGICA

Informação de utilidade pública, enviada por Adalberto Hempfling, do IGC.
“Mesmo que não façamos muitas frituras, quando o fazemos, jogamos o óleo na pia ou por outro ralo, certo? Este é um dos maiores erros que podemos cometer. Por que fazemos isto, perguntam vocês? Porque infelizmente ninguém nos diz como fazer, ou não nos informamos. Sendo assim, o melhor que tem a fazer é colocar os óleos utilizados numa daquelas garrafas de plástico (por exemplo, as garrafas pet de refrigerantes), fechá-las e colocá-las no lixo normal (ou seja, o orgânico).Todo lixo orgânico que colocamos no sacos vai para um local onde são abertos e triados. Assim, as nossas garrafinhas são abertas e vazadas no local adequado, em vez de irem juntamente com os esgotos para uma estação de tratamento e ser necessário dispender milhares de reais a mais para o seu tratamento.
Um litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água (o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos).”



Há 20 anos…

O Sistemático Ano IX, no 04, de 31/01/1985, publicou notícias sobre a DIRF, inscrições para a reunião da Sociedade Brasileira de Computação na UFMG, curso de Combate a incêndio, calendário escolar de 1985, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

NOVA VERSÃO DO PROGRAMA UFMG/TAPEACTION
Foi liberada hoje, pelo Setor de Software do CECOM, a nova versão do programa UFMG/TAPEACTION que permite a recuperação de arquivos gravados em código BCL em fitas do tipo Biblioteca (Library). Essa adaptação foi necessária devido a existência de vários arquivos desse tipo no Sistema Acadêmico.

TRANSFERÊNCIA DE SOFTWARE

O Centro de Computação fez, esta semana, uma transferência de software para a Universidade Federal de Ouro Preto.

RESPONSÁVEL PELO SAU
O analista Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, que está respondendo pelo Setor de Apoio ao Usuário, estará de férias a partir de amanhã. Em seu lugar, estará respondendo pelo setor o analista Luiz Henrique Loureiro dos Santos até o retorno de Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, chefe do SAU.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Gildete de Jesus, aniversariante do dia 06. E os parabéns para os ex-ceconianos: Marcos Augusto dos Santos (DCC), hoje, dia 03; Denise Spira, no dia 06; Márcio Antônio do Carmo Ferreira, no dia 07; Maria Ivana da Mata Machado Fernandes, no dia 09; Alri Gonçalves de Oliveira, no dia 10; Maria Alice Capobiango de Vasconcelos., no dia 12; Antônio Roberto Lana Chaves, no dia 13; Newton José Vieira (DCC) e Cristiane Maria Nunes, no dia 14; Daniel Borges de Figueiredo Santos (LCC), no dia 15; e Bráulio César de Oliveira, no dia 16.

CALOUROS: O Sistemático envia os parabéns para os calouros da UFMG: Débora Pereira Prado, filha de Beatriz e Armando, que passou em Medicina; Bruno Guimarães, filho de Gilmar e Rosana, que passou em Ciências Sociais; os ex-ceconianos João Paulo Rodrigues da Costa, em Engenharia de Minas e Fernando Iran Fonseca de Souza, em Sistemas de Informação.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Como nos anos anteriores, a Xina comemorou o seu aniversário no CECOM no dia 17 de dezembro/2004. Ninguém deixou de comparecer, uma vez que ela convidou todos que encontrou pela frente. Toda feliz, Xina recebeu os ceconianos para o bolo e salgadinhos. As fotos são de autoria de Alexandre Fonseca.

Xina e Lelé acendendo a vela do bolo

Igor, Carlos Roberto, Gilmar, Gerson, Leão, Roberto e Thiago Gabriel

O parabéns pra você com Emerson, Eustáquio, Lelé, Ana Paula e Márcia

O parabéns pra você com Xina, Djim, Gilmar, Gerson, Ricardo, Leão, Josemar e prof. Márcio Bunte

Vamos apagar a velinha?

Xina cortando o Bolo sob os olhares de Matheus e Eliane Paw

Ricardo e Cidiney

Maria Helena, Bia, Max e Camila

Thiago Gabriel, Robson, Roberto e Carlos Alfeu

Ana Paula, Alda e Michele

Xina e prof. Márcio Bunte

Márcia Lemos, Lelé, Emerson, Michele e Maria Helena