Sistemático: Edição 1238 – 10/03/2005


Notícias



CALOUROS ACESSARÃO IAG COM SUA SENHA DO GRUDE

Durante o período de registro inicial foi distribuída aos calouros, com entrada no primeiro semestre de 2005, uma folha personalizada contendo informações para o seu cadastramento no Grude. Ao se cadastrar no Grude, o aluno recebe um código de usuário e uma senha que o possibilitam acessar diversos serviços e aplicações.

A aplicação IAG – Consulta de Informações dos Alunos da Graduação, disponível no site http://urano.cecom.ufmg.br/iagWeb/, por exemplo, fornece informações referentes a dados pessoais e da vida acadêmica do aluno, tais como: situação no curso, disciplinas em curso e cursadas, rendimento semestral global, grade de horários, oferta de disciplinas e grade curricular. E, para se ter acesso a essa aplicação, o calouro necessariamente deverá ter se cadastrado no Grude. Os veteranos continuarão acessando esta aplicação nos moldes anteriores, sem mudanças. A expectativa é que os calouros possam acessar o IAG a partir do próximo dia 21/03.

Com relação ao serviço de Correio Eletrônico, é importante ressaltar que todo aluno de graduação ingressante a partir do ano de 2005, obrigatoriamente deverá ter, através do Grude, o seu endereço eletrônico (e-mail) da UFMG, pois este passou a ser um veículo de comunicação institucional e oficial.

CECOM LIBERA LIGAÇÕES PARA LOCALIDADES CONTÍGUAS A BELO HORIZONTE

Nesta quarta-feira, dia 09, o CECOM finalizou os trabalhos de liberação de ligações telefônicas para as localidades que, até dezembro, compunham o chamado “degrau conurbado” de Belo Horizonte. Com isto, no Campus Pampulha, os ramais da categoria “local” já podem fazer ligações para os municípios de Betim, Contagem, Ibirité, Nova Lima (incluindo os condomínios Serra del Rei, Vale do Sol, Retiro do Chalé), Ribeirão das Neves (incluindo Justinópolis), Sabará (incluindo Ravena), Santa Luzia (incluindo São Benedito) e Vespasiano.

Durante o período de transição ocorreram problemas de comunicação entre a rede pública (Telemar) e a central telefônica da Pampulha, que foram sanados com uma completa revisão da programação desta última. Este trabalho será agora executado nas centrais telefônicas das unidades do centro: Campus Saúde e Escola de Engenharia (centrais do tipo MD110, idênticas às do Campus Pampulha), Escola de Arquitetura, Faculdade de Ciências Econômicas, Faculdade de Direito e Conservatório.

ECI COLOCA SERVIDOR LINUX EM FUNCIONAMENTO

A Escola de Ciência da Informação (ECI) possui um laboratório (LTI – Laboratório de Tecnologia da Informação) com mais de 40 microcomputadores, e ainda impressoras, para uso dos alunos de graduação da escola, atendendo cerca de 800 usuários.

Seguindo a orientação de adoção de ambiente de software livre dada pelo governo federal, desde a semana passada este laboratório passou a utilizar um servidor Linux para armazenamento dos arquivos e configurações pessoais dos alunos de graduação do curso de Biblioteconomia da ECI. Para isso, foi implantado o Samba/LDAP para gerenciamento do serviço de acesso ao laboratório pelos usuários, seguindo o modelo de serviço desenvolvido pelo CECOM para ser implantado em laboratórios da UFMG.

O próximo passo será a migração também do ambiente dos micros para o sistema linux, de modo que os alunos possam usar software livre no seu dia-a-dia. Posteriormente, a autenticação dos usuários passará a ser feita a partir da base de dados do Grude.

O CECOM apoiou a realização do serviço de migração do servidor, através de Emerson Henrique Kfuri Pereira, da Divisão de Atendimento e Consultoria, que desenvolveu o modelo adotado. Os responsáveis pela atividade, na ECI, são Luiz Henrique Loureiro dos Santos, coordenador do LTI, e Walisson Resende, funcionário da ECI.

SOLICITAÇÃO DE VIDEOCONFERÊNCIAS TEM NOVO FLUXO

Devido às várias solicitações de eventos com Videoconferência na UFMG, serviço disponibilizado desde 2001 pela ATI – Diretoria de Tecnologia da Informação, foi criada uma norma para facilitar e organizar melhor o seu uso.

O usuário deve entrar no site http://sites.grude.ufmg.br/vdc (ou envia um e-mail para videoconferencia@ufmg.br) solicitando um horário para a realização da vídeo. Esta solicitação é encaminhada para Rosa Amélia Santos Froeseler, Secretária da ATI, que faz as reservas dos recursos a serem utilizados (salas e equipamentos) e confirma (ou não) a solicitação com as modificações necessárias. Internamente, atividades realizadas pelo LCC e pela ATI passarão a ter um controle mais apurado, para garantir que as informações fluam de maneira mais organizada, permitindo mais segurança na reserva dos recursos utilizados.

Após a realização da videoconferência, fotos e informações importantes do evento são colocadas neste mesmo documento, que ficará público no site acima.

MARIA HELENA SE APOSENTA DA UFMG

A aposentadoria da funcionária Maria Helena Caldeira dos Reis, lotada na Divisão de Apoio Administrativo (DAA), foi publicada no Diário Oficial da União no dia 08 de março de 2005.

Maria Helena entrou para o CECOM em abril de 1975, para trabalhar na Secretaria Administrativa, como datilógrafa através do convênio com o BNDE. Em abril de 1976, ela foi contratada pela Fundep e trabalhou no Setor de Documentação. Em agosto de 1978, através de concurso, foi contratada pela UFMG como digitadora, lotada na antiga Divisão de Usuários. Também fez parte da equipe da digitação da Divisão de Controle de Processamento. Em setembro de 1990, ela retornou à área administrativa, vindo para a Divisão de Apoio Administrativo (DAA). Maria Helena era responsável pela área de pessoal, com os sistemas Freqüência e Férias, arquivos e atualização de cadastros.

Ela não quis se despedir, mas enviou bombons e e-mail para todos:
“Pois é, finalmente chegou meu tão esperado dia! Foram exatamente 29 anos, 10 meses 6 dias. Vou sentir muitas saudades de todos e de tudo aí; das festinhas, dos lanches e almoços coletivos e porque não dizer? Até do “mixidão”!
Agradeço de coração a todos pelo carinho, amizade e companheirismo. Àqueles a quem magoei, me desculpem, talvez foi até inconsciente. A esta grande família (é assim que vejo vocês) que choraram comigo nos momentos tristes, sorriram nas horas alegres, o meu muito obrigado de coração! Adoro todos vocês! Um beijo no coração de cada um!”



Helena

LCC DISPONIBILIZA CURSOS PARA USUÁRIOS NOTES E QUICKPLACE

O LCC vai oferecer no mês de março cursos para uso do Lotus Notes e do QuickPlace para os usuários do Grude. Os cursos serão realizados nos dias 9, 10, 11, 15, 16 , 17 e 18 de março, no horário da manhã.

Curso de Notes Básico: 4 horas de duração. Público alvo: Secretárias, professores e funcionários que utilizam o Lotus Notes.
Local: CECOM
Vagas: 12 por dia
Dias 9, 10 e 11 de Março

Curso de Notes Avançado: 8 horas de duração. Público alvo: Suportes Locais de Informática da Universidade, para apoio aos usuários do setor.
Local: CECOM
Vagas: 12
Dia 15 de março

Curso de QuickPlace: 4 horas de duração. Público alvo: Secretárias, professores, funcionários e interessados na ferramenta QuickPlace.
Local: CECOM
Vagas: 12 por dia
Dias 17 e 18 de Março

Os interessados deverão enviar e-mail para treinamento@lcc.ufmg.br.

PRORH VAI OFERECER CURSOS DE LOTUS NOTES

A ProRH/DRH vai oferecer duas turmas de Lotus Notes, com início do treinamento no final do mês de março.

Turma 1 – dias 30, 31 de marco e 1o de abril, no horário de 13:30 às 16:30, na Sala de Aula da Imprensa.

Turma 2 – dias 4, 5 e 6 de abril, no horário de 13:30 às 16:30, na Sala de Aula da Imprensa.

O instrutor vai ser Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC).


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Na ausência do Adyr, Bruna Costa e Silva entrou em cena com o envio de um e-mail com dicas de sites para pesquisa e levantamento bibliográfico, construído com o objetivo de facilitar a pesquisa exploratória em relação aos projetos de pesquisa de MTPP e Monografias.

Bibliotecas com Acervo disponível para consulta:
Universidade Federal de Minas Gerais:
http://www.bu.ufmg.br

Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais:
http://www.pucmg.br/biblioteca/biblioteca.html

UNA – Centro Universitário de Ciências Gerenciais:
http://www.una.br/servicos_ biblioteca.html

UNIBH – Centro Universitário de Belo Horizonte:
http://www.unibh.br/biblioteca/default.htm

BN – Fundação Biblioteca Nacional:
http://www.bn.br

PUCPR – Pontífíca Universidade Católica do Paraná:
http://www.biblioteca.pucpr.br

PUCRS – Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul:
http://www.pucrs.br/biblioteca

PUCRJ – Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro:
http://www.dbd.puc-rio.br

UNESP – Universidade Estadual de São Paulo:
http://www.unesp.br/biblioteca

UNICAMP – Universidade de Campinas:
http://www.unicamp.br/bc

USP – Universidade de São Paulo:
http://www.usp.br/sibi/sibi.html

IBGE – Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística:
http://web.ibge.gov.br

LC – Library of Congress:
http://www.loc.gov
http://sunsite.berkeley.edu/Libweb

Identificadores Internacionais de Monografias e Seriados:
ISSN – International Standard Serial Number:
http://www.ibict.br/index.htm

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas:
http://www.abnt.org.br

IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo:
http://www.ipt.br

Bibliotecas Virtuais:
SciELO: http://www.scielo.br

IBICT – Teses, Comut, ISSN, CCN: http://www.ibict.br

CAPES: http://www.periodicos.capes.gov.br

BIREME – Biblioteca Virtual de Saúde: http://www.bireme.br

Prossiga: http://prossiga.cnpq.br

Editoras e Livrarias on line:
Amazon Books: http://www.amazon.com

Livraria Cultura: http://www.livcultura.com.br

PTI – Publicações Técnicas Internacionais: http://www.pti.com.br

Editora Vozes: http://www.vozes.com.br

Livraria Nobel: http://www.espiralstore.com.br

Editora Campus: http://www.campus.com.br

Livraria e Editora Saraiva: http://www.livrariasaraiva.com.br

Edusp: http://www.usp.br/edusp

Outros Sites interessantes:
CNPq: http://www.cnpq.br

IBGE: http://www1.ibge.gov.br/ibge/default.php

CAPES: http://www.capes.gov.br

MEC: http://www.mec.gov.br

MANUTENÇÃO DA CEMIG NO FIM-DE-SEMANA

A CEMIG, juntamente com a UFMG/DPFO, efetuará desligamento no dia 13 de março/2005, para manutenção nos disjuntores PVO e transformadores de 13,8KV/220V/127V nas subestações das seguintes unidades:

Faculdade de Letras
FAFICH
Escola da Ciência da Informação
Escola de Belas Artes
O desligamento será às 8:00, com religamento às 11:30.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nas últimas semanas, as seguintes notícias:

Programas do IRPF 2005 entram no ar amanhã
(28 de fevereiro/2005) – Às 9h do dia 1º, entram no ar os programas para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2005, ano-base 2004. É o que promete a Receita Federal.
O prazo de entrega vai de 1º de março a 29 de abril. Estão obrigados a prestar contas todos os contribuintes que, no ano passado, tiveram rendimentos tributáveis acima de 12 696 reais.
O programa do IRPF 2005 sai nas versões Windows e Java, que roda em computadores com Linux, Mac OS, Solaris e Windows. A Receita vai liberar na web também o download do material de consulta sobre as regras para declarar.
A Declaração On-Line – feita diretamente na página da Receita, sem necessidade do programa – só pode ser usada por quem tinha, em 2004, patrimônio inferior a 20 mil reais e também por quem tem apenas uma fonte pagadora para informar.
A Receita espera que cerca de 20 milhões de brasileiros façam a declaração este ano – em 2004, 18,8 milhões de documentos foram entregues no prazo.
Costa Rica quer transformar VoIP em crime (02 de março/2005) – As operadoras estatais de telefonia fixa da Costa Rica estão fazendo lobby para transformar o uso da tecnologia de voz sobre IP (VoIP) em crime.

O Instituto Costarricense de Electricidad (ICE) puxa o coro dos descontentes, conta o jornal La Nación, alegando que deve haver uma regulamentação mais específica para a tecnologia que a aplicada aos serviços de tráfego de dados em geral. O órgão chama os provedores de serviços VoIP de “operadoras não-licenciadas” e que o governo deveria tomar medidas legais contra elas, se necessário.
O Skype e outros serviços semelhantes são muito populares na região. Operadoras americanas, como a Vonage, oferecem VoiP naquele país e nos vizinhos. Hoje, diz o jornal, cerca de 20% de todas as chamadas internacionais originadas na Costa Rica usam VoIP ao invés dos sistemas de DDI tradicionais, o que obviamente gera perdas para as operadoras. Segundo o La Nación, membros do governo disseram que os serviços de telefonia de baixo custo são “essenciais para o crescimento do desenvolvimento de software e da terceirização de serviços no país”.

CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo publicou, no dia 08/03/2005, notícia sobre a Internet, transcrita a seguir:

A Fapesp perde o registro de domínio – O Comitê Gestor da Internet aprovou, na sexta-feira, 04, a criação de uma entidade que vai assumir o controle do registro de domínio.Br, trabalho executado atualmente pela Fapesp. A entidade deve se chamar NIC.Br (Núcleo de Integração e Coordenação), e já nasce com as características para obter o registro como Oscip. Com a entidade, a Internet brasileira terá um quadro institucional mais estável para o registro de domínio. A Fapesp começou a registrar os domínios provisoriamente até que fosse encontrada uma solução. Mas isso tem vários inconvenientes, porque a Fapesp não tem poder legal para representar o comitê da Internet, explica Antenor Correa, coordenador interino do Comitê Gestor da Internet. Segundo ele, agora será negociada a transição com a Fapesp e tomadas as providências para colocar a nova entidade para funcionar.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano IX, n.º 9, de 14/03/1985, publicou notícias sobre concurso público para mensageiro da MinasCaixa, utilização de cartões do CECOM, apostila de Cobol Básico, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

LIBERAÇÃO DE PESSOAL
Os funcionários do Centro de Computação Cleto Boechat Véo, Ismênia Carvalho Moreira e Sérgio Maurício de Oliveira foram liberados, a partir de ontem, dia 13, para exercerem suas atividades no LCC – Laboratório de Computação Científica da UFMG.

CURSO B07: OPERAÇÃO DO SISTEMA
As aulas do curso B07: Operação do Sistema vão ser reiniciadas na próxima segunda-feira, dia 18, para duas turmas, nos horários de 07:00 às 09:00 e de 17:00 às 19:00. O curso, que tem como instrutor o analista William Andalécio, está sendo oferecido desde maio do ano passado para o pessoal do Setor de Operação do CECOM visando o aprimoramento técnico da equipe.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para José Efigênio de Oliveira (Alemão), amanhã, dia 11. Os parabéns para os ex-ceconianos: Jane Pires Camargos Lemos, no dia 13; Gláucia Maria Fantoni, no dia 14; Messias Emanoel Chaves, Roberto Márcio Ferreira de Souza e Mônica Ataíde Silva, no dia 16; e Odilon Gonçalves de Castro, no dia 17.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Dando continuidade à publicação das fotos da Festa de Natal de 2004 dos funcionários do CECOM, O Sistemático publica nesta edição mais um lote de fotos tiradas com a máquina do Frota, clicadas por ele, Lelé e Alexandre.

 


Ana Paula, Eustáquio (escondido), Carolina e Diego


Thiago Gabriel, Roberto, Alexandre Fonseca e Samuel


Selma, Vanessa, Cristina Andrade, Maria Helena,
Adriana e Cristina Queiroz


Carlos Alfeu e Fábio


Diego


Antônio Carlos e Lelé