Sistemático: Edição 1246 – 12/05/2005


Notícias



EXPERIÊNCIA DA EQUIPE DA DAC GERA ARTIGO PARA EVENTO DE SOFTWARE LIVRE

O artigo intitulado “Software Livre para uso administrativo: a opção do Centro de Computação da UFMG”, de autoria de Aleixina Maria Lopes Andalécio, Emerson Henrique Kfuri Pereira e Fernando Frota Machado de Morais, foi aceito para apresentação no I Workshop de Software Livre na Universidade – WoSLU2005.

O I Workshop de Software Livre na Universidade ocorrerá como uma trilha do VI Workshop de Software Livre, no contexto do Fórum Internacional de Software Livre 2005.
Este fórum, que ocorreu pela primeira vez em maio de 2000, teve como principal objetivo discutir e divulgar o uso de software livre nos mais diversos segmentos da sociedade.

Dentro desta proposta, o WoSLU foi concebido para fornecer uma amostra dos trabalhos e pesquisas que têm sido desenvolvidos pela comunidade universitária nesta área, para uso na gestão acadêmica e administrativa das Instituições de Ensino Superior. O WoSLU2005 constitui, portanto, uma oportunidade para que professores, pesquisadores, funcionários e alunos apresentem trabalhos que estão sendo desenvolvidos em seus centros de pesquisa e universidades usando como base software livre, cuja aplicação se dá no contexto universitário.

Os pesquisadores e profissionais foram convidados a submeter artigos originais, que tratassem de trabalhos concluídos ou em andamento, relacionados com aspectos relevantes na área de software livre na universidade.

Os principais tópicos de interesse incluíam:
– software livre na administração universitária;
– uso de ferramentas de produtividade livres na universidade;
– adaptação do ambiente universitário ao software livres;
– uso de ferramentas livres de suporte e serviço na universidade;
– software livre no desenvolvimento de sistemas acadêmicos;
– estratégias de migração de sistemas proprietários para SL na universidade;
– laboratórios acadêmicos e o software livre;
– uso de software livre no ensino superior;
– uso de software livre na educação a distância;
– desenvolvimento de SL nas universidades.

O I Workshop de Software Livre na Universidade vai ser realizado em Porto Alegre, RS, no período de 1 a 4 de junho de 2005, na PUCRS, numa promoção da Sociedade Brasileira de Computação RS (SBC) e Grupo de Trabalho dos Dirigentes de Orgãos de Tecnologia da Informação das IFES (GT-TIC).

O artigo do CECOM será apresentado por Aleixina Maria Lopes Andalécio, diretora da Divisão de Atendimento e Consultoria. Emerson Henrique Kfuri Pereira também participará do evento e do VI Workshop de Software Livre.

 

CECOM OFERECE BATE PAPO TÉCNICO PARA A REDE ADMINISTRATIVA

Atendendo a um pedido do CEDECOM, o CECOM realizou um bate-papo técnico com os funcionários daquele órgão, abordando temas como noções de hardware, arquivos e pastas, rede Novell, vírus e compactação de arquivos. Foram quatro turmas, em diferentes turnos, de modo a atender a todo o grupo de funcionários do CEDECOM.

Como a repercussão foi muito positiva, o CECOM está oferecendo a todos a oportunidade de participar de evento semelhante. Para isso, enviou orientação aos setores/órgãos da Administração Central que, caso tenham interesse em indicar funcionários para o bate papo, enviem e-mail para opr@cecom.ufmg.br, com os nomes e preferência de turno.

A indicação deve ser sempre feita pelo responsável pelo setor.

PRORH OFERECE CURSO DE INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

A ProRH, em parceria com o CECOM, estará oferecendo, no período de 23 de maio a 24 de junho, mais um curso de Informática Instrumental para funcionários da Universidade.

O curso terá como instrutor Alfredo Ventura dos Anjos, da Divisão de Controle do Processamento (DCP) do CECOM, e será realizado na Sala de Aulas do DRH na Imprensa Universitária, no horário de 08:30 às 11:30.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:
– Agora no Brasil o maior portal mundial de produtos e serviços de viagem. A Octopustravel (http://www.octopustravel.com/at/Enter.jsp) tem mais de 30 mil opções de hotéis, apartamentos, translados e passeios com preços bem competitivos. Quem sabe não haverá mudança de hábitos dos viajantes?

– Antes de começar a navegar em Discos do Brasil (http://www.discosdo brasil.com.br/), é preciso que você saiba que esta Discografia é baseada na discoteca particular da jornalista e musicóloga Maria Luiza Kfouri. A discoteca começou a se formar em 1965, aos 11 anos de idade, fascinada diante da movimentação musical que acompanhava pela televisão e pelos diversos espetáculos, a que era levada em São Paulo. Aqui você vai encontrar as discografias completas de muitos artistas surgidos com a Bossa Nova ou depois dela, como, por exemplo, as de João Gilberto, Tom Jobim, Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Edu Lobo, Gilberto Gil, Baden Powell, Maria Bethânia, Paulinho da Viola, e, ainda, as de Dorival Caymmi, Noel Rosa e Cartola. Outros grandes nomes de todos os tempos da música brasileira estão aqui, mesmo que suas discografias não se apresentem completas. É possível, além disso, conhecer as parcerias entre os compositores.

– Faltando apenas um ano para a Copa do Mundo, que será na Alemanha, a FIFA disponibiliza em quatro idiomas a sua página que trata do maior evento esportivo do mundo. Você saberá locais onde serão realizadas as partidas e uma galeria de fotos e dados sobre os estádios e as cidades, além de trazer a tabela completa de jogos. Além disso, venda de ingressos, dados sobre os países e suas seleções, emblemas, fotos e vídeos de copas anteriores. Porém, o idioma (Português) do maior futebol do mundo não foi contemplado pelo site da FIFA. Veja em http://fifaworldcup.yahoo.com/.

– Como o nome já diz, a página Omelete tem de tudo. Os últimos lançamentos de filmes, softwares, colunas, especiais além de resenhas dos lançamentos. Não ficou satisfeito? Então, aponte seu navegador para o Omelete (http://www.omelete.com.br/omelete.asp) e veja que tem muito mais. Vale a pena conferir.

– Já que a FIFA não pensou na língua Portuguesa, Hollywood foi mais esperta. Aqui gostamos de filmes também, e já foi lançada uma página do filme Cruzada em 10 idiomas. É uma super produção de Hollywood, já em cartaz no Brasil, do mesmo diretor de O Gladiador (Ridley Scott). Não perca tempo e veja a sinopse e cenas do filme, notas de produção e o trailler em http://www.kingdomofheavenmovie.com/.

– Uma iniciativa muito legal para conhecer a história do Brasil e Geral é a Historianet (http://www.historianet.com.br/home/). Criada por dois professores é abrangente, não se limita ao relato dos fatos, mas também avalia e recomenda filmes e livros que abordem temas históricos.

– Veja em http://www.marsemfim.com.br/apresentacao_msf.html a geopolítica dos oceanos, o sexto continente. O exame atento do mapa-mundi confirma a importância do espaço marítimo que corresponde a 71% da superfície do planeta. O oceano Pacífico ocupa 50% desta área, o Atlântico 23%, e o Índico 20% . Dos mais de 180 países que são membros da ONU, pouco mais de trinta não têm saída para o mar, e lutam por isto. É o caso da Bolívia, que na guerra com o Chile, em 1883, perdeu seu porto de Antofagasta, e até hoje o reivindica naquele fórum. Ou o do Iraque, cujo objetivo estratégico nas guerras com o Irã e Kuwait era o acesso ao Golfo Pérsico. Ambos os países sabem que suas economias dependem fortemente dos oceanos, seja por que 3/4 do comércio mundial dependem do transporte marítimo, seja para garantir o acesso a seus recursos. E não são poucos.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, no início de maio, as seguintes notícias:

IBM reestrutura site voltado para pesquisadores (02 de maio/2005) – A IBM reestruturou seu site IBM University, que oferece recursos voltados para professores e pesquisadores de instituições de nível médio e superior.
Com um cadastro, o usuário passa a ter acesso gratuitamente a softwares, material didático, tutoriais, webcasts, participação em fóruns e newsletters, suporte técnico via
e-mail e descontos em certificações.
O conteúdo e o cadastro podem ser acessados no link
http://www.developer.ibm.com/university/scholars/.

Europa se une contra biblioteca do Google (02 de maio/2005) – A França recebeu na semana passada o apoio formal da Alemanha, Espanha, Hungria, Itália e Polônia na sua iniciativa de montar uma biblioteca virtual com livros europeus. A idéia é uma resposta para o projeto Google Print, e conta ainda com o apoio da Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, Grécia, Holanda, Lituânia, Luxemburgo, Republica Tcheca e Suécia.
Em dezembro do ano passado, o Google anunciou sua intenção de digitalizar cerca de 15 milhões de livros em inglês em dez anos. A grande biblioteca virtual teria acesso livre e contaria com um mecanismo de busca. O projeto, batizado de Google Print, conta com o apoio das bibliotecas das universidades de Harvard, Stanford, Michigan, Oxford (Inglaterra) e da biblioteca pública de Nova York.
O presidente da biblioteca nacional francesa, Jean Noel Jeanneney, teria descrito o Google Print como “a confirmação do risco da dominação americana na definição de como as
futuras gerações conceberão o mundo”. Seu temor é que a literatura, história e filosofia européias acabem sendo “reinterpretadas” através de um olhar americano.
Para remediar o fato, Jeanneney sugeriu a criação de uma iniciativa européia que garanta a presença dos vários idiomas do continente e com as obras consideradas importantes pelos países. Dezenove grandes bibliotecas européias já se prontificaram a participar. O presidente francês, Jacques Chirac, também comprou a idéia e pretende discutir o assunto durante a reunião dos ministros da cultura dos países da União Européia que acontece nesta semana em Paris.
Segundo o Google, os temores são infundados, e o site inclusive gostaria de expandir o projeto para quantas línguas for possível.

CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo divulgou, no dia 10/05/2005, notícias sobre software livre, transcritas a seguir:

Falta consenso no governo sobre o decreto – A falta de consenso entre os técnicos do governo está impedindo a edição de um decreto com as regras para a migração dos sistemas da administração pública para software livre. A minuta do decreto está na Casa Civil da Presidência da República, que terá que decidir entre a proposta do ITI (começar a migração pelos desktops, pacotes de escritório, correio eletrônico) e da SLTI (iniciar o processo pelos servidores). O secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, acha que a redução de custos será maior ao fazer a migração nos servidores. Além disso, o processo enfrentaria menos resistência, já que só os técnicos especializados mexem com os servidores. Se a migração atingir inicialmente o usuário final, sem um suporte técnico adequado, pode haver resistência, pondera Santanna. Segundo ele, o ministro José Dirceu deve convocar uma reunião ministerial para decidir a questão.

O Open Office vai mudar de nome – O Open Office, conjunto de software para escritório gratuito e de código aberto, ganhará em breve novo nome. Segundo Cláudio Ferreira, coordenador geral da comunidade openOffice.org.br, entidade responsável pelo programa, a mudança acontece porque a marca foi registrada, em 1996, pela BWS, uma empresa de informática do Rio de Janeiro. “Como a comunidade foi fundada depois, em 2000, infelizmente teremos que optar pela mudança”, afirma. A comunidade openOffice.org.br já entrou com processo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para o registro da nova marca. De acordo com Cláudio, a nova versão do aplicativo gratuito, com lançamento previsto para a metade do próximo mês, já virá com o novo nome. Cláudio lembra que o Brasil não é o primeiro país a mudar o nome do OpenOffice: “A Holanda também sofreu processo parecido”, conclui.

SITES BRASILEIROS TERÃO ENDEREÇOS COM ACENTUAÇÃO E CEDILHA

O Globo Online divulgou no dia 05/05/2005, a notícia Sites brasileiros terão endereços com acentuação e cedilha, transcrita a seguir:

A partir da próxima segunda-feira, dia 09, os sites da internet com extensão .br poderão utilizar vogais acentuadas e cedilha em seus nomes, anunciou a entidade responsável pelo registro de domínios na internet brasileira, o Registro.br. Segundo o gerente de engenharia do Registro.br, Frederico Neves, a medida resolverá o problema de sites brasileiros que deixam de receber acessos porque usuários inexperientes tentam acessar endereços com acentuação e cedilha, que no momento não existem.

Duas variações de um mesmo domínio (com e sem os novos caracteres) só serão permitidas se pertencerem, ao mesmo dono. Não será permitido, por exemplo, que uma pessoa registre o domínio www.maçã.com.br e outra o domínio www.maca.com.br. A inclusão de acentos e cedilha no nome de um site não impedirá que ele seja acessado por pessoas de países em que estes caracteres não são usados. Basta que o dono do site
registre também o domínio sem os caracteres.

Usuários do navegador Mozilla não terão problemas em acessar os novos endereços. Quem utiliza o Internet Explorer precisará de um plug-in (que pode ser baixado no site http://www.idnnow.com) para fazer o acesso.

UFMG PROMOVE 5.º DOMINGO NO CAMPUS

Será realizado na Estação Ecológica da UFMG, no proximo dia 15, o 5.º Domingo no Campus, uma promoção da Universidade Federal de Minas Gerais e da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa. Várias atividades estão programadas, das 9:30 às 16:00.

O projeto Domingo no Campus é realizado pela UFMG Jovem, Diretoria de Ação Cultural, Coordenadoria de Assuntos Comunitários e Pró-reitoria de Recursos Humanos, em parceria com a Estação Ecológica da UFMG e com a Rede de Museus e Espaços de Ciência da UFMG.

O acesso ao Campus será feito pelos portões da Av. Catalão (das 7:00 às 14:00) e pela Av. Antônio Carlos (das 7:00 ao final do evento).

O 5.º Domingo no Campus terá a seguinte programação cultural:
– 10:30 – Zé Pereira da Chácara – Grupo Folclórico de Mariana, MG
– 12:30 – Gaia – espetáculo teatral. Idéia original e atuação: Luiz Humberto Garcia. Direção: Abílio Tavares
– 14:30 – Ser Criança – Show musical de Rubinho do Vale

A programação das Oficinas é a seguinte:
– 09:30 – 16:00: Maravilhas da Arte Rupestre
– 09:30 – 16:00: Natureza em Movimento: Praticando a Ecologia nas Trilhas da EECO
– 09:30 – 16:00: Confecção de Papel Artesanal
– 09:30 – 16:00: Cestaria
– 09:30 – 16:00: Ateliê do Lixo
– 09:30 – 16:00: Arranjos de Meia de Seda
– 09:30 – 16:00: Bordados de Fita
– 09:30 – 16:00: Bonequinha de Corda
– 09:30 – 16:00: Delícia Ecológica
– 09:30 – 16:00: Pesque e Aprenda Com os Bioindicadores de Qualidade de Água
– 09:30 – 16:00: Como o Lixo Pode Mudar Nossa Vida.

Exposições Interativas:
– 09:30 – 16:00: A Física de Instrumentos Musicais
– 09:30 – 16:00: A História do Cuidar Fazendo a Nossa História
– 09:30 – 16:00: Os Morcegos e as Cavernas
– 09:30 – 16:00: Aracnídeos Causadores de Acidentes, em Humanos, na Grande BH
– 09:30 – 16:00: Limnologia: Limno o quê? Conheça um Pouco Sobre Nossas Águas!
– 09:30 – 16:00: Bioindicadores de Qualidade de Água
– 09:30 – 16:00: Estação Sorriso
– 09:30 – 16:00: Exposição de Amostra do Centro de Memória da Engenharia
– 09:30 – 16:00: Viagem Pelo Corpo Humano
– 09:30 – 16:00: Visita Guiada ao Museu de Ciências Morfológicas (Instituto de Ciências Biológicas)

Atividade Recreativa:
– 09:30 – 16:00: Brincadeiras no Picadeiro.

ALTERAÇÃO NA PROGRAMAÇÃO DA SEXTA DOZE E TRINTA

No dia 20 de maio não se apresentará mais no Centro Cultural UFMG, na Sexta Doze e Trinta, a Gerais Big Band. Em seu lugar, entra: “Música Instrumental UFMG” – concerto com Cléber Alves, Fábio Adour, Mauro Rodrigues e convidados.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA OFERECE ATIVIDADES DE EXTENSÃO

O Centro de Extensão da EEFTO está oferecendo bolsas para funcionários nas atividades a serem oferecidas em 2005:
– Atividade de Hidroginástica : 03 bolsas
– Atividade de Natação: 02 bolsas
– Atividade de Danças Populares Contemporâneas: 01 bolsa
– Atividade de Esgrima: 01 bolsa
– Atividade de Ginástica Olímpica: 02 bolsas (01 em cada turma de adultos)
– Atividade de Capoeira: 02 bolsas (01 em cada turma)

Os interessados devem enviar e-mail para info@cac.ufmg.br, com nome completo, inscrição UFMG e SIAPE, cargo, Unidade/Órgão, telefone de contato, até o dia 13/05 às 17:00.

CLASSIFICADOS

Vende-se:

Receiver Denon AVR-2802, Rádio AM/FM, Dolby Prologic II/DD/DTS/DTS Neo/DSP’s, manuais, semi-novo, por R$ 1.650,00.
Tratar com Carlos, telefone 3499-4017, 9666-4922,
e-mail: carlos@ufmg.br



Há 20 anos…

O Sistemático Ano IX, n.º 18, de 16/05/1985, publicou notícias sobre a conexão de uma impressora modelo 3020 ao micro S!D, IV Seminário de Informática, II Expo Soft 85, Semana de Observações Astronômicas no Museu de História Natural, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

MICROCOMPUTADOR OMEGA
O Centro de Computação recebeu, esta semana, como empréstimo, um microcomputador pessoal OMEGA, compatível com com o PC IBM.
O microcomputador se encontra no Setor de Software para testes do equipamento e do software disponível.

REDE DE MICROS
Foram feitos ontem os primeiros testes da rede de computadores do Centro de Computação. Os equipamentos usados no teste foram os microcomputadores Digitus DGT1000, Cobra C-305 e Quartzil QI-800.
Esse trabalho está sendo realizado em conjunto pelos setores de Hardware e Software.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Paulo Nélio Lage Malvar, no dia 16; prof. Roberto da Silva Bigonha (DCC) e Eduardo Costa e Silva, no dia 19 .

 

DOMINGO DE MUITA ARTE E CULTURA NA PRAÇA DA LIBERDADE

No último domingo, dia 8 de maio, a Praça da Liberdade recebeu várias atrações culturais, na estréia do Projeto Domingo da Praça. O público pode assistir ao espetáculo “Cheiro de Serragem”, do Circo Irmãos, Simões e o som do grupo musical carioca “Carlos Malta e o Pife Muderno”. A intensa programação cultural do Domingo na Praça prevê ainda apresentações artísticas até o mês de outubro, com encontros a cada 15 dias, sempre aos domingos, a partir das 16:00. Ao todo serão doze apresentações inteiramente gratuitas.

O objetivo do Domingo na Praça é disponibilizar para a população belorizontina, desde a criançada até os adultos, uma programação do mais alto nível artístico, que represente a rica diversidade cultural do Brasil. O projeto é desenvolvido e executado pelo Instituto Artivisão e é idealizado e patrocinado a MBR.