Sistemático: Edição 1245 – 05/05/2005


Notícias



ACESSO À REDE DAS UNIDADES DO CENTRO SERÁ MELHORADO ANTES DA REDE GIGA

Conforme já foi divulgado anteriormente em O Sistemático, está prevista para o próximo semestre a conexão das unidades acadêmicas localizadas no centro da cidade ao Campus Pampulha, na nova infra-estrutura viabilizada pelo projeto CT Infra 3 que permitirá velocidade de 1Giga.

Antes disso, porém, haverá uma etapa de transição, na qual estas unidades serão interligadas entre si e será possível que todas compartilhem links de maior velocidade e custo global inferior aos valores atualmente pagos para os serviços de comunicação de dados. Durante a transição ainda serão usados os serviços contratados do fornecedor atual. Nesta fase, as unidades compartilharão 4 links de 2 Mega cada, num total de 8 Mega.

O CECOM já está providenciando os passos necessários para viabilizar a preparação desta infra-estrutura. Entretanto, como já é evidente a sobrecarga dos links atuais do Campus Saúde, da Escola de Engenharia e da FACE, a ATI, com o apoio da Proplan, está antecipando a contratação de um novo link de 2 Mega para o Campus Saúde, o que duplicará a velocidade atual. Além disso, está sendo providenciada a ampliação dos links atuais das outras duas unidades citadas para 2 Mega, também o dobro da velocidade atual.

A previsão é que, entre trâmites burocráticos e operacionais, estes novos serviços estejam disponíveis até o final deste mês.

 

PROGRAD PROMOVEU ENCONTRO PARA DISCUSSÃO DAS NOVAS NORMAS ACADÊMICAS

A Pró-reitoria de Graduação promoveu, no período de 01 a 04/05, um novo encontro para discussão das novas normas acadêmicas do ensino de graduação. Dando prosseguimento a um trabalho iniciado no ano passado, o objetivo maior desses encontros é possibilitar uma análise reflexiva das propostas de inovação das atuais normas acadêmicas, propondo uma nova concepção e grau de organização para o ensino de graduação da Universidade.
Uma questão principal que permeia todo o processo, diz respeito ao conceito de flexibilização curricular. Além de prever uma elasticidade na malha curricular através da composição de novos tipos de atividades acadêmicas (a chamada flexibilização horizontal), a flexibilização inova bastante ao estabelecer a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento, com a instituição de formações complementares e atividades acadêmicas suplementares (a chamada flexibilização vertical).

As novas normas acadêmicas têm sido objeto de um grande estudo do qual participam, sob a coordenação da profa. Cristina Helena Ribeiro Rocha Augustin, pró-reitora de Graduação, os membros da câmara de graduação, coordenadores de cursos de graduação, além de outros professores e técnico-administrativos convidados pela pró-reitoria.

Nesse último encontro, ocorrido na cidade de Diamantina, o CECOM esteve presente através da participação do seu vice-diretor, Gilmar Lima Guimarães.

DAC APOIA A ENFERMAGEM NO USO DE GNU/LINUX E SAMBA

Mais uma unidade acadêmica da UFMG optou pela adoção de ambiente de software livre nos laboratórios utilizados por alunos. A Escola de Enfermagem, que possui dois laboratórios, totalizando 25 microcomputadores, para uso dos alunos de graduação e pós-graduação da escola, atendendo cerca de 700 usuários, instalou um servidor GNU/Linux para armazenamento dos arquivos e configurações pessoais destes alunos. Para isso, foi implantado o Samba/LDAP para gerenciamento do serviço de acesso ao laboratório pelos usuários, seguindo o modelo de serviço desenvolvido pelo CECOM para ser implantado em laboratórios da UFMG.

O CECOM apoiou a realização do serviço de migração do servidor, através de Emerson Henrique Kfuri Pereira, da Divisão de Atendimento e Consultoria, que desenvolveu o modelo adotado. O responsável pela atividade, na Escola de Enfermagem, é Edinaldo Santana Rocha, administrador da rede da unidade.

CORREIOS DISPONIBILIZAM PROGRAMA PARA IMPRESSÃO DE CEP EM CÓDIGO DE BARRAS

Para dar maior agilidade e confiabilidade aos seus serviços, os Correios disponibilizaram para todos os seus usuários um programa de impressão do CEP em código de barras.

Atendendo ao pedido da Agência dos Correios instalada no Campus Pampulha, o CECOM, através da DAC, está divulgando junto aos setores dos órgãos da Administração Central a orientação para que passem a utilizar este programa.

Caso o setor já utilize uma mala direta para imprimir etiquetas de endereços, estes dados poderão ser importados para este programa.

O programa e um roteiro para sua instalação estão disponíveis na pasta f:\util\correios da rede Novell.

As dúvidas podem ser esclarecidas no telefone 4009 (Operação de Rede).

Os testes do programa e a elaboração do roteiro foram realizados por Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC.

ENCERRADO HOJE BATE PAPO TÉCNICO PARA O CEDECOM

Nos dias 25, 26/04, 03 e 05/05, o CECOM promoveu bate papo técnico para os funcionários do CEDECOM, abordando temas como Hardware, arquivo e pasta, rede Novell, vírus e compactação de arquivo.

No dia 03, estiveram presentes: Ana Rita Araújo Silva, Jussara Ubirajara da Silva, Marcílio José Sabino Lana, Rita da Glória Corrêa e Rosilene Reis Martins. No dia 05, participaram: Brígida Campbel, Elza de Fátima Oliveira, Geraldo Magella Perpétuo, Iara Veloso, Rosaly Isabel Senra Barbosa e Samuel Rosa Tou.

O bate papo teve como instrutor Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC).


Elza, Eugênio, Geraldo, Samuel e Brígida


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:
– Nada melhor do que cantar para espantar a tristeza. E a página Just Oldies (http://www.just-oldies.com/) pode ajudar você a cantar e conhecer as letras de velhos sucessos internacionais. As músicas são no formato MIDI e todas acompanhadas das letras. Que tal: Unforgettable, Can’t Buy Me Love, Raindrops Keep Falling On My Head e outros sucessos. Não se espante: tem sucessos de 1940 a 1995. Vale a pena conferir, sonhar e soltar a voz.

– De acordo com dados da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), os índices de violência no Brasil cresceram na última década de forma preocupante. Em 1991, mais de 30 mil pessoas foram vítimas de homicídio no país. Esse número chegou a mais de 45 mil em 2000, com um aumento de 50,2%. A mesma pesquisa revela que os jovens são as principais vítimas dessa realidade: dos 45.919 óbitos por homicídio registrados no ano 2000, 17.762 (38,7%) eram pessoas na faixa etária de 14 a 25 anos. Veja tudo isso em http://www.abcdigital.org. br/.

– Vai viajar? O SIVNET (http://www.infraero.gov.br/pls/sivnet/siv) é um sistema on line que disponibiliza todas as informações sobre os vôos dos aeroportos operados pela Infraero. Ainda em caráter experimental, o serviço inclui apenas parte dos aeroportos do país. Informações como: vôos previstos, confirmados, cancelados, aeronaves no pátio.

– Alunos, professores, educadores e qualquer pessoa tem o apoio da página “10emtudo”(http://www.10emtudo.com.br/home_p.asp) para melhorar os seus conhecimentos. São reportagens educacionais, questões de vestibulares, sugestões de aulas e atividades interdisciplinares. Apesar de requerer o cadastro do ususário, o acesso é gratuito a algumas áreas.

– Este é um banco de dados de reportagens relacionado à corrupção e seu combate, publicadas em jornais e revistas de todos os estados. O conteúdo editorial das matérias é de responsabilidade exclusiva dos veículos originais. O material divulgado aqui não pode ser usado comercialmente nem redistribuído, e seu uso é restrito a finalidades informativas e de pesquisa. Veja em http://www.deunojornal.org.br/.

– Uma idéia muito legal é a revista “It´s Real” (http://www.itsreal.com.br/). Aponte seu navegador para esta página, ligue o som e navegue no mar digital tranquilo, com informações quentinhas sobre filmes, peças, músicas, livros etc. A navegação é feita como se estivesse virando as páginas. Vale a pena conferir.

– Sabe quela brincadeira do cubo mágico? Você quer aprender os segredos do cubo para resolver o quebra-cabeça? Brinque com o mágico virtual e divirta-se pra valer. Vá até http://www.insertsolutions.com/rubik/rc-java.html.


PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgu, na última semana de abril, as seguintes notícias:

Google e Yahoo! oferecem histórico de buscas (27 de abril/2005) – Dia 20 foi o Google, e hoje (26) foi a vez do Yahoo! Ambos agora oferecem serviços opcionais para que os internautas possam guardar os dados de todas as buscas que realizarem.
O My Search History (Google) e o My Web (Yahoo!) permitem ver quais foram os termos buscados, guardar os resultados ou enviá-los para outras pessoas. Os históricos podem ser disponibilizados em qualquer computador para usuários cadastrados nos sites ou no Yahoo! Mail e Gmail.
Com a criação desses serviços, os sites também alimentaram as discussões sobre possíveis invasões de privacidade ao guardar informações de buscas associados a usuários específicos.

Uso do Explorer continua diminuindo, diz OneStat (27 de abril/2005) – Os esforços do Firefox continuam dando resultado, segundo os dados da última pesquisa da empresa OneStat.com divulgados na terça-feira (26). Ele já é usado por 8,69% dos internautas, enquanto que o Internet Explorer sofreu uma nova queda e agora responde por 86,63%.
Segundo a empresa, o ritmo de crescimento do Firefox diminuiu nos últimos meses. Em relação à fevereiro deste ano, o aumento foi de apenas 0,24%. Já o IE perdeu 0,65% no mesmo período. Entre as causas, diz a OneStat, estariam os usuários de Macintosh que estão trocando o browser da Microsoft pelo Safari, que agora responde por 1,26% do total. No relatório anterior, outro fator apontado foi que usuários do IE 5 estariam preferindo mudar para o Firefox em vez de fazer o upgrade para o IE 6.
O Internet Explorer já foi o browser utilizado por 98% dos internautas, e tem visto seu domínio diminuir cada vez mais. Para reverter a situação, a Microsoft já anunciou que o IE 7 está em desenvolvimento.
Mas o aumento da popularidade do Firefox não está saindo de graça. Com mais usuários e mais atenção dos programadores, o número de vulnerabilidades descobertas aumentou bastante, obrigando a Mozilla Foundation a lançar quase um update por mês neste ano. Resta saber se o browser continuará mantendo a sua reputação inicial, que era de ser muito mais seguro do que o IE.
As estimativas da OneStat são baseadas em uma amostra de dois milhões de usuários, divididos em cerca de 20 mil internautas de cem países por dia. Mais de 50 mil sites são monitorados.

QUARTA DOZE E TRINTA DIVULGA SUA PROGRAMAÇÃO

Na programação do projeto Quarta Doze e Trinta, dos meses e maio e junho, constam os seguintes shows, no Campus da Pampulha:

dia 11/05 – “Gaia”- espetáculo teatra. Idéia original e atuação: Luiz Humberto Garcia; Direção: Abílio Tavares. Local: Praça de Serviços.

dia 18/05 – “Grupo Vocal Cariúnas” – espetáculo cênico-musical. Direção artística: Flávia Cançado; Participação especial: Tânia M. Lopes Cançado. Local: Auditório da Reitoria. Este evento é comemorativo do Dia Internacional dos Museus – Rede de Museus e Espaços de Ciência da UFMG. Apoio: UFMG Jovem.

dia 25/05 – “Geraes Big Band” – show musical. Regência: Mauro Rodrigues e Cléber Alves. Local: Praça de Serviços.

dia 01/06 – “Vai ouvindo” – show musical com o violeiro Paulo Freire. Local: Praça de Serviços.

dia 08/06 – “Dança Brasil” – espetáculo de dança, em comemoração aos 25 anos do Grupo Sarandeiros. Direção geral: Gustavo Cortes. Local: Auditório da Reitoria.

dia 15/06 – “Chico Rosa” – espetáculo teatral. Direção: Jair Raso. Local: Auditório da Reitoria

dia 22/06 – Banda Mary Jane – show musical. Local: Praça de Serviços

dia 29/06 – “Descendo o Morro na Ponta” – espetáculo de dança. Direção e coordenação: Andréa Ministério Erhardt

Sexta Doze e Trinta
A partir deste mês de maio, começa a acontecer no auditório do Centro Cultural da UFMG o “Sexta Doze e Trinta”, duas vezes por mês, com a seguinte programação:

dia 06/05 – “Gaia” – espetáculo teatral

dia 20/05 – “Geraes Big Band” – show musical

dia 10/06 – “Dança Brasil” – espetáculo de dança, em comemoração aos 25 anos do Grupo Sarandeiros

dia 24/06 – Banda Mary Jane – show musical.

O Centro Cultural da UFMG fica localizado à Av. Santos Dumont, 174, Centro.

CLASSFICADOS

Vende-se: Receiver Denon AVR-2802, Rádio AM/FM, Dolby Prologic II/DD/DTS/DTS Neo/DSP’s, manuais, semi-novo, por R$ 1.650,00. Tratar com Carlos. Telefone 3499-4017, 9666-4922, e-mail: carlos@ufmg.br.

-Um pente de memória DIMM – 128 Mb – PC100
-Videogame Megadrive II – com 2 manetes e 3 cartuchos
-Gabinete Athlon 650, HD 10 Gb, 128 Mb RAM, multimídia, internet, sem monitor
-Gabinete K6-II-350, HD 2 Gb, 128 Mb RAM, multimídia, internet, sem monitor
Preço e condições de pagamento a combinar.Tratar com Ronaldo, após 17:00, no 3499-4017 ou 9604-4017



Há 20 anos…

O Sistemático Ano IX, n.º 17, de 09/05/1985, publicou notícias sobre os sistemas implantados pela Divisão de Desenvolvimento de Sistemas (SistRend, SistPagUFMG, SistContabilidade e SistCadUFMG), nova versão do programa TVA 1800, a saída do bolsista Milton Pifano Soares Ferreira, a contratação do bolsista Wallace de Almeida Rodrigues, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA TVA 1800 NO MAXXI
Terminou ontem, o trabalho de implementação do programa TVA 1800 no microcomputador pessoal MAXXI, da Polymax, feito pelo Setor de Software do CECOM. Com isso, o programa pode ser utilizado em qualquer computador de linha compatível com o Apple.
Entretanto, nova adaptação deverá ser feita quando for instalada outra placa de comunicação que permitirá a ligação à velocidade de 9600 Bps (atualmente está a 1200 Bps).

TRABALHO NO NÚCLEO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS
A programadora Cláudia Galinkin foi cedida pela Divisão de desenvolvimento de Sistemas para a Divisão de Núcleos Computacionais localizado no Hospital das Clínicas, a partir do dia 06 último. Ela deverá permanecer no Hospital das Clínicas por um período de dois meses, atuando na área de desenvolvimento de aplicativos para o SISCO.



Eventos



DIA DAS MÃES

O Sistemático deseja a todas as maravilhosas, batalhadoras, incansáveis, orgulhosas, amorosas, preocupadas, observadoras, cautelosas, alegres mães ceconianas um Feliz Dia das Mães!

Parabéns pelo seu dia.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para João Carlos Lages, no dia 08; e Carolina Laureano da Silva, no dia 11. Os parabéns para os ex-ceconianos: Iremar Nunes de Lima, Cristina Campos Brasil da Fonseca e Reuber Luiz Neves Koury, hoje, dia 05; Eduardo Miguel Raposo, no dia 08; e Maria das Graças Santa Bárbara, no dia 11.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da comemoração dos aniversários de março e abril, realizada no dia 08/04/2005. As fotos são de autoria de Alexandre Cardoso.



O grupo de aniversariantes: Carlos Alfeu, Rubens, Michele, Lelé, Max,
Alda, Samuel, Beth e Denise. Só está faltando o Emerson.


Gilmar, Maria Helena Rodrigues, Max e Beth


Ronaldo e Djim


Alda, Lelé e Denise


Maria Helena Rodrigues, Rubens, Beth, Matheus, Lelé e Samuel


A mesa com o bolo, salgados e refrigerantes


Rosa, Lurdinha, Frota, Emerson, Denise e Leão