Sistemático: Edição 1241 – 31/03/2005


Notícias



CECOM E DSG IMPLANTAM O NOVO SISTEMA DE CONTROLE PATRIMONIAL DA UFMG

A partir de hoje, dia 31/03/2005, a primeira versão do novo Sistema de Controle Patrimonial de Bens Móveis da Universidade (SICPAT) está liberado para utilização pelos usuários responsáveis pelo patrimônio das chamadas Unidades Gestoras (UG) da UFMG.

A primeira versão do novo sistema implementa funcionalidades que permitirão uma gestão moderna e eficaz do bem público. O legado do antigo sistema ATM foi convertido para o novo que o manterá em conjunto com os novos tombamentos realizados a partir de 2005.

Um ponto importante desse novo sistema foi a incorporação de uma nova estrutura física de locais com 4 níveis de hierarquia: unidade gestora, órgão/departamento, setor e local. Isso permitirá uma real localização dos bens e, conseqüentemente, um controle muito mais efetivo por parte dos responsáveis pelo patrimônio. Cada UG deverá efetuar, já no novo sistema, a transferência de seus bens da antiga estrutura representada no ATM, que possuía somente 2 níveis. Isso irá gerar um novo TR (Termo de Responsabilidade) por local, com os dados atualizados conforme a nova estrutura física da Unidade Gestora. Uma outra novidade é a alternativa de geração de plaquetas de números patrimoniais com código de barras, o que possibilitará maior agilidade e eficácia na realização do inventário físico anual.

Os responsáveis pelo patrimônio das unidades gestoras estão recebendo as suas senhas de acesso ao novo sistema, na medida em que o DSG verifica a conformidade da nova estrutura de locais e das responsabilidades de cada UG.

A equipe do CECOM, envolvida neste projeto foi composta pelos analistas Regina Helena Moura Brandi, Carlos Roberto Alves Rodrigues e Ronaldo Costa Araújo, com o acompanhamento de Gilmar Lima Guimarães. Já pelo DSG, a equipe foi composta por Jorge Luiz Domingues Dias e Fernando de Souza Guimarães.

NOVO SERVIDOR ENTRA EM PRODUÇÃO E MELHORA DESEMPENHO DE SISTEMAS

Desde o final do ano passado, o CECOM vem adotando medidas para atualização dos servidores que sediam os principais serviços disponíveis para seus usuários. Uma ação nesse sentido foi instalar, no final de fevereiro, um novo equipamento para responder pelas aplicações, cujo acesso se dá via Internet.

Agora, foi feita a substituição do servidor onde fica instalado o sistema gerenciador de bancos de dados Oracle, que armazena os dados da maioria dos sistemas corporativos usados pela UFMG. O novo equipamento é um servidor IBM com processador Intel Xeon de 3.0 Ghz, 2,5 Gb de memória, 1 disco SCSI de 36 Gb e 2 discos de 73 Gb. O acompanhamento das aplicações que utilizam os bancos de dados Oracle já mostrou uma significativa melhora de desempenho na resposta aos usuários.

Com a instalação do novo servidor, o atual, um equipamento com processador Pentium III de 933 MHz, 1,0 Gb de memória e 3 discos de 17 Gb será utilizado para testes de instalação do Oracle com os sistemas operacionais Fedora e SuSE e, em seguida, será repassado para a Divisão de Redes de Comunicação, visando a implantação do serviço de atendimento automatizado ao número geral da UFMG (3499-5000) em horários fora do expediente.

As atividades de instalação e configuração do novo servidor estiveram a cargo de Antônio Eustáquio Rodrigues, Emerson Henrique Kfuri Pereira e Marcus Vinicius Duarte Teixeira, da DAC.

PROPLAN DISTRIBUI MATERIAL DOADO PELA RECEITA FEDERAL

No final do ano passado, a Universidade recebeu doação de materiais de consumo e alguns equipamentos apreendidos pela Receita Federal. A doação foi feita pela Secretária da Receita no Estado de Minas Gerais, Dra. Leda Domingues.

Coube a Proplan receber o material doado e estabelecer os critérios de sua distribuição interna. A pró-reitoria encaminhou a cada unidade acadêmica e órgão administrativo uma lista constando todos os itens doados. Cada interessado pode identificar os itens desejados e solicitar as quantidades que julgou necessária. A Proplan buscou ajustar as solicitações à disponibilidade de cada item. Como a demanda foi quase sempre muito maior do que a oferta, a pró-reitoria montou propostas de distribuição que, antes de serem consideradas definitivas, foram divulgadas antecipadamente para conhecimento de todos. Foram necessárias duas fases de levantamento das demandas, em função da necessidade de maior detalhamento de alguns itens doados.

Concluído este trabalho, no qual todos os interessados tiveram a oportunidade de exporem os motivos de suas solicitações, a Proplan realizou a distribuição dos materiais.

O processo foi coordenado pelo Pró-reitor de Planejamento, Prof. Ronaldo Tadeu Pena, cabendo a execução a Paulo Couto Lessa e Luiz Eduardo Corrêa Pereira.

O CECOM não teve suas demandas totalmente atendidas, mas os itens que foram destinados ao Centro terão muita utilidade e evitarão diversos gastos orçamentários em 2005. Sua utilização permitirá a redução de gastos em dois Planos Internos Orçamentários: “Rede Administrativa” e “Infra-estrutura Central”. No primeiro estão demandas de toda a Rede Administrativa e seus serviços, que são destinados à Reitoria, Unidade Administrativa III, DPFO, DSG, Imprensa, BU. No segundo Plano Interno estão demandas de toda a comunidade universitária referentes à infra-estrutura de servidores de processamento e redes de dados e voz da instituição mantida pelo CECOM.

PRORH REALIZA CURSOS DE INFORMÁTICA

A ProRH, em parceria com o Centro de Computação, está oferecendo os seguintes cursos de Informática:

– Lotus Notes: de 30/03 a 01/04 com a participação de Ana Maria Luciano da Matta Serrão (Inova), Ayumi Takeda (Inova), Cintia Maria Lima (Teatro Universitário), Daiane da Silva Andrade (Proplan), Henrique Lopes (Inova), Marcos F. Ferreira Drumon (Inova), Maria Cecília Souza Santos (Gabinete), Mary Takeda Barbosa (Inova), Rosinha Auxiliadora Barroso (Prograd) e Vinicius de Souza (Inova). Instrutor: Eugênio Pacelli Pereira de Souza.

– Informática Instrumental: de 30/03 a 04/05 às segundas, quartas e sextas-feiras, com a participação de Deizelane de Oliveira (Veterinária), Gesse Batista Teixeira Torres (Farmácia), José Tavares da Silva (IGC), Leidméia Dias Rodrigues (Famácia), Lucas de Oliveira Rangel (ICEx), Luiz Alberto Mariano Pereira (Editora), Patrícia Carolina Loureiro de Jesus (Engenharia), Patrícia Gomes de Almeida (Coltec), Rodrigo Augusto Moura (SODS) e Tatiane Aparecida de Cerqueira (Centro Pedagógico). Instrutor: Elza Maria Guedes Rozinholi.

NOVO ESTAGIÁRIO NO CECOM

O CECOM está contando, em seu quadro, com o estagiário Eduardo Rodrigues da Cunha, aluno do curso de Engenharia de Minas.

Eduardo foi admitido no dia 17 de março, lotado na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria, onde está participando do atendimento aos usuários.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES
Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:
– Estão abertas as inscrições para o 7o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. As inscrições para as Mostras Competitivas Brasileiras e Internacionais são gratuitas e devem ser feitas de 28 de fevereiro a 15 de abril de 2005. Veja em
http://www.festivaldecurtasbh.com.br/.

– Intensamente utilizado in natura, o saudável azeite de oliva é muito mais surpreendente e versátil do que se pode imaginar. Uma de suas facetas, ainda restrita a uns poucos amantes da gastronomia, e que pode ser mais explorada pela dona-de-casa, é a possibilidade de temperá-lo. Saiba mais no endereço http://www.azeite.com.br/.

FoFotos (http://www.tuta.com/tuta/mmidia/fofotos/) é um software para organizar fotos digitais e criar álbuns digitais. Estes álbuns podem ter, além de fotos, sons e textos para cada foto. Uma vez tendo um álbum organizado, as fotos podem ser mostradas uma a uma como se fosse uma projeção de slides com sons e textos. O tamanho das fotos na hora da apresentação, pode ser escolhido pelo usuário. Assim, pode-se, por exemplo, determinar que as mesmas ocupem o máximo possível da tela. É de graça!

– Foi dada a largada para o Comida di Buteco 2005 (http://www.comidadibuteco.com.br/). Enquanto os butequeiros de BH permanecem com sua temporada oficial em abril e maio, a cidade de Divinópolis já conheceu o melhor tira-gosto da cidade. São João Del Rei (março) e Poços de Caldas (junho) se aquecem para a primeira edição do festival do Comida di Buteco Circuito Minas. No interior, toda a preparação dos nossos atletas, leia-se garçons, cozinheiros e donos de bar, tem o apoio do Senac. Fique ligado para não perder o rango.

– Até onde vai o poder de uma pessoa sobre sua própria vida? Pode o Estado, a Igreja ou a Família reclamarem o direito de decidir, contra a vontade do indivíduo, se ele deve continuar vivo? A eutanásia é um crime ou um ato de solidariedade? Veja em http://www.rabisco.com.br/.

– Muito criativo, mas com formas estranhas e aproveitamento dos materias sem nenhum preconceito para com a arte é a página KikkerLand (http://www.kikkerland.com/). Dê uma navegada por ela e veja quantas formas foram criadas com materias que podem estar nos nossos lares. (Site em Inglês)

– Uma ótima página e com vários livros para fazer uma leitura online bem gostosa é o Leia Brasil (http://www.leiabrasil.org.br/). Cinqüenta e nove por cento dos alunos brasileiros chegam à 4ª série do ensino fundamental sem terem desenvolvido competências e habilidades elementares de leitura e 52% desses mesmos alunos demonstram profundas deficiências em Matemática. Os dados podem ser lidos a partir da pesquisa efetuada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em 2001.

– A Universia preparou um cd com as fortalezas, fortes, fortins, baterias e outras obras da arquitetura militar erguidas no Brasil entre os Séculos XVI e XX que foram fundamentais na consolidação dos limites do território brasileiro. Dentre as mais de 450 fortificações que se estima terem sido construídas neste período no Brasil, somente algumas resistiram à ação do tempo, existindo, hoje, vestígios de pouco mais de uma centena destas construções defensivas, das quais 43 se encontram tombadas como Patrimônio Histórico Nacional. Faça um passeio virtual em http://www.universia.com.br/cultura/materia.jsp?id=6454.

CASU FAZ CAMPANHA DE VACINAÇÃO EM ABRIL

No mês de abril, a CASU realiza mais uma Campanha de Vacinação contra Gripe e Pneumonia. A vacinação é gratuita para todos os seus associados que preencham os pré-requisitos:

– Gripe: acima de 6 meses de idade;

– Pneumonia: acima de 55 anos, desde que não tenham sido vacinados nos últimos 4 anos. A vacina só poderá ser aplicada de 5 em 5 anos. Para adultos desta faixa etária será cobrado preço de custo;

– Gestantes só poderão ser vacinadas mediante apresentação de pedido médico.
Os associados devem apresentar o cartão da CASU e documento de identidade.
A vacinação será realizada nas seguintes datas e locais, sempre no horário de 09:00 às 16:00:
– dias 06 e 07: FAFEID, em Diamantina
– dias 11 e 12: CEFET I, em Belo Horizonte
– dias 14 e 15: Faculdade de Medicina da UFMG
– de 26 a 30: Campus Pampulha UFMG.

Maiores informações através do telefone 3499-7200 ou na recepção da CASU.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nas últimas semanas, as seguintes notícias:

Números da Brasil Telecom ganham mais um dígito (18 de março/2005) – As 10,7 milhões de linhas fixas da Brasil Telecom nos estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal estão ganhando o oitavo dígito – o número 3 entra na frente dos números atuais de telefone.
A mudança foi iniciada em fevereiro e será completada até novembro deste ano, diz a operadora. A inserção do oitavo dígito atende ao Plano Nacional de Numeração da Anatel e ajuda no planejamento de crescimentos futuros na planta de linhas fixas da Brasil Telecom. Antes desse projeto, alguns números do Rio Grande do Sul e de serviços especiais já eram compostos por oito dígitos.
O primeiro estado a ter a planta completamente adaptada foi o Acre, no dia 26 de fevereiro. No último dia 12 de março, os números de telefone de duas áreas do Paraná (código DDD 42 e 46) e uma do Rio Grande do Sul (DDD 55) também passaram a ter o dígito 3 na frente. Em Brasília, a mudança está programada para o dia 25 de junho. Segundo a Brasil Telecom, os clientes serão avisados com antecedência para que possam reprogramar aparelhos de fax, serviços inteligentes, serviços de alarmes e o número de provedor de acesso à internet, no caso de acesso discado, e também para que possam atualizar as agendas de telefone. A operadora também se comprometeu a informar a mudança, via central de atendimento, durante os primeiros 120 dias após cada implementação.

Gravadoras apostam em CD e DVD na mesma mídia (21 de março/2005) – No dia 19 de abril a Atlantic, divisão da Warner Music, lança nas lojas dos Estados Unidos o primeiro álbum de um artista importante da casa a sair apenas em DualDisc, mídia que é CD de um lado e DVD do outro.
Something to Be é o primeiro disco solo de Rob Thomas, vocalista do Matchbox 20, que ficou realmente famoso ao gravar com o mago da guitarra Carlos Santana. No lado DVD, o álbum trará o mesmo CD remixado em surround sound, para ser tocado em sistemas de home theather, e cerca de 20 minutos de entrevistas e documentários.
A idéia da gravadora – e das outras empresas do setor, que já avisaram que seguirão a tendência, segundo o New York Times, é tornar o álbum mais atrativo para compra e desestimular o download de músicas na internet. Para completar a estratégia, a idéia é vender as obras em mídias DualDisc por apenas um ou dois dólares a mais do que o preço tradicional do CD – porque, hoje, os CDs que trazem DVDs de extras geralmente ou custam o dobro de um CD ou saem pelo preço de um CD duplo. Isso, dizem as gravadoras, sem contar com a conveniência de carregar todos os recursos de um álbum em uma só mídia.
No começo do ano, conta o NY Times, a Sony BMG lançou dois álbuns tanto no formato tradicional, como em DualDisc: O, de Omarion, e Rebirth, de Jennifer Lopez. Segundo a gravadora, um terço dos compradores preferiram o DualDisc na primeira semana de vendas. No dia 26 de abril, a gravadora lança Devils & Dust, de Bruce Springsteen, apenas no novo formato.
De acordo com o jornal, das quatro maiores gravadoras americanas, apenas a EMI Music ainda não anunciou lançamentos em DualDisc para esse ano.

60,2% dos internautas brasileiros usam messengers (21 de março/2005) – Os brasileiros são os internautas que mais acessam mensagens instantâneas, segundo o Ibope//NetRatings. Dos 11 milhões de usuários domésticos de web, 60,2% se conectam a este tipo de programa.
De acordo com o instituto, o segundo país com maior acesso aos mensageiros instantâneos é a Espanha, com 56%.
Em fevereiro, passamos, em média, 13h e 13m conectados à web, diz o Ibope. Na comparação da audiência das categorias entre fevereiro e janeiro de 2005, o maior crescimento foi observado em Telecom e Serviços de Internet: 3,5%. Esta categoria agrupa os serviços de mensagens instantâneas e de e-mail e os sites das companhias de telefonia, móvel ou fixa e leva em conta atividades como troca de mensagens instantâneas pelo PC, o envio de torpedos para celulares e os webmails – aliás, segundo o instituto, somos também os internautas residenciais que mais acessam e-mails baseados na web entre todos os países monitorados pelo Nielsen//NetRatings: 68,3% de alcance, seguido pela França, com 54,3%.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano IX, n.º 12, de 03/04/1985, publicou notícias sobre as atividades da Divisão de Núcleos Computacionais, a participação do então diretor do CECOM, prof. João Carlos Pires Bauer, e Eduardo Henrique Lima no 3o Simpósio Brasileiro de Computadores no Rio de Janeiro, o retorno de Beatriz Josephina Perrela Mattos após 3 anos de licença médica, a nova versão do TVA 1800, a realização de um curso de Fortran para utilização do S!D, a saída da bolsista do SAU, Maria Letícia Rodrigues Fonseca, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

S!D ADQUIRE SOFTWARE DO CECOM
Foram encerradas na semana passada as negociações entre o Centro de Computação e a S!D – Sistemas de Informação Distribuído relativas às rotinas de comunicação desenvolvidaas pelo Setor de Software. Tais rotinas permitem que programas de aplicação escritos em qualquer linguagem, para execução em microcomputadores, se comuniquem com o B6700.
Em troca desse software, o CECOM receberá duas impressoras para serem ligadas aos microcomputadores S!D existentes no subsolo e 8.º andar.

INSTALAÇÃO DE UM MICRO S!D NO 8.º ANDAR
Na última sexta-feira, dia 29, o 8.º andar passou a contar com mais um recurso de comunicação com o Burroughs. Foi instalado no Setor de Apoio ao Usuário um micro S!D 3800 em comunicação direta com o B6700.
O S!D do 8o andar se comunica com o Sistema Burroughs através de de uma interface desenvolvida pelo Setor de Hatrdware compatibilizando a comunicação de dados dos dois equipamentos. Os usuários do micro contam com mais recursos, já que o emulador TVA 1800, dersenvolvido pelo Setor de Software, permite a transmissão de arquivos e o uso do S!D como um terminal.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Alda Batista, hoje, dia 31; Elizabeth Gomes Oliveira Clementino, no dia 03 de abril; Eduardo Rodrigues Cunha, no dia 04; e Eugênio Pacelli Pereira de Souza, no dia 05. Os parabéns para os ex-ceconianos: Milton Pifano Soares Ferreira e Maria Eugênia Melo da Cunha, no dia 31; Hélio Teixeira da Costa, e César de Almeida Correia, no dia 1o de abril; prof. Wilson de Pádua Pasula Filho e Werner Streitwieser, no dia 05; Eduardo Jaime Quirós Batres (Dojai) e Miriam Lúcia dos Santos Jorge, no dia 07.

CASAMENTO: Antônio Carlos Soares e Vera Gláucia Mourão Soares estarão casando sua filha Carolina com Felipe Rossi no dia 16 de abril, às 20:00, na Basílica Nossa Senhora de Lourdes.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro de 2005, o CECOM realizou reuniões em sua sala de aula, no subsolo do prédio da Reitoria, com os responsáveis pelos setores financeiros das Unidades/Órgãos sobre serviços de telefonia na UFMG. As reuniões foram organizadas pela DAA e contou com a participação de representantes dos órgãos da Administração Central, no dia 23; das unidades acadêmicas do Campus Pampulha, Copeve, Imprensa e Fundep, no dia 24; e das unidades acadêmicas do Centro, Museu e NCA – Núcleo de Ciências Agrárias. As fotos são de autoria de Alexandre Cardoso e foram tiradas no dia 24.