Sistemático: Edição 1247 – 19/05/2005


Notícias



EQUIPE DA DRC REDUZ FILA DE MANUTENÇÃO DE APARELHOS E SERVIÇOS DE TELEFONIA

A DRC está encerrando esta semana com a menor quantidade de pedidos de serviço abertos na área de telefonia desde agosto de 2002. Iniciada em abril de 2002, quando foi implantado o sistema RT (Request Tracker, software de uso gratuito desenvolvido pela Best Pratical), a contabilidade dos primeiros meses é falha porque não incluía os pedidos anteriores, que eram registrados em papel.

As estatísticas mostram que 65 pedidos não estavam encerrados em abril de 2002 e este número subiu para 87 no mês de agosto. A partir daí, o número de solicitações pendentes cresceu e o pico ocorreu em setembro de 2003, com 272 pedidos aguardando atendimento.

Esta semana, a quantidade de solicitações não atendida é 88, sendo que parte dela se refere a problemas externos à UFMG, como pedidos de instalação de telefones públicos executados pela Telemar, ou externos ao CECOM, como instalação de ramais e extensões em pontos que não contam com tubulação adequada, que são atividades que dependem de serviços executados pelo DPFO.

Dentro da classificação adotada pela divisão, as pendências hoje são:
– 30 da área administrativa (explicação sobre contas, telefones públicos)
– 31 de campo (instalação de ramais e extensões, manutenção da rede de telefonia)
– 2 na oficina de telefones
– 10 na expedição (aparelhos ainda não retirados pelos usuários da oficina)
– 7 na operação (mudança de categoria, programação de novos ramais)
– 8 na fila de entrada (recém-chegados não classificados)

As duas áreas que tradicionalmente acumulam serviço são a Oficina de telefones, sob a responsabilidade de Geraldo dos Reis, e Campo, onde atuam José Efigênio de Oliveira (Alemão), Wilton Campos e o recém-chegado Dioberto César dos Reis (Beto). A diminuição da fila de serviços deve permitir à divisão, além de um atendimento mais rápido das solicitações que chegam, a execução de atividades que estavam em segundo plano, como a reorganização, identificação e registro da rede de telefonia, iniciada com a arrumação dos quadros de distribuição geral dos prédios, e a revisão dos aparelhos telefônicos devolvidos pelos departamentos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Educação e Faculdade de Farmácia, que tiveram os aparelhos substituídos por modelos com plug modular, compatíveis com as instalações em cabeamento estruturado dos novos prédios e anexos.


Geraldo na Oficina de telefones


Alemão e Beto

 

WoSLU2005 DIVULGA ARTIGOS ACEITOS PARA APRESENTAÇÃO NO EVENTO

A organização do I Workshop de Software Livre na Universidade (WoSLU2005) divulgou a relação dos artigos aceitos para apresentação no evento, que será realizado no período de 01 a 04 de junho/2005, em Porto Alegre/RS. Os artigos e seus autores são:

– SGL – Sistema de Gestão La Salle: Paulo Roberto Garcia Junior; Rudinei Pereira Dias – Unilasalle

Rede UNIFESP – Infra-estrutura de serviços baseada em software livre: Paulo Bandiera Paiva, Rafael Vinicius Daré Giusti, Salete Regina Espósito, Meide Silva Anção, Daniel Sigulem – UNIFESP

Servidor Multimídia RIO em Ensino a Distância: Bernardo Calil Machado Netto, Jorge Allyson Azevedo, Edmundo A. Souza e Silva , Rosa M. M. Leão – UFRJ

Sistema Web de Gerenciamento do Seminário de Iniciação Científica da UFOP: Álvaro Guarda, Lucília Figueiredo Camarão, Marcus Rodrigues Magalhães, Roberto Sávio Júnior – UFOP

Um Ambiente Colaborativo para Confecção de Horários de Aulas no Ensino Superior: Jeferson Pistori, Hemerson Pistori, Conceição Aparecida Galves Butera, Antônio Augusto Mira Filho – Universidade Católica Dom Bosco

Chasque: o correio eletrônico da UFRGS migrando para software livre: Alexandre Marchi, Bárbara dos Santos Flores, Eduardo Horowitz, Leandro Fortes Rey, Rafael Tonin, Tallitha Winckelmann de Campos – UFRGS

Geração de Código Utilizando o Paradigma Orientado a Modelo (MDA): Ériko J. R. Moreira, Javam C. Machado, Maiquel S. Melo, Simão M. Gurgel – UFC

Planos de Avaliação Via Web: Paulo César Sousa, Magno Santana, Aline Guarato, Fernando Queiroz, Autran Macedo – UFU

Software livre para uso administrativo: a opção do Centro de Computação da UFMG: Aleixina Maria Lopes Andalécio, Emerson Henrique Kfuri Pereira, Fernando Frota Machado de Morais – UFMG

Migração de Soluções Corporativas de Alto Custo (aquisição e atualização) para o Netfilter/Iptables no Firewall Principal da Rede UFRN: Ricardo Kléber Martins Galvão, Carlos Gustavo Araújo da Rocha, Helder Jean Brito da Silva, Saulo Farias Falcão, Aluízio Ferreira da Rocha Neto – UFRN.

O I Workshop de Software Livre na Universidade ocorrerá como uma trilha do VI Workshop de Software Livre, no contexto do Fórum Internacional de Software Livre 2005.

O artigo do CECOM será apresentado por Aleixina Maria Lopes Andalécio, diretora da DAC. Emerson Henrique Kfuri Pereira também participará do evento e do VI Workshop de Software Livre.

 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE ABRIL

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de abril, os números totais analisados pelo sistema foram:


Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
918.338
11.832
667.559
1.597.729
7.116.627
8.714.356

As médias diárias durante o mês de abril foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
30.611
394
22.252
53.258
237.221
290.479

 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:
– Star Wars, Episódio III, é o terceiro “capítulo” da saga que foi criada por George Lucas. É um filme de muita ação com efeitos super legais onde homens e máquinas lutam pelo bem e o mal. Mas se você é ligado em game e gostaria de estar no comando, assista a um pedaço dele e veja se vale a pena comprar um. Veja fotos, trailers, posters, ecards, papéis de parede e informações sobre o filme em http://www.starwars.com/.

– Agora, você já pode receber na sua casa, pelo Correio ou por download, as apostilas do Prato Feito (http://www.pratofeito.com.br) recheadas de técnicas, dicas e receitas testadas. Elas são completas, com fotos, sugestões de livros, com um conteúdo teórico pesquisado em diversos livros, revistas, na web, no próprio Prato Feito e se impressas, elas chegam até a sua casa encadernadas.

– Patrimônio Cultural da Humanidade, além de igrejas seculares, a cidade de Olinda abriga em seu Sítio Histórico diversos monumentos que retratam uma parte importante da história do Brasil. São construções seculares, que se mantêm vivas por seu uso contínuo. Também são monumentos de Olinda, construções do século XX, como, por exemplo, o prédio da caixa d’água, a primeira construção modernista erguida no Brasil. Veja tudo isto em http://www.olinda.pe.gov.br/portal/index.php.

– Sabe aquelas carinhas que tem em todos os bate papo e gostaria de ter uma personalizadas, só para você? No Smiley Central (http://www.smileycentral.com/) tem de 10.000 smileys para usar no Yahoo IM, MSN IM, AIM e ICQ e se quiser seus e-mails. As carinhas são gratuitas e para completar a página oferece protetores de tela e outros downloads. (Site em Inglês)

– Você é bom no jogo de xadrez? Já tentou jogar contra um computador? Então, aponte seu navegador para a página http://turbulence.org/spotlight/thinking/chess.html e veja uma simulação comparando um ser humano e um computador. (Site em Inglês)

– Desde os 10 anos de idade o rádio foi meu maior inspirador. Fazia gravações em gravadores cassetes portáteis dos maravilhosos programas que existiam. Os primeiros programas de Disco Music tinham as versões extended, versões remix e versões 12 polegadas que me enfeitiçaram de tal forma, que durante o dia ouvia as radio versions e a noite as long versions. Saiba mais em http://www.danceclassics.com.br/.

– O Porto Digital (http://www.portodigital.org/) é resultado do ambiente de inovação que se consolidou em Pernambuco nas últimas décadas. Em uma região atrativa para inovação, instituições, empresas, universidades e governos fomentaram mudanças econômicas e sociais que estão gerando riqueza, emprego e renda.

– Bem-vindo à Central de Caronas (http://carona.no-ip.com/). A Central é uma aplicação para agendamento de caronas para os alunos da Unicamp. Já são 543 usuários cadastrados até o momento e 28 viagens estão sendo oferecidas. Para saber mais clique em dicas.

Plantão Info

O Plantão Info divulgou, no início do mês, as seguintes notícias:

Dicionário Aurélio terá versão em scanner de mão (09 de maio/2005) – Depois das edições em papel e CD-ROM, o Dicionário Aurélio vai ganhar neste mês uma versão integrada em um scanner de mão. O aparelho, com tamanho similar a uma frente destacável de um CD player de automóvel, contará ainda com um tradutor inglês/português e português/inglês. No total, serão cerca de 480 mil verbetes, abrangendo o conteúdo da terceira edição impressa.
O funcionamento promete ser simples: passe o leitor sobre a palavra, e a definição aparece na tela. O software de reconhecimento ótico de caracteres deverá ser capaz de reconhecer textos impressos em diversos tipos de fontes. O preço está estimado em 700 reais.

Banda larga movimenta US$ 884 milhões no Brasil (10 de maio/2005) – O mercado brasileiro de serviços de banda larga cresceu 80% em 2004, movimentando cerca de 884 milhões de dólares. Os dados são de uma pesquisa da consultoria Frost & Sullivan, que prevê que esse mercado irá atingir 2,7 bilhões de dólares em 2010.
Um dos motivos apontados para esse crescimento, algo em torno de 17% ao ano, é o aumento do número de usuários, que deve chegar a 7,4 milhões de pessoas em 2010. No ano passado, apenas 2,4 milhões de brasileiros tinham acesso a serviços de banda larga.
As empresas que oferecem infra-estrutura para a banda larga, como as companhias telefônicas e de TV a cabo, ficaram com 83% do faturamento de 2004. Os outros 17% ficaram com os provedores. A tecnologia de acesso dominante é o ADSL, com cerca de 80% do mercado.
O maior crescimento registrado, de 103%, foi o de provedores de wireless. O número de serviços ofertados ainda é pequeno, mas o relatório aponta que a oferta de novas soluções como a tecnologia móvel 3G e a convergência entre o Wi-Fi e o Wi-Max também produzirão impactos significativos no mercado de banda larga.

Cisco confirma roubo de código-fonte por cracker (11 de maio/2005) – A Cisco confirmou que um trecho de código-fonte que foi divulgado em um servidor na Rússia, em maio do ano passado foi mesmo roubado da empresa por um cracker. O código era parte do sistema operacional que roda nos roteadores da empresa, que administram boa parte do tráfego de dados na internet.
O roubo e o código teriam ligação com várias outras invasões que estão sendo investigadas pelo FBI e por polícias européias. Entre os alvos, estariam servidores de universidades e do exército dos Estados Unidos e alguns centros de pesquisa da NASA. As suspeitas estão centradas em um jovem de 16 anos de Uppsala, na Suécia, que foi preso ontem. Ele foi acusado em março de invadir a rede da universidade da cidade que, segundo o FBI, teria sido usada para realizar as outras invasões.
Segundo a Cisco, o código divulgado não representa nenhum risco para as redes de seus clientes. Ele foi obtido através de uma brecha em sua política de segurança, e não como resultado de alguma vulnerabilidade de seus produtos ou serviços, diz a empresa. O invasor teria conseguido um nome de usuário e senha válidos através de um cavalo-de-tróia.

TST ADMITE RASTREAMENTO DE E-MAIL POR EMPRESA

O Globo Online divulgou, no dia 16/05/2005, a notícia TST admite rastreamento de e-mail por empresa, transcrita a seguir:

De acordo com a decisão inédita da Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho, o patrão pode sim, desde que “de forma moderada, generalizada e impessoal”, controlar as mensagens enviadas e recebidas pela caixa de correio eletrônico da empresa para obter provas de justa causa.

Foi rastreando o e-mail de um funcionário que o HSBC Seguros Brasil S.A. descobriu de um dos integrantes da equipe de Brasília que usava o correio eletrônico corporativo para envio de fotos de mulheres nuas aos colegas. Neste caso, por unanimidade, a Primeira Turma decidiu que não houve violação à intimidade e à privacidade do empregado e que a prova é legal.

O e-mail da empresa é uma ferramenta de trabalho e que deve ser usada apenas para uso profissional e que “não haveria qualquer intimidade a ser preservada, posto que o e-mail não poderia ser utilizado para fins particulares”. O ministro João Oreste Dalazen enfatizou que o correio eletrônico corporativo não pode servir para fins estritamente pessoais, para o empregado provocar prejuízo ao empregador com o envio de fotos pornográficas, por meio do computador e provedor também fornecidos pela empresa.

Quanto a senha pessoal fornecida pela empresa ao empregado, o ministro esclareceu que a senha “não é uma forma de proteção para evitar que o empregador tenha acesso ao conteúdo das mensagens”. Segundo ele, a senha serve para proteger o próprio empregador para evitar que terceiros tenham acesso às informações da empresa, muitas vezes confidenciais, trocadas pelo correio eletrônico. O relator admitiu a “utilização comedida” do correio eletrônico para fins particulares, desde que sejam observados a moral e os bons costumes.

Como não há nenhuma norma específica sobre a utilização do e-mail de trabalho no Brasil, o relator recorreu a exemplos de casos ocorridos em outros países.

O funcionário foi demitido em maio de 2000 e chegou a conseguir a anulação da justa causa, em primeira instância, alegando a inviolabilidade da correspondência tutelada pela Constituição seria absoluta. Mas o Tribunal Regional do Trabalho do Distrito Federal e Tocantins (10ª Região) julgou lícita a prova obtida com a investigação feita no e-mail do empregado e no próprio provedor.

E-MAILS DE CHEFES PODEM SER UTILIZADOS COMO PROVAS EM PROCESSOS TRABALHISTAS

A revanche dos funcionários foi publicada em O Dia online, de 18/05/2005, no artigo
E-mails de chefes podem ser utilizados como provas em processos trabalhistas na Justiça
, de Tiana Ellwanger, transcrito a seguir:

Se os e-mails podem ser usados para que empresas demitam funcionários por justa causa, o contrário também é possível: empregados podem recorrer a mensagens eletrônicas como provas em processos trabalhistas na Justiça. As indenizações nesse tipo de reclamação podem chegar a R$ 200 mil.

Esse entendimento vem um dia depois da polêmica decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que abriu precedente para que patrões vasculhem e-mails de empregados. No caso, o juiz entendeu que a empresa tinha direito de demitir por justa causa um funcionário que enviou fotos de mulheres nuas a colegas.

Segundo o procurador do Ministério Público do Trabalho, Cássio Casagrande, o e-mail serve como prova para qualquer processo na Justiça. “É possível comprovar horas extras que não foram pagas, abuso de poder do empregador, vínculo empregatício, coação e até assédio sexual”, enumera Casagrande, aconselhando que e-mails devem ser impressos e guardados.

O técnico em informática Paulo Henrique Salles, de 25 anos, já segue o conselho. “Já fui chamado a atenção por e-mail, mas nada que me ofendesse. Sempre faço duas horas extras por semana e não recebo por isso. Não pretendo entrar na Justiça, mas guardo todos os e-mails que recebo e envio”, diz Salles.

Para a advogada Patrícia Guanciale, os e-mails podem ser utilizados como provas, mas dificilmente serão decisivos: “Os e-mails podem ajudar, mas é bom que o empregado possa contar também com testemunhas”.

De acordo com o procurador Cássio Casagrande, é muito difícil prever o valor das indenizações em ações trabalhistas. “Pode ir de R$ 1 mil a R$ 200 mil. Vai depender da gravidade do caso e do entendimento do juiz”, avalia. (http://odia.ig.com.br/economia/ec180501.htm)

GOVERNO DISPONIBILIZA SISTEMA DE INVENTÁRIO CACIC PARA A SOCIEDADE

O Ministério do Planejamento e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Privada (Dataprev), do Ministério da Previdência, assinam nesta terça-feira, dia 17 de maio, às 17h, um protocolo de intenções para disponibilizar ao conjunto da sociedade o Sistema de Inventário CACIC. O documento será assinado pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, e pelo presidente da Dataprev, Tito Cardoso de Oliveira Neto, no 11º Congresso de Informática Pública (Conip).

O Cacic é capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações como o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outras. Também pode fornecer informações patrimoniais e a localização física dos equipamentos, histórico de acessos, ampliando o controle do parque computacional e a segurança na rede.

A ferramenta possui um controlador automático com acesso à base de dados de todos os equipamentos do governo e as informações, mantidas por cada administrador de rede, poderão ser acessadas a qualquer momento pela internet.

O Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais (Cacic), desenvolvido em software livre e com a licença GPL (licença pública geral), já foi instalado em 17 mil computadores da administração federal. Mas até então, seu compartilhamento estava restrito aos órgãos do governo federal. A partir de agora, poderá ser adotado também por órgãos públicos estaduais e municipais. A ferramenta também será disponibilizada para entidades e instituições não ligadas ao governo no 6º Fórum Internacional de Software que ocorre em junho, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

A iniciativa, que segue os princípios do compartilhamento, padrões abertos e licenciamento livre, se integra às ações de estruturação do software livre no governo federal ao disponibilizar seus sistemas para a comunidade. O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) da Presidência da República tem contribuído com o licenciamento do código.

(Fonte: Mariangela Monfardini Biachi, Departamento de Governo Eletrônico – SLTI / Ministério do Planejamento, Dicas-L. em
http://www.Dicas-L.unicamp.br/dicas-l/20050519.php
)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano IX, n.º 19, de 23/05/1985, publicou notícias sobre a chamada de trabalhos para o II Inforuso – Encontro Mineiro de Informática, Concurso para o Tribunal de Justiça, novo telefone do CECOM, nova copiadora no CECOM, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

NOVO FORMULÁRIO PARA ENTRADA DE DADOS
Os serviços de digitação, anteriormente encaminhados ao Setor de Controle de Produção através do formulário conhecido como Folha de Codificação Fortran, deverão a partir de agora, serem feitos no novo formulário projetado pelo referido setor com o objetivo de aliviar/simplificar a tarefa de preenchimento e transcrição de dados.
O novo formulário poderá ser obtido com Seu Zé, no Almoxarifado do CECOM.

SAÍDA DO CECOM
O programador David Lan Kwai Pan pediu demissão do quadro de funcionários do Centro de Computação no início dessa semana, após dois anos na UFMG. David foi bolsista no CECOM de abril de 1983 a outubro de 1984, lotado na Divisão de Projetos Administrativos. A partir de 1.º de novembro/84 foi contratado pela UFMG como programador atuando no Setor de Programação da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, onde esteve prestando serviços até esta semana.



Eventos



PRÓXIMO EVENTO DO DOMINGO NA PRAÇA DA LIBERDADE

O público que compareceu à Praça da Liberdade para os dois espetáculos de estréia do projeto Domingo na Praça no último dia 8 de maio e queria mais, pode se preparar: vem aí a próxima edição, neste domingo, 22 de maio, com mais duas atrações do mais alto nível artístico, o Grupo Real Fantasia e os Flautistas da Pro Arte do Rio de Janeiro. Essa é mais uma das grandes oportunidades de curtir gratuitamente um bom espetáculo teatral e o melhor da música brasileira.

O Grupo Real Fantasia apresenta, a partir das 16 horas, o espetáculo “O Segredo de Cocachim”. A peça narra, com muita imaginação e criatividade a história de duas crianças que partem em busca de um tesouro. Já a partir das 18 horas o evento fica por conta do grupo musical carioca “Flautistas da Pro Arte”, que irá fazer um mergulho no mundo musical do maior violonista brasileiro, Baden Powell, com o espetáculo “A Benção Baden”. Além da música, os flautistas da Pro Arte utilizam-se do circo, teatro e acrobacias em números especialmente criados para cada concerto, sempre em homenagem a um grande compositor brasileiro.

A intensa programação cultural do Domingo na Praça prevê apresentações artísticas até o mês de outubro, com encontros a cada 15 dias, sempre aos domingos. Ao todo serão doze apresentações inteiramente gratuitas. O projeto é idealizado e patrocinado pela MBR e desenvolvido e executado pelo Instituto Artivisão.

 

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: prof. Roberto da Silva Bigonha (DCC) e Eduardo Costa e Silva, hoje, dia 19; Wang Kui Ying, no dia 22; Jonas Fernandes Campos, no dia 23; prof. Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho (LCC) e Luís Fernando Terenzi, no dia 25.