Sistemático: Edição 1243 – 14/04/2005


Notícias



ATI PROMOVE ENCONTRO DE SUPORTE DE REDES

A Diretoria de Tecnologia da Informação (ATI), através do LCC e do CECOM, vai promover encontros com as equipes de suporte das unidades da UFMG com o intuito de aumentar a integração de seus componentes, entre si e com a equipe técnica da ATI, através de troca de informações e sugestões.

Os encontros estão marcados para os dias 14 de abril, 16 de junho, 15 de setembro de 10 de novembro, sempre no horário das 16:00, no Auditório 4 do ICEx, localizado em frente ao LCC.

Representando o CECOM estarão presentes Aleixina Maria Lopes Andalécio, Antônio Eustáquio Rodrigues, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Eugênio Pacelli Pereira de Souza e Emerson Henrique Kfuri Pereira, todos da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC).

NOVO SISTEMA DE CONTROLE PATRIMONIAL (SICPAT) EM PRODUÇÃO

Desde o último dia 31/03, o novo Sistema de Controle Patrimonial de Bens Móveis da Universidade está implantado e em pleno funcionamento. A conversão dos dados do antigo sistema ATM foi realizada considerando todas as situações existentes, devendo os responsáveis pelo patrimônio de cada Unidade Gestora (UG) proceder a verificação e os ajustes necessários nos dados convertidos.

Um ponto importante diz respeito à tabela de locais e responsabilidades. Com a implantação da nova estrutura de localização de bens, que anteriormente considerava apenas dois níveis hierárquicos e agora, no novo sistema, considera quatro níveis (UG, Órgão, Setor e Local), é necessário que cada responsável providencie o povoamento e a conferência da nova estrutura de sua UG. Após a conferência final, todos os bens da tabela antiga de locais deverão ser transferidos para a nova tabela. Isso provocará a geração de novos Termos de Responsabilidade atualizados com relação à localização dos bens na nova tabela de locais. Essa questão têm sido bastante salientada durante os treinamentos realizados pelo DSG. E, ainda nesta semana, o DSG está realizando o treinamento para a última turma de responsáveis pelo patrimônio de algumas UGs.

Neste período pós-implantação, é muito importante que os usuários envolvidos direta ou indiretamente com o novo sistema, dêem sua opinião principalmente para apontar possíveis erros detectados. As dúvidas ou dificuldades de operação do SICPAT devem ser encaminhadas ao DSG (Departamento de Serviços Gerais), pelos telefones 4675 (Fernando de Souza Guimarães) ou 4343 (Jorge Luiz Domingues Dias), ou ainda através do endereço eletrônico sicpat@dsg.ufmg.br.

CECOM MIGRA INTRANET ADMINISTRATIVA

Dando continuidade ao processo de consolidação dos servidores administrados pelo CECOM, a Intranet Administrativa será migrada para um outro equipamento no dia 29 de abril.

Todos os documentos disponíveis, hoje, na Intranet, serão copiados para o novo servidor, de forma a tornar a migração a mais transparente possível. Entretanto, os códigos dos usuários que dão manutenção nesses documentos deverão ser criados novamente.

Assim, após a migração, a Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC) solicita aos usuários a verificação dos documentos, e que solicitem à Operação de Redes (opr@cecom.ufmg.br) a criação dos códigos que forem necessários.

PROCESSO DE ENQUADRAMENTO TEM NOVAS ORIENTAÇÕES

Segundo a notícia publicada na edição anterior de O Sistemático (Ano XXIX – n.º 11, de 07/04/2005), o Depto. de Administração de Pessoal da UFMG (DAP) repassou novas orientações para o processo de enquadramento.

A Divisão de Apoio Administrativo (DAA) reforça junto aos funcionários do CECOM as novas orientações:

– Acessar página www.mec.gov.br/canalcggp
– Clicar em Atualize seus dados para enquadramento
– Atualizar as informações das etapas 1, 2 e 3
– Na etapa 1, clicar em Atividade e atualizar dados referentes ao ambiente organizacional e descrição de atividades
Todas as páginas deverão ser impressas
– Colher assinatura da chefia imediata
– Entregar na secretária do CECOM para ser incluído no processo de enquadramento.

A data limite para entrega dos documentos na secretária é 28 de abril 2005.

COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR DA UFMG TEM NOVO COORDENADOR

O professor Antônio Zumpano, do departamento de Matemática do ICEx, assumiu a coordenação geral do Vestibular da UFMG. Ele substitui o professor Antônio Emílio, que deixa o cargo porque um de seus filhos concorrerá a vaga na edição 2006 do concurso. Norma que rege a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) estabelece a saída de integrantes que tenham parentes inscritos como candidatos.

Bacharel e mestre em Matemática pela UFMG, Antônio Zumpano é Ph.D., na mesma área, pela Universidade de Wisconsin (EUA).
O professor assume pela segunda vez a coordenação geral do Vestibular da UFMG. Ele já ocupou o cargo durante as edições 1998, 1999 e 2000 do concurso. À época, afastou-se da função pelo mesmo motivo que agora motivou a saída do professor Antônio Emílio.

(Fonte: Site da UFMG http://www.ufmg.br/online/arquivos/001515.shtml, 12 de abril de 2005)

SAÍDA DE ESTAGIÁRIOS

Os estagiários Arêssa Manúcia de Oliveira e Guilherme de Souza Pimentel pediram demissão do quadro de estagiários do CECOM no início do mês abril.

Arêssa, aluna do curso de Administração, entrou para o CECOM em outubro de 2004, lotada na Divisão de Apoio Administrativo (DAA), onde participou de atividades relacionadas às licitações e contratos preparados pela divisão.

Guilherme, aluno também do curso de Administração, entrou para o CECOM em novembro de 2004, atuando na Divisão de Redes de Comunicação (DRC).


Arêssa


Guilherme

 

  NOVA ESTAGIÁRIA NO CECOM

O CECOM contratou, a partir do dia 05 de abril/2005, a estagiária Carolina Lauriano da Silva, do curso de Ciência da Computação. Carolina está lotada na Divisão de Redes de Comunicação (DRC), onde já foi estagiária, no período de março a dezembro de 2004.

No seu retorno, ela vai dar continuidade ao trabalho de administração da Rede UFMG e acompanhar as experiências da divisão com VoIP (Voz sobre IP) e transmissão de vídeo.


Carol


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:
– O canal Futura, TV fechada voltada para educação, levou para a Internet o programa Escola Digital (http://www.programaescoladigital.org.br/). O principal assunto é a inclusão digital, que vem caminhando lentamente em nosso país por causa da baixa renda e falta de investimento. Essa página tem dicas de uso do computador em escolas e depoimentos de alunos e professores de escolas com suas experiências em laboratórios de informática.

– Parece um túnel do tempo… Visitando a página do Museu de Informática (http://www.velasco.com.br/) me fez voltar ao passado e relembrar os primeiros microcomputadores que vi. No Museu é assim, software e hardware dos primeiros micros computadores que fizeram história. Tem CP300, CP-200 MSX 1.0, Sinclair ZX Spectrum e outras maravilhas. Vale a pena conferir!

– É um verdadeiro terror a página do filho do Chucky. O boneco é muito feio e faz aquilo que você deseja. Não aconselho para crianças. Veja em http://www.filhodechucky.com.br/.

– Conheça os produtos da Colgate Palmolive (http://www.colgate.com.br/index.html). Esta é a idéia da empresa que se compromete em levar os seus produtos para a saúde das pessoas. De higiene pessoal a nutrição animal. Mas se você está querendo passar o tempo com a meninada, clique no patinho e participe dos jogos e prêmios.

– Uma ótima página para quem gosta de assistir filmes e ficar por dentro da sinopse é a vtvideo (http://www.vtvideo.com.br/). Além dos trailers, você pode saber tudo das trilhas sonoras. Se por acaso tem dúvidas sobre o filme ou quer saber sobre os novos lançamentos, vtvideo vai ajudá-lo.

– A idéia de disponibilizar via on-line um Manual de Redação (http://www.pucrs.br/manualred/apresent.php) surgiu na Gerência de Web, setor responsável pela criação e manutenção de programação visual e eletrônica do site da PUCRS, e viabilizou-se com o suporte teórico-prático do Prof. Me. Gilberto Scarton, assessor especial para assuntos da Língua Portuguesa, desta Gerência, e da Profa. Dr. Marisa Magnus Smith, Coordenadora de Língua Portuguesa do Setor de Vestibulares, ambos da Faculdade de Letras. Foi decisivo, para o sucesso do empreendimento, o apoio das Pró-Reitorias de Administração, de Ensino de Graduação e de Pesquisa e Pós-Graduação.

– Quer saber quais os dez toques de celular mais baixados no mês de março? Aponte seu navegador para a a página da Ringtones Toing e veja o top 10. Imagine que Festa no apê, do cantor Latino, lidera. Quer saber o outros toques? Vá até a página http://www.toing.com.br.

– Vai viajar para Pernambuco? Quer saber onde você pode comer bem e se divertir? Ah! não vai viajar e quer receitas de lá? Então, vá até http://www.viacardapio.com.br/.


PRORH DIVULGA PLANILHA DE TREINAMENTOS 2005/2006

Dando prosseguimento à implementação das ações do Programa Integrado de Desenvolvimento (Progrid), a Pró-Reitoria de Recursos Humanos está fazendo levantamento das necessidades de treinamento para 2005/2006. Para isso, enviou planilha para as unidades/ógãos com os cursos disponíveis.

As planilhas deverão ser devolvidas à ProRH até o dia 29 de abril/2005.

CEDECOM PROMOVE SEMINÁRIO UFMG EDUCATIVA

O Cedecom realizou nos dias 12 e 13 de abril o Seminário UFMG Educativa 104,5 FM: a função da programação na Estação do Conhecimento, voltado aos servidores que atuam nas assessorias de imprensa da UFMG para apontar diretrizes para a linha editorial e programação da rádio.

O evento apresentou mini-palestras, com o objetivo de fornecer elementos para o debate. Foram formados grupos de trabalho para discussão de temas específicos e redação de sugestões sobre como devem ser a programação e a linha editorial da rádio.

O seminário foi realizado no Auditório do 4.º andar da Biblioteca Central, com as presenças de: Maria Céres Pimenta Spínola de Castro, Diretora de Divulgação e Comunicação Social, que fez a abertura abordando O papel da comunicação na universidade pública; Elias Santos, Coordenador-executivo da UFMG Educativa, com a palestra O veículo rádio e suas características; Elton Antunes, do Departamento de Comunicação Social da Fafich, com a palestra Jornalismo público e democratização de acesso à informação; além de representantes da UFRGS, USP e Unimontes, que apresentaram suas experiências no dia-a-dia de uma rádio universitária.

RESTAURANTE DA PRAÇA DE SERVIÇOS REABRE NA TERÇA-FEIRA

Será reaberto na próxima terça-feira, dia 19, o restaurante da Praça de Serviços, no campus da Pampulha. O espaço, desativado há quatro meses, será operado pela empresa Mestre & Amorim, a mesma que explora a cantina da Fafich e que venceu a licitação promovida pela UFMG.

Antes de ser reaberto, o restaurante vem passando por algumas obras de manutenção elétrica, hidráulica, de equipamentos e de recuperação de mesas e pisos. Ele é dividido em duas partes, ambas com serviço self-service. Na parte de baixo, o quilo da refeição custa R$ 12,90, enquanto na de cima, o mezanino, o preço é de R$ 17,90. Nos dois ambientes, podem ser servidas até 750 refeições diárias.

(Fonte: Site da UFMG, http://www.ufmg.br/online/arquivos/001520.shtml, 13 de abril de 2005)

CLASSIFICADOS

Vende-se:

-Um pente de memória DIMM – 128 MB – PC133
-Um pente de memória DIMM – 256 MB – PC133
-Videogame Megadrive II – com 2 manetes e 3 cartuchos
-Gabinete Athlon 650, 128 MB, HD 10 GB, sem monitor
-Gabinete K6-2-350, 128 MB, HD 2 GB, sem monitor.

Tratar com Ronaldo, após 17:00, no 3499-4017.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano IX, n.º 14, de 18/04/1985, publicou notícias sobre o projeto Memória Científica da UFMG, carteiras de usuários da Biblioteca Central, comemoração dos 60 anos da Escola de Música da UFMG, 11o aniversário da Assufemg, entrega de certificados de cursos do CECOM, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

VIAGEM À BRASÍLIA
O analista Hélio Teixeira da Costa, da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas do Centro de Computação, está em Brasília desde ontem juntamente com o pessoal do Setor de Orçamento da Diplan visitando o Ministério da Educação.
A visita tem por objetivo fazer um levantamento junto aos setores do MEC que recebem informações financeiras da UFMG visando com isso o envio de dados através de meio magnético.

ATUALIZAÇÃO DE FICHAS INDIVIDUAIS
O Setor de Serviços Gerais do CECOM solicita aos seguintes funcionários que procurem o setor a fim de atualizarem suas fichas individuais: Antônio Elton Alencar, Antônio Carlos Cortez e Silva, Antônio Roberto Lana Chaves, Cantídio Lelis Pereira, David Lan Kwai Pan, Denise Cristina de Assis, João Cloves Coelho, Jane Marie Teichmann, Luciano de Errico, Kátia Lisboa Macedo, Mário Magalhães Lara e Wang Kui Ying.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Rubens Crispim da Silva, no dia 18. Os parabéns para os ex-ceconianos: Aline Serrão de Filippo, no dia 14; Alberto Henrique Frade Laender, no dia 20; e Patrícia Aninger de Barros, no dia 21.

DESPEDIDAS: Guilherme de Souza Pimentel, estagiário da DRC, e Arêssa Manúcia de Oliveira, estagiária da DAA, estiveram na Redação de O Sistemático para se despedir e deixaram um abraço para todos.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos pertencem à Memória Fotográfica recente do CECOM. No dia 8 de abril/2005, um grupo formado por alguns aniversariantes dos meses de março e abril resolveu oferecer um lanche coletivo para todos os colegas do CECOM. Alda, Beth, Carlos Alfeu, Michele, Samuel, Rubens, Max, Denise, Emerson e Lelé organizaram o lanche com salgadinhos diversos, torta de frango, bolo de nozes, oferecido pela Márcia Regina, e refrigerantes. O lanche contou com a presença de muitos ceconianos que foram cantar o Parabéns prá você para o grupo.

As fotos são de autoria de Alexandre Cardoso.


O Parabéns prá você com Carlos Alfeu, Max, Samuel, Alda, Lelé, Michele.
Ao fundo: Emerson, Ricardo, Gerson, Maria Helena Rodrigues e Renato


Beth, Carlos Alfeu e Lelé


Rosa, Alda (de costas), Carlos Alfeu e Beth.
Ao fundo: Xina, Gilmar, Diogo, Igor, Josemar e Eustáquio


Michele e Márcia Lemos


Vinicius, Matheus e Samuel


Max e Beth