Sistemático: Edição 1239 – 17/03/2005


Notícias



CECOM COMEÇA A INSTALAR REDE UFMG GIGABIT

A rede UFMG, atualmente na “Fase 3”, utiliza Gigabit Ethernet apenas na conexão entre os roteadores principais do Campus Pampulha. Em licitação executada no último trimestre de 2004, foi contratada uma empresa para complementar a estrutura de fibras óticas, com a substituição de fibras multimodo por fibras monomodo. Este trabalho visa expandir o alcance da rede Gigabit e elevar a banda disponível nos caminhos redundantes de 100 para 1000 Mbps.

Concluída a fase de instalação dos novos cabos de fibra ótica nos campi Pampulha e Saúde, a DRC começou o trabalho de instalação dos equipamentos Extreme, linha Alpine, adquiridos para funcionar como concentradores de conexões das diversas unidades e prédios. Já foram instalados os equipamentos destinados à FAFICH, Reitoria, ICB e Escola de Veterinária, faltando ainda o maior deles, que funcionará como centro de uma estrela e que será instalado no ICEx.

O projeto atual de atualização da Rede UFMG pretende levar Gigabit Ethernet até os racks de distribuição dentro dos prédios e a nova arquitetura prevê a instalação de roteadores locais em cada prédio e a substituição das ligações entre os diversos racks por fibras óticas. Os novos roteadores de ponta, foram adquiridos da empresa Allied Telesyn e têm todos a mesma estrutura de programação, apesar de serem de modelos e capacidades diferentes. Até o momento, já foram instalados roteadores modelo Rapier 24i na Escola de Música e no Centro Pedagógico. Um modelo maior, AT9016, já está em funcionamento na Escola de Ciências da Informação e na Faculdade de Educação. Os switches de ponta, também da Allied Telesyn, são modelo AT8024 e têm capacidade para 2 portas Gigabit Ethernet, configuráveis para uso de fibra ótica ou par trançado, e 24 portas Fast Ethernet em par trançado. Este processo de instalação deve continuar ao longo dos próximos meses.

DSG TREINA USUÁRIOS DO NOVO SISTEMA DE CONTROLE PATRIMONIAL

Com o projeto de desenvolvimento do novo Sistema de Controle Patrimonial da Universidade (SICPAT) chegando na reta final – a data de início de operação desse novo sistema está prevista para o próximo dia 30/03 – o DSG, com apoio técnico e operacional do CECOM, está promovendo nesta semana e na próxima, treinamento do novo sistema para todos os responsáveis pelo patrimônio das Unidades Gestoras (UGs) da Universidade.

Ao todo são 42 UGs e, pelo menos, um representante de cada UG deverá participar do treinamento.

Foram montadas as seguintes turmas, tendo cada turma capacidade para até 16 participantes:
Turma 1: dias 14, 15 e 16/03, período da manhã;
Turma 2: dias 14, 15 e 16/03, período da tarde;
Turma 3: dias 17, 18 e 21/03, período da manhã;
Turma 4: dias 17, 18 e 21/03, período da tarde.

Se houver necessidade, poderão ser criadas duas novas turmas nos dias 22, 23 e 24/03, períodos da manhã e da tarde.

O treinamento está sendo realizado na sala de aula 2 do CECOM, localizada no sub-solo do prédio da Reitoria. O instrutor responsável pelo treinamento é o funcionário Fernando de Souza Guimarães, do DSG, que conta também com a participação do assessor Jorge Luiz Domingues Dias. O CECOM presta apoio técnico e operacional através dos membros da sua equipe de desenvolvimento do projeto: Regina Helena Moura Brandi, Carlos Roberto Alves Rodrigues e Ronaldo Araújo Costa. E, representando o CECOM como Unidade Gestora, participa do treinamento a funcionária da Divisão de Apoio Administrativo, Maria Auxiliadora dos Santos.

PRORH APÓIA PROJETO DE CAPACITAÇÃO DO CECOM

O CECOM apresentou à ProRH um projeto para capacitação de pessoas da equipe em administração de banco de dados. Hoje, o gerenciador de banco de dados Oracle é adotado pelo CECOM para sustentar as bases da universidade acessadas por aplicações cliente/servidor e Web, desenvolvidas pelo próprio CECOM ou por terceiros, como é o caso do sistema Pergamum, que informatiza os recursos da Biblioteca Universitária.

Para dar condições de que sua equipe técnica possa não só estar capacitada a atender às necessidades cotidianas, mas também a dar resposta às ocorrências mais específicas, foi montado um projeto para contratação de programa de treinamento de terceiros que permite a organização modular da capacitação e a formação de mais de um funcionário nos próximos semestres.

A ProRH acolheu o projeto e está, através do programa PROGRID, custeando a participação de Antônio Eustáquio Rodrigues, da DAC, no módulo “Oracle 9i: Introdução ao SQL”, que está sendo realizado de 21 a 24/03, pelo centro de treinamento Casa de Software, certificado pela Oracle. Na semana de 28/03 a 01/04/05, o mesmo funcionário participará do módulo “DBAFI – Oracle9i: Fundamentos I”.

Futuramente, a expectativa é de que outros funcionários envolvidos em tarefas de administração de banco de dados possam passar pelos mesmos treinamentos.

FUNCIONÁRIOS DO CECOM PARTICIPAM DE CURSO DO LCC

Os funcionários Eugênio Pacceli Pereira de Souza e Ana Paula Fonseca de Almeida, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC) participaram, nos dias 15 e 16/03, do curso de Notes Avançado, oferecido pelo LCC. Esse curso é parte do treinamento para o uso do Lotus Notes e do QuickPlace que o laboratório está oferecendo neste mês para os usuários do Grude.

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

O estagiário Gladson de Oliveira saiu do quadro do CECOM no dia 28 de fevereiro/2005. Gladson entrou para o CECOM em maio de 2004, lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), onde permaneceu até a sua saída.


Gladson


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE FEVEREIRO

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em: serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de fevereiro, os números totais analisados pelo sistema foram:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
748.647
14.455
749.563
1.512.665
6.992.725
8.505.390

As médias diárias durante o mês de fevereiro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
26.737
516
26.770
54.024
249.740
303.764

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, no início do mês, as seguintes notícias:

Skype agora vai para os hotspots Wi-Fi, mas em UK (04 de março/2005) – O provedor britânico de internet sem fio Broadreach e a Skype vão liberar o serviço de comunicação com tecnologia VoIP através de hotspots.
O serviço entrou no ar nessa semana em cerca de 350 hotspots, conta a BBC. Os usuários do provedor que baixarem o Skype e criarem uma conta no serviço poderão fazer chamadas telefônicas pela conexão Wi-Fi, mesmo para números internacionais ou para celulares, sem pagar pelo acesso à web.
A versão gratuita do Skype tem hoje mais de 28 milhões de usuários ao redor do mundo, mas a versão paga, Skype Out, não faz feio: são 940 000 assinantes. Novos serviços pagos vêm por aí, como correio de voz, video-conferência e o Skype In, serviço para o recebimento de chamadas originadas em celulares ou números internacionais.
Já a Broadreach tem cerca de dois milhões de usuários, diz a BBC. Ela deve lançar o acesso Wi-Fi em trens até o final do ano.

Brasil cai 7 posições em ranking mundial de TI (09 de março/2005) – O Brasil caiu do 39º para o 46º lugar em Tecnologia da Informação nesta edição do relatório feito anualmente pelo World Economic Forum.
Até 2002, o país tinha a liderança na América Latina, mas em 2003, o posto foi assumido pelo Chile, que este ano ficou na 35ª posição. Desde então, o Brasil mantém a segunda posição, à frente do México (60ª) e da Argentina (76ª).
A maioria dos países da América Latina está perdendo terreno na corrida para transformar as TICs – Tecnologias de Informação e Comunicações – em ferramentas de crescimento e de melhoria de competitividade, diz o estudo. À exceção do Chile, em toda a região, incluindo o Brasil, percebe-se a presença de ambientes regulatórios fracos para o desenvolvimento do setor de TIC, além de sistemas administrativos e burocráticos pesados, baixa priorização do desenvolvimento do segmento junto aos governos, baixa penetração da internet e um êxodo de pessoas qualificadas.
“Existe um grande risco da América Latina ficar pra trás, à medida que governos e comunidades de negócios de outras nações do mundo formam parcerias para utilizar o potencial da TIC para fomentar o processo de desenvolvimento. Já existe uma notável diferença na infraestutura de redes dos países da região em comparação com a Europa Oriental e Central, isso sem contar o disparate com Cingapura, Taiwan, Coréia e Malásia. A menos que as lideranças políticas da América Latina desenvolvam alguma iniciativa regional para incentivar o TIC, fornecendo fortes incentivos para a comunidade empresarial, cuja estratégia foi utilizada na Europa Oriental e Central na ultima década, veremos outros mercados emergentes deixar a América Latina para trás. Essa tendência pode causar sérios danos econômicos na região”, acredita um dos editores do relatório, Augusto Lopez-Claros, diretor do Programa de Competitividade Global do World Economic Forum.
No levantamento, Cingapura aparece em primeiro lugar em várias categorias (e no próprio 1º lugar geral do ranking, pela primeira vez), como qualidade da educação em matemática e ciências, custos de telefonia e de internet acessíveis e a prioridade da TIC nos planos do governo. Já os Estados Unidos caíram para a 5ª colocação após três anos consecutivos em primeiro lugar; a queda se dá principalmente pela melhoria de seus concorrente. No entanto, o país mantêm a liderança global no sub-índice de preparação empresarial e em outras categorias, como qualidade de instituições de pesquisa científica e escolas de administração de empresas, a oferta de oportunidades de treinamento da força de trabalho, e a existência de um mercado de capital de risco para investimentos altamente desenvolvidos, o que incentiva a inovação.

Esta é a quarta edição anual do Relatório Global de Tecnologia da Informação, que teve como tema “A Eficiência num Mundo Cada Vez Mais Conectado”. Publicado pela Palgrave MacMillan, o relatório pode ser pedido no endereço: www.palgrave.com/worldeconomicforum/

POLÍCIA BRITÂNICA FRUSTA O QUE SERIA MAIOR ROUBO ELETRÔNICO DA HISTÓRIA

O Globo Online divulgou hoje, dia 17/03/2005, a notícia, Polícia britânica frustra o que seria maior roubo eletrônico da História, transcrita a seguir:

“A polícia britânica frustrou os planos do que teria sido o maior roubo eletrônico da História. Um grupo de hackers infiltrou-se no sistema de computadores da filial londrina de um banco japonês para transferir eletronicamente 330 milhões de euros (o equivalente a
US$ 423 milhões). Também teria sido o maior roubo a banco já registrado na Grã-Bretanha.

Os hackers iriam transferir a soma de várias contas eletronicamente, depois de terem invadido o sistema do banco. O dinheiro seria transferido a dez contas bancárias em vários países.

Depois da descoberta do plano, uma pessoa foi presa em Israel. É um homem que tentava transferir cerca de 20 milhões de euros do mesmo banco japonês, o Sumitomo, à uma conta bancária. A prisão foi uma operação conjunta das polícias britânica e israelense. O homem foi indiciado por lavagem de dinheiro.

A investigação começara em outubro do ano passado, depois que a polícia descobriu que os hackers haviam conseguido entrar no sistema da filial do Sumitomo em Londres.

Aparentemente, para entrar no sistema e obter as informações que permitiram as transferências, os criminosos usaram uma tecnologia conhecida como “keylogging” – que detecta cada tecla pressionada num computador. Assim, conseguiram senhas e outros dados valiosos.

As informações foram divulgadas pelo jornal “Financial Times”. A polícia britânica disse que a investigação prossegue. Outras prisões são prováveis.”

AULAS DE FUTEBOL

A PRORH, a CAC, o CEUe a EEFFTO, estão disponibilizando dentro do Projeto Esporte Universitário, 80 (oitenta) vagas para aulas de futebol destinadas aos filhos dos servidores da universidade, com idade entre 8 e 15 anos, de ambos os sexos e 50 (cinquenta) vagas, somente aos sábados, para os menores do convênio UFMG/Cruz Vermelha.

As inscrições serão feitas na CAC com apresentação de documentos do servidor (contra cheque ou carteira da UFMG) e documento do filho. No caso de menor, é necessário um documento que comprove seu vínculo com a Cruz Vermelha.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano IX, n.º 10, de 21/03/1985, publicou notícias sobre concurso para mensageiro da MinasCaixa, novo telefone do Campus da Saúde, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

LIBERAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DO CECOM
Desde o dia 10 de março/85, as funcionárias Maria das Graças Melo e Almada, Nair Vieira Sales e Bernardete Marques Gontijo Oliveira, que prestavam serviços no RJE, estão exercendo suas atividades no LCC – Laboratório de Computação Científica da UFMG, sob a responsabilidade do prof. Manoel Lopes de Siqueira.

RESPONSÁVEL PELO SETOR DE SERVIÇOS GERAIS
Durante o período de férias de Sálvia Maria de Figueiredo Moreira, chefe do Setor de Serviços Gerais do CECOM, Maria das Graças Santa Bárbara estará respondendo pela chefia do setor.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Michele Marie Ribeiro Perpétuo, no dia 18; Maximiliano Luiz Souza Guimarães, no dia 19; Samuel de Freitas, no dia 20; Mário Magalhães Lara e Emerson Henrique Kfuri Pereira, no dia 22; e Robson Nogueira Barreto, no dia 24. Os parabéns para os ex-ceconianos: Odilon Gonçalves de Castro, no dia 17; Rodrigo Torres Assumpção, no dia 18; Rafael Alves de Souza, no dia 19; Maria Luciene Diniz Ferreira e Gladson de Oliveira, no dia 20; William Andalécio e Rômulo Vieira de Faria, no dia 24.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Samuel de Freitas, do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, lotado no CECOM, vai completar 18 anos no próximo dia 20. Para não deixar a comemoração acontecer no seu último dia de trabalho, os colegas de divisão resolveram antecipar a despedida, ocorrida no dia 11 de março. As fotos são de autoria do Leão.


Bia, Tina, Samuel e Emerson


O Parabéns prá você, com Alda, Samuel,
Ana Paula e Carlos Roberto


Rosa (de costas), Carlos Alfeu, Gino,
Raimundo, Tina e Ronaldo


Um close em Samuel, com Márcia Regina ao fundo


Samuel e Michele


Cidiney e Ana Paula