Sistemático: Edição 1242 – 07/04/2005


Notícias



ASSINADA PARCERIA PBH-UFMG PARA COMPARTILHAMENTO DE REDE

Foi assinada em março e publicada em 05 de abril no Diário Oficial da União uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a UFMG. O projeto faz parte do CT-Infra3, para melhoria da infra-estrutura de pesquisa da UFMG, com a implantação de uma rede de alta capacidade (1 Gigabit por segundo) entre o Campus Pampulha e as unidades do centro (Saúde, Direito, Arquitetura, Conservatório, Engenharia e FACE).

Parte desta rede, que vai interligar estes pontos, vai ser construída pela PBH e deve estar pronta até o final do mês. A outra parte da rede será construída pela UFMG e, este convênio, vem definir as bases para a implantação, compartilhamento e manutenção desta infra-estrutura.

A parte da PBH está na região central de Belo Horizonte. Neste caso, os dutos já estão prontos e a PBH está fazendo o lançamento das fibras ópticas. Após concluído este cabeamento, serão interligadas as unidades centrais em uma rede (os equipamentos necessários para esta conexão já foram adquiridos e estão no CECOM) e melhorar o acesso internet das unidades na região central, já que pode tornar mais eficiente e veloz a utilização dos links de comunicação de dados, hoje existentes entre as unidades do Centro e da Pampulha.

Dentre as obrigações da UFMG está a construção de um duto interligando esta rede na região central de Belo Horizonte ao Campus Pampulha e a passagem de fibras ópticas, que possibilitarão esta conexão. A licitação para a execução dessa obra, de 7.800 metros, está em andamento e o prazo para a abertura das propostas é dia 29/04. Observando os prazos legais, a previsão para a conclusão é o final de agosto de 2005. Assim, a UFMG terá uma rede única de 1 Gigabit por segundo entre, praticamente, todas as unidades da Universidade, estejam elas dentro ou fora do Campus Pampulha, uma melhoria considerável, já que hoje, algumas unidades estão ligadas a 2 Mega bits por segundo (uma melhoria de mais de 500 vezes!).

Estarão fora desta rede Giga apenas o Núcleo de Ciências Agrárias, o Teatro Universitário e o Museu de História Natural e Jardim Botânico.

Além da melhoria da comunicação realizada através dos computadores (acesso www, correio eletrônico, acesso ao Grude, Opus, novo sistema acadêmico da Pós Graduação, video conferência etc), esta rede poderá também trafegar a comunicação telefônica gratuita entre estes pontos, outro projeto em andamento na ATI.

A gestão deste projeto está sob a responsablidade da ATI e da Proplan e a equipe à frente é composta por Paulo Couto Lessa e Luiz Eduardo Corrêa Pereira. A equipe da DRC, coordenada por Fernando Frota Machado de Morais, tem participado ativamente do projeto.

ANDIFES REALIZA SEMINÁRIO DE TI EM BRASÍLIA

Nos dias 11 e 12 de abril, a Andifes estará realizando, em Brasília, o Seminário “Promovendo o uso inovador de redes avançadas nas comunidades de Educação e Pesquisa: relacionamento, capacitação, gestão das TIC e projetos colaborativos”.

O evento, promovido pelo MEC, MCT, RNP e Andifes, tem como objetivos principais o fortalecimento do relacionamento entre a Andifes e a RNP, propiciando um maior conhecimento mútuo das instituições e das necessidades das IFES no uso das TICs visando a expansão do ensino e da pesquisa; debater questões relacionadas à gestão das TICs nos ambientes das IFES; coordenar iniciativas para a realização de projetos conjuntos de renovação da infra-estrutura de redes das IFES e sua interconexão à RNP e de implantação de serviços e aplicações em redes avançadas.

Os professores Márcio Luiz Bunte de Carvalho, Diretor de Tecnologia da Informação, e Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho, Diretor do LCC, apresentarão palestras no seminário. Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Diretor do CECOM, e Fernando Frota Machado de Morais, diretor da Divisão de Redes de Comunicação, estarão presentes ao evento.

PROGRAD REEDITA “REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS” VIA INTERNET

Durante esta semana, a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), juntamente com o CECOM, tornou disponível, via internet, a inscrição de pedidos de Revalidação de Diplomas de Cursos de Graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros. Seguindo as normas previamente estabelecidas e divulgadas no site da PROGRAD, a partir das 8 horas do último dia 5 (terça-feira) a aplicação entrou no ar. Uma característica dessa aplicação é a importância do controle da ordem de inscrição dos candidatos. Para cada curso, apenas as trinta primeiras inscrições, prioritariamente para os solicitantes domiciliados no estado de Minas Gerais, têm agendamento pré-fixado garantido para entrega da documentação. O agendamento é impresso no recibo do solicitante, indicando o local, data e horário em que a documentação deverá ser apresentada, observando-se a legalidade dos documentos e o cumprimento das condições especificadas.

PROCESSO DE ENQUADRAMENTO TEM NOVAS ORIENTAÇÕES

Dando continuidade ao processo de enquadramento, o Depto. de Administração de Pessoal da UFMG (DAP) realizou reunião hoje, dia 07, com representantes do Setor de Pessoal das unidades/órgãos, quando repassou novas orientações para o processo de enquadramento.

Os funcionários do CECOM deverão:
– Acessar a página www.mec.gov.br/canalcggp
– Clicar em Atualize seus dados para enquadramento
– Atualizar as informações das etapas 1, 2 e 3
– Na etapa 1, clicar em Atividade e atualizar dados referentes ao ambiente organizacional e descrição de atividades
Todas as páginas deverão ser impressas
– Colher assinatura da chefia imediata
– Entregar na secretaria do CECOM para ser incluído no processo de enquadramento.
A data limite para entrega dos documentos na secretaria é 28 de abril 2005.
A funcionária Maria Auxiliadora dos Santos esteve na reunião representando o CECOM.

NOVO MENOR DA CRUZ VERMELHA NO CECOM

Samuel de Freitas, do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, completou 18 anos no dia 20 de março, encerrando assim, o seu contrato. Samuel participou do convênio, de 1o de agosto de 2003 a março de 2005, lotado na Divisão de Apoio Administrativo do Centro de Computação, onde prestou serviços de office-boy.

Para ocupar a vaga deixada por Samuel, o CECOM selecionou, entre três candidatos, o menor Vinicius de Souza Santos. Vinicius iniciou suas atividades no CECOM no dia 1o de abril/2005, lotado na Divisão de Apoio Administrativo (DAA).


Vinicius e Samuel


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:
– Todos conhecem o caráter lúdico das histórias em quadrinhos (HQs) e muitos a consideram uma forma de arte. Além de entreter, as HQs podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos mais diversos conteúdos, como geografia, matemática, história, português e idiomas estrangeiros. Veja mais no endereço
http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/.

MaxMedia (http://www.maxmediapro.com.br/home_bra.htm) é uma ferramenta de autoria multimídia profissional fácil-de-usar, para usuários inexperientes e avançados. Sem ter que aprender qualquer linguagem de programação complicada, você poderá combinar gráfico, imagem, fotos, texto, sons, MP3, vídeo, flash, animação, html e outros elementos em sua própria criação, que poderá executar por si só (exe), como um protetor de tela (scr), ou rodar diretamente do CD/DVD.

– Você já ouviu falar do trava língua? Sabe aqueles textos que quando falamos rápido a língua trava? Tem falar assim:

“Num jarro há uma aranha.
Tanto a aranha arranha o jarro
como o jarro arranha a aranha.
Se a aranha arranha a rã,
se a rã arranha a aranha,
como a aranha arranha a rã?
Como a rã arranha a aranha?”

Gostou? Tem mais na página http://www.ifolclore.com.br/brinc/travalingua/ppal_trava.htm e é muito legal. Divirta-se!

– Naveguei hoje pela página do Nelson Motta, que tem um programa chamado Sintonia Fina (http://www.sintoniafina.com.br), programa de rádio de que vai ao ar em diversas rádios do Brasil, e fiquei muito satisfeito com o design e algumas músicas de artistas famosos. Dê uma passadinha lá e assista a uma entrevista com Tim Maia e ouça algumas músicas de primeira qualidade.

– Um show de tecnologia e criatividade é a página da eurodigital
(http://www.eurodigital.cc/). Ligue o som e navegue com a criatividade de uma página muito bem feita e bonita.

– Navegue por belas paisagens, com imagens de 360 graus, e veja quantas belezas tem o Rio de Janeiro. Não é atoa que é chamada de Cidade Maravilhosa. Vá até http://www.riodejaneirovirtual.com/.

– Cronograma apertado, pressão para que o seu trabalho saia mais rápido e você fica nervoso com tudo isso… Hoje nada está dando certo? Não fique nervoso! O Netdisaster (http://www.netdisaster.com/) vai vingar por você e lhe causar um certo alívio. Aponte seu navegador para Netdisaster, em Target digite o endereço de uma página da internet, http://www.yahoo.com.br, em catastrophe escolha o tipo de destruição que você quer causar na página. Pressione o botão Go! e pronto. Veja o show.


PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nas últimas semanas de março, as seguintes notícias:

Skype libera versão 1.2 (24 de março/2005) – A Skype disponibilizou, no dia 23/03, uma nova versão de seu popular software de Voice Over IP (VoIP). Entre as melhorias da versão 1.2 para Windows, estão a simplificação do processo de instalação e configuração e a importação de contatos do Outlook, MSN Messenger e Opera.
Outra novidade é que agora é possível acessar a lista de contatos de outros usuários do Skype. Segundo a empresa, já existem 31 milhões de usuários cadastrados.

Toshiba prepara bateria que recarrega em 60 seg (29 de março/2005) – A Toshiba desenvolveu uma bateria de lítio que consegue recarregar 80% de sua capacidade em apenas 60 segundos. O ganho de velocidade é de até 60 vezes se comparada com as baterias de lítio comuns, que levam de uma a quatro horas para atingir 80% da carga.
A “mágica” seria possível através do uso de nano-partículas que aceleram a recarga e diminuem o desgaste dos eletrodos. Além da rapidez, a nova bateria também teria uma vida útil mais longa, perdendo apenas 1% de sua capacidade após mil ciclos de recarga.
Segundo informações do The Register, as aplicações iniciais dessa bateria, com capacidade de 600mAh, seriam nas áreas automotiva e industrial, chegando ao mercado no ano que vem. Mas suas dimensões reduzidas (6.2cm de altura, 3.5cm de largura e 0.4cm de profundidade) a tornam uma ótima candidata para uso em celulares.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS DIVULGA PESQUISAS EM TI

A publicação TI & Governo divulgou, no dia 05/04/2005, notícias sobre pesquisas da Fundação Getúlio Vargas, transcritas a seguir:

Empresas investem 5,1% do faturamento em TI – A pesquisa anual realizada pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), divulgada na semana passada, mostrou que há 24 milhões de computadores em uso no Brasil, tanto no mercado corporativco quanto no doméstico, e que a tendência é de um crescimento de 10% este ano sobre as vendas de 5 milhões de unidades comercializadas em 2004. A pesquisa, coordenada por Fernando Meireles, da FGV-EAESP, foi realizada com 1.600 empresas médias e grandes. De acordo com a instituição, participaram 60% das 500 maiores no Brasil. Na análise de Meireles, os números apontam que o processo de informatização está ganhando maturidade no país. Ele diz que os principais indicadores mostram estabilidade, o que não acontecia há seis ou sete anos. De acordo com o levantamento, no ano passado, as empresas investiram 5,1% de seu faturamento líquido anual em informática. Em 2003, investiram 4,9%.

Os softwares da Microsoft predominam – O levantamento da FGV mostra que o sistema operacional Windows, da Microsoft, continua predominando nas estações de trabalho: está presente em 98% dos micros. Já no sistema operacional do servidor o Windows tem 64% contra 30% do Unix e família, 4% da Novell e 3% de outros sistemas. Na área de banco de dados do usuário final, o Access tem o maior market share (45%), seguido de Oracle e SQL Server – cada um com 18% -, xBase (Clipper, Fox, dBase) com 7%; Progress (4%); e outros (8%). No segmento de banco de dados para servidor a maior fatia de mercado é da Oracle (32%), seguida de SQL Server (25%), Access, DB2 e Progress, com uma participação de 7% cada um, xBase (6%) e outros (16%). O levantamento mostra ainda que nos sistemas de gestão integrada (ERP), a liderança éw da SAP (23%), seguida pela Datasul (16%), Microsiga (14%), Oracle (8%), SSA, PeopleSoft e RM, com 7% cada e outros (18%).

PRORH DIVULGA RESULTADO DO SORTEIO PARA BOLSAS DE GRADUAÇÃO

A ProRH está divulgando as listas dos servidores sorteados (titulares e suplentes) no Programa de Incentivo à Capacitação de Nível Superior (Bolsa de Graduação) para o 1o semestre/2005.

Os titulares deverão comparecer ao DRH/SAT no período de 05 a 13/04/2005, de acordo com o Edital nº 002/2005 de 18 de março de 2005, para assinatura do Termo de Compromisso e entrega dos seguintes documentos: comprovante de pagamento das mensalidades referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2005 para os servidores matriculados em instituição privada; documento de identidade oficial ou carteira funcional da UFMG; contracheque do mês de dezembro/2004 ou janeiro de 2005, emitido pelo SIAPE; certificado de conclusão do ensino médio; comprovante de matrícula em curso superior de graduação reconhecido ou autorizado pelo MEC; documento emitido pela instituição de ensino que comprove as disciplinas em que o servidor está matriculado; declaração da previsão de formatura, emitida pela instituição de ensino onde o interessado estiver matriculado; declaração comprobatória de compatibilidade entre horário de trabalho na UFMG e horário dedicado à realização de curso superior, devidamente assinada pelo servidor, pela chefia imediata e pela direção da Unidade ou Órgão onde o interessado estiver lotado.

O servidor que não apresentar essa documentação até a data estabelecida será considerado desistente da bolsa.

As listas estão afixadas no flanelógrafo do 8.º andar.

PARCERIA

A Escola Estadual Dona Argentina Vianna Castello Branco utiliza a informática como ferramenta voltada para o trabalho com alunos portadorers de deficiência múltipla.

Falta, no entanto, manutenção periódica nos equipamentos.

Para isso, a escola está procurando Pares (voluntários), que ajudem com este trabalho.

Os interessados podem procurar Clara, E.E.Dona Argentina Vianna Castello Branco, situada à Rua Oriente 758 – Serra (ao lado do Minas Tênis Clube II), telefones: 3227-0899 e 3227-7013.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano IX, n.º 13, de 11/04/1985, publicou notícias sobre Simpósio Internacional de Telemática em Porto Alegre, produção do Sistema Burroughs 6700, a entrada da bolsista Glaura da Conceição Franco, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

CARTEIRA DE USUÁRIOS DA BIBLIOTECA CENTRAL
O Centro de Computação e a Biblioteca Central desenvolveram um projeto para emissão das carteiras de usuários da Biblioteca Central da UFMG. Foram emitidas carteiras para alunos e professores do ICEx, IGC, Letras, diretores de unidades, pró-reitores, Reitor, Vice-Reitor, bibliotecários e funcionários do CECOM utilizando arquivos gerenciados pelo DRCA e DP.
As carteiras já se encontram na Biblioteca Central à disposição de seus usuários e outros funcionários interessados em utilizar a biblioteca poderão solicitar a confecção de uma carteira.

DESATIVAÇÃO DA SALA DE MICROS DO SUBSOLO
Desde o início desta semana a sala de microcomputadores localizada no subsolo da Reitoria encontra-se desativada. Os micros estão sendo transferidos para o Setor de Apoio ao Usuário, sala 815, onde vão continuar disponíveis à comunidade usuária.
A sala do subsolo está sendo incorporada ao Setor de Software do CECOM por necessidade de espaço físico, e a medida, como sub-produto, também visa maior resguardo à integridade física dos referidos micros.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Denise Cristina de Assis Moreira, amanhã, dia 08; e Nilson José Marinho Vale, no dia 10. Os parabéns para os ex-ceconianos: Eduardo Jaime Quirós Batres e Miriam Lúcia dos Santos Jorge, hoje, dia 07; Benício Alves de Souza (LCC) e Nair Vieira Sales, no dia 10; André de Paula Dias Couto, no dia 12; e Aline Serrão de Filippo, no dia 14.

LANCHE DOS ANIVERSARIANTES DE MARÇO E ABRIL: Um grupo de aniversariantes dos meses de março e abril do CECOM resolveu oferecer um lanche para todos do CECOM amanhã, dia 08, sexta-feira. O convite é para todos do CECOM e o lanche está marcado para as 15:30, na Sala de Café do 8o andar. Os felizes aniversariantes são: Lelé, Alda, Beth, Carlos Alfeu, Michele, Samuel, Max, Rubens, Denise e Emerson.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No período de 14 a 21 de fevereiro/2005, o DRCA recepcionou, no saguão da Reitoria, os 4.674 calouros para o registro acadêmico na universidade. Todo esse trabalho de recepção organizado pelo DRCA, contou com o apoio do CECOM, LCC, Copeve, Cooperação Institucional, Fump e DCE. As fotos são de Alexandre Cardoso.


Os trabalhos da equipe do DRCA


Os primeiros calouros


Djim e uma caloura na identificação digital


A identificação digital


Diego e Eustáquio no estande do Banco do Brasil


A entrega do Guia Acadêmico


O estande da FUMP


O estande do Banco Real


O estande da Caixa Econômica Federal


O estande do LCC


O estande do Banco do Brasil