Sistemático: Edição 1243 – 07/07/2005


Notícias



UFMG AVALIA MODELO DE EDITAL DE PREGÃO PARA COMPRA DE MICROS

A universidade tem obtido bastante sucesso na adoção do modelo de licitações por pregão. Especificamente para a contratação de serviços de comunicação de dados e telefonia, o CECOM conseguiu grandes reduções de gastos com este modelo, que é usado há alguns anos. Agora, o governo federal tornou o pregão obrigatório, no formato eletrônico.

Mas comprar determinados bens pelo menor preço, não perdendo de vista a necessária qualidade, não é trivial. Assim, o CECOM solicitou à área de TI da UFRGS que enviasse para análise o modelo de edital recentemente adotado naquela universidade para a compra de microcomputadores através do pregão presencial, mas que pode ser usada para o eletrônico.

De posse desde modelo, que pode ser adaptado ao formato usado pela UFMG, os principais compradores da universidade poderão garantir maior sucesso em seus processos de compra. O DSG – Departamento de Serviços Gerais – já está analisando este modelo, que pode ser repassado aos interessados pela DAA – Divisão de Apoio Administrativo, do CECOM.

 

GRUDE ULTRAPASSA A MARCA DE 17.000 USUÁRIOS

No último dia do mês de junho de 2005, o número de usuários do Grude alcançou a marca histórica de 17.000 usuários, a maioria deles alunos.

Este crescimento se deve, em grande parte, ao uso do Grude na autenticação de diversas aplicações da universidade, como matrícula, e-mail e acesso a máquinas Linux. A autenticação centralizada nos diretórios do Grude já é um sucesso dentro da UFMG, e a cada dia, mais aplicações utilizam os serviços de autenticação baseados em LDAP.

Este serviço vem sendo muito difundido entre os calouros da universidade, que desde o início deste ano, logo ao ingressar na UFMG, recebem um folder com os números NIPs para uso do Grude. Neste mesmo folder, os alunos têm acesso a informações sobre o sistema de autenticação, criação do e-mail, normas de uso e suporte ao Grude. A entrega destes NIPs aos calouros deu uma maior agilidade ao processo de inclusão destes novos usuários, além de mostrar para eles o quanto a UFMG está evoluída nesta área de tecnologia.

A previsão para janeiro de 2006 é de que o Grude alcance 23.000 usuários, o que faz com que LCC e CECOM trabalhem rotineiramente, em conjunto, para a melhoria, manutenção e previsão futura do sistema, trabalhos inerentes a um serviço com tal número de usuários.

Números atuais:

Número de Usuários
Alunos
Professores/ Funcionários
Institucionais
Total
E-mail Pampulha
6.518
3.373
959
10.850
E-mail Campi Remotos
2.596
560
240
3.396
E-mail Total
9.114

3.933

1.119
14.246
Usuários de Páginas
(apenas autenticação)
3.087
Total Geral
17.333
FUNCIONÁRIOS DO CECOM VÃO PARTICIPAR DE CURSO DO DCC

O Depto. de Ciência da Computação estará realizando, no período de 11 a 27 de julho/2005, o curso de extensão Introdução à Programação Java para usuários de editores de textos e planilhas eletrônicas; desenvolvedores Web (web designers); programadores iniciantes; programadores em linguagem script.

Do Centro de Computação, estarão participando do curso os funcionários João Carlos Lages e Maximiliano Luiz Souza Guimarães, da DAS (Divisão de Aplicativos e Sistemas), Márcio da Costa Viana e Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DAC (Divisão de Atendimento e Consultoria).

O curso será realizado no horário de 19:00 às 22:00, na Sala 3009 A, 3o andar do prédio do ICEx.

NOVO ESTAGIÁRIO DO CECOM

Com a saída de Ricardo José dos Santos Neto, estagiário da Divisão de Atendimento e Consultoria, no dia 17 de junho, o CECOM contratou para ocupar a vaga o aluno Bruno Nogueira Guimarães.

Bruno Guimarães é aluno do curso de Ciências Sociais da UFMG e iniciou o estágio no dia 1.º de julho, lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria, onde já está prestando serviços de apoio ao usuário.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE JUNHO

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em redes .

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de junho, os números totais analisados pelo sistema foram:


Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.004.229
10.313
705.069
1.719.611
5.416.733
7.136.344

As médias diárias durante o mês de junho foram os seguintes:


Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
33.474
344
23.502
57.320
180.558
237.878

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Você já pode assistir e votar nos finalistas do Anima Mundi Web Celular 2005! Clique nas imagens para entrar, ou vá ao link Votação. São 20 concorrentes na Categoria Web e 20 na Categoria Celular. Participe, dê o seu voto e divirta-se prá valer com as animações em http://www.animamundiweb.com.br/animamundi/calandra.nsf.

– Se você pensa em tocar rock e quer se prevenir em não cometer acidentes, aponte seu navegador para Rock School (http://www.rockschool.com/) e fique ligado.Tem animações feita em Flash divertidissimas. (Site em Inglês)

– Se você gosta de filmes trash, o BadMovies (http://www.badmovies.org/) é uma boa pedida. Tem alguns de boa qualidade, acho. (Site em Inglês)

– Precisa de mapas? Não fique navegando por aí. Aponte seu navegador para WoldAtlas (http://www.worldatlas.com) e veja uma grande quantidade de mapas e bandeiras. Fora isto, tem informações sobre economia, governo, clima e história de cada país, além de descobrir quais são os maiores, menores, mais altos, mais baixos, mais ricos, mais pobres, mais novos e mais antigos locais do planeta. (Site em Inglês)

– Férias… é com o World Travel Tips (http://www.worldatlas.com/). Fique por dentro das principais atrações turísticas do mundo. Veja o mapa e algumas fotos do local no qual pretende ir e planeje uma boa viagem aproveitando a oportunidade para trocar informações com viajantes e compartilhar com os demais as suas próprias experiências. (Site em Inglês)

FabricaDosGifs (http://www.fabricadosgifs.vpg.com.br/) ganha novo design muito mais prático e rápido! O acesso às categorias agora é feito por meio de um box (caixinha), que se encontra no menu do lado esquerdo.

– Assalto via correio eletônico: Bandidos estão de olho na sua conta bancária, no número do seu cartão de crédito e em outras informações pessoais. E não adianta trancar as portas ou esconder a carteira. O perigo chega na forma de um singelo e-mail. Veja em http://pcworld.uol.com.br/AdPortalV3/adCmsDocumentoShow.aspx?documento=8206013&Area=435000.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, no mês de junho, as seguintes notícias:

MS não vai barrar pop-up falso no IE (24 de junho/2005) – Todos os principais browsers do mercado apresentam uma vulnerabilidade que permite o roubo de senhas e outras informações do usuário. Os produtores de browsers como Firefox e Opera estão cuidando do problema. A Microsoft diz que a brecha é uma função normal.
O alerta sobre essa falha foi publicado pela empresa de segurança Secunia. Segundo ela, janelas pop-up criadas em JavaScript podem ser usadas por programadores mal-intencionados para exibir num site caixas de diálogo associadas a outro site. Assim, o usuário pode fornecer dados pessoais a desconhecidos.
A Secunia explica como funciona esse tipo de phishing. O internauta visita um site malicioso que exibe um link para um endereço confiável. Ele clica no link, a página legítima se abre e, segundos depois, aparece a caixa de diálogo, que parece associada a essa página. Na verdade, o pop-up – que não dá indicação de sua origem – está ligado ao site malicioso.
A revelação do problema motivou uma resposta da Microsoft, publicada no site TechNet. Para a Microsoft, trata-se de “um exemplo de como um recurso-padrão do browser pode ser usado em tentativas de phishing”. Isso indica que a empresa não pretende corrigir a brecha. A Opera, que produz o browser homônimo, e a fundação Mozilla, que faz o Firefox, já tomaram providências quanto a problemas desse tipo.

Brasil está na lista dos que mais pirateiam CD (24 de junho/2005) – Um em cada três CDs de música vendido no mercado mundial é pirateado. A comprovação vem de uma pesquisa da Federação Internacional da Indústria Fonográfica, divulgada durante conferência em Madri, na Espanha.
O estudo revelou que no ano passado foram comercializados 1,2 bilhões de CDs pirateados, o equivalente a 34% das vendas totais. Esse mercado paralelo movimentou 4,6 bilhões de dólares em 2004. Em 31 países, os discos são falsificados e vendidos como originais.
Entre os dez que mais pirateiam, o Paraguai é o primeiro da lista. Lá segundo, a entidade, 99% dos CDs são falsos. A China vem em segundo lugar, com uma taxa de 85% de pirataria, seguida pela Indonésia, com 80%. O Brasil ocupa a nova posição do ranking com 52%.
O presidente da entidade, John Kennedy, pediu para que os governos locais concentrem maior esforço em suas ações para combater este tipo de crime.

Uso da internet no Brasil bate recorde em maio (24 de junho/2005) – Os internautas brasileiros bateram recorde em navegação na web no mês de maio. O tempo de uso da rede em domicílios foi de 16 horas e 55 segundos. Segundo o IBOPE/NetRatings, este número é o mais alto já registrado no país desde setembro de 2000, quando o instituto começou a medir a audiência da internet.
O tempo que os internautas ficaram plugados na rede aumentou 5% em relação ao registrado em abril, que foi de 15 horas e 14 minutos. O número de usuários ativos também cresceu: passou de 11,37 milhões no mês passado para 11,51 milhões em maio.
Os dados foram apresentados hoje de manhã em Miami durante o encontro “The Next Generation of the Internet Economy”, promovido pela International Advertising Association. O IBOPE também levou para o evento o estudo “Web Latam”, que avalia o uso da rede na América Latina.

CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo divulgou, no dia 28/06/2005, notícia sobre o software livre, transcrita a seguir:

Software livre: é o fim da disputa? – A mudança de comando na Casa Civil, ministério ao qual está subordinado o ITI (Instituto de Tecnologia da Informação), dirigido por Sérgio Amadeu e um dos principais defensores da bandeira do software livre, não deve alterar a política do governo de uso do sistema de código aberto. Mas pode pôr fim ao debate que vem sendo travado internamente, pelos técnicos, quanto à forma de implementação do software livre e consolidar a posição do Ministério do Planejamento. De um lado, Amadeu lidera um grupo que defende o início da migração do sistema pelos desktops. De outro lado, Rogério Santanna, da Secretaria de Logística e TI do Ministério do Planejamento, defende que a migração comece pelo back-office. “Temos que entender que o software livre é uma arma para pressionar a redução de custos e dominuir a dependência dos fornecedores, além de contribuir para postergar a obsolescência tecnológica”, argumenta Santanna.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano IX, no. 26, de 11/07/1985, publicou notícias sobre o II Encontro Mineiro de Informática, a participação do CECOM na exposição do Inforuso, a chegada de duas impressoras modelo Emília da Elebra, a participação de funcionários do CECOM em curso de Liderança de Reuniões, entre outras. A notícia que se destacou foi:

SISTEMA CADASTRO DE PESQUISA SERÁ APRESENTADO NA SBPC
O Centro de Computação, através da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, e o Conselho de Pesquisas estão implantando no Sistema B6700 o cadastro de pesquisas desenvolvidas na UFMG.
A primeira versão do sistema foi desenvolvida em microcomputador, utilizando o dBASE II, por Cantídio Lelis Pereira. A segunda versão está sendo desenvolvida em Cobol e estão previstas três fases de implantação: Cadastramento das pesquisas; Cadastramento de objetivos e resumo das pesquisas; e Cadastramento das disseminações das pesquisas (publicações, congressos etc.).
A entrada de dados está sob a responsabilidade do Conselho de Pesquisas, utilizando um micro Itautec instalado na Diplan. E a manutenção dos programas de entrada de dados no micro está a cargo da estagiária do CPq, Myrza Vasques Chiavegatto. A base de dados criada vai fornecer subsídios para publicação de catálogos sobre Produção Científica da UFMG.
A fase de cadastramento das pesquisas (1a. etapa) foi implantada e o sistema de consultas on-line, programado por Jane Marie Teichmann, estará sendo utilizado, através de cinco terminais, pelos participantes da 37a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, no período de 11 a 17 de julho, no saguão da Reitoria. O analista responsável pelo desenvolvimento e implantação do sistema é Fernando Frota Machado de Morais.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Dante Grapiúna de Almeida, no dia 08; Elza Maria Guedes Rozinholi, no dia 10; e Alfredo Ventura dos Anjos, no dia 14. Os parabéns para os ex-ceconianos: Ana Lúcia Ribeiro Diniz (DRCA) e Carlos Gonçalves da Cruz (Coró), hoje, dia 07; Bernadeth Marques Gontijo Oliveira e Maria Manuela Martins Tavares Reyes, no dia 09; e Carlos Alberto Ribeiro Silva, no dia 13.

VISITA DE CANDIDATOS À REITORIA: Neste ano ocorrerão as eleições para os cargos de Reitor e Vice-reitor da Universidade para a gestão 2006-2010. Assim, o CECOM recebeu nesta terça-feira, dia 05, pela manhã, a visita dos professores Jacyntho José Lins Brandão e Cristina Helena R. Rocha Augustin, que vieram apresentar idéias e ouvir sugestões dos funcionários. Em função da reforma do 8o. andar, a reunião teve que ser realizada na sala de aulas 1 no subsolo.

FORMATURA: A colação de grau dos alunos do curso de Letras da PUC/Minas vai ser no dia 23 de agosto, às 20:00, no Teatro Sesiminas, à Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia. Entre os formandos está a ex-ceconiana Adriana Aparecida de Melo. O Sistemático, em nome de todos, agradece a lembrança da “família CECOM” no convite e envia os parabéns e um grande abraço.