Sistemático: Edição 1235 – 17/02/2005


Notícias



INOVAÇÕES NO REGISTRO ACADÊMICO E MATRÍCULA DE CALOUROS MOSTRAM RESULTADOS POSITIVOS

Desde o dia 14, última segunda-feira, e até o meio-dia do dia 21 de fevereiro, próxima segunda-feira, o DRCA recepciona, no saguão da Reitoria, os 4.674 calouros que estão fazendo seu registro acadêmico na universidade. Desse total, 2566 calouros são da primeira entrada, e fazem também seu processo de matrícula. Já os outros 2.108 calouros vão entrar no segundo semestre de 2005 e farão sua matrícula à época. Os primeiros, já saíram da Reitoria com as informações necessárias para sua inclusão no Grude e registro de e-mail na universidade. Os demais receberão as mesmas informações quando retornarem no próximo semestre. Este trabalho foi viabilizado pela equipe do LCC, que manteve estande dentro da área montada para a infra-estrutura controlada pelo DRCA.

Desde o ano passado, o registro está sendo realizado seguindo uma escala de atendimento aos diversos cursos, o que distribuiu os calouros ao longo da semana por dias e horários específicos. Nos momentos de pico, que ocorrem normalmente no início da manhã e no início da tarde, chegam a ser atendidos entre 180 a 200 calouros por hora.

Nas atividades do registro, a equipe, coordenada pela diretora do DRCA, Ana Lúcia Ribeiro Diniz, está contando com 33 pessoas, entre funcionários e estagiários, trabalhando com 24 microcomputadores e 6 impressoras. Eles utilizam as novas aplicações desenvolvidas pelo CECOM para o sistema acadêmico para complementar e checar dados dos calouros. Este trabalho foi agilizado por estar disponível, a partir deste ano, a opção de preenchimento na Internet dos dados cadastrais, lançados pelos próprios calouros. O índice de utilização desta aplicação foi bastante elevado. Até o final da tarde da sexta-feira passada, 11 de fevereiro, mais de 80% dos aprovados no Vestibular já haviam lançado suas informações.

Para os calouros que não puderam fazer este lançamento prévio, estão disponíveis 5 micros para que eles possam fazer o preenchimento de sua ficha de registro acadêmico.

Completando o processo, em atividade conjunta que envolveu o CECOM e a Copeve, foram coletadas fotos e impressões digitais dos calouros, um processo que faz parte dos procedimentos de segurança do Vestibular.

Todo esse trabalho de recepção aos calouros foi organizado pelo DRCA, contando com o apoio do CECOM, LCC, Copeve, Cooperação Institucional, Fump, e DCE.

 

 

 

UFMG REDUZ GASTOS COM LIGAÇÕES PARA CELULAR

Durante o ano de 2004, a administração da Universidade tomou diversas ações de economia na área de serviços de telefonia. Uma delas, originada de análises realizadas ao longo do ano pela ATI/CECOM, está implantada desde o último dia 15 de janeiro e apresentará resultados bem interessantes.

Após negociações técnicas e comerciais, chegou-se a uma solução que permitirá a economia de cerca de 50% em cada ligação feita. A economia estimada para a universidade será de, aproximadamente, R$40 mil mensais.

Poderão usufruir desta economia os seguintes locais: Campus Pampulha, Campus da Saúde, Engenharia (Centro), Arquitetura, Direito e FACE.

Vale comentar que, em função de razões técnicas, não há como os celulares que recebem as ligações reconhecerem de onde está partindo a chamada. Desta forma, as ligações originadas dos locais listados acima aparecerão como “chamada – identificação bloqueada” nos aparelhos celulares de destino. As chamadas originadas de outros telefones – externos à UFMG ou de celulares – serão normalmente identificadas.

A queda de, aproximadamente, 10% nas chamadas atendidas pelo serviço de atendimento no 3499-5000 foi um ganho indireto produzido, já que não há mais retorno de ligações feitas para celulares.

ENCONTRO SOBRE SERVIÇOS DE TELEFONIA SERÁ REALIZADO NA PRÓXIMA SEMANA

O Centro de Computação, através da DAA, convocou os responsáveis pelo Setor Financeiro das Unidades/Órgãos da UFMG para reuniões nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro de 2005, sobre pagamento de contas telefônicas.

Entre os assuntos que serão tratados estão:
– Novos contratos firmados com as prestadoras de telefonia para Serviço Local, DDD, DDI e Celular;

– Ressarcimento de ligações particulares através da GRU – Guia de Recolhimento da União;
– Atestados de Serviços Telefônicos;

– Novos dados para empenho e processamento de pagamentos via SIAFI;

– Esclarecimentos sobre Celulares Institucionais.

As reuniões serão realizadas no horário de 14:30 às 16:30, na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo da Reitoria, seguindo a programação:

dia 23: órgãos da Administração Central;

dia 24: unidades acadêmicas do Campus Pampulha, Copeve, Imprensa e Fundep;

dia 25: unidades acadêmicas do Centro, Museu e NCA – Núcleo de Ciências Agrárias.

DAP DIVULGA NOVOS PASSOS PARA O ENQUADRAMENTO

Em reunião realizada no dia 16/02 com os responsáveis pelos Setores de Pessoal das unidades/órgãos, o DAP – Depto. de Administração de Pessoal repassou os procedimentos para o enquadramento dos servidores técnicos e administrativos da UFMG no Plano de Carreira das IFES, de acordo com a Lei 11.091 de 12/01/2005, publicada no Diário Oficial de 13/01/2005.

Os funcionários do CECOM receberão e-mail sobre os novos procedimentos.

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

Alexandre Francisco Fonseca de Morais, estagiário da DAA – Divisão de Apoio Administrativo -, pediu demissão do quadro do CECOM no dia 14 de fevereiro.

Alexandre entrou para o CECOM em setembro de 2004, atuando como Webdesign, responsável pela manutenção da página do CECOM na Internet e junto à Redação de O Sistemático.


NOVOS ESTAGIÁRIOS DO CECOM

O CECOM contratou, neste mês de fevereiro, dois novos estagiários para o seu quadro. São os alunos Daniela Maria Miranda e Alexandre Henrique Cardoso.

Daniela Miranda é aluna do curso de Matemática e está lotada na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria desde o dia 10/02/2005, onde vai participar do atendimento aos usuários. Alexandre Cardoso é aluno do curso de Comunicação Social e está lotado na DAA – Divisão de Apoio Administrativo desde o dia 15/02/2005, onde vai atuar junto à Redação de O Sistemático e na manutenção do site do CECOM.

 



Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Você está pensando em criar um Blog e expor as suas idéias? Ou mesmo escrever contos, dicas etc? O Weblogger PLUS (http://weblogger.terra.com.br/) traz novas ferramentas e opções para facilitar sua publicação e deixar seu weblog ainda mais interessante: Weblogger Smart Editor, Weblogger Stats, Publicação via E-Mail, Suporte Técnico PLUS, 2 Mb para imagens, Hall da Fama, Exclusão de Comentários e Weblog sem publicidade obrigatória. O serviço é gratuito; você só precisa se cadastrar e aceitar a veiculação de um banner em seu blog.

– Por mais que algumas pessoas, como eu, não queira se envolver com o BBB (Big Brother Brasil), sempre me deparo com alguma informação sobre este programa. Agora na web tem diversos blogs BBB. São fotos e as últimas notícias do que está acontecendo naquela casa. Vá até http://bbbvirtual.zip.net.

– Se você não se contenta com as informações de uma só página sobre o BBB, acesse também outras páginas: htp://www.virgula.com.br/especiais/bbb5, http://www.bigbrother.blogger.com.br, http://www.bigbrother.bigblogger.com.br e http://www.netsite.com.br/bbb5.

100 Words and Pictures that Define the Time: a página http://www.tenbyten.org/now.html tem fotos e frases atualizadas a cada hora. (Site em Inglês)

– O CentroDesignRio (http://www.centrodesignrio.com.br/) foi criado em Setembro de 2003, com o objetivo de promover o design no estado do Rio de Janeiro. O papel do Centro é de fazer a ponte entre a demanda e a oferta de design no estado, conectando designers a micro, pequenas e médias empresas produtoras de bens e serviços.

– Se você quer saber sobre a história das Américas, acesse o jogo online em http://www.tropicalamerica.com.

– Em http://www.bugigangue.com.br/bugigangue/ você vai saber como transformar aquelas coisas que sua mãe iria jogar fora em brinquedos super legais. Fora isso, tem jogos e é uma página divertida para as crianças e adultos.

– O Portal Curtas Petrobras (http://www.portacurtas.com.br/index.asp) é um projeto interessante e pioneiro para o cinema nacional. Os melhores curtas-metragens brasileiros para a Web e um painel representativo da produção nacional de curtas em termos de décadas, técnicas, tendências e elencos, com a catalogação dos curtas brasileiros produzidos a partir a década de 80. Não perca!

– Gostei muito do mecanismo de busca da Internet que é o MrSapo
(http://www.mrsapo.com/). A interface permite pesquisar, simultaneamente, em mais de 80 deles, a partir de uma única página.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nas últimas semanas, as seguintes notícias:

Pesquisadores quebram código de chave de carro (31 de janeiro/2005) – Pesquisadores da Johns Hopkins University (que fica em Baltimore), e da RSA Laboratories quebraram o sistema criado pela Texas Instrument para impedir a cópia de chaves de alguns automóveis – entre eles, alguns modelos da Ford e da Nissan.
A tecnologia é baseada em etiquetas inteligentes com comunicação por rádio-freqüência (RFID, na sigla em inglês). Com ela, é impossível dar a partida até que o veículo reconheça o chip de uma chave autorizada. Ou melhor, era impossível.
Os pesquisadores alegam que o código matemático contido no sistema de verificação era muito curto e que foi descoberto em cerca de 15 minutos com a ajuda de chips encontrados facilmente no mercado. Segundo os envolvidos na pesquisa, um ladrão pode fazer o mesmo em minutos; basta conseguir ficar tempo suficiente próximo ao veículo.
Comentando o caso, o jornal The New York Times levantou a bola: o problema mesmo foi terem descoberto que o RFID é vulnerável, porque não é apenas uma tecnologia usada para controle de estoques em lojas, como é o sistema de rastreamento adotado em seqüestráveis nos países latino-americanos. Nas etiquetas inteligentes também estão sendo inseridas informações médicas dos cidadãos para serem lidas nos hospitais em casos de emergência. Mais do que isso: é uma das tecnologias que estão sendo estudadas para a criação do passaporte que vai impedir a entrada de pessoas não-desejadas nos Estados Unidos. A opinião do jornal é compartilhada por David Wagner, um professor de ciência da computação na Universidade da Califórnia.
Essa mesma tecnologia de proteção dos carros é usada pela ExxonMobil para a venda de combustível sem que o consumidor tenha que tirar a carteira para pagar. O sistema se chama Speedpass e usa etiquetas com dados criptografados. O dr. Aviel D. Rubin, da Johns Hopkins University, disse que as chaves e as fichas Speedpass podem ser protegidas se forem envolvidas em papel laminado.

Identificação completa pode coibir spam, diz PL (31 de janeiro/2005) – O Projeto de Lei 4562/04, de autoria do deputado Silas Brasileiro (PMDB-MG), prevê que os usuários de serviços públicos de correio eletrônico, inclusive a internet, deverão ser identificados com nome completo, residência, número de identidade, CPF, título de eleitor ou outro documento válido e verificável. Esse seria um dos mecanismos para coibir a prática de spam no país.
Pela proposta, os provedores deverão manter, por pelo menos um ano, o endereço eletrônico do destinatário das mensagens expedidas por cada usuário de correio eletrônico, com data e hora do envio. Segundo a Agência Câmara, o infrator estará sujeito ao pagamento de multa de até cinco mil reais, com acréscimo de mais 1/3 em caso de reincidência.
Para o deputado, o aumento avassalador do spam vai inviabilizar o e-mail, que cairá em desuso. Brasileiro acha que boa parte da culpa é dos provedores gratuitos, que não exigem identificação rigorosa de seus usuários.
O projeto foi apensado ao PL 5403/01, do deputado Antônio Carlos Pannunzio (PSDB-SP). Os dois estão na Coordenação de Comissões Permanentes, aguardando distribuição às comissões, conta a Agência Câmara.

Acordo da IBM com Lenovo afeta segurança dos EUA? (31 de janeiro/2005) – A venda da divisão de PCs da IBM para a chinesa Lenovo por 1,75 bilhão de dólares virou alvo do departamento de segurança nacional dos Estados Unidos, que vai investigar se a transação oferece riscos para o país ou não.
Segundo o The Washington Post, a administração Bush pediu para o Committee on Foreign Investments in the United States (CFIUS, Comitê para Investimentos Estrangeiros) avaliar a situação. O prazo normal para o processo, de 30 dias, deveria vencer esta semana mas, neste caso, o comitê terá mais 45 dias, diz o jornal. O CFIUS então deverá dizer ao governo se dá seu OK para o negócio ou então solicitar modificações no acordo.
A interferência do governo em negócios desse tipo é rara e foi desencadeada pela carta de três congressistas republicanos (Henry J. Hyde, Duncan Hunter e Donald Manzullo), que disseram que o negócio pode transferir “tecnologias avançadas e bens corporativos dos Estados Unidos para o governo chinês e causar incertezas nos negócios que já existem entre a IBM e o governo americano”. Segundo o Washington Post, a investigação é condenada por especialistas do setor, vista como uma atitude preconceituosa contra o governo comunista chinês.
Ed Barbini, porta-voz da IBM, disse ao jornal que a companhia tem plena confiança de que o negócio sairá e também que a Big Blue pretende colaborar plenamente com as investigações.

Google agora registra domínios nos EUA (01 de fevereiro/2005) – Mais um campo de atuação para a polivalente Google: ela se tornou uma registradora de domínios autorizada pela ICANN, identificada sob o número 895 da lista da IANA (Internet Assigned Numbers Authority).
A empresa está autorizada a vender nomes em sete domínios: .com, .net, .org, .biz., info, .name e .pro. A Google ainda não divulgou suas intenções neste campo, mas uma das idéias pode ser liberar para os usuários do Blogger o registro de endereços próprios. Alguns especulam se a companhia estaria desejando entrar no mundo da hospedagem, conta o site Netcraft.

Claro e Oi agora têm roaming automático (02 de fevereiro/2005) – As operadoras GSM Oi e Claro fecharam um acordo de roaming automático com cobertura nacional.
Significa que os clientes Claro poderão acessar a rede da Oi nos cinco Estados da região Norte e em Minas Gerais e que os usuários da Oi poderão usar a rede da Claro para falar em São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia e Tocantins. A detecção da rede que está sendo utilizada é automática, segundo as operadoras, mas o usuário pode fazer a sua opção manualmente. Tanto a Oi quanto a Claro também possuem acordos de roaming com a TIM.

Spammers enganam provedores para enviar spam (04 de fevereiro/2005) – Os spammers têm um truque novo para enganar os sistemas anti-spam dos provedores, diz a organização britânica Spamhaus Project.
Em vez de mandarem seus e-mails por servidores de correio eletrônico ilegítimos, diz a entidade, eles agora acessam servidores válidos – os dos próprios provedores -, através de computadores domésticos por eles invadidos.
Isso não é novidade – é comum um que uma máquina invadida seja usada como servidor de e-mails pelos spammers sem que o dono tenha a menor idéia do que acontece. Mas geralmente dá para barrar essas mensagens apenas com a lista negra, ou seja, dizendo ao software de correio que você não quer aceitar e-mails daquelas determinadas pessoas.
Mas, segundo a Spamhaus, a nova versão do cavalo-de-tróia usado para enviar spam de computadores alheios é bem mais elaborada, uma vez que dá a entender que o lixo eletrônico vem do próprio provedor. Isso impede as listas negras de agirem.
A entidade alertou também que a maioria dos computadores invadidos tem acesso à internet em banda larga, principalmente com a tecnologia ADSL, o que significa que esses provedores têm que ser ainda mais rápidos a tomar providências.

HORÁRIO DE VERÃO TERMINA SÁBADO

O horário de verão termina à zero hora do dia 20, sábado. Os relógios deverão ser atrasados em uma hora no Distrito Federal e nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, onde o horário foi alterado em 02 de novembro.

DSG IMPLEMENTA SERVIÇO MOTORIZADO DE VIGILÂNCIA

A comunidade universitária do campus Pampulha está, desde o dia 10 de fevereiro, com um novo serviço que tem por finalidade aumentar a segurança patrimonial da Instituição e a pessoal dos alunos, servidores e comunidade em geral. É o serviço motorizado de vigilância, implementado pela Divisão de Segurança Universitária do DSG.

Na sua primeira fase, serão duas patrulhas motorizadas que funcionarão ininterruptamente (24 horas) todos os dias da semana, para realizar a vigilância das áreas externas de todo o campus, efetuando uma vigilância com rotas planejadas para garantir sua presença nos locais e horários de maior movimento e com homens especialmente treinados para esta operação.

Os veículos estão equipados para atender situações de emergência e apoiar pessoas em situação de risco. Entre seus equipamentos destacam-se os de iluminação especial, os materiais para isolamento e contenção de áreas, atendimento de primeiros-socorros e assistência a veículos danificados. Estão também equipados com rádios comunicadores que permitem o rápido contato com a Central de Segurança do DSG, bem como com as polícias militar, federal e civil e com o Corpo de Bombeiros.

Parte da estratégia adotada pela UFMG para otimizar seu serviço de vigilância, que atualmente existe na forma de postos fixos nas entradas do campus e nas Unidades/Órgãos, este serviço complementará as atividades do corpo próprio de vigilantes da Universidade, dos profissionais especializados terceirizados, da vigilância com utilização do sistema CFTV – Circuito Fechado de TV, do sensoreamento remoto ativo e passivo e da rádio comunicação com freqüência exclusiva.

CLIPPLING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo divulgou, no dia 09/02/2005, notícia sobre Internet, transcrita a seguir:

O Comitê negocia a governança e pontos de troca de tráfego – O Comitê Gestor da Internet deve entregar, nos próximos dias, ao Ministério das Relações Exteriores, um documento para ajudar a formulação da posição brasileira na Cúpula Mundial da Sociedade da Informação. Segundo Antenor Corrêa, coordenador interino do Comitê, o documento reconhece a excelência técnica do Icann, mas diz que ele “não abarca todos os aspectos da governança na Internet”. A principal crítica é em relação ao vínculo do Icann com o governo dos Estados Unidos. “Essa relação especial entre o Icann e um país não é adequada”, diz Antenor. O documento aproveita para exaltar o modelo de governança brasileiro, que tem um comitê eleito democraticamente.

O Comitê está negociando com outras entidades a implantação de ponto de troca de tráfego em Brasília e Rio de Janeiro. O primeiro ponto de troca em território nacional foi implantado em São Paulo, no ano passado. Outros dois pontos serão implantados, mas ainda não há definição do local. Serão escolhidas localidades com viabilidade econômica e que tenham volume para justificar um ponto, explicou Antenor Corrêa, coodenador interino do Comitê. Em São Paulo, o ponto de troca foi montado com diversos parceiros, entre eles a Universidade de São Paulo e o governo do Estado. “É uma iniciativa para melhorar o desempenho da Internet”, diz Antenor. Com a implantação dos pontos de troca de tráfego, o governo espera redução no tempo de resposta e nos custos.

PF PRENDE ACUSADOS DE DESVIAR DINHEIRO DE CLIENTES DE BANCOS

O jornal O Globo, de 16/02/2005, publicou notícia sobre “PF prende acusados de desviar dinheiro de clientes de bancos”, transcrita a seguir:

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quarta-feira quatro pessoas acusadas de desviar, pela internet, dinheiro de clientes de quatro bancos – Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco e Itaú. Pelos cálculos iniciais da polícia, o grupo aplicou fraudes que somam R$ 10 milhões. Segundo a PF, a quadrilha invadia contas bancárias a partir de senhas roubadas de gerentes, e também clonava cartões de crédito.
Os presos estão detidos uma cela da superintendência da PF em Brasília. Entre eles está Renato Prata Silva, apontado como líder da organização. Embora esteja desempregado, ele mora numa casa de dois andares e setecentos metros quadrados, com piscina e sauna, no bairro Park Way, um dos mais caros de Brasília.
As ordens de prisão foram expedidas pelo juiz Ronaldo Desterro, da 12ª vara federal. Cento e sessenta policiais participam da operação, batizada de Clone. Os outros três presos são Sérvio Willhee Rodrigues Ponte, Custódio Jerônimo de Oliveira e Amílquer Lemos dos Santos.

CLASSIFICADOS

Vende-se:
– CPU K6-II-350, 128MB, HD 2GB, som, rede, faxmodem, USB, CDRom, teclado, mouse. R$450,00.
– CPU Athlon 650, 128MB, HD 10GB, som, rede, faxmodem, USB, CDROM, teclado, mouse. R$650,00.
– Memória DIMM 512MB PC133, rara no mercado, nota fiscal, na garantia. R$360,00.
– Vídeo Game Super Nintendo com 2 manetes, 8 cartuchos. R$160,00.
– Vídeo Game Mega Drive II com 2 manetes, 3 cartuchos, R$80,00.
– TV 5" Precision com rádio AM/FM, preto e branco, manual, acessórios, seminova, R$70,00.
Tratar no 3499-4017, após 17:00, com Ronaldo.



Há 20 anos…

Nas edições de O Sistemático números 5 e 6 de 1985, foram publicadas notícias sobre treinamento interno do Setor de Apoio ao Usuário, calendário escolar de 1985, sistema de pagamento do Serviço de Subsistência Reembolsável, aplicação do questionário Levantamento do Perfil do funcionário do Centro de Computação, funcionamento da UFMG durante o Carnaval, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

CONCURSO PÚBLICO PARA MENSAGEIRO DA MINASCAIXA
O Centro de Computação vai prestar todo o suporte computacional necessário ao Concurso Público para Mensageiro da Caixa Econômica do Estado de Minas Gerais, que compreende: processamento das fichas dfe inscrição, emissão de etiquetas com número de inscrição definitiva e local de prova; emissão e embalagem de folhas de respostas (marcas óticas) e listas de presença; apuração e emissão dos resultados. …
(Ano IX, no 5 – 07/02/1985)

CECOM ADQUIRE OSCILOSCÓPIO
O Centro de Computação recebeu na quinta-feira da semana passada um osciloscópio marca Hitachi, adquirido para o Setor de Hardware.
O aparelho vai ser utilizado para desenvolvimento de novos projetos na área de eletrônica e manutenção de equipamentos do CECOM.
(Ano IX, no 6 – 14/02/1985)



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Márcio da Costa Viana, no dia 18. Os parabéns para os ex-ceconianos: Jane Marie Teichman, no dia 18; Mário Luís Terenzi, no dia 19; Hélio Yoshida e Aline Toledo Silva, no dia 20.