Sistemático: Edição 1236 – 24/02/2005


Notícias



DEFINIDO CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DO SICPAT

Em reunião realizada ontem, dia 23/02, foi estabelecido o cronograma de implantação final da primeira versão do novo Sistema de Controle Patrimonial da Universidade (SICPAT), que irá substituir o atual sistema ATM. O cronograma foi construído a partir de consenso dos usuários participantes da reunião. Estiveram presentes: Marcos Murta (Auditoria); Elizabeth Gonçalves Bastos (PRA); Jorge Luiz Domingues Dias, Fernando de Souza e Edna Lúcia Gelmini (DSG); Macilene Gonçalves de Lima (DCF); Regina Helena Moura Brandi e Gilmar Lima Guimarães (CECOM).

As principais atividades ficaram assim definidas:

– até dia 04/03: Realização de testes de aceitação nas funcionalidades do novo sistema, e programação final para conversão da base de dados do atual sistema de patrimônio (ATM) para o SICPAT;

– de 07 a 11/03: Conversão de dados para a base de testes, preparação do treinamento e testes de integralização e consolidação de dados;

– de 14 a 18/03: Realização de treinamento do SICPAT para todos os responsáveis pelo patrimônio nas Unidades Gestoras e acertos, além de ajustes finais no novo sistema;

– de 21 a 29/03: Conversão final de dados para a base de produção do novo sistema;

– dia 30/03/2005: Liberação do SICPAT para todos os usuários habilitados das Unidades Gestoras.

O desenvolvimento da segunda versão do SICPAT, que prevê a implementação de outras funcionalidades, incluindo novos controles e relatórios gerenciais, já está previsto para ter início neste primeiro semestre de 2005.

 

NOVO SISTEMA DE CONTROLE ACADÊMICO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM TESTE

O CECOM, a Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) e o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), estão elaborando o planejamento para a implantação da versão de teste do novo Sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação.

Alguns programas de pós-graduação estão sendo selecionados pela PRPG para participarem dessa implantação. A proposta é que neste primeiro semestre de 2005, os cursos-piloto dos programas selecionados sejam exaustivamente testados pelos principais usuários envolvidos (secretárias e coordenadores dos cursos da pós-graduação referentes aos cursos-piloto, além da própria PRPG e do DRCA) a partir de lançamentos de dados efetuados em paralelo com o atual sistema de controle da pós-graduação.

Pelo cronograma inicial, até o final do próximo mês de Abril será efetuada a conversão de dados para a base de teste do novo sistema e também o treinamento dos usuários envolvidos com os cursos-piloto. Isso possibilitará aos usuários efetuarem os devidos testes no período de maio a julho/2005, com lançamento real de dados em paralelo com o atual sistema.

Durante esse período, a PRPG, o DRCA e o CECOM deverão prestar total assistência a esses usuários, efetuando os acertos e ajustes necessários. A implantação em definitivo do novo sistema está prevista para o próximo mês de agosto, quando terá início o período letivo do segundo semestre de 2005.

UFMG PARTICIPA DE ENCONTRO TÉCNICO SOBRE TELEFONIA VOIP NA UFSJ

A UFMG participou de encontro técnico para discussão de telefonia e voz sobre IP (VOIP) realizado nesta terça-feira, 22 de fevereiro, na Universidade Federal de São João d’el Rey. Durante o evento a empresa Digitro apresentou sua linha de centrais telefônicas e mostrou a estrutura montada para atender à UFF (Universidade Federal Fluminense), em Niterói.

Além de UFSJ e UFMG, estaveram presentes no encontro o CEFET-MG, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de Ouro Preto e Universidade Federal de Viçosa, além do POP/MG, represetando a RNP (Rede Nacional de Pesquisas). Cada instituição presente fez uma rápida apresentação sobre a situação de suas redes de dados e telefonia, além de projetos desenvolvidos sobre VOIP. O POP/MG foi representado por seu diretor técnico, Murilo Monteiro, sendo a UFMG representada por Fernando Frota Machado de Morais, do CECOM, e Felipe Louback, estagiário do POP/MG, que está desenvolvendo trabalhos de integração da UFMG ao projeto VOIP da RNP.

Ao final do encontro foi decidida a criação de uma lista de discussão virtual, visando integrar os esforços das IFEs mineiras sobre o assunto. A inscrição na lista pode ser feita em http://rede.ufmg.br/mailman/listinfo/voip.

USUÁRIOS SIAFI TERÃO CURSO A DISTÂNCIA

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em parceria com o Serpro, implementou a Escola Virtual Siasg, visando ampliar e agilizar a disseminação do conhecimento para os usuários dispersos geograficamente, além de economizar recursos com deslocamentos.

Dentro do Programa de Treinamento dos Usuários Siafi, foi disponibilizado o curso Siafi Gerencial, na modalidade de ensino a distância, no período de 21 de fevereiro a 18 de março de 2005.

Entre os inscritos nesse curso está Márcia Regina Lemos, diretora da Divisão de Apoio Administrativo.

CECOM REALIZA ENCONTRO SOBRE SERVIÇOS DE TELEFONIA

O Centro de Computação, através da DAA, está realizando, nos dias 23, 24 e 25/02, reuniões com os responsáveis pelo Setor Financeiro das Unidades/Órgãos sobre sobre serviços de telefonia na UFMG.

Estão sendo tratados assuntos, tais como: novos contratos firmados com as prestadoras de telefonia para Serviço Local, DDD, DDI e Celular; ressarcimento de ligações particulares através da GRU – Guia de Recolhimento da União; atestados de Serviços Telefônicos; novos dados para empenho e processamento de pagamentos via SIAFI; esclarecimentos sobre Celulares Institucionais. As reuniões estão sendo realizadas no horário de 14:30 às 16:30, na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo da Reitoria.

Segundo a programação, foram convidados:
dia 23 – representantes dos órgãos da Administração Central;
dia 24 – representantes das unidades acadêmicas do Campus Pampulha, Copeve, Imprensa e Fundep.

E amanhã, dia 25, estarão participando da reunião representantes das unidades acadêmicas do Centro, Museu e NCA – Núcleo de Ciências Agrárias.

 

VICE-DIRETOR DO CECOM VAI PARTICIPAR DE CURSO DA PRORH

Dentro do Programa de Capacitação da ProRH/DRH, vai ser oferecido, no período de 28 de fevereiro a 04 de março/2005, o curso “Liderar e desenvolver Equipes de Trabalho”. Estará participando do curso, o vice-diretor do CECOM, Gilmar Lima Guimarães.

PRORH OFERECE CURSO DE INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos, em parceria com o CECOM, está oferecendo desde o dia 18 de fevereiro, um curso de Informática Instrumental para integrantes do convênio UFMG/Cruz Vermelha e funcionário da Universidade.

Estão participando do curso: Andreza da Silva Santos (PRPq), Elisângela Meira dos Santos (Fafich), Guilherme Luiz de Souza (DRCA), Gustavo Batista Cheloni Vieira (FaE), Joserlândio Pereira dos Santos (Medicina), Juliana Cristina do Carmo Silva (BU), Lucas Juan Ribeiro de Abreu (Escola de Música), Luciana Cristina Vieira Cecílio (Escola de Arquitetura), Tarciana Soares Lopes (DRH) e Waldo Angelino (funcionário da Escola de Veterinária). O instrutor é Eugênio Pacelli Pereira de Souza.

As aulas estão sendo realizadas na sala do DRH na Imprensa Universitária, no horário de 13:30 às 16:30, às segundas, quartas e sextas-feiras, e serão encerradas no dia 23 de março de 2005.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:
Hepcentro (http://www.hepcentro.com. br/) é um site independente, não ligado a instituições, não visa lucro nem patrocinadores. Oferece uma fonte de informação para pacientes, médicos e estudantes, sempre atualizada e precisa, responde a dúvidas específicas e fornece orientações por e-mail sempre que solicitado. O Hepcentro tem compromisso com a ciência médica e compromete-se a defender a população da pseudo-ciência (misticismo disfarçado de ciência), dos charlatães (médicos que defendem tratamentos sem benefício além da auto-promoção e de outros ganhos próprios) e dos curandeiros (pessoas que se fazem passar por médicos ou que prescrevem “tratamentos” possivelmente danosos).

– O Smile é um joguinho diferente que você infla ou encolhe os balões do lado esquerdo e vai mudando o movimento dos estranhos bichos do lado direito. O endereço é http://www.smileproject.com/farklempt/v/1/. (Site em Inglês)

– Se você é chegando em samba carioca e quer aprender sobre o ritmo, mergulhe de cabeça e saiba tudo em http://www. sambacarioca.com.br/. É uma página muito criativa com várias personalidades do mundo do samba.

– O Felipe Memória é formado em Desenho Industrial e Mestre em Design pela PUC-Rio. Trabalha com Ergonomia, e Interação Humano-Computador. Vá até a página desta fera em http://www.fmemoria. com.br/ e veja os comentários que ele faz sobre alguns layouts de DVDs e páginas da Web.

– Se voce é fã do Matrix, não perca a oportunidade e guarde no seu bookmark este link. Lançamento da rádio online Radio Free Zion que ficará no ar 24 horas e com acesso gratuito. A programação musical é toda da série. Visite http://www.radiofreezion.com.

– E se você gosta de jogar, aponte seu navegador para themamatrixonline (http://www.thematrixonline.com) e divirta-se pra valer. As informações sobre os games são atualizados periodicamente com novas telas.


PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na última semana, as seguintes notícias:

E-commerce brasileiro faturou R$1,75 bi em 2004
(14 de fevereiro/2005) – O estudo feito pelo e-bit mostra que o faturamento do comércio eletrônico no país em 2004 foi de 1,75 bilhão de reais, um crescimento de 47% com relação a 2003.
Só no Natal, nossas lojas virtuais movimentaram 284 milhões de reais, ou quase 39% a mais do que no Natal do ano anterior (quando o faturamento foi de 204 milhões). Esses números refletem apenas a venda de bens de consumo; não entram aqui as operações virtuais de compra de automóveis e passagens aéreas e o montante negociado nos leilões online. O tíquete médio no ano oscilou entre 292 reais, em janeiro, e 330 reais, em dezembro.
Para o e-bit, o crescimento indica também que mais pessoas aderiram às compras virtuais – no final de 2003, tínhamos cerca de 2,5 milhões de consumidores online; no final de 2004, esse número subiu para três milhões, um crescimento de 20%, segundo o diretor-geral do instituto, Pedro Guasti.
No chamado período de vendas de Natal (15 de novembro a 23 de dezembro), a categoria de eletroeletrônicos, câmeras digitais e tocadores de DVDs passou para o segundo lugar na lista dos produtos mais vendidos, com 15% do total de vendas. O ranking ainda é liderado pela trinca CDs – DVDs – Vídeos (títulos), com 29% do total vendido na web no período. Já a categoria Livros, Jornais e Revistas caiu para o terceiro lugar, com 13%.
Para 2005, o e-bit prevê um crescimento de 30% no faturamento do comércio eletrônico, chegando a 2,3 bilhões de reais.

Beta do IE 7.0 sai na metade do ano, para SP2
(15 de fevereiro/2005) – Além da gratuidade do AntiSpyware para usuários licenciados do Windows, nesta terça-feira (dia 15) Bill Gates deu outra grande notícia durante a RSA Conference: vem aí uma versão independente do Internet Explorer, o IE 7.0, para os usuários do Windows XP Service Pack 2.
O SP2 foi lançado em agosto do ano passado.
Até agora, a companhia pretendia fazer grandes alterações no navegador apenas para a próxima versão do Windows, Longhorn, a ser lançada no ano que vem. No entanto, o IE 7.0 sai em versão beta, já na metade do ano, durante o verão americano, prometendo “novos níveis de segurança sem alterar os níveis de compatibilidade”. Gates disse que o navegador será mais forte também contra phishing scams e programas espiões ou maliciosos.
O executivo ainda anunciou que a versão 2.0 da ferramenta de análise Microsoft Baseline Security Analyzer (MBSA), para identificação de falhas na configuração de produtos de segurança, será lançada junto com o Windows Update Services, ainda este ano.

E se o meu Windows não for original?
(16 de fevereiro/2005) – O recém-lançado Programa de Vantagens do Windows Original limitará downloads e atualizações para quem se cadastrar e validar seu Windows. Mas não abrange as atualizações críticas de segurança liberadas pela Microsoft, o que significa que esses downloads, que são realmente importantes, continuarão disponíveis a todos pelas atualizações automáticas do XP.
Quando a versão final do programa for lançada, no segundo semestre, as atualizações do Windows Update estarão bloqueadas para os usuários que não validarem seu Window original no Centro de Downloads.
Mas o que acontece quando um usuário descobrir, no ato da validação, que seu Windows não é legítimo? Uma das opções é confrontar o vendedor, se ele tiver alegado, na venda, que o software que acompanhava o produto era original. O sistema permite a impressão de um relatório com as informações sobre a ilegalidade daquele sistema operacional, explica Dinis Couto, gerente-geral de Windows Client. Se a empresa não oferecer ajuda, o usuário pode denunciá-la através de um relatório de irregularidades no próprio sistema.
De qualquer forma, quando o sistema acusar que a cópia não é original, a primeira coisa a ser feita, segundo Couto, é acionar as atualizações automáticas do Windows.
Esse programa será usado pela Microsoft também para “limpar” o canal de distribuição, ou seja, descobrir quem oferece falsos Windows legítimos através das denúncias dos usuários no tal relatório de irregularidades.
Para quem levou gato por lebre – ou seja, comprou o Windows falso como se fosse o verdadeiro – a empresa não se dispôs a trocar a cópia por uma legítima (como fez a Microsoft britânica em seu teste de projeto antipirataria). Não ficou claro se a solução será na forma de desconto para a aquisição do produto original, por exemplo. “Mas não há dúvida de que haverá diálogo para resolver a situação. Estamos centrados na satisfação do cliente, faremos primeiro o que é correto para o cliente”, promete Orlando Ayala, vice-presidente sênior para pequenas e médias empresas e parceiros da Microsoft.

CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo divulgou, no dia 22/02/2005, notícia sobre e-Ping e Internet, transcritas a seguir:

O governo consolida a versão 1.0 e inicia a integração pelos bancos de dados
– A versão 1.0 da arquitetura do e-Ping – Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico – já está disponível no endereço www.eping.e. gov.br. O documento recebeu 95 contribuições nas consultas públicas realizadas no ano passado. Segundo a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), entre as principais contribuições estão a inserção de novos conteúdos como geoprocessamento, ampliação de itens já contemplados como XML e web services. “A próxima etapa consiste na implantação da arquitetura e-Ping nas diversas esferas do governo”, comenta Rogério Santanna, da SLTI. Ele destaca que já estão sendo desenvolvidas experiências-piloto no âmbito do governo federal. Uma delas é junto ao Sistema Nacional de Integração de Informações em Justiça e Segurança Pública (www.infoseg.gov.br). O processo pretende integrar todos os bancos de dados existentes nessa área no país, como informações sobre inquéritos policiais, mandados de prisão, armas de fogo, processos criminais e sobre veículos. Para Santanna, uma das grandes vantagens da interoperabilidade entre sistemas é a redução da burocracia estatal, que permite grande simplificação dos procedimentos.
A arquitetura e-Ping define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no governo federal, estabelecendo as condições de interação com os demais poderes e esferas do governo e com a sociedade em geral. A meta de Rogério Santanna, da SLTI, é colocar os conectores do e-Ping nos principais bancos de dados do governo, como Siafi, Siape e Siorg. “Esses sistemas respondem por 80% do custo de processamento do governo e a integração certamente vai gerar uma redução de custos”, diz Santanna.

O Brasil faz parte de projeto da ONU
– O Brasil, ao lado de outros 165 países em desenvolvimento, integra um projeto da Organização das Nações Unidas (ONU) para quantificar o número de internautas que existem nesses países. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi nomeado pela ONU o responsável pela coleta dos dados. Mariana Martins Rebouças, pesquisadora do IBGE, e representante brasileira no projeto da ONU, participou de uma reunião preparatória, na semana passada, em Genebra, Suíça. Sergundo ela, o encontro serviu para debater com outros países a metodologia da pesquisa. Ainda não há uma data para o início do projeto, mas o IBGE já definiu que a pesquisa sobre os internautas brasileiros se dará em duas frentes: mercado corporativo e usuários domésticos.

CLASSIFICADOS

Vende-se:
– CPU K6-II-350, 128MB, HD 2GB, som, rede, faxmodem, USB, CDRom, teclado, mouse.
– CPU Athlon 650, 128MB, HD 10GB, som, rede, faxmodem, USB, CDRom, teclado, mouse.
– Memória DIMM 512MB PC133, rara no mercado, nota fiscal, na garantia.
– Vídeo Game Super Nintendo com 2 manetes, 8 cartuchos.
– Vídeo Game Mega Drive II com 2 manetes, 3 cartuchos.
– TV 5" Precision com rádio AM/FM, preto e branco, manual, acessórios, seminova.
Tratar no 3499-4017, após 17:00, com Ronaldo.



Há 20 anos…

O Sistemático número 7 de 1985, publicou notícias sobre o Concurso público para mensageiro da MinasCaixa, mudança de telefone do Setor de Operação – turno da noite, renovação de projetos no Setor de Apoio ao Usuário, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CURSO DE ENGENHARIA
Teve início na última terça-feira, dia 26, um curso solicitado ao Centro de Computação como parte do nivelamento para a pós-graduação em Engenharia Térmica. As aulas de programação Fortran para utilização do S!D estão sendo realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, no horário de 08:00 às 10:30, nas dependências do Setorial I, onde funciona o curso de Engenharia Térmica.
O curso está tendo a participação de 9 alunos e os instrutores são Luiz Henrique Loureiro dos Santos (parte teórica) e Cláudia Machado Valente (parte prática), do Setor de Apoio ao Usuário – SAU.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Tiago Alisson Xavier da Silva, aniversariante do dia 1º de março. Os parabéns, também, para os ex-ceconianos: Blair Bianchini, no dia 25 de fevereiro e Maria das Graças Melo e Almada (Mariinha), no dia 27.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A Festa de Natal dos funcionários do CECOM de 2004 foi realizada no dia 17 de dezembro, em um sítio localizado na Enseada das Garças, região da Pampulha. Foi um dia de sol bem forte, que deixou todos muito animados, principalmente as crianças. A piscina infantil é que não ficou vazia um só momento. As fotos são de autoria de Alexandre Fonseca e Lelé.

 


Beth, Márcia França, Alda e Selma. Ao fundo, Eustáquio e
Cristina dançando


Maira e Max


A área do almoço, com Rosa, Matheus e Thaís

Antônio Carlos, Eustáquio, Márcia Regina e Frota


A piscina infantil com Roninho, Júlia, Marcella, Luiz Gustavo
e Ana Luísa


Não podia faltar o futebol! Brilharam no campo: Emerson,
Josemar, Alexandre e, ao fundo, Murilo


Cláudia e Bárbara


Josemar, Roberto, Carlos Alfeu e Thiago