Sistemático: Edição 1240 – 24/03/2005


Notícias



ACESSP AO IAG VIA GRUDE JÁ ESTÁ OPERACIONAL

Em edição recente de O Sistemático foi informado que os calouros aprovados no Vestibular 2005 fariam acesso às suas informações acadêmicas, disponíveis no sistema IAG, utilizando senha do Grude.

Isto se tornou possível porque, durante o período de registro inicial, foi distribuída aos calouros, com entrada no primeiro semestre de 2005, uma folha personalizada contendo informações para o seu cadastramento no Grude. Ao se cadastrar no Grude, o aluno recebeu um código de usuário e uma senha, que o possibilita acessar diversos serviços e aplicações.

Uma destas aplicações é o IAG – Consulta de Informações dos Alunos da Graduação, disponível no site http://urano.cecom.ufmg.br/iagWeb/, que fornece informações referentes a dados pessoais e da vida acadêmica do aluno, tais como: situação no curso, disciplinas em curso e cursadas, rendimento semestral global, grade de horários, oferta de disciplinas e grade curricular.

No dia 22 de março, foi publicada uma nova versão do IAG que libera o acesso prometido aos novos alunos. Já os veteranos continuarão acessando esta aplicação nos moldes anteriores, caso não estejam cadastrados no Grude, ou seja, usando para acesso seu número de matrícula e a senha acadêmica. A única mudança na forma de acesso ocorrerá com os veteranos que já estão cadastrados no Grude. Pare estes, não será mais útil o uso da antiga senha acadêmica, o acesso se dará com o uso de login e senha do Grude.

CECOM PARTICIPA DE SEMINÁRIO DE SEGURANÇA DE REDES

No último dia 17, a Cisco Systems promoveu, nas dependências do Ouro Minas Palace Hotel, o seminário “Segurança de Redes”.

No seminário, a Cisco enfatizou que a “rede” é, atualmente, o principal alvo de ameaças à segurança das instituições e apresentou sua arquitetura SDN – Self Defending Networks, onde medidas pró-ativas prevalecem em relação às reativas. Estas medidas envolvem a avaliação de vulnerabilidade e riscos, políticas e procedimentos de segurança, monitoração, respostas a incidentes, análise forense e ações corretivas. Enfatizaram que o mundo atual, “conectividade” não é fator suficiente para garantir a competitividade das organizações. A competitividade ocorre com o uso de redes inteligentes e política corporativa.

Representando o CECOM, estiveram presentes ao seminário os funcionários Luiz Eugênio de Almeida Oliveira e Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DAC.

PRORH OFERECE CURSO DE LOTUS NOTES

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos, em parceria com o CECOM, vai oferecer duas turmas de treinamento sobre o Lotus Notes nos seguintes dias:

1ª Turma: dias 30, 31/03 e 01/04, no horário de 13:30 às 16:30.
2ª Turma: dias 04, 05, 06/04, no horário de 13:30 às 16:30.

O treinamento será realizado na Sala do DRH, na Imprensa Universitária.

Informações na Seção de Aperfeiçoamento e Treinamento do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos da ProRH, telefone: 3499-4488.

PRORH OFERECE PROGRAMA DE INCENTIVO À CAPACITAÇÃO EM NÍVEL SUPERIOR

Visando promover o desenvolvimento dos recursos humanos da UFMG, de forma a conciliar os interesses individuais e as metas institucionais, a ProRH oferece novamente em 2005, bolsas de auxílio à realização de curso superior, através do Programa de Incentivo à Capacitação em Nível Superior.

O programa apresenta duas modalidades de implementação que atenderá, de forma diferenciada, os servidores matriculados em instituição privada e os servidores matriculados em instituição pública.

As inscrições serão realizadas no Depto. de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Unidade Administrativa III, Campus Pampulha, no horário de 8:30 às 11:30 e 13:30 às 17:00, nos dias 24, 28, 29, 30 e 31/3/2005, ou pelo site www.ufmg.br/prorh. Os servidores que estudam em instituições públicas, também deverão fazer sua inscrição.

A bolsa de incentivo à capacitação em nível superior de graduação será concedida a todos os servidores matriculados em instituições públicas.

A seleção dos candidatos às 26 (vinte e seis) bolsas, oferecidas no primeiro semestre de 2005, para realização de curso superior em instituição de ensino privada, ocorrerá através de sorteio público, a se realizar na sala 1 do Depto. de Desenvolvimento de Recursos Humanos da UFMG, Unidade Administrativa III, no dia 5 de abril de 2005, às 11:30.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:
– Fique por dentro da origem do Batman (Homem-morcego) no novo lançamento. Espero que este seja um filme de arrepiar, pois eu não gostei do último filme desse super-herói que se esconde por trás de uma imensa fortuna. Assista ao trailer na página
http://www2.warnerbros.com/batmanbegins/flash/index.html e confira!

– Por causa do excesso de compromissos e afazeres do homem contemporâneo e de informações disponibilizadas no mundo atual, nota-se uma carência de algo que descomplique a vida e ajude as pessoas a selecionarem aquilo que merece atenção. Vá até http://www.elefante.com.br/cgi-bin/login.cgi.

– Em The National Anthems (http://www.thenationalanthems.com/) você encontrará bandeiras e hinos de 192 países e 45 nações , com áreas não soberanas entre elas: Porto Rico, Flandres, Chechenia, Aruba, Quebec, Palestina, Bavária e Tibet. Vale a pena conferir!

01100001011001000111100101110010011101010111 Você sabe o que quer dizer este monte de números? É o meu apelido, adyrus, em binário. Composta apenas por zeros e uns podem ser representados por dois estados de um dispositivo elétrico: ligado e desligado. Na página do site Binary – it’s digitalicious (http://nickciske.com/tools/binary.php) você faz a festa em converter textos comuns, em ASCII, para o sistema binário e vice-versa.

– O Omniglot (http://www.omniglot.com/) responde e fala sobre diversos sistemas de escrita: alfabéticos, silábicos, logográficos e até alternativos. Nesse site, você vai conhecer dezenas de alfabetos cirílico, fenício, etrusco, arábico etc e cada um de seus caracteres. Página em Inglês.

– Uma boa página que fala sobre música “independente” e abre espaço na rádio Pernambuco para artistas que não estão na mídia é a Coquetelmolotov (http://www.coquetelmolotov.com.br/content.html). Novas bandas, artigos e entrevistas para quem curte um som independente.

– Você já ouviu falar algo sobre o Johnny Storm? Perai! Já ouviu falar do Tocha Humana? Então, aproveite e saiba tudo sobre os 4 fantásticos: Homem-Elástico, Mulher-Invísivel, Tocha-Humano e Coisa em http://www.fantasticfourmovie.com/. O filme estréia este ano e promete. Assista o trailer e veja quantos recursos fantásticos foram usados. Ah! você pode escolher o idioma.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na semana passada, as seguintes notícias:

Mundo terá 1 bilhão de PCs em 2007, diz estudo
(11 de março/2005) – Chegaremos a um bilhão de computadores em uso em 2007, diz um estudo feito pela Computer Industry Almanac. O crescimento será impulsionado principalmente pelos países em desenvolvimento – Brasil, Índia e Rússia encabeçam a lista.
Segundo o estudo “Computadores em uso por país”, ultrapassamos a marca de 820 milhões de PCs em operação em 2004. Indica que o ritmo de adoção de computadores pessoais vai diminuindo nos países industrializados, mas que continuará forte nos países em desenvolvimento por pelo menos mais uma década.
Os Estados Unidos são o país com maior número de PCs em uso, mais de 223 milhões, ou 27% do total, diz a Computer Industry Almanac. O parque americano é mais de três vezes maior que o japonês, que aparece em segundo no ranking com 69,20 milhões (8,42%). O Brasil, com 19,35 milhões de PCs em uso (2,35% do total), aparece na 10ª posição, atrás da China (52,99 milhões), Alemanha (46,30 milhões), Reino Unido (35,89 milhões), França (29,41 milhões), Coréia do Sul (26,20 milhões), Itália (22,65 milhões) e Canadá (22,39 milhões), pela ordem.
Os notebooks representam 24% dos PCs em uso no mundo atualmente.

Microsoft compra Groove Networks, do pai do Lotus (11 de março/2005) – Ray Ozzie, o pai do Lotus Notes, foi trabalhar para Bill Gates.
É que a Microsoft comprou a Groove Networks, empresa fundada por Ozzie em outubro 1997. A Groove faz software de colaboração para escritórios virtuais.
Os termos financeiros do negócio não foram divulgados. Mas os produtos da Groove serão incluídos na linha Office, que desde a última versão atende por Office System.
A aquisição também traz para a Microsoft o talento de Ozzie, um dos pioneiros da computação pessoal, e de outros executivos da Groove. Ozzie será chief technical officer, chefe da área de tecnologia da Microsoft, reportando-se diretamente a Bill Gates com a missão de estimular a criação de soluções de colaboração e comunicação. Ele também continuará comandando a equipe da Groove, agora parte da divisão Information Worker da
Microsoft. Mas a companhia continuará respondendo como uma organização independente. O negócio deve ser concluído agora no segundo semestre.

Mozilla Foundation dá adeus ao browser Mozilla (14 de março/2005) – Em seu site, a Mozilla Foundation anunciou que não haverá uma versão 1.8 do navegador Mozilla. Aliás, não haverá mais nenhuma versão do browser. A fundação preferiu privilegiar o desenvolvimento do seu software mais popular, o Firefox.
No anúncio, a Mozilla Foundation pede desculpas aos que estavam esperando uma nova versão do navegador – a última lançada foi a 1.7 e suas atualizações. Tudo o que deve sair daí a partir de agora são novas atualizações, principalmente de segurança. isso oficialmente, porque se alguma comunidade do software livre quiser prosseguir com os trabalhos por conta própria, tudo bem.

Scanner de veia chama a atenção na CeBIT (14 de março de 2005) – Um scanner de veia apresentado pela Fujitsu pode não representar o maior avanço em biometria exibido na CeBIT, a maior feira de tecnologia do mundo, que acontece atualmente em Hannover, na Alemanha, mas seguramente é o de maior sucesso popular.
A invenção da Fujitsu, que é chamada de tecnologia de autenticação das veias da palma da mão sem contato, foi bolada para uso prosaico: entrada e saída das pessoas das empresas.
Um sensor pequeno, pouco maior do que um livro de bolso, registra por três vezes as veias de cada pessoa para incluí-la em seu banco de dados, sem que seja necessário qualquer contato físico entre as veias e o sensor. Isso é feito por infra-vermelho, que interage com a hemoglobina das veias. Depois, a cada entrada ou saída, é só colocar a mão alguns centímetros acima do sensor e pronto. A autenticação é feita.
Segundo a Fujitsu, apenas 0,1 por cento das pessoas são barradas equivocadamente por esse sistema. A taxa de liberação de pessoas não autorizadas, de acordo com a empresa, é ainda mais baixa: 0,002 por cento.
Por que as veias seriam particularmente indicadas para autenticação? Os cientistas da empresa argumentam que as veias não mudam, mesmo que a mão mude de tamanho, e chegam a afirmar que um sistema de pré-autentaticação já poderia ser feito até no útero.

IBM cria adaptador de mouse para mãos que tremem (15 de março de 2005) – Os pesquisadores da IBM criaram um adaptador de mouse para pessoas que sofrem de tremores nas mãos. Segundo a empresa, o equipamento elimina o movimento excessivo do cursor e promove um “uso mais normal” do PC.
A tecnologia foi licenciada para a fabricante britânica de eletrônicos Montrose Secam, que já está vendendo o Assistive Mouse Adapter em seu site por 99 dólares para os americanos e canadenses e por 65 libras para os internautas locais, para usuários de qualquer sistema operacional e sem a necessidade de programas adicionais. A fabricação será da própria Montrose.
Uma pesquisa divulgada pela IBM mostra que quase 10 milhões de americanos sofrem do tipo mais comum de tremor nas mãos, o que pode praticamente impossibilitar a realização de tarefas simples como navegar na web ou abrir um e-mail. Isso sem falar nas pessoas que sofrem do Mal de Parkinson. A tecnologia do adaptador, diz a Big Blue, “filtra” os movimentos das mãos ou cliques muito repetitivos e o usuário ainda pode ajustar o sistema pelo nível de tremor sofrido.

 

SEMANA SANTA

Como amanhã é Sexta-Feira da Paixão, vem aí um fim-de-semana prolongado.
Bom descanso e Feliz Páscoa para todos!

CONSERVATÓRIO DA UFMG DIVULGA PROGRAMAÇÃO DA QUARTA CULTURAL

O Conservatório da UFMG está divulgando a temporada do 1o semestre de 2005 de sua Quarta Cultural, com as seguintes apresentações:

Abril:
dia 06 – Trio Amaranto: Flávia Ferraz (violão), Lúcia Ferraz (flauta e percussão) e Marina Ferraz (percussão)
dia 13 – Grupo de Choro Corta-Jaca: Agostinho Paolucci (violão de sete cordas), Ariana Pedrosa (fagote), Eduardo Macedo (cavaquinho), Juliana Perdigão (clarineta), Lúcia Campos (pandeiro) e Marcelo Chiaretti (flauta e arranjos)
dia 20 – Violinos e Violoncelos – Alunos da classe de Cordas do CEFAR – Programa variado sob a coordenação da profª. Ângela Pinto Coelho
dia 27 – Duo de Trombone e Piano – “Diálogos”: Sérgio Rocha (trombone) e Valéria Gazire (piano)

Maio:
dia 04 – Coral Vozes de Minas (Correios). Regente: Sérgio Antônio Canedo
dia 11 – Grupo Diadorim – Música de Câmara: Cláudio Urgel (cello), Laura Von Atzingen (violino), Sofia Von Atzingen (viola) e Tomás Von Atzingen (cello)
dia 18 – Grupo de Percussão do CEFAR – Direção: prof. Werner Augusto Silveira
dia 25 Duo Horizonte Minas – “Do Erudito ao Popular”: Daniela Costa (piano) e Edvar Vieira (saxofone)

Junho:
01 – Duo de Oboé e Violão: Hermínio Carlos de Almeida (oboé) e Alvimar Liberato (violão)
08 – Quarteto Trombominas: Marcos Flávio, Renato Lisboa, Sérgio Rocha, Pedro Aristides e Fredson Monteiro
15 – Coral do CEFAR. Regente: Vivian Assis
22 – Quinteto de Sopros Lorenzo Fernandez: Joana Radichi (flauta), Alexandre Barros (oboé), Flávio Ferreira (clarineta), Vanderlei Miranda (trompa) e Raquel Carneiro (fagote)
29 – Orquestra de Câmara SESIMINAS. Regente: Marco Antônio Maia Drumond

A programação está sujeita a alteração.

Com entrada franca, a Quarta Cultural é realizada sempre no horário de 12:30, no Conservatório da UFMG (www.conservatorio.ufmg.br) , localizado à Av. Afonso Pena, 1.534 – Centro, telefone (31) 3218-9300 – Fax: (31) 3218-9333.

QUARTA DOZE E TRINTA COMEMORA 25 ANOS

A programação comemorativa no mês de abril dos 25 anos do Projeto Quarta Doze e Trinta vai ter os seguintes espetáculos:

dia 06: Show de Zé da Guiomar
dia 13: Show de Toninho Horta (solo)
dia 20: “Chá de Panela”, show do Grupo Nós & Voz
dia 27: “Concerto Caipira”, show da Orquestra Mineira de Violas.

Todos serão realizados na Praça de Serviços do Campus Pampulha.

INFORME DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA

O Sistema de Bibliotecas da UFMG informa que os livros com vencimento previsto para a Semana Santa (de 24 a 27/03/2005) terão sua data de devolução alterada para 28/03/2005.

CLASSIFICADOS

VENDE-SE:
– Gabinete K6-2-350, 128 MB, HD 2 GB, placa PCchips M598, rede, faxmodem, CDROM, teclado, mouse, sem monitor, R$400,00.

– Gabinete ATHLON 650, 128 MB, HD 10 GB, placa PCchips M810, rede, faxmodem, CDROM, teclado, mouse, sem monitor, R$600,00.

Tratar no 3499-4017, após 17:00, com Ronaldo.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano IX, n.º 11, de 28/03/1985, publicou notícias sobre o programa de treinamento do CECOM, seminários do IBAM, VII Congresso Regional de Informática, organização do 17o Festival de Inverno, entre outras. A notícia que se destacou foi:

MUDANÇAS DE PESSOAL NA DIVISÃO DE PRODUÇÃO
Desde o início da semana, alguns funcionários da Divisão de Produção mudaram seus turnos de trabalho no CECOM. O operador Jader Santos passou para o turno da noite vindo do turno da madrugada; João Cloves Coelho mudou para o turno da noite do Setor de Controle e Adyr Rodrigues Nascimento foi remanejado do Setor de Operação para o turno da tarde do Setor de Controle.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Robson Nogueira Barreto, hoje, dia 24; Maria José Cortezzi (Lelé), no dia 26; e Alda Batista, no dia 31. Os parabéns para os ex-ceconianos: William Andalécio, hoje, dia 24; Ilka Ildefonso Ramos, Eduardo Moreira fda Costa e Maria do Perpétuo Socorro Almeida S. Lopes (Help), no dia 26; Anderson Borboleta de Lima e Augusto Pinho Gomes, no dia 27; Renato Vaz de Melo Espeschit, no dia 29; Célio Casemiro de Sousa, no dia 30; Maria Eugênia Melo da Cunha e Milton Pifano Soares Ferreira, no dia 31.

NASCIMENTO: Rubinho e Gardênia aumentaram a família com o nascimento de Rubens Gabriel no dia 17. O Sistemático, em nome de todos, envia as felicitações.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da Festa de Natal dos funcionários do CECOM, realizada no dia 16 de dezembro, em um sítio na Enseada das Garças, região da Pampulha. As fotos são da máquina do Frota, tiradas por ele, Alexandre Fonseca e Lelé.


Lelé, Xina e Carlos Alfeu


D. Efigênia, Rosa, Caio, Raabe e Ariane


Maria Helena, Alda, Beth e Márcia França


Marcela, Bárbara e Murillo


Os pé-de-valsa: Cristina e Eustáquio


Gardênia, Ana Gabriela, Rubens, Max e Ana Paula